TV Gazeta é uma rede de televisão brasileira sediada na cidade de São Paulo.
Foi inaugurada em 25 de janeiro de 💹 1970 e pertence à Fundação Cásper Líbero, uma instituição sem fins lucrativos que também administra a Gazeta FM, os portais 💹 Gazeta Esportiva e Gazeta Press, além da Faculdade Cásper Líbero.
Grandes nomes da televisão brasileira passaram pela Gazeta, tais como: Ângela 💹 Rodrigues Alves, Ione Borges, Claudete Troiano, Fausto Silva, Serginho Groisman, Astrid Fontenelle, Galvão Bueno, o eterno Fofão Orival Pessini, Mariane 💹 Dombrova, Sérgio Mallandro, Joelmir Beting, o ex Palhaço-Bozo Wandeko Pipoka, a ex-Vovó Mafalda Valentino Guzzo, a dupla de palhaços Atchim 💹 & Espirro, o palhaço Tic-Tac, a dupla de palhaços Patati Patatá, Zig Zag e Zazá, Catia Fonseca, Heródoto Barbeiro, Cléber 💹 Machado, Luís Roberto, Tiago Leifert, Mariana Godoy, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Ratinho, Luiz Carlos Alborghetti, Ronnie Von e muitos outros.
História
Década 💹 de 1950 e 1960
A história da TV Gazeta confunde-se com a história da televisão no Brasil.
Projetada desde a década de 💹 50, teve suas instalações superdimensionadas.
Em 15 de janeiro de 1952, por decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas, o canal 2 💹 de São Paulo foi concedido à Fundação Cásper Líbero.
Devido à demora da inauguração por questões técnicas, a Fundação Cásper Líbero 💹 perdeu a concessão do canal 2, passada para as mãos de Assis Chateaubriand, que um ano depois inaugurou a TV 💹 Cultura.
E foi dada a concessão do canal 11 para a TV Gazeta.
Em 1961, o último ato do governo de Juscelino 💹 Kubitschek foi tirar da Fundação o canal e passar à TV Continental do Rio de Janeiro.
Um dia depois, com a 💹 posse de Jânio Quadros e por pressão da Fundação, a concessão voltou às mãos de quem era de direito.
Inauguração
No dia 💹 23 de junho de 1969 era o prazo final para instalação do sétimo e último canal VHF de São Paulo.
Às 💹 17h45, a torre de 116m, no espigão da Paulista, transmitiu seus primeiros sinais e a TV Gazeta foi ao ar 💹 experimentalmente.
A primeira imagem foi da avenida Paulista ao som de Sá Marina, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, na voz 💹 de Wilson Simonal.[2]
A TV Gazeta foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1970, aniversário de 416 anos da cidade 💹 de São Paulo, com imagens ao vivo da Avenida Paulista e um texto comemorativo, evocando Cásper Líbero, o patrono da 💹 emissora.
A primeira emissora montada com equipamento para transmissão em cores, teve a primeira unidade para transmissão externa colorida do país.
Foi 💹 a primeira emissora a trabalhar com o equipamento de chroma key e implantou no Brasil a câmera lenta e antecipou 💹 tendências ao ter produzido e gerado a primeira corrida de Fórmula 1 no país (retransmitida em parceria com a Rede 💹 Globo).
Década de 1970
Antena de transmissão da emissora, no topo do Edifício Gazeta, em São Paulo.
A Gazeta alimentou o sonho de 💹 tornar-se rede em meados da década de 1970, quando o mercado começava a se modificar.
Tupi e Record estavam decadentes, a 💹 Bandeirantes pensava na possibilidade de se tornar rede, enquanto a Globo sempre disputava a audiência.
Havia a possibilidade de surgimento da 💹 Rede Jornal do Brasil, mas isso não preocupava muito a Gazeta, que chegou a colocar programação em emissoras da região 💹 norte do país, em boa parte do Estado de São Paulo, e dava como certa a concessão do canal 11 💹 do Rio de Janeiro.
Só que a história não foi bem assim.
Em 1976, o comunicador e apresentador Sílvio Santos ganhou a 💹 concessão do canal carioca que era da TVS (TV Studios Silvio Santos de Cinema e Televisão Ltda), (que mais tarde 💹 se tornou a pedra fundamental do futuro SBT), e a Bandeirantes fez propostas melhores e levou para casa aposta com bonus rede as 💹 emissoras que a Gazeta havia afiliado na região amazônica.
Com o tempo, os equipamentos da emissora começaram a ser sucateados, não 💹 havia caixa suficiente para reaparelhamento, muitos profissionais começaram a mudar de estação, o público passou a assistir cada vez menos 💹 à programação e a Gazeta entrou numa fase de ostracismo, que iria durar até meados da década de 1980.
Muita gente 💹 até ignorava que o canal 11 de São Paulo estivesse no ar.
Mas é importante lembrar de um fato inesquecível da 💹 TV Gazeta do ano de 1973: havia sido feito um acordo entre o Governo Federal da Argentina, sob o comando 💹 de Perón, e o Governo do Brasil estabelecendo que os técnicos da televisão brasileira iriam implantar a televisão em cores 💹 na Argentina, fazendo com que, na primeira transmissão colorida, a operação estivesse sob os nossos cuidados.
Foi a festa da OTI 💹 (no Teatro Colón, de Buenos Aires).
O Governo Brasileiro designou a equipe da TV Gazeta, canal 11 de São Paulo, para 💹 este feito.
A Rede Tupi exibiu simultaneamente o fato - mesmo sendo este totalmente organizado pela Gazeta - com flashes especiais 💹 dos ensaios e do espetáculo durante a transmissão direto da Argentina para o Brasil via satélite.
E um momento emocionante deste 💹 dia foi quando a equipe da Gazeta deu licença para que os profissionais locais encerrassem aquela primeira transmissão à moda 💹 argentina.
Muitos argentinos abraçaram os técnicos argentinos e brasileiros e um choro constante rolando direto entre todos os operadores, movidos pela 💹 emoção.
