Um slasher é um filme em casa de aposta bonus cadastro que um assassino persegue e mata um grupo de pessoas se utilizando de 🌧️ algum objeto com lâminas (como uma faca, um machado ou uma motosserra). A partir dos anos 70, o slasher se 🌧️ tornou um dos subgêneros mais famosos do terror.
Existem várias obras antigas que remetem à ideia de um assassino em casa de aposta bonus cadastro 🌧️ série e que possuem estruturas similares às dos slashers.
André De Toth, por exemplo, aborda o assassino de Museu de Cera 🌧️ (1953) como alguém que ritualiza as mortes. Um requinte sádico que pode ser percebido em casa de aposta bonus cadastro futuros filmes do terror 🌧️ slasher, já que são obras que, do mesmo modo, tendem a espetacularizar a morte.
.
O SLASHER E O TERROR MODERNO
Nos ano 🌧️ 60, com o lançamento de filmes como A Tortura do Medo (1960) e Psicose (1960), além de outras obras modernas 🌧️ envolvendo temas obscuros com uma abordagem psicológica bem construída, o terror passa a ser levado mais a sério de um 🌧️ modo geral.
Obras como A Noite dos Mortos-Vivos (1968), por casa de aposta bonus cadastro vez, integram o realismo do suspense com aspectos mais gráficos 🌧️ do terror, o que também será explorado pela tendência do slasher.
Os filmes que seguem uma tradição do Giallo começam a 🌧️ surgir nessa década e, igualmente, contribuem tanto para uma maior legitimação artística do terror como também para algumas futuras marcas 🌧️ do slasher.
Embora existam filmes de assassinos em casa de aposta bonus cadastro série desde o início do cinema, a partir dos anos 70 alguns 🌧️ cineastas desenvolvem uma fórmula que segue convenções específicas que viriam a se tornar convenções do slasher.
Podemos destacar Mansão da Morte 🌧️ (1971), O Massacre da Serra Elétrica (1974), Noite do Terror (1974) e Halloween – A Noite do Terror (1978) como 🌧️ trabalhos essenciais de uma fase clássica desse subgênero.
.
MANSÃO DA MORTE (1971) – MARIO BAVA
Mansão da Morte é considerada por muitos 🌧️ como a obra fundadora do slasher.
O plot gira em casa de aposta bonus cadastro torno da disputa pela propriedade de uma baía e envolve 🌧️ uma série de assassinatos cometidos por diferentes personagens. No decorrer do filme, um grupo de jovens sem relação com essa 🌧️ disputado também são mortos
É interessante como, no filme de Bava, não existe apenas um vilão, mas vários personagens assassinos. Em 🌧️ casa de aposta bonus cadastro certos momentos, somos surpreendidos por essa variação.
O diretor dedica-se de forma especial à construção das cenas de mortes. Os 🌧️ assassinos usam diferentes objetos e formas para matar, chegando a um ponto tão radical que as mortes tornam-se efêmeras e 🌧️ a obra, de maneira muito instigante, aborda uma certa violência gratuita. O modo como o cineasta encerra o filme evidencia 🌧️ essa provocação.
Apesar do filme não seguir as convenções exatas do slasher, esse trabalho foi uma grande influência para o surgimento 🌧️ do subgênero.
.
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974) – TOBE HOOPER
Mais do que um simples precursor, O Massacre da Serra Elétrica 🌧️ foi um dos primeiros filmes a estabelecer algumas “regras” do slasher.
O filme conta a história de dois irmãos que viajam 🌧️ com amigos para verificar o túmulo de seu avô, que pode ter sido vandalizado. No trajeto, eles param em casa de aposta bonus cadastro 🌧️ uma casa abandonada que pertenceria à família e, nos arredores dessa casa, deparam-se com um assassino.
O personagem, que cobre a 🌧️ face com uma máscara feita de pele, utiliza objetos laminados como armas, incluindo uma motosserra. No final, a única sobrevivente 🌧️ entre os jovens é a irmã, que é capturada, mas consegue fugir.
Tobe Hooper define convenções clássicas do subgênero e por 🌧️ isso acabou sendo uma influência mais famosa do que Mario Bava.
Algumas dessas convenções incluem: um assassino mascarado que sofre de 🌧️ um distúrbio, um objeto laminado que, além de ser uma arma, é também parte da identidade desse assassino, e uma 🌧️ final girl.
