Nota: Este artigo é sobre a extinta rede de televisão aberta.
Se procura pelo canal de televisão por assinatura de mesmo 💳 nome criado em 2013, veja Este artigo é sobre a extinta rede de televisão aberta.
Se procura pelo canal de televisão 💳 por assinatura de mesmo nome criado em 2013, veja MTV (Brasil)
MTV Brasil foi uma rede de televisão brasileira dedicada ao 💳 público jovem.
Foi fundada em 20 de outubro de 1990, através de uma Joint Venture entre o Grupo Abril e a 💳 MTV Networks, proprietária do canal estadunidense MTV.
[3] Foi a terceira versão da MTV a ser lançada no mundo e a 💳 primeira a ser lançada em TV aberta.
A sede da emissora ficava no Edifício Victor Civita em São Paulo, na Avenida 💳 Professor Alfonso Bovero, 52, no bairro Sumaré, onde foi anteriormente a sede da Rede Tupi.
Este edifício foi tombado pelo Conselho 💳 de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), sendo o primeiro da capital do estado de São Paulo a ser tombado.[4]
No começo 💳 da década de 2010, era considerada a maior rede jovem e a sétima maior rede de televisão do Brasil, sendo 💳 ainda considerada pelo jornal Meio & Mensagem como a quinta emissora de TV mais admirada do país.
[5][6] Além disso, a 💳 MTV Brasil foi a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem,[7][8] além de ter sido a primeira emissora 💳 segmentada de TV brasileira a transmitir a casa de aposta que paga com pix programação 24 horas por dia.[9]
Em junho de 2013, o Grupo Abril iniciou 💳 o processo de devolução da marca MTV para a Viacom devido à grande crise financeira que tanto o grupo como 💳 a emissora enfrentavam.
A emissora encerrou suas transmissões em 30 de setembro de 2013.
A Viacom, por casa de aposta que paga com pix vez, relançou a MTV 💳 na TV paga um dia depois.
A rede até então ocupada pela emissora em sinal aberto, de propriedade da Abril Radiodifusão, 💳 passou a retransmitir os programas da então Ideal TV.
A MTV, sigla de Music Television,[10] surgiu nos Estados Unidos no dia 💳 1º de agosto de 1981,[11] sob o controle da Warner-Amex Satellite Entertainment.
Hoje possuído pela Viacom, o canal pago revolucionou a 💳 indústria musical mundial através da popularização dos videoclipes,[12] que eram guiados por pessoas conhecidas como video jockeys.
[13] No Brasil, a 💳 empresa formou parcerias com a Rede Bandeirantes para a transmissão de eventos como premiações.[14]
Os vídeos musicais chegaram ao território brasileiro 💳 através do dominical Fantástico, da Rede Globo.
O programa foi o único a produzir e veicular este tipo de produto até 💳 o início da década de 1980, quando surgiu um desejo das produtoras independentes de fugir do Padrão Globo de Qualidade.
Nesta 💳 mesma época, houve o surgimento da MTV norte-americana.
Ao longo da década, surgiram outros programas dedicados à exibição de telediscos, como 💳 o Realce (1983) e o Vibração (1984) na TV Record, o Clip Trip na TV Gazeta, Som Pop na TV 💳 Cultura, FMTV e Manchete Clip Show da Rede Manchete e o Clip Clip, que era exibido na Rede Globo.[15]
Anúncio da 💳 estreia da MTV Brasil na edição de 17 de outubro de 1990 da revista Veja, com fotos de Sinéad O'Connor 💳 e uma piada com uma das canções da artista, "Nothing Compares 2 U".
Em 1989, o Grupo Abril lançou casa de aposta que paga com pix área 💳 de radiodifusão, sob o título de TV Abril.
[nota 1] No mesmo ano, o grupo de comunicação brasileiro formou uma sociedade 💳 com a Viacom para lançar a MTV no país.
Porém, somente no ano seguinte, as negociações foram confirmadas à imprensa.
[20] Entretanto, 💳 ao contrário do esquema em seu país de origem, o canal brasileiro seria transmitido em TV aberta.
[21] No total, o 💳 grupo desembolsou 16 milhões de dólares de investimento em equipamentos sofisticados e com uma potência dez vezes maior que os 💳 usados pela maior emissora brasileira em faturamento e audiência, a Globo.
A Abril prometeu, à época, uma "revolução" na televisão brasileira.
[22] 💳 Para marcar a chegada, a emissora organizou no pavilhão do Projeto SP, em São Paulo, uma feira destinada "primordialmente a 💳 publicitários e anunciantes, interessados nesse veículo inédito para suas propagandas".[20]
Para a escolha dos video jockeys, foi aberto um concurso.
Na primeira 💳 fase, foram selecionadas cem pessoas para testes de locução e câmera.
[23] A primeira equipe de VJ era formada por Astrid 💳 Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo Leão, Thunderbird, Zeca Camargo, Lorena Calábria e Renata Netto.
Em geral, 💳 eles tinham pouca ou nenhuma experiência na televisão.
[24] Em julho de 1990, Roberto Civita, até então presidente da empresa, fechou 💳 um contrato com a Embratel para a utilização do satélite Brasilsat A2, o que fez com que o sinal da 💳 MTV fosse captado por antenas parabólicas.
