Conteúdos
– Esportes de combate– Lógica interna– Lógica externaObjetivos
– Compreender a lógica interna dos esportes de combate
– Compreender a diferença entre 🔑 luta/combate e briga
1ª Etapa: Dimensão conceitual
Proposta de Trabalho:
O principal objetivo desse conteúdo é que os alunos vivenciem algumas práticas de 🔑 combate e familiarizem-se com conceitos relacionados a esse universo.
Dessa forma, é importante que a reflexão acerca da diferença entre os 🔑 conceitos de luta/combate e briga seja estimulada, fator que irá direcionar o assunto para a dimensão atitudinal que terá como 🔑 base um olhar crítico sobre a violência.
As lutas fazem parte dos conjuntos de atividades mais antigos da cultura corporal, foram 🔑 datadas em achados arqueológicos de até quinze mil anos.
De maneira geral, esportes de combate são modalidades que não possuem colegas 🔑 de time para disputar uma mesma luta, entretanto, o contato direto com o adversário se faz presente.
Em casa de apostas rivalo dinâmica, o 🔑 lutador tem como objetivo central vencer o oponente através de toques, desequilíbrios, imobilizações, exclusão de determinado espaço, contusões ou combinando 🔑 ações de ataque e defesa.
Exemplo: boxe,esgrima, jiu-jítsu, judô, karatê, sumô, taekwondo, etc.
(DARIDO; SOUZA JÚNIOR, 2013).
Ao apresentar o tema à classe, 🔑 solicite que anotem em seus cadernos as lutas que já praticaram ou ouviram falar.
Posteriormente, faça uma roda de discussão para 🔑 que apresentem suas anotações e, juntos, descubram as características semelhantes encontradas nas lutas citadas pelos estudantes, como por exemplo: ausência 🔑 de parceiros, contato direto com oponente, formas de vencer o adversário, regras, etc.
Procure saber se alguém pratica alguma luta, se 🔑 existem lugares na comunidade ou na cidade que possibilitam a prática.
Caso não tenham muitas referências sobre o assunto, fica então 🔑 como lição de casa que busquem por informações a respeito.
2ª Etapa: Dimensão procedimental
Para trabalhar na dimensão procedimental com os esportes 🔑 de combate, sugerimos a vivência de diferentes atividades que envolvem desequilíbrios, disputa de força e toque, para que os estudantes 🔑 possam apreciar a experimentação em atividades adaptadas e compreendam mais sobre a lógica interna.
Nesse momento, sugerimos atividades que façam alusão 🔑 às lutas.
A intenção é introduzir o tema para que seja retomado em anos posteriores de forma mais aprofundada, podendo ser 🔑 direcionado para uma modalidade específica.
É importante destacar aos estudante que, mesmo em jogos com formato mais lúdico, todos(as) são responsáveis 🔑 pela segurança de si e dos(as) colegas.
Abaixo, uma lista de atividades sugeridas:
Cocorinha: A turma será dividida em duplas.
Os(As) participantes deverão 🔑 ficar na posição de cócoras, uma de frente para a outra, e com as mãos entrelaçadas.
O objetivo é que uma 🔑 dupla tente desequilibrar a outra para que os(as) participantes saiam de suas posições (não podendo estender o joelho ou apoiar 🔑 outras partes do corpo no chão que não os pés).
A dupla que conseguir alcançar o objetivo, marca um ponto.
Após o 🔑 tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a).
Vale observar se 🔑 o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.
Mão a mão, com um pé só: Em duplas, os(as) 🔑 estudantes deverão se posicionar de modo que fiquem de mãos dadas e com apenas um pé no chão.
O objetivo é 🔑 desequilibrar o(a)oponente para que saia da posição, e assim, marcar um ponto.
Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, 🔑 pode-se dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a).
Importante observar se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar 🔑 no resultado da disputa.
Toque no ombro: Os(As) jogadores(as) deverão ficar em duplas, frente a frente, e tentar tocar o ombro 🔑 do(a) adversário, cada toque realizado contará um ponto.
Para fugir dos toques, os(as) integrantes podem abaixar, esquivar e proteger com as 🔑 mãos (sem agarrar), porém, não podem mover os pés do lugar.
Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se 🔑 dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a).
Observe se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado 🔑 da disputa.
Tira Fitinhas: Os(as)participantes receberão duas fitas cada e deverão prendê-las na cintura, de modo que fique pendurada.
Em duplas, o 🔑 objetivo será retirar as duas fitinhas do(a) adversário, mantendo-se em um espaço delimitado para cada dupla.
