Nota: Se procura o filme de 1982, veja Se procura o filme de 1982, veja A Caminho das Índias
Caminho das ♠ Índias é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo no horário das 20 horas de 19 de janeiro ♠ a 12 de setembro de 2009 em 203 capítulos.
[1] Substituiu A Favorita e foi substituída por Viver a Vida, sendo ♠ a 72ª "novela das oito" exibida pela emissora.
Escrita por Glória Perez, teve direção de Fred Mayrink, Leonardo Nogueira, Luciano Sabino, ♠ Roberto Carminatti e Marcelo Travesso, com núcleo e direção geral de Marcos Schechtman.
A autora contou com a colaboração de Carlos ♠ Lombardi, Elizabeth Jhin e Leila Míccolis, durante dois meses que passou por um tratamento médico.[2][3][4]
Contou com as participações de Juliana ♠ Paes, Rodrigo Lombardi, Márcio Garcia, Tony Ramos, Lima Duarte, Letícia Sabatella, Alexandre Borges e Isis Valverde.[1]
No dia 23 de novembro ♠ de 2009, a trama ganhou o Emmy Internacional 2009 na categoria de melhor telenovela.
[5][6] É uma das tramas mais vendidas ♠ da Globo junto com Avenida Brasil, O Clone e Da Cor do Pecado (que chegaram a mais de 130 países).
A ♠ indiana Maya é uma bela jovem, pertencente a uma tradicional família de comerciantes.
Ela já chegou à idade de se casar ♠ e seus pais, Manu e Kochi, procuram um bom marido para ela, seguindo as tradições.
No entanto, a moça conhece o ♠ dálite Bahuan e por ele se apaixona.
Isso desagrada seus pais, que haviam escolhido o pretendente Raj Ananda, em comum acordo ♠ entre as as famílias de ambos.
Bahuan precisa partir para o Brasil, deixando Maya, e ela acaba por se casar com ♠ Raj, mesmo grávida de Bahuan.[1]
Originalmente a emissora queria que a novela se chamasse Viagem para as Índias, porém Gloria Perez ♠ não gostou e sugeriu Caminho das Índias.
[9] A autora propôs tratar na história os aspectos da cultura indiana, incluindo o ♠ sistema de castas, o qual permite casamento arranjado entre famílias de uma mesma classe social, desde a longa preparação até ♠ a cerimônia e as relações familiares.
[10] A novela seguiu o enredo de O Clone e América ao apostar na mistura ♠ entre núcleos no Rio de Janeiro e em um outro país, explorando a cultura internacional.
[11] Como preparação, a equipe de ♠ criação passou por workshops para se familiarizar com a cultura indiana, enquanto atrizes como Cleo, Juliana Paes e Karina Ferrari ♠ tiveram aulas de bhangra, dança típica do país.[12]
Em setembro de 2008, uma equipe de cinquenta profissionais embarcou para a Índia, ♠ onde passaram cerca de 45 dias para gravar as cenas iniciais e fixas da novela.
[13] A novela também teve cenas ♠ gravadas em Dubai, nos Emirados Árabes.[14]
Escolha do elenco [ editar | editar código-fonte ]
Reprodução do Rio Ganges na cidade cenográfica ♠ da novela.
Priscila Fantin foi convidada para interpretar Maya, porém a atriz recusou o convite por estar passando por uma fase ♠ de depressão.
[15] Juliana Paes convidada na sequência e para isso precisou deixar o elenco de A Favorita, a antecessora de ♠ Caminho das Índias, tendo casa dando bonus de cadastro personagem assassinada na trama anterior.
[16] Cláudia Jimenez foi convidada para interpretar Walkíria, porém a atriz ♠ recusou por considerar o papel muito pequeno, passando o papel para Rosane Gofman.
[17] Márcio Garcia deixou a RecordTV, onde apresentava ♠ o programa O Melhor do Brasil, sob a promessa de comandar um programa nos mesmos moldes na TV Globo, o ♠ qual nunca saiu do planejamento; a emissora escalou-o para Caminho das Índias para reforçar casa dando bonus de cadastro imagem como contratado da casa.[18]
Após ♠ a rejeição do público ao casal Raj e Duda, Murilo Rosa foi escalado para interpretar o novo par romântico da ♠ esteticista, entrando na novela em 25 de maio.
[19] Thaila Ayala também entrou na trama em 9 de junho para interpretar ♠ o par romântico de Bahuan.
[20] Outro reforço foi Maitê Proença, que entrou na reta final para interpretar uma mulher que ♠ sofre um golpe de Yvone (Letícia Sabatella), com suas cenas indo ao ar a partir de 25 de junho.[21][22]
Alterações no ♠ enredo e problemáticas [ editar | editar código-fonte ]
"[O Bahuan] Foi um erro.
