revista brasileira de educação física e esporte).
Cândido Mendes, casado com Maria Margarida Gonçalves Pereira, com quem teve dois filhos: Francisco 🍏 Roberto (1972) e João Carlos (1973).
O casal teve duas filhas: Maria Helena Maria (1990) e Maria Margarida (1993).
Depois de completar 🍏 os estudos primários, trabalhou como professor de matemática na Escola Normal Nacional (ENA), uma escola preparatória, dirigida pela professora Iolanda 🍏 Araújo Porto.
Em 1968, se mudou para o Rio de Janeiro, onde cursou o segundo grau.
Em 1969, voltou para a capital 🍏 para estudar na Escola Politécnica do Rio de Janeiro.
Em fevereiro de 1970, a partir
de então, cursou o segundo grau (Mestrado 🍏 Internacional) na Universidade do Distrito Federal (UFRJ).
Lá, concluiu o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo seu 🍏 pós-doutorado "lato sensu" em filosofia.
Em 1976, tornou-se mestre em matemática, com ênfase especial na Teoria dos Sistemas e na Teoria 🍏 da Computação.
Durante este período, foi presidente da Federação Internacional de Matemáticos (em português: FIMF), da Associação Brasileira de Matemáticos, e 🍏 da Associação Brasileira de Mathematicos.
Como professor de matemática, foi co-fundador do Instituto Cimed (Cimed, Brasil) nas dependências da Universidade do 🍏 Estado do Rio de Janeiro e das Faculdades Federais
de Filosofia, Ciências e Letras de Pernambuco (FFCL), além de ter coordenado 🍏 a fundação e gestão da Federação Internacional de Escolas e Universidades de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
Nesse mesmo período, 🍏 se tornou presidente do Instituto Brasileiro de Educação Matemática (IBEM) e membro honorário de diversas instituições do país.
Tornou-se sócio do 🍏 Comitê Intelectual da Academia Brasileira de Ciências, em 1981, onde ocupou diversos cargos além da presidência da Sociedade Brasileira de 🍏 Matemática, além de ser co-fundador e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Investigação Científica e Técnológica.
Nesse mesmo período, 🍏 foi membro de diversos grupos
(especialmente do setor de robótica) de pesquisa, no Rio de Janeiro.
Ainda nas três primeiras décadas universitários, 🍏 foi pesquisador e escritor.
O início do século XXI viu contribuições da literatura e do folclore, sobretudo na área da matemática 🍏 e da física aplicada.
Irina Oliveira Nunes (Santa Rita do Sapucaí, 30 de abril de 1961), ou simplesmente Irina, é uma 🍏 ex-atleta brasileira, primeira brasileira campeã mundial de judô feminina, em 2006.
É a mais jovem atleta brasileira a vencer o Campeonato 🍏 Mundial Feminino em Jogos Olímpicos, e uma das seis irmãs mais velhas a conseguir o feito, sendo assim a única
a 🍏 não participar de uma das seletivas.
Irina é hoje famosa por fazer parte da equipa do revezamento 4x400 m feminino, o 🍏 primeiro evento de casa de aposta esporte da sorte carreira.
Em 2004, conquistou o ouro na prova disputada em São Paulo e o título do compromisso, 🍏 juntamente com a medalha de prata.
Desde 2005, Irina tem uma irmã mais velha, e está em segundo lugar entre os 🍏 maiores medalhistas de ouro da história de judô, em Jogos Olímpicos desde 1984.
Irina iniciou a casa de aposta esporte da sorte carreira treinando judô aos 🍏 cinco anos de idade.
Aos quinze anos, foi campeã mundial, representando o Brasil no Campeonato
Mundial de Judô em Ribeirão Preto, em 🍏 2004.
No mesmo ano, conquistou a faixa preta do Troféu Mesa Redonda, quando conquistou o ouro na prova disputada em Florianópolis.
A 🍏 Federação Internacional de Educação dos Estados Unidos (FCEUSA), então entidade máxima de educação física, a entidade responsável pela educação física 🍏 dos Estados Unidos, anunciou em 15 de agosto de 2009 a lista de atletas para o Torneio de Campeões Universitário 🍏 da NCAA (FIV), evento esse que seria realizado na cidade de São Francisco, Estados Unidos, e que contou com mais 🍏 de 100 inscritos.
Em 17 de setembro de 2009 Irina tornou-se
campeã nacional com a marca em um evento que também contou 🍏 com a participação de oito atletas.
Além disso, conquistou o título de campeã dos 3000 m do mundo feminino americano de 🍏 2008.
Em 2011, conquistou a medalha de prata na prova disputada em Nova York.
Nos Jogos Olímpicos de Barcelona 2012, Irina esteve 🍏 nos Jogos da Rio 2016, vencendo por pouco de 2/3 do tempo.
Em 2013, Irina anunciou casa de aposta esporte da sorte aposentadoria dos Jogos Olímpicos 🍏 em Atenas, após 3 anos de treinos, após uma série de problemas no joelho e na costela.
A Federação Internacional de 🍏 Educação dos Estados Unidos
(FCEUSA), então entidade máxima de educação física, a entidade responsável pela educação física dos Estados Unidos, anunciou 🍏 em 15 de agosto de 2009 a lista de atletas para o Torneio de Campeões Universitário da NCAA (FIV), evento 🍏 esse que seria realizado na cidade de São Francisco, Estados Unidos, e que contou com mais de 100 inscritos.
Além disso, 🍏 conquistou a medalha de prata na prova disputada em Nova York.
Em 2016, Irina voltou aos treinos após um ano de 🍏 recuperação.
A Federação Internacional de Educação dos Estados Unidos (FCEUSA), então entidade máxima de educação física, a