Nota: "BBB" redireciona para este artigo.
Se procura outros significados, veja "BBB" redireciona para este artigo.
Se procura outros significados, veja BBB 👄 (desambiguação)
Big Brother Brasil (frequentemente abreviado como BBB) é a versão brasileira do reality show Big Brother, produzido e exibido pela 👄 TV Globo.
Sua primeira edição iniciou em 29 de janeiro de 2002, com uma segunda temporada sendo exibida no mesmo ano.
A 👄 partir da terceira edição, passou a ser anual.
Atualmente, o BBB é exibido de janeiro até final de abril, e tem 👄 apresentação de Tadeu Schmidt (anteriormente Marisa Orth; Pedro Bial; Tiago Leifert) e direção geral de Rodrigo Dourado, sob a direção 👄 de núcleo de Boninho.
O programa consiste no confinamento de um número variável de participantes em uma casa cenográfica, sendo vigiados 👄 por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior, em que eles proíbem as seguintes ações: comunicar 👄 com seus parentes e amigos, ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas.
Tais participantes são escolhidos 👄 pela produção do programa, mas podem optar por querer ou não entrar na casa e têm o direito de desistir 👄 a qualquer momento do programa.
Em cada semana, dois ou três participantes (as vezes até quatro participantes) são indicados pelos companheiros 👄 de jogo para enfrentar o voto popular, onde o mais votado pelo público é eliminado do programa.
Os participantes têm como 👄 objetivos vencer as provas, angariar a simpatia dos telespectadores, superar as eliminações semanais e permanecer na casa até o último 👄 dia, quando o público definirá quem será o ganhador do grande prêmio final entre os finalistas.
No Brasil, além das transmissões 👄 diárias na TV Globo e de flashes esporádicos no canal por assinatura Multishow, é exibido em pay-per-view (PPV), com câmeras 👄 filmando integralmente a rotina dos participantes, em várias operadoras de televisão por assinatura.
Na internet, é exibido pelos Canais Globo para 👄 os assinantes do PPV e no Globoplay para os assinantes do Globo.com.
No décimo paredão do Big Brother Brasil 20, foi 👄 constatada a maior votação do programa e de reality shows no mundo, com exatos 1 532 944 337 votos na 👄 disputa entre os participantes Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez.
[2][3][4] Tal feito entrou para o Guinness World Records como 👄 "a maior quantidade de votos do público conseguidos por um programa de televisão".
[5] O recorde também foi mencionado no Jornal 👄 Nacional, além de ter sido matéria na revista eletrônica estadounidense Variety.[6][7]
Até 2023, já foram realizadas 23 temporadas do Big Brother 👄 Brasil.
Apenas as duas primeiras aconteceram no mesmo ano (2002), com pouco mais de um mês entre uma temporada e a 👄 outra.
Todas as outras passaram a ser realizadas uma a cada ano, iniciando em janeiro e terminando variavelmente nos meses de 👄 março, abril ou maio.
A última temporada do programa era para ser realizada em 2008,[8] porém a TV Globo renovou seu 👄 contrato com a Endemol Shine Brasil, permitindo então que o programa seja produzido até 2024.
O programa está sendo reexibido, na 👄 íntegra, no canal Viva desde a primeira temporada, estreando em 11 de maio de 2021.
Os programas também estão sendo disponibilizados 👄 na plataforma Globoplay.[10]
Temporada Episódios Exibição no Viva Estreia da temporada Término da temporada Big Brother Brasil 1 64 11 de 👄 maio de 2021 13 de julho de 2021 Big Brother Brasil 2 71 21 de julho de 2021 28 de 👄 setembro de 2021 Big Brother Brasil 3 78 30 de abril de 2022 9 de julho de 2022 Big Brother 👄 Brasil 4 85 16 de julho de 2022 1 de outubro de 2022
Origem e semelhanças com 1984 [ editar | 👄 editar código-fonte ]
O nome do programa deve-se ao livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell, no qual o Big 👄 Brother[11] (ou Grande Irmão, como foi traduzido nas versões lusófonas do livro) é o ditador que tudo vê da distópica 👄 Oceania, líder este que governa o mundo ocidental em um futuro fictício.
Representado pela figura de um homem que provavelmente na 👄 trama não exista, vigia toda a população através das chamadas teletelas, governando de forma despótica e manipulando a forma de 👄 pensar dos habitantes.
O Big Brother orwelliano, na verdade, é o apresentador do programa.
Ele é o único contato que os participantes 👄 têm com o mundo fora da casa.
Além disso, como por exemplo na versão brasileira com Marisa Orth, Pedro Bial, Tiago 👄 Leifert e Tadeu Schmidt, o apresentador também assume a função de grande irmão ao instruir psicologicamente os participantes.