No ano de 1978, a Gazeta estreou o programa nipo-brasileiro Programa Nelson Matsuda, uma produção independente, do Japan Pop Show 💹 Empreendimentos ou N.
Matsuda TV Produções Ltda.
Era exibido ao vivo do Teatro Cásper Líbero no 3º andar do prédio da Gazeta.
Era 💹 apresentado pelo próprio apresentador, Nelson Matsuda.
Foi o primeiro programa de variedades nipo-brasileiro, com auditório, inaugurando, assim, a linha de shows 💹 da Gazeta, feito de manhã, de tarde ou de noite.
Ainda no ano de 1978 ou no ano de 1979, a 💹 Gazeta estreou o programa nipo-brasileiro Imagens do Japão, uma produção independente, do Imagens do Japão TV e Jornalismo Ltda, Imagens 💹 do Japão TV Programações Ltda e M.
Okuhara TV Produções Ltda.
Era exibido ao vivo do Teatro Cásper Líbero, que fica no 💹 terceiro andar do prédio da Gazeta.
Era apresentado por Rosa Miyake, Mário Okuhara, Ênio Santos, Humberto Marçal e Alberto Murata.
O programa 💹 misturava informação, cultura e entretenimento.
Tinha acontecimentos do Japão, Miss-Nikkey, Concurso de Calouros, Musicais Com Brasileiros e Japoneses e etc.
Em 1978 💹 a rede chegou a começar á gravar uma telenovela chamada Zulmira, na tentativa de apostar no gênero.
Entretanto a telenovela foi 💹 censurada antes de estrear devido á aparição de uma privada em uma cena.
Década de 1980
Em 22 de setembro de 1980, 💹 O Clarisse Amaral em Desfile se transformou em Mulheres.
Inicialmente, o programa tinha apresentação de Ângela Rodrigues Alves e Ione Borges.
Depois, 💹 o Brasil inteiro começou a conhecer a dupla de "parceirinhas", Ione Borges e Claudete Troiano.
Em 1982, o repórter e colunista 💹 Amaury Jr.
estreou na emissora, entrevistando famosos e celebridades em São Paulo e outras cidades brasileiras no programa Flash.
O sucesso do 💹 programa é tanto, que outras redes disputam a nova revelação da Gazeta, até que a Rede Bandeirantes negocia com salário 💹 maior do que Amaury ganhava na Gazeta e ele sai da emissora em 1986.
Em 1983, para piorar a situação da 💹 TV Gazeta, uma competidora de peso entra na briga: a Rede Manchete, canal 9, que apesar de não ser tão 💹 grande quanto as demais, tinha recursos de sobra, ao contrário da Gazeta.
Portanto, parecia fadada novamente a cair no esquecimento.
A TV 💹 Gazeta, junto com a TV Globo, ergueu e inaugurou no dia 21 de abril, a Torre Cásper Líbero, na Avenida 💹 Paulista, 900, 13º andar, Bela Vista em São Paulo.
Ainda em 1983, A TV Gazeta projetou um programa que pudesse levar 💹 o mundo circense brasileiro a televisão.
Assim, Wandeko Pipoca criou, apresentou, comandou e idealizou o infantil A Turma da Pipoca.
Também em 💹 1983, a futura dupla de palhaços Atchim & Espirro, protagonizados pelos artistas Eduardo dos Reis e Carlos Alberto de Oliveira, 💹 estiveram nos quadros humorísticos do programa infantil A Turma da Pipoca, criado, apresentado, comandado e idealizado por Wandeko Pipoka.
Eduardo dos 💹 Reis já tinha nome artístico: o palhaço Atchim.
Carlos Alberto de Oliveira, o palhaço Espirro, com seu filho, Carlos Júnior, tinham 💹 outro nome: Janela e Janelinha.
Depois, só ficou Atchim e Janela.
Janela, o personagem de Carlos foi rebatizado de Espirro.
A dupla passou 💹 a se chamar Atchim & Espirro.
Porém, Wandeko Pipoka se desentendeu com a direção da Gazeta e saiu da emissora.
Depois, a 💹 direção entregou a dupla a continuação do programa A Turma do Pipoca em 1985, nascendo assim, o Brincando na Paulista.
A 💹 dupla Atchim & Espirro estrearam na grade animando o infantil Brincando na Paulista.
O programa esteve no ar de 1985 até 💹 1988.
O programa mesclava desenhos animados da Hanna-Barbera, músicas, sorteios, brincadeiras, musicais, esquetes de humor e atrações para crianças.
Entre 1984 e 💹 1985, a emissora faz uma parceria com o Grupo Abril, que resolvera entrar no mercado de televisão.
Já que o governo 💹 não dava uma concessão à editora, a Abril Vídeo surgiu comprando praticamente todo o espaço noturno da Gazeta, que, apresentando 💹 programas de qualidade, passou a ser novamente assistida.
Mesmo depois da saída da Abril, a Gazeta continuou tendo uma audiência razoável, 💹 mas a manutenção de uma programação realmente competitiva, no molde das demais redes, era arriscada e inviável.
Fausto Silva estreia o 💹 seu Perdidos na Noite.
Com a estreia do Imagens do Japão em 1978 ou em 1979, a atração de Nelson perdeu 💹 um pouco da importância na Gazeta e acabou saindo do ar em 1984.
Um acontecimento histórico ocorre na emissora: uma equipe 💹 de jovens profissionais chegara ao departamento de programação da emissora e implantara uma linha de programas que poderia ser considerada 💹 suicida.
Era o nascimento de algo chamado TV Mix, um embrião do que seria a MTV Brasil.
Um programa feito praticamente no 💹 improviso, que começava as oito da manhã e ia ao vivo até o meio-dia, de segunda a sexta-feira, apresentando sem 💹 recursos e sem compromisso.
E esse programa pegou.
No comando, entre vários apresentadores, uma descontraída Astrid Fontenelle.
Depois, muitos vieram se juntando, como 💹 Paula Dip, Sérgio Groisman, Patrícia Pillar, Emílio Surita, entre outros.
