- Esporte espetacular é o mais antigo programa da TV Globo no ar.
Estreou com o objetivo de abrir espaço para 🍐 o esporte amador na televisão, numa época em que o futebol predominava nos noticiários.
O programa acompanhava as principais modalidades esportivas, 🍐 a história dos atletas e os recordes mundiais conquistados em diferentes competições no exterior.
- No início, o Esporte espetacular apresentava, 🍐 na íntegra ou de forma parcial, eventos esportivos comprados do programa Wide World of Sports, da rede norte-americana ABC.
Dessa forma, 🍐 o programa acabava exibindo esportes pouco populares no Brasil, como patinação no gelo, esqui e pólo, além de competições que 🍐 não contavam com a participação de atletas brasileiros, como um campeonato norte-americano de cama elástica, o rodeio Buffalo Bill, nos 🍐 Estados Unidos, ou ainda o campeonato mundial de Derby Demolição, no qual os carros deviam resistir ao maior número de 🍐 batidas possíveis.
O programa acompanhava também corridas de arrancada e campeonatos de queda de braço.
- Apesar disso, o Esporte espetacular chegou 🍐 a influenciar a prática de diferentes modalidades esportivas no país.
Cerca de 20 anos depois da casa de aposta bônus no cadastro estréia, o programa apresentou 🍐 uma matéria, na qual afirmava que o rodeio no país havia sofrido influências dos torneios realizados nos Estados Unidos, exibidos 🍐 pelo programa na casa de aposta bônus no cadastro fase inicial.
Segundo a reportagem, os peões brasileiros, que na década de 1970 ainda estavam no caminho 🍐 para a profissionalização, assistiam ao programa e adaptavam o estilo de montaria dos norte-americanos ao brasileiro.
- A primeira equipe do 🍐 Esporte espetacular reuniu profissionais como Léo Batista, Waldir Mendes, José Luiz Furtado, Luciano do Valle, Ciro José, Juarez Soares, Tércio 🍐 de Lima, Teti Alfonso, Miriam Delamare e Milton Collen.
A coordenação do programa era de Fernando Villela e a direção, de 🍐 Moacyr Masson.
Nessa época, a direção da divisão de Esportes da TV Globo ficava a cargo de Rui Viotti.
- O Esporte 🍐 espetacular nem sempre adotou a informalidade que o caracterizaria mais tarde.
Nos primeiros anos, o apresentador usava sempre terno e gravata, 🍐 e se expressava numa linguagem bastante formal.
- Na década de 1970, os investimentos da emissora na reportagem esportiva eram precários.
Em 🍐 algumas transmissões, por exemplo, era mantida, ao fundo da fala do apresentador, a locução em inglês do narrador original.
- Ciro 🍐 José, que fez parte da primeira equipe do Esporte espetacular, lembra das dificuldades para gravar o programa devido ao pouco 🍐 espaço dedicado ao esporte na programação da TV Globo naquela época.
Havia sempre mudanças no horário de exibição do programa.
Além disso, 🍐 a equipe tinha que ficar esperando uma pausa nas gravações dos demais programas da emissora para conseguir vaga nos estúdios, 🍐 que muitas vezes só estavam disponíveis de madrugada.
As primeiras mudanças- As primeiras mudanças no perfil do Esporte espetacular começam a 🍐 ser adotadas a partir de 1976.
Depois de assistir a uma edição do programa que exibiu um torneio de serrar toras 🍐 de madeira no Colorado, Boni ? na época, vice-presidente de operações da TV Globo ? chegou à conclusão de que 🍐 a equipe da emissora deveria começar a produzir seu próprio material.
Com isso, as imagens do Wide World of Sports, que 🍐 enfatizavam os esportes com apelo ao sensacional e não retratavam a realidade do país, foram cedendo espaço às competições de 🍐 remo, vôlei, basquete, ciclismo e atletismo, modalidades mais próximas do telespectador brasileiro.
- Em 1976, ainda sob a direção de Moacyr 🍐 Masson, o Esporte espetacular passou a ser exibido aos domingos à tarde, horário antes ocupado pelo Programa Silvio Santos.
Além das 🍐 transmissões esportivas, reportagens exclusivas sobre diferentes temas que estivessem em destaque no momento passaram a fazer parte do programa.