É curioso notar 👄 que, como no livro 1984, quando os participantes do Big Brother veem a imagem do apresentador na tela, esses o 👄 enaltecem da mesma forma que os habitantes da Oceania fazem com o Grande Irmão.
Há diversas semelhanças entre o programa e 👄 o romance.
Além da figura do Big Brother, pode-se destacar:
O líder nada mais corresponde do que uma fração que tem o 👄 poder inserida na sociedade dentro da casa.
Neste caso ele é análogo aos membros do Partido Interno do livro de Orwell.
Detém 👄 o poder e são subordinados apenas ao Grande Irmão (o apresentador e a direção do programa).
Vale lembrar que a atual 👄 existência do Grande Irmão no livro é de caráter duvidoso.
A edição do programa, que se assemelha ao papel do Miniver.
A 👄 "verdade" transmitida às grandes massas que não possuem Pay-per-view é totalmente controlada e manipulada, podendo criar heróis e/ou vilões apenas 👄 pela disposição das imagens na tela, e pela ordem na qual estas são exibidas.
Planta da casa do BBB5.
A casa foi 👄 construída em 55 dias úteis para a primeira edição, numa área de 2.
300 metros quadrados em painéis cimentícios revestidos conforme 👄 indicação dos projetistas.
Fica localizada em um lugar isolado dos Estúdios Globo, localizado no bairro de Curicica, na zona oeste do 👄 Rio de Janeiro (RJ).
A casa fica situada logo ao lado do Morro da Pedra Negra, no Maciço da Pedra Branca, 👄 onde existe uma trilha na qual se pode observar a área externa da casa.
A casa é coberta somente nas festas 👄 e durante as provas, para em caso de chuva não atrapalhar os participantes.
A primeira versão da habitação contava com 450 👄 metros quadrados de área interna e 1.
200 metros quadrados de parte externa, incluindo jardim e piscina.
Ao redor da casa, foram 👄 instalados painéis de quatro metros de altura simulando paisagens vistas no local.
Desde a primeira temporada, a casa usada é a 👄 mesma, no entanto são realizadas diversas alterações na decoração e nos cômodos em cada temporada do programa.
Corredores internos não acessíveis 👄 aos participantes, chamados pela produção de camera cross, são reservados para os técnicos, os equipamentos e as câmeras que registram 👄 o que acontece na casa por detrás dos espelhos.
As câmeras, que não são fixas, deslizam sobre trilhos que seguem em 👄 uma plataforma junto às paredes da casa e se posicionam em frente aos vidros espelhados para acompanhar os participantes.
As imagens 👄 são controladas na central de edição do programa que fica em um anexo à casa.
Foram espalhados 60 microfones e 38 👄 câmeras para vigiar os confinados.
Até a quinta temporada, a casa contava com dois quartos públicos e o quarto do líder, 👄 ganhando um terceiro quarto público a partir da sexta temporada.
A partir da décima segunda temporada, a casa voltou a ter 👄 apenas dois quartos públicos e o quarto do líder.
Esse último pode contar com um banheiro exclusivo, uma televisão (com imagens 👄 de toda a casa sem áudio), uma banheira que acomoda até dois participantes, frigobar, entre outras mordomias.
Além disso, o líder 👄 também pode convidar algumas pessoas (a quantidade varia com o decorrer do reality) para estar com ele neste quarto.
Excluindo as 👄 duas primeiras temporadas do programa, quando os quartos eram identificados por cores, e a terceira temporada, em que os quartos 👄 seguiam uma classificação por estrelas conforme seu tamanho e conforto, as temporadas seguintes costumaram adotar decorações temáticas, como zen, tropical 👄 e urbano.
A partir da nona temporada, a casa ganhou o Quarto Branco, onde os participantes podem ser mandados através do 👄 Big Fone.
As maiores mudanças na casa incluem a troca de lugar do quarto do líder da semana, que tem o 👄 seu local exclusivo: nas duas primeiras temporadas, o quarto ficava ao lado do confessionário, mas o quarto foi movido para 👄 o pátio da casa a partir da terceira temporada, onde permaneceu até a nona temporada, voltando a ser dentro da 👄 casa na décima temporada ao lado da cozinha.
Na décima primeira temporada, o quarto foi movido para o segundo andar da 👄 casa, novidade na edição.
A partir da décima quinta temporada, o quarto voltou a ser no pátio da casa.
No entanto, na 👄 vigésima segunda temporada, o quarto do líder voltou a ser no segundo andar da casa.
