© Gege Edições Musicais
“Eu estava de passagem pelo Rio, indo para os Estados Unidos fazer a excursão do lançamento do 🗝 Nightingale – um disco gravado lá, com produção do Sérgio Mendes -, em casa de aposta que da bonus sem depósito março e abril de 79, e 🗝 gravar o disco Realce, ao final da excursão. Na ocasião eu estava morando na Bahia e não tinha casa no 🗝 Rio, por isso estava hospedado na casa do Caetano. Como eu tinha que viajar logo cedo, na véspera da viagem 🗝 eu me recolhi num quarto por volta de uma hora da manhã.
“De repente eu ouvi uma zuada: era Caetano chegando 🗝 da rua, falando muito, entusiasmado. Tinha assistido o filme Superhomem. Falava na sala com as pessoas, entre elas a Dedé 🗝 [Dedé Veloso, mulher de Caetano à época]; eu fiquei curioso e me juntei ao grupo. Caetano estava empolgado com aquele 🗝 momento lindo do filme, em casa de aposta que da bonus sem depósito que a namorada do Superhomem morre no acidente de trem e ele volta o 🗝 movimento de rotação da Terra para poder voltar o tempo para salvar a namorada. Com aquela capacidade extraordinária do Caetano 🗝 de narrar um filme com todos os detalhes, você vê melhor o filme ouvindo a narrativa dele do que vendo 🗝 o filme… Então eu vi o filme. Conversa vai, conversa vem, fomos dormir.
“Mas eu não dormi. Estava impregnado da imagem 🗝 do Superhomem fazendo a Terra voltar por causa da mulher. Com essa idéia fixa na cabeça, levantei, acendi a luz, 🗝 peguei o violão, o caderno, e comecei. Uma hora depois a canção estava lá, completa. No dia seguinte a mostrei 🗝 ao Caetano; ele ficou contente: ‘Que linda!’ E eu viajei para os Estados Unidos. Fiz a excursão toda e, só 🗝 quando cheguei a Los Angeles, um mês e tanto depois, para gravar o disco, foi que eu vi o filme. 🗝 Durante a gravação, uma amiga americana, Olenka Wallac, que morava em casa de aposta que da bonus sem depósito Los Angeles na ocasião, me levou para ver.
“A 🗝 canção foi feita portanto com base na narrativa do Caetano. Como era Superhomem – O Filme, ficou Superhomem – a 🗝 Canção; não tinha certeza se ia manter esse título ao publicá-la, mas mantive.”
Das relações entre o poema e a melodia 🗝 no processo de composição – “Como Retiros Espirituais, Superhomem – a Canção é uma das poucas que eu fiz assim: 🗝 música e letra ao mesmo tempo. É uma canção a serviço de uma letra, atrás de um sopro da poesia, 🗝 mas com os versos também se submetendo a uma necessidade de respiração da canção. Há momentos em casa de aposta que da bonus sem depósito que a 🗝 extensão do verso determina o estender-se da frase musical. Em casa de aposta que da bonus sem depósito outros, para se dar determinadas pausas e realizar o 🗝 conceito de simetria e elegância, a extensão da frase poética se adequa à do fraseado melódico.
“Assim, depois de ‘Um dia’, 🗝 há o corte e, lá adiante, ‘Que nada’, depois ‘Quem dera’ e depois ‘Quem sabe’ já surgem condicionados pelo ‘Um 🗝 dia’ do início. A frase musical de ‘Um dia’ condicionou a extensão, o corte e a escolha dessas interjeições – 🗝 ‘Que nada’, ‘Quem dera’ e ‘Quem sabe’. (Mesmo no primeiro caso – ‘Um dia’ -, também se reinvindica ali um 🗝 sentido de interjeição; embora na construção da frase, do ponto de vista gramatical, possa não ser considerado assim, do ponto 🗝 de vista do canto, é.)”
Questões de métrica e simetria; e de mnemônica – “A música tem uma cadência descansada, escorrida, 🗝 e umas quebras interessantes. A melodia muda, a métrica é regular (as notas se alteram, mas os tempos são iguais). 🗝 Você tem quatro estrofes com versos de 2, 14, 12 e 6 sílabas cada – assimétricas na distribuição interna, mas 🗝 simétricas nas configurações finais. [A estrofe de abertura é ligeiramente diferente: o terceiro verso também apresenta 14 sílabas poéticas].
“Depois de 🗝 fazer a primeira estrofe, eu decidi que aquilo seria um módulo que eu iria manter. Isso facilitou para que eu 🗝 a fizesse rápido; nascida aquela célula, ela se reproduziu em casa de aposta que da bonus sem depósito mais três iguais. Dobrei o caderno, deixei o violão 🗝 e fui dormir. Quando acordei pela manhã, a primeira coisa que fiz foi tocar, cantar e ver que a canção 🗝 estava fixada. Se eu estivesse com um gravador, eu a teria gravado antes de dormir, para me assegurar (eu faço 🗝 isso sempre hoje em casa de aposta que da bonus sem depósito dia, porque tenho cada vez menos memória). Como eu não estava, é provável que eu 🗝 tenha usado algum recurso mnemônico, como fixar o número de notas ou sílabas das primeiras frases, ou então as cifras.”
Sobre 🗝 a “porção mulher” – “Muita gente confundia essa música como apologia ao homossexualismo, e ela é o contrário. O que 🗝 ela tem, de certa forma, é sem dúvida uma insinuação de androginia, um tema que me interessava muito na ocasião 🗝 – me interessava revelar esse embricamento entre homem e mulher, o feminino como complementação do masculino e vice-versa, masculino e 🗝 feminino como duas qualidades essenciais ao ser humano. Eu tinha feito Pai e Mãe antes, já abordara a questão, mais 🗝 explicitamente da posição de ver o filho como o resultado do pai e da mãe. Em casa de aposta que da bonus sem depósito Superhomem – a 🗝 Canção, a idéia central é de que pai é mãe, ou seja, todo homem é mulher (e toda mulher é 🗝 homem).”