Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores, realizado num caminho unidimensional, no qual os adversários movem suas peças💹 em sentidos contrários, à medida que jogam os dados e estes determinam quantas "casas" serão avançadas, sendo vitorioso aquele que💹 conseguir retirar todas as peças primeiro (de onde pode ser tido como sendo também um "jogo de corrida" ou "de💹 percurso").[1]
Atividade lúdica de regras simples, o gamão desenvolve as relações lógico-matemáticas, com uso da estratégia: aprimora o senso matemático da💹 subtração e adição não apenas pelas próprias jogadas, como ainda pela antecipação dos movimentos do adversário.[2]
É visto como um passatempo💹 do qual se tira proveito prático, pois exercita a capacidade de elaborar pensamentos estratégicos, como o xadrez.
[3] Dele se diz💹 que é "o rei dos jogos e o jogo dos reis".[4][5]
Tabuleiro do jogo real de Ur, no Museu Britânico
Tabuleiro de💹 ludus duodecim scriptorum
Datado de cerca de 3500 a.
C, o Senet era um jogo de tabuleiro praticado no Antigo Egito que💹 remotamente é relacionado com o gamão; entretanto duvida-se que o gamão tenha se desenvolvido a partir dele, uma vez que💹 não foram encontrados tabuleiros de Senet no período entre 1500 a.C a 200.
[6] Contudo, é considerado um predecessor do gamão.[7]
O💹 Jogo Real de Ur foi descoberto por arqueólogos britânicos nos anos 1922 a 1934 na área que compreendia a antiga💹 Mesopotâmia, na região de Ur (atual Iraque).
Escavações em túmulos de antigos nobres sumérios revelaram diversos tabuleiros de madeira, ricamente ornados💹 com lápis-lazúli e madrepérola, cuja reconstrução feita pelos pesquisadores do Museu Britânico revelou ser bastante parecido com o moderno gamão.
Recentemente💹 suas regras foram encontradas.[8]
Na Roma Antiga havia o Ludus duodecim scriptorum, modernamente rebatizado com o nome de jogo das doze💹 linhas;[9] este possivelmente deriva do Senet egípcio, pois conserva a base similar de três por doze pontos.O autor H.J.R.
Murray, no💹 livro A History of Board-Games other than Chess, é de opinião que este jogo seja uma cópia do grego Kubeia,💹 que Platão registrou ter origem no Egito,[9] no seu diálogo socrático A República, vol.X.[10]
Na Índia havia um jogo chamado Parchessi,💹 que parece ser o mais direto predecessor do gamão.
Nele as peças ficavam fora do tabuleiro e tinham que percorrê-lo para💹 saírem do lado oposto.[11]
O jogo chamado Narde era praticado na Pérsia antiga, com formato similar ao jogo romano, com a💹 diferença de que eram usados dois dados para dirigir o movimento das peças.
Tal como o moderno gamão, as peças tinham💹 uma posição fixa para o início do jogo; o Narde é referido no Talmude babilônico, datado de cerca de 500💹 a.
C; teria sido inventado por Artaxes I, fundador da Dinastia Sassânida e, como tal império se estendeu até a Índia,💹 é possível que por tal motivo dão-no como originário daquele país.[9]
A partir do século IV a variante romana denominada Tabula💹 já tinha, salvo algumas variações pequenas, as feições do gamão atual, e durante a Idade Média era comum a referência💹 ao "jogo de tábula".[12]
O historiador Sir John L.
Myers disse que boa parte dos registros escritos se referem às mudanças; as💹 relações entre os jogos originais de tabuleiros e seus sucessores são paradigma de como os povos exercem influência cultural sobre💹 os demais vizinhos;[13] os jogos, assim passados ao longo do tempo, vão sofrendo metamorfoses até campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a compleição moderna - tal💹 como o xadrez moderno tem o mesmo ancestral comum com o xadrez japonês, que é a modalidade chinesa antiga.[9]
O gamão,💹 assim, experimentou tais transformações; sofreu a influência daqueles diversos jogos primitivos do oriente, até ser levado pelos romanos ao Ocidente💹 na configuração do jogo da tabula, cuja única diferença do narde era que o uso do primeiro desapareceu.
