Daniel Alves da Silva (Juazeiro, 6 de maio de 1983) é um futebolista brasileiro que atua como lateral-direito ou meio-campista.
Atualmente 💪 está sem clube.
Com 43 títulos conquistados, é o segundo jogador com mais títulos oficiais na história do futebol, atrás apenas 💪 de Lionel Messi.[3]
O primeiro troféu da casa de aposta com depósito de 1 real carreira foi a Copa do Nordeste de 2002, pelo Bahia, enquanto mais da 💪 metade dos títulos foram conquistados foram pelo Barcelona, clube onde viveu seu auge entre 2008 e 2016.
[4] Pela Seleção Brasileira, 💪 Daniel Alves sagrou-se campeão duas vezes da Copa América e duas vezes da Copa das Confederações FIFA, além de um 💪 ouro olímpico conquistado pela Seleção Brasileira Sub-23 nas Olímpiadas de 2020.
Apesar da vida vitoriosa nas quatro linhas, o jogador foi 💪 preso na Espanha em janeiro de 2023, após ser acusado de estupro.[5]
O treinador José Carlos Queiroz, o qual à convite 💪 do amigo Cláudio Carneiro, que assumiu o Juazeiro Social Clube de 1998 até 2000, foi quem levou Daniel Alves para 💪 o Bahia, ainda com 15 anos de idade.
Cláudio, que havia se tornado supervisor do clube, falou que tinha um jogador 💪 acima da média no juvenil do Juazeiro:
" No primeiro treino que vi, gostei e trouxe ele do juvenil para o 💪 profissional.
" - Cláudio Carneiro, supervisor do Juazeiro, sobre Daniel
Chegou a disputar uma partida junto com os profissionais do Juazeiro, um 💪 amistoso de inauguração do estádio da Seleção da cidade de Conceição do Coité, que disputa torneios amadores.[carece de fontes]
Após alguns 💪 anos nas categorias de base do Bahia, na reta final do Campeonato Brasileiro de 2001, com as contusões do titular 💪 Denílson e de seu reserva imediato Mantena, Daniel teve casa de aposta com depósito de 1 real primeira chance de jogar como titular, no dia 10 de 💪 novembro, no triunfo do Bahia sobre o Paraná por 3–0, na Fonte Nova.
O jovem lateral não decepcionou.
Daniel jogou com ousadia, 💪 garra, mostrou excelente preparo físico, marcou com eficiência, apoiou bastante o ataque e foi o grande destaque deste jogo, sofrendo 💪 um pênalti e dando passe para um dos gols.
Durante a partida, a boa atuação fez com que os torcedores exigissem, 💪 em coro: "Ah! Ah! Ah! Daniel é titular".
O treinador Evaristo de Macedo atendeu aos pedidos e, nas partidas seguintes, Daniel 💪 não saiu mais da equipe titular.[6]
No ano seguinte, 2002, mesmo com Bobô assumindo o cargo de treinador, Daniel continuou sendo 💪 titular absoluto do Bahia.
" Acho que, por seu talento, e pela falta de bons valores no país para a posição 💪 dele, o Daniel é forte candidato a integrar a Seleção Brasileira num futuro próximo.
" - Marcelo Chamusca, treinador dos juniores 💪 do Bahia
Jogando pelo Bahia, Daniel Alves foi campeão da Copa do Nordeste em 2002.
Em um evento realizado em Salvador, em 💪 junho de 2009, pelo Bahia, Daniel Alves declarou ter muito respeito e carinho pelo Bahia, e disse também que deseja 💪 encerrar a carreira no clube.[7]
Mesmo com o pouco tempo que passou no Bahia (e, por extensão, no futebol nacional), Daniel 💪 Alves foi eleito por visitantes do UOL como o maior lateral-direito da história do clube, à frente de nomes como 💪 Antônio Leone e Zanata.[8]
Daniel Alves atuando pelo Sevilla
No início do segundo semestre de 2002, Daniel foi contratado pelo Sevilla, da 💪 Espanha, inicialmente por empréstimo de uma temporada.
