Nota: Não confundir com Não confundir com Arsenal Fútbol Club (da Argentina).
Arsenal Football Club é um clube de futebol, fundado ♣ e baseado em casa da aposta com Londres, capital da Inglaterra.
O clube disputa a Premier League e é um dos mais bem sucedidos ♣ do futebol de seu país, tendo ganho por 13 vezes o título de campeão do Campeonato Inglês, sendo o terceiro ♣ em casa da aposta com número de conquistas, e por 14 vezes a Copa da Inglaterra (recorde),[3] é o único a ganhar a ♣ Premier League de maneira invicta, sendo também detentor do recorde de maior período de invencibilidade na liga nacional.[4][5] No plano ♣ internacional, conquistou a Recopa Europeia da UEFA e a Taça das Cidades com Feiras, já tendo sido finalista da Liga ♣ dos Campeões da UEFA, a principal competição europeia de clubes.[3]
O Arsenal foi o primeiro clube do sul da Inglaterra a ♣ se juntar a English Football League, em casa da aposta com 1893, chegando a Football League First Division em casa da aposta com 1904.[6] Teve apenas ♣ um rebaixamento em casa da aposta com casa da aposta com história, em casa da aposta com 1913, estando na elite consecutivamente há cem anos, desde a temporada 1919-20, ♣ ou seja, é a equipe entre os chamados seis grandes clubes ingleses com menos rebaixamentos.[7][8] Os Gunners tiveram um de ♣ seus períodos mais vitoriosos na década de 1930 e no período logo após a Segunda Guerra, no qual venceram sete ♣ campeonatos e três copas nacionais.[9] Em casa da aposta com 1971, venceram, pela primeira vez, tanto o Campeonato Inglês quanto a Copa da ♣ Inglaterra, sendo o terceiro time inglês na história a conquistar a chamada dobradinha.[10] Entre o fim da década de 80 ♣ e a metade dos anos 2000, o clube experimentou outra boa fase, vencendo suas primeiras Copas da Liga, outros cinco ♣ campeonatos nacionais, sendo três na era Premier League, cinco copas inglesas e a Recopa Europeia.[11][6]
O clube inglês é um dos ♣ mais reconhecidas do mundo, sendo nomeado pela FIFA como um dos doze maiores clubes de futebol do século XX.[12] A ♣ entidade está entre os chamados Big Six (termo popular utilizado para se referir aos maiores times da história da Inglaterra)[8] ♣ e apresenta um relevante histórico no Campeonato Inglês, sendo, segundo um levantamento feito pela RSSSF em casa da aposta com 2024, o terceiro ♣ clube com mais vitórias na história da primeira divisão, atrás apenas de Manchester United e Liverpool,[13] e sendo também, segundo ♣ uma análise estatística do jornal The Independent, a agremiação com a mais alta posição, em casa da aposta com média, na mesma competição ♣ ao longo do século XX.[14] Além disso, é um dos cinco únicos clubes no mundo que já venceram a Seleção ♣ Brasileira, entre eles, é o único europeu.[15]
O Arsenal mudou de localização ao longo do tempo, tendo sido fundado em casa da aposta com ♣ 1886 no distrito de Woolwich, atual sudeste de Londres, em casa da aposta com 1913 mudou-se para o norte de Londres, para o ♣ Arsenal Stadium, em casa da aposta com Highbury. Em casa da aposta com 2006 foi concluída a construção do Emirates Stadium, que está localizado nas proximidades ♣ de Holloway, o que foi prometido desde 2004, após o clube fechar negócio com a Emirates Airlines, tendo capacidade para ♣ mais de 60.000 expectadores.[16] O clube tem muitos torcedores por todo mundo, possuindo uma série de rivalidades de longa data ♣ com outros clubes, sendo a mais notável delas contra os vizinhos do Tottenham, com quem disputa regularmente o North London ♣ Derby, bastante intensas também contra o Chelsea e o Manchester United. Suas cores têm sido tradicionalmente vermelho e branco, mas ♣ seus uniformes evoluíram ao longo da história. Já o Arsenal Ladies, é um dos clubes mais bem sucedidos do futebol ♣ feminino na Inglaterra.
1886-1920: Da fundação à Primeira Guerra Mundial [ editar | editar código-fonte ]
O Arsenal de 1888.
