Caloi Caloi Tipo Empresa Atividade Indústria de bicicletas Gênero Sociedade Anônima Fundação 1898 (125 anos) Sede São Paulo, Brasil Produtos 🍇 Bicicletas e peças Website oficial //www.caloi.com/
Uma Caloi do início da década de 1970.
A Caloi é uma empresa fabricante de diversas 🍇 marcas de bicicletas, com sede em São Paulo e fábrica em Manaus.
Fundada em 1898 pela família Caloi (os filhos de 🍇 Luigi Caloi, entre eles, Guido Caloi, Henrique e José Pedro), atualmente parte do grupo Dorel Sports, uma divisão da Dorel 🍇 Industries, Inc.(TSX: DII.B, DII.
A), companhia com sede no Canadá, responsável globalmente nos segmentos pelas marcas Cannondale, Schwinn, GT, Mongoose, Caloi, 🍇 IronHorse, SUGOI, Fabric, Charge, InStep, Guru e Kid Trax.
A empresa comercializa no Brasil as marcas Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Schwinn 🍇 e Fabric.
Atualmente, tem como presidente Cyro Gazola.
Uma Caloi Super C FT 7, do final dos anos 80.
Com detalhe da barra 🍇 circular inspirada no modelo da Monark.
A família Caloi já possuía as empresas Casa Poletti & Caloi (oficina para locação, conserto 🍇 e manutenção de bicicletas) e a Bianchi do Brasil (representação comercial de bicicletas italianas).
Com o advento da Segunda Guerra Mundial, 🍇 houve a interrupção da importação de peças e assim, Em 1949, foi inaugurada a primeira fábrica da Caloi, no bairro 🍇 paulistano do Brooklin.
Era inaugurada a primeira fábrica de bicicletas do Brasil.[1][2]
Em 1960, a fábrica alcançou grande popularidade fabricando as bicicletas 🍇 dobráveis.
Em 1972, foi lançada a Caloi 10, que se tornou uma marca cultural no Brasil e consolidou o nome Caloi 🍇 como fabricante de bicicletas.
Em 1975, A Caloi inaugurou mais uma fábrica no País, no Polo Industrial de Manaus.
Com essa base, 🍇 lançou outro sucesso de vendas: a Mobylette.
Não esqueça minha Caloi [ editar | editar código-fonte ]
Foi em 1978 que a 🍇 primeira peça da campanha Não esqueça a minha Caloi[1] surgiu, com a personagem Zigbim, que incentivava a garotada a lembrar 🍇 de um presente...
que não foi esquecido até hoje.
A campanha ainda é lembrada até os dias atuais por todos que cresceram 🍇 pedalando uma Caloi.
Esse ano foi marcado também pelo lançamento do modelo Caloi Ceci, uma bike feita especialmente para as mulheres.
Nos 🍇 anos 1980, a Caloi veio com a assinatura "O ano da Bicicleta", e mostrava que realmente seria a década da 🍇 bicicleta.
Ao menos, para a Caloi Cross, que figurava nas garagens de 10 entre 10 meninos dos anos 80.
A Caloi Cross 🍇 Extra Light também foi um grande sucesso da década 80.
Inspirada no sucesso do filme E.T.
- O Extraterrestre, a bicicleta tinha 🍇 como inspiração um modelo para a criançada que sonhava em voar.
Em 1989, a Caloi começou a casa de aposta ganha introdução na história 🍇 do mountain bike, com o lançamento da Caloi Mountain Bike 15 e 18, a primeira feita especialmente para a prática 🍇 do esporte.
Caloi sem Fronteiras [ editar | editar código-fonte ]
Os anos 90 viram o crescimento da Caloi dentro e fora 🍇 do País.
Em meio a vários lançamentos de sucesso, ela deu início à casa de aposta ganha internacionalização, abrindo uma subsidiária na Flórida, nos 🍇 Estados Unidos.
Foi durante os anos 90 que a Caloi que introduziu os quadros de alumínio no mercado internacional.
O mercado de 🍇 bikes cresceu tanto, que incentivou o desenvolvimento da fabricação de uma imensa variedade de acessórios para bikes e ciclistas.
A empresa 🍇 foi dirigida pela família fundadora até o ano de 1999, quando esta vendeu para Edson Vaz Musa.
A partir de então, 🍇 a CALOI partiu para um novo desafio: ser sinônimo de bicicletas e também de fitness, agregando saúde, esporte e lazer 🍇 à marca.
Por isso, a CALOI se assumiu como uma marca destinada à vida saudável, e colocou todo o mundo para 🍇 pedalar: crianças, adultos, esportistas, ciclistas profissionais, amadores e bikers de fim de semana.
Em 2006, a CALOI inaugurou uma moderna fábrica 🍇 em Atibaia, no interior de São Paulo, desativando a antiga unidade da Avenida Guido Caloi.Caloi.
Movimentando a vida [ editar | 🍇 editar código-fonte ]
Em 2007 a marca lançou a campanha "Movimentando a Vida" [2]para integrar todos os projetos que a empresa 🍇 trabalhava, reforçando o posicionamento da empresa em estimular e apoiar crianças e adultos na busca de uma vida saudável através 🍇 da atividade física.