Ao final da temporada 2002–03, Daniel havia atuado em dez partidas na La Liga 💪 e agradado os torcedores e dirigentes do Sevilla com suas excelentes atuações durante o empréstimo.
Em dezembro de 2003, durante casa de aposta com depósito de 1 real 💪 segunda temporada pelo clube da cidade de Sevilha, conquistou o Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira.
Daniel foi um dos grandes destaques 💪 da equipe, terminando como o terceiro melhor jogador do torneio.
Em dezembro de 2006, Dani Alves assinou um novo contrato com 💪 o Sevilla.
Finalizou a temporada 2006–07 com êxito, com 47 partidas e cinco gols marcados, atuando em todas as partidas da 💪 Copa da UEFA, torneio conquistado pelo clube.
Após alguns anos jogando na Espanha, adquiriu a nacionalidade espanhola, o que lhe excluiria 💪 da necessidade de uma autorização de trabalho para jogar em qualquer país da União Europeia.
No dia 1 de agosto de 💪 2007, em entrevista ao SporTV, Daniel disse que tinha vontade de sair do Sevilla e ir para um grande clube 💪 europeu, reiterando, em maio de 2008, o seu desejo de deixar o clube.
[9] Afirmou que ele estava lisonjeado com o 💪 interesse do Chelsea e que ele nunca recusaria tal proposta.
Daniel confirmou ainda que seu empresário havia ido à Inglaterra há 💪 algum tempo para negociar com o clube londrino.
O Sevilla acabou rejeitando todas as propostas, sendo duas delas vindas do Chelsea 💪 e uma do Barcelona, considerando-as como "muito abaixo do esperado".
O presidente do Sevilla, José María del Nido, aproveitou para desdenhar 💪 do valor da proposta do time catalão:
" Por 25 milhões de euros eu envio as chuteiras de Daniel para que 💪 coloquem em um lateral deles.
Ele é um grande jogador, talvez o melhor lateral-direito do mundo.
[ 10 ] " - José 💪 María del Nido, sobre a proposta do Barcelona por Daniel Alves
Algum tempo depois, Daniel Alves revelou estar decepcionado com o 💪 presidente do Sevilla por ter recusado as propostas, principalmente a do Chelsea, que optou então por contratar seu compatriota Belletti, 💪 que atua na mesma posição.
Ao final da temporada 2007–08, foi mais uma de destaque no Sevilla.
Durante casa de aposta com depósito de 1 real coletiva de despedida, 💪 Daniel disse que "gostaria retornar ao clube no futuro" e que "chegou ao Sevilla como um menino e saiu como 💪 um homem", chegando a chorar diversas vezes durante a coletiva.
[8] Ele também aprecia a confiança depositada nele Joaquín Caparrós, que 💪 disse que aprendeu muito com ele.[11]
Em 2 de julho de 2008, Daniel Alves foi contratado pelo Barcelona por quatro temporadas.
O 💪 valor anunciado oficialmente foi de 34 milhões de euros, com mais 6 milhões de euros dependendo do seu desempenho durante 💪 as temporadas seguintes.[12]
Na temporada 2008–09, na casa de aposta com depósito de 1 real primeira partida pelo clube catalão, logo assumiu o posto de titular, anteriormente pertencente 💪 a Gianluca Zambrotta, que havia retornado ao futebol italiano, se transferindo para o Milan.
Fez a casa de aposta com depósito de 1 real estreia oficial pelo Barcelona 💪 em 13 de agosto de 2008, contra o Wisła Kraków, no jogo de ida das eliminatórias da Liga dos Campeões 💪 da UEFA, torneio que terminou com o título do Barcelona.
Sua estreia na La Liga ocorreu no primeiro jogo do Barça 💪 no campeonato, contra o Numancia, no dia 31 de agosto de 2008.
Devido a uma suspensão por cartão amarelo, não atuou 💪 na final da Champions contra o Manchester United.