Em outubro de ♣ 1886, o mecânico e jogador escocês David Danskin e outros quinze colegas de trabalho da Woolwich Arsenal Armament Factory decidiram, ♣ por diversão, criar uma equipa de futebol.[17] O clube a princípio se chamava Dial Square.[17] Fred Beardsley, ex-goleiro do Nottingham ♣ Forrest, estava entre os membros da equipe, ele trouxe um conjunto de uniformes vermelhos de seu antigo clube e, desde ♣ então, os membros do time londrino continuam utilizando essa cor.[18] Apesar de algumas discrepâncias em casa da aposta com registros, oficialmente, a primeira ♣ partida da história dos hoje apelidados Gunners foi realizada contra o Eastern Wanderers no dia 11 de dezembro do ano ♣ de fundação, o clube recém-criado venceu por 6–0, para alegria dos trabalhadores da fábrica de armas.[19][20]
No dia de natal daquele ♣ ano, os fundadores do clube se reuniram e optaram por mudar o nome da equipe para Royal Arsenal, em casa da aposta com ♣ homenagem ao bar em casa da aposta com que se reuniam e ao seu local de trabalho.[17] Durante os cinco anos seguintes, o ♣ Royal Arsenal continuou a viajar pela cidade e pelo país para jogar campeonatos e taças amadoras, sendo os primeiros vencedores ♣ da história da Kent Senior Cup e da London Charity Cup, além de terem vencido a London Senior Cup. Fez ♣ história no ano de 1891, quando se tornou o primeiro clube londrino a se profissionalizar, pouco depois, mudou seu nome ♣ novamente, vindo a chamar-se Woolwich Arsenal, em casa da aposta com referência ao distrito em casa da aposta com que havia sido fundado e continuava localizado ♣ até então.[6][20] Foi pioneiro entre os clubes do sul da Inglaterra ao se tornar o primeiro entre eles a ter ♣ um registro feito na English Football League e a ascender para a segunda divisão inglesa em casa da aposta com 1893, alcançando a ♣ primeira divisão em casa da aposta com 1904.[6]
O isolamento geográfico do bairro levou o clube a atrair pouco público em casa da aposta com comparação com ♣ outros clubes londrinos. Isso quase levou o clube a falir, até que em casa da aposta com 1910 Henry Norris assumiu o controle ♣ do Arsenal. Norris então procurou tirar o clube de Woolwich.
Logo após ser vendido, em casa da aposta com 1913, o clube mudou-se para ♣ o bairro de Highbury e passou a chamar-se apenas Arsenal. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, em casa da aposta com 1919, ♣ continuou a ser disputada a primeira divisão do futebol inglês, onde permanece até hoje.
1920-1938: Os gloriosos Anos 30 e Herbert ♣ Chapman [ editar | editar código-fonte ]
Herbert Chapman chegou ao Arsenal em casa da aposta com 1925 e em casa da aposta com 1930 guiou os ♣ Gunners ao seu primeiro troféu, vencendo o Huddersfield Town na final da FA Cup. Na temporada seguinte, o Arsenal seria ♣ campeão Inglês pela primeira vez.
Entre 1933 e 1935, ganhou o tricampeonato da liga, feito que só havia sido feito por ♣ quatro clubes de ponta. Chapman morreu no meio dos anos de glória do time e acabou se tornando uma lenda ♣ para o Arsenal.
George Allison assumiu o comando até o final da década, ganhando mais uma FA Cup em casa da aposta com 1936 ♣ e outro título em casa da aposta com 1938. Durante este tempo, teve alguns dos melhores jogadores disponíveis na Inglaterra: Alex James, Ted ♣ Drake, David Jack, Eddie Hapgood e George Male, apenas alguns dos nomes que jogaram em casa da aposta com um dos maiores times ♣ da Football League.
Da pós guerra à primeira dobradinha [ editar | editar código-fonte ]
A Segunda Guerra Mundial interrompeu o Arsenal ♣ no trilhar de seu caminho de glórias. Mais tarde, Tom Whittaker tornou-se o técnico e conseguiu mais conquistas. O Arsenal ♣ foi campeão em casa da aposta com 1947-48 e em casa da aposta com 1952-53, além de vencedor da FA Cup em casa da aposta com 1950. Os anos ♣ 60 passaram em casa da aposta com branco, com duas derrotas no final da Copa da Liga em casa da aposta com 1968 e em casa da aposta com ♣ 1969.
