A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo ♣️ de prognosticar resultados de partidas de futebol.
Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a ♣️ Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de ♣️ novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasil em 25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, ♣️ quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem ♣️ mil bilhetes distribuídos.
[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.
[3] As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas.
[3] ♣️ Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era ♣️ necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
Durante a fase experimental, era possível até ♣️ marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze ♣️ pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.
Oito apostadores foram premiados com doze ♣️ pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.
[4] Outras rodadas experimentais foram ♣️ realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, ♣️ os bolões começaram em 7 de junho, que foi também a primeira vez em que foram acertados treze pontos.
[6] O ♣️ futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado casa de aposta de 1 real terceira Copa do Mundo, o ♣️ que gerou muitas filas nas casas de apostas.
[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo ♣️ com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual ♣️ da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.
[2] Ao ♣️ final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, ♣️ de acordo com a revista Placar.
[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o ♣️ mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum ♣️ com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A ♣️ escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.
[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, ♣️ desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora ♣️ de casa contra times pequenos;
Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no ♣️ teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.
[11] Em um teste que terminou com oito empates ♣️ ele foi o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro ♣️ depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times ♣️ participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco ♣️ para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou ♣️ sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.
[3] Para o teste seguinte, ♣️ as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 ♣️ 175 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais ♣️ otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, ♣️ embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, ♣️ como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, ♣️ que obstruíam as portas de outras lojas, no período em que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.
[13] As ♣️ soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar ♣️ a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já ♣️ era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em 1972.
[3] O sucesso fez com que ♣️ a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que ♣️ faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e ♣️ Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado ♣️ da Guanabara.
Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians ♣️ tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer ♣️ pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.
Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus ♣️ quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.
[14] A partir ♣️ de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira ♣️ de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado ♣️ à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em concursos de prognósticos".[15]
Foi em 1978 que surgiu um dos ♣️ personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.
Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro ♣️ Braga e Mara Lisi.
[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só ♣️ tinha sido alcançado após um ano de vendas.
[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o ♣️ cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então ♣️ diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a ♣️ Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavam em um teste.
[17] A pedido de Milton, Juca foi ♣️ a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ♣️ ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.
Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, ♣️ todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ♣️ ninguém se pronunciava.
[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava ♣️ jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians × Juventus, triplo.
Flamengo × Olaria, triplo.
Vasco × Botafogo, Vasco.
Atlético-PR × ♣️ Coritiba, Coritiba.
Inter × Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triplo em jogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha ♣️ nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele ♣️ prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem ♣️ sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.
"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu ♣️ o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.
[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
O ♣️ gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a ♣️ abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.
A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a ♣️ decadência da loteria.
[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era ♣️ obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.
Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, ♣️ desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.
[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".
[5] Na época da mudança a ♣️ arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava na casa de aposta de 1 real melhor fase.
[5] A média de apostas semanais entre ♣️ 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A ♣️ fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de ♣️ nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.
[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar ♣️ prejuízo.
[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.
[5] No novo ♣️ formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.
Cada ♣️ um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.
[5] Mas a maior mudança foi a instituição ♣️ de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.
A ♣️ aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.
296 reais (três triplos e ♣️ cinco duplos).
As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em 2 391 485.
A Loteca ♣️ está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.
Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.
No teste 256, de março de ♣️ 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 ♣️ apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.
[23] ♣️ Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B ♣️ e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto ♣️ é:[24]
14 placares: 1 chance em 2.391.485
13 placares: 1 chance em 85.410