A Gazeta começava a virar referência na manhã paulistana.
Era uma tremenda 💹 alternativa aos programas infantis e femininos que compunham a grade de outros canais.
E melhor ainda: a audiência era formada por 💹 telespectadores de diversas faixas etárias.
Em 1988, a Gazeta estreou o novo formato do Programa Nelson Matsuda, agora sob o nome 💹 de Japan Pop Show.
O Japan Pop Show era feito nos mesmos moldes do Imagens do Japão.
Foi um programa de auditório 💹 num formato de shows de variedades e musicais, exibido ao vivo, direto do Teatro Cásper Líbero no 3º Andar do 💹 prédio da Gazeta.
O Japan Pop Show era uma produção independente, do Japan Pop Show Empreendimentos ou da N.
Matsuda TV Produções 💹 Ltda.
Era apresentado pelo Casal Nelson Matsuda e Suzana Matsuda, até 1992 ou até 1994, quando o programa voltou a Rede 💹 Bandeirantes.
Década de 1990
Em 1990, devido a mudanças internas, o projeto "televisão desindexada", como foi chamado, acabou sendo desativado, e a 💹 TV Gazeta começou a decair, com uma programação mais morna, calcada, sobretudo, em filmes que eram recomprados diretamente da Rede 💹 Globo, exibidos no Cine Gazeta de segunda a sábado 21h30, e os desenhos animados no programa Gazetinha de segunda a 💹 sábado 20h00 até 21h30, com alguns desenhos recomprados do SBT e da própria Globo, quando essa não tinha mais lugar 💹 para exibi-los.
A emissora parecia condenada a ficar transmitindo apenas para São Paulo, sem muitas perspectivas de crescimento.
No início da década 💹 de 1990, ocorre nova fase de mudança da emissora, onde começou a parceria entre a Rede OM (Organizações Martinez) e 💹 a TV Gazeta de São Paulo.
A reviravolta ocorreu precisamente no início de 1992, quando a TV Paraná (em Curitiba) e 💹 a TV Tropical (em Londrina) resolveram romper contrato com Rede Bandeirantes, que estava em fase de rápida expansão, e assim 💹 fundava-se a Rede OM.
Conquistando afiliadas em todo o país (com as graças do então presidente Collor, de quem o dono 💹 da rede era correligionário), a OM logo começou a convencer a Gazeta com a possibilidade de afiliação, o que acabou 💹 sendo muito bem aceito a princípio.
Foram tempos de crescimento rápido; a nova rede tinha Galvão Bueno em seu quadro de 💹 funcionários e era a grande promessa para a década, com filmes, programas de auditório, jornalismo e esportes, como na transmissão 💹 da Copa Libertadores da América de 1992, quando o canal foi líder de audiência na transmissão da final entre São 💹 Paulo x Newell's Old Boys.
No meio do ano, todos apostavam que a TV Gazeta seria para os anos 90 o 💹 que o SBT fora para os anos 80.
No entanto, Collor foi acusado de corrupção e sofreu impeachment.
Em 1993, a Rede 💹 OM vira a CNT e nunca mais cresceu como antes pois a Rede Record voltou a crescer e acabou levando 💹 boa parte de suas afiliadas.
Seguiu-se o período de operação conjunta com a CNT.
Durante a década, reconhecia-se que boa parte dos 💹 programas que eram feitos na emissora paulista e transmitidos em rede, eram responsáveis pelas maiores audiências e, consequentemente, pelos maiores 💹 faturamentos.
A TV Gazeta percebeu que podia andar sozinha e voltar a crescer.
O Programa Japan Pop Show sai do ar na 💹 TV Gazeta e volta à Rede Bandeirantes.
A TV Gazeta ainda levou outro desfalque, perdendo a concessão do canal 12 de 💹 Santos, emissora no litoral paulista que tentara fazer funcionar por duas vezes.
A concessão, da década de 1970, acabara caducando.
Em 1996, 💹 a TV Gazeta passou a chamar-se CNT Gazeta.
Nessa década, a CNT e a Gazeta chegam a exibir em todo o 💹 Brasil novelas estrangeiras, programas de audiências - como os populares programas policiais Cadeia e 190 Urgente, os infantis Hugo Game, 💹 Tudo por Brinquedo, com Mariane Dombrova e TV Fofão, com Orival Pessini, além dos desenhos da Hanna Barbera, o esportivo, 💹 Mesa Redonda, o de variedades, Mulheres, com forte presença também no jornalismo e nos esportes.
Década de 2000
A parceria entre a 💹 CNT e Gazeta é desfeita em junho de 2000,[3][4] quando a Gazeta não renova o contrato, deixando a Grande São 💹 Paulo e diversos municípios sem o sinal da CNT até 2001.
Com isso, a TV Gazeta iniciou seu processo de rede, 💹 com a implantação de repetidoras no interior de São Paulo e em outros estados.
Até 2000, a TV Gazeta deixou de 💹 exibir os filmes, novelas, seriados e desenhos animados que eram exibidos na época da parceria da CNT.
Por outro lado, programas 💹 como Mesa Redonda, Mulheres e outros responsáveis pelo faturamento de audiência da dupla emissora, permaneceram na Gazeta.
Detalhe da canopla de 💹 um antigo microfone da emissora.
Em 16 de julho de 2001, a TV Gazeta e o jornal Gazeta Mercantil se unem 💹 para criar o novo telejornalismo da emissora, que agora, além dos esportivos e o Em Questão (com Maria Lydia Flândoli), 💹 incorporam a grade de programação os jornais Primeira Página, Mercado e Jornal da Gazeta, que inaugurou com sucesso o jornalismo 💹 naquele dia.
Foram reformulados todos os programas jornalísticos da emissora, até mesmo o Gazeta Esportiva.
O Jornal da Gazeta estreou com cobertura 💹 direta da capital argentina de Buenos Aires, já que naquele momento estava acontecendo o ápice da Crise econômica argentina.