As variantes orientais💹 se propagaram junto com a expansão do Islã, até serem levadas novamente à Europa com as Cruzadas.[9]
Com as feições modernas💹 de desenho e movimentação das peças acredita-se que tenha surgido em torno do século X.[10]
Na Canção de Rolando, poema épico💹 francês do século XI, é dito que os soldados gostavam de jogar o gamão, enquanto os chefes preferiam o xadrez.[14]
Frontispício💹 do livro de Hoyle, A Short Treatise on the game of Back Gammon (edição de 1753)
A primeira normatização das regras💹 do gamão foi publicada em 1743 pelo inglês Edmond Hoyle, no livro A Short Treatise on the Game of Backgammon[6]💹 (Pequeno Tratado sobre o Jogo de Gamão, em livre tradução).
A obra trazia ainda uma série de estratégias, que são válidas💹 mesmo nos tempos atuais.[5]
A "leis do gamão", segundo Hoyle:[10] 1.
Se o jogador tocar numa peça ela deve ser movida, se💹 possível; se for impossível uma jogada, não há penalidade.2.
Um jogador não conclui campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a jogada até que coloque campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a peça num💹 ponto e a deixe lá.3.
Se o jogador deixa uma peça esquecida fora do jogo, não há penalidade.4.
Se o jogador move💹 qualquer número de peças antes de entrar uma peça capturada, ele pode retornar esta peça mais tarde.5.
Se o jogador se💹 enganou na campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a movimentação, e o adversário já tiver lançado os dados, não há qualquer chance de o jogador alterar💹 o erro, a menos que ambos concordem em permiti-lo.6.
Se um dos dados ficar "inclinado", i.e.
, não ficarem completamente pousados no💹 tabuleiro, um novo lançamento é imperativo.[nota 1]
O escritor e matemático britânico Lewis Carroll, autor do clássico infantil Alice no País💹 das Maravilhas, registrou diversas anotações em que jogava gamão, e ainda a elaboração de variantes para o jogo.
Em 6 de💹 janeiro de 1868 escreveu que havia experimentado com a irmã Margaret "...
um novo tipo de gamão, que estou pensando em💹 chamar de 'gamão descoberto'".
De fato, Carrol criou variantes do jogo, que batizara "gamão de três", "gamão cooperativo" e "gamão alemão💹 cooperativo", inspirado o último em Enid Stevens.
[15] O seu "gamão cooperativo" teve as regras publicadas em 6 de março de💹 1894 no jornal The Times, na seção de anúncios pessoais.
Antes, contudo, ele anotara, em 4 de fevereiro daquele ano: "Ocorreu-me💹 uma ideia para uma variação interessante de gamão, em que se jogam três dados e se escolhem dois dos três💹 números: a qualidade média dos lances aumentaria enormemente.
Calculo que a chance de sair 6 e 6 seria duas vezes e💹 meia maior do que é hoje.
Também constituiria um meio, semelhante à concessão de pontos no bilhar, de nivelar os dois💹 jogadores: o mais fraco poderia usar três dados e o outro, dois.
Estou pensando em chamá-lo 'Gamão de Três'[nota 2]".[15]
No século💹 XX ocorre o chamado "auge do gamão" quando, nos anos 1960, o príncipe russo Alexis Obolensky promove grande popularização do💹 jogo e realiza o primeiro campeonato mundial.
[16] O ressurgimento da popularidade do gamão dura desde então, até os tempos atuais.[17]
Finalmente,💹 graças ao desenvolvimento da rede neural, o primeiro sucesso na construção de um programa capaz de jogar o gamão e💹 aprender com os erros foi concretizado com sucesso em 1989, por Gerald Tesauro, e desenvolvido mais tarde por ele, em💹 1994, numa das atividades que marcam o pioneirismo neste campo científico.
[1] O sistema operacional Windows, da Microsoft, incluía o gamão💹 em suas primeiras versões e, a partir da versão Windows 2000, permitiu jogar online.[18]
Jogadores medievais, numa ilustração do Codex Manesse
Inventários💹 registram a presença do jogo no país desde o século XVI, e os autos do Tribunal do Santo Ofício, na💹 Bahia e Pernambuco, referiam-se às blasfêmias proferidas durante partidas.