Desde o início, o personagem não estava bem ♠ definido.
Se alguém não joga bem ou não dá certo, tem que ir para o banco e deixar outro entrar.
Até eu ♠ estava torcendo pelo Raj.
" [ 23 ] Márcio Garcia sobre Bahuan ter perdido o posto de protagonista.
Originalmente a trama seria ♠ focada no romance de Maya e Bahuan, interpretados por Juliana Paes e Márcio Garcia – ela uma moça de alta ♠ casta e ele um "dalit", ou seja, nascido à margem da sociedade e considerado impuro segundo a religião.
[24] No decorrer ♠ da história, Maya seria obrigada a se casar com Raj, interpretado por Rodrigo Lombardi, pelo casamento arranjado entre as famílias, ♠ porém ele também não seria feliz, uma vez que era apaixonado pela brasileira Duda, papel de Tânia Khallil.
[25] Em março, ♠ porém, uma pesquisa de opinião revelou que o casal principal não havia agradado o público e que o personagem de ♠ Márcio Garcia sofria altos índices de rejeição, tido como apático e de atuação duvidosa.[26]
Em contraponto, foi constatado que o personagem ♠ de Rodrigo Lombardi era o mais popular entre o público e a crítica especializada, fazendo com que a autora mudasse ♠ toda história central para tornar Raj e Maya os protagonistas, enquanto Bahuan acabou desaparecendo sucessivamente da história.
[27] Márcio chegou a ♠ ficar dias sem gravar a novela e pediu para a autora que o personagem tivesse alguma história desenvolvida, porém o ♠ ator acabou ficando dois meses sem função na trama até que, em junho, Thaila Ayala entrou para interpretar seu par ♠ romântico.
[28] No ano seguinte à exibição da novela, Márcio revelou em entrevista que Bahuan foi um erro em casa dando bonus de cadastro carreira ♠ e que ele mesmo não gostava do personagem, seguindo na trama apenas pelo contrato.
[23] Para que a personagem de Tânia ♠ também não ficasse estagnada, Murilo Rosa entrou em 25 de maio para interpretar seu novo namorado.[19]
Milena Toscano interpretava inicialmente a ♠ namorada do esquizofrênico Tarso, personagem de Bruno Gagliasso, e se tornaria a antagonista da história quando ele se envolvesse com ♠ Tônia, papel de Marjorie Estiano, porém a autora percebeu que a personagem não iria render e cortou-a logo no primeiro ♠ mês, dando prioridade à trama do rapaz em conflito com a mãe que não aceitava casa dando bonus de cadastro doença.
Letícia Sabatella teve uma ♠ arritmia cardíaca durante as primeiras gravações em 19 de dezembro de 2008 e foi internada durante alguns dias, voltando às ♠ gravações no início de 2009, porém sem atrapalhar a sequência de cenas, uma vez que a novela ainda não tinha ♠ ido ao ar.
[29] Cleo teve uma infecção pulmonar em 11 de janeiro de 2009 e também teve que ser internada ♠ durante duas semanas.
[30] Em abril de 2009, Mara Manzan afastou-se das gravações devido a um tratamento de quimioterapia, sendo que ♠ foi explicado que casa dando bonus de cadastro personagem fez uma viagem para a Índia visitar parentes.
[31] Thais Garayp entrou na trama interpretando a ♠ prima de Ashima, que passa a cuidar da pastelaria durante casa dando bonus de cadastro viagem.
[31] Mara voltou às gravações em 28 de abril ♠ e continuou até o fim da novela, porém em uma escala de trabalho reduzida devido ao tratamento, sendo que Thais ♠ também continuou.
[31] Esta foi a última novela da atriz, que morreu em 13 de novembro de 2009, dois meses após ♠ o fim da trama.[32]
Em abril de 2009, Gloria Perez se afastou da novela durante um período para a retirada de ♠ um linfoma na tireoide, tendo que passar a autoria temporariamente para Carlos Lombardi, Elizabeth Jhin e Leila Míccolis durante dois ♠ meses.
Eva Todor também teve problemas de saúde em setembro, porém casa dando bonus de cadastro a atriz já havia gravado as cenas finais de ♠ casa dando bonus de cadastro personagem.[33]
A novela popularizou expressões como Are Baba ("Puxa vida!"), Atchá (expressão de satisfação), Baguan Keliê ("Meu Deus!"), Firanghi (palavra ♠ pejorativa para estrangeiro, que não segue os costumes do país), Mamadi (mãe), Baldi (pai), Namastê ("o Deus que habita em ♠ mim saúda o Deus que habita em você")[34] A novela ganhou uma paródia no humorístico Casseta & Planeta, Urgente! chamada ♠ Com a Minha nas Índias.