O Barça contou com uma grande atuação de Xavi, Lionel Messi e Samuel 💪 Eto'o e derrotou o clube inglês por 2–0, conquistando assim a tríplice coroa da temporada 2008–09: Liga dos Campeões, La 💪 Liga (Campeonato Espanhol) e Copa do Rei.
Conquistou ainda a Supercopa da Espanha e a Supercopa da UEFA, vencendo o Shakhtar 💪 Donetsk por 1–0 na final, com gol de Pedro na prorrogação.
[13] Sendo assim, em casa de aposta com depósito de 1 real primeira temporada pelo clube catalão, 💪 Daniel Alves conquistou todas as competições que disputou.
No início da temporada 2013–14, alterou o número de seu uniforme de 2 💪 para 22 para homenagear o ex-companheiro de equipe Éric Abidal que a utilizara e deixara o clube.[14][15]
Na temporada 2014–15, no 💪 dia 17 de setembro, contra o APOEL, pela Liga dos Campeões da UEFA, Daniel Alves completou 300 jogos pela equipe 💪 do Barcelona.[16]
Ao se aproximar do final do seu contrato com o clube, em junho de 2015, as partes ainda não 💪 haviam chegado a um acordo.
O próprio Daniel declarou em entrevista que se sentia menosprezado pelos dirigentes.
[17] Porém, no dia 9 💪 de junho de 2015, renovou seu vínculo com o clube catalão por mais duas temporadas.
[18] Na temporada 2015–16, Daniel deixou 💪 de utilizar a camisa 22 e passou a utilizar a camisa 6, utilizada durante mais de uma década por Xavi 💪 Hernández.
Em junho de 2016, foi confirmada a casa de aposta com depósito de 1 real saída do clube.[19]
Foi oficialmente anunciado pela Juventus no dia 27 de junho 💪 de 2016, assinando contrato válido até junho de 2018.
[20] Marcou seu primeiro gol pelo clube no dia 21 de setembro, 💪 na goleada por 4–0 sobre o Cagliari, em jogo válido pela 5ª rodada da Serie A.[21]
No dia 19 de junho 💪 de 2017, dias após amargar uma derrota para o Real Madrid na final da Liga dos Campeões e dar declarações 💪 polêmicas, foi anunciado que Daniel Alves não faria parte do elenco da Velha Senhora.
No dia 29 de junho, a Juventus 💪 anunciou oficialmente a rescisão de contrato do lateral brasileiro.[22]
Daniel Alves atuando pelo PSG em 2018
No dia 12 de julho de 💪 2017, Daniel Alves assinou por duas temporadas com o Paris Saint-Germain.[23][24]
Em casa de aposta com depósito de 1 real primeira partida oficial na temporada, fez um dos 💪 gols da vitória do Paris Saint-Germain sobre o Monaco por 2–1, conquistando o título da Supercopa da França.
[25] Daniel Alves 💪 também marcou o primeiro da vitória sobre o Bayern de Munique por 3–0 na segunda rodada da fase de grupos 💪 da Liga dos Campeões da UEFA.
No dia 22 de novembro marcou um golaço na goleada sobre o Celtic por 7–1, 💪 ainda pela fase de grupos da principal competição europeia de clubes.[26]
No clássico contra o Lyon, no dia 21 de janeiro 💪 de 2018, causou polêmica ao ser expulso da partida por ter ofendido ao árbitro.
Logo após esse jogo, o brasileiro foi 💪 punido por três jogos sem poder atuar pelo PSG.[27]
Após uma partida pela Copa América de 2019, anunciou casa de aposta com depósito de 1 real saída do 💪 time no dia 23 de junho, através de uma rede social.[28]
No dia 1 de agosto de 2019, acertou seu retorno 💪 ao Brasil e assinou com o São Paulo até 2022.
[29][30] Sua apresentação foi feita no estádio do Morumbi, diante de 💪 44 mil torcedores.