Assim, o gamão, tal qual os jogos de cartas, parece ter sido💹 parte dos padrões de sociabilidade da época.[19]
Durante a Inconfidência Mineira, no final do século XVIII, dentre os bens confiscados do💹 revoltoso José Ayres Gomes estava um "tabuleiro de jogar gamão com suas tabelas respectivas"; consta ainda que os inconfidentes em💹 suas atividades sociais, festas e jogos, falavam muito quando bebiam, o que permitiu que as tramas do movimento fossem descobertas.
Esses💹 registros dão conta de que o jogo era bastante difundido na colônia.[19]
Gamão é uma palavra de origem incerta[20] e controversa.
[10]💹 Alguns autores, contudo, da língua inglesa, defendem que o termo derive das palavras galesa "bac" (ou bach) e "gammon" (ou💹 cammaun) - que pode ser traduzida para batalha, esta última.
Oswald Jacoby e John R.
Crawford, autores de The Backgammon Book, defendem💹 que a palavra deriva do inglês antigo, derivando da junção dos vocábulos "baec" ("costas") e "gamen" ("jogo"), significando "jogo da💹 volta".
[9][10] Uma hipótese bastante provável para a origem do nome em inglês seja decorrente do fato de que os tabuleiros💹 do gamão comumente serem colocados no verso do de xadrez - daí o termo backgammon (ou back gammon, como se💹 grafava) significar nada mais do que "o jogo do verso [do tabuleiro]" - ou the game on the back, no💹 original.[9][11]
Arrumação tradicional das peças; note que o lado do "campo-casa" não tem importância - já que se um ficar à💹 direita, o outro obrigatoriamente ficará com seu campo à esquerda
O gamão é jogado num tabuleiro próprio e característico, composto por💹 quatro fileiras com seis casas cada uma, sendo duas fileiras numa margem e duas na outra.
Tradicionalmente as casas consistem de💹 uma pintura em forma de flecha[nota 3] onde cada um dos dois jogadores dispõe suas quinze peças: oito nas duas💹 fileiras do seu campo e sete nas do adversário.[12]
Além do tabuleiro o gamão compõe-se de um dado clássico (de seis💹 faces) e trinta peças em formato circular (discos), sendo cada metade do total de peças em cores distintas da outra💹 metade, uma é mais escura e a outra é mais clara, semelhante às do jogo de damas, e que pertencerão💹 a cada um dos contendores.
Para o lançamento dos dados os jogadores possuem um copo próprio e, opcionalmente, pode haver um💹 dado para apostas (com numeração de 2, 4, 8, 16, 32 e 64 nas seis faces).[12]
Objetivo do jogo e desenvolvimento💹 da partida [ editar | editar código-fonte ]
"O gamão é um jogo com revoltantes mudanças da sorte.
[nota 4]" - Chris💹 Bray
Esquema descritivo do tabuleiro
Inicialmente os contendores escolhem qual a cor das suas peças e para qual dos campos deverá conduzi-las,💹 sendo este chamado de "campo-casa", nesta descrição; as quinze peças são então arrumadas da seguinte forma (o adversário fará o💹 mesmo, nas casas opostas) para as peças vermelhas (de acordo com a figura), sendo oito nos dois campos inferiores e💹 sete no campo oposto:[12]
cinco peças ficarão no campo-casa do jogador, na casa 6-f; três peças na casa h-8; cinco peças💹 na casa m-12 e duas peças na casa x-1.
O participante que irá iniciar o jogo é conhecido por meio do💹 lançamento de um dado: ambos os adversários lançam um dos dados, e àquele que obtiver maior número caberá a jogada💹 inicial, utilizando este mesmo resultado na primeira jogada.
A consequência disto é que quem começa nunca o fará utilizando números iguais.