Em meados da década, Bertie Mee é nomeado novo técnico e na década seguinte conseguiu um dos marcos mais significativos ♣ na história do Arsenal, conquistando o primeiro troféu Europeu em casa da aposta com 1969/1970, batendo o Anderlecht por 4 a 3 na ♣ soma de resultados dos dois jogos da final.
Na temporada seguinte, os Gunners contavam com jogadores como Charlie George, George Armstrong, ♣ Ray Kennedy e o capitão Frank McLintock e conquistaram a FA Cup vencendo as duas partidas contra o Liverpool, no ♣ White Hart Lane e na prorrogação em casa da aposta com Wembley, onde voltaria por mais três vezes consecutivas, sob o comando de ♣ Terry Neill no final da década, vencendo a segunda delas (3 a 2 contra o Manchester United).
O jogo ficou conhecido ♣ como "A final de Cinco Minutos". Os Gunners também chegaram à final da Recopa em casa da aposta com 1980, com Graham Rix, ♣ Frank Stapleton, Pat Rice, David O'Leary e Liam Brady, porém perderam nos pênaltis para o Valencia.
As honras de George Graham ♣ [ editar | editar código-fonte ]
Em 1986, George Graham, membro do time vencedor de 1971, assumiu o lugar ocupado por ♣ Don Howe. Ele levou o time a conquistar o primeiro troféu da League Cup na temporada de 1986/1987 , vencendo ♣ o Liverpool por 2 a 1. Dois anos mais tarde, venceriam a Liga, com o famoso gol no último minuto ♣ de Michael Thomas, alcançando o título com uma vitória de 2 a 0 em casa da aposta com Anfield Road.
Outro título veio em ♣ casa da aposta com 1990-91, quando o time tinha o famoso quarteto defensivo (Dixon, Bould, Adams, Winterburn) que perdeu apenas um jogo na ♣ liga.
Em 1992-93, o Arsenal tornou-se o primeiro clube a ganhar ambas as Copas Inglesas na mesma temporada (FA Cup e ♣ Carling Cup), vencendo o Sheffield Wednesday nas duas ocasiões. Uma grande conquista na Recopa Europeia, com uma vitória memorável sobre ♣ o Parma na final em casa da aposta com Copenhagen, graças ao chute de Alan Smith.
Os Gunners falharam em casa da aposta com manter o título ♣ na temporada seguinte, perdendo 1995 para o Zaragoza, ao mesmo tempo em casa da aposta com que George Graham saía do clube com ♣ seis troféus em casa da aposta com oito anos (dois títulos da Liga, uma Taça das Taças, uma FA Cup e duas Taças ♣ da Liga).
Foi sucedido por Bruce Rioch, que ficou no cargo por uma temporada.
O Arsenal na Europa [ editar | editar ♣ código-fonte ]
Nas competições europeias, o Arsenal sempre foi uma grande força, apesar de ter conquistado apenas uma Recopa Europeia. Nos ♣ anos 30, quando o time de Chapman marcou época,[21] as competições europeias não existiam.
No final da década de 1950, quando ♣ a UEFA criou as suas competições, o Arsenal estava longe dos títulos. Pouco tempo depois, em casa da aposta com 1956, morrera o ♣ técnico que lhe dera o último troféu, em casa da aposta com 1953, Tom Whittaker.
Em 1970, o Arsenal conquistou o seu primeiro título ♣ europeu: a antiga Taça das Cidades com Feira (atual Copa da UEFA), vencendo na final o Anderlecht, da Bélgica. Depois ♣ de perder por 3-1 em casa da aposta com Bruxelas, o Arsenal sufocou os belgas em casa da aposta com Highbury. Faltando apenas quinze minutos, dois ♣ gols em casa da aposta com dois minutos, marcados por Radford e Sammels, deram o título à equipe inglesa que venceu por 3 ♣ a 0.
Em 1980, o Arsenal chegou à final da Taça dos Clubes Vencedores de Taças, mais conhecida no Brasil como ♣ Recopa Europeia, contra o Valencia, mas perdeu na disputa por pênaltis. Só em casa da aposta com 1994 a competição viria a ser ♣ conquistada pelos Gunners, o segundo e último título europeu, com uma vitória sobre o Parma por 1 a 0, gol ♣ de Alan Smith, com um potente chute na entrada da área que garantiu a consagração europeia da era George Graham.