Para tal feito, o grupo teria de repassar US$ 1,3 milhões por ano.
Dessa forma, a 💳 captação do sinal foi expandida de um raio de 100 km, que alcançava por UHF desde Sumaré, para um total 💳 de 420 mil domicílios que faziam uso de parabólica.[25]
Dois meses antes da estreia, em 17 de agosto de 1990, a 💳 TV Abril firmou um contrato de afiliação com a TV Corcovado, do Rio de Janeiro.
[26] Nele, as partes fizeram um 💳 acordo com duração de três anos e o grupo brasileiro tinha que pagar uma porcentagem da receita publicitária da veiculação 💳 dos programas à emissora carioca.
Em entrevista, Marcos Amazonas disse: "Para a audiência que visamos, o mercado carioca é uma prioridade 💳 básica".
[27] Inicialmente, a TV Corcovado não transmitiu o áudio em estéreo, "mas a nossa intenção é fazer com que todas 💳 as filiadas transmitam em estéreo", consoante Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril.[28]
Início e primeiros anos [ editar | editar código-fonte 💳 ]
A primeira imagem exibida pela MTV Brasil
Inicialmente, a Abril planejou que a estreia ocorresse em 28 de abril de 1990.
[29] 💳 Entretanto, a programadora adiou diversas vezes a inauguração e impôs que a MTV Brasil tivesse casa de aposta que paga com pix estreia entre 1º de 💳 julho e 30 de setembro de 1990 na Grande São Paulo.
[30] A data foi adiada novamente para 6 e 20 💳 de outubro.
Porém, o dia 20 foi quase adiado novamente devido à demissão do diretor-geral Marcos Amazonas, mas o novo profissional, 💳 Roger Karman, manteve a data prevista.
[29] Por fim, a emissora teve casa de aposta que paga com pix primeira transmissão em 20 de outubro de 1990, 💳 exatamente ao meio-dia, no canal 32 UHF em São Paulo e 9 VHF[31] pela TV Corcovado, em Rio de Janeiro.
Sua 💳 primeira imagem foi uma color bar com a inscrição Rede Abril, seguida por vinhetas institucionais.
A primeira video jockey a aparecer 💳 na tela foi Astrid Fontenelle, que disse: "Oi, eu sou a Astrid e é com o maior prazer que eu 💳 estou aqui anunciando para vocês que está no ar a MTV Brasil!".[24]
O primeiro vídeo musical exibido pela MTV foi o 💳 remix de "Garota de Ipanema" na voz de Marina Lima.
[32] Entretanto, no Rio, o som falhou por cerca de 60 💳 minutos e a TV Corcovado colocou no ar o som de "Walk of Life",[33] do grupo Dire Straits, enquanto as 💳 imagens eram do clipe da música "Garota de Ipanema".
[34] A MTV também foi responsável por grande parte dos videoclipes exibidos 💳 naquela época.
Victor Civita Neto, até então diretor de programação, explicou: "A qualidade dos poucos clipes produzidos no Brasil é ainda 💳 muito ruim.
Por isso decidimos partir para a produção própria".
Os primeiros vídeos custaram em média 25 mil dólares, de acordo com 💳 a revista Veja.
[35] Um repórter para a Folha de S.
Paulo avaliou que faltaram ideias na concepção dos mesmos: "De fato, 💳 os clips mostram grande evolução técnica; sob o lustro, porém, nota-se o bolor da falta de ideias".
Em seguida, ele concluiu 💳 que "[os vídeos] nacionais são exercícios sobre o nada com alto poder de dissuasão."[36]
Alguns programas distribuídos pela MTV norte-americana foram 💳 reeditados e vendidos para a MTV brasileira, dentre eles o Saturday Night Live.
[28] A primeira transmissão da emissora foi na 💳 Rua Coropé, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
[37] Devido às inundações e a falta de ar condicionado, a TV 💳 Abril mudou a sede para o número 52 da Avenida Prof.
Alfonso Bovero, no bairro Sumaré, que anteriormente funcionava como matriz 💳 da TV Tupi São Paulo.
O prédio recebeu investimentos em todos os 14 andares para receber a MTV.
No mesmo edifício localiza-se 💳 a torre de transmissão do canal, a Torre Victor Civita.[38]
Crise e devolução da marca [ editar | editar código-fonte ]
A 💳 MTV Brasil passava por problemas financeiros desde o final de 2009, quando começou a perder seu faturamento.
[39] Ao mesmo tempo, 💳 em dezembro de 2009, o Grupo Abril adquiriu os 30% pertencentes à Viacom, passando a ter 100% do controle do 💳 canal, tendo todos direitos da marca no país.[40]
" Sair de uma joint-venture minoritária para um acordo de licenciamento está em 💳 linha com a nossa estratégia internacional de crescimento que permite que nossas marcas sejam maximizadas em mercados chaves como o 💳 Brasil, por exemplo.
Com este acordo, a MTV Brasil terá a habilidade de aperfeiçoar casa de aposta que paga com pix distribuição em outras plataformas, entregando aos 💳 seus clientes e consumidores a melhor conexão possível com a marca MTV."
