A década de 1980 é um período de puro divertimento para os fãs do terror. Claro, levando em casa campeão aposta conta 🗝 a extensa história do cinema, o gênero em casa campeão aposta questão havia ganhado um palanque considerável: temos, por exemplo, as memoráveis 🗝 investidas do expressionismo alemão com ‘Nosferatu’ em casa campeão aposta 1922 e ‘Fausto’, quatro anos mais tarde.
Entretanto, mesmo com a consagração dessas 🗝 narrativas alguns anos mais tarde com produções como ‘A Múmia’ (1932) e ‘A Noiva de Frankenstein’ (1935), não seria até 🗝 quase cinco décadas depois que o gênero seria reinventado e apresentado de forma expansiva dentro de uma indústria movida pelo 🗝 drama e pela fantasia juvenil. Afinal, nomes como John Carpenter e Wes Craven ganhariam notoriedade nessa época, revitalizando certas fórmulas 🗝 fílmicas e adicionando elementos que seriam utilizados por diversos cineastas com o passar dos anos.
Até hoje, as obras listadas nesta 🗝 nova e especial matéria são capazes de nos deixar sem dormir. É certo que um ou outro fã pode alegar 🗝 a duvidosa qualidade das tramas e das construções estéticas; entretanto, são poucos os longas-metragens que realmente envelheceram: num panorama geral, 🗝 a suposta obviedade ainda é relida e revisitada por realizadores da contemporaneidade – James Wan não criaria a aclamada franquia 🗝 ‘Invocação do Mal’ sem ter como fonte os clássicos dos anos 1980.
E é em casa campeão aposta homenagem a essa polvorosa e 🗝 chocante década que separamos quinze icônicos filmes de terror, que oscilam entre brinquedos demoníacos, serial killers indestrutíveis e a perfeita 🗝 união do gore com o sci-fi.
Confira nossas escolhas abaixo e não se esqueça de deixar seu comentário. Quais são os 🗝 seus favoritos?
15. Brinquedo Assassino (1988)
Em determinado momento, alguém deve ter percebido que todas as histórias já haviam sido contadas para 🗝 o cinema. Nesse contexto, o diretor Tom Holland resolveu dar um passo a mais e assombrar o inocente cosmos infantil 🗝 ao arquitetar uma trama que envolvia um brinquedo possuído pelo espírito de um serial killer – e assim nasceu Chucky, 🗝 o psicótico boneco protagonista de ‘Brinquedo Assassino’.
O filme tornou-se um instantâneo sucesso de bilheteria, arrecadando quase 45 milhões de dólares 🗝 à época de seu lançamento. Apesar de suas inúmeras sequências não terem o mesmo frescor do original, é inegável dizer 🗝 que o longa mudou o panorama do gênero – e conscientizou mães e pais a pensarem duas vezes antes de 🗝 aceitarem presentes de estranhos.
14. Gremlins (1984)
As regras são claras: não os coloque em casa campeão aposta contato com a água; mantenha-os longe 🗝 da luz do sol; e nunca os alimente depois da meia-noite.
Não deixe de assistir:
Realmente, as responsabilidades para se ter um 🗝 Mogwai são inúmeras, mas não impediu que o jovem Rand Peltzer (Hoyt Axton) comprasse a fofa criatura e, ignorando um 🗝 dos avisos mais importantes, abre espaço para que o bichinho “desse a luz” aos terríveis ‘Gremlins’, monstros psicóticos que não 🗝 param por nada até desencadearem um caótico reino de destruição e agonia.
13. Hellraiser – Renascido do Inferno (1987)
‘Hellraiser’ surge na 🗝 tênue linha entre o terror e a insanidade, sendo um dos principais representantes do suis-generis do gore. A trama, encabeçada 🗝 pelo diretor Clive Baker, chocou o público à época de seu lançamento devido às cenas explícitas de sadomasoquismo e da 🗝 vulnerabilidade do corpo humano – tudo isso girando em casa campeão aposta torno de uma demoníaca criatura com pregos na cabeça.
O filme 🗝 foi banido de vários cinemas pelo conteúdo e pela violência gráfica, e deu vida a uma interessante mitologia que seria 🗝 explorada ao longo de sete sequências e um remake – que não fizeram o mesmo sucesso que o original.
12. Um 🗝 Lobisomem Americano em casa campeão aposta Londres (1981)
John Landis fez história com ‘Um Lobisomem Americano em casa campeão aposta Londres’, cuja trama gira em 🗝 casa campeão aposta torno de dois estudantes que são atacados pela criatura-título durante um mochilão pela Inglaterra – com um deles se 🗝 transformando no terrível monstro em casa campeão aposta uma jornada tragicômica.
O filme foi aclamado quando estreou nos cinemas, além de ser considerado 🗝 um dos pioneiros para os efeitos especiais utilizados na indústria contemporânea – levando para casa o Oscar de Melhor Maquiagem 🗝 no ano seguinte. Talvez o maior mérito do longa-metragem seja, conforme disse o Daily Telegraph, “ter encontrado o equilíbrio entre 🗝 o choque e a comédia com seu visual”.
