William Hill plc Tipo Empresa cotada em bolsa Cotação WMH Atividade Jogo Fundação 1934 Locais Wood Green, Londres, Reino Unido 🗝 Leeds, Reino Unido Pessoas-chave Gareth Davis (Presidente do Conselho de Administração), James Henderson (Director Geral) Empregados 17.
000 (2013) Produtos Apostas, 🗝 balcões de aposta, apostas online Valor de mercado 324,1 milhões de libras (2013) Lucro 226,5 milhões de libras (2013) Website 🗝 oficial http://www.williamhill.com/pt
A William Hill plc é um dos mais importantes agentes de apostas do Reino Unido.
A empresa encontra-se cotada na 🗝 Bolsa de Valores de Londres e integra o índice FTSE 250.
A 2 de Agosto de 2013, a capitalização bolsista da 🗝 empresa era de 4,07 mil milhões de libras.[1]
A empresa foi fundada por William Hill em 1934, numa altura em que 🗝 era ilegal apostar no Reino Unido.
[2] Mudou de mãos várias vezes, sendo adquirida pela Sears Holdings em 1971,[3] depois pela 🗝 Grand Metropolitan em 1988 e, finalmente, pela Brent Walker, em 1989.
Em Setembro de 1996, a Brent Walker recuperou 117 milhões 🗝 dos 685 milhões de libras que havia pago pela William Hill, visto que se apurou que a Grand Metropolitan aumentou 🗝 de forma artificial o lucro da empresa na altura da venda.[4]
Em 1997, o banco de investimento japonês Nomura realizou uma 🗝 compra alavancada, no valor de 700 milhões de libras, da William Hill, quando a Brent Walker entrou em colapso, com 🗝 dívidas superiores a 1,3 mil milhões de libras,[5] após uma investigação levada a cabo pelo Serious Fraud Office (o serviço 🗝 que se ocupa das fraudes graves no Reino Unido), que levou dois directores a cumprirem sentenças de prisão[6][7] .
Em Fevereiro 🗝 de 1999, uma proposta de entrada na bolsa britânica foi posta de parte por ""falta de interesse"",[8] e a Nomura 🗝 acabou por vender a empresa a fundos geridos pela Cinven e pela CVC Capital Partners, por 825 milhões de libras.
A 🗝 empresa acabou por ser cotada na Bolsa de Valores de Londres em 2002.
[2]No ano seguinte, o Director Executivo, David Harding, 🗝 foi premiado com um bónus no valor de 2,84 milhões de libras, tornando-se no quinto director mais bem pago do 🗝 Reino Unido, no ano de 2003.[9]
A empresa adquiriu o Sunderland Greyhound Stadium em 2002 e o Newcastle Greyhound Stadium em 🗝 2003.[2]
Em Junho de 2004, o Director Executivo David Harding foi forçado a vender 5,2 milhões de libras das suas acções, 🗝 para financiar as despesas do seu divórcio, o que precipitou a queda do valor das acções da empresa em 75 🗝 milhões de libras.[10][11]
Em 2005, a William Hill adquiriu 624 pontos de aposta no Reino Unido, República da Irlanda, Ilha de 🗝 Man e Jersey à Stanley Leisure, por 504 milhões de libras; esta aquisição permitiu que a William Hill destronasse, momentaneamente, 🗝 a Ladbrokes na posição de liderança do mercado de apostas do Reino Unido,[12] em termos de pontos de venda, mas 🗝 não ao nível da receita.
O Office of Fair Trading (organismo do Reino Unido que supervisiona a ética nas transacções comerciais) 🗝 determinou que a William Hill teria de vender 78 das suas 624 casas Stanley, em consequência de preocupações com práticas 🗝 anti-concorrenciais.[13]
Temia-se que a William Hill tivesse pago um valor excessivo pelas casas Stanley,[14] o que levou a que a empresa 🗝 fosse retirada do índice FTSE 100, em Dezembro de 2005.[15]
Em 2008, Ralph Topping foi nomeado Diretor Executivo.
Após ter abandonado os 🗝 estudos na Strathclyde University por ser um "malandro" confesso, Topping começou a trabalhar aos sábados num balcão de apostas da 🗝 William Hill perto do Hampden Park, em Glasgow, no ano de 1973, tendo subido na carreira a partir daí.[16]
Em Novembro 🗝 de 2008, a William Hill estabeleceu uma parceria com a Orbis (mais recentemente conhecida por OpenBet) e com a empresa 🗝 de software israelita Playtech, com o objectivo de remediar o fracasso da casa de apostas americanas presença online.[17][18]
Em conformidade com o acordo, a 🗝 William Hill pagou 144,5 milhões de libras ao fundador da Playtech, Teddy Sagi, por vários activos e empresas filiais.
[19] Este 🗝 pacote incluía vários sítios de casino online que a William Hill continua a gerir, sob a designação WHG.