O💹 objetivo de cada participante é mover todas as suas quinze peças para o seu "campo-casa", deslocando-se cada peça de acordo💹 com o resultado dos dados; uma vez conseguido isto, deve começar a retirá-las, vencendo aquele que primeiro o fizer.[12]
Deslocamento das💹 peças [ editar | editar código-fonte ]
Exemplo de uma "cantada": tirando 3 e 3, o jogador move uma das peças💹 da casa 12-m; note que é possível três jogadas, pois a quarta é impossibilitada pela casa fechada do adversário, em💹 1-a
As peças devem ser movidas da seguinte forma:[12]
Os dados ditam quantas casas as peças devem andar.
Por exemplo, tirando-se os pontos💹 6 e 2, o jogador pode optar por mover uma peça 6 casas e outra 2 casas, ou 6 mais💹 2 casas com uma só peça; As peças andam sempre no sentido do campo-casa, não podendo retroceder, salvo se for💹 capturada (ou "comida", [ 23 ] quando então é retirada do tabuleiro e somente voltará no campo-casa do adversário (começo💹 do jogo); Se os dados saírem com pontos repetidos (por exemplo 3 e 3) o jogador tem direito a repetir💹 quatro vezes os pontos; assim, no exemplo, ao invés de se mover 3 e 3 casas, serão quatro vezes o💹 avanço de 3 casas, em diversas combinações: Isto se pode fazer com uma única peça, não encontrando obstáculos, avançando-se 12💹 (quatro vezes o ponto 3) casas; Pode-se avançar 6 casas com uma peça, 6 com outra; Pode-se avançar 6 casas💹 com uma peça, 3 com outra e 3 com uma terceira; Pode-se avançar 3 casas com quatro peças diferentes.
O avanço💹 das peças está subordinado à disponibilidade das casas; se duas ou mais peças do adversário estiverem numa mesma casa, diz-se💹 que ela está fechada - e não se pode andar ali.
Por exemplo: se para andar uma peça havendo tirado 3💹 pontos, e a casa do adversário estiver fechada, este ponto não poderá ser marcado.
as casas fechadas tem importância estratégica crucial💹 no jogo: quanto mais casas fechadas, mais difícil fica a movimentação do adversário.
Se, entretanto, houver apenas uma peça do adversário💹 numa casa, esta pode ser "comida" ou "tomada", devendo voltar ao princípio do jogo (veja adiante).
Podem se acumular quantas peças💹 quiser numa mesma casa; isto, porém, não é interessante estrategicamente.
"A lei do máximo:" Sempre deve-se utilizar o máximo possível dos💹 pontos dos dados.
Se apenas um dos dados pode ser jogado, deve-se jogar o maior.
Se o maior não pode ser jogado,💹 deve-se jogar o outro.
Se os "quatro dados" de um duplo não podem ser jogados, devem ser jogados três, dois ou💹 um (observando sempre o máximo).
Se nenhum dos dois ou "quatro" dados podem ser jogados, perde-se a vez.
A importância desta regra,💹 observa-se, principalmente, no momento da retirada final das peças.
Comida de peça [ editar | editar código-fonte ]
Uma das estratégias do💹 jogo é comer as peças do adversário, a fim de retardar seu avanço.
Uma peça que for colocada sozinha numa casa💹 pode ser tomada - o que não é obrigatório, pois pode ser desvantajoso taticamente - o processo de comer uma💹 peça e seu retorno ao jogo ocorre da seguinte forma:[12]
Uma vez tomada a peça, esta é retirada do jogo e💹 colocada no espaço divisório do meio do tabuleiro [ nota 5 ] ; o jogador que teve campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a peça tomada💹 somente poderá avançar depois que repuser a peça em jogo; A peça tomada só poderá retornar no campo-casa do adversário💹 (casas 1 a 6, na ilustração), de acordo com os pontos dos dados (1 a 6, cada ponto equivalendo a💹 uma das casas), numa casa que esteja desbloqueada: Por exemplo, se os dados derem 6 e 2, nesta arrumação inicial,💹 o jogador só pode repor campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a peça na casa 2, pois a casa 6 está fechada.
Neste mesmo exemplo, o jogador💹 usará o ponto 2 para entrar, e moverá uma peça para marcar os 6 pontos.
Supondo-se, neste exemplo, que também a💹 casa 2 esteja bloqueada por duas ou mais peças do adversário, o jogador perde a jogada, retardando seu avanço.
