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O jogo de bola mesoamericano era um desporto com associações rituais jogado ao longo de mais de 3000 anos pelos 🍏 povos da Mesoamérica em tempos pré-colombianos.

Uma versão moderna do jogo chamada ulama continua a ser jogada em alguns locais pelos 🍏 habitantes ameríndios.

Os campos de jogo de bola pré-colombianos têm sido encontrados desde o Arizona até à Nicarágua e também em 🍏 várias ilhas do Caribe como Cuba e Porto Rico, o que denota bem a popularidade deste desporto americano.

Apesar de poder 🍏 ser jogado casualmente como simples recreação, inclusivamente por mulheres e crianças, o jogo tinha também importantes aspectos rituais, e grandes 🍏 jogos formais eram acontecimentos rituais..

Campo de jogo de bola de Monte Alban.

Mapa mostrando os locais onde foram encontrados os mais 🍏 antigos campos de jogo, bolas e figuras.

O jogo de bola mesoamericano é pelo menos tão antigo como a civilização olmeca.

De 🍏 fato, o nome que os astecas davam aos olmecas, olmeca, significa povo borracha (do nauatle ulli, "borracha"), pois atribuíam a 🍏 origem do jogo de bola a este povo antigo.

Uma dúzia de bolas de borracha, com diâmetros entre 10 e 20 🍏 cm, foram encontradas em El Manatí, um local sacrificial olmeca.

As bolas mais antigas, que são também as menores, datam de 🍏 1600 a.C..

[1] Estas bolas de borracha foram encontradas juntamente com outras oferendas rituais, indicando que mesmo em tempos tão remotos, 🍏 o jogo já tinha conotações religiosas e rituais.

O campo de jogo de bola mais antigo que se conhece, em Paso 🍏 de la Amada, data de aproximadamente 1400 a.C..

Com aproximadamente 80 m de comprimento e 8 metros de largura, está situado 🍏 entre dois montículos paralelos com bancadas de 2,50 m de profundidade e 30 cm de altura, dispostas segundo o comprimento 🍏 dos montículos.[2]

Um campo de jogo de bola rudimentar foi também descoberto no sítio olmeca de San Lorenzo Tenochtitlán e existem 🍏 provas significativas na forma de trabalhos artísticos olmecas.

Durante escavações efectuadas em San Lorenzo foram ainda encontradas figuras de jogadores de 🍏 bola, datadas por carbono 14 como sendo de 1250 a.C.a 1150 a.C..

Estas figuras encontram-se "vestidas" com cintos acolchoados e com 🍏 faixas acolchoadas nos braços e pernas.

Foram também encontradas figuras de jogadores femininos usando protecções almofadadas no abidomen e pernas.

Juntamente com 🍏 estas figuras, foram encontradas peças relacionadas com a iconografia do milho, sugerindo uma associação entre o jogo de bola e 🍏 rituais de fertilidadasde

Pouco tempo depois da conquista dos astecas pelos espanhóis em 1521, o próprio Hernán Cortés levou para a 🍏 Espanha uma equipa de jogadores de bola mexicas com o seu equipamento.

Ali levaram a cabo jogos de exibição para a 🍏 corte espanhola.

Além de fascinados com os vistantes exóticos, os europeus ficaram maravilhados com as bolas de borracha saltitantes.[1]

Neste detalhe do 🍏 Códice Bórgia, o deus asteca Xiuhtecuhtli leva ao templo como oferenda uma bola de borracha.

Cada uma das bolas de borracha 🍏 está decorada com uma pena de quetzal, parte da oferenda.

Como seria de esperar de um jogo praticado por tanto tempo 🍏 por várias nações diferentes, os detalhes do jogo variaram com o tempo e local, e desta forma o jogo de 🍏 bola mesoamericano pode ser melhor entendido como uma família de jogos semelhantes entre si.

Algumas versões do jogo eram disputadas entre 🍏 dois indivíduos, outras entre duas equipas.

As provas arqueológicas sugerem que a borracha já era utilizada na Mesoamérica durante o período 🍏 pré-clássico inicial (1600 a.C.).

À época da conquista espanhola era exportada borracha das zonas tropicais para toda Mesoamérica.

A iconografia sugere que 🍏 apesar de existirem variados usos para a borracha, as bolas de borracha tanto para oferendas como para serem utilizadas em 🍏 jogos de bola rituais, eram os principais produtos fabricados com aquele material.