Assim, Carlos 💹 Alberto Sardenberg, Gustavo Camargo e Camila Teich comandaram a primeira edição do Jornal da Gazeta, tendo Maria Lídia como convidada.
Assim, 💹 as duas faces da TV Gazeta, a nova e a antiga, se encontram para reabrir o telejornalismo informativo da emissora, 💹 sob a direção do ex-diretor do TJ Brasil, Albino Castro.
No primeiro semestre de 2001, o entretenimento da emissora também sofreu 💹 alterações: o programa musical Clipper entrava no ar e assumiram o programa Mulheres os apresentadores Clodovil e Christina Rocha.
Mulheres é 💹 o programa mais tradicional da TV Gazeta junto com Em Questão e Mesa Redonda.
Mulheres começou com Clarisse Amaral sob o 💹 nome de Programa Clarisse Amaral.
Com a entrada da responsável pelo setor de moda das lojas Mappin, Ione Borges ao lado 💹 de Clarisse, o programa passa a se chamar Clarisse Amaral em Desfile.
Com a saída da apresentadora, o programa continua com 💹 Ione, agora ao lado da locutora de rádio Claudete Troiano, dando início às "parceirinhas" do programa Mulheres em Desfile.
Com a 💹 separação da dupla no final da década de 90, Claudete muda de emissora e Ione em 2001 apresenta o programa 💹 Pra Você" e Ione (sendo que na época do início de Pra Você, Ione faz este programa enquanto Mulheres fica 💹 a cargo só de Claudete).
Claudete Troiano apresentou Note e Anote, na Rede Record, e Ione Borges apenas seu programa de 💹 auditório homônimo.
A partir de então, Márcia Goldschmidt e Leão Lobo substituíram Claudete e o programa teve continuidade.
Com o passar dos 💹 anos, casa aposta com bonus programação foi sendo reformulada, adaptando-se às exigências do público e anunciantes, para atender à dinâmica da televisão moderna.
Mas 💹 com o fim da parceria com a CNT, parte da programação começou a ser preenchida pelos chamados informerciais.
Desde 2006, a 💹 emissora paulista busca retomar casa aposta com bonus grade de programação, com programas jornalísticos, de entretenimento e comercias.
O primeiro passo foi a estreia, 💹 no mês de dezembro, do BestShop TV, programa de televendas que teve como principais apresentadores Viviane Romanelli, Fernando Fernandez, Carol 💹 Minhoto, Pâmela Domingues, Claudia Pacheco, Thiago Oliveira, Paloma Silva, Regiane Tápias.
Em 2007, dois outros programas, de produção própria, estrearam: Super 💹 Ofertas (que traz espaço para pequenos e médios anunciantes) e Papo de Amigos, sob o comando de Amanda Françozo.
Em 2009, 💹 a apresentadora Claudete Troiano retorna a emissora que a revelou depois de mais de 10 anos apresentando programas em emissoras 💹 como Rede Manchete, Rede Record e SBT.
Ela comandou ao lado de Ione Borges o Manhã Gazeta, uma revista eletrônica matinal.
Inicialmente, 💹 o programa era dividido em duas partes, Claudete apresentava uma e Ione a outra.
Com a saída de Ione Borges, a 💹 emissora escalou Olga Bongiovani em seu lugar que ficou por pouco tempo.
Desde então, Claudete apresentou o Manhã Gazeta sozinha.
Década de 💹 2010
Com o desejo de aumentar a casa aposta com bonus grade, a Gazeta põe fim ao programa de televendas BestShopTV, onde o elenco 💹 do programa é aproveitado em novas produções da casa.[5]
Após 8 anos sem grandes estréias, a emissora lança em junho de 💹 2010, o Super Esporte, apresentado por Thiago Oliveira na faixa das 22h00, já no mês de outubro de 2010, a 💹 emissora abre espaço para a estréia de mais três femininos: Você Bonita de segunda à sexta às 8h30 com Carol 💹 Minhoto, Falando sobre sexo nas madrugadas de sexta para sábado com a psicóloga Carla Cecarello e nas manhãs de sábado 💹 o Mix Mulher, com Regiane Tápias.[6]
Em 2010, em comemorações aos 40 anos da TV Gazeta, a emissora exibe especiais que 💹 falam da trajetória do canal.
O Jornalista Elmo Francfort lançou o livro "Av.
Paulista 900 - A História da TV Gazeta", mesmo 💹 autor que escreveu o livro sobre a Rede Manchete.
Outro fato que causou repercussão, foi a polêmica saída de Palmirinha Onofre 💹 da Gazeta, a culinarista que apresentou por anos o TV Culinária ficou famosa pelas cenas hilárias que foram exibidas no 💹 quadro Top Five do Custe o Que Custar (CQC) da Rede Bandeirantes.
O TV Culinária foi reformulado e ganhou a apresentação 💹 de Viviane Romanelli.
Em 2011, a apresentadora Luisa Mell voltou à TV com o programa Estação Pet, que saiu do ar 💹 devido ao pouco retorno financeiro do programa, no mesmo período o TV Culinária também sai do ar devido a pouca 💹 aceitação da nova apresentadora pelo público.
[7] No seu lugar a emissora colocou o Delícias do Chef com o Chef Allan 💹 Villa Espejo, que até então era apenas um quadro do Manhã Gazeta.
Em fevereiro de 2011, o diretor Márcio Tavolari é 💹 contratado pela emissora para reformular artisticamente o programa Todo Seu, primeiro programa da TV Gazeta a estrear com transmissão em 💹 HD na comemoração das 1.
500 edições da atração noturna comandada por Ronnie Von.
O Todo Seu torna-se a primeira revista eletrônica 💹 diária HD da televisão brasileira em horário nobre, com novos quadros e estética mais requintada.
Ronnie Von volta a ser notícia 💹 na mídia com elogios da crítica especializada e o programa alcança prestígio junto ao meio artístico e público.
Depois de mais 💹 de 20 anos na Gazeta, a jornalista Maria Lydia Flândoli é demitida sem muitas explicações.