Outras modificações maiores são feitas no 👄 pátio da casa, como a inclusão de uma academia a partir da quarta temporada, enquanto em outras temporadas o ambiente 👄 também já contou com banheira de hidromassagem (spa), sauna, e mesa de sinuca.
O formato da piscina também costuma ser frequentemente 👄 alterado.
A lavanderia ficava na ponta norte da varanda, mudando para o canto da casa, no outro lado do pátio a 👄 partir da quinta temporada.
Ao lado da lavanderia, há uma escada que dá acesso a um varal, onde somente uma pessoa 👄 por vez pode subir, sem se comunicar, e cujo espaço é o único da casa sem câmeras.
Durante e após a 👄 sétima temporada, a casa passou a contar com um teto retrátil na área externa para permitir a realização de provas 👄 externas em dias chuvosos.
O confessionário é uma sala especial onde apenas um participante de cada vez pode entrar.
Lá são realizadas 👄 as votações individuais aos domingos, além de eventuais atendimentos com psicólogos ou médicos e com a direção do programa, e 👄 mais recentemente para os participantes gravarem curtos vlogs diários, chamados de raio-x, para o site oficial.
A despensa da casa possui 👄 mantimentos, produtos de higiene, remédios básicos de farmácia e preservativos, disponibilizados pela produção do programa.
Lá também são deixados os trajes 👄 das festas e das provas, os colares de Líder e Anjo e malas dos participantes emparedados.
A cabine reservada do banheiro 👄 possui uma câmera de segurança, porém as imagens não são transmitidas ao público e somente é acionada em caso de 👄 emergência.
Para se inscrever no jogo, deve-se ter no mínimo 18 anos e no máximo 70 anos de idade.
Após diversas etapas 👄 de seleção, os candidatos selecionados são anunciados poucos dias antes da estreia da temporada e conduzidos a um hotel, ficando 👄 em um breve pré-confinamento até serem finalmente levados em carros separados à casa do BBB no dia da estreia.
Daí em 👄 diante, a cada semana, às quintas-feiras ao vivo, é realizada uma prova para a seleção de um Líder (é possível 👄 a um concorrente assumir a liderança por mais de uma vez).
O líder ganha algumas regalias (como a imunidade ou um 👄 prêmio de 10 mil reais), porém tem a obrigação de indicar em aberto um participante que irá ao Paredão (berlinda 👄 para votação do público), a ser formado ao vivo nos domingos.
Os outros concorrentes, um a um, votam no Confessionário (cabine 👄 isolada dos outros participantes).
O mais votado pela casa no confessionário enfrenta o indicado pelo líder no Paredão.
Em caso de empate 👄 entre os mais votados pelos participantes, o voto de minerva cabe ao líder.
Os telespectadores escolhem o eliminado por telefone (abolido 👄 no Big Brother Brasil 18), SMS (abolido no Big Brother Brasil 18) e internet, podendo votar quantas vezes desejar, com 👄 a eliminação sendo anunciada ao vivo nas terças-feiras.
O procedimento é repetido todas as semanas até o fim do programa.
No Big 👄 Brother Brasil 9, em alguns paredões foi instituída uma urna contendo bolas brancas e pretas.
Quem tirasse a bola preta perdia 👄 o direito ao sigilo do voto e era obrigado a fazê-lo diante de todos.
Nas edições seguintes, em alguns paredões, foi 👄 introduzido um sorteio realizado após a votação dos participantes, onde o participante sorteado escolhe outro para este revelar abertamente em 👄 quem votou.
A partir do Big Brother Brasil 3, houve a inclusão de uma prova para a seleção do Anjo da 👄 semana, realizada nas sextas-feiras ou sábados.
O anjo tem o poder de conceder uma imunidade a um participante de casa de apostas boxe escolha 👄 (exceto a si mesmo, embora o programa possa decidir pela autoimunidade).
Essa imunidade é simbolizada por um colar.
A revelação do destinatário 👄 do colar de imunidade ocorre, via de regra, antes da indicação do Líder e da votação dos participantes.
No Big Brother 👄 Brasil 7, depois de anunciado o destinatário do colar, ocorria um sorteio e a pessoa sorteada podia optar por vetar 👄 a transferência do colar de anjo.
No Big Brother Brasil 8, o veto é extinto, mas o anjo ganha um lado 👄 "monstro", onde deve aplicar um castigo, determinado pelo programa, em uma ou mais pessoas da casa, situação que perdura nas 👄 edições seguintes (No Big Brother Brasil 22, o último colocado na Prova do Anjo também pode receber o castigo).
O anjo, 👄 em algumas temporadas, tem direito a receber uma carta ou vídeo da família.
A partir do Big Brother Brasil 16, o 👄 anjo também fatura 2 mil reais por cada prova vencida.