11. A Hora do Espanto (1985)
Três anos antes de trazer Chucky para as 🗝 telonas, Tom Holland encontrou sucesso com ‘A Hora do Espanto’, abrindo espaço para uma das primeiras investidas cinematográficas a brincar 🗝 com a metalinguagem – que seria elevada a outro patamar com ‘Pânico’ (1996).
A trama gira em casa campeão aposta torno de um 🗝 adolescente viciado em casa campeão aposta histórias de terror (o primeiro meta-traço que encontramos na obra) e tem plena convicção de que 🗝 seu novo vizinho seja um vampiro. Logo depois, entra em casa campeão aposta contato com um pretensioso caçador que tenta ajudá-lo com 🗝 esse problema. O resultado é um longa cujo legado é abraçado por diversos filmes que unem o melhor da comédia 🗝 e do terror – além de ter superado a bilheteria de seu conterrâneo, ‘A Hora do Pesadelo’.
10. Uma Noite Alucinante: 🗝 A Morte do Demônio (1981)
Sam Raimi é conhecido por diversos feitos – e um deles é ter revolucionado o gênero 🗝 do terror com ‘Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio’. O clássico cult de humor ácido fez um estrondo à 🗝 época de seu lançamento e ganhou aclame universal da crítica especializada, além de ter dado início a um império intelectual 🗝 considerável nos anos seguintes.
A história coloca em casa campeão aposta foco um grupo de cinco estudantes que viajam para uma remota cabana 🗝 no meio da floresta e encontram uma estranha fita-cassete que liberta uma legião de demônio e espíritos. Com essa premissa, 🗝 é quase engraçado pensar que Raimi, décadas depois, seria responsável pela primeira franquia do super-herói Homem-Aranha.
9. Holocausto Canibal (1980)
Muito antes 🗝 de ‘A Bruxa de Blair’ (1999), que popularizou a importância do found footage, ‘Holocausto Canibal’ já se aventurava pelo mockumentary 🗝 e chocava o público italiano. Não é à toa que a produção de Ruggero Deodato foi considerado um dos mais 🗝 controversos da história do cinema – principalmente por levar a audiência a crer que os atores realmente morriam com o 🗝 desenrolar dos trágicos eventos.
O enredo gira em casa campeão aposta torno de uma equipe de quatro documentaristas que viajam para a Amazônia 🗝 com o intuito de filmar tribos canibais. Entretanto, eles desaparecem e deixam para trás apenas as fitas de gravação, que 🗝 são reavidas anos depois por um grupo de resgate.
8. A Mosca (1986)
David Cronenberg é um nome que muitos conhecem – 🗝 ainda que indiretamente. Suas habilidades fílmicas colocaram em casa campeão aposta voga uma outra vertente do terror, o corporal, em casa campeão aposta que 🗝 seus personagens passavam por mutações viscerais e horrendas. O cineasta, em casa campeão aposta casa campeão aposta extensa filmografia, mergulha na busca entre terror 🗝 e sci-fi que alcançaria o ápice com ‘A Mosca’.
Conquistando o Oscar de Melhor Maquiagem no ano seguinte, a narrativa traz 🗝 o físico Seth Brundle como protagonista (interpretado por Jeff Goldblum), cujo objetivo é construir uma máquina de teletransporte. Entretanto, ao 🗝 entrar na cabine para testá-la, seu corpo se funde ao de uma mosca e dá origem a uma monstruosa criatura 🗝 movida pelo medo.
7. Poltergeist – O Fenômeno (1982)
Poucos longas-metragens causaram tanto medo quando ‘Poltergeist – O Fenômeno’. Perdendo esse posto 🗝 para filmes como ‘O Exorcista’, a obra dirigida por Tobe Hooper na verdade seria uma continuação do sci-fi ‘Contatos Imediatos 🗝 do Terceiro Grau’, de Steven Spielberg, mas o diretor resolveu trilhar outro caminho considerando seu apreço pelo sobrenatural e pelo 🗝 gore.
A narrativa progressiva traz como centro de um caótico espetáculo uma família da Califórnia que começa a se comunicar com 🗝 espíritos através de um aparelho de TV. Entretanto, os supostamente amigáveis fantasmas mostram casa campeão aposta verdadeira face ao raptar a filha 🗝 mais nova do casal e levá-la para outra dimensão. O sucesso de ‘Poltergeist’ foi tamanho, que a obra foi indicada 🗝 a três estatuetas do Oscar e gerou duas sequências e um remake em casa campeão aposta 2024.
6. Halloween II (1981)
John Carpenter tem 🗝 uma filmografia controversa: afinal, grande parte de suas dúzias de longas-metragens se tornaram fracassos de crítica e de bilheteria. Uma 🗝 das exceções, entretanto, foi uma de suas primeiras investidas. ‘Halloween’, lançado em casa campeão aposta 1978, colocou nos holofotes uma das scream 🗝 queens mais notáveis do cinema (Jamie Lee Curtis) e gerou inúmeras produções – inclusive o reinício da franquia no ano 🗝 passado.