Disse a Diretora Geral da MTV Networks América Latina.
A 💳 Viacom anunciou que, a partir do momento, só investirá em filiais dos canais VH1 e Nickelodeon.[41][42]
A Abril não queria usar 💳 a nova logo, pois a logo que usavam até fevereiro de 2011 estava sendo usado para a identidade da marca 💳 MTVBR; porém, desde 2010, a Viacom pedia para atualizarem.
Com muitos problemas, a MTV mudou a logo em 2012 para evitar 💳 mais problemas com a Viacom, já que estavam em conflito em relação a Grade de Programação da MTV, com a 💳 franquia de realitys "Shore".
O problema se agravou em 2012, com a nova logo e o que fez com que os 💳 jornalistas especializados em mídia especulassem a venda da emissora e/ou a devolução da marca MTV à casa de aposta que paga com pix detentora mundial, a 💳 Viacom.
Daniel Castro, do portal R7, publicou em seu blog em 13 de abril de 2012 que a então News Corporation 💳 (Fox), Valdemiro Santiago e o grupo português Ongoing estavam interessados na compra da emissora.
[43] No mês seguinte, o programa Comédia 💳 MTV ao Vivo exibiu um clipe com a paródia da música Roda Viva, de Chico Buarque.
[44] A música, intitulada Indiretas 💳 Já, fala sobre a atual situação da televisão em geral de forma indireta, como sugere o título.
[44] No clipe, os 💳 humoristas também debocham dos rumores de venda da MTV.[44]
Keila Jimenez, do jornal Folha de S.
Paulo, publicou em casa de aposta que paga com pix coluna de 💳 16 de agosto de 2012 que o Grupo Abril havia iniciado as negociações de venda do canal e a devolução 💳 da marca MTV para Viacom.
[45] No mesmo dia, em nota, o grupo negou que havia negociações para a venda da 💳 emissora.
[46][47][48] Após a publicação dessa notícia, os programas Furo MTV e Trolalá reagiram com piadas a respeito da venda.
[49] No 💳 Trolalá, o humorista Paulinho Serra passou um trote para a portaria da própria MTV, fingindo ser um representante de Eike 💳 Batista, que estaria interessado na compra do canal.[50]
Em 15 de maio de 2013, Keila Jimenez publicou, na casa de aposta que paga com pix coluna "Outro 💳 Canal" da Folha de S.
Paulo, que o Grupo Abril não pretendia manter a emissora musical no ar além deste ano.
O 💳 canal, mesmo com forte redução de gastos, continuava com as contas no vermelho.
Sem compradores interessados no momento, o Grupo Abril 💳 estaria analisando dois novos projetos de gestão para o canal manter-se no ar.
Os dois projetos envolviam a devolução da marca 💳 MTV Brasil para casa de aposta que paga com pix proprietária, a programadora norte-americana Viacom.
O nome MTV Brasil era um licenciamento pago anualmente pela Abril à 💳 Viacom.
Uma das ideias era manter o canal no ar, já com outro nome, apostando apenas em produções de humor ao 💳 estilo atual.
O outro projeto, com custo bem menor, era manter a emissora sem produções nacionais, exibindo apenas documentários e videoclipes.
A 💳 Viacom, que pode receber a marca MTV Brasil de volta, já até estaria programando o relançamento do canal no país.[51]
Em 💳 12 de junho de 2013, Keila Jimenez publicou em casa de aposta que paga com pix coluna que o Grupo Abril devolveria a marca MTV para 💳 a Viacom, e lançaria um novo canal de televisão em seu lugar, e a Viacom, por casa de aposta que paga com pix vez, relançaria a 💳 MTV somente na TV por assinatura.
[52] Isso foi confirmado em seguida pelo blog da colunista Patrícia Kogut, do jornal O 💳 Globo.
[53] No dia seguinte, o programa Acesso MTV foi encerrado e os apresentadores Titi Müller, Juliano Enrico e Pathy DeJesus 💳 foram dispensados.
[54][55][56] Os programas MTV sem Vergonha e A Hora do Chay também foram encerrados.
[54][56] Em outras áreas, ocorreram corte 💳 de pessoal, resultando na demissão de vários profissionais.[57]
Na semana seguinte, em entrevista ao jornalista Daniel Castro, Zico Góes, diretor de 💳 programação da emissora, confirmou que a MTV seria devolvida a Viacom, sem dar mais detalhes.
[58] O canal seguiria lançando novas 💳 atrações até setembro de 2013, quando a marca MTV seria devolvida para a Viacom.[59][60][61]
Em 29 de julho, a Viacom International 💳 Media Networks (VIMN The Americas), divisão internacional da Viacom, anunciou que o canal seria relançado na TV paga no dia 💳 1 de outubro.
[62] A empresa pretendia que a nova MTV alcance 75% dos assinantes de TV paga, o que representava 💳 um alcance maior do que a cobertura do canal da Abril.
[63] A programadora pretendia produzir mais de 350 horas de 💳 conteúdo nacional até dezembro de 2014, com versões brasileiras de programas como o MTV World Stage, Guy Code e Pranked, 💳 além de programas diários, séries, esportes radicais e realities.
