A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria
brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo ♣️ de prognosticar
resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar
na Loteria sem Perder ♣️ a Esportiva do diretor J.B. Tanko em casa de aposta para menores 1971.
Um bilhete da
Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 ♣️ e 26 de novembro de 1972.
A
Loteca foi regulamentada no Brasil em casa de aposta para menores 25 de março de 1970[1] e realizada ♣️ desde 19
de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio
fixo de duzentos mil ♣️ cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.[2] O jogo número
1 foi um Fla-Flu.[3] As vendas de apostas foram feitas ♣️ em casa de aposta para menores 48 barracas
improvisadas.[3] Testes em casa de aposta para menores São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras
cidades, no mesmo fim ♣️ de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário
acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
♣️ Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando
todas as colunas são marcadas em casa de aposta para menores uma ♣️ linha), mas ninguém chegou a fazer os treze
pontos[5] — as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer ♣️ os treze pontos. Oito
apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada
um recebendo cerca ♣️ de dez mil cruzeiros novos.[4] Outras rodadas experimentais foram
realizadas em casa de aposta para menores 3 de maio, também na Guanabara, e em ♣️ casa de aposta para menores 17 de maio, em casa de aposta para menores São
Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em casa de aposta para menores 7 de
junho, ♣️ que foi também a primeira vez em casa de aposta para menores que foram acertados treze pontos.[6] O
futebol já era febre no país, ♣️ antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado sua
terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas ♣️ de apostas.[7] O jogo mínimo
custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros
♣️ novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma
máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, ♣️ para furar dois cartões, um dos quais
ficaria como comprovante com o apostador.[2] Ao final de todos os jogos de ♣️ domingo, um
computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em casa de aposta para menores "apenas" dezessete
minutos, de acordo com a revista ♣️ Placar.[2] O computador seguia lendo cartão por cartão
até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser ♣️ rateado)[8] e, então
passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir
daí ♣️ seguia o mesmo processo, em casa de aposta para menores busca de cartões com onze, doze e, eventualmente,
treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de ♣️ cada bolão era feita pela agência Sport Press,
contratada pela Caixa.[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a
diferença ♣️ de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas
parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times ♣️ pequenos;
Clássicos locais
ou regionais. [ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado
Medeiros, no teste número 5 ♣️ (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.[11]
Em casa de aposta para menores um teste que terminou com oito empates ele foi ♣️ o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois ♣️ da Copa do
Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre
os times participantes, ♣️ e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que
fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ♣️ ter uma ideia melhor de como estavam
as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho ♣️ o
prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.[3] Para o
teste seguinte, as ♣️ apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os
treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ♣️ ganhadores.[3]
Após um ano a loteria
era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a
mais otimista ♣️ das expectativas": mesmo com vendas em casa de aposta para menores apenas seis estados, já
haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, ♣️ embora as previsões iniciais
tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve
efeitos colaterais, ♣️ como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam
prejudicados pelas longas filas em casa de aposta para menores casas ♣️ lotéricas, que obstruíam as portas de
outras lojas, no período em casa de aposta para menores que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as
♣️ apostas.[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de
casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas ♣️ e eliminar a necessidade de
preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do
cartão, ♣️ como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país
inteiro em casa de aposta para menores 1972.[3] O sucesso ♣️ fez com que a loteria passasse a ser mencionada em
casa de aposta para menores filmes e contos, além de ter dado fama a ♣️ professores de matemática que faziam
cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra
inesperada no ♣️ jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário
da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da ♣️ Loteca, do então estado da
Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo
este ♣️ jogo, em casa de aposta para menores que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o
Juventus vinha de cinco derrotas nas ♣️ cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo
placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de ♣️ mais de 11,6 milhões
de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no
fim do ano, devido ♣️ ao recesso do futebol brasileiro.[14] A partir de 1974, entretanto,
jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em ♣️ setembro de 1975, o
goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou
sozinho um ♣️ prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da
Loteca e do mundo, em casa de aposta para menores concursos ♣️ de prognósticos".[15]
Foi em casa de aposta para menores 1978 que surgiu
um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical
♣️ da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.[16] No
ano seguinte, as vendas semanais ♣️ chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que
só tinha sido alcançado após um ano de vendas.[3] A Caixa ♣️ já tinha tomado medidas para
diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria
Esportiva [ editar ♣️ | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então
diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor ♣️ de projetos especiais
e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas
coincidências quando poucas pessoas ♣️ ganhavam em casa de aposta para menores um teste.[17] A pedido de Milton,
Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas ♣️ o pedido foi negado, com
a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi
promovido ♣️ a seu posto. Ainda com as suspeitas em casa de aposta para menores relação à Loteria Esportiva, todo
o fim de mês provocava a ♣️ redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria
Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.[19] Em casa de aposta para menores outra viagem ♣️ a Brasília, pediu
novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego
colocava jogo triplo em casa de aposta para menores partida ♣️ que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians ×
Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR ×
♣️ Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo. Não é possível. Eles cravam triplo em
casa de aposta para menores jogo fácil e seco para jogo ♣️ difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando
comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a
empreitada: ♣️ Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número
648, de 22 de outubro ♣️ de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com
denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva ♣️ é séria até a
bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.[21] Nenhum dos 125
denunciados, entre jogadores, ♣️ dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi
preso. O gerente de Loterias da Caixa em casa de aposta para menores 1989, Juarez José de Lima, ♣️ garantiu à
época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu
credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A ♣️ criação da Loto e da Sena também
contribuíram para a decadência da loteria.[5] Em casa de aposta para menores dezembro de 1987, a forma ♣️ de
apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os
treze primeiros para ter direito a ♣️ um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos
também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.[5]
♣️ A loteria ganhou o apelido de "Gorda".[5] Na época da mudança a arrecadação despencou
para um décimo do que a ♣️ loteria arrecadava na casa de aposta para menores melhor fase.[5] A média de apostas
semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número ♣️ que cairia no fim dos anos
1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de
♣️ 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já
era um apelido ♣️ consagrado.[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar
prejuízo.[5] O número dos concursos também foi zerado, ♣️ começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de
acertar ♣️ os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um
dos treze jogos acertados além ♣️ dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.[5] Mas a
maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com ♣️ palpites
duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio
maior. A aposta mínima é de três ♣️ reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.296
reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas ♣️ de acertar catorze pontos
com o jogo mínimo são de uma em casa de aposta para menores 2 391 485.
A Loteca está, atualmente,
arrastando-se ♣️ no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos
atrás. No teste 256, de março de 2007, ♣️ a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu
novo formato, quando, em casa de aposta para menores uma rodada "lógica", 7 792 ♣️ apostadores fizeram os catorze
pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais — quem fez treze pontos levou oitenta
centavos.[23] ♣️ Em casa de aposta para menores 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza
ajuda aos cofres dos clubes das séries A, ♣️ B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade
de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de
♣️ acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em casa de aposta para menores 2.391.485
13 placares: 1 chance em casa de aposta para menores
85.410