Rede Manchete (também conhecida como TV Manchete ou apenas Manchete) foi uma rede de televisão comercial brasileira fundada na cidade 💶 do Rio de Janeiro pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch.
Fazia parte do Grupo Bloch, conglomerado de comunicação 💶 que publicava a revista Manchete através da Bloch Editores, sendo que o nome dado para a emissora de televisão refere-se 💶 a esta revista.
[1] Prevista inicialmente para entrar no ar entre setembro e novembro de 1982,[2] e depois para março do 💶 ano seguinte,[3] a rede finalmente entrou no ar em 5 de junho de 1983.[4]
Com equipamento sofisticado e inicialmente buscando um 💶 público de classe alta,[2] a Manchete ficou conhecida pela casa de aposta pagando bonus programação baseada no forte jornalismo, na cobertura do esporte nacional 💶 e internacional, apresentando grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e os jogos olímpicos, além de coberturas especiais como 💶 a do carnaval, que virou a casa de aposta pagando bonus marca registrada.
Na teledramaturgia, a Manchete fez história por ter exibido a primeira novela 💶 fora da TV Globo a liderar a audiência do horário nobre desde a década de 1970, feito que foi concretizado 💶 com a exibição da novela Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, em 1990.
Além de programação própria, a rede é lembrada pelo 💶 público por ter transmitido produções como tokusatsus e animes, abrindo as portas para estes gêneros na televisão brasileira.
Por outro lado, 💶 os caros investimentos levaram-na a sucessivas crises.
Em 1985, com dois anos de existência, os prejuízos da Rede Manchete eram evidentes.
[5] 💶 Em 1988, Bloch quis vender a emissora e pediu 200 milhões de dólares.
[6] Na década de 1990, o então deputado 💶 Paulo Octávio, em sociedade com o empresário João Carlos Di Genio, fez uma proposta de compra pelo mesmo valor,[7][8][9] mas 💶 nada se concretizou.
[10] Em junho de 1992, a IBF assumiu 49% das ações da Manchete, mas em abril de 1993 💶 teve a casa de aposta pagando bonus gestão cassada pela justiça.
Adolpho Bloch recebeu de volta o encargo de uma rede nacional, com os salários 💶 dos funcionários atrasados em seis meses e uma greve recém estourada.
[11] Pedindo um tempo aos empregados, ele conseguiu, em quatro 💶 meses, normalizar o pagamento da folha.
Porém, o esforço de caixa continuou repercutindo na programação.[11]
Pedro Jack Kapeller se tornaria presidente da 💶 Rede Manchete em 1995, após a morte de seu tio, Adolpho Bloch.
[12] A emissora passou a declinar lentamente até o 💶 fim da década, com o desgaste da casa de aposta pagando bonus programação e a debandada das suas afiliadas para as concorrentes.
A crise se 💶 aprofundou após a Copa do Mundo de 1998, quando seu faturamento caiu 40%.
Em setembro de 1998, demitiu 540 funcionários e 💶 novamente a folha estava atrasada.
Em outubro, cortou a produção de quase todos os seus programas jornalísticos, abortando, inclusive, a novela 💶 Brida, e ao mesmo tempo irrompeu uma segunda grande greve que suspendeu atrações como o Mulher de Hoje e o 💶 Jornal da Manchete.
[13] Em janeiro de 1999, a emissora foi arrendada para a Igreja Renascer em Cristo, porém em fevereiro 💶 do mesmo ano, o Grupo Bloch rompeu com a igreja, alegando o descumprimento de cláusulas contratuais.[14]
Em maio, faltando poucos dias 💶 para o vencimento de suas concessões e a extinção iminente, o grupo TeleTV, de propriedade de Amilcare Dallevo e Marcelo 💶 de Carvalho, adquiriu depois de muitas negociações, somente as concessões da Rede Manchete, e não a emissora.
[15] O negócio foi 💶 analisado e aprovado pelo governo.
[16] Pedro Jack Kapeller recebeu 4,5 milhões de dólares pela venda das concessões,[17] que logo em 💶 seguida foram renovadas pelo governo.
Em 17 de maio, a Rede Manchete era extinta após o primeiro bloco da reprise de 💶 Pantanal, e casa de aposta pagando bonus programação passa depois de alguns dias a levar a identificação provisória de TV!, até a inauguração de 💶 casa de aposta pagando bonus sucessora, a RedeTV!, em 15 de novembro do mesmo ano.
[18] Poucos dias depois da venda, o Grupo Bloch afirma 💶 aos jornais que a massa falida da emissora (infraestrutura, acervo, fitas, equipamentos, sedes, contratos) foram vendidos ao Grupo Hesed Participações, 💶 de Fábio Saboya.
Em contrapartida, o mesmo obtém uma liminar obrigando a RedeTV! a arcar com as dívidas da Manchete, mesmo 💶 tendo adquirido apenas as suas concessões.
[19] Em 2009, o Superior Tribunal de Justiça declarou que a RedeTV! apenas comprou as 💶 concessões da Manchete, e não a emissora em si, livrando a rede do pagamento das dívidas.[20]
No final dos anos 1970, 💶 o empresário Adolpho Bloch se interessou pela televisão, o único meio de comunicação onde ainda não atuava.
Até então, já tinha 💶 algumas emissoras de rádio no Rio de Janeiro.
Bloch havia designado um grupo de diretores e funcionários da Bloch Editores para 💶 cuidar do projeto da TV Manchete.
O empresário conta em seu depoimento: "Quando aqui cheguei [de volta ao Brasil após viagem 💶 aos Estados Unidos, em 1981], encontrei o projeto da televisão bastante adiantado.
Eu não estava a par de quase nada.
Era grato 💶 ao presidente Figueiredo, que nos concedeu os cinco canais depois da necessária licitação pública".
[21] Bloch ainda contou que investir em 💶 televisão não estava entre suas prioridades: "Pessoalmente, eu preferiria continuar investindo na editora, visitando exposições de gráficas, de livros, revistas 💶 e, com o tempo, concretizando o projeto de fabricar latas de alumínio, uma novidade no mercado brasileiro.[...
] Relutei comigo mesmo 💶 e custou-me a ideia da televisão.
Mas quando aderi, e seguindo o meu temperamento, foi para valer".
[21] Em junho de 1981, 💶 após vencer a licitação do governo para as concessões que originaram a Rede Manchete, Bloch afirmou que pretendia fazer televisão 💶 "para intelectuais, mas sem muita complicação".[22]
Em 23 de julho de 1980, o governo federal anunciou a abertura da concorrência para 💶 duas novas redes de televisão, que surgiram das concessões das extintas Rede Tupi, TV Excelsior e TV Continental.
[23] Em 25 💶 de março de 1981, o governo anunciou os vencedores da licitação.
O presidente João Figueiredo concedeu as concessões aos grupos de 💶 Silvio Santos e Adolpho Bloch, respectivamente, nos decretos nº 85.841 e nº 85.842.
[24][25] Das nove emissoras cedidas, quatro ficaram com 💶 o Grupo Silvio Santos e as outras cinco com o Grupo Bloch, que correspondiam aos canais 6 do Rio de 💶 Janeiro (antiga TV Tupi Rio de Janeiro), 9 de São Paulo (antiga TV Excelsior), 4 de Belo Horizonte (antiga TV 💶 Itacolomi), 2 de Fortaleza (antiga TV Ceará) e 6 do Recife (antiga TV Rádio Clube).
[23] Em 19 de agosto de 💶 1981, os empresários assinaram os contratos definitivos das concessões.
[26] O SBT foi lançado pelo Grupo Silvio Santos nesta data, enquanto 💶 o Grupo Bloch decidiu adiar o lançamento para poder preparar o projeto da nova rede, investindo 50 milhões de dólares 💶 em instalações, equipamentos e enlatados e contratando 800 profissionais.
[27] O sobrinho de Adolpho Bloch, Pedro Jack Kapeller seguiu para os 💶 Estados Unidos e Japão, trazendo os equipamentos mais modernos.[28]
Bloch teria sido escolhido porque a revista Manchete elogiava o governo e 💶 porque seu sobrinho, Oscar Siegelman, era amigo do general Otávio Medeiros, do Serviço Nacional de Informações.
Mas quase não a ganhou 💶 por causa da maneira como a revista cobria o carnaval: "Assim eu não vou dar a televisão para vocês", disse 💶 Figueiredo a Oscar Siegelman.
"Eu estive vendo a Manchete, é uma vergonha.
Só dá bicha e mulher pelada e vocês vão colocar 💶 isso na televisão".
O presidente mudou de opinião depois que o jornalista Alexandre Garcia, seu ex-assessor de imprensa, disse que seria 💶 o diretor do Departamento de Jornalismo da emissora e não permitiria que cenas consideradas impróprias fossem ao ar.
[28] Em 20 💶 de março de 1981, o Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo divulgou uma nota oficial lamentando a decisão 💶 do Ministério das Comunicações em ceder duas concessões aos grupos de Adolpho Bloch e Silvio Santos, afirmando-se "de luto" e 💶 considerando que "foram ganhadoras as duas piores propostas, pois o Sr.
Adolpho Bloch já fala numa rede para exibir filmes enquanto 💶 o Sr Sílvio Santos está preocupado com o seu Baú da Felicidade para a venda de carnês".
[29] Em relação a 💶 Adolpho Bloch, o sindicato se referiu ao empresário como "proprietário de uma não muito promissora editora de revistas".[29]
Em janeiro de 💶 1982, a nova rede já tinha encomendado cerca de 35 milhões de dólares em equipamentos (americanos, japoneses e ingleses), mais 💶 da metade do orçamento total estimado em 50 milhões.
Todas as instalações físicas da emissora estavam prontas à espera dos equipamentos.
Enquanto 💶 isso, o arquiteto Oscar Niemeyer trabalhava no projeto do centro de produção nacional que funcionaria num terreno de 100 mil 💶 m² na Barra da Tijuca (e que anos depois, foi erguido no bairro de Irajá).
[2] A previsão, até então, era 💶 que a Manchete entraria no ar entre setembro e novembro de 1982.
[2] Em relação à futura programação, era dito que 💶 seria dirigida a "um público inteligente que assiste ou não à televisão ("classe A e B") e que, com certeza, 💶 estará voltada para temas brasileiros, dentro de um padrão que mais se aproxima do europeu.
Mais sério, menos apelativo e menos 💶 eletrônico".
[2] A direção explicou: "Em televisão tudo é muito veloz.
O que se planeja muda muito rápido.
Quem sabe se até lá 💶 a TVS não será a campeã de audiência?", adiantando que a "Rede Manchete de Televisão será alegre, extrovertida, jovial, mas 💶 também séria e o menos eletrônica possível".
[2] Novamente, a estreia foi adiada para março de 1983: "A gente não tem 💶 pressa: o Adolpho Bloch quer fazer tudo direito, como manda o figurino.
Sem dúvida vai ser a TV mais moderna do 💶 mundo porque, além dos equipamentos ultrassofisticados, vai ser a primeira rede que já começa com tudo pronto", afirmava Rubens Furtado, 💶 diretor-geral.
[3] Finalmente, em maio de 1983, foi anunciado que em 15 dias, em 5 de junho, às 19h, a Manchete 💶 iria iniciar suas transmissões em quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde 💶 estava a casa de aposta pagando bonus primeira afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre.
[30] A expectativa em torno da inauguração foi crescendo desde 💶 a primeira transmissão experimental da emissora às 15h27 do dia 13 de maio, uma sexta-feira.[31]
Como previsto, a Rede Manchete foi 💶 ao ar às 19h do dia 5 de junho de 1983, um domingo.
Foi colocada no ar uma contagem regressiva futurística 💶 de 8 segundos para um informe da Petrobras anunciando o lubrificante Lubrax e dando boas-vindas à nova emissora brasileira.
Seguiu-se um 💶 discurso no ar de Adolpho Bloch na redação de jornalismo da emissora, primeiramente sem som, devido a um problema técnico.
Um 💶 slide com o logotipo da emissora entrou no ar e a fita foi então rebobinada para o início, transcorrendo normalmente 💶 a partir de então, com a contagem, o comercial e o discurso de Bloch, que declarou:[31][32]
Em seguida, foi ao ar 💶 uma vinheta onde uma nave espacial, representada pelo seu logotipo, criado pela agência de publicidade DPZ, sobrevoava as principais cidades 💶 brasileiras e aterrissava no alto da casa de aposta pagando bonus sede, o Edifício Manchete, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, no bairro da Glória, 💶 no Rio de Janeiro, vinheta essa que ficou no ar do primeiro ao último dia da casa de aposta pagando bonus existência.
Após um intervalo 💶 comercial, foi apresentado um breve discurso do então presidente João Figueiredo, onde ele declarou: "Adolpho Bloch tem mais anos de 💶 Brasil que a maioria de nós".
[31] Teve início então um show especial de três horas de duração, denominado O Mundo 💶 Mágico,[27] dirigido por Nelson Pereira dos Santos,[33] contando com a participação de diversos conjuntos musicais e artistas, dentre elas, o 💶 grupo musical Roupa Nova, a banda Blitz, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso, Dona Ivone Lara, Watusi, Zizi Possi, 💶 Arthur Moreira Lima, Alceu Valença e Elba Ramalho,[23][27][32] além de apresentações de dança, como o balé com Fernando Bujones e 💶 Ana Botafogo e tango com o casal Cláudio Tovar e Lucinha Lins.