Como foi💹 dito, o jogador pode optar estrategicamente por não comer a peça adversária, se os pontos do dado o permitirem; pode,💹 assim, avançar sem tomar esta peça.
Ao mover suas peças o jogador deve obedecer a dois princípios táticos iniciais:[10]
Marcar os pontos💹 onde houver a melhor possibilidade de obstruir o adversário e Quando obrigado a deixar peças desprotegidas, escolher deixá-las na posição💹 em que são menos propensas a serem comidas.
Na corrida das peças até seu campo-casa o jogador deve usar de prudência💹 na captura das peças adversárias pois, retornando do princípio, esta peça pode por campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a vez comer eventuais peças descobertas e💹 obstar suas próprias manobras.[12]
Uma estratégia é defensiva quando o jogador procura arrumar suas peças sempre a formar casas; é dita💹 agressiva quando se adota a tática de expor suas peças à captura, sendo essa escolha livre e podendo ocorrer em💹 qualquer momento do jogo.[12]
A "arte do bloqueio" consiste no arranjar as casas fechadas de modo a evitar o avanço do💹 adversário, impossibilitando-o de até mesmo marcar pontos.[12]
Vídeo demonstrativo de uma partida de gamão
Uma vez colocadas todas as peças dentro do💹 campo-casa, deve o jogador começar a retirá-las do tabuleiro, da seguinte forma:[12]
As peças estão dispostas no campo-casa, nas casas de💹 1 a 6; os dados determinarão quais peças serão tiradas; Por exemplo, o jogador tem suas quinze peças dispostas da💹 seguinte forma: três na casa 4, seis na casa 5 e seis na casa 6 - e os dados saem💹 com os pontos 6 e 1: o jogador retira uma peça da casa 6, mas como não possui peças na💹 casa 1, deve mover uma casa com qualquer das peças.
Na arrumação do exemplo acima, os dados "cantam" 5 e 5;💹 o jogador pode: retirar quatro peças da casa 5; mover quatro peças da casa 6, colocando-as na casa 1; mover💹 uma, duas ou três peças da casa 6 para a casa 1, retirando, respectivamente, três, duas ou uma peça da💹 casa 5.
Se a arrumação, por exemplo, for 3 peças na casa 1, cinco peças na casa 2 e sete peças💹 na casa 3, e os pontos saírem 5 e 4, o jogador retira duas peças da casa de ponto maior💹 - no caso, a casa 3.
Uma vez retiradas todas as peças do tabuleiro antes que o adversário o faça este💹 será vencedor e a partida termina.
Se o fizer sem que nenhuma das peças do adversário seja retirada, diz-se que houve💹 o gamão, a vitória máxima do jogo.[10]
Duas variantes do gamão tiveram grande sucesso no século XIX: o triquetraque e o💹 chaquete (adaptação no nome francês Jacquet); a variante estadunidense, criada no começo do século XX, passou a incorporar o dado💹 de apostas,[12] dando início às regras do gamão moderno.[11]
Uma variante praticada no Levante é o Plakoto, onde todas as quinze💹 peças de cada jogador são colocadas na primeira casa do campo-casa do adversário.[9]
Também se registram o Chouette, jogado com três💹 ou quatro participantes; o gamão com parceiro, gamão holandês (ou Acey Deucey como é chamado nas Forças Armadas dos Estados💹 Unidos), gamão turco ou Moultezim, o russo e outras adaptações locais.[17]
Léonard Defrance: A partida de triquetraque, século XVIII
O triquetraque é💹 uma variante francesa do gamão.
Durante o reinado de Luís XVI (século XVIII) o jogo tornou-se bastante popular; eram feitas mesas💹 de jogo com uma tampa que muitas vezes tinha um tabuleiro de xadrez na face oposta; ao se remover a💹 tampa, aparecia o tabuleiro de triquetraque.
[6] O nome é uma onomatopeia, ou seja, deriva do som que os dados fazem💹 no copo de lançamento.[10]
Uma tentativa por eliminar o fator sorte do jogo; os pontos são determinados pelas faces numeradas de💹 um dominó, do qual foram retiradas as peças com marcação zero.