O Em Questão saiu do ar 💹 e o Jornal da Gazeta foi reformulado colocando a dupla Stella Gontijo e Gabriel Cruz.
Pouco tempo depois, Maria Lydia volta 💹 ao telejornal, realizando entrevistas.
No mesmo ano, a Gazeta investe na reprise de alguns de seus programas durante as madrugadas .
Foram 💹 reprisados os programas Todo Seu, Jornal da Gazeta, Estação Pet e Vambora (quadro do programa Mulheres)
Estúdio de gravação de "A 💹 Máquina", em 2016
No início de 2012, o TV Culinária volta, dessa vez com Regiane Tápias no comando e os programas 💹 Os Impedidos (humorístico exibido nas noites de domingo, antes do Mesa Redonda), Hoje Tem (programa de eventos culturais exibido às 💹 quintas-feiras, apresentado por Pâmela Domingues) e A Máquina (programa de entrevistas comandado por Fabrício Carpinejar, exibido nas noites de terça-feira) 💹 estreiam.
No mês de abril, a apresentadora Claudete Troiano sai da Gazeta, no lugar do Manhã Gazeta estreia o Revista da 💹 Cidade com Regiane Tápias, sendo que o quadro Ateliê na TV desmembrado do programa,se tornando um programa.
No mesmo período, o 💹 Super Esporte muda de horário, indo para a faixa das 12:00, o Você Bonita passa a ser exibido em seguida.
E 💹 estreia o Jornal da Gazeta - Edição das 10, um jornalístico exibido às 22h com trinta minutos de duração.[8]
Com o 💹 fim da parceria com o Best Shop TV, os programas Gazeta Imóveis, Gazeta Motors e Gazeta Shopping ganham mais espaço 💹 na programação.
O De Olho na TV é o quadro de maior sucesso do Todo Seu, o jornalista da Jovem Pan, 💹 José Armando Vanucci comentava os principais assuntos sobre a TV Brasileira.
Devido ao sucesso, o quadro que era apenas exibido na 💹 quarta-feira, ganhou mais dois dias de exibição, às segundas e sextas.
Além disso, agora Vanucci mostra os bastidores dos programas de 💹 TV e entrevistas.[9]
Com a transmissão por satélites em sinal digital e analógico, a programação da TV Gazeta passa a ser 💹 acompanhada pelos sistemas de televisão por assinatura NET e Vivo TV.
Esta emissora não foi beneficiada pela nova lei de TV 💹 por assinatura por não cumprir os requisitos necessários.
No dia 1º de novembro de 2013, a emissora demitiu, sem maiores explicações, 💹 o apresentador do "Super Esporte", Thiago Oliveira, que imediatamente assina com a Rede Globo.
[10] Desde o dia 4 de novembro, 💹 atração passou a ter o comando de Anita Paschkes, que antes tinha substituído Michelle Gianella, que estava de licença-maternidade, no 💹 "Gazeta Esportiva" e no "Mesa Redonda".[11]
Em 2014 a TV Gazeta promoveu mudanças na casa aposta com bonus programação.
Novos programas foram criados e dedicados 💹 à cidade e ao estado de São Paulo.
A Gazeta já foi conhecida por ser a TV com a cara de 💹 São Paulo e a mais paulista das TVs.
Os programas Ateliê na TV, Revista da Cidade, Super Esporte, Você Bonita, Mulheres, 💹 Gazeta Esportiva, Todo Seu e outros programas foram mantidos, mas agora com um novo pacote gráfico.
A nova programação estreou em 💹 10 de março.
No mesmo ano, alegando renovação na equipe esportiva, a emissora demite o narrador Fernando Solera e no dia 💹 1º de junho estreia o humorístico Chuchu Beleza, com Felipe Xavier.
[12] Foram produzidos programas em formato de série, compostos por 💹 quatro episódios cada, tratando sempre em torno do tema São Paulo, entre eles Amor Concreto, Extremos da Cidade, A Cidade 💹 que não Dorme.
No meio do ano foi montado um novo núcleo de produção, visando a criação de conteúdo exclusivo para 💹 internet.
Foram produzidos diversos vídeos de bastidores dos programas da TV e séries como Mamma Responde.
No comando dos vídeos está a 💹 apresentadora Paula Vilhena.[13]
Em 2015, a TV Gazeta promove mudanças drásticas na casa aposta com bonus programação.
A emissora atualizou as novas chamadas interprogramas e 💹 vinhetas atualizadas com um padrão gráfico idealizado integralmente em flat design, com simplicidade de elementos, formas planas e cores sólidas.
"Dentro 💹 da proposta de evolução contínua e buscando uma aproximação ainda maior com o público, o pacote de novas finalizações foca 💹 nas "sensações" que a programação da TV Gazeta , em suas diferentes editorias e programas, traz para o telespectador.
Para traduzir 💹 essas sensações foi desenvolvida uma paleta de cores que resultou num visual ainda mais vibrante, divertido e moderno", afirma Denise 💹 Wuilleumier, Gerente de Comunicação Social da Fundação Cásper Líbero.
O jornalismo da Gazeta realizou contratações importantes: Rodolpho Gamberini estreou ao lado 💹 de Stella Gontijo no novo Jornal da Gazeta.
Josias de Souza e Denise Campos de Toledo foram contratados como novos comentaristas.
[14][15][16] 💹 A nova programação estreou em 2 de março de 2015.
Em 2016, a TV Gazeta investe no lançamento de novas séries.
Entre 💹 elas o Projeto 1 Dia, que retrata um dia em algum lugar de São Paulo, Humor.
Docs, que faz um panorama 💹 do humor nas mais diversas plataformas, com apresentação de Paula Vilhena e Histórias do Rap Nacional, que faz um balanço 💹 da história do rap brasileiro, com apresentação de Ronald Rios, ex-repórter do CQC.
[17] Rios foi contratado pela emissora em 29 💹 de outubro de 2015.