As três horas de quadros musicais foram entremeados de 💶 pequenos depoimentos e algumas breves reportagens sobre o império Bloch.
[32] A atração atrapalhou a audiência da TV Globo, principalmente no 💶 Rio de Janeiro.
Enquanto o Fantástico alcançou 35 pontos, a Manchete chegou perto, com 33.
[27] Depois do show, foi ao ar 💶 o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de Steven Spielberg, até então inédito na televisão brasileira.
A Manchete gastou 800 mil 💶 dólares para adquirir os direitos de exibição do longa-metragem, que foi dividido em 15 partes e durou três horas e 💶 20 minutos,[34] vencendo a Globo por 27 a 12 na capital carioca.
[23][27] A Globo saiu vencedora absoluta nos outros horários, 💶 mas perdeu, com a entrada da Manchete, na faixa das 19h às 22h, cerca de 18 pontos (1 milhão de 💶 pessoas) não só durante Os Trapalhões como ainda durante o Fantástico.
[35] Antes mesmo do horário previsto para a estreia, muitos 💶 telespectadores já ligavam seus televisores na Manchete.
Por isso, às 18h30 de domingo, um público de 425 mil cariocas (7,3%) esperavam 💶 o lançamento da emissora.[35]
Várias marcas patrocinaram o show de inauguração, como a Petrobras, Shell, Atlantic, Nestlé, Omo, Gigante Branco, Philips, 💶 Walita, Maggi, Gillette, General Motors, Supergasbras, Gradiente, Ariola, Consul, Minerva, Odyssey, Ponto Frio, Brastemp, Sul América, Souza Cruz, Volkswagen, Johnson 💶 & Johnson e Doriana.
[32] Segundo funcionários, a publicidade vendida na programação da estreia alcançou a cifra de 900 milhões de 💶 cruzeiros.
O número não foi divulgado oficialmente mas um dos diretores da emissora, Moisés Weltman, declarou que esta quantia representa o 💶 maior volume de vendas já registrado em um só dia por uma rede de televisão no Brasil.
[31] A inauguração oficial 💶 da Manchete foi saudada com recepção para 300 convidados no 10.
º andar do edifício da Bloch Editores, entre os quais, 💶 estavam o governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, o presidente do Banco Central do Brasil, Carlos Geraldo Langoni, o 💶 ex-diretor da Cacex, Benedito Moreira, a diretora presidente do Jornal do Brasil, condessa Maurina Pereira Carneiro, o cientista Albert Sabin, 💶 entre outros.
[31] A imprensa também destacou a inauguração com elogios.
O Jornal do Brasil declarou: "A TV Manchete iniciou ontem seus 💶 trabalhos sob o signo da inovação.
Pela primeira vez na história da TV mundial, uma emissora se lança no ar abrindo 💶 a casa de aposta pagando bonus programação com um anúncio.
Só depois é que deu boa-noite".[36]
Foi adotado como primeiro slogan Televisão de Primeira Classe, o 💶 que reforçava a ideia da emissora de ter uma programação de alto nível, com documentários, jornalismo e programas de entrevistas.À 💶 Folha de S.
Paulo, Rubens Furtado explicou: "A TVS se dirige ao público C e D; a Bandeirantes não tem público 💶 definido, enquanto a Globo pretende ser eclética.
Pesquisas nos mostraram a insatisfação dos segmentos A e B com a programação que 💶 lhes é oferecida atualmente.
Então, decidimos optar por esse público.
Além disso, os Bloch têm a tradição de ter, em casa de aposta pagando bonus empresa, 💶 iniciativas de alto nível".
[33] Os concorrentes, porém, não acreditavam na proposta da emissora, como destacou à Folha de S.
Paulo o 💶 então vice-presidente do SBT, Luciano Callegari: "Quando entramos, também imaginamos um segundo lugar.
Ninguém entra para perder.
Porém, acho que se a 💶 Manchete quiser sobreviver, a curto prazo terá de optar por uma programação semelhante à nossa e a da Globo, procurando 💶 classes mais populares.
Como já ficou provado, aqueles que optaram por públicos mais sofisticados tiveram problemas graves, como a Bandeirantes, por 💶 exemplo".[33]
No dia seguinte, abrindo a casa de aposta pagando bonus programação regular, a emissora exibia desenhos animados a partir de 17h, num espaço que 💶 passaria a ser ocupado uma semana depois, em 14 de junho, pelo infantil Clube da Criança, revelando a apresentadora, modelo 💶 e manequim Xuxa Meneghel, e exibindo gincanas com crianças e desenhos animados da Hanna-Barbera, como Família Drácula e Goldie Gold.
[34] 💶 Houve naquela época, uma grande polêmica sobre a apresentadora, que posou nua em várias revistas masculinas, como uma da própria 💶 empresa, a Ele e Ela, a última poucos meses antes de estrear como apresentadora infantil.
As 19h, sob a direção de 💶 Zevi Ghivelder, ia ao ar a primeira edição do Jornal da Manchete, na época o noticiário mais longo da televisão 💶 brasileira, com uma hora e meia de duração, tendo à frente Carlos Bianchini e Íris Lettieri, além da participação de 💶 Cláudia Ribeiro, Roberto Maya, Luis Santoro, Paulo Stein e Murilo Melo Filho, que aprofundavam as pautas debatidas ao longo do 💶 telejornal, como política, economia, artes e esportes.
[33] Nos primeiros meses de operação, séries estrangeiras e filmes complementavam a programação do 💶 horário nobre a partir de 20h30, além de atrações como Conexão Internacional, com apresentação de Roberto D'Ávila e direção de 💶 Walter Salles, Conexão Nacional com Roberto Feith, Bar Academia com Walmor Chagas, Um Toque de Classe, com grandes nomes da 💶 música erudita nacional, comandado pelo pianista Artur Moreira Lima, Persona e Concertos de Ópera.
Poucas semanas depois da inauguração, no mesmo 💶 mês, o cantor e repórter do Conexão Internacional, Caetano Veloso, provocaria polêmica ao entrevistar o vocalista da banda Rolling Stones, 💶 Mick Jagger.
Além de Veloso demonstrar falta de preparo no inglês, foi insultado por Jagger.
No dia 25 de junho, o jornalista 💶 Paulo Francis publicou na Ilustrada, caderno cultural da Folha de S.
Paulo, um texto intitulado "Caetano, pajé doce e maltrapilho", que 💶 embora elogiasse Veloso por ser melhor do que Jagger, criticou a roupa usada por ele "de Pajé contra pajé tudo 💶 com autoridade imediatamente consagrada pela imprensa, que é mais deslumbrada do que o público (.
.
.
) É evidente, por exemplo, que 💶 Mick Jagger zombou várias vezes de Caetano na entrevista na TV Manchete".
Continuou a crítica a Veloso: "O pior momento foi 💶 aquele em que Caetano disse que Jagger era tolerante e Jagger disse que era tolerante com latino-americanos (sic), uma humilhação 💶 docemente engolida pelo nosso representante no vídeo.
Essa pergunta simplesmente não se faz em televisão, ou até em jornal.
É de um 💶 amadorismo total.
Só serve para seminários de 'comunicação' no interior da Bahia.
Não é uma pergunta jornalística.
Jagger começou a debochar aí".
O artigo 💶 não provocou uma resposta imediata de Caetano, que só mencionou o episódio em outubro do mesmo ano, na coletiva para 💶 o show "Uns", em São Paulo: "Agora o Francis me desrespeitou.
Foi desonesto, mau-caráter.É uma bicha amarga.
Essas bonecas travadas são danadinhas", 💶 e o caso teve repercussão nacional.[37]
O ano de 1984 marcou a Rede Manchete que se destacou pelo total apoio à 💶 campanha das Diretas Já, quando a população, através de comícios e passeatas, pedia a aprovação da emenda que restabelecia eleições 💶 diretas para presidente do Brasil.
A emissora transmitiu vários comícios, inclusive aqueles que reuniram um milhão de pessoas em São Paulo 💶 e no Rio de Janeiro.
[38] Em seu primeiro ano de vida, a estratégia de uma programação para as classes A 💶 e B ainda estava de pé.
A emissora inicia o ano lançando, no dia 23 de janeiro, o FMTV, considerado o 💶 primeiro programa de videoclipes do Brasil, revelando como apresentadores João Kléber, e mais tarde, Patricia Pillar.
Ia ao ar diariamente, das 💶 19h às 19h30, e aos sábados a partir das 18h30.
Em 1984, no Rio de Janeiro, durante o Governo de Leonel 💶 Brizola, foi criado o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, um espaço definitivo para a apresentação das escolas de samba, obra 💶 muito criticada pelas Organizações Globo.
[39] A Rede Manchete transmite o desfile e alcança o primeiro lugar em audiência.
[40] A extensa 💶 cobertura das revistas do Grupo Bloch acabou se repetindo de forma positiva na TV, que contava, naquela época, com modernos 💶 equipamentos que em muito, auxiliaram na transmissão.
A emissora liderou a audiência, ficando acima dos 30 pontos percentuais.
Surgia também neste ano, 💶 o Edição da Tarde, de segunda à sexta às 12h30.
Em junho, a emissora estreou suas transmissões esportivas com a cobertura 💶 das Olimpíadas de Los Angeles.
As transmissões tiveram a participação de Paulo Stein, apresentador da Manchete Esportiva, que foi praticamente um 💶 dos fundadores da emissora.
Ainda em 1984, surgiu a ideia de se produzir uma minissérie.
A paixão pela retratação histórica de seus 💶 diretores, levou a emissora e seus até então inexperientes funcionários em dramaturgia, a produzir, naquele ano, a minissérie Marquesa de 💶 Santos, sendo a primeira obra de teledramaturgia da nova emissora.
Protagonizada por Maitê Proença, a trama estreou em 21 de agosto 💶 do mesmo ano e atingiu um audiência média de 7 pontos, colocando a emissora em terceiro lugar no horário.
Nesse embalo, 💶 a rede produziu ainda mais duas minisséries: Santa Marta Fabril S.A.e Tudo em Cima.
Em 15 de março de 1985, a 💶 rede fez a cobertura da posse do até então vice-presidente José Sarney, o primeiro civil a assumir a presidência desde 💶 o golpe militar de 1964, pois Tancredo Neves foi internado na véspera da posse.
A emissora fez também a cobertura da 💶 agonia e da morte de Neves ocorrida em 21 de abril do mesmo ano.
Não conseguindo audiência e o faturamento almejados 💶 na época da estreia e buscando uma maior diversidade de público, Adolpho Bloch aprova a produção de novelas e seriados.
A 💶 emissora abriu seus cofres e já no início de 1985, entrava no ar a novela Antônio Maria, coproduzido com a 💶 RTP, que embora fosse uma parceria, acabou custando mais de 5 bilhões de cruzeiros.
Antônio Maria acabou não tendo sucesso,[41] aumentando 💶 os prejuízos da rede.
Em julho, estreava o seriado Tamanho Família, o primeiro sitcom da emissora.
As mudanças na programação, começariam à 💶 tarde, com a volta do costureiro Clodovil, com o programa De Mulher para Mulher às 14 horas, seguido pelo Manchete 💶 Shopping Show, programa de variedades feminino que também contava com a participação do estilista.
Mais tarde, às 19h30, entraria no ar 💶 o Alô Pepa, Alô Dola, um show de variedades comandado por Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues.
No campo do humor, 💶 estrearam Domingo de Graça e Aperte os Cintos, ambos exibidos aos domingos, sendo este último protagonizado por Costinha.
O formato era 💶 baseado em esquetes de humor, o mesmo de outros programas tradicionais do gênero, como Chico Anysio Show e Praça da 💶 Alegria.
No campo do jornalismo, merecem destaque as diversas séries que a emissora produziu.
Em parceria com a produtora Independente Intervídeo, pertencente 💶 ao jornalista Fernando Barbosa Lima, foram ao ar, naquele ano, três grandes produções: Xingu, mostrando a vida dos indígenas da 💶 região do alto Xingu; Terra Mágica, que mostrava características e costumes de determinada região do país; e a série Japão, 💶 retratando o avanço que a Terra do Sol Nascente sofreu depois da Segunda Guerra Mundial.
Em 1985, com dois anos de 💶 existência, os prejuízos da Rede Manchete eram evidentes.
A emissora entrava em casa de aposta pagando bonus primeira crise financeira.
[5] Adolpho Bloch estava preocupado, pois 💶 a dívida da emissora já atingia milhões de dólares.
Segundo o jornal O Estado de S.
Paulo, séries como Xingu e Japão 💶 ganharam elogios, pois a emissora investiu em qualidade, mas nem sempre isso demonstrou ser sinônimo de lucro: Descontente com o 💶 faturamento e a audiência, Bloch aprova programas populares, como os humorísticos do casal Carlos Eduardo Dolabella e Pepita Rodrigues e 💶 Miéle.[5]
A emissora entrou pelo ano de 1986, com uma dívida que beirava os 23 milhões de dólares.