Com o 🍐 auxílio dos escritórios da TV Globo nos Estados Unidos e na Europa, as reportagens passaram a destacar temas como: a 🍐 participação da mulher em diferentes esportes, as corridas de Fórmula - 1 e a vitória de Muhhamad Ali no mundial 🍐 de pesos pesados.
- Em agosto de 1977, o Esporte espetacular mudou novamente seu horário de exibição, passando a ser transmitido, 🍐 aos domingos, a partir das 11h.
Nessa época, o programa adotou o formato de revista eletrônica, as reportagens receberam um tom 🍐 mais criativo e leve, com brincadeiras e clipes de imagens acompanhando textos em off.
- Ainda em 1977, uma edição especial 🍐 do programa foi inteiramente dedicada a Pelé, que na época fora homenageado pela ONU e pela Unicef com o título 🍐 de cidadão do mundo.
O programa apresentou uma retrospectiva da carreira do jogador brasileiro, desde o início de casa de aposta bônus no cadastro atuação no 🍐 Santos, até as últimas partidas pelo Cosmos, time de Nova York.
- Em 1980, Fernando Vannucci, que desde o final da 🍐 década de 1970 já participava do programa como narrador, passou a se revezar na apresentação do programa com Léo Batista.
- 🍐 Um ano depois, o Esporte espetacular voltou a ser transmitido aos sábados à tarde.
A mudança de horário marcou uma nova 🍐 fase do programa.
Naquele momento, o Esporte espetacular se dedicou mais à transmissão ao vivo ? na íntegra ou parcial ? 🍐 de um evento esportivo, como o Campeonato Carioca de Vôlei, o Campeonato Mundial de Windsurfe no Havaí, o Troféu Brasil 🍐 de Natação ou mesmo as eliminatórias da Copa do Mundo de 1982.
Para alcançar esse objetivo, a emissora chegou a fazer 🍐 acordos com federações de diferentes esportes para que as provas fossem disputadas aos sábados, no horário em que o programa 🍐 era exibido, das 15h às 17h.
Também foram promovidos campeonatos como a Taça Esporte espetacular de Futebol de Salão.
- Um dos 🍐 destaques do Esporte espetacular, em 1982, foi uma edição especial do programa que reuniu o comentarista esportivo Márcio Guedes, o 🍐 cartunista Henfil, o ex-jogador Afonsinho e o escritor Plínio Marcos.
Num botequim improvisado, eles analisaram a seleção brasileira de futebol, às 🍐 vésperas do mundial.
A reportagem foi ao ar no dia 8 de maio.
- Durante a cobertura da Copa do Mundo da 🍐 Espanha, em 1982, pela primeira vez, a produção do Esporte espetacular investiu amplamente no mundial, tendo inclusive parte do programa 🍐 transmitido direto de Madri, para onde foi enviado o apresentador Fernando Vannucci.
- A primeira reportagem de aventura da jornalista Glória 🍐 Maria foi para o Esporte espetacular.
Em 1982, a repórter saltou de asa-delta da Pedra Bonita, no Rio de Janeiro.
A matéria 🍐 mostrou pela primeira vez imagens de um vôo duplo para um programa de televisão no Brasil.
- Na final da Taça 🍐 Guanabara de 1982, o Esporte espetacular fez uma proposta inusitada ao árbitro José Roberto Wright: apitar a partida decisiva entre 🍐 os times Vasco e Flamengo com um microfone sem fio preso à camisa.
O objetivo da equipe do programa era mostrar 🍐 as dificuldades envolvidas em um jogo como aquele, permitindo ao telespectador tomar conhecimento de tudo que era dito no gramado.
Com 🍐 o material foi produzida uma reportagem de 15 minutos, exibida pelo programa com a edição dos melhores momentos da partida, 🍐 na qual o árbitro aparecia falando, discutindo ou gritando com os jogadores dos dois times.
Antes mesmo de a matéria ir 🍐 ao ar no Esporte espetacular, o Jornal Nacional exibiu uma reportagem sobre o assunto, dando início à polêmica.
Tanto os jogadores 🍐 do Flamengo ? que acabou se tornando campeão da Taça Guanabara naquele ano ? quanto os do Vasco se sentiram 🍐 prejudicados e pediram, inclusive, a suspensão de José Roberto Wright.
- O Esporte espetacular saiu do ar em 1983.
