A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria
brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 🎉 de prognosticar
resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar
na Loteria sem Perder 🎉 a Esportiva do diretor J.B. Tanko em casa de apostas com bônus de cadastro 1971.
Um bilhete da
Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 🎉 e 26 de novembro de 1972.
A
Loteca foi regulamentada no Brasil em casa de apostas com bônus de cadastro 25 de março de 1970[1] e realizada 🎉 desde 19
de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio
fixo de duzentos mil 🎉 cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.[2] O jogo número
1 foi um Fla-Flu.[3] As vendas de apostas foram feitas 🎉 em casa de apostas com bônus de cadastro 48 barracas
improvisadas.[3] Testes em casa de apostas com bônus de cadastro São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras
cidades, no mesmo fim 🎉 de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário
acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
🎉 Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando
todas as colunas são marcadas em casa de apostas com bônus de cadastro uma 🎉 linha), mas ninguém chegou a fazer os treze
pontos[5] — as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer 🎉 os treze pontos. Oito
apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada
um recebendo cerca 🎉 de dez mil cruzeiros novos.[4] Outras rodadas experimentais foram
realizadas em casa de apostas com bônus de cadastro 3 de maio, também na Guanabara, e em 🎉 casa de apostas com bônus de cadastro 17 de maio, em casa de apostas com bônus de cadastro São
Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em casa de apostas com bônus de cadastro 7 de
junho, 🎉 que foi também a primeira vez em casa de apostas com bônus de cadastro que foram acertados treze pontos.[6] O
futebol já era febre no país, 🎉 antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado sua
terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas 🎉 de apostas.[7] O jogo mínimo
custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros
🎉 novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma
máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, 🎉 para furar dois cartões, um dos quais
ficaria como comprovante com o apostador.[2] Ao final de todos os jogos de 🎉 domingo, um
computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em casa de apostas com bônus de cadastro "apenas" dezessete
minutos, de acordo com a revista 🎉 Placar.[2] O computador seguia lendo cartão por cartão
até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser 🎉 rateado)[8] e, então
passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir
daí 🎉 seguia o mesmo processo, em casa de apostas com bônus de cadastro busca de cartões com onze, doze e, eventualmente,
treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de 🎉 cada bolão era feita pela agência Sport Press,
contratada pela Caixa.[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a
diferença 🎉 de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas
parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times 🎉 pequenos;
Clássicos locais
ou regionais. [ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado
Medeiros, no teste número 5 🎉 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.[11]
Em casa de apostas com bônus de cadastro um teste que terminou com oito empates ele foi 🎉 o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois 🎉 da Copa do
Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre
os times participantes, 🎉 e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que
fazia com que muitos esperassem mais um pouco para 🎉 ter uma ideia melhor de como estavam
as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho 🎉 o
prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.[3] Para o
teste seguinte, as 🎉 apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os
treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 🎉 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria
era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a
mais otimista 🎉 das expectativas": mesmo com vendas em casa de apostas com bônus de cadastro apenas seis estados, já
haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 🎉 embora as previsões iniciais
tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve
efeitos colaterais, 🎉 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam
prejudicados pelas longas filas em casa de apostas com bônus de cadastro casas 🎉 lotéricas, que obstruíam as portas de
outras lojas, no período em casa de apostas com bônus de cadastro que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as
🎉 apostas.[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de
casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas 🎉 e eliminar a necessidade de
preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do
cartão, 🎉 como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país
inteiro em casa de apostas com bônus de cadastro 1972.[3] O sucesso 🎉 fez com que a loteria passasse a ser mencionada em
casa de apostas com bônus de cadastro filmes e contos, além de ter dado fama a 🎉 professores de matemática que faziam
cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra
inesperada no 🎉 jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário
da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da 🎉 Loteca, do então estado da
Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo
este 🎉 jogo, em casa de apostas com bônus de cadastro que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o
Juventus vinha de cinco derrotas nas 🎉 cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo
placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de 🎉 mais de 11,6 milhões
de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no
fim do ano, devido 🎉 ao recesso do futebol brasileiro.[14] A partir de 1974, entretanto,
jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em 🎉 setembro de 1975, o
goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou
sozinho um 🎉 prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da
Loteca e do mundo, em casa de apostas com bônus de cadastro concursos 🎉 de prognósticos".[15]
Foi em casa de apostas com bônus de cadastro 1978 que surgiu
um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical
🎉 da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.[16] No
ano seguinte, as vendas semanais 🎉 chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que
só tinha sido alcançado após um ano de vendas.[3] A Caixa 🎉 já tinha tomado medidas para
diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria
Esportiva [ editar 🎉 | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então
diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 🎉 de projetos especiais
e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas
coincidências quando poucas pessoas 🎉 ganhavam em casa de apostas com bônus de cadastro um teste.[17] A pedido de Milton,
Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas 🎉 o pedido foi negado, com
a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi
promovido 🎉 a seu posto. Ainda com as suspeitas em casa de apostas com bônus de cadastro relação à Loteria Esportiva, todo
o fim de mês provocava a 🎉 redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria
Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.[19] Em casa de apostas com bônus de cadastro outra viagem 🎉 a Brasília, pediu
novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego
colocava jogo triplo em casa de apostas com bônus de cadastro partida 🎉 que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians ×
Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR ×
🎉 Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo. Não é possível. Eles cravam triplo em
casa de apostas com bônus de cadastro jogo fácil e seco para jogo 🎉 difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando
comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a
empreitada: 🎉 Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número
648, de 22 de outubro 🎉 de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com
denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva 🎉 é séria até a
bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.[21] Nenhum dos 125
denunciados, entre jogadores, 🎉 dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi
preso. O gerente de Loterias da Caixa em casa de apostas com bônus de cadastro 1989, Juarez José de Lima, 🎉 garantiu à
época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu
credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A 🎉 criação da Loto e da Sena também
contribuíram para a decadência da loteria.[5] Em casa de apostas com bônus de cadastro dezembro de 1987, a forma 🎉 de
apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os
treze primeiros para ter direito a 🎉 um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos
também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.[5]
🎉 A loteria ganhou o apelido de "Gorda".[5] Na época da mudança a arrecadação despencou
para um décimo do que a 🎉 loteria arrecadava na casa de apostas com bônus de cadastro melhor fase.[5] A média de apostas
semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número 🎉 que cairia no fim dos anos
1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de
🎉 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já
era um apelido 🎉 consagrado.[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar
prejuízo.[5] O número dos concursos também foi zerado, 🎉 começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de
acertar 🎉 os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um
dos treze jogos acertados além 🎉 dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.[5] Mas a
maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com 🎉 palpites
duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio
maior. A aposta mínima é de três 🎉 reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.296
reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas 🎉 de acertar catorze pontos
com o jogo mínimo são de uma em casa de apostas com bônus de cadastro 2 391 485.
A Loteca está, atualmente,
arrastando-se 🎉 no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos
atrás. No teste 256, de março de 2007, 🎉 a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu
novo formato, quando, em casa de apostas com bônus de cadastro uma rodada "lógica", 7 792 🎉 apostadores fizeram os catorze
pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais — quem fez treze pontos levou oitenta
centavos.[23] 🎉 Em casa de apostas com bônus de cadastro 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza
ajuda aos cofres dos clubes das séries A, 🎉 B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade
de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de
🎉 acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em casa de apostas com bônus de cadastro 2.391.485
13 placares: 1 chance em casa de apostas com bônus de cadastro
85.410