Nota: Para o jogo de 2024, veja Para o jogo de 2024, veja Call of Duty: Modern Warfare II
Call of 😊 Duty: Modern Warfare 2[1] é um jogo eletrônico de tiro em casa de apostas com primeira pessoa desenvolvido pela Infinity Ward e distribuído 😊 pela Activision para as plataformas Microsoft Windows, PlayStation 3 e Xbox 360.[2] Anunciado oficialmente em casa de apostas com 11 de fevereiro de 😊 2009,[3] foi lançado mundialmente em casa de apostas com 10 de novembro de 2009.[4]
É o sexto lançamento relacionado à série Call of Duty,[5] 😊 sendo uma sequência direta de Call of Duty 4: Modern Warfare, trazendo uma continuação da história desenvolvida em casa de apostas com seu 😊 predecessor.[3] Foi lançado em casa de apostas com conjunção com dois outros jogos da série: Call Of Duty: Modern Warfare: Mobilized, para Nintendo 😊 DS,[6] e Call of Duty: Modern Warfare: Reflex, uma versão portátil de Call of Duty 4 adaptada pela Treyarch para 😊 o console Wii.[7]
O jogo é situado cinco anos após os eventos em casa de apostas com Call of Duty 4. O modo campanha 😊 é dividido entre o grupo contra-terrorista multi nacional Task Force 141, que tem a missão de eliminar o ultranacionalista Vladimir 😊 Makarov, e uma tropa de Rangers, com a tarefa de defender os Estados Unidos de uma invasão russa. Entre os 😊 cenários do jogo estão o Afeganistão, o Rio de Janeiro, a Sibéria e Washington D.C..
Modern Warfare 2 foi aclamado pela 😊 crítica especializada, obtendo uma média de 94% de aprovação no Metacritic, com os elogios direcionados principalmente a seu complexo componente 😊 multiplayer. Em casa de apostas com suas primeiras 24 horas de lançamento, o jogo vendeu aproximadamente 4.1 milhões de cópias ao redor do 😊 mundo em casa de apostas com um único dia e arrecadando US$ 401 milhões de dólares.[8].
Segundo o Guinness World Records, Modern Warfare 2 😊 teve o lançamento mais bem sucedido de todos os tempos na indústria do entretenimento (até 2013), batendo o recorde de 😊 vendas no primeiro dia, pertencente até então a Grand Theft Auto IV.[9]
Similiar a versões anteriores da série Call of Duty, 😊 o jogador assume o papel de diferentes personagens durante a campanha single player, mudando de perspectiva de acordo com a 😊 evolução da história.
Cada missão apresenta uma série de objetivos que são mostrados na tela do jogo, determinando a direção e 😊 a distância de tais objetivos. As tarefas variam em casa de apostas com cada missão, como o jogador alcançar um determinado checkpoint, eliminar 😊 inimigos em casa de apostas com locais específicos, permanecer em casa de apostas com um local para defender um objetivo ou plantar cargas explosivas em casa de apostas com 😊 instalações inimigas. O jogador é acompanhado por tropas aliadas, que não podem receber ordens. Laptops que contém dados de inteligência 😊 inimiga aparecem durante as fases, e devem ser coletados para ativar diversos extras no jogo.
Durante a campanha single-player, o jogador 😊 controla cinco personagens diferentes de uma perspectiva em casa de apostas com primeira pessoa. Durante a maior parte do jogo, assume-se o papel 😊 do Primeiro Sargento Gary "Roach" Sanderson, membro de um grupo de operações especiais multi nacional conhecido como Task Force 141.[10] 😊 O jogador entretanto começa como o primeiro-soldado raso Joseph Allen, um Ranger do exército americano estacionado no Afeganistão que posteriormente 😊 torna-se um agente secreto da CIA sob o codinome de "Alexei Borodin". O soldado James Ramirez, membro do 75° Regimento 😊 de Rangers estacionado nos Estados Unidos, serve como o personagem jogável durante a defesa da costa leste dos Estados Unidos 😊 contra uma invasão russa. "Soap" MacTavish retorna como personagem não-jogável durante a maior parte de Modern Warfare 2, situação que 😊 é revertida nas últimas três missões. Nos cinco anos que se passaram desde Call of Duty 4, ele foi promovido 😊 ao posto de capitão no Serviço Aéreo Especial, e agora comanda grande parte da Task Force 141 e suas operações 😊 de campo, agindo como oficial superior de Sanderson.[11] O jogador também assume brevemente o papel de um astronauta anônimo na 😊 Estação Espacial Internacional durante uma AVE, momentos antes da destruição da estação.[12]