Retornou à programação 🍐 da TV Globo quatro anos depois, nas noites de domingo, com matérias mais direcionadas aos esportes nacionais e aos esportes 🍐 radicais, que conquistavam cada vez mais espaço no telejornalismo esportivo.
- Para o novo Esporte espetacular, a Globo criou o que 🍐 seria chamado de Ação Integrada: um espaço dentro do programa destinado a eventos promocionais esportivos que recebiam um tratamento jornalístico.
Desta 🍐 forma, os anunciantes associavam casa de aposta bônus no cadastro marca a uma ação esportiva que, através da televisão, alcançava abrangência nacional.
Durante um período, o 🍐 programa ficou caracterizado por essa Ação Integrada, através de chamadas na programação, vinhetas com a inserção da logomarca do patrocinador 🍐 e a cobertura jornalística do evento.
- O bordão do apresentador Fernando Vanucci - "Alô, você!" - virou uma marca do 🍐 início das transmissões do Esporte espetacular nessa fase.
Durante a apresentação do programa, Fernando Vanucci e Léo Batista faziam comentários e 🍐 interjeições, bem como brincadeiras, levando mais descontração para o programa.
- Também nessa época, o Esporte espetacular passou a apresentar quadros 🍐 como: Os gols do fim de semana, que exibia uma seleção dos melhores gols ocorridos em todo o Brasil e 🍐 na Europa, além de um bloco internacional e outro local, com o noticiário de cada praça.
Outros quadros eram exibidos esporadicamente, 🍐 o que tornava o formato do programa diferente a cada exibição.
Entre eles estavam: Arquivo espetacular, com momentos inesquecíveis do esporte; 🍐 Você sabia?, com curiosidades esportivas; Os limites do homem, com recordes históricos; e Câmera espetacular ? que posteriormente ganharia o 🍐 nome de Olhar espetacular ?, com imagens inusitadas e de diferentes ângulos dos mais variados esportes.
- Na tentativa de atrair 🍐 cada vez mais os diferentes grupos de telespectadores, o Esporte espetacular diversificou casa de aposta bônus no cadastro cobertura esportiva a partir de 1987.
O programa, 🍐 que em casa de aposta bônus no cadastro primeira fase exibia matérias sobre um ou dois esportes por bloco, começou a cobrir um número maior 🍐 de modalidades.
Até mesmo esportes pouco populares no Brasil, como pólo, rally eqüestre e esqui aquático, tiveram espaço no programa.
- Na 🍐 casa de aposta bônus no cadastro reestréia, a equipe do Esporte espetacular contava com Hedyl Valle Jr.
como chefe de redação e Marco Mora como diretor.
No 🍐 ano seguinte, em 1988, Hedyl Vale Júnior tornou-se editor-chefe e Sérgio Ewerton passou a dividir a apresentação com Fernando Vannucci 🍐 e Léo Batista.
- Em maio de 1989, Sérgio Ewerton foi substituído por Isabela Scalabrini, até então repórter do programa.
Isabela Scalabrini 🍐 foi a primeira mulher a apresentar um programa esportivo na TV Globo.
Logo depois, Mylena Ciribelli também se tornaria apresentadora do 🍐 Esporte espetacular.
- Em abril de 1991, o Esporte espetacular voltou a ser exibido nos sábados à tarde, com uma hora 🍐 e meia de duração.
Isabela Scalabrini, Léo Batista, Fernando Vannucci e Mylena Ciribelli se revezavam na apresentação do programa.
Com a mudança 🍐 de horário e a ampliação de seu tempo de duração, o resumo do noticiário esportivo do fim de semana e 🍐 as reportagens leves deram espaço a edições e reportagens mais bem trabalhadas, que recorriam mais à criatividade da equipe.
Descontração e 🍐 informalidade- No início dos anos 1990, o programa já era caracterizado pelo clima bem humorado e a informalidade dos apresentadores 🍐 Fernando Vannucci e Mylena Ciribelli.
Os dois muitas vezes participavam de algumas atividades esportivas ? como bodyboard ou até mesmo um 🍐 duelo de esgrimas ? para chamar as matérias.
A dupla chegou a se vestir de nadadores do começo do século XX 🍐 para apresentar uma reportagem sobre natação.
No programa, Vannucci criou expressões que ficaram famosas, como "Esse até eu faria?, "Tudo em 🍐 nome da alegria?, "Schulap?, além do já tradicional "Alô, você?.
