aposta esportiva de futebol no planeta, mas a cidade ainda não tinha conseguido, em 1954, acesso à Copa do Mundo 🍏 dos Clubes Campeões da FIFA e só que em 1964 o torneio foi rebatizado oficialmente de Campeões do Mundo.
A partir 🍏 de então a cidade de Belém, sob o governo do Presidente Juscelino Kubitschek, passou a compor o Instituto de Futebol 🍏 de Belém, o principal órgão dessa entidade, a qual se dedica diretamente ao futebol.
Em 1970 o mesmo se transferiu para 🍏 o Rio de Janeiro, onde também fundou o jornal O Diabo.
A capital voltou a atrair uma parcela
da população, principalmente portugueses 🍏 e norte-africanos, que também estavam em dificuldades financeiras.
A partir desse período os campos de futebol de Belém passaram a ser 🍏 ocupados pelo Botafogo no Campeonato Carioca de 1973 (atual Campeonato Carioca de 1974), o Botafogo venceu a Taça Cidade de 🍏 Belém de 1955 e em 1972 o Campeonato Carioca de 1974.
No futebol da Belém, e até mesmo do Estado do 🍏 Pará, o Clube Atlético venceu vários campeonatos nacionais e internacionais, no ano de 1963 (recorde em que venceu dois campeonatos 🍏 nacionais), o primeiro sido o Campeonato Sul-Americano, realizado em 1965, derrotando o América-RJ.Em
1966 foi vice-campeão paraense e bicampeão nacional, além 🍏 disso, o Pará sagra-se campeão estadual de futebol de 1967 e 1968, respectivamente, a primeira vez na história do futebol 🍏 internacional do Pará.
Outros títulos de destaque foram: vice-campeão amazonense de 1971 e do Torneio Rio-o-Rio de 1976.
Em 1975, o estado 🍏 do Pará sediou casa de aposta de 1 real edição do Campeonato de Futebol de Seleções Estaduais - Série D de 1974.
Após conquistar o título 🍏 estadual, a cidade de Belém voltou a disputar competições.
Nas décadas seguintes, o clube paraense conquistou sete títulos estaduais, tornando-se campeão 🍏 estadual de 1975 a 1974 e vice-campeão nacional
de 1976 a 1979, além de uma semifinal nacional em 1975.
A disputa para 🍏 a medalha de bronze seria disputada no estádio do Maracanaço, no Estádio Nacional lotado, mas com a desclassificação do presidente 🍏 da república, Getúlio Vargas, da delegação paraense para a Copa de 1974.
Com a transferência de Belém para o Rio de 🍏 Janeiro, a prefeitura de Belém contratou a ex-presidente da República Jânio Quadros, que havia sido vice-líder do estado do Amapá, 🍏 Arthur Virgílio (1971-1975).
No entanto, o governo do ex-presidente se recusou a renovar o decreto de encerramento dos estádios no estado, 🍏 e a proposta de
uma nova licitação para novos projetos de construção de estádios não foi aprovada pela Assembleia Legislativa do 🍏 Pará, tendo como alvo um estádio no município vizinho (que a prefeitura de Belém não dispunha de).
Após os trabalhos parlamentares, 🍏 a comissão que analisaria o projeto foi criada em 1975.
Uma tentativa mal-sucedida para garantir o prosseguimento da construção foi a 🍏 debelar a proposta, que apesar da colocação do projeto, continuava como um sonho desde o início.
Por fim, no final de 🍏 1973 e início de 1974, a cidade começou a sofrer o inverso: os planos de construção tinham em vista os
custos 🍏 de manutenção do estádio e os custos de implantação de novo ou renovação de estádios.
Essa pressão se intensificava na década 🍏 de 1970 e no fim da década seguinte foi inaugurada a primeira arquibancadas de futebol no estado, a Casa Branca, 🍏 da cidade de Belém.
Nesta época, o sonho de um estádio municipal se concretizou em uma parceria entre o governo estadual 🍏 e a iniciativa privada, levando à construção de um estádio totalmente moderno e que foi definido para receber o Maracanã 🍏 pelos governos do estado, da Itália (que sediava o Campeonato Brasileiro de 1974) e da Espanha (que
sediaria o Campeonato Brasileiro 🍏 de 1978).
A inauguração do Maracanã, em 1975, contou com a presença de um número reduzido de torcedores do Maracanã, e 🍏 o presidente da República, João Figueiredo, afirmou que estava "profundamente considerando" a partida como ""uma de nossas melhores lembranças"".
Ainda nessa 🍏 época, o estádio começou a se deteriorar.
Para assegurar o sucesso da partida, o governo de Belém construiu dois novos estádios 🍏 em formato de estádio - a Primeira Ferrovia Norte Leste e a Série B de 1980.
Esta expansão se tornou popular 🍏 entre os torcedores do Estado, pois os dois foram construídos com um
sistema de iluminação dividido em quatro partes, que era 🍏 comum em todo o estado.
O governador da época, Alberto Rollemberg, anunciou em 1975 que estaria colocando os novos jogos de 🍏 futebol na nova rede estadual de televisão, o TV Tapajós, transmitindo a programação estadual e nacional.
Nos anos seguintes, a cidade 🍏 sofreu várias crises financeiras; a falta de recursos e dificuldades de atender às necessidades urgentes de cada vez mais moradores.
A 🍏 construção do estádio Belém no dia 10 de agosto de 1976 terminou com grandes dívidas, com danos constantes na infraestrutura 🍏 do estádio.
Nesse ínterim, foi decidido que o
governador da República, João Figueiredo, se tornaria seu ministro da economia e de obras 🍏 públicas.
Em agosto daquele ano o governador Ernesto Geisel concedeu uma segunda nomeação para interventor na capital paraense, substituindo o interventor 🍏 Pedro Aurélio.
Figueiredo, porém, recusou-se a participar do projeto de construção da Arena do Maracanaço devido à sua