Os primeiros sinais de 💶 prejuízo surgiram em fevereiro de 1986.
A rede acumulava um prejuízo de 80 milhões de dólares e uma dívida que chegava 💶 a 23 milhões de dólares.
[5] Apesar disso, a partir desse ano, são exibidas outras telenovelas de sucesso produzidas pela Manchete, 💶 como a Dona Beija, lançada em abril.
Em uma entrevista para o Jornal do Brasil, Adolpho Bloch reconheceu que foram gastos 💶 Cz$ 25 milhões para produzir Dona Beija.
[42] Mas Bloch lembrou que a produção estava dando resultados: A novela tem dado 💶 25%, 27% no Rio, em Recife já chegou a 40%, em Belo Horizonte atingiu 35%.
É comentada em todo o Brasil.
[42] 💶 A emissora enfrentou casa de aposta pagando bonus primeira greve de funcionários em setembro de 1986, quando pararam em virtude de salários atrasados.
Xuxa, que 💶 alcançava excelente audiência, deixou o canal no começo do ano e foi para a TV Globo apresentar o Xou da 💶 Xuxa.
Ainda em 1986, duas atrações contribuíram para o aumento da crise financeira: a transmissão da Copa do Mundo de 1986, 💶 no México e a novela Dona Beija, uma produção que custou mais de US$ 2 milhões.
Com cenas de nudez de 💶 Maitê Proença, a novela teve boa audiência, com cerca de 15 pontos diários, especialmente entre o público masculino, mas também 💶 deu prejuízo.[5]
Clodovil estreou o programa Clô para os Íntimos, diariamente às 14 horas.
O apresentador se envolveria em uma polêmica ao 💶 expor casa de aposta pagando bonus opinião sobre a nova constituição, que estava em votação no Congresso Nacional.
Depois de classificar a Assembleia como "prostituinte", 💶 Adolpho Bloch demitiu o apresentador.[43]
Ainda em 86, para compensar a perda de Xuxa, a Manchete resolveu extinguir o Clube da 💶 Criança e o Circo Alegre, comandado pelo palhaço Carequinha, que antecedia diariamente o Clube e substituí-los por dois novos programas: 💶 pela manhã, Nave da Fantasia, comandado por Simony.
E à tarde, no antigo horário ocupado pelo Clube, estreou Lupu Limpim Claplá 💶 Topô, com Lucinha Lins e Claudio Tovar.
Este último seguia um formato de teleteatro, onde os apresentadores interpretavam os mais variados 💶 contos infantis.
Positivamente, a emissora vendeu para exibição em Portugal, as produções Viver a Vida e Tudo em Cima.
Fato que foi 💶 comemorado na empresa.[44]
Em fevereiro, as transmissões do Carnaval da Manchete vieram recheadas de novidades.
A emissora colocou mil funcionários no sambódromo 💶 para a cobertura dos Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.
A concorrência entre a Manchete e a Globo 💶 ganhava caráter de briga.
Um confronto de logotipos marcava a entrada do sambódromo durante as transmissões dos desfiles do Grupo Especial 💶 do Rio de Janeiro.
Dentre as novidades, a rede trazia a câmera-robô, além de um helicóptero que sobrevoava o sambódromo do 💶 Rio de Janeiro.
Rubens Furtado dizia que o Carnaval era a chance que a Manchete tinha de mostrar que ela era 💶 grande, que era melhor que a Globo.
O resultado foi que a Manchete liderou a audiência no Rio, de ponta a 💶 ponta.
Pertencendo ao grupo de funcionários que participaram da criação da rede em 1983, Zevi Ghivelder tornou-se diretor de jornalismo da 💶 emissora, e com o Jornal da Manchete, conquistou sucesso de crítica e de público.
[45][46] José Wilker chega para assumir a 💶 direção de dramaturgia substituindo Herval Rossano e reforçar o núcleo de dramaturgia e coloca no ar em março de 1987, 💶 a novela policial Corpo Santo.
A novela estreou com quatorze pontos de audiência e chegou a picos de 31 pontos, durante 💶 a morte da personagem de Christiane Torloni.
Durante o restante do ano, o diretor trouxe uma série de profissionais e vários 💶 produtos do gênero.
Em maio, estreou Helena, novela escrita por Mário Prata, com Luciana Braga e Thales Pan Chacon.
Em outubro, em 💶 substituição a Corpo Santo, estreava Carmem, escrita por Glória Perez e estrelada por Lucélia Santos, trazida da TV Globo a 💶 peso de ouro, e Paulo Betti.
A trama alcançou 31 pontos de audiência no Rio de Janeiro, desbancando a Globo em 💶 alguns capítulos.
[47] Carmem também é lembrada por Silvio Santos ter feito uma participação especial na novela.
O apresentador abriu as portas 💶 do Programa Silvio Santos do SBT para a personagem Creuza (Bia Sion) participa do quadro Namoro na TV.
Sonhadora e romântica, 💶 Creuza vai até lá solicitar um namorado através da mídia eletrônica.
[48] Além das novelas, a emissora voltaria a produção de 💶 minisséries com A Rainha da Vida, com Débora Duarte.
A minissérie teve 15 capítulos, mas não teve boa repercussão.
Em 6 de 💶 abril de 1987, a emissora estreia Nave da Fantasia, um programa infantil, com outra revelação, Angélica, então com apenas 13 💶 anos.
Angélica chegava substituindo Simony, que tinha ido para o SBT apresentar o Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony.
Com a 💶 volta do Clube da Criança ao antigo horário, Lupu Limpim Clapá Topô foi extinto.
Outros programas produzidos em parceria com Nilton 💶 Travesso e a produtora independente Equipe A foram lançados: Mulher 87, Osmar Santos Show e Vídeo em Manchete (uma espécie 💶 de Vídeo Show).
A primeira grande demissão da emissora aconteceu em julho de 1987, quando a linha de shows da emissora, 💶 composta por musicais e humorísticos, foi completamente desativada e cerca de cem funcionários foram demitidos.
[5] A emissora entra na bolsa 💶 de valores.
O total das ações soma 130 milhões de dólares, mas o comandante do grupo, Adolpho Bloch, colocaria na mesa 💶 de negociações de 40% a 80% do capital, com a condição de que na partilha do bolo não houvesse um 💶 sócio majoritário.
[49] Na lista de interessados, aparecem até agora a construtora Norberto Odebrecht, a Paranapanema, o rei da soja Olacir 💶 de Moraes e um grupo ligado à área de café.
[49] Nas negociações, não entra o passivo da Manchete, avaliado no 💶 equivalente a 4 milhões de dólares.
[49] Monteiro Aranha negou na época que estivesse envolvido com eventual compra de participação acionária 💶 na TV Manchete.
[50] Depois de conseguir do Banco do Brasil, um empréstimo de 12 milhões de dólares - 8 milhões 💶 de dólares foram devolvidos ao banco em cotas de patrocínio e em ações de marketing ao longo da programação - 💶 a Manchete continuou a procurar um parceiro, esperando a melhor oferta.
[51] Em 3 de dezembro de 1987, a direção da 💶 TV Manchete encerrou sem sucesso as negociações para a transferência do controle da emissora para o empresário paulista Otávio Lacombe, 💶 do grupo Paranapanema.
[52] A TV Brasília, que até então era afiliada do SBT, passa a retransmitir a rede em junho, 💶 se tornando uma das principais afiliadas.
No segundo semestre, a partir de 13 de outubro de 1987, Angélica passa a apresentar 💶 uma nova versão do Clube da Criança ao lado do ator Ferrugem.
Em 1988, depois de cinco anos insistindo em uma 💶 programação de alto nível, com documentários, jornalismo e programas de entrevistas, a dívida da Rede Manchete sobe para os 34 💶 milhões de dólares, provocando a extinção de programas que não davam audiência e anunciantes.
O investimento de televisão de primeira classe 💶 não teve retorno financeiro e nem audiência, levando a extinção de programas, quase todos da época da estreia em 1983.
Os 💶 grandes anunciantes não demonstraram qualquer interesse neste tipo de programação, preferindo nas redes Globo, SBT e Bandeirantes, todas com programações 💶 populares.
Em mais uma tentativa de salvar a emissora são colocados no ar 19 novos programas, entre eles: o humorístico Cadeira 💶 de Barbeiro, com Lucinha Lins e Cacá Rosset, e o Sem Limite com Luiz Armando Queiroz.
Nas manhãs, o espaço era 💶 do jornalismo com a exibição do noticiário Repórter Manchete e do Brasil 7:30, apresentado por Liliane Cardoso, direto dos estúdios 💶 da TV Brasília.
À tarde, faziam sucesso: os seriados Jaspion e Changeman.
Nas manhãs, o Repórter Manchete entrava no ar diariamente às 💶 8h.
Com um formato muito parecido com os canais de TV paga americanos de hot news (CNN), exibindo notícias o tempo 💶 todo direto da bancada, o jornal se aproveitava da frequência da TV Manchete no Rio (canal 6), que permitia a 💶 sintonia através de rádios FM.
Muitos cariocas ouviam o telejornal indo para o trabalho, que pouco se valia de imagens, adotando 💶 de fato uma linguagem radiofônica.
No campo do jornalismo, também estreavam os telejornais locais Praça em Manchete, que antecediam o Jornal 💶 da Manchete.
Rio em Manchete, São Paulo em Manchete, Minas em Manchete, Ceará em Manchete, Pernambuco em Manchete, Pampa em Manchete, 💶 Tele Manchete e posteriormente muitos outros.
A então maior audiência da história da TV Manchete foi atingida em junho, durante a 💶 transmissão de Flamengo x Vasco, final do Campeonato Carioca daquele ano.
Pegou 63% dos aparelhos ligados no horário do jogo.
A Globo 💶 teve de se espremer em exíguos - para ela - 23%.[53]
Em setembro, foi noticiado que a TV Manchete e a 💶 apresentadora Hebe Camargo estavam conversando.
Insatisfeita com a força que a TVS vinha dando a Jô Soares, Hebe estaria inclinada a 💶 aceitar uma boa proposta da emissora carioca.
[54] Para a apresentadora, a Manchete ofereceu luvas - no caso, 100 mil dólares.[55]
Do 💶 outro lado, foi também noticiado o interesse de Silvio Santos em ter Angélica no SBT.
Angélica, com apenas 14 anos e 💶 uma produção de baixo custo, estava batendo a Globo na audiência das tardes de segunda a sexta com o infantil 💶 Clube da Criança e, aos sábados, com o juvenil Milk Shake.
[56] O dono do SBT, segundo o empresário de Angélica, 💶 Paulo Ricardo, "ofereceu tudo o que a Manchete pagasse em dobro, mais comercialização e luvas altas.
Ele começou com uma oferta 💶 de Cz$ 3 000 000 mensais, mas foi subindo até transformá-la no salário mais alto da emissora".
[56] Angélica, porém, renovou 💶 com a Manchete até junho de 1990, pela segurança de um projeto já estável na Manchete, aliada a uma melhoria, 💶 do contrato que só terminaria em dezembro de 1989, agora reforçado também por edições de revistinhas e álbuns infantis.[56]
Enquanto isso, 💶 Rodolpho Gamberini, editor regional do departamento paulista de jornalismo, Hélio Goldstein, diretor de redação, e as jornalistas Selma Panazzi e 💶 Lídia Goldstein deixaram a emissora após uma crise provocada por um pedido de 20% de corte na redação de São 💶 Paulo e a interferência de um diretor que não era da área.[57]
Em outubro, Adolpho Bloch e David Elkind chegaram de 💶 Paris.
Corria nos bastidores da Rede Manchete que os dois foram, pessoalmente, negociar a venda da emissora para empresários franceses.[58]
Em fevereiro, 💶 foi noticiado que o empresário Arthur Falk do mercado financeiro, ligado a um grupo suíço, Union des Banques Suisses, da 💶 qual era o representante no Brasil, estaria em entendimentos com a TV Manchete.
Estuda a possibilidade de comprar a emissora de 💶 Adolpho Bloch, com quem já teve vários encontros.
[59][60] O próprio Arthur Falk confirmou a notícia da possível compra da TV 💶 Manchete, mas afirmou que não estava ligado a nenhum grupo suíço.
Falk acrescentou ainda que junto com ele na transação está 💶 um grupo de empresários brasileiros.[61]
Embora mostrasse sinais de crise, a emissora tentava tirar profissionais de outras redes.
Em março, o diretor 💶 da emissora, Zevi Ghivelder, e o jornalista Joelmir Beting chegaram a negociar um novo telejornal na emissora.
[55][62] O jornalista preferiu 💶 continuar na Globo.
[63][64] Após deixar a Globo,[65] Leda Nagle foi contratada para apresentar a edição da tarde do Jornal da 💶 Manchete.
[66] Na área do entretenimento tentou, sem sucesso, contratar o diretor Reynaldo Boury, o autor Gilberto Braga, e atrizes Joana 💶 Fomm, Glória Pires, Bruna Lombardi e Vera Fischer.