A Playtech ficou 🗝 com 29% das acções da nova William Hill Online.[18]
A empresa renunciou a um valor de, alegadamente, 26 milhões de libras, 🗝 quando desmantelou o seu anterior sistema desenvolvido internamente.
[20][21] Em Junho de 2009, a William Hill apoiou a Playtech, apesar de 🗝 a parceira ter sofrido perdas de um quarto do seu valor de mercado, em resultado de uma advertência sobre os 🗝 lucros.[22]
Casa de apostas William Hill em Headingley, Leeds.
A empresa presta serviços no mundo inteiro, dando emprego a aproximadamente 16.
600 pessoas, 🗝 nos seus escritórios no Reino Unido, República da Irlanda e Gibraltar.
Disponibiliza apostas via telefone e internet, para além dos seus 🗝 2.
300 estabelecimentos de apostas licenciados, espalhados pelo Reino Unido.
É o maior operador do Reino Unido, representando cerca de 25 por 🗝 cento do mercado no Reino Unido e Irlanda.
Os seus centros de apostas telefónicas, situados em Rotherham, no South Yorkshire, registaram 🗝 125.
000 apostas no Grand National de 2007 e, de acordo com a empresa, os seus estabelecimentos de apostas processam mais 🗝 de um milhão de talões de aposta, num dia médio.[23]
Para além de prestar serviços de apostas online, a emprega disponibiliza 🗝 igualmente jogos de casino online, "jogos de perícia", bingo e poker online.
Desde a Lei do Jogo britânica de 2005, as 🗝 máquinas de jogo[24] aumentaram os lucros, equilibrando a redução de rendimentos provindos de outras áreas.[25][26]
A William Hill lançou o seu 🗝 próprio canal de televisão em 2004, que esteve em emissão durante dois anos, disponibilizando actualmente uma transmissão de imagens em 🗝 tempo real nos seus estabelecimentos de aposta.
Esta transmissão é filmada a partir de um estúdio em Leeds, sendo, simultaneamente, transmitida 🗝 uma emissão de rádio nos estabelecimentos de aposta; estas transmissões constituem uma vantagem única para os potenciais apostadores.
Em Agosto de 🗝 2010, a William Hill facultou formação aos seus mais de 10.
000 funcionários, no sentido de combater a aposta por menores 🗝 de idade nos seus estabelecimentos.[27]
A empresa tem sido criticada pelos sindicatos Community e Unite, em relação à forma como lida 🗝 com os funcionários dos seus estabelecimentos.
[28][29] Estas críticas são relativas a práticas de exposição dos funcionários a risco, pelo facto 🗝 de os mesmos trabalharem sozinhos nos estabelecimentos, e à exigência de que os funcionários trabalhem horas extraordinárias (não remuneradas) após 🗝 o final do seu horário de trabalho.[30]
Em Novembro de 2008, os analistas da UBS salientaram a casa de apostas americanas ""preocupação"" com o 🗝 nível de endividamento da empresa,[31] que se situava acima dos mil milhões de libras e que, mais tarde, se veio 🗝 a constatar ser de 1,5 mil milhões.
[32] Em 2009, a empresa procedeu a uma emissão de direitos e de obrigações,[33] 🗝 no sentido de reestruturar a casa de apostas americanas dívida.
Entre 2001 e 2009, a William Hill pagou a George Howarth, membro do parlamento, 🗝 30.
000 libras para que este desempenhasse funções de assessoria parlamentar.
No período em que recebia os pagamentos da William Hill,[34][35] Howarth 🗝 propôs alterações ao orçamento de 2013, que introduzira um aumento da carga fiscal sobre as apostas sem intermediários.
Howarth viria a 🗝 abandonar o seu cargo, na sequência do escândalo das despesas dos Membros do Parlamento, em 2009.[36]
Os Media da William Hill 🗝 [ editar | editar código-fonte ]
O sítio de notícias da empresa funciona em parceria com o canal de apostas desportivas, 🗝 contando com transmissões desportivas online e entrevistas sobre corridas de cavalos, entre outros conteúdos.
A William Hill disponibiliza uma grande variedade 🗝 de formatos media interactivos, quer nos seus estabelecimentos, quer via Internet.
A Rádio William Hill, uma emissora de corridas de cavalos 🗝 em tempo real, já existe há mais de 10 anos, transmitindo comentários, notícias e previsões em tempo real.
É possível fazer 🗝 o download de vários podcasts, tanto no sítio de notícias como no do iTunes.
Em Junho de 2010, a William Hill 🗝 integrou a cobertura do seu sector de apostas desportivas com a Rádio In-Play.
A William Hill assegura transmissões diárias para os 🗝 seus estabelecimentos de apostas, o que constitui uma novidade, no mundo do jogo e das apostas; estas transmissões são efectuadas 🗝 a partir do estúdio de Leeds.
