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Os esportes de precisão constituem uma categoria de esportes cujo principal objetivo é acertar um alvo a partir do lançamento ♣ de um determinado objeto.

Algumas características destes esportes são:

Existem dois tipos de alvos: o estático , que é fixo, e o ♣ móvel , que se desloca durante a partida.

, que é fixo, e o , que se desloca durante a partida.

Quanto ♣ ao número de jogadores, podem ser individuais , como a sinuca ou o tiro com arco, ou coletivos , como ♣ o curling.

, como a sinuca ou o tiro com arco, ou , como o curling.

Nos esportes de precisão, as competências ♣ fundamentais são a concentração e, sobretudo, a pontaria.

Exemplos de esportes de precisão1.Bocha

Existem evidências históricas de que modalidades semelhantes à bocha ♣ seriam praticadas há vários milênios no Egito, Grécia e Turquia.

A forma da bocha como a conhecemos hoje desenvolveu-se na Itália, ♣ onde foi criada, em 1983, a principal entidade organizadora do esporte, a Confederazione Boccistica Internazionale (CBI).

O esporte consiste em jogar ♣ as bochas (bolas) o mais próximo possível de um bolim (bola pequena) lançada previamente na cancha (quadra).

O adversário, por seu ♣ turno, deve tentar arremessar suas bolas ainda mais perto do bolim ou remover as bolas dos seus oponentes.

Vence o set ♣ (partida) quem tiver a bola mais próxima ao bolim.

O esporte pode ser praticado individualmente ou por equipes com até quatro ♣ jogadores.

Cada jogador ou equipe tem direito a quatro bochas por partida.

As canchas devem apresentar aproximadamente 30 metros de comprimento e ♣ quatro de largura.

2.Boliche

O boliche surgiu no século III, na Alemanha.

No entanto, existem indícios de que modalidades esportivas muito semelhantes seriam ♣ praticadas há aproximadamente sete mil anos no Egito e na Polinésia.

As regras atuais do boliche foram criadas em 1887, nos ♣ EUA, com a formação da National Bowling Association (NBA).

A dinâmica do esporte consiste em arremessar uma bola sobre uma pista ♣ para derrubar dez pinos alinhados em forma de triângulo na casa de apostas voucher extremidade.

Uma partida dura dez frames (rodadas) compostos por duas ♣ jogadas.

Quando todos os pinos são derrubados, ocorre o strike, que vale dez pontos.

Se o strike acontecer na primeira jogada do ♣ frame, o jogador ganha o direito de jogar mais duas bolas.

Vence o jogador ou equipe que derrubar mais pinos no ♣ final da partida.

Em meados do século passado, com o desenvolvimento das pistas mecânicas automatizadas e a transformação dos espaços destinados ♣ à prática esportiva em verdadeiros centros de entretenimento, o boliche viveu seu apogeu, transformando-se num esporte competitivo e recreativo de ♣ massas nos EUA.

3.Cornhole

O Cornhole ("buraco do milho" em português), também conhecido como Bag ("saco") ou "Jogo do saco de feijão" ♣ é um esporte de precisão surgido no século XIX nos EUA.

Muito popular na região Centro-Oeste estadunidense, o esporte costuma ser ♣ praticado recreativa e competitivamente em diversos espaços, como em parques, bares e universidades.

O jogo é praticado individualmente ou em duplas.

Cada ♣ equipe ou jogador tem direito a quatro sacos de 440g em cores diferentes, recheados com feijão ou milho, que devem ♣ ser lançados, alternadamente, em uma plataforma de madeira (top board) com um buraco.

A distância da linha de lançamento até a ♣ plataforma pode variar entre oito e dez metros, conforme a competição.

Os sacos que atingirem a plataforma e permanecerem sobre ela ♣ ganham um ponto.

Os sacos que não atingirem o top board não marcam pontos.

Os sacos que passarem pelo buraco recebem três ♣ pontos.

O competidor também pode, em seu lançamento, derrubar da plataforma o saco do adversário, impedindo-o de marcar pontos.

Vence a partida ♣ a equipe ou jogador que primeiro atingir a marca de 21 pontos.

4.Croquet

O croquet foi inventado por volta de 1830 na ♣ Irlanda, inspirado no golfe.

Ao longo do século XIX, foi um dos jogos recreativos prediletos da aristocracia inglesa, espalhando-se pelas colônias ♣ britânicas.

Seu momento de maior notoriedade ocorreu em 1900, quando foi incluído entre as modalidades olímpicas dos Jogos de 1900, em ♣ Paris, o que não voltou a se repetir.

O jogo, que pode ser disputado por duplas, trios ou equipes com até ♣ seis jogadores, consiste em golpear uma bola com um taco, de modo a conduzi-la por debaixo dos arcos espalhados pelo ♣ campo com o menor número de tacadas possível.

Atrás do primeiro arco e na frente do último, é colocada uma estaca, ♣ que também deve ser tocada com a bola.

Uma vez atingida a estaca, o jogador deve retomar o circuito dos arcos ♣ na direção oposta.

Os nove arcos são dispostos em forma de diamante duplo em um campo geralmente gramado e sem dimensões ♣ fixas.