Bolas de borracha solidificada eram queimadas frente a imagens 🍏 de divindades e no interior de pirâmides e santuários.

Para além do simbolismo antes referido, as bolas de borracha eram símbolos 🍏 de fertilidade, pois tanto os astecas como os maias comparavam o látex que fluía do interior da árvore ao sangue 🍏 e ao sémen.

O jogo de bola disputava-se utilizando uma bola de borracha endurecida feita a partir de látex obtido da 🍏 árvore da borracha (Castilla elastica) nativa das áreas tropicais do sul do México e da América Central.

O látex era transformado 🍏 em borracha após ser misturado com seiva de Ipomoea alba.

A mais antiga bola de borracha que se conhece foi descoberta 🍏 no sítio olmeca de El Manatí, Veracruz, México.

O campo de jogo [ editar | editar código-fonte ]

Campo de jogo de 🍏 bola de Yagul, considerado o segundo maior da Mesoamérica

Os campos de jogo, em especial aqueles situados nas principais cidades maias 🍏 do clássico tardio, eram espaços públicos utilizados para diversos acontecimentos culturais da élite e para actividades rituais como actuações musicais 🍏 e festivais, e claro, o jogo de bola.

Muitas vezes as representações pictóricas mostram músicos actuando nas partidas de jogo de 🍏 bola.

As representações de jogadores mascarados sublinha os aspectos dramático e ritual do jogo de bola e a casa de aposta dando ligação com 🍏 outras formas de drama que poderiam ter lugar no campo de jogo, conforme o sugerido pelos murais pintados de Bonampak, 🍏 por exemplo.

A maioria dos campos de jogo de bola tinham forma de I, com uma zona central comprida e estreita, 🍏 flanqueada por paredes inclinadas (no período clássico) ou com degraus (no pós-clássico), estucadas e pintadas com cores fortes.

As extremidades do 🍏 campo de jogo aparentemente suportavam estruturas temporárias onde os espectadores se sentavam.

Estima-se que o tamanho médio dos campos de jogo 🍏 fosse 36.

5 por 9 metros, apesar de existir uma grande variabilidade.

O maior de todos os campos de jogo conhecidos é 🍏 o campo principal de Chichén Itzá, com 168 metros de comprimento e 70 de largura, maior que um campo de 🍏 futebol.

O campo ou quadra de jogo onde se disputavam as partidas, eram designados das seguintes formas em diferentes regiões da 🍏 Mesoamérica:

Língua maia clássica: pitz

Língua maia k'iche': chaajNáuatle - tlachtli

Povos do México Central: tlaxtliSinaloa - ollama

O jogo propriamente dito era designado 🍏 poc-ta-tok na língua iucateque e a acção do jogo Ti Pitziil em maia clássico.

Por toda a Mesoamérica foram construídos campos 🍏 de jogo utilizados ao longo de muitas gerações, com formas e tamanhos variáveis.

Alguns locais tinham múltiplos campos de jogo, outros 🍏 apenas um.

Podem ser encontrados na grande maioria dos principais sítios arqueológicos mesoamericanos, apesar de notavelmente se encontrarem ausentes de outros, 🍏 como Teotihuacan.

Entre os locais com campos de jogo bem preservados incluem-se: Tikal, Yaxha, Copán, Iximche, Monte Albán, Yagul, Uxmal, Mixco 🍏 Viejo, Zaculeu e Chichén Itzá.

Objetivos do jogo [ editar | editar código-fonte ]

O objectivo do jogo era enviar a bola 🍏 para o lado do campo defendido pelo adversário; na época pós-clássica, o objectivo principal era enviar a bola através de 🍏 um de dois aros verticais colocados um de cada lado do campo de jogo, na linha média do mesmo.

O aro 🍏 surgiu inicialmente nas terras baixas do norte da Área Maia durante o pós-clássico.

Cada jogador tinha muitas vezes um colega de 🍏 equipa directamente atrás dele (ou dela), em apoio.

Na versão mais comum do jogo, a bola era atirada à mão para 🍏 o campo, e a partir desse momento os jogadores apenas podiam bater a bola de um lado para o outro 🍏 do campo com as coxas, ancas e braços (sem chutar ou agarrar com as mãos) e através dos aros colocados 🍏 nas paredes laterais do campo.

Em algumas versões do jogo, os pés eram usados como no futebol actual.

Noutras eram usados bastões, 🍏 pás ou raquetes.