Ídolos da história recente do clube, como Hernanes, Kaká e Luís Fabiano foram os responsáveis por recebê-lo.
" Não 💪 deixem de acreditar em vossos sonhos porque eles são possíveis.
Agora, depois de ter rodado o mundo, é o primeiro clube 💪 que visto a camisa e sou torcedor.
É uma emoção receber esse manto, e o momento chegou.
" - Daniel Alves em 💪 casa de aposta com depósito de 1 real apresentação no São Paulo[31]
Estreou com a camisa do tricolor paulista no dia 18 de agosto de 2019, contra o 💪 Ceará, pelo Brasileirão.
Ainda no primeiro tempo, recebeu assistência do atacante Raniel e marcou o gol que definiu a vitória de 💪 1–0.[32]
Apesar de ter atuado como lateral durante toda casa de aposta com depósito de 1 real carreira, desde casa de aposta com depósito de 1 real chegada assumiu posição no meio-campo.
Foi um dos principais 💪 articuladores da equipe, além de ser capitão do time por duas temporadas, quando na temporada 2021 passou a braçadeira para 💪 o ídolo Miranda, que retornou ao tricolor após 10 anos.
[33] Com a chegada do técnico Hernán Crespo, voltar a atuar 💪 como lateral-direito no esquema 3-5-2.
Conquistou seu único título pelo clube em maio de 2021, o Campeonato Paulista.
[34] O primeiro jogo 💪 da final foi disputado no dia 20 de maio, no Allianz Parque, e as equipes empataram em 0–0.
[35] Já no 💪 segundo jogo, realizado no dia 23, no estádio do Morumbi, Daniel Alves não atuou por conta de uma lesão.
O lateral 💪 foi substituído por Igor Vinícius e o São Paulo venceu o Palmeiras por 2–0.[36]
Em 10 de setembro, o São Paulo 💪 anunciou em um comunicado oficial nas redes sociais que Daniel Alves se recusou a voltar ao clube após estar na 💪 Seleção Brasileira devido a dívida de 11 milhões de reais que o clube possuía com ele e que por isso 💪 o atleta não fazia mais parte do elenco do clube.
[37][38] O clube paulista fez uma proposta ao lateral e seu 💪 estafe para o pagamento parcelado da quantia antes da partida de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil 💪 contra o Fortaleza, porém a proposta foi recusada.
[39] Ao todo, o jogador vestiu a camisa do clube em 95 jogos, 💪 fazendo 10 gols e concedendo 14 assistências.
[40] Sua rescisão foi oficialmente anunciada pelo clube no dia 16 de setembro.[41]
Retorno ao 💪 Barcelona [ editar | editar código-fonte ]
Acertou seu retorno ao Barcelona, clube onde é ídolo, no dia 12 de novembro 💪 de 2021, assinando até junho de 2022.
O brasileiro foi o primeiro reforço do treinador Xavi, seu ex-companheiro de equipe.
[42] Daniel 💪 Alves reestreou pela equipe no dia 14 de dezembro, contra o Boca Juniors, em jogo válido pela Copa Maradona, um 💪 título amistoso criado para homenagear o recém falecido Diego Armando Maradona.
Após o empate de 1–1 no tempo normal, o Boca 💪 venceu por 4–2 nos pênaltis.
[43] Já casa de aposta com depósito de 1 real reestreia em jogos oficiais foi no dia 5 de janeiro de 2022, na 💪 vitória de virada por 2–1 contra o Linares, em jogo válido pela Copa do Rei, tendo o clube catalão se 💪 classificado para oitavas de final.[44]
Seu primeiro gol pós retorno ao clube foi 23 de fevereiro, na vitória por 4–2 sobre 💪 o Atlético de Madrid na 23ª rodada da La Liga.