[55][67] Para todos foi oferecido um contrato de Cr$ 50 000 de luvas, 💶 Cr$ 10 000 mensais e passagens para o exterior.
[68] Outros globais sondados foram Marcos Paulo e Cláudia Raia.
[69] Mas conseguiu 💶 tirar César Filho e Benedito Ruy Barbosa da Globo.[70][71]
No mês de julho, ia ao ar a novela Kananga do Japão, 💶 protagonizada por Christiane Torloni e Raul Gazolla.
A trama era, até então, o maior investimento em novelas já feito pela emissora, 💶 e que teve a missão de recuperar o maior Ibope já alcançado no horário das 22h30 - a média de 💶 20 a 25 pontos de Dona Beija, que bateu a Globo em 1986.
[72] Kananga do Japão alcançou, em seu primeiro 💶 capítulo, uma média de vinte pontos na Grande Rio e seis na Grande São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de 💶 Opinião Pública e Estatística.
[nota 1] Tais índices foram satisfatórios comparados à trama anterior, Olho por Olho, a qual indicava seis 💶 no Rio de Janeiro e dois, em São Paulo, triplicando os números da antecessora.
[73] A emissora lançaria o Cabaré do 💶 Barata, com a direção de Augusto César Vanucci e com o humorista Agildo Ribeiro.
[72] A Manchete também adotaria a estratégia 💶 de rechear de reprises casa de aposta pagando bonus programação.
Apostando na nostalgia, a Manchete vai de Kojak, Baretta e O Incrível Hulk.
Junto com O 💶 Homem Invisível e Xerife Lobo.
[72] Para o público infantil, tinha o Cometa Alegria, apresentado por Cinthya Rachel e Patrick de 💶 Oliveira.
Em outubro de 1989, a imprensa notícia a futura sede da emissora em São Paulo.
[74] O mercado paulista passou a 💶 atrair a Manchete, já que dos 70 milhões de dólares faturados pela rede, através de suas 32 emissoras, durante 89, 💶 50 milhões foram resultados dos negócios efetuados em São Paulo.[75]
Edifício sede da Rede Manchete em São Paulo
Neste ano, a Rede 💶 Manchete inaugurou casa de aposta pagando bonus sede na capital paulista, transferindo casa de aposta pagando bonus diretoria geral de comercialização para a cidade.
[76] O novo prédio de 💶 8 mil metros quadrados foi projetado por Oscar Niemeyer e custou cerca de US$ 20 milhões de dólares (Cr$ 700 💶 milhões na época).
Fica localizado na zona norte da cidade, na Casa Verde.
[77] As instalações incluem um teatro com capacidade para 💶 300 pessoas, um estúdio de jornalismo com oito ilhas de edição, uma central de documentação e outra de pós-produção.
A nova 💶 sede também abrigou a produção de três programas Mulher 90, Os Campeões" e "Hit Parade além do departamento comercial da 💶 emissora, que se transfere para a cidade.
[77] A cerimônia de inauguração do novo prédio aconteceu com a entrega do troféu 💶 Manchete para personalidades paulistas de diferentes áreas.
[77] Ainda dentro do marco do aniversário de São Paulo, a emissora preparou uma 💶 programação especial que começou em 21 de janeiro, com o programa São Paulo, Terra Mágica, que conta a história da 💶 cidade.
Em 22 de janeiro, a apresentadora Angélica recebeu figuras representativas do panorama musical paulista, como Paulo Ricardo, Supla e Guilherme 💶 Vergueiro.
No dia 23, a emissora exibiu o musical de Chrystian & Ralf.
[77] Na data do aniversário da cidade, a Manchete 💶 transmitiu um concerto ao vivo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e a tarde um jogo entre a 💶 Seleção Paulista de Futebol contra um time carioca.
Durante a noite, a emissora colocou no ar um especial com Gilberto Gil, 💶 gravado na praça da Paz.
[77] Na mesma semana, a emissora mostrou um especial com Pepeu Gomes e apresentou um Manchete 💶 Documento especial sobre a cidade.[77]
Em relação a venda da emissora nos anos anteriores, essa ideia surgiu, conforme diz Expedito Grossi, 💶 diretor-geral da rede, devido a problemas de saúde de dois sobrinhos de Adolpho Bloch, Oscar Bloch e Pedro Jack Kapeller, 💶 oficialmente os principais nomes da rede.
Isso teria ocasionado certo desânimo no comandante da Manchete: Mas depois eles melhoraram, reassumiram seus 💶 cargos, e o Adolpho voltou a se entusiasmar com a emissora.
A partir daí, a gente começou a fazer TV de 💶 verdade, assegurou o diretor-geral.[78]
A partir de 19 de março, estreou Os Campeões, um esportivo liderado de São Paulo pelo apresentador 💶 Osmar Santos.
[79][80][81] A linha de shows começou dia 20 de março, com o teleteatro sobrenatural Fronteiras do Desconhecido - uma 💶 série de casos verdade de espíritas, paranormais e todo o tipo de mistério e assombração, sob direção de Augusto César 💶 Vannucci.
[79][80][81] A quarta-feira, 21 de março, continuava a mesma, com Cabaré do Barata, o humorístico de Agildo Ribeiro.
A partir do 💶 dia 22, a quinta alterna jornalísticos (Debate em Manchete e Manchete Urgente) com especiais musicais.
[79][80][81] Ficam para a sexta, em 💶 horário antecipado para às 22h30, as bem sucedidas reportagens mundo cão do Documento Especial: Televisão Verdade, apresentado por Roberto Maya 💶 e dirigido por Nelson Hoineff.
[79][80][81] A produção mais sofisticada da linha de shows será aos sábados, às 22h30 com Dançando 💶 Conforme a Música, um musical comandado por Luís Carlos Miele e Watusi.[79][80][81]
A cereja do bolo, no entanto, viria por último 💶 - a novela Pantanal, dia 27, uma terça-feira, para evitar um choque direto com a Tela Quente, da Globo.
[79] Na 💶 segunda-feira, dia 26, o telespectador verá apenas os bastidores da estreia do dia seguinte.
[79][80] Pantanal viria a se tornar o 💶 maior sucesso da teledramaturgia da emissora, considerado inesperado,[82] frequentemente, Pantanal vencia a programação global.
[83][84] Nos últimos índices de audiência disponíveis 💶 do Ibope da época, nos horários de melhor desempenho, Pantanal batia sistematicamente os programas da TV Globo e do SBT.
[85][86] 💶 O triunfo de Pantanal não se media apenas pelos seus percentuais de audiência.
Para além dos números, a novela da Manchete 💶 se tornaria o programa mais comentado do Brasil, e Cristiana Oliveira, a protagonista de Pantanal, transformou-se numa figura nacional praticamente 💶 da noite para o dia.[87]
A emissora continuava tentando tirar profissionais da concorrência, como Fausto Silva, da Globo,[88][89] tendo o mesmo 💶 optado por continuar na concorrente carioca.
[90] A Manchete chegou a conversar também com o locutor Galvão Bueno para um programa 💶 esportivo nas tardes de domingo da emissora.
A ideia era disputar a audiência do Esporte Total, dirigido por Luciano do Valle, 💶 exibido pela TV Bandeirantes.
[91] E contratou a repórter Leilane Neubarth, depois de oito anos na TV Globo, para o Programa 💶 de Domingo, com Paulo Alceu, e para fazer matérias especiais para o Jornal da Manchete, apresentado pelo Casal 20 da 💶 rede, Eliakim Araújo e Leila Cordeiro.[92]
Em 1989, a emissora começa a viver o seu apogeu, sendo causa pela vice-liderança absoluta.
No 💶 esporte, destaque para as transmissões ao vivo dos jogos da Copa Rio.
O Documento Especial: Televisão Verdade estreia na atração.
Em junho, 💶 a emissora transmitiu a Copa do Mundo FIFA de 1990 na Itália.[93]
Em dezembro, ia ao ar a novela A História 💶 de Ana Raio e Zé Trovão, sucedendo Pantanal.
Apesar não repetir o sucesso de Pantanal, terminou com a média de 20 💶 pontos, com picos de 35 pontos, mantendo-se na vice-liderança.
Em 1991, o cinema brasileiro ganhou destaque na programação, através de uma 💶 das principais sessões de filmes da emissora, o Cinema Nacional.
No mesmo ano, o diretor Jayme Monjardim reúne com todos os 💶 representantes das emissoras afiliadas da rede para anunciar a nova programação visual da Manchete, acompanhada por novos programas.
Em maio, um 💶 diretor da TV Manchete confessou que a emissora estava de olho em Jô Soares do SBT.
[94] Durante as exibições das 💶 novelas Pantanal e A História de Ana Raio e Zé Trovão, a Rede Manchete já tinha muitas afiliadas e repetidoras 💶 em todas as capitais e inúmeros municípios, tornando-se de fato uma rede nacional com cobertura em praticamente todo o Brasil.
Em 💶 junho, segundo a revista Veja, o deputado Paulo Octávio (PRN-DF), um dos amigos mais próximos do presidente Fernando Collor, fez 💶 ao empresário Adolpho Bloch uma proposta de compra da TV Manchete por US$ 200 milhões de dólares.
O deputado é casado 💶 com casa de aposta pagando bonus afilhada, Ana Cristina, neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
[95] O sócio de Paulo Octávio era o empresário João Carlos 💶 Di Genio.
[7][8][9] A paixão pelo seu parque gráfico e uma dívida de US$ 20 milhões foram as principais inquietações manifestadas 💶 por Bloch ao deputado Paulo Octávio, quando falaram pela primeira vez sobre a venda da Manchete.
Paulo coordena a negociação entre 💶 um grupo de dez empresários e a emissora de Adolpho Bloch.
Segundo Paulo Octávio, a TV ocupa grande parte do tempo 💶 que Bloch preferiria dedicar a casa de aposta pagando bonus gráfica.
[96] O pool de empresários que pretendia comprar a rede eram um outro amigo 💶 do presidente Collor, Luís Estêvão, presidente do grupo OK; Mathias Machline, do grupo Sharp; Herbert Levy, da Gazeta Mercantil, além 💶 da editora Abril.
[95] Bloch deverá enviar um dossiê administrativo sobre a situação financeira da emissora que deverá conter a posição 💶 da dívida contraída há alguns anos para ampliação da Rede Manchete de Televisão.
Após a entrega do dossiê, Paulo Octávio tem 💶 90 dias para concluir o negócio.
Paulo Octávio afirmou que não tem preconceitos contra nacionalidade ou ramo de atividade dos futuros 💶 sócios,[97] mas nada se concretizou sobre a venda.
[10] Adolpho Bloch não ficou satisfeito com a oferta que recebeu dos empresários 💶 Paulo Octávio Pereira e João Octávio Di Gênio, pois ele queria um cheque de US$ 200 milhões.
com fundos,[98] enquanto os 💶 empresários ofereciam menos, entre 130, 140 e 150 milhões de dólares.
[99][100][101] A imprensa afirmaria que, há meses, o ex-governador e 💶 então candidato à presidência da República Orestes Quércia tinha manifestado interesse em adquirir a emissora do grupo Bloch.
Chegando até a 💶 fazer consultas e sondagens iniciais para tocar o negócio.
[102] Quando o presidente Fernando Collor foi informado disto, ficou preocupado, já 💶 que com a TV Manchete nas mãos a campanha de Quércia teria um caminho asfaltado, sem obstáculos, para crescer.
Nesse momento, 💶 um grupo de fiéis amigos do presidente - Paulo e Di Genio à frente - tomou a iniciativa de tirar 💶 Quércia do páreo e partir para a compra, tanto para desenvolver projetos próprios e também para tirar a emissora das 💶 mãos do adversário.
[102] em outubro de 91, Paulo Octávio anunciou a suspensão das negociações da compra da Manchete, fazendo um 💶 discurso na Câmara dos Deputados do Brasil, ele denunciou o que classificou de práticas subreptícias e insidiosas de empresários que 💶 têm medo da livre concorrência e das regras do mercado, disse Paulo , que comunicou casa de aposta pagando bonus decisão ao empresário Adolpho 💶 Bloch, em um encontro.
A Manchete teria, segundo o deputado, uma dívida de US$ 40 milhões, sendo metade com o Banco 💶 do Brasil.
Paulo desafiou que provem qualquer favorecimento nas negociações, que se arrastavam há três meses.
O deputado disse que estava muito 💶 perto de um acordo com a diretoria da Manchete: O negócio era uma questão de tempo.
Ele admitiu retomar o projeto 💶 quando houver uma fase melhor para negociar.
[103] Quando lhe perguntam quais as razões desse bloqueio de livre mercado de televisões 💶 no país, Paulo se limita a responder: plim plim.
[104] No mesmo mês, Bloch reuniu a imprensa, para garantir que a 💶 emissora não está à venda por dinheiro nenhum do mundo.
Se, em algum momento, ele pensou em vender a emissora foi 💶 ideia passageira: Eu estava cansado e comentei com amigos que pensava em vender a Manchete.
Mas foi um relâmpago.
Segundos depois já 💶 estava arrependido.
Depois disso, os jornais começaram a noticiar a venda da Manchete.Tudo boato.
