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A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 💱 de prognosticar resultados de partidas de futebol.

Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a 💱 Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971.

Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de 💱 novembro de 1972.

A Loteca foi regulamentada no Brasil em 25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, 💱 quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem 💱 mil bilhetes distribuídos.

[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.

[3] As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas.

[3] 💱 Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]

Naquela época, era 💱 necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.

Durante a fase experimental, era possível até 💱 marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze 💱 pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.

Oito apostadores foram premiados com doze 💱 pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.

[4] Outras rodadas experimentais foram 💱 realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]

Oficialmente, 💱 os bolões começaram em 7 de junho, que foi também a primeira vez em que foram acertados treze pontos.

[6] O 💱 futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado casa dando bonus sem deposito terceira Copa do Mundo, o 💱 que gerou muitas filas nas casas de apostas.

[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo 💱 com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]

O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual 💱 da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.

[2] Ao 💱 final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, 💱 de acordo com a revista Placar.

[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o 💱 mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum 💱 com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]

A 💱 escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.

[10] Essa escolha seguia alguns critérios:

Clássicos, 💱 desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;

Dois times "médios" com campanhas parecidas;

Times grandes jogando fora 💱 de casa contra times pequenos;

Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]

O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no 💱 teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.

[11] Em um teste que terminou com oito empates 💱 ele foi o único a errar apenas um jogo.

Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro 💱 depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times 💱 participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco 💱 para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]

No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou 💱 sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.

[3] Para o teste seguinte, 💱 as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 💱 175 ganhadores.[3]

Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais 💱 otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 💱 embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]

O sucesso teve efeitos colaterais, 💱 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, 💱 que obstruíam as portas de outras lojas, no período em que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.

[13] As 💱 soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar 💱 a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já 💱 era feito na Loteria Federal.[13]

A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em 1972.

[3] O sucesso fez com que 💱 a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que 💱 faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]

Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e 💱 Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado 💱 da Guanabara.

Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians 💱 tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer 💱 pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.

Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]

Em seus 💱 quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.

[14] A partir 💱 de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.

Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira 💱 de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado 💱 à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em concursos de prognósticos".[15]

Foi em 1978 que surgiu um dos 💱 personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.

Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro 💱 Braga e Mara Lisi.

[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só 💱 tinha sido alcançado após um ano de vendas.

[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o 💱 cartão pela metade.[3]

Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]

Em 1979, Milton Coelho da Graça, então 💱 diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a 💱 Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavam em um teste.

[17] A pedido de Milton, Juca foi 💱 a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]

Nesse mesmo 💱 ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.

Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, 💱 todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas 💱 ninguém se pronunciava.

[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.

Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava 💱 jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca.

"Corinthians × Juventus, triplo.

Flamengo × Olaria, triplo.

Vasco × Botafogo, Vasco.

Atlético-PR × 💱 Coritiba, Coritiba.

Inter × Livramento, triplo.Não é possível.

Eles cravam triplo em jogo fácil e seco para jogo difícil.

Tem alguma coisa estranha 💱 nisso."[20]

Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.

Juca deu a ele 💱 prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem 💱 sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.

"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu 💱 o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.

[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.

O 💱 gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a 💱 abalar a loteria.[5]

A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.

A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a 💱 decadência da loteria.

[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era 💱 obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.

Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, 💱 desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.

[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".

[5] Na época da mudança a 💱 arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava na casa dando bonus sem deposito melhor fase.

[5] A média de apostas semanais entre 💱 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]

A 💱 fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de 💱 nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.

[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar 💱 prejuízo.

[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.

A fase anterior teve 976 testes.

[5] No novo 💱 formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.

Cada 💱 um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.

[5] Mas a maior mudança foi a instituição 💱 de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]

Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.

A 💱 aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.

296 reais (três triplos e 💱 cinco duplos).

As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em 2 391 485.

A Loteca 💱 está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.

Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.

No teste 256, de março de 💱 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 💱 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.