Em ♣ 2000, o time chegou na final da Taça UEFA, onde entrou após ser desclassificado na 1ª fase da Liga dos ♣ Campeões da UEFA, por Barcelona e Fiorentina, sendo derrotado pelo Galatasaray. Houve empate por 0 a 0 no tempo regular ♣ de jogo, mas na disputa de pênaltis o clube de Istambul venceu por 4 a 1.[22][23]
Em 2006, o Arsenal ficou ♣ muito próximo do título inédito da UEFA Champions League. Depois da expulsão de seu goleiro Jens Lehmann, logo no início ♣ do jogo, o Arsenal ficou completamente desestruturado e a equipe permaneceu com dez jogadores até ao final da partida. Mesmo ♣ assim, o Arsenal saiu em casa da aposta com vantagem por 1 a 0, gol marcado por Sol Campbell após uma falta sofrida ♣ por Emmanuel Eboué e cobrada por Thierry Henry. Mas o time perdeu várias oportunidades claras de gol e acabou sofrendo ♣ o empate, e em casa da aposta com seguida, em casa da aposta com uma jogada de sorte, sofreu a virada pelo time do Barcelona, em ♣ casa da aposta com gol marcado pelo brasileiro Belletti.[24]
Após o vice-campeonato europeu em casa da aposta com 2006, o Arsenal voltou a fazer uma boa campanha ♣ em casa da aposta com 2008-09, caindo nas semifinais para o Manchester United.[25]
Após isso, o clube entrou repentinamente em casa da aposta com um momento de ♣ decadência em casa da aposta com relação a Champions, sofrendo inúmeras eliminações consecutivas, tendo sido até favorito em casa da aposta com algumas oportunidades, como em ♣ casa da aposta com 2014-15 caindo diante do Monaco em casa da aposta com pleno Emirates Stadium por 3x1 nas Oitavas de Final.[26][27]
A pior de todas ♣ as eliminações foi na temporada 2024-17, justamente na última participação do clube na Champions. Os Gunners sofreram um incrível massacre ♣ do Bayern de Munique por 10x2 no placar agregado (5x1 nos dois jogos),[28] novamente nas Oitavas de Final.[29]
Na temporada 2024-19, ♣ alcançou a final da UEFA Europa League fazendo um duelo histórico contra o Chelsea em casa da aposta com Baku. Entretanto, o clássico ♣ teve um sabor amargo para o lado vermelho. Após um começo dominante na partida, o clube foi feito refém pelo ♣ Chelsea que abriu 3x0 em casa da aposta com poucos minutos na segunda etapa. A partida acabou em casa da aposta com 4-1 para os Blues.[30]
O ♣ esquadrão imbatível [ editar | editar código-fonte ]
Nas ruas de Londres, jogadores e torcedores celebram o título de 2003-04.
No início ♣ do novo século, o Arsenal conquistou feitos quase impossíveis. Liderados pelo técnico francês Arsène Wenger, um time até então sem ♣ grandes nomes veio a ganhar duas dobradinhas dentro da Inglaterra. Na temporada 2001-2002, o time conquistou a Premier League e ♣ a FA Cup repetindo o feito da temporada 1997-1998.[31]
O troféu de ouro conquistado por vencer em casa da aposta com 2003-04 sem derrota.
Levando ♣ em casa da aposta com consideração a dificuldade da Premier League, que é considerada por muitos a liga mais difícil do mundo, o ♣ Arsenal veio a ganhar o título sem perder uma partida sequer.
Foi na temporada 2003-04, e os torcedores do Arsenal deliraram ♣ no último jogo da liga, e logo após o apito final, mais de 350 mil torcedores saíram às ruas de ♣ Londres para celebrar o título da equipe que estava fazendo história. Foi uma celebração gigantesca que chamou a atenção da ♣ imprensa mundial.
Tal equipe que consagrou jogadores como Patrick Vieira, Sol Campbell, Gilberto Silva, Fredrik Ljungberg, Robert Pirès, Edu, Dennis Bergkamp ♣ e Thierry Henry.
O time terminou a temporada invicto por 49 jogos, entre a Premier League e as demais competições europeias ♣ e nacionais. Até hoje, nenhum time inglês conseguiu tal feito. O Arsenal só veio a perder para o Manchester United ♣ na temporada seguinte, quebrando a invencibilidade histórica do time.