[18] Em 11 de março estreou o programa A Semana,que abordava os fatos da semana que passou 💹 de maneira descontraida[19] O programa saiu do ar em julho após divergências entre o humorista e a TV Gazeta[20] Em 💹 9 de março estreia o reality "Sobremesa Para Dois" com Paula Vilhena, no qual dois competidores com ou sem experiência 💹 na cozinha serão desafiados a preparar um prato e tentarão conquistar o pretendente pelo paladar.
[21] Em 4 de maio estreia 💹 A noite convida, no qual a apresentadora explora a noite paulistana com dois personalidades.[22][23]
Em 25 de julho, a emissora dispensa 💹 após 15 anos a apresentadora Mamma Bruschetta, após a mesma receber proposta irrecusável do SBT.
A apresentadora foi substituída pelo ator 💹 Guilherme Uzeda, intérprete da personagem Tia.
[24] Em 30 de julho, Leão Lobo deixa também a emissora para acompanhar Mamma Bruschetta 💹 no SBT.
Em seu lugar, a emissora contratou o jornalista Gabriel Perline.
[25] Para reforçar o Mulheres, a emissora recontrata Fernando Oliveira, 💹 o Fefito e conta também com o colunista José Armando Vannucci.[26]
Em 1º de agosto a emissora recontrata Rodrigo Rodrigues, para 💹 apresentar o programa 5 Discos na qual vai receber um convidado, que levará os cinco discos mais importantes de casa aposta com bonus 💹 vida.
[27] No dia 23 de agosto de 2016, morre o repórter e jornalista Goulart de Andrade, que estava desde 2012 💹 na TV Gazeta.
A emissora mantém as entrevistas gravadas pelo repórter, sendo a primeira reportagem póstuma exibida em 11 de setembro 💹 de 2016.[28]
Em 17 de outubro, a emissora extingue o núcleo jovem eliminando os programas A Máquina, Hoje Tem, Cidade Ocupada, 💹 A Noite Convida e 5 Discos.[29]
Em 6 de março de 2017, reestreia o Cozinha Amiga só que agora a cada 💹 dia um chefe apresenta receitas fáceis para o dia a dia.
[30] Em 24 de abril, a emissora anuncia as demissões 💹 de Anna Paola Fragni após 21 anos na casa passando por todos os programas e também de Michelle Francine, apresentadora 💹 do Gazeta Shopping.
[31] Em 16 de maio, é demitido da emissora o comentarista de arbitragem da equipe esportiva Oscar Roberto 💹 Godói.
[32] Em 27 de junho a emissora anuncia o ex-jogador e comentarista Müller para reforçar o programa Mesa Redonda.[33]
Em 3 💹 de julho a emissora anuncia a contratação do Padre Alessandro Campos no comando de um programa de auditório dominical.
[34] No 💹 dia seguinte, em 4 de julho, a emissora deixa de ser retransmitida via satélite, através do sinal de parabólica, a 💹 fim de reduzir os gastos financeiros e no dia 21 de julho, a emissora anuncia que também não renovou o 💹 contrato de cessão de horários com a TV Ultrafarma.[35]
Em 1º de agosto de 2017, a apresentadora Anita Paschkes deixa o 💹 canal após 4 anos.
[36] Em 6 de agosto, estreia o Festa Sertaneja com Pe.
Alessandro Campos, inicialmente aos domingos e posteriormente 💹 transferidos para as sextas-feiras.[37][38]
Em 3 de setembro, estreia o programa dominical sobre beleza, Sempre Bela, com o cabeleireiro Sylvio Rezende.[39]
Em 💹 10 de novembro, a Gazeta demitiu 40 funcionários e terceirizou a produção do Gazeta Shopping.
Em 11 de dezembro, foi anunciado 💹 o fim do Festa Sertaneja, programa comandado pelo Pe.Alessandro Campos.
Em 12 de dezembro, Cátia Fonseca deixa após 15 anos o 💹 comando do programa Mulheres, transferindo-se para a Rede Bandeirantes.
[40] No dia 15 do mesmo mês, foi anunciada pela emissora, a 💹 compra dos direitos exclusivos, na TV Aberta, da temporada 2018 da LBF.[41][42]
Em janeiro de 2018, o programa Mulheres tem nova 💹 apresentadora: Regina Volpato que substituiu Cátia Fonseca durante suas férias é efetivada nas funções.[43]
Em fevereiro é confirmada a contratação de 💹 Rinaldi Faria, empresário de Patati e Patatá para comandar um programa diário nas madrugadas da emissora.[44]
Em 1 de fevereiro de 💹 2018, além de São Paulo, o sinal da TV Gazeta passa a ser transmitido pela operadora NET nas cidades de 💹 Brasília e Rio de Janeiro.[45]
Em 30 de março, a emissora deixa de exibir o programa Vitrine do Artesanato na TV.
Alguns 💹 dias mais tarde, Juliana Verboonen também deixa a emissora, onde integrava o Departamento de Jornalismo.
Em novembro, a emissora Gazeta praticamente 💹 extinguiu o jornalismo, demitindo 80% dos funcionários.[46]
Em 8 de dezembro, a emissora começou a transmitir os jogos da Superliga 2018/2019, 💹 mas deixou de mostrá-las em 20 de janeiro de 2019, devido ao choque de datas e de horários.
Os jogos transmitidos 💹 foram apenas do naipe masculino.
Além disso, a emissora não renovou os direitos de transmissão da LBF.
Em março de 2019, Laerte 💹 Vieira é recontratado pela Gazeta para ancorar o Jornal da Gazeta, junto de Luciana Magalhães.
Em 1 de abril, estreia a 💹 nova grade de programação da TV Gazeta, com a estreia do programa De A a Zuca, com Celso Zucatelli e 💹 novidades nos programas da casa, como Você Bonita, Revista da Cidade, Todo Seu, Mulheres e Cozinha Amiga.
Os programas de Regiane 💹 Tápias e Ronnie Von ganham novos cenários, novas vinhetas, novos pacotes visuais e alterações nos quadros.
No entanto, foi extinto o 💹 Gazeta News, mini-jornalístico que era exibido no final da tarde.