- Dois novos quadros foram lançados em 1992.
Você apita fazia uma 🍐 paródia do programa Você decide, exibido pela TV Globo nessa mesma época.
No quadro, escolhia-se o lance polêmico de um jogo 🍐 para ser discutido pelo telespectador.
Fernando Vannucci, imitando o ator Antônio Fagundes, então apresentador do Você decide, comentava a jogada, enquanto 🍐 um repórter ia às ruas para perguntar a opinião dos torcedores.
A outra novidade foi o quadro Zoo espetacular, que, através 🍐 de desenhos animados bem-humorados, retratava competições olímpicas entre animais.
De produção francesa, as animações eram narradas por uma cobra, batizada de 🍐 Jiba Jibóia, dublada por Fernando Vannuccci.
- A busca por reportagens inusitadas e novas formas de apresentar temas já conhecidos ? 🍐 como o futebol, por exemplo ? tornou-se uma marca registrada do programa.
Uma reportagem desse tipo foi realizada pelo jornalista Décio 🍐 Lopes, quando ele cobriu os primeiros Jogos Abertos Indígenas da história do Brasil, realizados no Mato Grosso do Sul entre 🍐 abril e maio de 1995.
A matéria obteve uma boa repercussão e chegou a despertar o interesse de emissoras internacionais, entre 🍐 elas a BBC de Londres.
- Outro exemplo é uma matéria sobre o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, na 🍐 temporada de 1992.
A reportagem associava a rivalidade dos pilotos Nigel Mansell e Ayrton Senna a um duelo de super-heróis numa 🍐 história em quadrinhos.
Na corrida, o super Senna precisava enfrentar o seu arquiinimigo super Mansell.
Nas pistas de Mônaco, Senna conseguiu chegar 🍐 em primeiro lugar, apesar do favoritismo da equipe Williams de Mansell.
A reportagem foi exibida no dia 6 de junho, mesclando 🍐 imagens dos dois pilotos nas provas de toda a temporada com desenhos imitando histórias em quadrinhos.
- Quando completou 20 anos, 🍐 o Esporte espetacular ganhou o prêmio da Associação Mundial de Surfe na temporada de 1993 pela série de reportagens de 🍐 Emanuel Mello Mattos realizada em Fernando de Noronha.
A TV Globo competiu com redes de televisão como TF1, da França, e 🍐 NHK, do Japão.
No ano seguinte, o prêmio foi mais uma vez para a equipe do Esporte espetacular por toda a 🍐 casa de aposta bônus no cadastro cobertura de surfe.
- No início da década de 1990, o Esporte espetacular começou a dar mais destaque às enquetes 🍐 ao vivo, através do quadro Fala aí, no qual o microfone era aberto para o torcedor dar o seu recado.
Com 🍐 o tempo o telespectador passou a dar casa de aposta bônus no cadastro opinião sobre assuntos abordados pelo programa através de ligações pelo prefixo 0800 🍐 e, posteriormente, também através da Internet.
- Em 1993, outro destaque do programa foi o personagem Sapo Djow, criado pelos editores 🍐 Kaka Langer e Alexandre Moreira Leite.
A animação foi inspirada num fato ocorrido na Granja Comary (RJ), quando um sapo foi 🍐 chutado durante um treino da seleção brasileira de futebol.
A partir de então, a cada semana eram criadas novas histórias e 🍐 músicas para o personagem, apresentadas em clipes.
No ano seguinte, o Sapo Djow (que na linguagem dos surfistas quer dizer "de 🍐 outro mundo?) passou a participar do programa como crítico da seleção brasileira e do técnico Carlos Alberto Parreira, durante a 🍐 Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994.
Conquista do tetracampeonato na Copa dos Estados Unidos- Durante a cobertura da Copa 🍐 do Mundo dos Estados Unidos, as notícias do mundial no Esporte espetacular eram apresentadas por Fátima Bernardes e Fernando Vannucci 🍐 direto dos estúdios da TV Globo em Dallas.
Léo Batista e Mylena Ciribelli comandavam o programa do Rio.
O Esporte espetacular exibiu 🍐 clipes com os momentos mais bonitos dos jogos, mostrando a vibração dos jogadores ao marcar um gol e a festa 🍐 da torcida brasileira nas ruas dos Estados Unidos.