As duas dobradinhas e mais o título da FA Cup, em casa da aposta com ♣ 2005, consagraram de vez o técnico Arsène Wenger como um dos maiores da atualidade e da historia do clube, e ♣ mostrou também ao mundo um dos maiores ídolos do Arsenal e um dos melhores atacantes que o mundo já viu, ♣ o também francês Thierry Henry.
Seca de títulos e a saída da fila após 9 anos [ editar | editar código-fonte ♣ ]
Após a grande era de Henry e Bergkamp, o Arsenal encarou uma fila de 9 anos sem títulos, que acabou ♣ contra o Hull City, na final da FA Cup de 2013-14.[32] Foi um jogo dramático, onde os gunners saíram perdendo ♣ por 2 a 0 e foram buscar o empate (gols de Santi Cazorla e Laurent Koscielny) e a partida tendo ♣ sido decidida na prorrogação, quando o galês Aaron Ramsey recebeu um passe de calcanhar do francês Olivier Giroud e balançou ♣ as redes do Wembley. O Arsenal venceu por 3 a 2, e pôs um fim ao jejum de alguns anos ♣ sem títulos. Também em casa da aposta com 2014, os Gunners superaram o campeão inglês Manchester City por 3x0 pela Supercopa da Inglaterra.[33]
Na ♣ temporada seguinte, conquista o bicampeonato da FA Cup e depois volta a bater o campeão inglês, que foi o rival ♣ Chelsea nesta ocasião, ficando com o título da Supercopa.[34][35]
Na temporada 2024-17, conquistou outra vez o título da FA Cup, após ♣ bater o favorito Chelsea, que havia novamente conquistado a Premier League. Na Supercopa da Inglaterra, votou a superar o campeão ♣ Chelsea, chegando a seis títulos nas últimas 4 temporadas.[36]
O futebol jovem [ editar | editar código-fonte ]
Busto de Wenger no ♣ Emirates Stadium.
O clube londrino é um dos mais vencedores do futebol inglês, porém o clube adotou desde o início da ♣ gestão Wenger uma filosofia apelidada pela imprensa inglesa de young soccer (em português, futebol jovem), isto é, o clube não ♣ se preocupa em casa da aposta com ocupar casa da aposta com folha de pagamento com grandes astros do futebol que já têm uma carreira solidificada, ♣ como a maioria dos milionários clubes europeus, mas o principal objetivo do Arsenal era de contratar jogadores sem muita experiência ♣ e que demonstrem um talento destacável.
Este fato faz com que o time apresente um futebol de extremo talento, um toque ♣ de bola arrojado e muita agilidade e seu modelo de filosofia tem sido adotado por outros clubes, pois este método ♣ mostra-se eficiente tanto no meio econômico como dentro das quatro linhas. Os maiores expoentes dessa filosofia imposta ao clube por ♣ Arsène Wenger são jogadores como Cesc Fàbregas, Samir Nasri e até mesmo Thierry Henry e Robin van Persie, que chegou ♣ ao clube pouco depois de completar 22 anos de idade.[37]
Além de que, Thierry Henry continuou sendo uma influência constante em ♣ casa da aposta com todas as suas temporadas no Arsenal (1999 - 2007), sendo que nas suas 2 últimas temporadas com a camisa ♣ do clube foi nomeado capitão. Foi considerado pelos torcedores do Arsenal como "King of Arsenal", (em português: "Rei do Arsenal").[38]
Início ♣ de uma nova era [ editar | editar código-fonte ]
Em abril de 2024, o clube londrino anunciou que seu treinador ♣ mais longevo (Arsène Wenger) iria se retirar ao final da temporada, encerrando um ciclo que já durava 22 anos. Para ♣ seu lugar, foi contratado em casa da aposta com maio o treinador espanhol Unai Emery, que antes estava no Paris Saint Germain.[39][40]
Como resultados ♣ da casa da aposta com primeira temporada da era pós-Wenger, o Arsenal somou duas eliminações dentro de casa nas copas nacionais diante dos ♣ rivais Tottenham (Copa da Liga) e Manchester United (FA Cup). Na Premier League, os Gunners lutaram até o fim por ♣ umas das quatro vagas para a Liga dos Campeões, mas acabaram apenas em casa da aposta com 5° lugar. Conseguiu avançar até a ♣ finalíssima da UEFA Europa League, mas acabou goleado pelo Chelsea na decisão (4-1).[41][42][43]
Após um começo irregular na temporada 2024-20, Unai ♣ Emery deixou o cargo e para o seu lugar o clube anunciou o seu ex-jogador Mikel Arteta.[44][45]
Como resultado do trabalho ♣ de Arteta, o Arsenal melhorou o seu desempenho na temporada e sagrou-se campeão da FA Cup pela 14° vez em ♣ casa da aposta com casa da aposta com história, com uma vitória sobre o Chelsea por 2-1 em casa da aposta com Wembley.[46][47]
Os Gunners encerraram a temporada em casa da aposta com ♣ 8° lugar da Premier League com 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas.