‘Halloween II’, estreado poucos anos depois, não fez grande barulho à época do lançamento, mas tornou-se um clássico cult nos 🗝 dias de hoje e até mesmo foi considerado como uma “melhora” do filme original. A história tentou finalizar o arco 🗝 do mortal Michael Myers e da jovem Laurie Strode, construindo um plot twist interessante que seria base para as continuações.
5. 🗝 Aliens – O Resgate (1986)
Ninguém poderia ter imaginado o sucesso de ‘Alien – O Oitavo Passageiro’, de Ridley Scott. E 🗝 ninguém poderia imaginar que casa campeão aposta sequência, ‘Aliens – O Resgate’, conseguiria superar o estrondo do filme original e alcançar um 🗝 patamar de aclame inefável – sendo indicado a sete prêmios do Oscar de 1987.
A continuação da memorável franquia intergaláctica se 🗝 passa cinquenta e sete anos depois dos eventos que dizimaram a tripulação da nave Nostromo, deixando para trás uma sobrevivente 🗝 – Ripley (Sigourney Weaver) -, que acorda de um coma induzido para acatar a missão de destruir as perigosas criaturas 🗝 alienígenas de uma vez por todas (não que isso tenha funcionado).
4. O Enigma de Outro Mundo (1982)
Mais uma vez, John 🗝 Carpenter observou impotente uma de suas obras receber críticas mistas e se tornar um fracasso de bilheteria. Entretanto, poucas obras 🗝 foram revisitadas com a mesma paixão que ‘O Enigma de Outro Mundo’ – que hoje é uma das mais marcantes 🗝 do terror sci-fi e reside com uma das maiores notas dos agregadores de reviews.
A história gira em casa campeão aposta torno de 🗝 um grupo de cientistas estadunidenses que tem base fixada na Antártida e que se vê num jogo de vida ou 🗝 morte quando caçados por uma criatura metamorfa sedenta por sangue. O time, então, deve capturar a destruir a fera antes 🗝 que seja tarde demais.
3. Sexta-Feira 13 (1980)
Um assassino em casa campeão aposta série demoníaco; uma cabana no meio da floresta; um grupo 🗝 de jovens promíscuos. Esses elementos podem parecer datados nos dias de hoje, mas no início dos anos 1980, fizeram parte 🗝 de uma das maiores franquias do terror de todos os tempos: ‘Sexta-Feira 13’.
A obra de Sean Cunningham tornou-se uma das 🗝 mais lucrativas desde seu lançamento (alcançando a marca, com todas as suas sequências e remakes, de mais de 500 milhões 🗝 de dólares) e deu vida a Jason Voorhees, uma problemática criança que supostamente morreu afogada e reviveu décadas depois para 🗝 se vingar. E, como se não bastasse, a história detém uma das maiores reviravoltas de todos os tempos – numa 🗝 sutil inclinação para o trágico Complexo de Édipo.
2. A Hora do Pesadelo (1984)
Em 2024, o mundo perdeu um de seus 🗝 nomes mais importantes do gênero: Wes Craven. O realizador construiu casa campeão aposta carreira no início da década de 1970 com o 🗝 arrepiante ‘Aniversário Macabro’, mantendo-se ativo até os anos 2010 como produtor executivo da série ‘Pânico’. Porém, uma de suas mais 🗝 icônicas entregas seria feita em casa campeão aposta 1984 com ‘A Hora do Pesadelo’ e a imortalização de Robert Englund como o 🗝 famigerado Freddy Krueger.
Freddy é o amedrontador serial killer que morreu num incêndio e, desde então, ataca suas vítimas no único 🗝 lugar onde não têm controle de suas ações: os sonhos. E, além de lançar o nome de Johnny Depp no 🗝 cenário fílmico, o longa é relembrado até hoje como um dos pioneiros a quebrar a barreira entre o real e 🗝 o onírico – tendo gerado seis sequências e um infeliz remake.
1. O Iluminado (1980)
Por incrível que pareça, Stanley Kubrick criou 🗝 um dos melhores filmes de terror psicológico de todos os tempos, mas falhou em casa campeão aposta agradar Stephen King, autor do 🗝 romance original. É claro que alguns fãs do novelista alegam que a obra cinematográfica se afastou muito dos escritos; entretanto, 🗝 é quase automático entender o motivo de ‘O Iluminado’ estar em casa campeão aposta primeiro lugar na nossa lista.
Construindo uma belíssima narrativa 🗝 que juntou em casa campeão aposta um mesmo lugar elementos psicológicos e sobrenaturais, explorando até mesmo os conceitos de esquizofrenia, o longa 🗝 de 1980 tem um legado soberbo e arranca uma das melhores atuações de Jack Nicholson como Jack Torrence, o frustrado 🗝 romancista que viaja com casa campeão aposta família para o Hotel Overlook e se transforma numa máquina psicótica perigosíssima.
Kubrick não alcança sucesso 🗝 apenas por casa campeão aposta competente adaptação, mas também por uma estética milimetricamente pensada e de tirar o fôlego. Não é à 🗝 toa que o filme cause arrepios até hoje – e, quase quarenta anos mais tarde, sirva de inspiração para vários 🗝 diretores e roteiristas.