O programa acompanhou também os treinos da seleção brasileira, os lances mais marcantes 🍐 das partidas e a preparação das equipes adversárias do Brasil.
Realizou várias entrevistas exclusivas, inclusive com o técnico do Brasil, Carlos 🍐 Alberto Parreira, que falou sobre o esquema tático da seleção.
- Em 23 de julho de 1994, o Esporte espetacular foi 🍐 praticamente todo dedicado à conquista do tetracampeonato mundial de futebol pelo Brasil.
O programa destacou os lances decisivos na campanha brasileira, 🍐 como a falta cobrada por Branco no jogo contra a Holanda, o gol de cabeça de Romário na partida com 🍐 a Suécia e a defesa de Taffarel na decisão por pênaltis na final contra a Itália, além de um pequeno 🍐 perfil com a edição dos melhores momentos do capitão Dunga, de Romário, de Bebeto, de Aldair, de Mauro Silva e 🍐 do goleiro Taffarel.
- A década de 1990 foi marcada por um número cada vez maior de reportagens que, além de 🍐 focalizarem esporte, mostravam os lugares em que eles aconteciam, acompanhados de informações que extrapolavam a modalidade esportiva em si.
As "matérias 🍐 de viagem?, como são chamadas, levam o telespectador a cenários exóticos.
Desta forma, o programa buscava atingir um grupo de pessoas 🍐 que normalmente não se interessaria apenas pela reportagem esportiva.
- Na série Expedição no coração da América ? apresentada pelo Esporte 🍐 Espetacular em outubro de 1995 ?, o repórter Marcos Malafaia acompanhou uma expedição de 11 jipes rumo ao Pantanal e 🍐 a Cordilheira dos Andes, na Bolívia, durante 14 dias.
Além de mostrar diferentes aspectos do esporte off road, a matéria apresenta 🍐 informações sobre a fauna, a flora e os habitantes dos lugares percorridos pela equipe.
- Em outra reportagem, exibida pelo Esporte 🍐 espetacular em 1996, o repórter Marcos Uchôa foi ao Quênia mostrar os segredos que fazem dos atletas do país os 🍐 melhores do mundo nas corridas de média e longa distância.
Nas reportagens, Uchoa procurou ir além do fato esportivo e mostrou 🍐 para o telespectador um cenário exótico e pouco conhecido pelos brasileiros, com informações interessantes sobre a vegetação típica, o povo 🍐 queniano e seus costumes.
- O quadro Um repórter por aí, que estreou em janeiro de 1998, é mais um exemplo 🍐 do espaço que essas matérias passaram a ocupar no programa.
Com duração média de 15 minutos, as reportagens produzidas pelo videojornalista 🍐 Luís Nachbin mostravam curiosidades do esporte em países pouco conhecidos do público brasileiro, como Índia, China, Irã e Mongólia, entre 🍐 outros, além de apresentarem diferentes aspectos da cultura local.
Algumas dessas matérias, em versão reduzida, também eram exibidas pelo Jornal Nacional.
- 🍐 Em maio de 1996, a campeã de body boarding Glenda Kozlowski e o repórter Clayton Conservani assumiram a apresentação do 🍐 Esporte espetacular, ao lado de Fernando Vannucci e Mylena Ciribelli; Léo Batista continuava a participar eventualmente do programa.
Ainda sob a 🍐 responsabilidade do editor-chefe Vander Pereira, que permaneceu no cargo até 1997, o programa modificou casa de aposta bônus no cadastro identidade visual através de novos 🍐 cenários, vinhetas, passagens e chamadas de blocos.
Na abertura, por exemplo, as ilustrações animadas foram substituídas por imagens reais de atletas 🍐 praticando diferentes modalidades esportivas.
- A partir de outubro de 1996, o programa passou a ser exibido aos domingos de manhã.
O 🍐 Esporte espetacular vinha privilegiando as transmissões de eventos ao vivo, principalmente de vôlei e futebol de praia.
Em agosto de 1997, 🍐 no entanto, o programa passou a equilibrar os esportes de praia com a transmissão de outras modalidades, como o futebol 🍐 de salão e até mesmo competições de rodeio.
O objetivo era atingir o telespectador paulista, então responsável por 70% da receita 🍐 publicitária do mercado televisivo.