[64][65] Versões dubladas de programas da matriz americana ocuparão a maior parte 💳 da grade.[66]
Com a devolução da marca para a Viacom, a MTV Brasil deixou de ser operada pelo Grupo Abril no 💳 dia 30 de setembro, data em que foi exibido um especial de despedida do canal da TV aberta.
[67][68] A partir 💳 de outubro o canal abandonou a denominação "Brasil", passando a se chamar apenas MTV.[69]
Após a entrega da marca para a 💳 Viacom, a Abril pretendia se desfazer de casa de aposta que paga com pix rede de radiofusão e da cessão do sinal UHF que usava para 💳 transmitir seu canal, já que não tinha intenção de lançar novo canal nem seguir no ramo televisivo.
O grupo pretendia prosseguir 💳 com a exibição de reprises, porém outras produções para segurar a concessão do canal enquanto ocorriam as negociações para a 💳 venda de casa de aposta que paga com pix infraestrutura.
[70] Seu acervo totalmente digitalizado de imagens e programas também estava sendo negociado, devendo ser transferido para 💳 a Viacom.
[71] Já o nome deixou de ser utilizado juntamente à entrega da marca para Viacom, e com isso o 💳 canal passou a se chamar Ideal TV, uma das propriedades da Abril, já foi noticiado que a Abril não tem 💳 interesse de manter o canal.
Um dos motivos foram queda de audiência e a internet, trazendo prejuízos para o grupo.
Venda do 💳 canal [ editar | editar código-fonte ]
Em 18 de dezembro de 2013 num comunicado oficial, Fábio Colletti Barbosa, presidente do 💳 Grupo Abril, anunciou a venda das concessões pertencente a Abril Radiofusão ao Grupo Spring de Comunicação, que publica a edição 💳 brasileira da Rolling Stone.
[72] Este grupo pertence a José Roberto Maluf, ex-vice-presidente do SBT e da Band, e atual presidente 💳 da TV Cultura.
[73] Os valores da transação não foram divulgados, mas especula-se que gire em torno dos R$ 200 milhões 💳 e também supostamente a Abril recusou um valor maior que isso oriundo do religioso R.R.
Soares, fazendo assim, que o futuro 💳 da nova emissora está em mãos e provavelmente, uma programação laica.
[74] Tudo isso ainda tem que ser aprovado pelo Ministério 💳 das Comunicações e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
[75] Apesar de não ter vendido a emissora para Soares, a 💳 Abril acabou vendendo espaços na emissora para a igreja do líder religioso Valdemiro Santiago, pela demora na aprovação do processo 💳 de venda para a Spring.
[76][77] O Ministério Público Federal também questionou a venda, que foi aprovada pelo Cade e pelo 💳 Ministério das Comunicações.[77][78][79]
TV aberta e online [ editar | editar código-fonte ]
Além da transmissão aberta, a MTV Brasil também era 💳 disponível na TV por assinatura e através do site via streaming.
Extinção da MTV Brasil [ editar | editar código-fonte ]
A 💳 última imagem exibida pela MTV Brasil
"Oi, eu sou a Astrid Fontenelle, e em clima de chegadas e partidas, eu tenho 💳 a honra de anunciar o fim da MTV Brasil.
Eu fui a primeira a acender a luz, e nada mais natural 💳 de que eu chamasse na chincha essa responsa pra mim mesma.
Eu quero ser a última a apagar.
Sem lamento, com muito 💳 orgulho de ter feito parte dessa incrível história de 23 anos de MTV Brasil.
23 anos tocando música pros olhos, 23 💳 anos botando o dedo na ferida, 23 anos revelando talentos, 23 anos revolucionando sim a TV, 23 anos debochando da 💳 gente mesma, 23 anos botando essa porra pra funcionar sim, do nosso jeito.
Viva a velha MTV Brasil.
E vida longa, bem 💳 longa, pra nova MTV, que começa amanhã.
Sorte e sucesso pra quem segue.
E pra que sofrer com despedidas, se quem vai 💳 não leva nem o sol nem as trevas? E quem fica, não esquece nunca do que sonhou.Eu fui, até ali.
Nós 💳 fomos juntos até algum lugar, galera.
Valeu, foi bom, inté!" - Discurso de Astrid Fontenelle para o encerramento do canal.
Em seus 💳 últimos dias, a MTV Brasil apresentou uma programação nostálgica cheia de reprises dos melhores momentos registrados ao longo do seu 💳 ciclo de vida.
Além dos últimos programas da série My MTV com ex-VJs, o canal mostrou, ainda, em parceria com a 💳 Mídia Ninja, um programa envolvendo um passeio pelas dependências do prédio onde ficava casa de aposta que paga com pix sede, acompanhado de uma virtuosa discussão 💳 sobre o passado, presente e futuro das mídias de comunicação.
Também ocorreu a última transmissão ao vivo de casa de aposta que paga com pix história, feita 💳 em 26 de setembro: uma festa de encerramento chamada "Saidera MTV", que contou com a presença de vários VJs antigos 💳 e atuais.
A emissora encerrou suas transmissões no dia 30 de setembro de 2013, às 23h59.