A partir do Big Brother Brasil 5, foram criadas as Estalecas, 👄 moeda corrente fictícia do programa.
As "estalecas" fazem parte do dia-a-dia dos participantes e, com elas, eles compram comida, mantimentos e 👄 outros itens de desejo oferecidos pela produção.
A prova da comida, que acontecia aos domingos, valia "estalecas", das quais os participantes, 👄 divididos em grupos, acumulavam e podiam utilizar para fazer as compras semanais.
Os participantes podem sofrer com a perda de estalecas 👄 caso ocorra punição individual ou coletiva.
A partir do Big Brother Brasil 8, foi implantado o Big Fone, um telefone que 👄 qualquer participante pode atender.
A voz que o participante ouve dá uma ordem e a pessoa que atendeu deve segui-la, normalmente 👄 não podendo revelar o conteúdo aos outros até a votação.
O "Big Fone" pode dar uma notícia boa como imunidade para 👄 a pessoa que atendeu, o direito de imunizar outra pessoa, o dever de indicar alguém ao paredão, uma promoção ou 👄 uma notícia ruim como ir para o Quarto Branco ou ser automaticamente emparedado.
Com o "Big Fone", houve a estreia dos 👄 paredões triplos (três pessoas indicadas ao paredão), que não ocorriam antes da oitava temporada.
Nestas ocasiões, além do indicado pelo líder 👄 e do mais votado pela casa, um terceiro concorrente vai ao paredão, normalmente em consequência do "Big Fone" ou por 👄 outra dinâmica determinada pelo programa.
A partir do Big Brother Brasil 8, também, os participantes passaram ser divididos em dois grupos 👄 de alimentação: Luxo (ou Lado A/casa principal, o lado com mais estalecas) e Xepa (ou Lado B/puxadinho, o lado com 👄 menos estalecas).
Desde então, em cada prova da comida, os participantes se dividem em dois grupos para determinar de que lado 👄 os confinados irão conviver na semana, sendo o grupo vencedor da prova aquele que terá direito a um cardápio mais 👄 variado.
A partir do Big Brother Brasil 12, ocorreram mudanças na prova do líder.
Foi introduzido o Poder do Não: semanalmente, através 👄 de uma prova, um participante da casa ganhava o poder de vetar um número de companheiros de participar da prova 👄 do líder daquela semana.
Também não era mais possível ser líder duas vezes consecutivas; o líder da semana não participava da 👄 prova seguinte.
Entretanto, nas semanas finais, não havia mais Poder do Não e todos os participantes participavam da prova.
No Big Brother 👄 Brasil 13, uma prova de repescagem era realizada semanalmente com os vetados pelo detentor do "poder do não" da semana, 👄 onde o ganhador voltava a ter o direito de participar da prova do líder e, eventualmente, podia salvar outro(s) vetado(s).
Esta 👄 prova de repescagem foi extinta nas edições seguintes.
A partir da décima terceira temporada, passou a existir o Paredão Falso, no 👄 qual um participante é anunciado como eliminado para os demais moradores, no entanto, na maioria das situações, permanece em um 👄 quarto isolado do restante da casa, acompanhando as situações do confinamento por um televisor, e, por vezes, tendo poderes para 👄 interferir na convivência interna entre os brothers, retornando ao jogo até a Prova do Líder seguinte.
A partir do Big Brother 👄 Brasil 15, o líder volta a poder participar da prova subsequente e ganha, a cada liderança, 10 mil reais.
Além disso, 👄 o líder irá ter o "poder do não", vetando um número de companheiros de participar da prova do líder seguinte, 👄 e fará a divisão da casa para a prova da comida.
O grupo vencedor da prova da comida será o "tá 👄 com tudo" (anteriormente "luxo/casa principal" ou "Lado A"), com poder de fazer compras e escolher os alimentos e o grupo 👄 perdedor será o "tá com nada" (anteriormente "xepa/puxadinho" ou "Lado B"), que terá apenas arroz, feijão, três ovos ao dia 👄 por participante, goiabada e dois litros de leite para ser dividido por todos.
Pela primeira vez, o líder não terá mais 👄 imunidade, podendo ser indicado ao paredão pelos outros participantes ou pelo "Big Fone".
O líder só ficará imune caso ganhe a 👄 imunidade pelo anjo da semana ou, eventualmente, por intervenção do "Big Fone".
Caso esteja incluído na relação de participantes empatados em 👄 número de votos pela casa, o líder poderá se auto-indicar ao paredão como voto de minerva, caso assim o deseje.
A 👄 partir do Big Brother Brasil 16, se o líder tiver o comando compartilhado com outro(s) participante(s), metade dos líderes (podendo 👄 ser dois ou até quatro participantes) ganha a imunidade e a outra metade recebe os 10 mil reais.