Distribuídos os pontos entre os dois jogadores - um ficando💹 com as pedras 6-6, 3-3, 1-1, 6-4, 6-2, 5-4, 5-3, 5-1, 4-2, 3-1, 2-1, e o outro com as restantes💹 5-5, 4-4, 2-2, 6-5, 6-3, 6-1, 5-2, 4-3, 4-1, 3-2; essas peças podem ser jogadas mais de uma vez, exceto💹 os que contém dobra de pontos, que são usadas somente uma vez - depois do uso inicial: à medida que💹 uma peça é usada para marcar os pontos, ela é colocada do lado oposto do tabuleiro e, finalizado o uso💹 de todas elas, podem ser reutilizadas no mesmo processo.[24]
Clubes e torneios - gamão competitivo [ editar | editar código-fonte ]
Após💹 a invenção do dado de apostas nos Estados Unidos, na década de 1920, o interesse pelo gamão ganhou novo impulso,💹 e houve a formação de diversos clubes a reunir os adeptos, tanto naquele país quanto em outros.
Em 1931 Wheaton Vaughan,💹 presidente do comitê de gamão do New York Racquet and Tennis Club, escreveu as regras que hoje são adotadas para💹 as competições.[5]
Finalmente, por intercessão do Príncipe Alexis Obolensky foi organizado nas Bahamas em 1964 o primeiro campeonato internacional da modalidade;💹 em 1973 ocorreu em Monte Carlo o primeiro grande torneio europeu de gamão.[5]
Obolensky sugeriu que houvesse um campeonato mundial, e💹 o primeiro ocorreu em Las Vegas, no ano de 1967, sagrando o estadunidense Tim Holland como primeiro campeão; ele veio💹 a vencer as duas edições seguintes: 1968 e 1970.[25]
De 25 a 27 de janeiro de 2007 o Atlantis Resort das💹 Bahamas organizou uma competição de gamão com prêmio de um milhão de dólares, recebendo cobertura da televisão de vários países.[5]
No💹 Brasil a modalidade é dirigida pela Associação Brasileira de Gamão, com sede na cidade de São Paulo.
[26] Fundada em 1982,💹 sem muito sucesso no início,[27] a ABG em 1994 passou a ter uma sede, decorada por Tessa Palhano e com💹 diversos tabuleiros para a prática do jogo.
[28] Além de organizar certames nacionais, a ela estão filiadas as instituições estaduais, como💹 a Associação de Gamão do Estado do Rio de Janeiro (AGERJ) e a Associação Baiana de Gamão, que organizam torneios💹 próprios e as etapas dos nacionais.[29]
Praticantes famosos e impacto cultural [ editar | editar código-fonte ]
Jogadores medievais do século XIII,💹 numa edição dos Carmina Burana
A palavra persa qafas é raiz etimológica de outras passando, por exemplo, pelo grego κάῳα (caixa),💹 pelo latim capsus, raiz da portuguesa cabaz, que define um cesto.
O termo tem no seu significado original, entre outros, "casinha💹 do jogo do gamão".[14]
O filósofo escocês David Hume do século XVIII declarou que toda especulação metafísica parece "fria, forçada e💹 ridícula" se encetada após um bom jantar e uma partida de gamão.[30]
Do mesmo período é o poeta português Nicolau Tolentino💹 de Almeida (1740-1811); suas Obras poéticas trazem várias citações ao gamão, sendo mesmo um dos poemas intitulado "A Dois Velhos💹 Jogando o Gamão", onde narra uma partida entre dois idosos numa botica na qual um dos jogadores, ao perder, atira💹 o tabuleiro sobre o outro e, errando o golpe, acerta na melhor garrafa do boticário.[31]
Prosper Mérimée (1803-1870), célebre autor de💹 Carmen, escreveu o conto "A partida de gamão", onde mantém a campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a característica de narrar a história por um personagem💹 que é estranho aos fatos.
[32] O conto relata como, para tirar os pontos 6 e 4 que lhe dariam a💹 vitória e o resultado de vultosa aposta, um jovem trapaceia - e as tristes consequências deste ato.[33]
Charles Darwin, criador da💹 teoria da evolução das espécies, tinha com a esposa Emma a tradição de jogar partidas de gamão.
