Bradesco Esportes FM foi uma emissora de rádio brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado homônimo.
Operava no dial 💻 FM, na frequência 91.
1 MHz, concessionada na cidade de Petrópolis, onde também era localizado seu transmissor, com alcance em praticamente 💻 todo o Grande Rio e Baixada Fluminense.
Filial da rede de mesmo nome, era a única emissora não pertencente ao Grupo 💻 Bel na rede, sendo controlada diretamente pelo Grupo Bandeirantes.
Criada em abril, mas fundada em Maio de 2012, a rádio Bradesco 💻 Esportes FM[1] era a única rádio 100% esportiva do Rio de Janeiro.
A rádio já contou com nomes de peso, como 💻 do narrador Garotinho[2], do comentarista Gerson Canhotinha de Ouro[2], dos repórteres Gilson Ricardo[2] e Jorge Eduardo dos operadores Silvio Vieira, 💻 Marcos Cunha (todos oriundos da Rádio Globo), José Campos da Costa e Antonio Guerra.
Também na função de repórter foram contratados 💻 Bruno Azevedo (Rádio Globo Macaé), Carlos Eduardo Macri e Barbara Coelho.
Freitas Neto é o segundo narrador da casa, vindo da 💻 Rádio Fluminense.
Os novos contratados foram Cyro Neves e Kelly Dias (da Fluminense e do Esporte Interativo, respectivamente).
Sua estreia seria no 💻 dia 24 de maio de 2012, mas devido a entraves sobre o sinal da nova emissora, foi adiado.
Um dia antes: 💻 Garotinho, Gerson, Gilson Ricardo e Jorge Eduardo fizeram o jogo Fluminense e Boca Juniors, pela BandNews FM Fluminense, onde fizeram 💻 em conjunto e ficaram até a Bradesco Esportes começar.
Com os entraves sobre o sinal, houve a possibilidade de mudança de 💻 prefixo, (entrar no lugar da Paradiso[3]) hipótese que posteriormente foi descartada.
Após vários entraves, finalmente teve casa de aposta do brasil estreia marcada, para o 💻 dia 26 de setembro às 20:00h no jogo entre Flamengo e Atlético Mineiro que teve a narração de Gilson Ricardo[4].
Neste 💻 ano, a Bradesco Esportes utilizou profissionais da BandNews durante a programação.
Em 30 de dezembro de 2013, após um ano de 💻 pequenas vitórias na audiência, Garotinho anunciou durante a casa de aposta do brasil participação na BandNews FM a transferência dele e dos profissionais que 💻 vieram da Globo para a Transamérica Pop da mesma cidade e anuncia Edílson Silva e Ronaldo Castro como os substitutos 💻 para 2014[5].
Também foram transferidos da Transamérica os comentaristas Gonçalves, Carlos Alberto Parizzi, Nunes e Hélio Júnior (que transferira-se posteriormente à 💻 Rádio Globo), além dos repórteres Sérgio Guimarães e Rogério Ribeiro [6].
Edílson Silva fez casa de aposta do brasil estreia no dia 18 de janeiro 💻 de 2014 no jogo Vasco x Boavista, válido pela Taça Guanabara que agora se chamava Taça Rádio Globo 70 anos 💻 em homenagem aos 70 anos da Rádio Globo.
A Bradesco Esportes transmitiu com equipe própria a Copa do Mundo FIFA de 💻 2014 com a Rede Verde e Amarela do Grupo Bandeirantes, que no Rio a Bradesco transmitiu junto com as rádios 💻 BandNews FM Fluminense, Fluminense AM e MPB FM nos jogos da seleção brasileira, nas semifinais e na final do mundial.
Em 💻 21 de setembro de 2014, a rádio perde o comentarista Carlos Alberto Parizzi que morreu vítima de um infarto agudo 💻 do miocárdio.
Parizzi estava desde janeiro na emissora, quando veio da Rádio Transamérica Rio de Janeiro junto com seu amigo Edílson 💻 Silva.
Após dezenas de demissões durante todo o ano, a Bradesco Esportes FM no RJ totalizava um total de 10% de 💻 seu efetivo em atividade, com isso, passou a exibir a programação da rede, gerada em São Paulo.
[7] Houve entradas na 💻 programação, além das transmissões e a exibição em cadeia com a Rede Bandeirantes da edição local de Os Donos da 💻 Bola.
A rádio contrata como reforços pra equipe o comentarista Eugênio Leal, ex-Super Rádio Tupi e atualmente estando no Fox Sports; 💻 Marco Aurélio Carvalho ex-Rádio Globo e que concilia a estação com a Rádio MEC[8].
além dos repórteres Antônio Carlos Duarte (ex-CBN) 💻 e Sérgio Américo, ex-Rádio Tupi como uma breve passagem pela Rádio Transamérica[9].
outra novidade é uma nova mesa redonda, o Bola 💻 na Mesa, que é exibido justamente nos horários das concorrentes, aos domingos.