A dupla ou 👄 quarteto deve entrar em consenso para distribuir os benefícios recebidos.
O líder não imunizado pode ser votado por qualquer participante, exceto 👄 se receber a imunidade do anjo ou de uma outra forma.
No "Poder do Não", a pessoa indicada passa a ter 👄 o direito de se auto-vetar, caso deseje.
A partir do Big Brother Brasil 17, o líder volta a ter imunidade e 👄 não recebe mais os 10 mil reais.
Porém, se a liderança for compartilhada, ambos os benefícios são concedidos aos líderes, devendo 👄 estes entrar em consenso para verificar quem ganha a imunidade e quem ganha o prêmio em dinheiro, assim como ocorreu 👄 a partir da edição anterior.
Nesta edição, foi introduzido o Queridômetro, um sistema que permite aos participantes avaliarem-se uns aos outros, 👄 através de corações (cada participante pode receber até cinco corações).
No Big Brother Brasil 18, foi introduzido o Testamento do Eliminado, 👄 onde o participante eliminado da semana pode interferir na próxima Prova do Líder, impedindo que um brother seja vetado dessa.
Até 👄 a terceira eliminação, o Testamento ocorria durante o Mais Você.
Depois, passou a ser dado logo após a eliminação, no palco 👄 do programa.
No Big Brother Brasil 19, a prova da comida é extinta, e todos os participantes ficam no "Tá com 👄 Tudo" ou no "Tá com Nada" dependendo do número total de estalecas da casa ou do consumo da água, que 👄 também passará a ser mais rigoroso.
Um grande painel eletrônico, instalado na cozinha, é atualizado com os saldos individuais dos participantes 👄 e o total da casa, além de mostrar o consumo de água.
Caso os participantes fiquem abaixo do nível mínimo do 👄 somatório de estalecas ou esgotem o consumo de água, toda a casa, incluindo o Líder, estará punida e no "Tá 👄 com Nada".
Foi introduzido o Contragolpe, que consiste em uma indicação direta ao paredão, feita pelo emparedado por indicação do Líder, 👄 por votação da casa ou por outra forma.
A partir do Big Brother Brasil 20, o líder passa a ter a 👄 responsabilidade de definir quais participantes ficarão na Xepa (anteriormente "tá com nada") e quais serão do grupo VIP (anteriormente "tá 👄 com tudo") na hora da alimentação.
O líder também ganha uma festa em casa de apostas boxe homenagem ao término da casa de apostas boxe liderança.
Os confinados 👄 terão acesso, pela primeira vez, a um celular dentro da casa, que mostra apenas o que acontece dentro do reality 👄 show, por meio do FeedBBB.
No FeedBBB, além dos registros fotográficos dos participantes, serão expostas as avaliações que os participantes fazem 👄 um do outro no "Queridômetro", por meio de diferentes emojis.
Foi introduzida a prova Bate e Volta, realizada ao vivo nos 👄 domingos de votação, cujo vencedor se salva do paredão.
Em cada semana, a prova é disputada por alguns dos participantes indicados 👄 para o paredão (com exceção do indicado pelo Líder), logo após a votação da casa.
A partir do Big Brother Brasil 👄 22, foi introduzido o Botão da Desistência, localizado na sala.
Foi criado com o intuito de agilizar o ato de desistir 👄 do reality, porém indisponível em certos momentos, como festas, formação de paredão e eliminação.
O primeiro participante a usar foi Tiago 👄 Abravanel, que saiu no 42º dia da 22ª temporada.
No Feed BBB, os participantes podem enviar mensagens anônimas entre si, com 👄 visualização por todos os participantes.
A partir do Big Brother Brasil 23, foi introduzido o Poder Curinga, semelhante a um leilão, 👄 onde os participantes dão seus lances em estalecas e o maior valor conquista o benefício, que pode ser de uma 👄 interferência no paredão (com o direito de mudar o resultado ou ter um voto duplo) ou até mesmo garantir benefícios 👄 em provas, com a dinâmica acontecendo sempre às sextas-feiras, exceto se a prova do líder for de resistência e a 👄 mesma durar o dia todo.
Nessa temporada, o eliminado da semana pode gravar um vídeo para ser exibido na casa, podendo 👄 conter informações externas verdadeiras ou falsas.
O líder da semana passa a ganhar mais regalias, podendo acompanhar as câmeras da casa 👄 direto do quarto exclusivo, mas, para ouvir o microfone dos participantes da casa, é preciso adquirir o benefício, mas de 👄 forma limitada.