Em 2012, a Caloi inicia o seu projeto para apostar no desenvolvimento do mountain bike no Brasil com 🍇 a Elite Carbon, modelo de carbono voltado para competições.
No mesmo ano, a empresa assumiu ainda o compromisso com o ciclismo 🍇 brasileiro e anunciou a casa de aposta ganha equipe de MTB[3], com atletas de destaque no cenário nacional.
Desde então, a empresa vem ampliando 🍇 seu portfólio de bicicletas de competição[4], com modelos em alumínio e carbono, e se tornando referência pela qualidade e custo 🍇 benefício.
A Caloi passa a fazer parte da divisão de bicicletas da empresa canadense "Dorel Industries Inc.".
Em agosto de 2013, 70% 🍇 das ações da empresa foram compradas pela Cannondale Sports Unlimited, divisão de bicicletas da multinacional canadense Dorel Industries Inc, que 🍇 4 anos depois (2017) passaria a ter 100% das ações da Caloi.
2017: Novo logo, novo posicionamento e novo mercado [ 🍇 editar | editar código-fonte ]
Novo Logo Caloi - 2017
Como parte do Grupo Dorel Sports, a Caloi passa em 2017 a 🍇 ter como CEO - Cyro Gazola - e continua se renovando e reforçando a casa de aposta ganha história e posicionamento com todos 🍇 os tipos de ciclista.
Em 2017 A marca lançou um novo logo e novo posicionamento[5]: Fabricamos Ciclistas, desenvolvido pela agência Salve 🍇 Tribal.
A Caloi é uma marca que vem marcando gerações e muitos brasileiros pedalaram pela primeira vez em uma Caloi.
"Nós fabricamos 🍇 ciclistas.
De todos os tipos, idades e identidades.
A Caloi sempre foi uma marca que buscou falar com todos os públicos e 🍇 isso continuará" comentou Cyro Gazola[6], presidente da Caloi.
Ícone Vencedor - Legado Histórico da marca, que pode ser qualquer pessoa, redesenhado 🍇 em 2017 junto com o novo posicionamento da Caloi.
Segundo a Agência Salve Tribal[7], A proposta do trabalho era trazer mais 🍇 do que somente uma mudança em casa de aposta ganha identidade visual.
Além das mudanças no logo, a agência mergulhou na história da marca 🍇 e resgatou "O Vencedor" como ícone principal da nova comunicação.
Ao retomar casa de aposta ganha presença nos dias de hoje, a Caloi traz 🍇 à tona o legado histórico-conceitual da marca e, ao mesmo tempo, humaniza a representação gráfica, acompanhando o deslocamento de uma 🍇 marca centrada só nos produtos, para uma marca centrada nos usuários.
"Quando uma marca é uma lovebrand centenária como é a 🍇 Caloi, qualquer mudança de logo e assinatura impacta profundamente.
Sabemos dessa responsabilidade.
Por isso, estudamos toda a cronologia da marca e todas 🍇 as suas facetas em diversos períodos da história.
Resgatamos um ícone de antigamente, que é a figura do "O Vencedor".
Este ícone 🍇 foi redesenhado e ganhou um caráter muito mais inclusivo.
Deixa de ser um homem jovem pedalando e torna-se uma figura sem 🍇 gênero e sem idade, alguém em que todos podem se espelhar" explica James Scavone, Chief Creative Officer, da SalveTribal Worldwide.
Em 🍇 2017, a empresa anunciou ainda a entrada no mercado de bicicletas elétricas, com o lançamento da linha "E-Vibe"[8], apresentando uma 🍇 bicicleta destinada a uso urbano e outra destinada a mountain bike.
A proposta da Caloi com a linha é oferecer não 🍇 só facilidade no dia-a-dia, já que longas distâncias e subidas deixam de ser uma barreira, mas poder incluir mais pessoas 🍇 no uso da bicicleta, pois não importa se o ciclista já pedala a anos ou se está começando, a casa de aposta ganha 🍇 idade, ou diferença de resistência física de cada um.
A E-vibe integra diferentes grupos para que possam pedalar juntos.
Linha do tempo 🍇 [ editar | editar código-fonte ]
1898 – Desembarca em terras brasileiras Luigi Caloi, um italiano cujo sonho era fazer bicicleta 🍇 de qualidade e tecnologia.
1898 – Juntamente com seu cunhado (Agenor Poletti) fundam no mesmo ano a Casa Poletti & Caloi 🍇 situada na rua Barão de Itapetininga, centro de São Paulo.
1924 – Morre Luigi Caloi.
Os filhos Guido, Henrique e José Pedro 🍇 se associam e alteram o nome da empresa para Casa Irmãos Caloi.
1928 – Desassociação dos irmãos Caloi.
Guido dá continuidade ao 🍇 negócio, enquanto Henrique e José Pedro abrem uma firma de acessórios para bicicletas.
1945 – Com as dificuldades de importação por 🍇 causa da Segunda Guerra Mundial, a Casa Luigi Caloi passou a produzir as suas próprias peças em um barracão no 🍇 bairro do Brooklin.