Diversos personagens não-jogáveis desempenham papéis proeminentes na história. Como 😊 mencionado, o capitão MacTavish aparece durante grande parte do jogo e serve como mentor e oficial superior de Roach (papel 😊 similar ao desempenhado pelo Capitão Price em casa de apostas com relação a MacTavish em casa de apostas com Call of Duty 4). O próprio Capitão 😊 Price também retorna para ajudar a Task Force 141 depois que MacTavish, Roach e outros soldados o resgatam de um 😊 gulag russo. Outro integrante principal da equipe é Simon "Ghost" Riley, que cobre seu rosto com uma balaclava pintada com 😊 uma caveira.[13] O sargento Foley, inicialmente líder do esquadrão de Rangers de Joseph Allen no Afeganistão, com o desenvolver da 😊 história torna-se líder do esquadrão de James Ramirez nos Estados Unidos. Nikolai, o informante russo de Call of Duty 4, 😊 retorna como um piloto mercenário para auxiliar a Task Force 141 em casa de apostas com diversas ocasiões. O general Shepherd é o 😊 comandante tanto da Task Force 141 quanto dos Rangers, tornando-se o principal antagonista ao trair os integrantes da Task Force 😊 perto do fim do jogo. O terrorista ultranacionalista Vladimir Makarov, antigo aliado de Imran Zakhaev (o vilão de Call of 😊 Duty 4), serve como o principal antagonista durante grande parte da história.[12]
Modern Warfare 2 começa cinco anos depois da conclusão 😊 de Call of Duty 4. Apesar dos esforços dos Marines e da SAS, os Ultranacionalistas acabaram conseguindo o controle da 😊 Rússia, declarando Imran Zakhaev um herói e mártir, erguendo na Praça Vermelha uma estátua em casa de apostas com casa de apostas com homenagem. Enquanto isso, 😊 Vladimir Makarov, um dos antigos tenentes de Zakhaev, começa uma campanha contra a Europa, cometendo vários atos de terrorismo.[12]
O jogo 😊 começa no Afeganistão, com o primeiro-soldado raso dos Rangers Joseph Allen ajudando a tomar uma cidade do controle dos insurgentes. 😊 Impressionado com as habilidades de combate de Allen, o general Shepherd recruta-o para fazer parte da Task Force 141, uma 😊 unidade contra-terrorista multinacional sob seu comando. Enquanto isso, dois integrantes da Task Force 141, o capitão "Soap" MacTavish e o 😊 Primeiro Sargento Gary "Roach" Sanderson, escalam uma montanha do Tian Shan para se infiltrar em casa de apostas com uma base aérea do 😊 Cazaquistão e recuperar um módulo ACS de um satélite derrubado. Allen é posteriormente enviado em casa de apostas com uma missão secreta para 😊 a CIA na Rússia sob o codinome de "Alexei Borodin", unindo-se a Makarov em casa de apostas com um massacre de civis no 😊 Aeroporto Internacional Zakhaev em casa de apostas com Moscou. Na conclusão do ataque é revelado que Makarov está ciente da identidade de Allen, 😊 e antes de fugir ele o mata para expor casa de apostas com identidade, levando as autoridades russas a acreditar que os Estados 😊 Unidos foram responsáveis pelo atentado.[12]
Indignada pelo que acredita ser um ato terrorista orquestrado pelos EUA, a Rússia retalia lançando um 😊 gigantesco ataque surpresa contra os Estados Unidos depois de ultrapassar seus primeiros sistemas de alerta, revelando que o módulo ACS 😊 recuperado por MacTavish e Sanderson já havia sido decodificado, comprometendo a defesa do país. É iniciada a 3° Guerra Mundial. 😊 O sargento Foley lidera seu esquadrão de Rangers, incluindo o soldado James Ramirez, na defesa de um subúrbio no nordeste 😊 de Virginia contra o ataque russo. Eles então seguem para uma Washington devastada pela guerra, onde mais forças americanas lutam 😊 uma batalha desesperada contra os russos pelo controle da capital do país.[12]
Enquanto isso, a Task Force 141 começa a busca 😊 por evidências que incriminem Makarov como o planejador do massacre no aeroporto. As pistas levam ao Rio de Janeiro, onde 😊 a Task Force investiga um contato de Makarov, o contrabandista de armas Alejandro Rojas. Descobre-se então que o principal inimigo 😊 de Makarov está aprisionado em casa de apostas com um gulag russo a oeste de Petropavlovsk, na Península de Kamchatka. Como consequência, a 😊 Task Force 141 ataca a prisão e consegue libertar o prisioneiro, que acaba por ser o capitão Price. Price concorda 😊 em casa de apostas com ajudar a rastrear Makarov, posteriormente ignorando as ordens de Shepherd e passando a agir por conta própria, levando 😊 a Task Force 141 a atacar um porto russo e tomar controle de um submarino nuclear. Price usa o submarino 😊 para lançar um míssil balístico intercontinental contra Washington, o programando para explodir na atmosfera, destruindo a Estação Espacial Internacional, mas 😊 poupando a cidade de ser completamente arrasada. O pulso eletromagnético resultante inutiliza os veículos e equipamentos eletrônicos tanto das forças 😊 americanas quanto das russas. Ramirez e seu esquadrão descobrem então que a Força Aérea, pensando que os russos tomaram a 😊 cidade, planeja uma série de ataques aéreos; a única maneira de abortar a operação é acender foguetes de sinalização no 😊 topo da Casa Branca (no jogo sempre referida como "Whiskey Hotel", códigos das letras "W" e "H" — de "White 😊 House" — no alfabeto fonético da OTAN) e outros prédios importantes que estão sob controle russo. Ramirez e seu esquadrão 😊 lutam para chegar ao telhado da Casa Branca e conseguem acender os foguetes no último instante, evitando o ataque aéreo. 😊 Fogos de sinalização são acesos em casa de apostas com outros pontos da capital, indicando que a cidade voltou a ser controlada pelos 😊 americanos.[12]