Final girl é um termo criado pela teórica Carol J. Clover para definir a mocinha mais inocente da história 🌧️ e que acaba sobrevivendo aos acontecimentos de um slasher.
O Massacre da Serra Elétrica foi filmado em casa de aposta bonus cadastro película 16mm, o 🌧️ que dá uma aparência crua ao filme. E apesar de ter uma decupagem realista, o diretor também faz planos estilizados, 🌧️ principalmente pelo modo que se apropria da luz natural em casa de aposta bonus cadastro alguns momentos e em casa de aposta bonus cadastro como coloca a câmera 🌧️ em casa de aposta bonus cadastro ângulos baixos em casa de aposta bonus cadastro cenas específicas.
.
NOITE DO TERROR (1974) – BOB CLARK
Outro filme do início dos anos 70 🌧️ em casa de aposta bonus cadastro que podemos reconhecer certas convenções do slasher é o canadense Noite do Terror (1974), de Bob Clark.
A obra 🌧️ conta a história de um grupo de garotas que mora em casa de aposta bonus cadastro uma república e recebe ligações intimidadoras. Elas passam 🌧️ a ser perseguidas e mortas durante o feriado de Natal.
Um dos aspectos mais marcantes desse trabalho é o emprego do 🌧️ ângulo em casa de aposta bonus cadastro ponto de vista para identificar o olhar do assassino. Quando filma dessa maneira, o diretor deforma a 🌧️ imagem com uma lente grande angular para que o campo de visão seja maior.
Essa técnica do ponto de vista do 🌧️ assassino, apesar de não ser nova, se torna uma marca em casa de aposta bonus cadastro vários filmes slasher. A primeira cena de Halloween 🌧️ – A Noite do Terror (1978), de John Carpenter, é uma das mais icônicas nesse sentido.
.
HALLOWEEN – A NOITE DO 🌧️ TERROR (1978) – JOHN CARPENTER
Halloween – A Noite do Terror começa com um garoto chamado Michael matando casa de aposta bonus cadastro irmã na 🌧️ noite de Halloween. Após esse acontecimento, ele passa anos internado em casa de aposta bonus cadastro um manicômio, consegue fugir e volta a casa de aposta bonus cadastro 🌧️ cidade natal no dia do Halloween. Lá, ele passa a perseguir Laurie Strode (a final girl da franquia) e seus 🌧️ amigos.
O filme de Carpenter se parece mais com O Massacre da Serra Elétrica (1974) pela forma como é direto em 🌧️ casa de aposta bonus cadastro casa de aposta bonus cadastro abordagem, sendo menos dramático do que Noite do Terror (1974). O diretor resolve muito bem as sequências com 🌧️ os poucos elementos que tem (tudo se passa em casa de aposta bonus cadastro praticamente duas casas).
Na ambientação da obra, a aparência de tranquilidade 🌧️ das casas de subúrbio é subvertida pelos acontecimentos macabros. Essa ameaça a um espaço familiar privado e pretensamente protegido também 🌧️ se torna uma convenção do slasher.
.
O MOMENTO HISTÓRICO DOS ESTADOS UNIDOS
Alguns teóricos estabelecem O Massacre da Serra Elétrica (1974), Noite 🌧️ do Terror (1974) e Halloween – A Noite do Terror (1978) como a trilogia essencial do slasher. Estes seriam os 🌧️ filmes que, oficialmente, dão origem ao gênero.
Um autor como Sotiris Petridis, por exemplo, categoriza os três longas como obras que 🌧️ pertencem à fase clássica do subgênero por sintetizarem suas principais convenções.
Depois do lançamento desses três filmes, o subgênero cresce muito. 🌧️ Alguns estudiosos relacionam o sucesso da tendência – e mesmo algumas de suas motivações temáticas – ao momento histórico pelo 🌧️ qual o Estados Unidos passava.
Na época, o país era governado pelo conservador Ronald Reagan. O moralismo de certos filmes, como 🌧️ por exemplo o fato de personagens promíscuos morrerem antes, pode ter origem nesse contexto. Além disso, a ameaça da AIDS 🌧️ nos anos 80 gera um clima de alienação envolvendo comportamentos sexuais. Algo que também pode ter relação com uma ideia 🌧️ de punição bastante presente nesses filmes.
.