- Outra mudança no Esporte espetacular foi a introdução do conceito de humanização do atleta.
Segundo Luiz Fernando 🍐 Lima, o tratamento do esporte como espetáculo ? tendência que já vinha sendo consolidada desde o início da década de 🍐 1990 ? fez com que o foco das reportagens se voltasse para aquele que seria o ator principal: o esportista.
Com 🍐 isso, passou-se a investir mais em reportagens aprofundadas, que tivessem foco não apenas no esporte, mas também no comportamento do 🍐 atleta.
- A audiência do Esporte espetacular foi ampliada ainda mais com o lançamento do canal TV Globo Internacional, em agosto 🍐 de 1999, que permitiu que o programa fosse exibido nos Estados Unidos, Japão e na América Latina (Chile, Colômbia e 🍐 Argentina).
Posteriormente, foram incluídos África do Sul, Angola, Moçambique, Austrália, Bolívia, Peru, Panamá, Guatemala, Paraguai e Uruguai.
Repórter participativo- Matérias com repórteres 🍐 participando de competições ou praticando um esporte se tornaram características do jornalismo esportivo da TV Globo.
Com o objetivo de levar 🍐 ao telespectador todas as emoções e dificuldades da prática de um esporte, repórteres saltaram de pára-quedas, correram em maratonas, mergulharam, 🍐 escalaram o Himalaia ou mesmo participaram de um rali.
- Algumas dessas reportagens misturam aventura e esporte, fornecendo informações de interesse 🍐 geral sobre diferentes culturas e lugares.
Quando escalou a Cordilheira dos Andes, na Bolívia, em 1996, Clayton Conservani fez uma reportagem 🍐 mostrando o povo e os costumes locais, além da subida a um dos picos mais altos da América do Sul, 🍐 para a qual se preparou durante dois meses.
- Outra cobertura marcante foi a do rali Granada-Dacar em janeiro de 1999.
A 🍐 então apresentadora do Bom dia Brasil, Leilane Neubarth, participou da competição a bordo de um caminhão, sendo a primeira sul-americana 🍐 a cruzar o deserto do Saara e completar a prova.
Durante 17 dias, a repórter enviou matérias para diferentes telejornais da 🍐 emissora, inclusive o Esporte espetacular, que pela primeira vez apresentou o rali sob o ponto de vista de uma brasileira 🍐 ? normalmente, a televisão francesa era responsável pelas imagens e informações da competição que a TV Globo exibia.
A jornalista competiu 🍐 como integrante da equipe BR Lubrax que chegou em terceiro lugar na categoria caminhão.
- Em julho de 2000, a repórter 🍐 Mariana Becker participou como competidora do 8º Rali dos Sertões, maior competição off-road da América Latina, com início em São 🍐 Paulo e término em Fortaleza.
Foram 12 dias passando pelo interior de diferentes estados do Brasil, como Tocantins e Maranhão, e 🍐 enfrentando as mais adversas condições, o que demandou grande esforço físico da repórter.
O carro que levava a equipe da TV 🍐 Globo encarregada de registrar o evento chegou a capotar em um dos trechos do rali.
- Mariana Becker voltaria a participar 🍐 do Rali dos Sertões em 2002, ano em que a competição teve uma cobertura diária realizada pelo Globo esporte, além 🍐 de matérias especiais exibidas pelo Esporte espetacular.
Nesse ano, foi instalada uma microcâmera dentro do carro da repórter, que apresentava sempre 🍐 uma visão subjetiva da competição.
Paralelamente, o cantor Falcão acompanhou o evento, fazendo reportagens bem humoradas com os competidores e os 🍐 lugares por onde o rali passava.
- A série Imagens da América, produzida pelos jornalistas Marcos Malafaia e Fernanda Graell, é 🍐 outro exemplo de reportagens esportivas que buscavam explorar o lado da aventura e do turismo.
Exibida em 12 partes entre janeiro 🍐 e dezembro de 2001, a série mostrou a dupla de repórteres cruzando a América Latina.
Eles praticaram diferentes esportes ligados à 🍐 ecologia, como um rafting no Chile, snowboard em Valle Nevado, mergulho nas Ilhas Galápagos e em Cozumel, saltos de bungee 🍐 jumping e parapente na Costa Rica.
As reportagens também abordavam aspectos culturais das regiões visitadas.