Fora do Reino Unido [ editar | editar código-fonte ]
Em 2009, a William Hill transferiu 🗝 o seu departamento de jogos online e de probabilidades fixas para Gibraltar, com o intuito de reduzir a casa de apostas americanas carga 🗝 fiscal.
[37][38] Em Gibraltar, a William Hill é membro da Associação de Apostas e Jogo de Gibraltar.
O funcionamento online da empresa 🗝 estava, até então, associado ao paraíso fiscal das Antilhas Neerlandesas.
Porém, a partir de 2007, uma alteração legal passou a proibir 🗝 que as empresas ligadas ao jogo a funcionar no Espaço Económico Europeu pudessem publicitar os seus serviços no Reino Unido.[39]
Em 🗝 Março de 2009, a William Hill encerrou 14 dos seus estabelecimentos de aposta na República da Irlanda, tendo tal resultado 🗝 na perda de 53 postos de trabalho.
[40] Em Fevereiro de 2010, a empresa anunciou que as suas restantes 36 lojas 🗝 irlandesas se encontravam "sob análise",[41] dependendo da possível introdução de controversas máquinas de jogos nas lojas irlandesas.
A William Hill retirara-se 🗝 em 2008 do mercado italiano, tendo estado presente nesse mercado apenas dois anos, num fracasso que custou à empresa um 🗝 milhão de libras de investimento desperdiçado.
[42] A parceria conjunta de investimento da William Hill com a Codere, em Espanha, terminou 🗝 em 2010, tendo a Codere adquirido 50% das acções da William Hill por 1 libra,[43] após as duas empresas terem 🗝 investido um capital "de arranque" de 10 milhões de libras, em abril de 2008.
[44] A William Hill perdeu 11,6 milhões 🗝 de libras em 2008 e outros 9,3 milhões de libras em 2009, à custa deste investimento.[45]
Em Setembro de 2009, a 🗝 empresa participou no concurso pela primeira licença de jogo online emitida na Índia, expressando o desejo de entrar no mercado 🗝 de apostas indiano, a partir do remoto distrito himalaia de Sikkim.[46]
Em Junho de 2012, a William Hill expandiu a casa de apostas americanas 🗝 actividade para o Nevada, o único estado dos E.U.A.
que permite apostas desportivas sem qualquer restrição,[47] adquirindo três cadeias de agentes 🗝 de apostas: a Lucky's, a Leroy's e a transmissão por satélite do Club Cal Neva, por uma soma de 53 🗝 milhões de dólares.
[48] Esta compra permitiu que a empresa passasse a controlar 55 por cento dos agentes de apostas desportivas 🗝 do estado e 11 por cento das receitas obtidas a nível estatal.
As três empresas mudaram de nome, assumindo a marca 🗝 da William Hill.
Em 2007, a William Hill ameaçou retirar o seu patrocínio a várias corridas de cavalos, numa disputa relativa 🗝 a corridas de cavalos com a TurfTV.
[49] A William Hill, que tinha sido a maior detractora da TurfTV, foi, posteriormente, 🗝 submetida a um humilhante retrocesso, tendo subscrito os serviços do canal em Janeiro de 2008 [50] .
Em agosto de 2009, 🗝 a William Hill tornou-se na patrocinadora de equipamentos do clube de Futebol Málaga CF, uma equipa da liga espanhola.[51]
A empresa 🗝 patrocina o prémio anual William Hill Sports Book of the Year (Livro do Ano sobre Desporto).
Este prémio tem como objectivo 🗝 ""galardoar a excelência na escrita de temática desportiva"".[52]
Em maio de 2008, a Advertising Standards Authority (ASA) - Autoridade para as 🗝 Normas Publicitárias do Reino Unido - proibiu a exibição de um anúncio televisivo da William Hill, que considerou "tolerar um 🗝 comportamento de jogo socialmente irresponsável." [53]
Em Outubro de 2009, a ASA baniu um cartaz e um anúncio na imprensa de 🗝 expressão nacional que prometia "APOSTAS GRATUITAS NO VALOR DE 100 LIBRAS".
Considerou-se que o anúncio era susceptível de enganar o consumidor 🗝 e de poder pôr em causa o código do Comité de Prática Publicitária, no que respeitava à "veracidade".[54]
Em Março de 🗝 2010, um anúncio que declarava que "A William Hill pratica os melhores preços, SEM DÚVIDA" foi igualmente banido pela ASA.
O 🗝 anúncio violava vários códigos do Comité de Prática Publicitária, incluindo os que se relacionam com a "fundamentação", a "veracidade" e 🗝 a "honestidade".[55]
Em Setembro de 2011, a William Hill lançou um anúncio televisivo, onde foi utilizada o single de sucesso ""A 🗝 Bit Patchy"", de 2005.