Seu título mais recente veio em casa da aposta com 2024, ♣ quando vence por 5-4 nos pênaltis o Liverpool, para garantir seu 16º título da Community Shield.[48][49]
A
oficial dos capitães Gilberto ♣ Silva e Ledley King antes de um clássico contra os Spurs em casa da aposta com 2007.
Vizinhos e rivais, é a grande rivalidade ♣ da cidade de Londres. A rivalidade começou quando o Arsenal se mudou do leste para o norte da cidade, passando ♣ a jogar no estádio de Highbury, próximo ao estádio do Tottenham Hotspur. O primeiro confronto entre as equipes aconteceu em ♣ casa da aposta com 1887.[carece de fontes]
A rivalidade se intensificou ainda mais nas primeiras décadas do século seguinte, mais precisamente em casa da aposta com 1919, ♣ logo após a Primeira Guerra Mundial, quando o Arsenal foi convidado para uma vaga na primeira divisão, ocupando exatamente a ♣ vaga que seria do Tottenham.
No dia 26 de fevereiro de 2012, o Arsenal goleou o Tottenham por 5 a 2, ♣ após sair perdendo por 2 a 0.[50]
Arsenal vs. Chelsea em casa da aposta com maio de 2009.
Outro rival local, mas esta foi ampliada ♣ mais recentemente, na década de 2000, principalmente a partir do momento em casa da aposta com que o Chelsea se tornou um dos ♣ times do chamado Big Four inglês, após a chegada do milionário Roman Abramovich.
Está diretamente ligada também à disputa de títulos ♣ e jogadores, como Ashley Cole, que saiu do Arsenal rumo ao Chelsea, o que causou uma grande polêmica na Inglaterra. ♣ Cole, que até então era ídolo nos Gunners, assinou contrato com os Blues em casa da aposta com circunstâncias ásperas, e desde então ♣ passou a ser marcado como um dos jogadores mais odiados do Arsenal.
Os comentários de José Mourinho, por muitos anos treinador ♣ do Chelsea, que constantemente atacava Arsène Wenger em casa da aposta com coletivas de imprensa e entrevistas em casa da aposta com geral, também promoveram tal ♣ rivalidade.
No dia 29 de outubro de 2011, o Arsenal aplicou um histórico 5 a 3 sobre o Chelsea em casa da aposta com ♣ pleno Stamford Bridge. Nesta partida, o holandês Robin van Persie teve grande atuação e marcou três gols.[51] Já no dia ♣ 22 de março de 2014, o Arsenal sofreu uma goleada histórica no Stamford Bridge, pois o Chelsea venceu por incontestáveis ♣ 6 a 0, aplicando assim casa da aposta com maior vitória no clássico.[52] Em casa da aposta com 2024, fizeram a final da UEFA Europa League, ♣ vencida pelo Chelsea pelo placar de 4 a 1. Na temporada seguinte, Arsenal e Chelsea disputaram outra final de FA ♣ Cup, que terminou com uma vitória por 2–1 do Arsenal com dois gols de Aubameyang, garantindo seu 14º título.
Robin van ♣ Persie se preparando para bater pênalti em casa da aposta com april de 2013.
O Manchester United é um rival de muitas décadas, devido ♣ ao fato de ambos os clubes serem reconhecidos por suas vitoriosas e tradicionais histórias no futebol inglês. No período entre ♣ 1996 e 2004, a Premier League foi vencida pelo Arsenal ou pelo Manchester United, e a partir daí as equipes ♣ desenvolveram uma rivalidade ainda maior nesta competição e em casa da aposta com outros campeonatos.