O último programa exibido foi o 💳 humorístico O Último Programa do Mundo, com Daniel Furlan e Juliano Enrico.
Em seguida, entra no ar o programa especial Tchau 💳 MTV!,[80] com o VJ Thunderbird dando um pequeno depoimento sobre o canal.
Em sentido oposto ao da inauguração do canal, a 💳 ex-VJ Cuca Lazzarotto apresenta o último videoclipe - "Maracatu Atômico" da banda brasileira de manguebeat Chico Science & Nação Zumbi,[81][82][83] 💳 possivelmente como forma até mesmo de auto-afirmação do nome Brasil que compunha seu nome.
Outra versão gravada foi um clipe com 💳 os momentos do Acústico MTV Roberto Carlos, famoso 'Acústico Proibidão', porém, decidiram não levar ao ar.
Após isso, a também ex-VJ 💳 Astrid Fontenelle encerrou a programação, uma vez que fora a mesma quem abrira as transmissões havia quase 23 anos.
[84] A 💳 última vinheta transmitida foi uma seleção de imagens de funcionários e VJs da emissora gravadas durante a festa de despedida 💳 do dia 26, com a canção "Ôrra Meu", da cantora brasileira Rita Lee, de fundo musical.
Por fim, surge na tela 💳 a logomarca da MTV com as cores da bandeira brasileira sobre um fundo preto.
A casa de aposta que paga com pix logomarca foi diminuindo e desaparecendo 💳 nesse fundo preto, sendo esta a última imagem transmitida pela emissora.
[85] Logo em seguida, aos 30 segundos do dia 1 💳 de outubro, iniciou-se as transmissões da Ideal TV.
Como parte das atividades necessárias para devolução da marca, o endereço www.mtv.com.
br também 💳 deixou de funcionar às 22h30 do dia 30 de setembro,[86] sendo redirecionado para endereços de propriedade da Viacom.
Primeiro formato e 💳 VJs [ editar | editar código-fonte ]
Na concepção original, a MTV estava destinada a exibir videoclipes e focar em um 💳 público jovem de 12 a 35 anos.
Quatro meses antes de casa de aposta que paga com pix estreia, a MTV abriu um concurso para seus apresentadores, 💳 que seriam conhecidos como video-jockeys ou simplesmente VJs.
Eram homens e mulheres jovens que teriam a função de serem os "anfitriões" 💳 dos programas.
A primeira equipe de VJs era formada por Astrid Fontenelle,[24] Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo 💳 Leão, Thunderbird, Lorena Calábria e Zeca Camargo.
Em geral, os VJs tinham pouca ou nenhuma experiência na televisão.
No início, a MTV 💳 Brasil exibia muitos clipes de rock e música pop, em casa de aposta que paga com pix maioria internacionais.
Porém, nesta época também houve a influência do 💳 grunge, com destaque para bandas como Nirvana e Alice in Chains.
Outros artistas tiveram destaque no mesmo período como foi o 💳 caso do Skank, Paralamas do Sucesso, Madonna, Michael Jackson e Guns N' Roses.
Exibição de videoclipe na MTV Brasil em 2013
Logo 💳 em seu início, a MTV criou programas para vários segmentos musicais como foi o caso do Yo!, destinado ao hip-hop 💳 e rap; Lado B voltado para o universo alternativo e o Fúria Metal, dedicado ao heavy metal e hard rock.
Porém, 💳 esses programas eram exibidos em horários menos destacados como a madrugada.
O Lado B e o 121, versão brasileira do 120 💳 Minutes, eram voltados para um universo mais alternativo mostrando um pop e um rock que não seguiam as tendências do 💳 momento.
O Lado B durou de 1990 a 2000, apresentado por Thunderbird, Fábio Massari e Kid Vinil, e o 121, comandado 💳 por Thunderbird, de 1991 a 1994.
Já o Yo!, que era a versão brasileira do Yo! MTV Raps, tentou inicialmente cobrir 💳 o cenário do rap/hip-hop internacional, porém pela dificuldade e por pressão dos telespectadores, o Yo! passou a cobrir mais o 💳 cenário nacional, tendo tido entre seus apresentadores Primo Preto, KL Jay (dos Racionais MC's) e Thaíde.
Em meados de 1991, a 💳 MTV Brasil criou dois programas voltados ao rock pesado, o Fúria Metal, versão brasileira do Headbangers Ball, e o Gás 💳 Total, ambos apresentados pelo VJ Gastão Moreira.
Houve também programas destinados à dance music e música eletrônica como o Dance MTV, 💳 Beat MTV e o AMP.
Programas como Tutti Dani, Hits MTV e Non-Stop exibiam os maiores sucessos do momento.
Criado em 1990, 💳 o Disk MTV era a versão brasileira do Dial MTV (precursor do TRL), com a ideia de exibir os dez 💳 clipes mais votados do dia através do telefone.
Inicialmente o programa foi apresentado por Astrid Fontenelle e, além de exibir os 💳 dez clipes mais pedidos, levava ao ar entrevistas com artistas e bandas.
Astrid deixou o comando do programa em 1994, sendo 💳 substituída por Cuca Lazarotto.