Um dia antes da entrevista, Adolpho Bloch e 💶 a mulher Ana Bentes estiveram em Brasília numa audiência com o presidente Fernando Collor: Fui dar uma satisfação ao presidente.
Afinal 💶 de contas, televisão é uma concessão do governo e depois de toda essa confusão, era o mínimo que eu podia 💶 fazer.
[105] Afirmou sobre a dívida da Rede Manchete: A nossa dívida não chega a 5% do patrimônio da empresa, avaliado 💶 em centenas de milhões de dólares.
Quanto valem estes dois prédios, as obras de arte, a gráfica em Parada de Lucas 💶 e os estúdios do Complexo de Água Grande?.
Para vencer a dívida, Bloch pretende continuar investindo na programação.
Aos 83 anos, uma 💶 coisa que ele garante é não ter medo de trabalho: Com essa idade eu podia trabalhar menos, mas não.
No mínimo, 💶 passo oito horas aqui na Manchete.[105]
A Manchete começa a investir cerca de US$ 12 milhões na telenovela Amazônia, que entra 💶 no ar no final de 1991.
[105] Além de exibir a soap opera The Bold and the Beautiful,[106]
Em janeiro de 1992, 💶 entra no ar Almanaque, programa de variedades apresentado por César Filho e Tânia Rodrigues, com roteiro de Rosana Hermann.
[107][108] Em 💶 fevereiro, Fernando Barbosa Lima convidou e Márcia Peltier é contratada pela emissora.
[109][110] Em abril, a Manchete resgata Vila Sésamo, série 💶 de 262 episódios de 30 minutos cada um, gravada entre 1988 e 89, e vai exibi-los diariamente às 12h, encerrando 💶 o programa Clube da Criança.[107]
A nova novela Amazônia, até então promessa de repetir o sucesso de Pantanal, começa dar baixos 💶 índices de audiência e torna-se um fracasso de audiência (apenas 2 pontos).
A emissora coloca no ar a continuação Amazônia - 💶 Parte II, após saída de personagens que não agradaram o telespectador.
Mesmo assim, mantém baixos índices de audiência e por causa 💶 disso, entrou em grave crise econômica (a causa principal conhecida foi o altíssimo investimento na novela, que acabou em prejuízo 💶 estrondoso).
A nova programação visual prometida por Jayme Monjardim acaba não dando muito certo.
Jayme acaba sendo demitido por Adolpho Bloch, iniciando 💶 a primeira grande crise da emissora.
Também neste ano, a Rede Manchete deixava de ser vice-líder de audiência, após perder a 💶 posição para o SBT, ficando em terceira colocada.
Em 9 de junho de 1992, a TV Manchete detinha o sexto lugar 💶 na audiência na Grande São Paulo no horário entre 19h45 e meia-noite, segundo o Data Ibope.
Segundo a Folha de S.
Paulo 💶 apurou, o faturamento da TV em 91 foi de US$ 100 milhões, o que a classifica como terceira no ranking, 💶 atrás da Globo e do SBT.
[111] A programação da emissora era alvo de críticas, como a erotização, a experiência mostrou 💶 que cenas gratuitas de nudismo e de sexo não garantem audiência significativa nem melhoram a vida da emissora.
[112] Mesmo com 💶 o agravamento da crise, Adolpho Bloch não queria vender a emissora, mas foi pressionado por seus sócios.
[111] Para evitar a 💶 venda, Bloch foi ao Palácio do Planalto pedir ao ministro Jorge Bornhausen que o governo perdoasse parte de casa de aposta pagando bonus dívida 💶 junto ao Banco do Brasil.
Bloch queria que Bornhausen pressionasse o presidente do BB, Lafayete Coutinho, para que o isentasse de 💶 pagar os juros de uma dívida de US$ 90 milhões.
[111] Ele só queria pagar a correção.
O ministro aconselhou-o a pedir 💶 a Collor, que não o recebeu.
[111] Foi a última tentativa de Bloch para evitar a venda da emissora.
Há dois anos 💶 que ele reclama ao governo que não quer pagar juros sobre juros.
[111] Um dia antes de procurar Bornhausen, Bloch disse 💶 a amigos que seu maior orgulho na vida era jamais ter outorgado uma escritura e que iria morrer sem vender 💶 seus bens.
Aos 84 anos, Bloch era o maior empecilho à venda da TV.
Na época, chorou diante do presidente Collor que 💶 disse: "Então não venda, Adolpho".
Eufórico, ele pensou que havia recebido um sinal de que teria ajuda, o que não se 💶 confirmou.
Bloch chorou ao acertar a transferência ao IBF.
[111] O Grupo IBF (Indústria Brasileira de Formulários), presidida pelo empresário Hamilton Lucas 💶 de Oliveira, se ofereceu para cuidar da emissora.
A rede começou a ser negociada com o Grupo IBF, que fez fortuna 💶 com a impressão de raspadinhas.
[111][113] Em junho, concretizava-se a venda da Manchete para o Grupo IBF, fechando a compra de 💶 49% do capital acionário da Rede Manchete de Rádio e Televisão por US$ 25 milhões e assumiu uma divida de 💶 US$ 110 milhões da empresa junto a diversos credores.
[112][114] Conforme disse David Raw, novo diretor geral da rede, na cúpula 💶 diretiva que está sendo formada não consta o nome de nenhum membro da família Bloch.
Além disso, existe no contrato firmado 💶 uma cláusula que dá à IBF o direito irretratável de administrar a emissora: Dessa forma, teremos condições de desenvolver uma 💶 administração totalmente profissional, que possa tirar a rede do caos em que se enfiou.
Só não compramos 51% porque os Bloch 💶 não quiseram vender.
[115] A sede da Rede Manchete de Rádio e Televisão será transferida para São Paulo, onde fica o 💶 IBF, mas o restante das instalações ficará no Rio de Janeiro.
[114] A médio prazo a IBF promete ameaçar as posições 💶 do SBT, colocando a Manchete novamente na briga pelo segundo lugar em audiência.
[115] Tendo, inclusive, tentado contratar Walter Zagari, que 💶 preferiu continuar no comercial do SBT, Raw foi crítico: Infelizmente ele não teve coragem para aceitar o desafio proposto.
[116] Porém, 💶 aparentemente com o objetivo de valorizar o então Xerxes Gusmão do comercial, o diretor geral mudou o discurso: O Zagari 💶 é meu amigo, o encontro com freqüência, mas não fizemos proposta concreta para ele.[117]
Já na nova administração estreia, com apresentação 💶 de Clodovil Hernandes, o programa Clodovil Abre o Jogo.
Com a saída do Documento Especial: Televisão Verdade (que foi para o 💶 SBT) foi criada o Manchete Especial: Documento Verdade, com apresentação de Henrique Martins, para sanar a perda do programa.
Ainda teria 💶 Clube da Criança, Vídeo Memória, Gente de Expressão, Ferreira Neto Opinião, Duda Little no Duda Alegria, Capítulo Especial.
[116] Em julho, 💶 a emissora transmitiu os Jogos Olímpicos de 1992, realizado em Barcelona.
No mesmo mês, começa a transmitir o Campeonato Paulista de 💶 futebol, com narração de Osmar Santos.
A emissora faz cobertura nas denúncias que levaram o impeachment ao então Presidente da República 💶 Fernando Collor, entre abril a dezembro.
Pela primeira vez, em fevereiro de 1993, a emissora não fez a cobertura do carnaval 💶 carioca.
Em São Paulo, o atraso no pagamento de salários, alguns desde 1992, leva os funcionários a retirarem a TV Manchete 💶 São Paulo do ar, ao interromperem a programação da emissora no fim da tarde do dia 15 de fevereiro de 💶 1993, uma greve que aconteceu na sede paulista da emissora, os técnicos pararam as atividades, tendo o programa Almanaque ido 💶 ao ar como reprise já que a greve impediu a gravação.
O virtual estado de greve dos técnicos da Rede Manchete 💶 em São Paulo se deve a uma promessa ainda não cumprida do dono da emissora, o empresário Hamilton Lucas de 💶 Oliveira, do grupo Indústria Brasileira de Formulários, de que depositaria todos os salários atrasados, mas na verdade, só foram pagos 💶 os salários dos funcionários que ganhavam até 5 milhões de cruzeiros.[118]
Em 15 de março, outra greve, agora na sede carioca, 💶 que ficou sem exibir casa de aposta pagando bonus programação até as 19h40.
A Manchete saiu do ar a partir das 14h35.
Por 40 minutos os 💶 grevistas conseguiram divulgar no Rio colocando no ar um slide denunciando a falta dos pagamentos e o sucateamento da emissora.
De 💶 imediato, é deflagrada a greve de funcionários, com a seguinte mensagem: "Estamos fora do ar por falta de pagamento dos 💶 meses de dezembro, janeiro, fevereiro e parte do décimo terceiro de 1992".
Às 15h15, a emissora voltou ao ar no Rio 💶 por quatro minutos.Depois, saiu do ar.
A ocupação não encontrou resistência.
Às 16h30, uma nova turma de funcionários resolveu entrar no prédio, 💶 causando um certo tumulto.
Adolpho Bloch, dono do prédio onde funcionam as redações das revistas de seu grupo (além da TV 💶 Manchete), não impediu a entrada dos grevistas, mas solicitou aos representantes do movimento que não depredassem o patrimônio.
Eles disseram que 💶 não pretendem avariar nada, até por que esse patrimônio é a garantia de pagamento.
Todos os chefes do departamento de jornalismo 💶 desceram - o único que permaneceu na sala foi o diretor de jornalismo, Mauro Costa.
Às 19h40, retornou a apresentar casa de aposta pagando bonus 💶 programação normal com imagens transmitidas de São Paulo.
Os grevistas também impediram que as fitas de programas da emissora saíssem do 💶 arquivo da rede.
[119][120] Uma comissão de quatro grevistas conseguiu um encontro com o presidente Itamar Franco, que estava hospedado no 💶 hotel Glória.
Eles pediram a intermediação do presidente para se tentar uma solução para a crise da emissora.
O ministro da Justiça, 💶 Maurício José Corrêa, disse que o presidente discutirá a crise da Manchete em reunião com os ministros do Trabalho, Walter 💶 Barelli, e das Comunicações, Hugo Napoleão.
O governo só poderia intervir na Manchete se a greve se prolongasse por mais de 💶 30 dias.
Nesse caso, a concessão poderia ser cassada.
O diretor-geral da Rede Manchete, Xerxes Gusmão Neto, informou em São Paulo através 💶 da casa de aposta pagando bonus assessoria de imprensa, que estranhava a "violência" ocorrida no Rio.
Segundo o diretor, não havia motivo para a atitude 💶 dos grevistas, pois a direção da emissora estava negociando, no Ministério do Trabalho, em Brasília, uma solução para o problema 💶 salarial dos funcionários da Manchete em todo o país.
[121][122][123] Um show foi realizado para arrecadar renda para os 1 300 💶 profissionais cariocas da emissora no Circo Voador, na Lapa.
Em 29 de março, os funcionários da Manchete no Rio desocuparam o 💶 prédio da emissora na Glória, zona sul do Rio.
O grupo IBF, que controla a Manchete, conseguiu, do juiz João Baptista 💶 Chagas Filho, da 23ª Vara Cível, um mandado de reintegração de posse, que foi cumprido por dois oficiais de Justiça 💶 após cinco horas de negociações com os funcionários que ocupavam o prédio.
Os grevistas obtiveram a garantia de que as portas 💶 da emissora seriam lacradas para evitar retirada de equipamentos.
Na avaliação deles, esses equipamentos são os bens que podem garantir o 💶 pagamento dos salários atrasados.
[124] O diretor artístico da emissora, Jayme Monjardim, aproveitou uma pergunta do Jornal do Brasil (É possível 💶 produzir alguma coisa com a crise financeira e política da Manchete?) para desabafar, através de fax, contra as concorrentes e 💶 prometer dar o troco aos que infringiram a infâmia da vingança.
A seguir, a resposta-manifesto de Monjardim: A crise da Manchete 💶 não é a maior de todos os tempos que uma rede já enfrentou.
A Bandeirantes teve seus funcionários acampados na frente 💶 de casa de aposta pagando bonus sede fazendo greve de fome no início dos anos 80 (...
) Vejo gente atirando pedras na Manchete que 💶 se esquece da própria biografia.
A crise não é da Manchete.
Que culpa temos se o Brasil ainda não adequou suas leis 💶 à realidade dos tempos modernos? Peço que não se deixem levar pelos boatos mal-intencionados, que são divulgados por aqueles que 💶 temem nossa competência de fazer televisão e preferem maquiar os fatos (...
) A Manchete tem um perfil perigoso para a 💶 concorrência, pois todos sabem que a qualquer momento poderemos atingir a audiência de ponta.
Não somos uma rede imperial, administrada por 💶 famílias que monopolizaram a televisão brasileira (...
) Em breve, estaremos em pé novamente.
Só que desta vez marcados pela leviandade e 💶 a falta de escrúpulos com que fomos tratados artisticamente por algumas de nossas concorrentes.