Não existem testemunhas do jogo de bola praticado pelos maias do período clássico, mas talvez o jogo praticado 🍏 pelos astecas e testemunhado pelos espanhois no século XVI possa ser comparável.

No jogo de bola asteca perdia pontos o jogador 🍏 ou equipa que deixasse a bola tocar no solo mais que uma vez antes de a enviar de volta ao 🍏 meio-campo adversário, que deixasse a bola sair do campo, ou que falhasse na tentativa de fazer a bola (com 3 🍏 a 4 kg de peso) atravessar os aros colocados em cada parede lateral.

Na Área Maia existem aros semelhantes, alguns dos 🍏 quais bastante altos, como em Chichén Itzá, onde se encontram a 6 metros do solo.

Os jogadores utilizavam protecções acolchoadas feitas 🍏 de algodão, provavelmente recheadas com algodão por fiar, enroladas à volta de placas provavelmente feitas de madeira colocadas à cintura, 🍏 mas certamente não feitas de pedra como as encontradas em alguns locais.

Cabeças esculpidas, e muitas vezes cabeças troféu, eram cravadas 🍏 nas placas de madeira, como mostra uma figura de cerâmica de um jogador do clássico tardio usando uma placa com 🍏 uma cabeça de pássaro esculpida.

Peles de veado pintadas com cores garridas eram usadas à volta das ancas proporcionando protecção adicional.

Além 🍏 destas protecções, os jogadores utilizavam também almofadas nos joelhos e protecções nas pernas e antebraços.

Em certas ocasiões, os jogadores usavam 🍏 elaborados ornamentos de cabeça, muitas vezes retratados em vasos de cerâmica pintada.

Alguns dos jogadores mascaravam-se, como Yax Pac de Copán, 🍏 sublinhando a importância ritual do jogo de bola.

Tratava-se de um jogo extremamente violento.

Ocorriam frequentemente ferimentos graves infligidos quer pela bola 🍏 densa e pesada quer por outros jogadores e as mortes eram relativamente comuns.

Algumas contusões sofridas durante o jogo eram tão 🍏 severas que tinham que ser lancetadas de forma a extrair o sangue acumulado.

Isto seria certamente significativo nos rituais de sacrifício 🍏 e sangria que acompanhavam o jogo de bola asteca.

Não se sabe se era permitido o contacto físico entre os jogadores.

Rituais 🍏 de sangue [ editar | editar código-fonte ]

Em algumas ocasiões as cerimónias pós-partida incluíam o sacrifício do capitão e de 🍏 outros jogadores da equipa derrotada.

A associação do jogo com o sacrifício e a morte era particularmente vincada na costa do 🍏 golfo.

O crânio de um perdedor podia ser utilizado como o núcleo à volta do qual se fazia uma nova bola.

Os 🍏 sacrifícios humanos tornaram-se um desfecho comum para as partidas de jogo de bola, particularmente nos campos de jogo reais de 🍏 cidades poderosas.

Os nobre maias do clássico tardio eram ao mesmo tempo guerreiros e jogadores de bola.

Um degrau duma escadaria hieroglífica 🍏 em Yaxchilan, por exemplo, mostra o rei Pássaro Jaguar derrotando um prisioneiro de guerra no jogo de bola, e existe 🍏 uma referência escrita a um prisioneiro de guerra num altar de Tikal.

Os prisioneiros de guerra jogavam à bola com os 🍏 vitoriosos, com um desfecho pré-determinado.

Após o jogo, que constituía uma reconstituição ritual da derrota de uma cidade-estado, os cativos eram 🍏 muitas vezes decapitados ou os seus corações eram arrancados num sacrifício de sangue.

As paredes do principal campo de jogo de 🍏 bola de Chichén Itzá, retrata equipes adversárias, com o líder da equipe vencedora segurando a cabeça decapitada do líder adversário, 🍏 que se encontra de joelhos com sangue em forma de serpentes jorrando do seu pescoço.

O jogo de bola maia [ 🍏 editar | editar código-fonte ]

Um aro de campo de jogo de bola, Chichén Itzá

Os maias chamavam ao jogo de bola 🍏 pitz, e a ação de jogar Ti Pitziil em Maia Clássico.

A casa de aposta dando associação à mitologia era central para a crença 🍏 religiosa maia.

O mais antigo campo de jogo datado com precisão foi encontrado em Nakbé, Petén, na Guatemala, remontando a 500 🍏 a.C.[carece de fontes].