[35] Gloria Perez prestou uma homenagem ao autor Gilberto Braga no capítulo em que Yvone (Letícia ♠ Sabatella) leva uma surra de Melissa (Christiane Torloni) na sala de massagem, uma cena que ficou muito parecida com a ♠ da novela Celebridade em que Maria Clara (Malu Mader) ela dá uma surra em Laura (Cláudia Abreu) no banheiro.
As cenas ♠ começaram a exibidas no capítulo do dia 6 de agosto de 2009.[36]
Em casa dando bonus de cadastro exibição original[37] o primeiro capítulo de Caminho ♠ das Índias marcou média de 37 pontos[38] com 39 pontos no consolidado com picos de 41 pontos e share de ♠ 61%.
[39] O capítulo mostrou a adoção de Bahuan por Shankar, o encontro de Bahuan e Maya, a primeira briga de ♠ Raul e Ramiro Cadore, a volta de Raj Ananda para a Índia e o anúncio de Opash Ananda de que ♠ ele irá se casar em breve com Maya.
[40] A audiência do primeiro capítulo foi maior do que a antecessora, A ♠ Favorita, que marcou apenas 35 pontos.
Porém, foi a segunda pior média de primeiro capítulo da emissora no horário nobre, pois ♠ Duas Caras marcou 40 pontos.
[41][42] A menor audiência deu-se no sábado, dia 31 de janeiro.
Neste dia todas as novelas da ♠ emissora sofreram uma queda significativa na audiência.
Enquanto Caminho das Índias fechava com 28 pontos, a novela das seis, Negócio da ♠ China, marcava apenas 14 pontos e Três Irmãs, a novela das sete, marcava 16 pontos.
No sábado, as audiências costumam cair.[43]
Bateu ♠ recorde de audiência no dia 24 de agosto, quando alcançou 50 pontos de média.
Nesse dia foram exibidas as sequências das ♠ cenas de um casamento infantil.
[44] No penúltimo capítulo, a novela teve média de 55 pontos com picos de 59 e ♠ 78% de participação .
[45] O último capítulo também alcançou média de 55 pontos.
[46] Enquanto em São Paulo, a estreia marcou ♠ 39 pontos, sendo razoável para o horário, em Florianópolis, marcou média de 53,96 pontos, conquistando uma excelente audiência e, ainda ♠ com 79,75% de share, ou seja, de participação.
Segundo dados do Ibope, 91,98% dos telespectores pertenciam às classes A, B e ♠ C e 72,63% era de pessoas acima dos 25 anos.
[47] A novela registrou uma média de 38,8 pontos na Grande ♠ São Paulo[48] e 63% de share.[49]Reprise
A reestreia da telenovela conquistou 13 pontos de audiência na Grande São Paulo, o que ♠ equivale a 2 milhões e 574 mil telespectadores ou 871 mil domicílios.
[50] O último capítulo teve média de 18 pontos[51] ♠ A reprise teve média de 14.
2 pontos, inferior à casa dando bonus de cadastro antecessora O Rei do Gado.[52]
Emmy Internacional[53][54]
Melhor Novela - Caminho das ♠ índias
Premio Tudo De Bom - Jornal O Dia (2009)[55]
Melhor Ator - Bruno Gagliasso
Musa - Letícia Sabatella
Prêmio Arte Qualidade Brasil (2009)[56]
Melhor ♠ Novela - Caminho das índias
Melhor Atriz - Juliana Paes
Melhor Ator - Rodrigo Lombardi
Melhor Atriz coadjuvante - Dira Paes
Melhor Ator coadjuvante ♠ - Bruno Gagliasso
Melhor atriz revelação - Priscila Marinho
Melhor autor - Glória Perez
Melhor Diretor - Marcos Schechtman
Prêmio Extra de Televisão (2009)[57]
Melhor ♠ Novela - Caminho das índias
Melhor Atriz - Letícia Sabatella
Melhor Ator - Rodrigo Lombardi
Melhor Atriz Coadjuvante - Dira Paes
Melhor Ator Coadjuvante ♠ - Bruno GagliassoMelhor FigurinoMelhor Maquiagem
Melhor Autora - Glória Perez
Melhores Do Ano - Domingão do Faustão (2010)[58][59]
Melhor Ator Coadjuvante - Bruno ♠ Gagliasso
Melhor Atriz Coadjuvante - Dira Paes
Troféu Imprensa (2010)[60][61]
Melhor Novela - Caminho das índias
Melhor Ator - Tony Ramos
12º Prêmio Contigo[62][63]
Melhor Novela ♠ - Caminho das Índias
Autor - Glória Perez
Melhor Ator Coadjuvante - Bruno Gagliasso
Melhor Atriz Coadjuvante - Dira Paes
Melhor Ator Infantil - ♠ Cadu Paschoal
No site do Diretório de Comercialização da TV Globo, consta o horário da primeira semana da trama, onde a ♠ novela começa às 21h05min e tem término às 22h10min, diferentemente de casa dando bonus de cadastro antecessora A Favorita, que começava às 21h15min e ♠ terminava às 22h35min.