Em dado momento de💹 campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a velhice, Darwin brincava revelando ter ganho 2795 partidas, contra 2490 da esposa.[34]
Quando morando na cidade mineira de Campanha, o💹 escritor brasileiro Euclides da Cunha fez amizade com um vizinho chamado Júlio Bueno; em suas partidas Cunha não admitia a💹 derrota e, durante uma delas em que teve todas as suas peças presas, sem poder mover-se, exigiu que as regras💹 fossem alteradas para que ele não mais se visse naquela situação.
Ante o destempero do escritor, o vizinho aquiesceu e aquele💹 acabou vitorioso e declarando: "Você vai aprender para jogar comigo.
Fique sabendo que eu sou invencível no gamão.
" Mais tarde Bueno💹 publicou o relato num jornal local, e este foi usado por Dilermando de Assis como peça de defesa no seu💹 julgamento pelo homicídio do autor de Os Sertões.[35]
Durante o "auge do gamão" na década de 1960 diversas celebridades ostentaram o💹 gosto pelo jogo, como Aristóteles Onassis, Hugh Hefner (que promovia torneios na campeonato brasileiro de futebol de 2024 série a mansão), Lucille Ball, princesa Grace Kelly de💹 Mônaco, entre outros.[16]
O agente do FBI, Joseph D.
Pistone, que inspirou o filme Donnie Brasco, quando se infiltrou na máfia usando💹 este pseudônimo nos anos 1970, relatou que precisou aprender a jogar gamão, pois era "uma boa maneira de entrar, de💹 conseguir uma introdução, de provocar alguma conversa com os frequentadores regulares" de um bar que lhe seria a porta de💹 entrada no mundo dos mafiosos da família Bonanno.[36]
O humorista brasileiro Chico Anysio, no seu livro "A Curva do Calombo", traz💹 uma crônica intitulada "O Jogo de Gamão", onde descreve uma mãe enciumada das filhas, exercendo-lhes o controle e todos os💹 dias chamando-as para jogar: "Filha minha eu levo de rédea curta.
No meu pasto cavalo não come.(...
) Venha jogar um gamão.Não💹 há argumento.Chamou, tem que ir.
" Quando a velha morre, finalmente livres das peias maternas, o gamão serve para que finalmente💹 encontrem novos parceiros de jogo e, talvez, pretendentes.[37]
No filme 007 contra Octopussy, de 1983, o vilão Kamal Khan perde para💹 James Bond um Ovo Fabergé, fruto de seu roubo, numa partida de gamão.[38]
No seriado Lost (2004-2010) o personagem John Locke💹 joga uma partida de gamão com Walt Lloyd ao tempo em que usa o jogo como alegoria para explicar a💹 dualidade das coisas, como as cores das peças numa analogia ao bem e o mal, por exemplo.[39]Notas
↑ Uma livre tradução💹 para: "1.
When a man is touched by the caster it must be played if possible; if impossible no penalty.2.
A man💹 is not played till it is placed upon a point and quitted.3.
If a player omits a man from the board💹 there is no penalty.4.
If he bears any number of men before he has entered a man taken up, men so💹 borne must be entered again.5.
If he has mistaken his throw and played it, and his adversary has thrown, it is💹 not in the choice of either of the players to alter it, unless they both agree to do so.6.
If one💹 or both dice are "cocked," i.e.
do not lie fairly and squarely on the table, a fresh throw is imperative.
" ↑💹 Thirdie Backgammon, no original.
Este nome foi preterido pelo autor, que o publicou como "gamão cooperativo".
↑ [ 21 ] Isto, contudo,💹 não é senão uma simplificação dos tabuleiros antigos, onde as casas eram feitas com reentrâncias em relevo, modelo espanhol medieval.
↑💹 Backgammmon is a game with outrageous reversal of fortune.
" [ 22 ] Livre tradução para: " ↑ [ 21 ]💹 Alguns modelos de tabuleiro trazem no centro um semi-círculo para a colocação dessas peças.