O número de jogadores ou pitziil variava de 2 a 5 por equipe, e aqueles utilizavam protecções na 🍏 cabeça (pix'om), ancas (tz'um), joelhos e cotovelos (kipachq'ab'), feitas de pele de jaguar ou veado.

As partes corporais referidas eram as 🍏 únicas a poder entrar em contacto com a bola (kid), feita de uma mistura de látex e de seiva de 🍏 uma dama-da-noite (Ipomoea alba), cujo diâmetro variava entre 25 a 30 cm e o peso entre 1.

5 a 3 kg 🍏 no período clássico.

Jogar o jogo de bola era participar na manutenção da ordem cósmica do universo e regeneração ritual da 🍏 vida.

Era um jogo de sorte, perícia e batota reflectindo a vida.

O esforço de equipa levava à partilha de comportamento e 🍏 cultura, apresentando, reforçando e reinventando o jogo da vida e o lugar de cada um na ordem cósmica.

Nos tempos do 🍏 clássico tardio, o jogo de bola estava ritualmente associado às guerras endémicas entre as várias cidades-estado da época.

O sucesso da 🍏 conquista militar era recriado num jogo de bola público e ritual, em que prisioneiros de guerra de alta patente eram 🍏 derrotados e sacrificados.

Por vezes eram mantidos presos, torturados e em exibição pública durante anos antes de serem sacrificados.

Relação com a 🍏 mitologia e religião maias [ editar | editar código-fonte ]

O Popol Vuh define a importância do jogo de bola maia 🍏 muito para além de um mero desporto.

Fornece ainda importantes analogias para a interpretação do jogo de bola desde uma perspectiva 🍏 mitológica.

As primeiras aventuras relacionadas com o jogo de bola estabelecem a relação entre as pessoas e os deuses.

A história começa 🍏 com o pai e tio dos Gémeos Heróis, Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu, filhos dos velhos deuses Ixpiacoc e Ixmucané.

Os 🍏 senhores de Xibalba, o inframundo, aborreceram-se com o ruído produzido por Hun Hunahpu e Vucub Hunahpu enquanto jogavam.

O campo de 🍏 jogo situa-se na orla oriental da Terra próximo do grande abismo.

Os senhores principais de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, 🍏 enviam corujas para atrair os dois irmãos a jogarem no campo de Xibalba, situado na orla ocidental do inframundo.

Os irmãos 🍏 adormecem durante a viagem e acabam por ser sacrificados pelos senhores de Xibalba, sendo sepultados no solo do campo de 🍏 jogo de bola.

Esta história relaciona a prática do jogo de bola com os sacrifícios.

Hun Hanahpu é decapitado e a casa de aposta dando 🍏 cabeça colocada numa planta de fruto, que dá cabaças pela primeira vez.

Isto está também relacionado com a proeminência de cabeças 🍏 decorativas de animais e aves usadas como enfeites da cabeça.

A história continua após o nascimento dos Gémeos Heróis, Hunahpu e 🍏 Ixbalanqué.

Encontram o equipamento de jogo de bola na casa de seu pai e começam a jogar, aborrecendo novamente os deuses 🍏 de Xibalba.

Ao contrário de seu pai e tio, os gémeos sobrevivem a várias provas difíceis, com a ajuda de um 🍏 mosquito (que morde as mãos dos deuses de Xibalba, obrigando-os a revelarem-se aos rapazes).

Eventualmente, os gémeos acabam por defrontar os 🍏 deuses de Xibalba numa partida de jogo de bola.

Mais tarde, enganam os senhores de Xibalba, levando-os a pensar que estão 🍏 mortos, após saltarem para um caldeirão de sopa.

Milagrosamente, os gémeos renascem como peixes-gato, regressam à casa de aposta dando forma humana e efectuam 🍏 falsos sacrifícios em que a vítima supostamente ressuscita.

Quando dois dos deuses de Xibalba, Um Morte e Sete Morte, se oferecem 🍏 para um destes falsos sacrifícios, os gémeos enganam-nos e levam a cabo um sacrifício verdadeiro.

Os gémeos poupam as vidas dos 🍏 restantes deuses de Xibalba, mas dizem-lhes que a partir desse momento apenas lhes poderão ser oferecidos sacrifícios de sangue de 🍏 animais e seiva de cascarilha e que apenas podem incomodar as pessoas da Terra que sejam fracas ou que tenham 🍏 alguma culpa.