Porém, houve as saídas de Acácio e Rogério Lourenço 💻 da emissora.
No fim do ano a emissora trouxe mais um ex-Tupi: Jota Santiago, que já foi narrador titular da emissora.
Em 💻 janeiro, a emissora trouxe a repórter Carla Matera, ex-Super Rádio Tupi e que tinha deixado a seleção Rádio Globo/CBN.
Com as 💻 informações do encerramento da rede a partir de março, publicadas pela imprensa em fevereiro de 2017[10], o jornalista Anderson Cheni 💻 noticia que a frequência do Rio de Janeiro, que pertence ao Grupo Bandeirantes de Comunicação, seria arrendada.
[11] Em 23 de 💻 fevereiro de 2017, o mesmo divulga em seu blog que a filial carioca seria extinta naquele dia e que o 💻 locutor Edilson Silva estava em negociações para transferir casa de aposta do brasil equipe para a BandNews FM.
No mesmo dia, durante o programa de 💻 José Luiz Datena, foi anunciado que a equipe de Silva iria ser transferida em março.
[12] Em 24 de fevereiro de 💻 2017, a produção local foi encerrada e o último programa exibido foi o Comendo a Bola, apresentado por Mauro Sant'Anna.
Após 💻 a despedida, que ocorreu às 16h, a emissora passou a retransmitir a programação da matriz paulista.[13][14]
Dezesseis dias após o fim 💻 da produção de programação no Rio de Janeiro, o jornalista José Luiz Datena criticou a decisão de antecipar o encerramento 💻 da filial.
Durante a última edição do Nossa Área, transmitida em 10 de março de 2017, Datena disse que o encerramento 💻 foi uma "indelicadeza com o público do Rio" e completou classificando a decisão como "ideias de jerico" (sic).
Explicando a um 💻 ouvinte da cidade que não entendeu o motivo do fim da filial, o jornalista culpou a política econômica do Brasil 💻 e os políticos e que "o Grupo Bandeirantes é vitorioso, o Bradesco é vitorioso, eles estão saindo desse projeto maiores 💻 do que entraram [...]".
[15] A transmissão da Bradesco Esportes FM foi encerrada às 23h59 de 13 de março de 2017 💻 e foi substituída pela programação da Rede do Bem FM, que arrendou a frequência e estava anunciando a nova estação 💻 durante casa de aposta do brasil programação na TV Plenitude.
[16] Dois meses depois, a emissora deixa a Rede do Bem e passa a tocar 💻 somente programação musical.[17]
Programas que foram apresentados [ editar | editar código-fonte ]Madrugada Ligada
Café, Esporte & BolaJornal da Manhã
O Mundo dos 💻 EsportesNossa Área Rio
Nossa Área Com Datena
Jornal Cidade do Esporte
Os Donos da Bola (exibido em cadeia com a Rede Bandeirantes)
(exibido em 💻 cadeia com a Rede Bandeirantes) Bradesco Esporte Clube
Nossa Área 2ª ediçãoFutebolDoRio.comEsporte do Dia
Bradesco Esportes FutebolBasquetebol EnergiaDe ChuáBloqueio Triplo
Momento Furnas - 💻 Esportes EspeciaisFutebol EletrônicoBola na Mesa
Os tópicos abaixo (exceto "Membros antigos") referem-se aos profissionais que estavam na última equipe que atuou 💻 na emissora até seu encerramento definitivo.
Edílson Silva (hoje na Super Rádio Tupi)
Rodrigo Campos (hoje na TV Brasil)
Jota Santiago (hoje na 💻 Super Rádio Tupi)
Carlos Eduardo MacriCarlos de Souza
Mauro Sant'Anna (também repórter)André Rocha
Antônio Carlos Duarte*Arthur Bôa
Bruno Louzada (hoje na ESPN)
Carla Matera (hoje 💻 na Flu TV)Cássia Moura
Fábio Peixoto (hoje na RecordTV Rio)
Igor Peixoto (hoje na CNN Brasil)Jean Dutra
Juan Rodrigues (hoje na Rede Amazônica)Luca 💻 TremontiMauro Sant′Anna
Marcos Coelho (hoje na Super Rádio Tupi)Nikollas FreitasRannyere Borges
Rodolfo Lamas (hoje na TV Globo)Rogério RibeiroSérgio Américo
Tiê Leal (hoje na 💻 Super Rádio Tupi)Victor Cunha
Rafael Luna (hoje na 94 FM)
Vinícius Gama (hoje na Super Rádio Tupi)Christiano Pinho*Jean Dutra
*Continuam hoje no Grupo 💻 Bandeirantes.