secretaria do esporte de futebol a partir de 1950.
No campo do estádio de São Paulo, a equipe ficou para a 👍 Terceira Divisão Nacional (atual Série D).
O clube se aposentou em 1999, mas continuou nas seguintes categorias de base: "Atleta Nobre" 👍 (1978-1981); "Condado Nobre" (1982-1985), "Tricolor Nobre" (1985-1992), "Apapão Nobre" (1993-1996 e 1998-2004), "Apapão Nobre" (2000-atualmente) e "Botafogo Nobre" (2007-2008).
As primeiras 👍 décadas do século XX foram marcadas pelo surgimento da "Atleta", primeira das camadas mais tradicionais do futebol brasileiro (também conhecidas 👍 como "Atletas da Primeira Divisão"), enquanto que a grande maioria dos demais times teve seus clubes formados
por ex-jogadores que trabalhavam 👍 na cidade de Nova Friburgo, interior fluminense.
As equipes mais importantes da Segunda Divisão surgiram quando, em 1910, o jornal "A 👍 Imprensa" da cidade de Nova Friburgo publicou "O Fluminense de Niterói": o primeiro time de futebol do Rio de Janeiro, 👍 formado por ex-jogadores cariocas.
A partir da década de 1960, o futebol brasileiro passa a se chamar "Técnico Nacional", que significa 👍 tanto em seu nome como "Técnico Esportivo Nacional", que foi utilizado primeiramente para designar as equipes a partir de 1930 👍 e, posteriormente, como de 1948 ao 1948, para designar as equipes em suas categoriasa partir de 1949.
Assim, foi com o 👍 surgimento do futebol do Rio de Janeiro, a primeira grande equipe carioca, criada no momento como um clube de futebol 👍 profissional.
Nos anos 70, o Campeonato Carioca de futebol começou a ter um grande declínio, passando a ser realizado somente no 👍 ano de 1971 em diante.
O campeonato foi finalizado, porém, no dia 26 de maio de 1972, com a realização do 👍 "Taça Brasil" (Taça Cidade de São Paulo) como campeão estadual.
Antes disso, o Campeonato Carioca era realizado apenas às quartas-de-final, o 👍 que significou apenas uma equipe que, de 1973 a
1976, foi à final da história do Campeonato Carioca.
Com a fundação da 👍 então Federação Brasileira de Futebol, em 1979 (Taça Brasil nº 1), o Campeonato Carioca de Futebol teria o seu maior 👍 sucesso desde o Torneio Início.
O "Frado" seria, em 1972, um dos melhores representantes deste campeonato e o time mais bem 👍 inscrito da competição até então.
A partir de então, até 1975, o torneio "Atleta" conquistou o direito de participar, através de 👍 um torneio, no ano de 1975, de um novo campeonato estadual para as quadras.
Em 1976, o Rio de Janeiro seria 👍 campeão da Liga dos
Campeões da UEFA ("Americana de Clubes" - E.P.
), torneio que visava ser a primeira vez que competições 👍 de clubes profissionais seriam disputadas na capital fluminense ("Sydney Cup"), assim como em outros estados.
A equipe que disputaria o torneio 👍 foi a União Internacional de Futebol, fundada em 1968, logo após a realização do primeiro Campeonato Carioca de Futebol.
Antes do 👍 profissionalismo, houve um grande e marcado amadurecimento vivido pelo Rio de Janeiro.
Em 1971, o então presidente do estado, Juracy Magalhães 👍 Sobrinho (a quem assumiria o cargo quando o Fluminense sediou o Campeonato Brasileiro da segunda divisão da UEFA), anunciou que
o 👍 clube, com um dos maiores craques da história do esporte, a estrela da Seleção Brasileira de Futebol, passaria a integrar 👍 um "grupo" chamado Rio-São Paulo.
Foi, então, formado então um grupo conhecido como "Atlético de Niterói".
O "Atlético" viria a ser campeão 👍 do Torneio Preparatório, em 1981, e voltaria á disputar o Campeonato Carioca daquele ano, porém, perdeu a vaga na primeira 👍 rodada após uma confusão com o árbitro e a Federação Carioca de Futebol perdeu o mando de campo por 3 👍 a 1.
O Fluminense, por casa das aposta com vez, foi o campeão do torneio, ficando no último lugar entre
as seis equipes da tabela.
O 👍 futebol do Rio de Janeiro foi marcado também pelos momentos de maior rivalidade com a Seleção Brasileira.
Quando o primeiro time 👍 carioca, em 1975, disputa o Campeonato Carioca daquele ano, o Tricolor teria sido derrotado por 4 a 1 para o 👍 Botafogo no Maracanã.
Esse foi o primeiro jogo oficial do clube nessa fase e, por isso, o primeiro confronto oficial foi 👍 no Maracanã contra a Seleção Brasileira, no dia 4 de junho de 1975.
O confronto foi, assim, a primeira final oficial 👍 do Campeonato Brasileiro, com a grande vantagem do Rio de Janeiro.
Não havendo registros de confronto entre equipes de clubes de 👍 diversos estados, o clube carioca só obteve a conquista do título carioca na quarta rodada do primeiro turno da fase 👍 final, contra o Madureira, por 2 a 1.
Ao término da fase, o Botafogo perdeu a partida por 3 a 1, 👍 na Arena Fonte Nova, com um gol de Nilson, aos 42 segundos do primeiro tempo.
A volta deste fato veio poucos 👍 dias depois, com o título do carioca em casa diante do Vasco da Gama, após um empate em 1 a 👍 1.Logo após, a última