[45] Além de fazer último gol do Barça na partida, Dani 💪 também concedeu uma assistência para Jordi Alba abrir o placar na partida e foi expulso aos 68 minutos de jogo 💪 após um pisão em Yannick Carrasco, sendo esse seu primeiro jogo no Camp Nou em casa de aposta com depósito de 1 real volta.[46]
Sem clube desde junho, 💪 quando não renovou com o Barcelona, Daniel Alves foi anunciado como novo reforço do Pumas no dia 21 de julho 💪 de 2022.
[47] Estreou pela equipe no dia 27 de julho, num empate de 1–1 com o Mazatlán, válido pela Liga 💪 MX.[48]
Teve seu contrato rescindido no dia 20 de janeiro de 2023, com o clube mexicano decidido pela justa causa após 💪 casa de aposta com depósito de 1 real prisão em meio a uma investigação de violência sexual na Espanha.[49]
Em 2003, foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-20 para 💪 a disputa do Mundial da categoria.
Os brasileiros conquistaram o título vencendo a Espanha por 1–0 na final, no dia 19 💪 de dezembro.
Daniel Alves foi um dos destaques da Seleção Brasileira no torneio, e terminou sendo eleito o terceiro melhor jogador 💪 da competição.
O lateral realizou casa de aposta com depósito de 1 real estreia pela Seleção Brasileira principal no dia 7 de outubro de 2006, num amistoso não-oficial 💪 contra o Kuwait SC, clube do Kuwait.[50]
Copas América e Copa das Confederações [ editar | editar código-fonte ]
Daniel Alves conquistou 💪 seu primeiro título pela Seleção em 2007, a Copa América realizada na Venezuela.
[51] Convocado pelo técnico Dunga, o lateral atuou 💪 em quatro partidas e se destacou ao dar uma assistência e marcar um gol na final, que terminou com vitória 💪 brasileira por 3–0 sobre a Argentina.[52]
No dia 15 de junho de 2009, na primeira partida do Brasil na Copa das 💪 Confederações FIFA de 2009, contra o Egito, Daniel Alves deu uma assistência para Kaká na vitória por 4–3.
[53] Ainda neste 💪 torneio, na semifinal, marcou o único gol da partida contra a África do Sul, após uma cobrança de falta aos 💪 88 minutos de jogo.
[54] A grande final aconteceu em 28 de junho de 2009, e o Brasil conquistou o título 💪 após uma difícil vitória por 3–2, de virada, sobre os Estados Unidos.[55]
Copa do Mundo de 2010 [ editar | editar 💪 código-fonte ]
O lateral marcou seu segundo gol pela Seleção Brasileira no dia 6 de junho de 2009, na goleada por 💪 4 a 0 contra o Uruguai, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010.
[56] Daniel chamou 💪 muita atenção pela casa de aposta com depósito de 1 real ótima apresentação em campo, pois além do gol marcado, também conseguiu evitar dois gols da equipe 💪 adversária, o que causou, segundo jornalistas esportivos, uma acirrada e saudável disputa pela vaga de titular da posição entre ele 💪 e Maicon.
Apesar de Maicon ter disputado a Copa do Mundo como titular, Daniel Alves atuou em todas as cinco partidas 💪 do Brasil na Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul.
Logo no primeiro jogo, na vitória por 💪 2 a 1 contra a Coreia do Norte, Daniel entrou no lugar de Elano no segundo tempo e atuou como 💪 meio-campista.[57]
Era Mano Menezes [ editar | editar código-fonte ]
Com o treinador Mano Menezes, foi um dos remanescentes da Copa do 💪 Mundo de 2010.
Mano deixou de lado Maicon, de quem Daniel era reserva.
Nos amistosos pós-Copa, contra o Irã e a Ucrânia, 💪 Daniel Alves marcou dois gols, um em cada jogo.
Em 2011, foi convocado por Mano para a disputa da Copa América.[58]
Dani 💪 Alves beijando o troféu da Copa das Confederações de 2013, ao lado de Fred
Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, 💪 Daniel Alves conquistou a Copa das Confederações FIFA de 2013, depois de uma eletrizante final contra os espanhóis, vencida pelo 💪 por 3–0.