Cuca, por casa de aposta que paga com pix vez, foi substituída por Sabrina Parlatore em 1996.
Sabrina deixou o programa em 2000 quando 💳 se transferiu para a Rede Bandeirantes.
O Disk foi temporariamente apresentado por Chris Nicklas entre julho e agosto de 2000.
Após dois 💳 meses, Sarah Oliveira assumiu o comando do Disk MTV.
Ao mesmo tempo que exibia a parada musical, o programa trazia artistas 💳 no estúdio do programa para entrevistas.
Em pouco tempo o Disk se tornou o principal programa da MTV Brasil e um 💳 dos mais assistidos em seu horário.
Sarah deixou o programa em 2005 para apresentar o Jornal da MTV ao lado de 💳 Rafael Losso.
Após a saída de Sarah, o Disk passou a ter apresentadoras que ficavam no comando do programa no máximo 💳 um ano, como foi o caso de Carla Lamarca, entre 2005 e início de 2006, as gêmeas Keyla Boaventura & 💳 Kênya Boaventura, entre março e novembro, e por último Luisa Micheletti, entre novembro e dezembro.
Em 2006, a MTV comunicou que 💳 iria focar menos na música e isso culminou no fim do programa, o que provocou revolta entre os fãs do 💳 programa.
Em 2008, a MTV Brasil criou uma nova versão do Disk MTV, o Top 10 MTV, apresentado originalmente por Sophia 💳 Reis aos sábados e foi exibido até 20 de dezembro daquele ano.
Em 2009, surgia o MTV Lab Disk, uma seção 💳 sem apresentadores reservada aos 15 clipes mais votados pelo público.
Em janeiro de 2010, o Top 10 voltou ao ar e 💳 passou a ser diário, com apresentação de Vanessa Hadi.
O programa foi exibido até o dia 1 de agosto de 2013.
Em 💳 fevereiro de 2014, o ex-diretor de programação da MTV Brasil Zico Góes, afirmou em entrevista que as votações do programa 💳 Disk MTV eram manipuladas pela emissora, para evitar que os telespectadores se cansassem de assistir os videoclipes na mesma ordem 💳 todos os dias.[87]
Video Music Brasil (1995–2012) [ editar | editar código-fonte ]
Em 1995, foi ao ar ao vivo direto do 💳 Memorial da América Latina o primeiro MTV Video Music Awards Brasil , sendo a versão nacional do já consagrado Video 💳 Music Awards.
Sob o comando de Marisa Orth, ele originalmente era intitulado de Video Music Awards Brasil.
A estatueta entregue na premiação 💳 geralmente era um clips.
Em 1996, passou a chamar MTV Video Music Brasil, atual VMB.
Em 2007, a premiação sofreu uma reformulação 💳 e passou a focar menos nos videoclipes e mais nos artistas.[88]
O programa foi anualmente transmitido até 2012.
Em 2013, o evento 💳 não foi realizado devido à devolução da marca MTV para a Viacom.
A nova MTV que estava avaliando a viabilidade em 💳 realizar o evento[89][90] decidiu não realizar a premiação em 2014 por priorizar produções como EMA (MTV), VMA e o World 💳 Stage.[91]
Um dos programas mais lembrados da emissora é o Hermes & Renato que teve início em 1999.
O mesmo grupo de 💳 humoristas também foi responsável por outros programas como Sinhá Boça (2006) e Tela Class (2007).
Outros programas de destaque foram 20 💳 e Poucos Anos (2000), Descolados (2009), A Menina Sem Qualidades (2013) e Overdose (2013).
O Megaliga MTV de VJs Paladinos foi 💳 o primeiro desenho animado da emissora, que estreou em 2003 e contava as histórias com narração da própria equipe de 💳 apresentadores naquela época.
Em 2005, estreou o Fudêncio e Seus Amigos que atualmente foi o desenho que mais rendeu temporadas a 💳 MTV.
Mudanças na grade [ editar | editar código-fonte ]
Por suas diversas reformulações, quase sempre anuais, e maior produção de programas 💳 sobre comportamento jovem, muitos telespectadores passaram a sentir falta de uma programação basicamente musical na MTV.
Em resposta a essas reclamações, 💳 a emissora passou a exibir, em março de 2006, programas focados especialmente na exibição de videoclipes e discussões sobre música, 💳 em que os telespectadores podiam interagir com a programação através de mensagens de texto e pela internet.
No entanto, em dezembro 💳 de 2006, foi anunciado pelo diretor de programação, Zico Góes, que em 2007 a MTV passaria a exibir videoclipes somente 💳 durante a madrugada.
Segundo ele, o fácil acesso a conteúdos audiovisuais na internet (leia-se YouTube e MTV Overdrive), levou o telespectador 💳 a não querer esperar para ver um videoclipe na programação.
Essa reestruturação culminou na extinção de um dos mais tradicionais programas 💳 da casa, o Disk MTV.
No dia 3 de março de 2008, a MTV teve seu primeiro relançamento com novas atrações 💳 e passou a ter alguns programas focados na música, além de séries da MTV americana e programas de comportamento, e 💳 12 horas de apenas videoclipes.
