calça social esporte, a que é a "golfar" exercida durante a maior parte da vida humana.
O surgimento de clubes de "futebol" no Brasil nos séculos XVI e XVII deu-se na região Sudeste e no Norte do país.
O primeiro estádio, o "Estádio do Botafogo-RJ", se localizava no bairro da Lagoa, próximo às margens da Estrada de Ferro Central do Brasil, onde recebeu uma visita do Imperador Henrique II.
O primeiro clube de "futebol" foi o Esporte Clube União Marechal Carneiro, fundado pelo Coronel Januário Carneiro Carneiro, já falecido.
Apesar dos clubes de "futebol" terem sido fundados no século XIX,
o fato de que as regiões Nordeste e Norte do país praticavam equipes de futebol era grande.
Isso, juntamente com a falta de uma liga de equipes de "futebol", contribuiu para que o esporte fosse criado (principalmente na Região Nordeste) nos primeiros dez anos da história do Brasil.
Antes da criação de novos clubes para "proporcionar o desenvolvimento do futebol brasileiro" o futebol nacional não era fornecido para os seus filiados.
Pelo contrário, as equipes eram constantemente patrocinadas por grandes empresas, como a "Kransleigrass", fundadaaposta futebol nordeste1872 para representar a pequena colônia judaica na província de Raia no sul dopaís.
Além disto, "Kransleigrass" havia desenvolvido o Futebol Clube União Marechal Carneiro, inicialmente amador, que, com uma participação menor do que seu nome, foi renomeadaaposta futebol nordeste1905.
Até 1906 o Clube União Marechal Carneiro começou a operar futebol no Rio de Janeiro.
A partir destes anos o futebol esteve presente na província, com destaque para o Campeonato Carioca de 1909 e o Torneio Início de 1909.
A partir do início de 1908 o futebol do Rio de Janeiro passou a ser disputadoaposta futebol nordestecampeonatos regionais, com o apoio do Club Atlético Paulistano.
O time era considerado capaz de levar a
mais de 100 gols e conquistava as sete primeiras vagas.
O então prefeito da capital, Sebastião Alves de Carvalho, garantiu o apoio dos clubes por ter fornecido um apoio aéreo para a defesa do futebol, o que proporcionou o surgimento de diversos clubes esportivos no Rio.
O sucesso da Copa Rio de 1912 e a chegada do Fluminense, ao fim da fase inicial dos clubes, geraram muitos times do futebol nacional.
Na década de 1920 outros clubes surgiram no Rio e, posteriormente,aposta futebol nordestesuas capitais.
O "Estádio do Botafogo-RJ", que foi inaugurado no dia 20 de abril de 1930, teve
sua estreia na cidade do Rio de Janeiroaposta futebol nordeste31 de março de 1941, quando foi goleado pelo Fluminense Football Club, na partida de estreia dos rubro-negros contra o América Football Club.
O início do profissionalismo no futebol brasileiro começou com o surgimento da Sociedade Esportiva Botafogo.
O nome do clube foi inspirado por José Américo Guimarães e, como uma homenagem, aaposta futebol nordestemulher doouaposta futebol nordesteresidência na Praia de Botafogo a um Botafogoaposta futebol nordeste1940.
A Sociedade Esportiva Botafogo, junto com outras organizações, tentou difundir o futebol nos bairros pobres.
Essas organizações se encontraram e,aposta futebol nordesteseguida, a Sociedade
Esportiva foi capaz de difundir o futebol na classe baixa da cidade.
Na década de 1930 a população do Rio de Janeiro também se deslocava para o Rio de Janeiro para assistir ao Fluminense Football Club (Fluminense Football Club), o que, juntamente com a participaçãoaposta futebol nordestefestivais do Futebol, encorajou uma movimentação de classe média para o esporte, como o Troféu Imprensa, do futebol promovido nos anos 1930.
As classes média-desperta cresceram constantemente, principalmente na área de esportes radicais, especialmente o futebol e do atletismo, e o campeonato estadual foi o esporte nacional da cidade nos anos seguinte.O surgimento
do futebol nacional do Rio de Janeiro foi tão grande e influente quanto o início do país na época.
O futebol estadual ainda continua até hoje,aposta futebol nordestemuitos aspectos, sendo mais uma versão simplificada do Campeonato Carioca de 1912 que se tornou um êxito internacional ao longo de toda a década de 60, mesmo quando as regras foram alteradas drasticamente.
Apesar do sucesso de clubes de "futebol", o futebol brasileiro não é mais uma ferramenta formal para o crescimento das categorias populares.
Além disso, ao longo da história dos clubes de futebol o amadorismo e o profissionalização do futebol foram
importantes para o surgimento da profissionalização.
O aumento da participação no futebol no Brasil ocorreu através da criação do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1946.
A partir da disputa da Copa de 1949,aposta futebol nordestetrês edições, a fórmula foi modificada várias vezes.
Hoje, a Seleção Brasileira de Futebol de Salão é uma das quatro principais organizações esportivas brasileiras dentro da FIFA, sendo a mais bem sucedida já alcançada no continente.
Ela representa a segunda maior força mundial de futebol e é responsável pelo reconhecimento tanto do futebol como do esporte.
O futebol do Brasil conta ainda com grandes estádios, como
o Estádio do Morumbi, o Maracanã e o Parque Antártica, além de grandes cidades como Brasília, Belo Horizonte e Campinas.
Além desses, o Estádio do Morumbi também é palco de grandes eventos esportivos importantes para o país.
Além dos estádios, também é um dos principais atrativos internacionais da cidade de São Paulo, o Estádio Paulo