esporte e qualidade de vida".
O governo respondeu a essas afirmações com diversos programas de desenvolvimento, que eram, essencialmente, de baixo 👍 impacto demográfico, e que visavam incentivar a inserção nacional das minorias.
Em julho de 1945, as famílias rurais de Hamar eram 👍 autorizadas a ocupar a totalidade da Fazenda Nacional do Sul.
Em outubro, as famílias rurais de Hamar foram autorizadas a se 👍 estabelecer no bairro Lamenhabel, em São Bernardo do Campo (à margem direita do Rio Poti).
Em novembro, as famílias rurais de 👍 Hamar se estabeleceram nas áreas do Bom Jesus do Seridó, no Cariri e Riacho Fundo.Em
dezembro de 1947, o governador-geral do 👍 Rio Grande do Norte, Coronel José Maria Ribeiro de Barros Lima Junior, pediu aos fazendeiros locais para que procurassem pelo 👍 menos um emprego nas fazendas em Itaporanga e Campina Grande.
No início, havia apenas um fazendeiro em casa aposta área na região 👍 oeste do estado - Antônio Carlos da Silva, que ocupava o cargo de vereador do município até dezembro de 1950.
A 👍 região oeste era conhecida por abrigar fazendas de gado, sendo também por seu tamanho e por casa aposta beleza.
Ao longo do 👍 ano, a demanda por terras no oeste do estado cresceu e
os fazendeiros buscavam um lugar melhor e fácil para comercializar 👍 tecidos e frutas.
Um dos pioneiros, José Francisco Alves Maciel Ferreira, comprou a Fazenda Nacional do Sul dos Baianos, a primeira 👍 fazenda da região.
A região oeste do estado foi palco da Guerra da Mata Atlântica.
O primeiro conflito na região foi travado 👍 no ano de 1944, no Rio Grande do Norte.
Os fazendeiros acreditavam que o estado estava sendo atingido por um grande 👍 avanço da floresta da região Nordeste: uma região de florestas tropicais, muito úmidas e de baixa produtividade.
Os moradores de regiões 👍 sul e oeste do Estado,
sob a liderança de Antônio José Maciel Ferreira, estavam convencidos de que uma forte ação militar 👍 era necessária para conter as ameaças de uma invasão pela Mata Atlântica.
Em dezembro de 1944, o governador-geral do Estado apresentou 👍 o projeto de lei de criação oficial para a criação da nova colônia.
A proposta do projeto incluía a criação de 👍 dois distritos (sede e distrito da Fazenda Nacional do Sul), que seriam administrados por fazendeiros e famílias de baixa renda.
Esses 👍 distritos seriam administrados pelo Departamento Territorial do Norte.
Os fazendeiros teriam as suas próprias escolas e as propriedades nas regiões de
baixa 👍 renda, na época, regiões de baixa renda.
A medida foi posteriormente alterada, ficando em vigor até abril de 1950.
No entanto, a 👍 lei não foi totalmente adotada.
O então governador-geral do Rio Grande do Norte, Coronel José Maria Ribeiro de Barros Lima Junior, 👍 ordenou pela lei federal o uso da nova Lei nº 543, que instituiu as unidades escolares.
As linhas municipais da primeira 👍 escola de ensino fundamental foram construídas para a região do Ipiranga, mas as escolas foram fechadas por serem de propriedade 👍 agrícola.
Como resultado, mais de dez escolas foram fechadas.
Um fato curioso era que a
primeira escola da Região Metropolitana de São Paulo 👍 foi fechada logo depois, e a partir de 1945 as escolas já haviam sido fechadas pela administração municipal, já que 👍 haviam sido fundadas apenas algumas.
Algumas escolas foram encerradas entre 1955 e 1959.
Em outubro de 1953, foi realizada uma reunião do 👍 governo estadual.
A proposta foi que todas as unidades escolares fossem criadas no interior do Estado e, em seguida, transferia a 👍 sede para o Governo Regional do Norte, até o Rio Novo.
O estado teve seu primeiro chefe político em 25 de 👍 janeiro de 1955, com o ex-governador de São
Paulo Assis Chateaubriand assumindo o cargo com idade de sessenta anos, e foi 👍 empossado no mesmo dia, substituindo o governador Artur de Oliveira Chaves.
O fato de Chateaubriand ter sido afastado do primeiro escalão 👍 causou forte comoção e indignação, e alguns dias depois, a corte de Assis seria dissolvida.
O presidente, Jânio Quadros, assumiu o 👍 cargo de líder da oposição, permanecendo como presidente.
Como primeiro-ministro, a pasta ficaria responsável pela economia, que seria financiada pela União 👍 Social, mas também pela Marinha, a Ciência e a Tecnologia do Brasil, todas as atividades ligadas à Marinha que estavam 👍 sob controle do presidente
Goulart, sendo também controlada pela Petrobrás, e os bens da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
Além disso, o orçamento 👍 do governo seria de R$ 80 bilhões.
Quando Jânio recebeu a notícia da extinção, ele começou a pressionar os chefes do 👍 Estado para que ele fizesse uma reforma estadual e que o presidente não renunciasse.
No dia 7 de agosto de 1956, 👍 Jânio foi substituído pelo general Augusto de Moura Teles, por força do general Artur de Oliveira Chaves, que havia assumido 👍 a prefeitura de São Paulo a partir de dezembro do mesmo ano e que, juntamente com o ministro da Marinha,
Getúlio 👍 Dornelles, permaneceu no cargo sem pasta de finanças até dezembro seguinte.
Em 5 de setembro de 1959, a nova câmara baixa 👍 do executivo estadual foi instalada em Itaporanga.
As antigas casas antigas das comunidades rurais do entorno haviam sido destruídas e os 👍 bairros que sediavam os maiores grupos eram desocupados.
A gestão do prefeito eleito pelo voto popular era de competência do Conselho