Os gémeos não conseguem fazer reviver o seu pai e deixam-no enterrado no campo de jogo de Xibalba.

Por esse 🍏 motivo, as palavras para campo de jogo e cemitério são sinónimos.

Os campos de jogo tornaram-se para sempre ritualmente ligados com 🍏 a morte.

O campo de jogo tornou-se um local de transição, um estádio entre a vida e a morte.

Ao longo da 🍏 linha central do campo, eram colocadas gravuras de cenas míticas do jogo de bola, usualmente limitadas por um quadrifólio, que 🍏 marcava uma entrada de um portal de acesso a outro mundo.

Uma lição que se pode obter do Popol Vuh é 🍏 a de que jogar o jogo de bola pode ser mortal e que a batota pode ser a única forma 🍏 de superar os adversários.

O grande campo de jogo de bola de Chichén Itzá [ editar | editar código-fonte ]

O grande 🍏 campo de jogo de bola de Chichén Itzá

O jogo aparece em vários mitos, às vezes como a luta entre os 🍏 deuses do dia e da noite, ou as batalhas entre deuses do céu e senhores do inframundo.

A bola simbolizava o 🍏 sol, lua ou estrelas, e os aros significavam nascer do sol e pôr-do-sol ou equinócios.

Com o aparecimento da cultura maia, 🍏 o significado do jogo de bola ritual torna-se mais evidente.

Foram dedicados muito tempo e energia à construção de campos de 🍏 jogo de bola.

Estes campos eram considerados portais para o inframundo maia, e eram construídos em zonas baixas ou aos pés 🍏 de grandes construções verticais.

O Grande Campo de Jogo de Bola de Chichén Itzá é o maior da Mesoamérica.

Uma gravura em 🍏 seis paineis de Chichén Itzá, mostra uma cena do Popol Vuh, indicando o significado cosmológico do jogo de bola na 🍏 ideologia maia.

Outros vestígios maias [ editar | editar código-fonte ]

Evidências adicionais sobre o jogo de bola maia aparecem em pinturas 🍏 de vasos maias.

Muitas vezes estes vasos são pintados com cenas do jogo de bola ritual.

Os jogadores são mostrados usando protecções 🍏 nos braços e joelhos e muitas vezes também são mostrados usando decorações elaboradas na cabeça, indicando a casa de aposta dando elevada posição 🍏 e explicando o lugar dos homens no mundo.

O jogo de bola asteca [ editar | editar código-fonte ]

A versão asteca 🍏 do jogo de bola é chamada ullamaliztli.

As cidades astecas, como outras cidades mesoamericanas, tinham normalmente vários campos de jogo de 🍏 bola chamados tlachtli.

[3] Na capital asteca, Tenochtitlan, o principal campo de jogo de bola era chamado teotlachco ("no campo de 🍏 jogo de bola sagrado") - aqui eram efectuados importantes rituais nos festivais do mês Panquetzaliztli, incluindo sacrifícios humanos de quatro 🍏 cativos em honra de Huitzilopochtli e do seu arauto Paynal.

Para os astecas o jogo de bola tinha também um significado 🍏 religioso, mas onde os maias viam uma batalha entre os senhores do inframundo e os seus adversários terrenos, os astecas 🍏 viam uma batalha entre as forças da noite lideradas pela lua e estrelas representadas pela deusa Coyolxauhqui e os seus 🍏 filhos Centzonuitznaua, e o sol personificado por Huitzilopochtli.

[4] Mas para além de ter um importante significado religioso e ritual, para 🍏 os astecas o jogo de bola era também um passatempo, jogado como forma de recreio e por todas as classes 🍏 da sociedade asteca.

Os jovens astecas aprendiam a jogar na escola calmecac, e os melhores podiam tornar-se famosos ao ponto de 🍏 poderem jogar profissionalmente.

As partidas eram disputadas em diferentes bairros e mercados da cidade, muitas vezes acompanhadas de jogos de apostas 🍏 em grande escala.

Diego Durán mencionou que "sempre que os nobres astecas jogavam, apostavam jóias, escravos, pedras preciosas, mantos e trajes 🍏 de guerra e mesmo roupas e adereços para senhoras".

Também os espectadores faziam apostas, e mesmo esposos ou filhos podiam ser 🍏 apostados.

Também os senhores astecas jogavam à bola.