Somente na quarta-feira, a trama começa às 20h50min e tem término as 21h45min devido a transmissão do Futebol ♠ 2009.
Na primeira semana, logo após Caminho das Índias, houve a exibição do Big Brother Brasil 9 e em seguida, filmes ♠ da Tela Quente às segundas, Festival de Sucessos às terças, quintas e sextas, o Campeonato Brasileiro de Futebol às quartas-feiras ♠ e o Zorra Total aos sábados.[64]
Foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo de 27 de julho de 2015 ♠ a 1° de abril de 2016, em 180 capítulos, substituindo O Rei do Gado e sendo substituída por Anjo Mau.
[65][66] ♠ Foi a primeira telenovela exibida no Vale a Pena Ver de Novo em alta definição (HDTV).[67]
Foi reapresentada na íntegra no ♠ Viva de 18 de julho de 2022 a 10 de março de 2023, substituindo Páginas da Vida e sendo substituída ♠ por Senhora do Destino, na faixa das 22h50, com reprise às 13h30 e maratona aos domingos a partir das 18h.
Assim ♠ como a casa dando bonus de cadastro reprise no Vale a Pena Ver de Novo, é a primeira telenovela a ser exibida em alta ♠ definição (HDTV) no canal.[68]
Foi disponibilizada na plataforma de streaming Globoplay em 18 de abril de 2022, através do projeto Originalidade, ♠ que resgata e atualiza na íntegra as produções já presentes na plataforma.[69]
A canção utilizada na abertura da novela, "Beedi", é ♠ do cantor e compositor indiano Sukhwinder Singh.
A abertura, feita por Hans Donner, mostra várias estátuas indianas com o Taj Mahal ♠ ao fundo; também mostra algumas pessoas meditando, símbolos como anéis, medalhões, castelos, deuses hindus como Ganesha e Brama, o criador ♠ do universo na religião, e várias danças.
No fim, uma porta se abre para o logotipo da novela.
Uma curiosidade é que ♠ toda a parte da música que é retratada na abertura, é da cantora que faz dupla com Sukhwinder Singh, Sapna ♠ Awasthi, sendo que em nenhuma parte da abertura a voz de Sukhwinder aparece.[70][71]
Em apenas três meses de lançamento, "Caminho das ♠ Índias" já havia sido vendida para 90 países.
Depois de conquistar 100% da América Latina, a novela chegou a outros continentes ♠ como Europa, África e Ásia.
Países estratégicos para a TV Globo Internacional como Estados Unidos e Rússia também adquiriram os direitos ♠ de transmissão da história de Glória Perez que foi vencedora do Emmy Internacional 2009 na categoria melhor telenovela.
[72] Além disso, ♠ será feita uma regravação da novela no México.
Com título diferente do original, a refilmagem deverá se chamar "Índia" e será ♠ exibida pela emissora TV Azteca, a segunda maior emissora de televisão do país.
Capa: Juliana PaesCapa: Ganesha
Sukhwinder Singh / Sunidhi Chauhan ♠ - "Beedi" Alisha Chinai, Shankar Mahadevan & Javed Ali - "Kajra Re" Sonu Nigam / Javed Ali - "Nagada Nagada" ♠ Sunidhi Chauhan - "Sajna Ve Sajna" Kavita Krishnamurti - "Main Vari Vari" Sunidhi Chauhan - "Mast Kalandar" Abhijeet / Udit ♠ Narayan - "Chori Chori Gori Se" Sonu Nigam / Shreya Ghoshal - "Salaam-E-Ishq" Alka Yagnik - "Salaam" Mohamed Aslam - ♠ "Azeem o Shaan Shahensh" Alexandre de Faria - "Bangra Jaya"
Capa: Logotipo da novela
"As portas do Taj Mahal" "Tema de Maya ♠ e Bahuan" "Quase um Intocável" "Caminho das Índias" "Nos passos de Shankar" "Meu Salaam" "Meditação e Karma" "Re Tchori" "Habanera ♠ para Tarso" "Maxixe Chorado" "Uma Canção sem Palavras" "Tango da Ausência" "Berceuse pour un Nuit" "Toda Levada"
Capa: Juliana Paes, Marcio ♠ Garcia e Rodrigo LombardiCapa: Juliana Alves