Em Dezembro de 2012, anúncios que invocavam ""Os Melhores Preços de Aposta nos Melhores Cavalos"" e ""Os 🗝 Melhores Preços de Aposta nas Melhores Equipas"" foram igualmente banidos pela ASA.
Estes anúncios violaram vários códigos do Comité de Prática 🗝 Publicitária, incluindo os que se relacionavam com "publicidade enganadora", "fundamentação" e "Comparações".
A ASA proibiu igualmente um outro anúncio que invoca 🗝 "As Melhores Probabilidades Garantidas", por ter considerado o anúncio enganador." [56]Referências
A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de 🗝 loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo de prognosticar resultados de partidas de futebol.
Tal jogo inspirou a 🗝 produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, 🗝 da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasil em 25 🗝 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara 🗝 com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.
[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.
[3] 🗝 As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas.
[3] Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras 🗝 cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa 🗝 para ganhar o prêmio.
Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas 🗝 em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 🗝 para fazer os treze pontos.
Oito apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo 🗝 cerca de dez mil cruzeiros novos.
[4] Outras rodadas experimentais foram realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 🗝 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em 7 de junho, que foi também 🗝 a primeira vez em que foram acertados treze pontos.
[6] O futebol já era febre no país, antes mesmo de a 🗝 seleção brasileira ter faturado casa de apostas americanas terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas de apostas.
[7] O jogo 🗝 mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]
O apostador preenchia um 🗝 cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, 🗝 um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.
[2] Ao final de todos os jogos de domingo, um computador da 🗝 Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, de acordo com a revista Placar.
[2] O computador seguia lendo 🗝 cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a 🗝 separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em 🗝 busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência 🗝 Sport Press, contratada pela Caixa.
[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a diferença de pontos entre os times não 🗝 fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times pequenos;
Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]
O 🗝 primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os 🗝 treze pontos.
[11] Em um teste que terminou com oito empates ele foi o único a errar apenas um jogo.
Esse teste 🗝 já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um 🗝 volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, 🗝 o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No 🗝 teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande 🗝 valor à época, e ficou famoso.
[3] Para o teste seguinte, as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas 🗝 quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, 🗝 com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, 🗝 já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca 🗝 de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, 🗝 que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, que obstruíam as portas de outras lojas, no período em 🗝 que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.
[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número 🗝 de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador 🗝 nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida 🗝 no país inteiro em 1972.
[3] O sucesso fez com que a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, 🗝 além de ter dado fama a professores de matemática que faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no 🗝 teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo 🗝 Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado da Guanabara.
Ele foi o único apostador que cravou os treze 🗝 pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha 🗝 de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.
Levou 🗝 um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim 🗝 do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.
[14] A partir de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a 🗝 programação desse período.
Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, 🗝 ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, 🗝 em concursos de prognósticos".[15]
Foi em 1978 que surgiu um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa 🗝 dominical da Rede Globo.
Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.
[16] No ano seguinte, as vendas semanais 🗝 chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só tinha sido alcançado após um ano de vendas.
[3] A Caixa 🗝 já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar 🗝 | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 🗝 de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas 🗝 ganhavam em um teste.
[17] A pedido de Milton, Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o 🗝 pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a 🗝 seu posto.
Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é 🗝 o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.
[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente 🗝 para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians 🗝 × Juventus, triplo.
Flamengo × Olaria, triplo.
Vasco × Botafogo, Vasco.
Atlético-PR × Coritiba, Coritiba.
Inter × Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triplo em 🗝 jogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu 🗝 um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, 🗝 de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de 🗝 resultados.
"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.
[21] Nenhum dos 125 🗝 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
O gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de 🗝 Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.
A 🗝 criação da Loto e da Sena também contribuíram para a decadência da loteria.
[5] Em dezembro de 1987, a forma de 🗝 apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um 🗝 prêmio.
Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.
[5] A loteria 🗝 ganhou o apelido de "Gorda".
[5] Na época da mudança a arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava 🗝 na casa de apostas americanas melhor fase.
[5] A média de apostas semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia 🗝 no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando 🗝 a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.
[5] No 🗝 fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar prejuízo.
[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente 🗝 do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.
[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, 🗝 no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.
Cada um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria 🗝 um prêmio maior.
[5] Mas a maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]
Hoje 🗝 é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.
A aposta mínima é de três reais (um duplo), e a 🗝 aposta mais cara é de 1.
296 reais (três triplos e cinco duplos).
As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o 🗝 jogo mínimo são de uma em 2 391 485.
A Loteca está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.
Sua arrecadação está longe 🗝 da de quarenta anos atrás.
No teste 256, de março de 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de 🗝 seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 🗝 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.
[23] Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que 🗝 viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | 🗝 editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em 2.391.485
13 placares: 1 chance em 🗝 85.410