Não foram apenas nossos sofridos funcionários - 💶 as maiores vítimas da crise - que invadiram nossa sede na Rua do Russel, no Rio.
A Bandeirantes também invadiu nossa 💶 casa com a deselegância dos maus companheiros, despeitados com o fato de termos trazido para cá a Fórmula Indy.
Em nenhum 💶 momento ela pesou o fato de estarmos lutando por um mercado de trabalho comum a todos e que esse evento, 💶 efetivamente, foi um sinalizador para a recuperação.
Invadiu nossas instalações e tripudiou sobre nós.
Mas da nossa própria capacidade de trabalho nascerá 💶 uma nova TV para o Brasil, que certamente fará com que todos tenham que reestruturar seus rumos.
Essa é a resposta 💶 contundente que vamos dar àqueles que infringiram a infâmia da vingança.
Vamos responder com talento e criatividade ao achincalhe dos inconscientes 💶 (...
) Em breve, estaremos exibindo a nova programação, onde mostraremos que não voltamos para jogar o mesmo jogo desumano, encalhado 💶 na mesmice eletrônica/conceitual em que se transformou a TV brasileira.[125]
Novamente, a emissora seria alvo de notícias de uma possível vendaː 💶 agora, para o grupo Fininvest, que negou o interesse na rede.
[126] Porém, o então presidente da Força Sindical, Luiz Antônio 💶 Medeiros, disse que a Central Única dos Trabalhadores tem o apoio do ministro do Trabalho, Walter Barelli, para assumir o 💶 controle da Manchete.
Medeiros disse ainda que a transferência da Rede Manchete para a fundação seria "uma manobra partidária", já que 💶 a CUT é ligada ao Partido dos Trabalhadores: O objetivo é transformar uma rede nacional em palanque eletrônico para o 💶 PT e seu candidato à Presidência da República, disse o presidente da Força Sindical, rival da CUT.
[127] Posteriormente, o então 💶 secretário-geral da CUT, Gilmar Carneiro, explicou que a ideia é formar uma direção pluralista na emissora, com a participação de 💶 outros órgãos de comunicação, fundações e entidades classistas e da sociedade civil: Não queremos controle de nada nem tornar a 💶 TV um arauto do PT.
Aliás, ninguém terá o controle, conforme o projeto que estamos elaborando e que deverá ser entregue 💶 ao governo na semana que vem, afirmou.
Carneiro está tão entusiasmado com o projeto que já fala até na linha da 💶 programação: Queremos fazer uma TV parecida com a BBC, independente.
Todos estão cansados de ver tanto sexo, violência.
Imaginamos uma emissora com 💶 tudo o que as outras fazem, mas sem esses componentes.
A ideia é mostrar um Brasil que os brasileiros não conhecem, 💶 na linha Pantanal, mas sem sexo.
[128] Um consórcio de sindicatos, entidades da sociedade civil e empresas poderia comprar a TV 💶 e a Rádio Manchete.
Alguns grupos já demonstraram aos funcionários das empresas interesse em adquirir a concessão de televisão, como os 💶 sindicatos dos bancários de São Paulo e São Bernardo - ambos filiados à Central Única dos Trabalhadores - a Ordem 💶 dos Advogados do Brasil (OAB), representando as entidades da sociedade, e o Banco Pactual, liderando as empresas,[129] mas logo o 💶 banco afirmou não estar intermediando ou liderando qualquer operação para a transferência do controle da TV Manchete para os funcionários.
Houve 💶 apenas uma sondagem por parte de uma comissão de empregados, sem ligação com a CUT ou sindicatos.
[130] O secretário-geral da 💶 CUT, Gilmar Carneiro, conversou por telefone durante 15 minutos com o presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho.
Os dois falaram do 💶 projeto que a CUT tem para assumir a TV Manchete em conjunto com várias entidades, inclusive patronais, perguntando ao dono 💶 da TV Globo se a Fundação Roberto Marinho poderia engajar-se na ideia, contou Carneiro.
Marinho, disse o sindicalista, escutou com atenção 💶 mas desaprovou a intenção.
[131] Em 15 de abril de 1993, no Rio de Janeiro, em encontro inimaginável há alguns anos, 💶 o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Jair Meneguelli, se reuniu com Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, para explicar 💶 o projeto da entidade sindical para a Manchete: uma tevê pluralista, com a participação efetiva da sociedade civil: Seria uma 💶 tevê humanista, nem política nem partidária, com preocupações pedagógicas.
Não competiria com a Globo, disse Meneguelli.
Ele calculou em 100 milhões de 💶 dólar dos dólares estadunidenses o valor necessário para começar o negócio e chegou até a citar o nome do sociólogo 💶 Herbert de Souza, o Betinho, para presidir a fundação.
Segundo Meneguelli, Marinho estaria disposto a colaborar com o projeto.
Mas o governo 💶 considerou impraticável a compra da Manchete pela CUT, porque a Constituição brasileira de 1988 proibia o controle de emissoras de 💶 tevê por partidos políticos e a CUT nada mais era do que o braço sindical do PT.
[132][133] Por outro lado, 💶 o Partido Democrático Trabalhista de Leonel Brizola, Governador do Rio de Janeiro solicitou formalmente um ofício ao presidente Itamar Franco 💶 pedindo preferência na entrega ao Rio de Janeiro do canal 6, a TV Manchete, argumentando que o estado é um 💶 dos poucos, em todo o país, que não tinha ainda um canal de televisão educativo estadual.
O governo fluminense já tinha 💶 pedido anteriormente, à União, o canal 2, a TVE Brasil.
A ideia do governo fluminense era fazer da Manchete uma fundação, 💶 seguindo os mesmos padrões bem-sucedidos da TV Cultura de São Paulo.
Brizola terminou dizendo que, em torno da Manchete, já se 💶 formava um jogo obscuro, político e econômico, envolvendo o senhor Roberto Marinho, o Partido dos Trabalhadores e a Central Única 💶 dos Trabalhadores.
[134][135] Mas tanto o ministro das comunicações Hugo Napoleão quanto o ministro do trabalho Walter Barelli negaram ter recebido 💶 a proposta do governo fluminense.
[136] O ex-diretor global Daniel Filho também admitiu interesse de assumir a emissora, articulado junto ao 💶 publicitário Ricardo Scalamandré, sócio de Emerson Fittipaldi nos direitos de transmissão da Fórmula Indy): Estamos articulando a possibilidade de impedir 💶 o fim da Manchete e de mantê-la como um canal democrático, desvinculado de setores políticos, confirma Daniel Filho, criticando o 💶 interesse "da CUT e do governador Brizola" em assumir a emissora.
Isso é uma inversão de valores.
São os profissionais de TV 💶 que devem estar à frente das emissoras e não os políticos.
[137] Os funcionários da empresa no Rio, sem salário desde 💶 dezembro, receberam cestas básicas da secretaria estadual de Trabalho.
O restaurante da emissora, onde eles almoçavam de graça, foi fechado.[137]
Ao mesmo 💶 tempo, a cúpula do grupo Bloch foi a Brasília pedir ao presidente Itamar Franco a retomada do controle da Rede 💶 Manchete.
Como condição, um crédito do governo, de 50 milhões de dólares estadunidenses.
Mas voltaram ao Rio de mãos abanando.
[138] O atraso 💶 dos salários e o sucateamento da emissora levaram a Bloch a entrar com um processo na Justiça a fim de 💶 retomar a emissora.
Através de medida cautelar, a emissora retornou ao controle da família Bloch em 23 de abril, quando a 💶 Justiça do Rio de Janeiro devolve a Rede Manchete de Rádio e Televisão ao empresário Adolpho Bloch, alegando que a 💶 IBF, do empresário Hamilton de Oliveira, descumpriu cláusulas contratuais.[139][140]
Bloch alega que o IBF não completou o pagamento da compra, mas 💶 Hamilton de Oliveira alega que o pagamento não foi completado em função do valor das dívidas da rede ser o 💶 dobro do informado pelo Grupo Bloch.
A retomada da rede foi um ano antes do acerto do entre IBF-Manchete.
Após a retomada, 💶 Seu Adolpho, como era conhecido, o sobrenome do fundador (bloch em letra minúscula) acompanha abaixo do famoso símbolo da emissora 💶 M.
Por causa da perda de audiência (que levou à venda, crise e greve) de 1992 a 1993, as primeiras emissoras 💶 afiliadas dos anos 1980 deixam a Rede Manchete, passando para as redes SBT e a Bandeirantes.
Caso da TV Barriga Verde 💶 que em 1993 passou para a Band.[141]
A então desconhecida Igreja Renascer em Cristo teve um importante papel na recuperação da 💶 Manchete no período posterior ao cancelamento da venda da emissora para o Grupo IBF, arrendando uma significativa parcela da programação 💶 da emissora, além das rádios Manchete AM e Manchete FM.
Após a perda da emissora, Hamilton entrou com um processo, que 💶 foi conseguido, na Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para que a Manchete não poderia ser vendida sem autorização 💶 de Hamilton de Oliveira, que se considera o legitimo dono da emissora.
O processo perdura por seis anos.
Na área infantil, Hamilton 💶 tenta trazer Angélica de volta à emissora, mas já era tarde: a apresentadora já havia assinado com o SBT.
Em uma 💶 tentativa de salvar o Clube da Criança, Mylla Christie assume o comando da atração, na qual fica somente até 1994, 💶 quando ela assina com a TV Globo.
Na parte esportiva, consegue os direitos de transmissão da Fórmula Indy-CART, que por quase 💶 dez anos era exibida pela Rede Bandeirantes,[142] mas a emissora, com as transmissões da corrida, ainda tinha uma conta pendurada 💶 na Embratel pelo uso do sinal do satélite para transmissões internacionais há mais de ano e as demais redes de 💶 TV, em recente reunião, deram um ultimato.
Se a Manchete não zerar a conta, não poderá mais usar o satélite.
E sem 💶 satélite não há Indy.
[143] E novamente a Manchete voltaria a transmitir o Campeonato Paulista de futebol.
A TV Manchete, sem tomar 💶 conhecimento da crise em que se encontrava, sonhava em ter o jornalista Boris Casoy apresentando os seus telejornais.[144]
A emissora, já 💶 de volta às mãos de seu fundador Adolpho Bloch, contrata Fernando Barbosa Lima como Superintendente de Programação e Artístico.
O diretor 💶 Marcos Schechtman é promovido a Diretor de Teledramaturgia e tem como missão retomar a produção da emissora com a mini 💶 novela "O Marajá", que acabou sendo censurada pelo ex-Presidente Fernando Collor no dia da estreia.
Como missão imediata o corpo de 💶 autores contratados formado por José Louzeiro, Regina Braga, Eloy Santos, Márcio Tavolari e Alexandre Lydia foi dividido em três projetos.
Coube 💶 a Regina Braga e Márcio Tavolari o desenvolvimento do seriado novela "Família Brasil", a José Louzeiro e Alexandre Lydia a 💶 novela "Guerra Sem Fim" e a Eloy Santos a minissérie Os Caminhos de Rondon.
"Família Brasil" e "Guerra Sem Fim" estreiam 💶 quase que simultaneamente no segundo semestre de 1993 e a minissérie Os Caminhos de Rondon, em decorrência de custos, acaba 💶 sendo arquivada.
Ainda no final de 1993, lançou Raio Laser, programa de video-clip, com apresentação de Nato Kandall.
Em 1994, entrou no 💶 ar a novela 74.
5 - Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus.
Entre junho e julho, a emissora fez o 💶 compacto da novela, por horário para não coincidir os horários das partidas da Copa do Mundo de Futebol dos Estados 💶 Unidos.
Em 11 de maio, Hamilton Lucas de Oliveira, dono da Indústria Brasileira de Formulários (IBF), e a direção da TV 💶 Manchete são condenados pela CPI da TV Jovem Pan por crimes de corrupção ativa, formação de quadrilha, sonegação fiscal e 💶 enriquecimento ilícito.
No mês seguinte, dia 8 de junho, o relatório final da CPI recomenda o afastamento dos diretores da TV 💶 Manchete e de Hamilton Lucas de Oliveira.
Eles foram excluídos de qualquer sociedade que tenha por finalidade administrar ou explorar concessões 💶 públicas.
A emissora não fez a cobertura da Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos, vencida na final pelo Brasil.
No 💶 dia 1º de setembro estreia a série de anime Os Cavaleiros do Zodíaco, que se tornaria uma das atrações de 💶 maior audiência da emissora.
Com o fim da grave crise, ensaia um reerguimento entre 1995 a 1997, marcado principalmente pelos sucessos 💶 de telenovelas, desenhos japoneses, telejornais, programas policiais, esportivos (como A Grande Jogada), o aluguel de programas de televendas (especialmente do 💶 Grupo Imagem com o famoso 011-1406) e religiosos evangélicos das igrejas Renascer em Cristo e Internacional da Graça de Deus 💶 (apesar de representassem na época por volta de 10% da população).
No mês de fevereiro, a emissora voltava a transmitir o 💶 Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
Acontece o embargo de bens da emissora pelo estatal Banco do Brasil 💶 por causa das dívidas.