- No início de 2002, foi lançado 🍐 o quadro Caminhos da aventura com a tri-campeã brasileira de windsurfe, Daniela Monteiro.
Ela viaja pelo Brasil e o mundo praticando 🍐 esportes radicais como bungee jumping, pára-quedas, asa-delta e parapente.
Com o novo quadro, o programa ampliou seu espaço dedicado aos esportes 🍐 radicais, uma tendência que já vinha desde 1992.
- Na série de reportagens Rumo ao continente gelado, o repórter Clayton Conservani 🍐 acompanhou um grupo de velejadores a bordo de um catamarã que partiu da cidade de Ushuaia, na Argentina.
Ao longo de 🍐 45 dias, Conservani mostrou paisagens do lugar mais isolado do planeta, o continente Antártico, onde a temperatura pode chegar a 🍐 80º negativos e os ventos, a 300 km/h.
A equipe da TV Globo passou por locais como a Ilha Navarino, o 🍐 canal de Beagle, Porto Toro, as Ilhas Lennox e o arquipélago de Wollanston.
A série de reportagens foi exibida entre março 🍐 e abril de 2003.
- A cobertura das olimpíadas dos esportes radicais, X-Games - sigla para Extreme games -, foi realizada 🍐 pelo Esporte espetacular, em março de 2002, quando aconteceu a primeira eliminatória sul-americana da competição.
Os brasileiros já consagrados nos esportes 🍐 radicais se destacaram no torneio, como o campeão mundial Bob Burnquist e Sandro Mineirinho, na prova de skate vertical.
O Globo 🍐 esporte cobriu os preparativos das competições, que aconteceram no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Já o Esporte espetacular transmitiu 🍐 as principais provas, com entradas ao vivo dos repórteres Mariana Becker e Tadeu Schmidt.
Glenda Kozlowski apresentou o programa direto do 🍐 local das competições, assim como aconteceria no ano seguinte, em abril de 2003, quando as eliminatórias dos X-Games foram realizadas 🍐 na praia do Leme (RJ).
A transmissão do evento fez com que o programa alcançasse altos índices de audiência para o 🍐 horário.
- A partir de 2001, Tino Marcos e Glenda Kozlowski passaram a comandar o programa nas manhãs de domingo.
A ex-campeã 🍐 brasileira de body-boarding e o repórter ficaram no Esporte espetacular até 2005, quando Luís Ernesto Lacombe assumiu a apresentação.
No ano 🍐 seguinte, outro rosto se tornou conhecido dos telespectadores, o da gáucha Cristiane Dias, que passou a apresentar o programa ao 🍐 lado de Lacombe.
- Para a cobertura da Copa do mundo da Coréia e do Japão, em 2002, foi criado o 🍐 quadro Salão da Copa, uma espécie de mesa-redonda feminina, onde mulheres, comandadas pela apresentadora Glenda Kozlowski, discutiam assuntos relacionados ao 🍐 campeonato mundial de futebol, destacando desde os jogadores mais bonitos até a qualidade técnica.
O programa também promoveu a Copinha espetacular, 🍐 um campeonato de futebol entre crianças.
- O Esporte espetacular apresentou várias reportagens relembrando os momentos mais marcantes da seleção brasileira 🍐 na história das Copas, desde o primeiro título mundial em 1958 até a vitória em 1994.
A série de reportagens se 🍐 chamava Caminhos do Tetra e estreou em 09 de dezembro de 2001.
- Quando a seleção brasileira de futebol conquistou o 🍐 título de pentacampeã do mundo, no dia 30 de junho daquele ano, o Esporte espetacular abriu espaço para a transmissão 🍐 ao vivo da entrevista coletiva com o técnico Luís Felipe Scolari logo após a vitória.
Também foi exibida a viagem da 🍐 jornalista Fátima Bernardes no ônibus da seleção brasileira, no trajeto entre o estádio e o hotel.
- Entre 2005 e 2006, 🍐 o Esporte espetacular exibiu várias séries de reportagens.
Entre elas, merece destaque África espetacular, dos repórteres George Guilherme e Renato Diehl.
As 🍐 reportagens mostraram os preparativos das seleções africanas de Angola, Costa do Marfim, Togo e Gana, para a Copa do Mundo 🍐 da Alemanha.