No dia 14 de agosto, no primeiro amistoso da Seleção após o título, diante da Suíça, o lateral marcou 💪 contra, o gol que daria a vitória aos europeus por 1–0.[59]
Pouco menos de um ano depois, no dia 7 de 💪 maio de 2014, esteve na lista dos convocados para a Copa do Mundo FIFA daquele ano.[60]
Após o retorno de Dunga 💪 à Seleção, em 2014, Daniel Alves não vinha sendo chamado pelo treinador.
Já no dia 11 de junho de 2015, foi 💪 convocado para a disputa da Copa América para substituir Danilo, que havia se lesionado em um jogo amistoso.[61]
Integrou o elenco 💪 para a disputa da Copa América Centenário em 2016.[62]
Após a saída de Dunga e a chegada de Tite, continuou sendo 💪 convocado com frequência, além de ter sido capitão em quatro partidas sob seu comando.[63]
No dia 9 de maio de 2018, 💪 durante a decisão da Copa da França, sofreu uma lesão no joelho.
Dias depois, após ser examinado pelo médico da Seleção 💪 Brasileira, foi confirmado que Daniel Alves estava fora da Copa do Mundo FIFA de 2018.[64]
Atuando como capitão do time, disputou 💪 a Copa América de 2019 pela Seleção Brasileira, edição em que o Brasil conquistou o nono título.
Ao final do torneio, 💪 foi agraciado como o troféu de Melhor Jogador da Competição.
Chegou ao 40º título na carreira, o primeiro como capitão do 💪 Brasil.[65]
Daniel Alves na final contra a Espanha, nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Olimpíadas de Tóquio [ editar | editar código-fonte ]
Em 💪 17 de junho de 2021, Daniel foi um dos 18 convocados e um dos três jogadores acima dos 24 anos 💪 convocados pelo técnico André Jardine para representar a Seleção Brasileira Sub-23 nos Jogos Olímpicos de Tokyo, tendo o São Paulo 💪 liberado o atleta para a disputa do torneio.
[66] Após se sagrar campeão das Olimpíadas de Tokyo com o Brasil em 💪 2021, o lateral-direito conquistou o seu 42° título na carreira.
[67] Daniel se tornou o jogador brasileiro mais velho a disputar 💪 uma Olimpíada e também o terceiro jogador mais velho da história a disputar uma Olimpíada, com 38 anos e 77 💪 dias em 2021, atrás apenas do galês Ryan Giggs, com 38 anos e 256 dias em 2012, e do guatemalteco 💪 Ricardo Piccinini, com 39 anos e 24 dias em 1988.[68]
Copa do Mundo de 2022 [ editar | editar código-fonte ]
Aos 💪 39 anos, esteve presente na lista de convocados por Tite no dia 7 de novembro para a Copa do Mundo 💪 FIFA de 2022.
[69] Jogador mais velho do grupo, Daniel Alves foi chamado para a casa de aposta com depósito de 1 real terceira Copa do Mundo FIFA.
Estreou 💪 na competição no dia 2 de dezembro, sendo titular e capitão do Brasil na derrota por 1 a 0 contra 💪 Camarões no Estádio Nacional de Lusail, em Lusail.
[70] Ao entrar em campo, Daniel Alves tornou-se o jogador mais velho a 💪 atuar pelo Brasil numa Copa do Mundo, com 39 anos e 210 dias.
O lateral quebrou um recorde já estabelecido no 💪 Catar por Thiago Silva, que enfrentou a Suíça com 38 anos e 67 dias.[71]
Daniel Alves como figurante no filme sobre 💪 Canudos
Nascido em Juazeiro, Bahia, Daniel teve uma infância pobre, na qual, ao lado do pai Domingos Alves da Silva, trabalhava 💪 na roça, plantando tomate, cebola, melão e alho, armava arapucas para caçar aves e reforçar a alimentação da família.