De 1995 até 1997, as primeiras emissoras afiliadas dos anos 1980 e inícios dos anos 90 começam 💶 deixar a Rede Manchete, passando para as redes Record e a CNT.
Devido ao processo em que Hamilton Lucas ter entrado 💶 contra Bloch para que a rede não seja vendida sem o consentimento dele em 1993, a direção do Grupo Bloch 💶 decide criar a Bloch Som e Imagem, que ficou responsável por produzir as novelas, sem o risco de voltar para 💶 o controle do Grupo IBF.
Os anúncios já estavam no ar para a estreia do semanal Seu Boneco nas Paradas.
O programa 💶 iria ao ar aos sábados e significaria a volta da emissora à produção de programas de auditório, com números musicais 💶 e shows de calouros.
Contaria ainda com a participação de personalidades em seu júri como Chiquinho Scarpa, Rogéria, Magda Cotrofe e 💶 João Roberto Kelly.
A tentativa de se fazer um "Novo Chacrinha" não deu certo e o programa foi extinto.
Lug de Paula, 💶 que interpretava o personagem "Seu Boneco", apresentava ainda o Clube do Sr.
Boneco, de segunda à sexta, com apenas dez minutos 💶 de duração.
Vai ao ar a novela Tocaia Grande, baseada em obra de Jorge Amado, com índice de audiência que alcançou 💶 em média 20 pontos.
A emissora passou a apelar para a nudez como foco principal de casa de aposta pagando bonus estratégia de conseguir audiência 💶 na noite e madrugada, tentando ficar no segundo lugar na guerra contra o SBT de Sílvio Santos, perdendo como de 💶 esperado somente para a líder TV Globo, voltando ser a vice, perdida em 1992.
Em setembro, Carlos Amorim assumiu a direção 💶 de programas jornalísticos e no dia 18, estreava o polêmico 24 Horas.
Idealizado por Fernando Barbosa Lima e apresentado por Solange 💶 Bastos, era um programa altamente sensacionalista que explorava imagens fortes, mostrando a realidade nua e crua.
A crítica o viu como 💶 uma reedição do Documento Especial: Televisão Verdade, levado ao ar em 1990.
O programa atraiu significativa audiência e ajudava a formar 💶 uma grade de programação mais popular.
No início de novembro, Márcia Peltier trouxe para a televisão brasileira o primeiro jornalístico baseado 💶 em pesquisas.
O Márcia Peltier Pesquisa estreou no dia 8 de outubro e atraiu uma audiência de cerca de 10 pontos, 💶 o que acelerou a subida da emissora.
A programação da Manchete se fixava e a emissora fidelizava casa de aposta pagando bonus audiência.
Em 19 de 💶 novembro, morre o empresário e dono da emissora, Adolpho Bloch, aos 87 anos; seus parentes assumiram a presidência da emissora.
No 💶 início de 1996, a rede crescia e programas como o Câmera Manchete ganhavam destaque e audiência.
Uma nova vinheta marcaria o 💶 início da programação desse novo ano com o slogan: "Rede Manchete, você em Primeiro Lugar".
Depois de transmitir o carnaval, em 💶 fevereiro, a Manchete se preparava para lançar uma programação popular e ao mesmo tempo com muitos documentários.
As novidades começaram já 💶 no dia 9 de fevereiro, com a estreia do Programa Raul Gil aos sábados.
O clássico programa seria o grande trunfo 💶 da emissora para largar de vez o perfil da "TV de 1ª Classe".
A audiência subiu, tornando a emissora líder de 💶 audiência por várias vezes nas tardes de sábado.
As novidades continuavam com a estreia em abril do esportivo Toque de Bola, 💶 um debate apresentado pelo veterano Paulo Stein aos domingos, das 21hs30min às 22hs30min.
No mesmo embalo, após o programa terminar, estreava 💶 O Grande Júri, com José Carlos Cataldi, que acabou não tendo sucesso.
No mesmo pacote das novidades, voltavam "do fundo do 💶 baú" as séries National Kid e Ultraman, além da estreia dos desenhos japoneses Sailor Moon, Shurato e Samurais Warriors.
Em abril, 💶 seguindo a linha dos jornalísticos, entrava no ar o Na Rota do Crime, apresentado por Marcos Hummel, que seria exibido 💶 todas as sextas na faixa das 22hs30min.
O propósito do programa era acompanhar os policiais em diversas operações pelas favelas nas 💶 cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Sendo assim, chegou muitas vezes a liderar a audiência no horário com médias 💶 de até 16 pontos.
Com mais essa novidade, a faixa das 22h30 estava dedicada a programas jornalísticos de segunda à sexta.
Em 💶 junho, a emissora comemorava 13 anos com uma grande festa.
Foram dois shows com artistas famosos: um para os funcionários com 💶 Daniela Mercury, e outro para o público, em plena tarde de domingo no Aterro do Flamengo, em frente ao prédio-sede 💶 da emissora.
O show durou das 16h às 20h e contou com as participações dos grupos Só Pra Contrariar (SPC), Double 💶 You, Roupa Nova e Os Morenos.
Em meio às novidades dos "13 anos", dois programas estreariam no dia seguinte: Gente Importante, 💶 apresentado por Anna Bentes Bloch, com entrevistas nas tardes de segunda à sexta, e Manchete Verdade, um telejornal no estilo 💶 de uma revista eletrônica, com ancoragem de Marcos Hummel e as participações diárias de Dora Bria (esportes), Carlos Chagas (política), 💶 Tamara Leftel (economia) e Ique (charges).
A emissora se firmava como o canal da notícia e da informação.
Nas noites de sábado 💶 estreou o programa Uma História de Sucesso, que mostrava a trajetória de cantores e grupos musicais do Brasil e do 💶 mundo e também mostrava o dia a dia de personalidades famosas da música e da televisão.
No mês de julho e 💶 agosto, a Manchete se preparava para apresentar os Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996, intitulados Olimpíadas de Ouro.
A transmissão do 💶 evento contou com a apresentação do "Jornal da Manchete" por Márcia Peltier, direto da cidade-sede do evento, nos EUA.
Em 17 💶 de setembro, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini, entrou no ar Xica da Silva.
A novela conta a 💶 história da Xica da Silva (protagonizada pela então desconhecida Taís Araújo) na época do Brasil Colonial do século XVIII, que 💶 escandalizou a sociedade de casa de aposta pagando bonus época.
Exibida entre 22hs10min até 23h com classificação para maiores de 14 anos, a novela foi 💶 um grande sucesso de audiência desde Pantanal, chegando a ultrapassar a TV Globo.
A novela atingiu uma média de 17 pontos 💶 com picos de 22.
A Manchete estava em segundo lugar absoluta em vários horários e poderia ser considerada a terceira colocada 💶 no ranking em audiência e crescimento.
A emissora entra no ano de 1997, sustentada pelo sucesso de Xica da Silva.
Para se 💶 ter uma ideia, na época da novela, o Jornal da Manchete registrava médias entre oito a nove pontos.
Além de sustentáculo 💶 para a programação, a arrecadação com a trama possibilitava novos investimentos.
Foram destaque no jornalismo da emissora durante o ano: Na 💶 Rota do Crime, Operação Resgate, 24 Horas e Câmera Manchete.
Sendo assim, as novidades vieram rápidas.
Entre as novas atrações, estreava Mistério, 💶 apresentado por Walter Avancinni, que passaria a revezar com o Câmera Manchete as noites de quarta.
O propósito era mostrar fenômenos 💶 paranormais ressuscitando a velha fórmula do Acredite Se Quiser, também apresentado no final da década de 1980.
O semanal Na Rota 💶 do Crime ganhava agora uma edição diária com meia hora de duração.
Marcos Hummel passou a dividir a apresentação do Jornal 💶 da Manchete com Márcia Peltier.
Essa última alteração, no entanto, durou pouco tempo.
Embora a audiência do jornal tivesse aumentado, a emissora 💶 tirou Marcos Hummel da apresentação do jornal.
Após um bom desempenho como especial de final de ano de 1996, o musical 💶 Mexe Brasil, tornou-se programa fixo semanal.
Inspirado no especial Samba Brasil, estreou nas noites de sábado, indo ao ar logo após 💶 o Jornal da Manchete.
Nas tardes de domingo, em parceria com a TV Ômega, de Amílcare Dallevo, uma nova proposta surgia.
A 💶 emissora trazia de volta o veterano Jota Silvestre, juntamente com Marcelo Augusto, Thunderbird e as crianças Luiz Fernando e Isabella[desambiguação 💶 necessária] no comando do Domingo Milionário.
Com muitos jogos e brincadeiras, o programa oferecia o prêmio máximo de 1 milhão de 💶 reais, além do sorteio de vários carros entre os participantes que telefonassem a partir do sistema "0900".
Jota Silvestre trouxe de 💶 volta seu velho sucesso, o quadro "O Céu é o Limite".
Mais tarde, Sérgio Reis entrava no programa apresentado o campestre 💶 Sérgio Reis do Tamanho do Brasil.
A emissora lançou a menina Debby, de apenas cinco anos de idade, como apresentadora da 💶 nova versão do Clube da Criança, exibido às 18h, com apenas meia hora de duração.
A atração veio como uma resposta 💶 ao programa "Disney Club" do mesmo gênero, que havia estreado no SBT meses antes.
Para as tardes, a emissora lançou o 💶 feminino Mulher de Hoje, comandado por Beth Russo, que mesclava, entre outros assuntos, dicas de beleza, culinária, artesanato e entrevistas.
Em 💶 10 de agosto, Patrícia Luchesi (mais conhecida pelo comercial onde aparece ganhando o primeiro sutiã em 1988) e o cantor 💶 Sérgio Reis, estreiam novo programa Sérgio Reis do Tamanho do Brasil.
Patrícia interpreta a empregada matuta Marinilda, enquanto Sérgio fazia o 💶 papel do próprio cantor real.
Além dos esquetes, o programa trazia ainda convidados como Roberta Miranda, Zezé di Camargo & Luciano 💶 e até o autor de novelas Benedito Ruy Barbosa.[145]
Em 19 de agosto, com o fim de Xica da Silva, entrava 💶 no ar Mandacaru, baseada na história do cangaço.
Apesar de a novela ser um sucesso, não repetiu o sucesso da anterior, 💶 ficando presa à média de 8 pontos de audiência com os picos de 12 pontos, mas reage e tem 11 💶 pontos com quinze picos de audiência.
Em 23 de agosto, Sula Miranda estreou Sula Miranda Show, nas noites de sábado.
O Mexe 💶 Brasil, por casa de aposta pagando bonus vez, foi transferido para a quinta-feira, substituindo o independente Business, que passou para as noites de domingo.
Em 💶 setembro de 1997, estreou o programa Sandy & Junior Show, exibido aos sábados no horário das 19h.
O programa era apresentado 💶 pela então dupla de cantores Sandy & Junior e apresentava entrevistas, números musicais e jogos com a participação de convidados.
[146] 💶 Sandy e Junior não quiseram renovar seu contrato com a emissora e o programa chegou ao fim em janeiro de 💶 1998.
[147] Em seu lugar, estreou o Manchete Clip Show, programa de videoclipes exibido de segundas às sextas.
Em 13 de outubro, 💶 o humorista Tiririca, estreava o programa infantil Vila do Tiririca.
Exibido de segunda às sextas-feiras, entre 18hs30min até 19h,[148] a atração 💶 ficou poucos meses no ar e o Tiririca se transfere para o SBT.
Durante os meses de novembro e dezembro, a 💶 Rede Manchete realizou uma grande campanha para arrecadar fundos em benefício ao natal de pessoas carentes.
A campanha denominada Natal Feliz, 💶 teve o apoio da Fundação Renascer em Cristo, com participação e apoio de todo o elenco da emissora.
No dia 5 💶 de dezembro, o então técnico da seleção brasileira Zagallo, estreava o programa Bate Bola com Zagallo, no ar nas sextas-feiras 💶 às 23hs40min, com cinco minutos de duração.
[149] Zagallo recebe mais de R$ 5 mil por mês.
[150] No entanto, a atração 💶 ficou poucos meses no ar.
No mesmo mês, Beth Russo deixa o programa Mulher de Hoje e é substituída interinamente por 💶 Celso Russomanno, e posteriormente por Claudete Troiano.
1998-1999: Crise e fim do canal [ editar | editar código-fonte ]
A partir de 💶 1998, a Rede Manchete entra em grande desgaste devido a vários fatores como: severa queda de audiência, juros excessivos da 💶 dívida da emissora e do Grupo Bloch e má administração, que resultaram em atraso de salários.
Reestruturações no jornalismo e entretenimento 💶 até surtem efeito inicial, entretanto não contornam a situação da emissora, que continuara afundando em grave crise.
Processos judiciais conturbados envolvendo 💶 a direção da emissora, a Igreja Renascer em Cristo, o Banco Pactual e o Grupo DCI também marcaram este momento 💶 derradeiro da história da emissora, que já acumulava uma dívida insolvível e cada vez mais atrasava os pagamentos de seus 💶 funcionários.
Vários protestos e greves eclodiram, ao passo de cortes de transmissão que foram impostos diretamente pelos funcionários ou pelas empresas 💶 recém-privatizadas, como Embratel e Eletropaulo.