Em 14 de abril, a emissora reestreiou o Desafio ao Galo, 💹 torneio de Futebol de Várzea que marcou época na TV.
Porém, as transmissões terminaram em 21 de julho, sendo depois transferidas 💹 para a RBTV.
Em 22 de abril, Maria Lydia Flândoli deixa o Jornal da Gazeta e a emissora após mais de 💹 20 anos.
Em junho, Tássia Sena também deixa o jornalismo da Gazeta para ser repórter da TV Globo São Paulo.
Em 19 💹 de julho, são anunciadas as extinções de dois programas de sucesso na casa: o Todo Seu, ancorado há mais de 💹 15 anos por Ronnie Von e o De A a Zuca, que estava no ar desde abril com comando de 💹 Celso Zucatelli.
Os dois apresentadores foram dispensados da emissora.
Em seu lugar, entrarão reprises do Você Bonita, Cozinha Amiga e Mulheres.
Em 4 💹 de setembro, é anunciada a estreia, no dia 9, do Faça Você Mesmo, com Rogério Chiaravelli, com informações e dicas 💹 sobre artesanato.
Década de 2020
Em 8 de março de 2020, depois de completar seus 50 anos no ar, a Gazeta muda 💹 cenários, vinhetas, pacotes visuais, grafismos e alterações nos programas.
A Gazeta também estreia seu novo slogan: TV Gazeta, você por perto.
Tudo 💹 certo! e casa aposta com bonus nova vinheta interprogramas.
No entanto, devido à Pandemia da COVID-19, a emissora tomou várias medidas de segurança, prevenção 💹 e higienização nos seus estúdios e também realizou ajustes na grade, dentre elas a suspensão de programas como o Revista 💹 da Cidade que deu lugar ao Gazeta Shopping e Faça Você Mesmo e também do Gazeta Esportiva, que deu lugar 💹 no horário ao Plantão da Saúde que atualiza a situação da pandemia no estado, no país e no mundo.
No dia 💹 seguinte a emissora estreou o programa Fofoca Aí, com a apresentação de Fefito, Tutu (Artur Pires), Tia (Guilherme Uzeda) e 💹 Gabriel Perline, colaboradores dos programas Mulheres e Revista da Cidade.
No dia 14 de junho, é anunciado que o programa Faça 💹 Você Mesmo deixou a programação da emissora.
O Plantão da Saúde durou até 3 de julho, quando a emissora encerrou o 💹 programa e retornou em 6 de julho o Gazeta Esportiva.
Em 12 de julho, a emissora retornou com a Mesa Redonda.
Em 💹 3 de agosto, o programa Revista da Cidade retornou rebatizado de Revista da Manhã.
Em 30 de agosto estreou o musical 💹 Modão do Brasil apresentado por Alysson e João Reis, pai dos cantores Felipe Araújo e Cristiano Araújo.
Em 4 de agosto, 💹 a emissora reestreia o Ateliê na TV, com Dotan Mayo.
Em 30 de novembro estreou o Jornal do Bóris, simultâneo com 💹 o Youtube, com apresentação de Bóris Casoy.[47]
Em 06 de janeiro de 2022, foi anunciado que os programas Fofoca Aí e 💹 Cozinha Amiga sairão do ar no dia 21, fazendo com que a programação tenha mudanças, com o aumento das durações 💹 do Revista da Manhã, Você Bonita e do Mulheres, que voltou a ter 4 horas de duração.
Em fevereiro de 2023, 💹 a emissora não renovou o contrato do jornalista Flávio Prado, que deixou o comando do Mesa Redonda após 20 anos.[48]
Meses 💹 depois, também saíram da emissora os jornalistas Celso Cardoso, Leão Lobo e Regina Volpato, esta última devido a decisão da 💹 entidade mantenedora da Gazeta de reduzir os salários em 20%, já que ela enfrenta uma grave crise financeira.
No dia 30 💹 de junho, a emissora anunciou, após 11 anos, o fim do Revista da Cidade, programa matinal que abria a grade 💹 própria da Gazeta.
O horário seria ocupado a partir do dia 03 de julho pela programação da Igreja Universal do Reino 💹 de Deus, que passa a dominar a grade matinal da emissora e boa parte da programação diária, uma vez que 💹 a igreja já aluga os horários de 20h às 2h.
Já com relação a equipe, haverá demissões, mas outra parte será 💹 realocada pro Mulheres.
[49] Outro programa encerrado pelo canal por conta de venda de horário à IURD foi o Ateliê na 💹 TV, que estava em casa aposta com bonus segunda passagem na programação desde 2020.
[50]Núcleo de Criação
Foi criado no segundo semestre de 2011 o 💹 Núcleo de Criação, responsável por criar novas atrações da grade da TV Gazeta e buscar projetos diferentes para a televisão 💹 brasileira.
A equipe teve como principais objetivos, ao mesmo tempo, trazer uma audiência jovem para a emissora e aumentar a integração 💹 entre a TV e a Faculdade Cásper Líbero.
O Núcleo de Criação teve suas atividades encerradas em Outubro de 2016, em 💹 decorrência de uma crise financeira.
Segue abaixo lista de alguns dos principais programas produzidos pelo Núcleo de Criação:
Almanaque das Trilhas Sonoras 💹 - Rodrigo Rodrigues contava as histórias por trás das trilhas sonoras de filmes antigos e atuais e grandes artistas como 💹 Elvis Presley, Beatles e Madonna.
[ 51 ] Foi extinto em julho de 2015.
Inspiradores - Série de quatro episódios, que mostra 💹 perfis do publicitário Washington Olivetto, do fotógrafo Cristiano Mascaro, do diretor teatral Guti Fraga e do jornalista Goulart de Andrade.
Mundo 💹 à Mesa - Programa documental que apresenta diversos temas relacionados a gastronomia, em casa aposta com bonus primeira temporada, apresentou a culinária de 💹 diversos países.
Os Impedidos – Programa humorístico em formato de sitcom que tinha como elenco André Santi, Rafael Marinho, Renato Tortorelli 💹 e Richard Godoy.