Desde cedo 💪 amante do futebol, o então jovem garoto improvisava bolas com sacos plásticos ou meias velhas.[72]
Daniel chegou, inclusive, a fazer ponta 💪 no filme de Sérgio Rezende Guerra dos Canudos, de 1997.
Segundo o lateral, em troca de "alimentação e cinco ou dez 💪 reais por dia", ele aceitou ser figurante.
O lateral considerou a experiência "muito legal."[73]
Daniel foi casado com Dinorah, com quem teve 💪 dois filhos.Ela é casa de aposta com depósito de 1 real agente.
[74] Em dezembro de 2009, o jogador revelou que é torcedor do São Paulo e que 💪 gostaria de atuar pela equipe paulista, para depois encerrar a carreira no Bahia.[75]
Fora das quatro linhas, gosta de manter o 💪 estilo e costuma atrair olhares por onde passa.
Em algumas ocasiões apresenta-se com roupas e visual incomuns.[76]
Daniel possui um irmão chamado 💪 Ney Alves, que é cantor de forró.[77]
Acusação de estupro e prisão na Espanha [ editar | editar código-fonte ]
No dia 💪 20 de janeiro de 2023, Daniel Alves foi preso na Espanha depois de prestar depoimento sobre uma acusação de agressão 💪 sexual.
A justiça espanhola aceitou o pedido do Ministério Público e decretou a prisão preventiva do jogador, sem direito a pagamento 💪 de fiança.
[5] Logo após a prisão decretada, o lateral teve seu contrato rescindido com o Pumas, do México.[49]
Acusado de ter 💪 estuprado uma mulher de 23 anos em uma casa noturna de Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022, inicialmente 💪 Daniel afirmou que nem sequer a conhecia; no entanto, posteriormente admitiu que manteve relações consensuais com a mulher em questão.[78]
Atitude 💪 contra o racismo [ editar | editar código-fonte ]
No dia 27 de abril de 2014, em um jogo contra o 💪 Villarreal, Daniel foi vítima de uma ofensa racista: um torcedor do time local jogou uma banana na direção do lateral-direito.
Daniel 💪 comeu a fruta em pleno jogo e continuou a partida normalmente.
[79] Após o jogo, comentou o incidente com um tom 💪 bem-humorado, o Villarreal foi punido e cassou o passaporte vitalício do tal torcedor.
Nas redes sociais, o companheiro de Daniel, Neymar 💪 e David Luiz lançaram uma campanha com o seguinte título: SomosTodosMacacos, em repúdio ao episódio do jogo.
[80] Em questão de 💪 horas, a campanha ganhou vários adeptos – além do próprio Neymar – como o atacante Fred, o apresentador Luciano Huck, 💪 a cantora Ivete Sangalo e até a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.[81]
Abaixo estão listados todos os jogos, gols e assistências 💪 do futebolista por clubes [82]
Equipe Temporada Campeonatonacional Copa
nacional[a] Competições
continentais[b] Outros
torneios[c] Total Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos 💪 Gols Assist.