O DESGASTE DA FÓRMULA
Após o lançamento dessas obras nos anos 70, a fórmula do slasher 🌧️ passa a ser muito utilizada durante os anos 80. O que gera um desgaste muito grande para o subgênero.
As convenções 🌧️ do slasher passam a ser tratadas de modo genérico por alguns filmes que buscavam apenas surfar na onda dessa tendência. 🌧️ Sendo assim, boa parte do público fica enjoado dessa fórmula.
.
O SLASHER AUTOCONSCIENTE
Nos anos 90, surgem filmes que fazem referência às 🌧️ obras mais clássicas do slasher dentro de uma abordagem metalinguística. O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (1994) é 🌧️ um dos mais marcantes nesse sentido.
No filme, a atriz do primeiro e do terceiro filmes da franquia de Freddy Krueger 🌧️ é convidada para estrelar um novo longa com o vilão, mas Freddy começa a aparecer para ela na vida real.
O 🌧️ diretor de O Novo Pesadelo, Wes Craven, também atua no longa como si próprio. Sua participação mostra ao público o 🌧️ processo de produção de um filme. Em casa de aposta bonus cadastro uma cena, a atriz lê o roteiro do próprio filme ao qual 🌧️ estamos assistindo, reforçando o aspecto metalinguístico da obra.
Essa abordagem autoconsciente de Wes Craven sobre o slasher ficaria realmente famosa nos 🌧️ filmes da franquia Pânico (1996-2011). Em casa de aposta bonus cadastro tais obras, os personagens conhecem e descrevem as convenções do slasher, e o 🌧️ diretor ainda insere uma franquia de filmes dentro da franquia Pânico, chamada Stab.
Outros longas, como Halloween H20: Vinte Anos Depois 🌧️ (1998), possuem flertes reveladores para o passado. Em casa de aposta bonus cadastro uma das cenas mais icônicas do filme, Jamie Lee Curtis contracena 🌧️ com Janet Light, a atriz de Psicose (1960) e casa de aposta bonus cadastro mãe na vida real. A cena funciona como um vínculo 🌧️ simbólico dessa tradição.
.
REMAKES E O SLASHER CONTEMPORÂNEO
Na primeira década dos anos 2000, surgem remakes dos filmes da era clássica do 🌧️ slasher na tentativa de cativar um público jovem a partir das mesmas premissas. As refilmagens são menos espontâneas que os 🌧️ filmes originais porque, muitas vezes, possuem um interesse somente comercial.
Em relação a slashers contemporâneos originais, podemos perceber uma nostalgia que 🌧️ é trabalhada de modo mais inventivo.
Corrente do Mal (2024), por exemplo, tem um estilo que lembra o de John Carpenter 🌧️ enquanto casa de aposta bonus cadastro premissa remete ao contexto histórico dos slasher dos anos 80 (principalmente na relação entre a AIDS e a 🌧️ punição moral dos filmes). Nesse caso, o diretor não apenas copia uma fórmula, mas dá um novo rumo às convenções.
Os 🌧️ Estranhos (2008) é um filme que lida com a violência de forma mais direta. E como em casa de aposta bonus cadastro alguns slashers 🌧️ clássicos, o longa ignora até mesmo uma possível motivação por parte dos assassinos.
Rua do Medo: 1994 – Parte 1 (2024) 🌧️ também entra nessa tendência nostálgica do terror. Embora até proponha referências interessantes, a obra é incapaz de criar uma boa 🌧️ mitologia própria.
.
AS FASES DO SLASHER
Seguindo algumas ideias de Sotiris Petridis, o cinema slasher pode ser dividido em casa de aposta bonus cadastro três fases.
A 🌧️ fase clássica vai dos anos 70 aos anos 80. Nos anos 90, surge uma fase pós-moderna ou autorreferencial. E a 🌧️ partir dos anos 2000, o slasher entra em casa de aposta bonus cadastro uma fase nostálgica.
Atualmente, se pensarmos em casa de aposta bonus cadastro obras como Pânico (2024), 🌧️ ou ainda na nova trilogia Halloween, o slasher ainda parece sofrer efeitos das fases pós-moderna e nostálgica.
São trabalhos que propõem, 🌧️ ao mesmo tempo, uma desconstrução e uma reverência. Em casa de aposta bonus cadastro alguns casos, os cineastas conseguem apresentar novas possibilidades para o 🌧️ imaginário dessas franquias enquanto que, em casa de aposta bonus cadastro outros, os filmes soam meramente calculados.