Contra os Red Devils, há vários confrontos marcados pela ♣ violência em casa da aposta com campo, com dezenas de expulsões ao longo das partidas. Um ponto-chave desta rivalidade foi durante a temporada ♣ 2003-04 da Premier League. Nesta temporada, o Arsenal foi campeão com um espetacular recorde de invencibilidade, sem perder nenhum jogo ♣ durante todo o campeonato e, durante um dos jogos com o Manchester United, um empate em casa da aposta com 0 a 0 ♣ no Old Trafford, num jogo chamado de "A Batalha de Old Trafford", o então capitão do Arsenal, Patrick Vieira, foi ♣ expulso aos 80 minutos, fato que culminou num grande tumulto, e resultou em casa da aposta com quatro cartões amarelos para cada lado.
No ♣ dia 27 de agosto de 2011 sofre a maior goleada imposta no clássico entre os times. Jogando em casa da aposta com Old ♣ Trafford o Arsenal perde para o Manchester United por 8 a 2.[53][54]
O Arsenal Stadium (Highbury), casa do Arsenal entre 1913 ♣ e 2006.
O Arsenal Stadium, também chamado de Highbury devido ao bairro no qual se situa, foi o primeiro estádio do ♣ Arsenal. Localizado no norte da cidade de Londres, na Inglaterra, foi inaugurado em casa da aposta com 6 de setembro de 1913 e ♣ possuía capacidade para 38.419 espectadores.
O Arsenal deixou o Highbury em casa da aposta com 2006 e transferiu-se para o Emirates. O estádio foi ♣ demolido e transformado em casa da aposta com um conjunto de apartamentos, chamado de Highbury Square.[55]
Em homenagem ao antigo estádio, durante a temporada ♣ 2005-06, última temporada jogando no Highbury, o Arsenal usou como uniforme principal a cor de vinho, escolhida por ter sido ♣ a usada no ano de inauguração do estádio, em casa da aposta com 1913.
O Emirates Stadium, estádio do Arsenal desde 2006.
O Emirates Stadium ♣ é o novo estádio do Arsenal, e começou a ser utilizado na temporada 2006-07. Fica localizado em casa da aposta com Holloway, no ♣ bairro londrino de Islington, no norte da cidade.[56]
O estádio foi inaugurado em casa da aposta com 22 de julho de 2006 e tem ♣ uma capacidade de 60.432 espectadores sentados, tornando-se o quarto maior estádio de futebol no Reino Unido, e o segundo maior ♣ estádio da Premier League, atrás apenas do Old Trafford. É também o terceiro maior estádio de Londres, depois de Wembley ♣ e Twickenham, que sedia partidas de rugby.[57]
A primeira partida oficial do estádio ocorreu em casa da aposta com 19 de agosto de 2006, ♣ no empate em casa da aposta com 1 a 1 com o Aston Villa pela Premier League 2006-07. primeiro gol foi marcado pelo ♣ zagueiro sueco Olof Mellberg.[58]
Legenda
Campeão invicto
* Indica que o título foi compartilhado
Campanhas de destaque [ editar | editar código-fonte ]
Escudo e ♣ cores [ editar | editar código-fonte ]
Revelado em casa da aposta com 1888, o primeiro brasão do Royal Arsenal FC apresentava três canhões ♣ vistos de cima, apontando para o norte, semelhante ao brasão do Metropolitan Borough of Woolwich (atualmente transferido para o brasão ♣ do Royal Borough of Greenwich). Às vezes, podem ser confundidos com chaminés, mas a presença de uma cabeça de leão ♣ esculpida e uma cascata em casa da aposta com cada uma são indicadores claros de que são canhões. Isso foi abandonado após a ♣ mudança para Highbury em casa da aposta com 1913, apenas para ser reintegrado em casa da aposta com 1922, quando o clube adotou um brasão com ♣ um único canhão, apontando para o leste, com o apelido do clube, The Gunners, inscrito ao lado; este escudo só ♣ durou até 1925, quando o canhão foi invertido para apontar para o oeste e seu cano emagrecido.