Também teve o retorno do Poder Supremo (já usado no BBB 10 e 12), usado apenas no Big-Fone pela 👄 semana turbo, onde aquele que atendesse a ligação teria o poder de substituir o indicado ao paredão ou a si 👄 próprio, mesmo que a indicação tenha vindo do líder da semana.
Outra novidade apresentada foi o Modo Stone, uma espécie de 👄 balcão de apostas, onde os brothers podem especular na casa quem vai ser o próximo eliminado da competição.
A cada acerto, 👄 o valor total do prêmio vai aumentando, podendo até chegar aos R$2 milhões.
Caso todos os participantes errem o eliminado, o 👄 prêmio não aumenta.
De forma inédita, dois participantes já eliminados retornaram ao jogo por meio da Casa do Reencontro, que funcionou 👄 como uma espécie de repescagem, reunindo todos os eliminados pelo paredão, exceto Bruno Nogueira, Antônio Cara de Sapato e MC 👄 Guimê, com o primeiro ter decidido desistir do jogo e os dois últimos foram expulsos da competição.
Porém, essa dinâmica já 👄 foi usada na sétima temporada e na décima primeira temporada, ocasiões em que apenas um eliminado voltou para a disputa.
Também 👄 teve a volta do Paredão Reverso, onde o público vota para o participante permanecer no jogo e não para retirar, 👄 estratégia essa que já foi utilizada na décima nona temporada.
Até a vigésima terceira edição, o Big Brother Brasil já contou 👄 com 371 participantes oficiais.
Nota: Os participantes que entraram em duas edições foram contados apenas uma vez.
Ana Clara Lima & Ayrton 👄 Lima, que participaram da 18ª edição como se fossem um único participante, também foram contados apenas uma vez.
Além de participarem 👄 do Big Brother Brasil, alguns dos participantes passaram a competir em outros reality, game ou talent shows.
Os dados são providos 👄 pelo IBOPE e se referem ao público da Grande São Paulo.
Maior número de votos [ editar | editar código-fonte ]
Recordes 👄 do jogo [ editar | editar código-fonte ]
Maiores porcentagens para vencer [ editar | editar código-fonte ]
Menores porcentagens para vencer 👄 [ editar | editar código-fonte ]
Eliminados com menores porcentagens [ editar | editar código-fonte ]
Participante e Porcentagem Edição Ref.1 Vinicius 👄 Póvoa
3,73% para continuar 19 2 Marvvila
16,95% para continuar 23 3 Janaína dos Santos
33% para eliminar 11 4-5 Ana Marcela Alves
40% 👄 para eliminar 10 Alisson Guimarães
40% para eliminar 14 6 Emanuel Milchevski
43% para eliminar 18 7-9 Diogo Preto
44% para eliminar 11 👄 Felipe Basílio
44% para eliminar 8 João Almeida
44% para eliminar 14 10 Carla Diaz
44,96% para eliminar 21
Permanentes com maior percentual [ 👄 editar | editar código-fonte ]
Menores porcentagens eliminatórias [ editar | editar código-fonte ]
Maiores provas de resistência [ editar | editar 👄 código-fonte ]
Prêmios e indicações [ editar | editar código-fonte ]
Críticas e controvérsias [ editar | editar código-fonte ]
Veiculado em horário 👄 tardio, mas com chamadas durante toda a programação, o programa ensejou diversos debates acerca de seu conteúdo.
Segundo o professor de 👄 psicologia Valdeci Gonçalves da Silva, entretanto, o programa apresenta alguns aspectos positivos, pois demonstra que o confinamento produz situações alheias 👄 à realidade.
Para ele, o programa serve como um "laboratório" de apreciação da conduta.
Mas o professor ressalta que, "num país tão 👄 carente de cultura, o Big é um programa que, com tantos recursos investidos, não consegue passar algo mais instrutivo".[114]
Em 2002, 👄 o professor de ética jornalística da Faculdade Cásper Líbero, Eugênio Bucci, publicou contundente artigo em que equipara este reality show 👄 ao crime de sequestro, neste caso às avessas, uma versão circense do delito; para o educador, o programa é de 👄 mau gosto em todo o mundo, mas, no Brasil, chega a ser torpe.
Compara os participantes a bobos num confinamento prolongado, 👄 visando a um sucesso à custa da perda da privacidade e não por um talento, pela qualidade do raciocínio ou 👄 por uma obra.
Classifica-o como o mais deseducativo programa da televisão, porque passa valores como o de que a fama justifica 👄 qualquer humilhação e a conivência dos adultos face às crianças dá a estas a impressão de que o "circo" da 👄 exposição é um meio de ser alguém na vida.
Para o professor de ética todos [os participantes] demonstram um pantagruélico apetite 👄 pela fama.
Desejam mais evidência.