A pontuação se dará quando 🔑 um integrante da dupla tirar todas as fitinhas da dupla adversária.
Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se 🔑 dar o comando para que as duplas troquem de adversário(a).
Observe se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado 🔑 da disputa.
A demarcação do espaço pode ser feita com giz.
Pega o Pregador: Cada participante irá receber quatro pregadores de roupa 🔑 para que pendurem em suas roupas, na região do tronco.
Em duplas, terão como objetivo tirar o pregador da roupa do(a) 🔑 adversário, em um espaço delimitado para cada dupla.
A pontuação se dará quando uma dupla tiver retirado todos os pregadores da 🔑 dupla oponente.
Após o tempo estipulado para que o jogo aconteça, pode-se dar o comando para que as duplas troquem de 🔑 adversário(a).
Observem se o peso/tamanho de seu/sua oponente pode influenciar no resultado da disputa.
A demarcação do espaço pode ser feita com 🔑 giz.
Cabo de guerra: Divida a turma em duas equipes, procure equilibrar as forças para cada time distribuindo pessoas de peso 🔑 e tamanho semelhantes para lados opostos.
Utilizando uma corda grande, cada equipe ficará com uma das pontas da corda, o ponto 🔑 exato do meio da corda deverá ficar sobre uma marcação no chão.
Para ganhar, uma equipe deverá puxar a equipe adversária 🔑 até que ela ultrapasse totalmente a marca no chão.
Esse jogo é feito em equipe, diferente das modalidades de luta que 🔑 conhecemos, porém, mantém os demais princípios que configuram esportes de combate.
Ikindene: É uma brincadeira de luta da etnia indígena Kalapalo.
Indicamos 🔑 fazer esse jogo SOMENTE se a turma estiver consciente sobre a importância do cuidado consigo e com as outras pessoas, 🔑 de preferência num grupo onde essa noção de responsabilidade mútua tenha sido desenvolvido.
Trata-se de um jogo de contato mais intenso, 🔑 por isso, recomenda-se o uso de colchões ou tatâme.
A turma ficará em roda e duas pessoas por vez irão jogar.
Uma 🔑 de frente para outra, terão o espaço do jogo definido pelo tamanho da roda, formada pelas pessoas, próximas uma das 🔑 outras.
O objetivo do jogo é derrubar o(a) adversário(a), encostando no chão a parte de trás do tronco.
3ª Etapa: Dimensão atitudinal
Para 🔑 trabalhar essa dimensão, sugerimos que, em uma roda de conversa, o(a) professor(a) apresente aos estudantes imagens que ilustrem brigas e 🔑 lutas.
A partir disso, será solicitado que apontem quais imagens configuram briga e quais configuram luta, assim como a justificativa da 🔑 escolha, iniciando assim, uma discussão sobre a diferença entre luta a briga.
Segundo Rufino e Darido (2013)
Há também vários exemplos de 🔑 aplicação da dimensão atitudinal nas aulas de educação física na escola sobre a prática das lutas como: respeito ao companheiro, 🔑 diferenciação entre luta e briga, discussão de termos como "porrada", "massacre" e "guerra", discussões a respeito da hierarquia imposta à 🔑 algumas modalidades, questões relativa ao respeito aos limites do próprio corpo no que tange alguns golpes e posições de algumas 🔑 práticas, a ética necessária para não se utilizar os conhecimentos aprendidos com outras pessoas em outros ambientes, dentre outras possibilidades 🔑 (RUFINO; DARIDO, 2013, p.20).
Para finalizar o assunto, sugerimos a produção de um texto a respeito do que foi discutido, passando 🔑 por todas as dimensões do conhecimento.
Poderá ser utilizado como forma de avaliação desse bloco de aulas introdutórias a respeito do 🔑 tema.
Materiais Relacionados
1) Esse plano de aula faz parte de uma sequência pedagógica.
Para saber mais, procure por: "Classificação dos Esportes" e 🔑 "Esportes de Rede Divisória ou Parede de Rebote: Voleibol".
2) Para estratégias de como abordar esse tema nas aulas de educação 🔑 física, indicamos as seguintes leituras:DARIDO, S.C.; SOUZA JÚNIOR, O.M.
Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola.
Campinas: Papirus, 2013.RUFINO, L.G.B.; 🔑 DARIDO, S.C.
Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal.
Conexões: Campinas,v.11, n.1, 🔑 p.145-170.2013.
3) Previsão para aplicação: 3 aulas (50 min./aula)
4) Local da aula: quadra
5) Material utilizado: pregadores de roupa, fitas de tecido 🔑 e corda.
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