Bahia 2001 6 0 0 - - - 6 0 0 2002 19 2 0 6 2 0 - 💪 6 1 0 31 5 0 Total 25 2 0 6 2 0 - 6 1 0 37 5 0 💪 Sevilla 2002–03 10 0 0 1 0 0 - - 11 0 0 2003–04 29 1 3 7 1 2 💪 - - 36 2 5 2004–05 33 2 1 5 0 0 9 0 0 - 47 2 1 2005–06 💪 36 3 9 2 0 0 14 0 6 - 52 3 15 2006–07 34 3 10 8 0 2 💪 14 2 4 1 0 0 57 5 16 2007–08 33 2 18 3 0 2 8 2 5 3 💪 0 0 47 4 25 Total 175 11 41 26 1 6 45 4 15 4 0 0 250 16 💪 62 Barcelona 2008–09 34 5 10 8 0 2 12 0 2 - 54 5 14 2009–10 29 3 11 💪 3 0 0 11 0 1 5 0 2 48 3 14 2010–11 35 2 15 5 0 3 12 💪 2 2 2 0 1 54 4 21 2011–12 33 2 12 5 1 0 10 0 4 4 0 💪 2 52 3 18 2012–13 30 0 6 6 0 3 10 1 1 1 0 0 47 1 10 💪 2013–14 27 2 5 5 0 1 8 2 0 2 0 0 42 4 6 2014–15 30 0 6 💪 5 0 2 11 0 4 - 46 0 12 2015–16 29 0 4 6 1 1 8 0 3 💪 5 0 0 48 1 8 2021–22 14 1 3 2 0 1 - 1 0 0 17 1 4 💪 Total 261 15 72 45 2 13 82 5 17 20 0 5 408 22 107 Juventus 2016–17 19 2 💪 3 2 1 0 12 3 4 - 33 6 7 Total 19 2 3 2 1 0 12 3 💪 4 - 33 6 7 Paris Saint-Germain 2017–18 25 1 7 7 1 3 8 2 0 1 1 0 💪 41 5 10 2018–19 23 1 7 6 2 1 3 0 0 - 32 3 8 Total 48 2 💪 14 13 3 4 11 2 0 1 1 0 73 8 18 São Paulo 2019 20 2 3 - 💪 - - 20 2 3 2020 30 1 3 6 0 1 6 2 2 11 4 1 53 7 💪 7 2021 6 0 0 1 0 0 6 0 1 9 1 3 22 1 4 Total 56 3 💪 6 7 0 1 12 2 3 20 5 4 95 10 14 Pumas 2022–23 12 0 3 - - 💪 - 12 0 3 Total 12 0 3 - - - 12 0 3 Total na carreira 596 35 139 💪 99 10 24 162 15 39 51 7 9 908 67 211
Abaixo estão listados todos os jogos, gols e assistências 💪 do futebolista pela Seleção Brasileira, desde as categorias de base.[83]Seleção Sub–20
Ano Campeonato Mundial Jogos Gols Assist.
2009 7 0 0 Total 💪 na carreira 7 1 0Seleção Sub–23
Ano Jogos Olímpicos Amistosos Total Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.
2021 6 0 1 💪 1 0 0 7 0 1 Total na carreira 6 0 1 1 0 0 7 0 1Seleção principal
Ano Copa 💪 do Mundo Copa América Copa das Confederações Qualificação Mundial Amistosos Total Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos 💪 Gols Assist.Jogos Gols Assist.
2006 - - - - 1 0 0 1 0 0 2007 - 4 1 0 - 💪 1 0 0 7 0 1 12 1 1 2008 - - - 1 0 0 4 0 0 5 💪 0 0 2009 - - 3 1 1 7 1 4 4 0 0 14 2 5 2010 5 0 💪 0 - - - 7 2 2 12 2 2 2011 - 2 0 0 - - 8 0 2 💪 10 0 2 2012 - - - - 5 0 2 5 0 2 2013 - - 5 0 1 💪 - 8 0 0 13 0 1 2014 4 0 0 - - - 3 1 0 7 1 0 💪 2015 - 4 0 2 - 4 0 0 - 8 0 2 2016 - 3 0 2 - 8 💪 1 0 1 0 0 12 1 2 2017 - - - 5 0 1 1 0 0 6 0 💪 1 2018 - - - - 2 0 0 2 0 0 2019 - 6 1 0 - - 5 💪 0 3 11 1 3 2021 - - - 1 0 0 - 1 0 0 2022 2 0 0 💪 - - 3 0 0 2 0 0 7 0 0 Total na carreira 11 0 0 19 2 4 💪 8 1 2 30 2 5 58 3 10 126 8 21
Jogos pela Seleção Sub-20 [ editar | editar código-fonte 💪 ]
Jogos pela Seleção Sub-23 [ editar | editar código-fonte ]Bahia
Copa do Nordeste: 2002SevillaBarcelonaJuventusParis Saint-GermainSão PauloSeleção Brasileira