Há outras versões a caminho, você pode apostar, sempre com a mesma lógica: pela fama, tudo é 👄 sacrificável.[115]
Em janeiro de 2008, a revista Ilustrada, suplemento do jornal Folha de S.
Paulo, inquiriu três especialistas em educação e psicologia 👄 acerca do conteúdo do programa.
Estes afirmaram que não há qualquer conteúdo válido para crianças.
Existe exploração da sensualidade e que prejudicam 👄 a formação da criança, como afirmou Carlos Ramiro de Castro.
Para a professora de psicologia da educação, Maria Silvia Pinto da 👄 Rocha, o programa expõe as crianças à erotização precoce.[116]
Em 2011, a socióloga Silvia Viana Rodrigues defendeu casa de apostas boxe tese de doutorado 👄 na USP ao realizar uma análise dos reality shows enquanto espetáculos que proliferam rituais de sofrimento.
[117] Ela analisa tais rituais 👄 em vários produtos culturais de Hollywood e da televisão brasileira, com especial atenção ao Big Brother Brasil, maior reality do 👄 país.
[118][119] Ao investigar o caráter abertamente eliminatório e cruel do jogo[120], Silvia Viana aponta que tais características são passiveis de 👄 serem entretenimento - com engajamento ativo do público para seu funcionamento - porque tais processos de eliminação[121], competição, exclusão[122], da 👄 afirmação da guerra de todos contra todos[123], da autogestão e autocontrole pessoal através de habilidades socioemocionais[124], empreendedorismo[125], banalidade do mal[126], 👄 naturalização da tortura, a lógica de "batalha pela sobrevivência" e a incorporação de linguagem[127] e elementos nazistas[128] já fazem parte 👄 do cotidiano social contemporâneo, especialmente no trabalho em contextos neoliberais[129][119].
Posteriormente a tese foi publicada como livro.[130]
Em 2012, foi desenvolvida uma 👄 extensão para o Google Chrome para bloquear publicações sobre o programa nas redes sociais.
[131][132] O engenheiro de software Luís Cesar 👄 Coimbra ouviu de diversos pessoas a demanda para a criação do filtro nas vésperas da 12ª edição do BBB em 👄 2012, e resolveu implementá-lo durante o início do programa.[133][134]
Em 2007, o programa liderou o 13º ranking "Quem Financia a Baixaria 👄 é Contra a Cidadania", que é formado por denúncias de telespectadores e pelo Comitê de Acompanhamento da Programação (CAP), onde 👄 estão como representantes mais de 60 entidades que assessoram a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados 👄 para criar a lista com o "Ranking da Baixaria na TV".
[135] O programa liderou novamente os rankings 14º[136] e 17º.[137]
Durante 👄 a temporada corrente, o Big Brother Brasil exibe programas derivados e boletins, complementando a atração habitual do horário nobre da 👄 TV Globo.
O Multishow transmite semanalmente o A Eliminação, com os melhores momentos da semana e uma entrevista com o eliminado 👄 da vez.
O canal por assinatura já exibiu o Nem Big, Nem Brother, um humorístico com os vídeos dos participantes não 👄 selecionados para o reality-show.[138]
A Globo e o GShow exibem as seguintes atrações durante a temporada:
Rede BBB (anteriormente chamado de De 👄 Olho no Big Brother Brasil e Selfie BBB) é um programete exibido desde o início do Big Brother Brasil em 👄 2002, diariamente, nos intervalos da TV Globo durante os meses de exibição do reality show.
Nos programetes, que são geralmente curtos 👄 e exibidos mais de uma vez por dia durante a programação da emissora, os repórteres costumam mostrar enquetes nas ruas, 👄 as torcidas nos dias de eliminação e flashes ao vivo da casa do BBB, principalmente durante as festas.
Desde 2017, o 👄 programete também virou um spin-off exibido no site e redes sociais oficiais do programa, bem como no Globoplay, onde os 👄 repórteres realizam boletins e plantões diários, bate-papo com o eliminado da semana nas terças-feiras, e uma mesa-redonda nas quintas-feiras com 👄 a participação de ex-participantes do reality show e personalidades da TV e da internet para comentarem os principais acontecimentos da 👄 casa, além de contarem com a interação do público nas redes sociais.
O Plantão BBB é um boletim extraordinário do programa, 👄 que foi introduzido durante a reta final do Big Brother Brasil 21, inicialmente como um programa de 15 minutos, antecedendo 👄 a Sessão da Tarde, apresentado por Ana Clara Lima, onde era exibido um pequeno resumo do que estava acontecendo na 👄 casa, além de contar com flashes ao vivo da edição e entrevistas com eliminados e convidados.