Em 1949, o clube ♣ revelou um brasão modernizado com o mesmo estilo de canhão abaixo do nome do clube, em casa da aposta com letras pretas e ♣ acima do brasão do Metropolitan Borough of Islington e um pergaminho inscrito com o lema latino recém-adotado do clube, Victoria ♣ Concordia Crescit - "A vitória vem da harmonia" - cunhado pelo editor do programa do clube, Harry Homer. Pela primeira ♣ vez, o brasão foi reproduzido em casa da aposta com cores, que variaram ligeiramente ao longo da vida útil do brasão, tornando-se finalmente ♣ vermelho, dourado e verde. Por causa das numerosas revisões do brasão, o Arsenal foi incapaz de protegê-lo dos direitos autorais. ♣ Embora o clube tenha conseguido registrar o brasão como marca registrada e lutado (e eventualmente vencido) uma longa batalha legal ♣ com um comerciante de rua local que vendia mercadorias "não oficiais" do Arsenal, o Arsenal acabou buscando uma proteção legal ♣ mais abrangente. Portanto, em casa da aposta com 2002, eles introduziram um novo emblema com linhas curvas mais modernas e um estilo simplificado, ♣ que era protegido por direitos autorais. O canhão mais uma vez está voltado para o leste e o nome do ♣ clube está escrito em casa da aposta com uma fonte sem serifa acima do canhão. Verde foi substituído por azul escuro. O novo ♣ brasão foi criticado por alguns apoiadores; a Associação de Torcedores Independentes do Arsenal afirmou que o clube havia ignorado grande ♣ parte da história e tradição do Arsenal com um design tão moderno e radical, e que os torcedores não foram ♣ devidamente consultados sobre o assunto. Até a década de 1960, um distintivo era usado na camisa do jogador apenas para ♣ partidas de alto nível, como as finais da FA Cup, geralmente na forma de um monograma das iniciais do clube ♣ em casa da aposta com vermelho sobre fundo branco.
O tema do monograma foi desenvolvido em casa da aposta com um distintivo de estilo Art Déco no ♣ qual as letras A e C emolduravam uma bola de futebol em casa da aposta com vez da letra F, o conjunto todo ♣ dentro de uma borda hexagonal. Este primeiro exemplo de um logotipo corporativo, introduzido como parte da reformulação da marca do ♣ clube por Herbert Chapman na década de 1930, foi usado não apenas nas camisas da Final da Copa, mas como ♣ um elemento de design em casa da aposta com todo o Highbury Stadium, inclusive acima da entrada principal e embutido nos pisos. A ♣ partir de 1967, o canhão branco passou a ser usado regularmente nas camisas, até ser substituído pelo escudo do clube, ♣ às vezes com o acréscimo do apelido de "The Gunners", na década de 1990.
Na temporada 2011-12, o Arsenal comemorou seu ♣ 125º aniversário. As comemorações incluíram uma versão modificada do brasão atual usado em casa da aposta com suas camisetas para a temporada. Ele ♣ era todo branco, rodeada por 15 folhas de carvalho à direita e 15 folhas de louro à esquerda. As folhas ♣ de carvalho representam os 15 membros fundadores do clube que se conheceram no pub Royal Oak. As 15 folhas de ♣ louro representam o detalhe do design nas peças de seis pence pagas pelos fundadores para estabelecer o clube. As folhas ♣ de louro também representam força. Para completar o brasão, as datas 1886 e 2011 são mostrados em casa da aposta com ambos os ♣ lados do lema "Avançar" na parte inferior do emblema.
Primeiro escudo do Arsenal de 1888.
O emblema do "monograma" usado na final ♣ da FA Cup de 1930.
O emblema em casa da aposta com estilo "Art Déco".
O canhão apareceu na camisa dos anos 1960 até o ♣ final dos anos 1980.
Uma versão do brasão do Arsenal usada de 1949 a 2002.
Material esportivo e patrocinadores [ editar | ♣ editar código-fonte ]
Forneceram uniformes e material esportivo ao clube a Bukta (anos 1930 até anos 1970), Umbro (anos 1970 a ♣ 1986), Adidas (1986–1994), Nike (1994–2014), Puma (2014-2024) e Adidas novamente (2024-).[61][62]
A partir de 1982 o clube passou a apresentar patrocínio ♣ em casa da aposta com suas camisas: JVC (1982–1999), Sega (1999–2002), O2 (2002–2006) e Emirates Airlines (desde 2006).[63]
Abaixo está a lista de treinadores ♣ do Arsenal desde 1894.[64]
Última atualização: 8 de setembro de 2024.
As 10 contratações mais caras da história do Arsenal [ editar ♣ | editar código-fonte ]
Fonte: Transfermarkt, atualizado em casa da aposta com 13/08/2024.[76]