Numa famosa partida descrita por Ixtlilxochitl, o governante asteca Axayacatl defrontou o governante de 🍏 Xochimilco, de seu nome Xihuiltemoc.

Apostando a posse de um lago e de um mercado em Tenochtitlan contra um jardim de 🍏 flores em Xochimilco Axayacatl foi derrotado.

No entanto, quando enviou os seus emissários para pagarem a dívida, eles assassinaram o senhor 🍏 de Xochimilco, pois apenas desse modo poderia o senhor asteca salvar a casa de aposta dando honra.

A palavra nauatle para o jogo era 🍏 ōllamaliztli (frequentemente ullamaliztl), derivada da palavra ōlli (borracha) e do verbo ōllama (jogar à bola) e a bola propriamente dita 🍏 era chamada ōllamaloni.

Uma vez que a árvore da borracha não existia nas terras altas do império asteca, os astecas obtinham 🍏 bolas e borracha como parte dos tributos das regiões das terras baixas onde era cultivada - por exemplo em Veracruz.

O 🍏 códice Mendocino refere 16 000 como sendo o número de pedaços de borracha virgem importados a cada seis meses para 🍏 Tenochtitlan desde as províncias do sul, mas nem toda a borracha era consumida no fabrico de bolas.

Em 1528 Hernán Cortés 🍏 enviou um grupo de ōllamanime (jogadores de bola), para a Espanha, para se apresentarem perante Carlos V, onde foram desenhados 🍏 por Christophe Weiditz.[5]

O jogo de bola e a arte [ editar | editar código-fonte ]

Escultura em cerâmica encontrada num túmulo 🍏 do México ocidental mostrando os jogadores numa partida e jogo de bola mesoamericano.

O jogo de bola e os seus praticantes 🍏 são um tema recorrente na arte mesoamericana.

Vasilhas usadas no consumo ritual de cacau estão muitas vezes decoradas com cenas detalhadas 🍏 de campos de jogo de bola e jogadores vestidos com o equipamento completo.

A noz de cacau simboliza um coração humano 🍏 pois encontram-se igualmente divididos em vários câmaras.

A bebida preparada a partir da noz de cacau é escura e espessa como 🍏 o sangue, sendo consumida em cerimónias rituais.

Por outro lado, as nozes de cacau eram usadas como moeda.

Pensa-se que os sacrifícios 🍏 efectuados após um jogo de bola ritual eram tentativas de apaziguar os deuses e assegurar a fertilidade e abundância económica.

As 🍏 bolas de borracha utilizadas no jogo de bola têm também um simbolismo económico, pois a borracha utilizada na casa de aposta dando produção 🍏 era também fulcral na casa de aposta dando economia comercial.

Estas vasilhas estão muitas vezes decoradas com glifos ao longo dos bordos.

Algumas das mais 🍏 famosas figuras de cerâmica representando jogadores de bola, são os chamados "figurinos emparelhados" encontrados em Jaina, México datados de 600 🍏 a 900 a.C.

Foram encontrados juntos durante escavações na ilha de Jaina no início da década de 1960.

Estes figurinos de jogadores 🍏 de bola funcionavam juntos como um par.

Cada um deles pode baixar-se sobre o joelho esquerdo e puxar o braço atrás, 🍏 podendo ser facilmente colocados de forma a ficarem em jogo perpétuo, com a bola na cabeça do observador.

O produtor destes 🍏 figurinos dedicou grande atenção aos detalhes das vestes dos jogadores.

Tecidos de protecção cobrem apenas um braço, do pulso ao cotovelo, 🍏 em conjunto com uma única joelheira.

Provavelmente deste modo pretendia-se mostrar a complementaridade dos dois jogadores, por forma a que pudeseem 🍏 existir como par.

Mantos grosseiros de algodão, eram mantidos nas suas posições com cordas ou faixas.

A cobertura simples actualmente sobre as 🍏 cabeças sugere que estes figurinos podem ter exibido chapéus (ou capacetes) muito elaborados, entretanto desaparecidos.

Outros figurinos, encontrados sobretudo em Jalisco, 🍏 México, mostram jogadores de bola sentados, ao estilo Etzatlán de Jalisco, segurando uma grande bola.

A cerâmica escultórica de Jalisco era 🍏 usada em oferendas funerárias nos túmulos de membros de famílias importantes.

Conjectura-se que as representações de jogadores de bola destinavam-se a 🍏 acompanhar o enterro de um homem que havia sido um jogador exímio.

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