Reduzindo os esconderijos de Makarov a dois locais distintos, a Task Force 141 decide separar suas forças. Os capitães Price 😊 e MacTavish viajam para um cemitério de aviões no Afeganistão, enquanto Roach e Ghost atacam uma casa-forte na Cordilheira do 😊 Cáucaso. A equipe consegue obter informações vitais de inteligência nos computadores inimigos, mas ao alcançarem o ponto de resgate, Ghost 😊 e Sanderson são traídos e assassinados por Shepherd, que rouba as informações para fazer parecer que foi ele o responsável 😊 por casa de apostas com aquisição. Enquanto isso, Price e MacTavish ficam cientes da traição de Shepherd ao escaparem de uma armadilha com 😊 a ajuda de Nikolai. Depois de conseguir contactar Makarov e descobrir a localização de Shepherd, Price e MacTavish decidem se 😊 vingar em casa de apostas com uma última e suicida missão. Durante casa de apostas com invasão Shepherd tenta escapar, dando início a uma longa perseguição 😊 de bote.[12]
Shepherd parece ter escapado quando é resgatado por um helicóptero Sikorsky MH-53. No entanto, Price consegue derrubar a aeronave 😊 a tiros momentos antes dele e MacTavish serem engolidos por uma cachoeira. Após se recuperar da queda e do quase 😊 afogamento, MacTavish, gravemente ferido, saca casa de apostas com faca e vai até a aeronave abatida. Ele mata os dois pilotos e persegue 😊 Shepherd. Ao tentar atingir Shepherd, este bloqueia o ataque, toma a faca e o golpeia. O general prepara-se para executá-lo 😊 com seu revólver, enquanto se lembra da bomba nuclear que vitimou 30 000 de seus soldados 5 anos antes, mas 😊 é atacado por Price. Os dois começam a lutar, enquanto MacTavish esforça-se para arrancar a faca de seu tórax. Ele 😊 finalmente consegue, aponta a faca em casa de apostas com direção a Shepherd e a lança, matando-o. A tela começa a escurecer, dando 😊 a entender que Soap achava que Price morreria na luta contra Shepherd e começa a sucumbir a seus ferimentos, quando 😊 ele vê Price acordar e ir em casa de apostas com casa de apostas com direção. Price tenta tratar os ferimentos de MacTavish, enquanto Nikolai chega 😊 de helicóptero para resgatá-los. Ele avisa que os dois serão perseguidos, mas Price insiste que MacTavish receba atendimento médico. Nikolai 😊 então menciona que conhece um lugar seguro para ir.[12]
De acordo com relatórios de vendas preliminares da Activision, aproximadamente 4.7 milhões 😊 de cópias de Modern Warfare 2 foram vendidas nos Estados Unidos e Reino Unido nas primeiras 24 horas de seu 😊 lançamento. O lucro total do primeiro dia de vendas nos EUA e Reino Unido foi de 310 milhões de dólares, 😊 fazendo de Modern Warfare 2 o maior lançamento de um item de entretenimento na história, superando (em ganhos) Call of 😊 Duty 4 e Grand Theft Auto IV,[14][15] assim como outros produtos de mídias diferentes.[16][17] Após cinco dias de vendas, o 😊 jogo havia alcançado um lucro mundial na ordem de 550 milhões de dólares.[18]
Em 18 de janeiro de 2010, a marca 😊 de 1 bilhão de dólares em casa de apostas com vendas foi superada.[19]
A Activision também afirma que Modern Warfare 2 teve 8 milhões 😊 de usuários online nos primeiros cinco dias após o lançamento, constituindo o maior "exército" de jogadores no mundo.[20]
De acordo com 😊 o NPD Group, Modern Warfare 2 vendeu aproximadamente 4.2 milhões de unidades para Xbox 360 e 1.87 milhão de unidades 😊 para Playstation 3 nos EUA durante o mês de novembro de 2009.[21] No Japão, Modern Warfare 2 vendeu 64,000 cópias 😊 para Playstation 3 e 42,000 cópias para Xbox 360 em casa de apostas com casa de apostas com primeira semana de lançamento.[22] Posteriormente esse número subiu 😊 para 117,000 cópias para Playstation 3 e 61,000 para Xbox 360,[23] antes de alcançar 180,000 cópias para ambas as plataformas.[24]
A 😊 popularidade do jogo também refletiu na quantidade de cópias ilegais disponibilizadas em casa de apostas com sites de BitTorrent. Foram registradas 4.1 milhões 😊 de downloads da versão para PC, além de 970,000 para Xbox 360, fazendo deste o jogo mais pirateado de ambas 😊 as plataformas em casa de apostas com 2009.[25]