Vários interessados pela compra da rede surgiram no ano de 1998, entretanto nenhum se concretizou.
O Jornal 💶 da Manchete, marca da emissora desde o ano de inauguração, deixou de ser exibido durante algum tempo devido ao período 💶 turbulento do Grupo Bloch.
Já no início de 1999, a direção do Grupo Bloch, na figura de Pedro Jack Kapeller e 💶 Jacqueline Kapeller, anunciam a parceria com o Grupo Renascer em Cristo para reestruturar a programação e salvar a emissora.
O aparente 💶 sucesso inicial da parceria deu lugar a um grande fracasso, com polêmicas e calote por parte da Igreja.
Com a situação 💶 totalmente fora de controle, a TV Ômega de Amílcare Dallevo, que já era presente na programação da emissora de forma 💶 independente, tratou com o Grupo Bloch do processo de compra da rede e se comprometeu a regularizar toda a casa de aposta pagando bonus 💶 situação até o momento, desde a quitação das dívidas até o pagamento de salários atrasados.
Era o fim da Rede Manchete 💶 de Televisão.
Em 17 de maio de 1999, a emissora transmitia pela última vez como Rede Manchete até o primeiro bloco 💶 da reprise de Pantanal.
No dia 18, no horário do jornal, já sem a identificação Jornal da Manchete ou TV Manchete, 💶 foi lida uma carta oficializando a venda das operações da rede para a futura RedeTV!.
A emissora ficou poucos dias sem 💶 qualquer identificação, até assumir o nome provisório TV!, a partir daí transmitiu basicamente a mesma programação da extinta Manchete até 💶 novembro, porém sem qualquer menção à mesma.
Ironicamente, a Manchete não conseguiu chegar aos anos 2000, do qual tanto falou em 💶 seu início (seu slogan em 1983 era "A televisão do ano 2000").
Durante o período em que ficou no ar, a 💶 Manchete exibiu dezenove telenovelas.
[151] A telenovela de menor duração foi Brida, exibida em 1998, com 54 capítulos; todavia, Brida foi 💶 abruptamente interrompida em função da crise da emissora à época.
[152] A telenovela de maior duração foi Mandacaru, exibida entre 1997 💶 e 1998, com 258 capítulos.
Pantanal é considerada a mais importante da emissora, com seus 221 capítulos, se tornaria um sucesso, 💶 alcançou e se manteve na casa dos 40 pontos de audiência, uma verdadeira proeza para uma produção fora dos domínios 💶 da Globo, frequentemente, Pantanal vencia a programação da Globo e SBT (o qual viria a exibir a novela em 2008).[83][84][85]
Ao 💶 longo da casa de aposta pagando bonus história, várias telenovelas chegaram a ser cogitadas para produção pela emissora.
Antes mesmo de estrear Pantanal, em março 💶 de 1990, já planejavam um segundo horários de novelas (às 19h30) até o final do ano e pensavam numa história 💶 moderna sobre Jesus Cristo e seus apóstolos para substituir Pantanal.
[79][87] A outra novela seria José de Maria, sobre a Guerra 💶 do Contestado, e que seria toda gravada em Santa Catarina, cenário da guerra.
Lá, a emissora pretendia construir uma cidade cenográfica.
[153] 💶 A rede também queria transformar o romance Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, em telenovela.
[87] Na mesma época, 💶 Jayme Monjardim esperava começar a gravar a primeira novela das 19h30.
Ele encomendou para os autores da emissora uma história ambientada 💶 na ilha de Fernando de Noronha: Pedi uma história com poucos personagens, leve e gostosa para ser totalmente gravada na 💶 ilha, sem partes em estúdio.
Nós exploraríamos também o nordeste e faríamos nossa base em Recife, disse.
[154] Salada Paulista, de Mário 💶 Prata foi outra trama que não chegou a ser produzida.[155]
Na década de 2000, outras emissoras, através da Bloch Som e 💶 Imagem, compraram e reapresentaram as produções da Manchete.
O SBT apresentou Xica da Silva, Pantanal, Dona Beija e A História de 💶 Ana Raio e Zé Trovão, enquanto a Rede Bandeirantes reprisou Mandacaru.
Séries e minisséries [ editar | editar código-fonte ]
A emissora 💶 produziu 21 minisséries e seriados, sendo a primeira Marquesa de Santos e produções do gênero sitcom como Tamanho Família e 💶 Família Brasil.
Polêmicas aconteceram, como o primeiro beijo homossexual entre dois homens em Mãe de Santo,[156] enquanto que Joana foi para 💶 o SBT após desentendimentos entre a produção do seriado e a Manchete.
[157] O Marajá foi produzida mas não foi exibida, 💶 quando o ex-presidente Fernando Collor de Mello sentiu-se ofendido e entrou com um recurso na justiça para impedir a estreia 💶 da minissérie e após uma disputa de liminares, a justiça favoreceu o então presidente.[158]
Outras minisséries que foram cogitadas a produção 💶 foram Enigma e Cabeça de Búfalo.
A primeira seria gravada na Grécia, Marrocos e Israel e falava sobre o amor de 💶 quatro pessoas, durante várias encarnações.
A segunda, uma adaptação da lenda do Minotauro, gravada na Ilha de Marajó.
Vera Cruz, de Marcos 💶 Caruso, contaria a história de quatro pessoas que saem de pontos diferentes do país, impulsionados por "uma força estranha" e 💶 se encontram em Vera Cruz.
Na época, Jayme Monjardim disse que iria convidar dois cineastas para dirigir algumas minisséries.
[154] E mais 💶 algumas como Diário de um Mago e uma sobre Chiquinha Gonzaga, de Wilson Aguiar Filho, que estava cotada para ser 💶 a primeira de 92.[106]
A Manchete em 1993 fez uma parceria com a RTP1 para produzir Cupido Electrónico, que foi uma 💶 sitcom encomendada ao Brasil pela RTP, tendo sido produzida pela produtora Septimis, conjuntamente com a TV Manchete.
Durante a produção, aconteceu 💶 uma greve dos técnicos que estavam sem receber salários.
A direção da Manchete disse que a culpa era da produtora portuguesa.
Mas 💶 o elenco, que recebe dos portugueses, contestou e garantiu que o pagamento estava certo.[159]
Em julho de 1984, a emissora transmitiu 💶 pela primeira vez os Jogos Olímpicos, realizados em Los Angeles.
Em junho de 1986, transmitiu pela primeira vez a Copa do 💶 Mundo de Futebol, ao vivo diretamente do México.[93]
A Manchete ficou bastante conhecida pela exibição do gênero tokusatsu, produção de filmes 💶 ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando várias técnicas como a pirotecnia, 💶 computação gráfica, modelismo, entre outras.
O sucesso destas séries foi gigantesco, desencadeando uma verdadeira "invasão japonesa" sem precedentes.
A popularidade era tanta, 💶 que algumas inclusive chegaram a ser exibidas no horário nobre, alcançando uma audiência que incomodava suas concorrentes.
Costumeiramente, mesmo sendo de 💶 uma emissora de porte menor, produções como Jaspion, por exemplo, superavam a audiência da TV Globo, que contava com programas 💶 infantis de apelo nacional, como o da apresentadora Xuxa Meneghel, que deixou a Manchete em 1986.
No auge, a série chegou 💶 a obter 15% da audiência durante casa de aposta pagando bonus exibição e a ser exibida em três horários diferentes durante o dia[160].
Com o 💶 sucesso dos heróis nipônicos, em determinado momento, praticamente todas as emissoras passaram a transmitir tokusatsu, graças ao sucesso e a 💶 aposta da emissora nesse tipo de produção.
As produções deste gênero apresentadas pela emissora foram Comando Estelar Flashman, Cybercop, os Policiais 💶 do Futuro, Defensores da Luz Maskman, Esquadrão Relâmpago Changeman, O Fantástico Jaspion, Jiban, Jiraiya, o Incrível Ninja, Kamen Rider Black, 💶 Kamen Rider Black RX, Lion Man, Patrine, Solbrain, Spielvan, Ultraman e Winspector.
Vindos também do Japão e de outros países que 💶 produzem o gênero, os animes tiveram seu espaço na grade da Manchete, apresentados no Clube da Criança e U.S.
Manga, que 💶 foram Art of Fighting, Baldios - Guerreiros do Espaço, Battle Skipper, B't X, Captain Tsubasa, Os Cavaleiros do Zodíaco, D'Artagnan 💶 e os Três Mosqueteiros, Detonator Orgun, Don Drácula, Doraemon, Doze Meses, Gall Force, Genocyber, Hades Project Zeorymer, Iczer 3, Kojiro 💶 e os Guardiões do Universo, Samurai Warriors, Meitantei Holmes, Patrulha Estelar, O Pirata do Espaço, Shurato, Super Aventuras, M.D.
Geist, Sailor 💶 Moon, The Super Dimension Fortress Macross: Do You Remember Love?, Tetsuwan Birdy, Yu Yu Hakusho.
A Rede Manchete teve mais de 💶 70 emissoras durante a casa de aposta pagando bonus existência, entre canais próprios e afiliadas.
Ao entrar no ar em 1983, seu sinal chegava inicialmente 💶 ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, além de Porto Alegre, onde estava a casa de aposta pagando bonus primeira afiliada, a 💶 TV Pampa, enquanto os canais próprios de Fortaleza e Recife só entrariam no ar no início de 1984.
Nos primeiros cinco 💶 anos de existência, a rede teve dificuldades para se expandir pelo país, devido ao fato de que a casa de aposta pagando bonus programação 💶 era majoritariamente voltada para as classes A e B, o que afastava a maior parte da audiência, centrada nas classes 💶 C e D, e consequentemente, anunciantes e parceiros.
Um exemplo disso foi a TV Brasil Oeste de Cuiabá, Mato Grosso, que 💶 rompeu com a Manchete menos de dois anos após a casa de aposta pagando bonus afiliação em 1984, alegando que a programação "elitizada" estava 💶 gerando prejuízos financeiros.[161]
Porém, a partir de 1987, a situação mudou de figura.
Com a política de distribuição de outorgas de radiodifusão 💶 do governo de José Sarney, diversas emissoras de televisão começaram a entrar no ar em vários estados num curto espaço 💶 de tempo, o que também beneficiou a Manchete, que já se convencia a apostar numa programação mais popular e competitiva, 💶 e portanto, mais atrativa para as afiliadas.
No seu apogeu, caracterizado pelo sucesso da telenovela Pantanal em 1990, a Manchete chegou 💶 ao seu pico de cobertura nacional, tendo cerca de 37 afiliadas em 22 dos 26 estados brasileiros e o Distrito 💶 Federal, além de retransmissoras na Paraíba (João Pessoa e Campina Grande, especificamente) e em Goiás, onde não haviam afiliadas na 💶 época (Goiás foi o único estado que nunca chegou a ter uma afiliada da Rede Manchete em toda a existência 💶 da rede, sendo que na capital, Goiânia, a programação chegava aos telespectadores através de uma retransmissora da TV Brasília, que 💶 era conhecida como "Rede Manchete Centro").
A quantidade de emissoras continuou a crescer pelo menos até 1992, quando alcançou todo o 💶 território nacional, mas após a primeira grande greve da Rede Manchete no ano seguinte, que se somou ao desgaste da 💶 programação nos anos subsequentes, a tendência reverteu-se e a rede passou a perder afiliadas a cada ano para as incipientes 💶 Rede Record (formada em 1990) e CNT (formada em 1992, como Rede OM Brasil), bem como o SBT e a 💶 Band, que já estavam consolidadas.
Estima-se que quando a Manchete saiu do ar em 1999, haviam pelo menos 30 afiliadas e 💶 retransmissoras da casa de aposta pagando bonus programação em todo o país.
Muitas delas acompanharam o processo de migração para a RedeTV!, e outras migraram 💶 para as redes supracitadas posteriormente.
Até o presente momento, só a TV SAT de Sorriso, Mato Grosso e a TV Sudoeste 💶 de Pato Branco, Paraná são afiliadas que fizeram parte da Manchete e estão com a RedeTV! desde o seu surgimento.
Leilão 💶 da massa falida [ editar | editar código-fonte ]
Em 14 de outubro de 2021, foi realizado um leilão online onde 💶 foram arrematados a marca e o nome da Rede Manchete e o arquivo com mais de 25.
000 fitas por cerca 💶 de R$ 500,5 mil.
O leilão estava dividido em três lotes: a marca da extinta emissora, registrada no Inpi, o arquivo 💶 de fitas de telenovelas e minisséries e outro arquivo com fitas de programas diversos como jornalísticos e infantis.
Avaliado inicialmente em 💶 R$ 3 milhões, o arquivo de fitas de telenovelas saiu por R$ 240 mil.
A marca "TV Manchete", que estava avaliada 💶 em R$ 124,1 mil, foi arrematada por R$ 200,5 mil.
Já o arquivo de programas diversos, antes avaliado em R$ 626 💶 mil, foi arrematado pelo lance mínimo, de R$ 60 mil.
[162]Notas e referênciasNotas