Naquela época, um dos slogans mais conhecidos pela MTV era I want my MTV,[nota 2] que 💳 era dito por vários artistas, inclusive no lançamento do canal na TV a cabo.
A MTV brasileira decidiu não usar esta 💳 marca no país, já que segundo Paulo Ghirotti, da área de criação da DPZ, que desenvolveu a marca no país, 💳 induz a solidariedade de um jovem trancado em um quarto.
Já Adélia Franceschini, diretora de marketing da TV Abril, disse que 💳 "[o slogan teria] que ser mais blasé".
[92] Em 23 salas de cinema localizadas em shopping centers de São Paulo, foram 💳 divulgados artistas pronunciando o slogan brasileiro, Te vejo na MTV, e também eram incluídas algumas vinhetas da matriz norte-americana.
[93] Com 💳 uma meta inicial de faturamento de US$ 500 mil mensais,[94] seu lucro começou a crescer a partir do final de 💳 1990, quando ocorreu o início da comercialização de espaços na emissora e quando obteve uma receita de US$ 3 milhões.
Consoante 💳 Meio & Mensagem, a previsão era que em 1991 o canal rendesse entre US$ 10 e 12 milhões,[95] o que 💳 foi alcançado.[96]
No mesmo ano, o canal investiu US$ 100 mil em campanhas publicitárias realizadas pela DPZ para o público carioca, 💳 que por casa de aposta que paga com pix vez, acompanhava a programação através do canal 9.
Por ficar no ar apenas após o meio-dia,[nota 3] o 💳 lema da campanha era: "Depois do meio-dia, o canal 9 fica do jeito que o diabo gosta".
Tal lema fez com 💳 que um jornalista do Jornal do Brasil dissesse que o lema "promete desagradar a Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro".
Em 💳 outra ocasião, a mesma publicação comparou: "No ano passado, por muito menos, uma marca de biquínis teve que retirar seus 💳 outdoors por exigência, precisamente, da Cúria".
[97] A campanha, por casa de aposta que paga com pix vez, foi publicada em jornais e revistas, além de outdoors 💳 e menções na rádio.
Sua estreia deu-se em 15 de março de 1991.
[98] Por ser uma rede de televisão segmentada ao 💳 público jovem, diversas empresas apostaram em publicidade na MTV, tais quais o Banco Bamerindus, Basf, Samello e Warner Lambert,[94] fabricante 💳 da bala Halls.[nota 4]
Em 1997, a emissora foi a patrocinadora principal de umas das maiores equipes de futebol do Brasil, 💳 o Fluminense.[101][102]
MTV na Luta contra a AIDS [ editar | editar código-fonte ]
Uma das bandeiras da emissora, já que a 💳 mesma tinha como público-alvo os jovens, foi a luta contra a AIDS.
Por isso, sempre nas vésperas do Dia Mundial da 💳 Luta Contra a Aids (1º de dezembro) a MTV exibia uma programação especial sobre o tema.[103]
Em 1º de dezembro de 💳 1997, por ser a patrocinadora da equipe de futebol do Fluminense, e como uma programação especial dos eventos da Luta 💳 contra a AIDS, a MTV Brasil preparou um partida de futebol beneficente em que astros da emissora enfrentaram o time 💳 principal do Fluminense.[101]
Esta partida recebeu transmissão ao vivo pela emissora, sendo a única partida de futebol exibida na história da 💳 emissora (lembrando que o Rockgol era um torneio de showbol cujas partidas eram gravadas para exibição posterior).
O evento foi narrado 💳 por Silvio Luiz e teve como palco o estádio Moça Bonita, de Bangu.
O ingresso foi 1 quilo de alimento não-perecível 💳 que foram destinados a uma série de instituições que trabalham em defesa dos portadores de HIV.[104]
Defendendo as cores da MTV, 💳 entraram em campo os seguintes "jogadores": Andreas Kisser e Igor Cavalera (Sepultura), Lelo Zaneti e Samuel Rosa (Skank), Frejat e 💳 Guto Goffi (Barão Vermelho), os VJ's Edgard Piccoli e Rodrigo P-Funk, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Toni Garrido (Cidade Negra), o 💳 cantor Ivo Meirelles e o ator e líder da Blitz, Evandro Mesquita.
Com um misto de profissionais e juniores, o Fluminense, 💳 mesmo já estando matematicamente rebaixado no Campeonato Brasileiro daquele ano, venceu pelo elástico placar de 12 a 0.
Os gols foram 💳 marcados por Roger (2x), Arthur (2x), Flavinho, Dirceu, Jorge Luís, Yan (2x), Cadu, Marcelo Cardoso e Márcio Costa.
Isso tudo em 💳 apenas 50 minutos, já que a partida foi disputada em dois tempos de 25.
O árbitro da partida foi Daniel Pomeroy, 💳 que já foi árbitro FIFA.[105]
Devido à casa de aposta que paga com pix proposta e a seu público alvo, a MTV Brasil dava exacerbada liberdade criativa 💳 e de expressão aos seus profissionais, o que acarretou em diferentes controvérsias durante seus 23 anos de existência.
