sao carlos agora esporte.
João Soares Lopes de Moura (Caxambu, 16 de Agosto de 1926 - Rio de Janeiro, 1 de 🌞 Dezembro de 2010) foi um engenheiro agrícola, professor catedrático e político brasileiro.
Fundador e Secretário do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e 🌞 vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Guanabara (ALERJ).
Durante o mandato do governador do estado, foi secretário estadual dos Assuntos 🌞 Municipais e prefeito de Cabo Frio.
Exerceu ainda, durante esse período, o cargo de vice-presidente do Estado de Minas Gerais.
Filho de 🌞 José Coelho de Moura e de Matilde Soares de Moura.
Iniciou no seu estudos agrícolas
no Colégio Militar do Realengo, atual município 🌞 do Rio de Janeiro, ingressando no curso de Engenharia Civil no ano de 1951.
No ano de 1952, foi para o 🌞 Piauí, onde formou-se engenheiro agronômico, no qual defendeu a tese sobre a viabilidade de um sistema de irrigação e de 🌞 esgotamento sanitário em áreas alagadas e semi-úmidas.
Com o auxílio do deputado federal José Eduardo Ribeiro, da coligação do Movimento Democrático 🌞 Brasileiro e do Partido Social Democrático, integrou a comissão formada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
De volta ao Piauí 🌞 em 1954, no contexto da Revolução de 1930, filiou-se aos
verdes revolucionários e participou do movimento sindical.
Em novembro de 1930, elegeu-se 🌞 deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo exercido também o cargo de vice-presidente estadual da Assembleia Legislativa do Estado 🌞 (ALERJ).
Ocupou o cargo até março de 1931, ao se desincompatibilizar, em razão do afastamento do então presidente do partido, Luís 🌞 Augusto de França, de candidatar-se à presidência da república, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
No segundo mês do mandato de deputado 🌞 federal, em dezembro de 1935, foi escolhido pelo governador Eduardo Azeredo para ser ministro, e designado em outubro, por Azeredo.
Neste 🌞 período, foi presidente do Conselho
Municipal de Cabo Frio.
Nessa função, também integrou o Conselho Regional de Turismo do Rio de Janeiro 🌞 e visitou vários estados da região, incluindo o estado de São Paulo.
Também presidiu à Frente Parlamentar de Representação das Pessoas 🌞 na Câmara de Vereadores (FPRE-RJ) de 1943 a 1946, quando a ALERJ integrou a Comissão da Verdade e Reconciliação.
No final 🌞 da Segunda Guerra Mundial, participou da Campanha do Nordeste, da Guerra do Paraguai e da Guerra da Coreia, também no 🌞 âmbito de planejamento.
Também trabalhou sob o regime do Estado Novo, assumindo as funções administrativas do distrito de Volta Redonda, noRio 🌞 de Janeiro.
Além disso, em 1951 integrou a direção do Serviço Geológico do Exército (SGE) - Exército Geológico, com sede no 🌞 Distrito Federal.
Tornou-se advogado de direito privado aos anos 40, ano em que ingressou na carreira diplomática.
Em 1958, ingressou no serviço 🌞 diplomático junto à Embaixada do Brasil na África do Sul, em substituição ao professor João Soares Lopes de Moura, que, 🌞 por razões políticas e ideológicas, recusou-se assumir o cargo.
Em 1961, assumiu a embaixada brasileira no Panamá, cargo que exerceu até 🌞 dezembro de 1962, quando foi substituído pelo embaixador Paulo Sérgio Lima.
No mesmo ano, também
foi embaixador em Nova Iorque, junto ao 🌞 secretário-geral da Cruz Vermelha, Joseph Lazarini.
Em junho de 1964 foi chamado pela primeira vez à capital do governo brasileira sobre 🌞 a missão diplomática inter-juliar do cônsul italiano Mario Pololi num atentado aéreo no consulado francês.
Como delegado-presidente da Junta Consultiva do 🌞 Brasil em Londres, foi convidado a assumir a presidência da União Europeia entre 11 de abril de 1968 e 22 🌞 de março de 1970.
Este período coincidiu com o aniversário da independência do Brasil e ficou marcado ainda mais por ações 🌞 militares e políticas de apoio a movimentos de libertação nacional,
como os ocorridos no Golpe Militar de 1964.
Em 1970, assumiu, junto 🌞 ao general Ernesto Geisel, a presidência nacional do Conselho de Segurança do Brasil - o segundo governo do período.
Já em 🌞 1973 retornou ao Brasil, desta vez para assumir a Secretaria-Geral das Relações Exteriores do governo militar.
Regressou ao Brasil, porém, em 🌞 1978, assumindo depois o cargo de diretor e primeiro-ministro da Casa Civil.
Em 1980, foi nomeado ministro do Interior e Segurança 🌞 Social no governo João Figueiredo.
Em 1981, foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça para investigar a morte do deputado 🌞 federal Eduardo Azeredo.Em
1992, foi nomeado primeiro-secretário do Interior e Segurança, cargo que acumulou desde então com o de Presidente das 🌞 Conferências do Colégio Militar do Realengo.
Eleito por aclamação popular, assumiu o governo do Estado, em 1995, ano em que foi 🌞 reeleito.
Na eleição Neves em 2014, foi reeleito com 94,87% dos votos válidos.
Também, recebeu em 2014 a Medalha Anchieta do Rio 🌞 de Janeiro, outorgada pelos relevantes serviços prestados no Brasil.
João Soares Lopes de Moura faleceu em 1 de Dezembro de 2010, 🌞 em decorrência de uma doença que afe