- Durante a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha, foram criados no Esporte Espetacular quadros como: Eu vi, 🍐 no qual os repórteres da emissora destacavam uma imagem que tivessem presenciado durante os jogos no mundial; e Vozes da 🍐 Copa, que reproduzia a locução de lances das partidas em idiomas como alemão, italiano, francês, japonês, entre outros.
A repórter Dani 🍐 Monteiro também viajou para a Alemanha, produzindo matérias especiais para Caminhos da aventura.
Para o quadro, ela pegou onda no rio 🍐 Isar, em Munique, sobrevoou a cidade alemã em um balão e andou de bicicleta na capital Berlim.
- Durante a Copa 🍐 da Alemanha de 2006, o Esporte espetacular deixou de ser exibido alguns dias por causa do horário dos jogos.
- Em 🍐 janeiro de 2007, para entrar no clima dos jogos pan-americanos, o programa criou Pratique esporte, conquiste saúde.
No quadro, o apresentador 🍐 Luís Ernesto Lacombe incentiva os telespectadores a transformar em hábito a prática do esporte.
As matérias destacam dicas de várias modalidades 🍐 esportivas e sugestões de como se exercitar de forma saudável por meio de caminhadas, corridas ou qualquer outra atividade física.
- 🍐 Na cobertura dos Jogos Pan-americanos do Rio, foram apresentadas ao vivo algumas provas de competições como triatlo feminino na praia 🍐 de Copacabana, as finais masculinas e femininas de ciclismo e algumas lutas de taekwondo.
Na série "Caminhos da aventura?, a repórter 🍐 Dani Monteiro foi mostrar o treinamento do grupo de elite da polícia do Rio para garantir a segurança durante a 🍐 realização dos Jogos na cidade.
Durante a cobertura, a apresentadora Glenda Kozlowski entrevistou para o programa a equipe masculina de ginástica 🍐 com os atletas Mosiah Rodrigues, Victor Rosas, Guto dos Anjos, Adan Santos, Danilo Nogueira, Diego Hypólito e o técnico Renato 🍐 Araújo.
Além disso, também foram realizadas entrevistas com vários medalhistas brasileiros no estúdio.
- Em agosto de 2007, o jornalista Sidney Garambone 🍐 assumiu o cargo de editor chefe do Esporte espetacular.
Ricardo Pereira, que antes comandava o programa, foi para o Globo repórter.
A 🍐 editora-executiva Vivian Karla foi para a área de eventos esportivos.
No ano seguinte, Mylena Ciribelli passou a fazer parte da apresentação 🍐 do programa ao lado de Luís Ernesto Lacombe e Cristiane Dias.
- O Esporte espetacular acompanhou toda a cobertura do Grande 🍐 Prêmio do Brasil de Fórmula 1, disputado em Interlagos, em 2008.
Na última prova da temporada, o programa foi ancorado ao 🍐 vivo do autódromo.
Na ocasião, foi exibida uma matéria especial com os apresentadores Glenda Kozlowski, Tino Marcos, Ernesto Lacombe e Mylena 🍐 Ciribelli, e com os repórteres Fernando Saraiva e Marcelo Courrege disputando uma corrida de kart noo autódromo.
[Fontes: Boletins de programação, 🍐 números: 48, 52, 53, 195, 238, 426, 614, 740, 741, 844, 953, 1162, 1169, 1198 e 1228; ALMEIDA, Lívia de.
"Jogos 🍐 e lances espetaculares?.
In: O Globo, 12/04/1991; BRISOLLA, Fabio."Campeãs?.
In: Jornal do Brasil, 26/10/1997; CERQUEIRA, Sofia.
"Fernando Vannucci?.
In: Jornal do Brasil, 26/12/1993; FERREIRA, 🍐 Adriana.
"Linha de passe com a criatividade?.
In: O Globo, 29/01/1992; FERREIRA, Adriana.
"Um careca para as tardes de sábado?.
In: O Globo, 08/06/1992; 🍐 FERREIRA, Adriana.
"Transferência para um novo time?.
In: O Globo, 12/01/1993; FILHO, Milton Calmon.
"Charge eletrônica faz TV virar gibi?.
In: O Globo, 28/01/1993; 🍐 GARCIA, Sergio."Um ídolo radical?.
In: Veja Rio, 03/04/2002; GARCIA, Sérgio."Um ídolo radical?.
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