A atração também tinha alguns 👄 comentaristas fixos como as influencers Pequena Lo e Tia Má.[139]
Devido a baixa audiência em casa de apostas boxe única edição, o formato foi 👄 extinto na TV aberta, mas permanece no Gshow com o nome Fora da Casa, e a partir do Big Brother 👄 Brasil 22 passou a ser um boletim esporádico sem apresentador, indo ao ar durante os intervalos comerciais da TV Globo, 👄 com flashes ao vivo de um minuto da Prova do Líder (se for de resistência) ou com a transmissão da 👄 leitura da mensagem do Big-Fone (a partir do Big Brother Brasil 23).
[140] O último momento em questão já foi utilizado 👄 no BBB 21, antes do Plantão se tornar fixo na grade, como uma estratégia de contra-programação na disputa contra a 👄 Final da Copa Libertadores da América de 2020, transmitida pelo SBT.[141]
Cinema do Líder [ editar | editar código-fonte ]
Cinema do 👄 Líder Big Brother Brasil Informação geral Formato Duração variável País de origem Brasil Idioma original português Exibição Emissora original TV 👄 Globo Formato de exibição 1080i (HDTV) Transmissão original 26 de janeiro de 2022 - presente Temporadas 2
Cinema do Líder é 👄 uma sessão de cinema exibida desde 26 de janeiro de 2022, durante a exibição do Big Brother Brasil 22 e 👄 posteriormente no Big Brother Brasil 23.
No programa, o filme que estava sendo assistido pelo líder da semana e seus convidados 👄 dentro da casa na segunda-feira, é exibido na TV Globo, nas noites de quarta-feira, após o programa do dia.[142]
A sessão 👄 foi criada para cobrir a lacuna deixada pelo adiamento da transmissão da série Filhas de Eva, que foi movida para 👄 o segundo semestre por falta de anunciantes.
[143] Na estreia estreia de casa de apostas boxe primeira temporada foi exibido o filme Escape Room 👄 - o Jogo.
[144][145] Seu último filme, em 2022, foi Assalto ao Banco da Espanha.[146]
Em 2023, o primeiro filme exibido foi 👄 Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw.
[147] O último da temporada, foi John Wick 3 - Parabellum.[148]
Fora da Casa e Bate-Papo 👄 BBB [ editar | editar código-fonte ]
Fora da Casa é um programa de televisão exibido pelo Gshow em 20 de 👄 janeiro de 2022, com apresentação da ex-BBB Ana Clara Lima.
É transmitido ao vivo todas as quintas-feiras, após o término do 👄 programa na TV Globo, recebendo convidados para falar sobre o BBB, além de mostrar conteúdo exclusivo.[149]
Bate-Papo BBB é um programa 👄 de televisão exibido pelo Gshow e pelo Globoplay desde 25 de janeiro de 2022, com apresentação da influenciadora digital e 👄 ex-BBB Rafa Kalimann.
É transmitido ao vivo todas as terças-feiras, após o término do programa na TV Globo, recebendo convidados para 👄 falar sobre o BBB e o primeiro contato com o eliminado da semana, mostrando conteúdos exclusivos da vivência do participante 👄 na casa, além do acolhimento para as primeiras prospecções externas do participante após o fim do jogo.
Capa oficial do jogo.
Big 👄 Brother Brasil: O Jogo [ editar | editar código-fonte ]
Em 2003, o reality-show ganhou um jogo produzido pelo estúdio paranaense 👄 Continuum.
[150][151][152] Big Brother Brasil: O Jogo era um game para computadores e tinha um estilo semelhante ao The Sims.
Nele, o 👄 usuário escolhia entre 12 perfis disponíveis e disputava as tarefas como se estivesse no programa.[150]
My Big Brother [ editar | 👄 editar código-fonte ]
Em 2005, na quinta edição do programa, foi lançado o My Big Brother, um jogo para telefones celulares.
[151][152] 👄 O game era baseado no Tamagotchi, onde o jogador escolhia um participante e cuidava de tarefas como alimentação e higiene.
A 👄 produção do game ficou a cargo do estúdio Meantime.[151]
Big Game BBB [ editar | editar código-fonte ]
Durante a 22ª edição 👄 foi lançado o Big Game BBB, um jogo virtual gratuito da Globo em que os fãs do reality podiam palpitar 👄 sobre as dinâmicas da semana e ver quem se saía melhor nas apostas.
Tinha como inspiração o Cartola FC, outro produto 👄 da Globo.[152]
Esta é uma galeria dos logotipos já utilizados para o programa, desde a estreia:
Galeria de logotipos2002 a 20062007 a 👄 20112012201320142015201620172018 a 20192020202120222023Notas