Desenhos animados adultos 💳 [ editar | editar código-fonte ]
Já nos anos 90, a MTV Brasil seguiu a tendência de exibir desenhos animados de 💳 teor adulto, como Beavis and Butt-Head, Daria e, principalmente, South Park.
Na época o conceito de animação para adultos não era 💳 conhecido no Brasil e mesmo desenhos como Os Simpsons eram vistos como infantis.
A rejeição do público e da crítica especializada 💳 foi imediata e tais animações não duraram muito na grade da emissora apesar dos altos índices de audiência.
Mais tarde, a 💳 MTV Brasil retomaria o conceito com os nacionais Megaliga MTV de VJs Paladinos e Fudêncio e Seus Amigos.
Não apenas nas 💳 animações e produções da MTV americana, a presença de palavrões na MTV Brasil era constante quase que a qualquer hora 💳 do dia.
Diversos programas da MTV foram reclassificados pelo Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro.
Em 2007, enquanto a Abert se envolveu em 💳 polêmicas contra o sistema, a MTV Brasil defendeu-o.[106]
Em 2002, a 12ª Vara Cível de São Paulo condenou em liminar a 💳 Abril Radiodifusão S.A.
a pagar R$ 7,4 milhões de reais por cada mês em que foi exibida uma vinheta onde, se 💳 pausada a cada frame, haviam fotos de mulheres em situações de sexo envolvendo sadomasoquismo.[107][108]
Desliga a televisão e vá ler um 💳 livro! [ editar | editar código-fonte ]
Em 2004, a MTV passou a exibir uma vinheta com os dizeres:
Tédio, falta de 💳 criatividade, confusão, burrice, conformismo...
desliga a televisão e vá ler um livro!
A vinheta foi exibida em diferentes versões - a mais 💳 polêmica ficava na tela por cerca de 15 minutos com a ordem da última frase.[109][110][111]
À época, foi estimado que 14% 💳 da audiência da vinheta desligou a televisão.[112]
Brigas e discussões [ editar | editar código-fonte ]
Em 2003, uma disussão entre o 💳 VJ João Gordo e seu convidado Dado Dolabella durante as gravações do Gordo a Go-Go foi noticiada por Daniel Castro 💳 na Folha de S.Paulo.
A MTV confirmou a discussão e o conteúdo não foi ao ar.
[113] Em 2006, as imagens foram 💳 disponibilizadas pela própria MTV no MTV Overdrive, plataforma de vídeos do canal à época[114], de onde foram postadas no YouTube 💳 e viralizaram.
Em 2000, após os integrantes do Los Hermanos criticarem a banda Ramones, João Gordo teria se irritado e os 💳 expulsado de seu talk show Gordo on Ice, que era ao vivo.
Mais tarde, o apresentador confirmou ser uma brincadeira para 💳 encerrar o programa.[115]
Jimmy London, vocalista do Matanza foi contratado pela MTV Brasil em 2007 para apresentar o Pimp My Ride 💳 Brasil.
Na edição de 2007 do Rockgol, as duras faltas cometidas por Jimmy London irritaram Di Ferrero, do NX Zero que, 💳 na entrevista de campo após o jogo onde confrontou o Matanza, criticou Jimmy.
Os dois discutiram, mas não houveram agressões físicas.[116]
A 💳 briga com Di Ferrero foi relembrada na mesa redonda do Rockgol, onde Jimmy discutiu com Marco Bianchi.
A MTV confirmou, mais 💳 tarde, se tratar de uma jogada de marketing.[117]
O cantor Caetano Veloso se estressou no VMB 2004, onde apresentou a música 💳 Nothing but flowers com David Byrne.
Na primeira vez o som apresentou microfonia, problema que se repetiu na segunda tentativa.
O deslize 💳 irritou o cantor baiano, que gritou:
Pessoal da Eme Tê Vê (sic), vergonha na cara, vamo (sic) começar de novo e 💳 bota essa porra pra funcionar direito, pra gente cantar certo nessa porra! Caetano Veloso
Com o erro técnico, o incidente fez 💳 com que a transmissão da exibição fosse suspensa, indo para os comerciais, e Caetano e David conseguiram cantar após voltar.
Mais 💳 tarde, Zico Góes, diretor de programação da emissora, revelou no livro "MTV, Bota Essa P Pra Funcionar" que o microfone 💳 que causou o problema fora aberto pelos próprios roadies de Caetano.[118]
1990–1991: Te vejo na MTV
1991–1997: MTV, sempre na linha
1997–1998: MTV, 💳 a casa de aposta que paga com pix casa
1998–2002: MTV Brasil, na casa de aposta que paga com pix língua
2002–2004: Música e atitude
2004–2006: Veja na MTV
2006–2008: MTV, só os melhores
2008–2009: Transformação pela 💳 raiz
2009–2010: Você está aqui
2010–2011: MTV, o canal dos ovos de ouro
2011: Música para tudo
2011–2013: A música não para
2003: ganhou o 💳 Esso Especial de Telejornalismo, concedido a Andréa Cassola, Zico Goes, Lílian Amarante e Cris Lobo, pelo documentário "AIDS 2002" [ 💳 119 ]
MTV Brasil, canal substituto da antiga MTV Brasil a partir de 2013
MTV Video Music BrasilNotasReferências