Ambientado num bar, o programa misturava discussão sobre futebol com ficção e humor.
Até um tempo atrás, Os Impedidos 💹 concorria com a Rede Bandeirantes no horário.
O programa foi ao ar pela última vez em 3 de novembro de 2013, 💹 por perder várias vezes da RedeTV!.
Hoje Tem – Agenda cultural eletrônica com Pâmela Domingues, que visita bares, restaurantes, teatros e 💹 festas
A Máquina – Estreou no dia 6 de março de 2012 com a apresentação de Fabrício Carpinejar.
O programa tem como 💹 principal personagem uma máquina que têm o prisioneiro que é o apresentador e um convidado que é "capturado" todas as 💹 semanas.
Vem Comigo - Atração da emissora apresentada por Goulart de Andrade, que acompanha alunos de Jornalismo e Rádio, TV e 💹 Internet da Faculdade Cásper Líbero na realização de matérias.
O jornalístico é uma mescla de Profissão Repórter da Rede Globo com 💹 reportagens especiais feitas entre as décadas de 70 e 90, dentro do programa Comando da Madrugada.
O programa foi encerrado em 💹 agosto de 2016, depois da morte de Goulart de Andrade, aos 83 anos.
Eu Nunca – Apresentado por Sophia Reis, o 💹 programa semanal propõe que seus convidados, artistas e telespectadores anônimos, exerçam atividades pela primeira vez em suas vidas, como a 💹 prática de esportes radicais ou até mesmo atividades culturais.
Atividades como voar de balão, saltar de paraquedas, ou até mesmo conhecer 💹 a cidade de Sāo Paulo pela primeira vez foram atividades propostas pelo programa.
O Mochileiro – O blogueiro Daniel Thompson passeia 💹 pelas sete maravilhas naturais do mundo em uma série de oito episódios, em casa aposta com bonus primeira temporada.
O programa teve uma segunda 💹 temporada, onde seu apresentador viajou pelas belezas naturais do Brasil.
Ouça! – Apresentado por Rodrigo Rodrigues, que estreou em 6 de 💹 março de 2015, o programa teve temática musical com vários quadros como "Garimpo", "Performance" e "Playlist".
O programa foi extinto.
Cidade Ocupada 💹 – Com a proposta de mostrar a cidade de São Paulo e seus problemas estruturais, o programa estreou em março 💹 de 2015, com apresentação de Fred Melo Paiva.
Vida de Atleta – Máurio Galera acompanha a rotina de vários atletas, desde 💹 a preparação até a partida, estreou em março de 2015.
[ 15 ]EmissorasGeradora
Grupo Emissora Cidade, UF Canal Prefixo Operada desde Fundação 💹 Cásper Líbero TV Gazeta São Paulo, SP 11 (17) ZYB 853 1970Afiliadas
Grupo Emissora Cidade Canal Prefixo Afiliada desde Sistema Cidade 💹 de Comunicação TV Cidade Macapá 2 (33) - 2019
Grupo Emissora Cidade Canal analógico Canal digital Prefixo Afiliada desde Fundação Nelson 💹 Castilho TV Gazeta Goiás Goiânia - 38 (39) ZYA 591 2020 Rede Serra Azul de Comunicação TV Serra Azul [ 💹 n.
1 ] Porangatu 23 28 ZYA 589 2020
Grupo Emissora Cidade Canal Prefixo Afiliada desde Grupo Cidade Verde de Comunicação TV 💹 Gazeta MT Cuiabá 19 (20) RTV Sem informações
Grupo Emissora Cidade Canal analógico Canal digital Prefixo Afiliada desde Fundação Educativa e 💹 Cultural Vale do Aço TV Cultura Vale do Aço [ n.
1 ] Ipatinga 4 / 51 40 (em implantação) ZYA 💹 750 2020
Grupo Emissora Cidade Canal analógico Canal digital Prefixo Afiliada desde Grupo Rauland TV Grão Pará Belém - 14 (15) 💹 - 2007 [ nota 2 ] R A W Comunicação e Publicidade Ltda-EPP TV Princesa Santarém - 29 RTV Sem 💹 informações M V L Communicare Telecomunicações Ltda.
TV Cidade Oriximiná 30 - RTV Sem informações
Grupo Emissora Cidade Canal Prefixo Afiliada desde 💹 TV Cidade de Boa Vista Ltda Rede Cidade Boa Vista 28 (29) RTV 2020
a b Misto com a TV Gazeta 💹 GoiásRetransmissoras
Cidade Canal Parintins 38 UHFGoiás
Cidade Canal Jataí 5 VHF Pires do Rio 7 VHFMinas Gerais
Retransmissoras da TV Cultura Vale do 💹 Aço
Cidade Canal Belo Oriente 31 UHF Cachoeira Escura (Belo Oriente) 9 VHF
Retransmissoras da rede
Cidade Canal Nova Ponte 39 UHF Uberaba 💹 40 UHF Uberlândia 39 UHFPará
Cidade Canal Cascavel 52 (45 UHF) Londrina 46 (45 UHF) Ponta Grossa 40 UHF
Cidade Canal Recife 💹 33 UHF
Cidade Canal Piripiri 4 VHF
Cidade Canal Governador Dix-Sept Rosado 7 VHF
Cidade Canal Ji-Paraná 10 (48 UHF)
Cidade Canal Florianópolis 15 💹 (16 UHF)Via satéliteStarone D2 Digital
Freqüência: 3996 MHz
Taxa de símbolo: 2520 Ksps
Polarização: VerticalÁudio: 514Vídeo: 770PCR: 1026Filtro BW: 18 MHzAntigas afiliadasBibliografiaNotas e 💹 referênciasNotas
↑ [ 1 ] Os 42% representam a cobertura de 370 municípios citados no atlas de cobertura da emissora, sendo 💹 que o Brasil possui ao todo 5.570 municípios.↑ 2007.
Afiliada desde 2006ReferênciasLigações externas
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema: 💹 Base de dados no Wikidata