1948 - Mesmo com a volta da importação com o término da Guerra.
Guido mantém casa de aposta ganha fabricação e dá-se 🍇 início a constituição da Indústria e Comércio de Bicicletas Caloi S.A.
1955 – Ano em que o Guido Caloi falece, dando 🍇 lugar à 3ª geração da família na direção da indústria, Bruno António Caloi.
1960 – Período de importantes lançamentos de produtos 🍇 como a linha Fiorentina e os modelos dobráveis e as Berlinetas.
1970/80/90 - Consolidação e expansão da marca no mercado brasileiro 🍇 e internacional.
São fundadas as subsidiárias Caloi Bolívia e Caloi Norte.[ 9 ]
1990 – Caloi inaugura uma subsidiária nos Estados Unidos 🍇 (Caloi, Inc).
Localizada em Jacksonville, na Flórida, a Caloi começa a comercializar bicicletas no mercado norte-americano.
1992 - Caloi lança a Andes 🍇 Team, voltada à competição de alto nível, com quadro em alumínio, suspensão Marzzochi e componentes Shimano XTR de 24 velocidades.
(Simultaneamente 🍇 ao lançamento do Shimano XTR)
1997 – A Caloi expande seus negócios, entrando no segmento de Home Fitness.
Lança uma linha de 🍇 equipamentos de ginástica com esteiras e bicicletas ergométricas.
1999 – Início de um novo conceito mercadológico.
A Caloi hoje não é só 🍇 bicicletas, é também Fitness.
2004 – A Caloi inaugura casa de aposta ganha nova sede na cidade de São Paulo.
2006 – A fábrica da 🍇 Caloi na região do Jardim São Luís, na Avenida Guido Caloi encerra as suas atividades, transferindo-se para Atibaia.
2012 - Caloi 🍇 lança casa de aposta ganha primeira bike destinada ao ciclista profissional e a competições de alto nível, é a vez da "Elite Carbon" 🍇 e posteriormente a versão otimizada chamada de "Elite Carbon Team".
2013 – O grupo canadense Dorel Industries compra 70% da Caloi.[ 🍇 10 ]
2017- O grupo canadense Dorel Industries assume 100% da Caloi.
A empresa passa a ter como presidente Cyro Gazola.
Caloi assume 🍇 novo logo e posicionamento: Fabricamos Ciclistas, e ingresso no mercado de bicicletas elétricas.
Ícones da Caloi [ editar | editar código-fonte 🍇 ]Caloi poti.
Caloi Barra Forte [ editar | editar código-fonte ]
Bicicleta sem marchas, atualmente cópia perfeita da Barra Circular da rival 🍇 Monark.
1967 – Lançamento da Berlineta, primeiro modelo de bicicleta dobrável do Brasil.
Esse lançamento foi feito no programa "Esta noite de 🍇 improvisa", apresentado pelo radialista e político Blota Jr.
, que também era diretor-vice-presidente da Caloi.
[11] O principal concorrente da Caloi Berlineta 🍇 era a Monark Monareta.
1972 - Caloi 10, uma bicicleta esportiva com o guidão rebaixado utilizado para competições, exercício e treinamento, 🍇 foi a primeira bicicleta de 10 marchas do país.
Um modelo ceci de 1996, já sem as cores originais.
Um modelo recente 🍇 da Ceci.
1972 – Surge a Caloi Ceci, bicicleta com cano do conduíte rebaixado para facilitar a atividade para mulheres.
Caloi Arco 🍇 Duplo no acervo do Museu de Piripiri.
1980 – Primeira bike projetada para prática do bicicross corrida em pista de terra 🍇 similar ao motocross, alguns de seus modelos, as Extra ligth, foram as primeiras equipadas com componentes de alumínio anodizado do 🍇 país.
Desenvolvida para prática esportivas como cross e o free-style prática de manobras de solo e saltos.
Caloi Mountain Bike [ editar 🍇 | editar código-fonte ]
1989 – Primeiro modelo de bicicleta todo terreno comercializada pela Caloi possuía um quadro de aço com 🍇 desenho similar aos da americana GT e possuía três triângulos ao invés dos tradicionais dois e era equipada com câmbio 🍇 de 15 marchas.
Caloi Aluminum em 2016 no Piauí.
1990 – Caloi lança seu modelo de ponta e de alta tecnologia para 🍇 o mercado brasileiro da época: Quadro de alumínio produzido pela Alcoa, com garfos também de alumínio fornecido pela francesa Vitus 🍇 e o "inédito" câmbio de 21 velocidades.
No período do lançamento deste modelo, o quadro da Aluminum apresentou algumas características que 🍇 somente seria utilizados pelas outras marcas, inclusive importadas, muitos anos depois, como tubos oversize e quadro com slopping no tubo 🍇 superior.
A partir do quadro padrão de alumínio, a Caloi ofereceu diversos "modelos" equipados com diferentes câmbios para atender desde o 🍇 ciclista iniciante no mountain biking até atletas profissionais.
Caloi pronta entrega.
Timbre da marca.
Um modelo ceci.
Caloi poti de 1999Em um bicicletárioReferências