[23] 💱 Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B 💱 e C do Campeonato Brasileiro.

Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]

Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto 💱 é:[24]

14 placares: 1 chance em 2.391.485

13 placares: 1 chance em 85.410

A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de 💱 loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.

Tal jogo inspirou a 💱 produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971.

Um bilhete da Loteria Esportiva, 💱 da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.

A Loteca foi regulamentada no Brasil em 25 💱 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara 💱 com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.

[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.

[3] 💱 As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas.

[3] Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras 💱 cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]

Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa 💱 para ganhar o prêmio.

Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas 💱 em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 💱 para fazer os treze pontos.

Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo 💱 cerca de dez mil cruzeiros novos.

[4] Outras rodadas experimentais foram realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 💱 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]

Oficialmente, os bolões começaram em 7 de junho, que foi também 💱 a primeira vez em que foram acertados treze pontos.

[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a 💱 seleção brasileira ter faturado casa dando bonus sem deposito terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.

[7] O jogo 💱 mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]

O apostador preenchia um 💱 cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, 💱 um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.

[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da 💱 Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.

[2] O computador seguia lendo 💱 cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a 💱 separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em 💱 busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]

A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência 💱 Sport Press, contratada pela Caixa.

[10] Essa escolha seguia alguns critérios:

Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não 💱 fosse grande;

Dois times "médios" com campanhas parecidas;

Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;

Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]

O 💱 primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os 💱 treze pontos.

[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.

Esse teste 💱 já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um 💱 volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, 💱 o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]

No 💱 teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande 💱 valor à época, e ficou famoso.

[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas 💱 quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]

Após um ano a loteria era considerada um sucesso, 💱 com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, 💱 já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca 💱 de 2,5 milhões após um ano.[3]

O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, 💱 que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no período em 💱 que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.

[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número 💱 de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador 💱 nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]

A Loteca passou a ser vendida 💱 no país inteiro em 1972.

[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, 💱 além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]

Em maio de 1972, no 💱 teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo 💱 Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.

Ele foi o único apostador que cravou os treze 💱 pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha 💱 de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.

Levou 💱 um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]

Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim 💱 do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.

[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a 💱 programação desse período.

Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, 💱 ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, 💱 em concursos de prognósticos".[15]

Foi em 1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa 💱 dominical da Rede Globo.

Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.

[16] No ano seguinte, as vendas semanais 💱 chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.

[3] A Caixa 💱 já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]

Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar 💱 | editar código-fonte ]

Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 💱 de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas 💱 ganhavam em um teste.

[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o 💱 pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]

Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a 💱 seu posto.

Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é 💱 o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.

[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente 💱 para ver os cartões ganhadores.

Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca.

"Corinthians 💱 × Juventus, triplo.

Flamengo × Olaria, triplo.

Vasco × Botafogo, Vasco.

Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.

Inter × Livramento, triplo.Não é possível.

Eles cravam triplo em 💱 jogo fácil e seco para jogo difícil.

Tem alguma coisa estranha nisso."[20]

Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu 💱 um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.

Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, 💱 de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de 💱 resultados.

"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.

[21] Nenhum dos 125 💱 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.

O gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de 💱 Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]

A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.

A 💱 criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.

[5] Em dezembro de 1987, a forma de 💱 apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um 💱 prêmio.

Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.

[5] A loteria 💱 ganhou o apelido de "Gorda".

[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava 💱 na casa dando bonus sem deposito melhor fase.

[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia 💱 no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]

A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando 💱 a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.

[5] No 💱 fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.

[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente 💱 do número 1.

A fase anterior teve 976 testes.

[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, 💱 no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.

Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria 💱 um prêmio maior.

[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]

Hoje 💱 é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.

A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a 💱 aposta mais cara é de 1.

296 reais (três triplos e cinco duplos).

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A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.

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[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que 💱 viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Probabilidade de acerto [ editar | 💱 editar código-fonte ]

Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]

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