A bola é feita de madeira ou material sintético e os tacos ou massas, de madeira.

5.Curling

O curling tem casa de apostas voucher origem ♣ na Escócia, no século XVI.

Entretanto, suas regras só foram escritas e oficializadas no século XIX, em 1838.

O esporte foi apresentado ♣ ao mundo pelos escoceses durante as Olimpíadas de Inverno de 1924, em Chamonix, França.

O jogo é disputado por dois times ♣ com quatro jogadores cada.

Para vencer a equipe adversária, o jogador deve empurrar uma pedra de granito maciço de 20 kg, ♣ conhecida como pedra do curling, em uma pista de gelo longa em direção a um alvo circular conhecido como house ♣ (casa).

O meio do house é conhecido como button (botão).

Enquanto um dos jogadores lança o disco em direção ao alvo, os ♣ outros jogadores deverão varrer a pista para que a pedra não tenha casa de apostas voucher trajetória desviada pelos pebbles (gotículas de água ♣ congelada na pista).

A pista de gelo tem 46 metros de comprimento e cinco metros de largura.

Cada house fica a 33 ♣ metros de distância uma da outra.

O jogo é composto por dez ends (rodadas) com um intervalo no final do quinto.

Em ♣ um end, cada um dos quatro jogadores tem direito a lançar dois discos ao alvo.

Eles começam no hack (ponto de ♣ partida da pista) e empurram a pedra, direcionando-a.

Os jogadores devem soltar a pedra antes da hogline.

Qualquer pedra que tocar os ♣ limites da pista ou passar da house estará fora da partida.

Para pontuar no curling, as pedras devem chegar à house.

Também ♣ pontua o time que tiver as pedras mais próximas do button.

Conheça mais sobre o Curling.

6.Dardos

O jogo de dardos é um ♣ esporte de precisão surgido na Inglaterra cuja origem remonta à Idade Média.

Não há informações exatas sobre quando ou onde teria ♣ surgido, mas costuma-se dizer que seria praticado por soldados nos intervalos das batalhas, quando treinariam a pontaria arremessando pedaços de ♣ flechas em troncos de árvores cortados ao meio.

Ao longo dos séculos, o esporte popularizou-se, sendo praticado recreativamente em bares no ♣ mundo inteiro, bem como em competições profissionais.

O jogo de dardos é um esporte individual.

Os dois adversários ficam separados por uma ♣ linha (oche) a 2,37 metros do alvo circular que tentam acertar com dardos.

Uma partida é composta por legs (rodadas) que ♣ variam de número conforme o torneio.

Em cada leg os jogadores têm direito a três arremessos.

Ambos os jogadores começam a partida ♣ com 501 pontos.

O atleta que zerar a pontuação primeiro vence a leg.

Ganha a partida aquele que conquistar o maior número ♣ de legs.

7.Golfe

A palavra "golfe" tem origem no inglês golf, que por seu turno deriva do alemão kolbe, que significa "taco".

O ♣ golfe surgiu na Escócia por volta de 1400.

As condições naturais da Escócia foram fundamentais para o desenvolvimento do golfe.

Nos grandes ♣ campos de vegetação rasteira eram feitos buracos e as bolas eram atiradas com tacos de madeira.

O golfe é um esporte ♣ praticado junto à natureza e comumente associado às classes mais abastadas.

Desde o início o objetivo do jogo é acertar a ♣ bola em vários buracos utilizando um taco.

Vence o jogo quem conseguir acertar todos os buracos com o menor número de ♣ tacadas.

Atualmente, o objetivo é acertar nove ou 18 buracos.

O campo mede entre 2500 e 5000 metros quadrados e possui diferentes ♣ situações de jogo: banco de areia, obstáculos com água (lago ou curso d'água), grama alta e grama-rasteira, rente ao chão.

Utilizam-se ♣ diferentes tacos para os diferentes momentos do jogo.

Normalmente, um golfista leva de três a cinco tacadas para acertar um buraco.

Quando ♣ o jogador acerta o buraco com apenas uma tacada, essa jogada é chamada de hole in one.

Trata-se de uma tacada ♣ perfeita, muito difícil de acontecer, e por isso mesmo costuma ser premiada em competições.

8.Shuffleboard

O shuffleboard é um esporte de precisão ♣ jogado individualmente derivado do jogo slide-groat, surgido na Inglaterra no século XV.

O primeiro clube do esporte foi formado em 1924, ♣ na Flórida, EUA, o St.

Petersburg Shuffleboard Club.

Quatro anos depois, os membros desse clube padronizaram as regras, consolidando a forma atual ♣ do shuffleboard.

O apogeu do esporte nos EUA, país onde se tornou mais popular, ocorreu em meados do século passado, quando ♣ chegou a contar com centenas de clubes e milhares de praticantes somente no estado da Flórida.

Entre as décadas de 1970 ♣ e 1990, o esporte sofreu com um período de decadência.

Nos últimos anos, entretanto, o shuffleboard voltou a conquistar alguma popularidade, ♣ caindo no gosto dos jovens saudosistas conhecidos como hipsters.

A dinâmica do jogo consiste em lançar discos com o auxílio de ♣ um taco, para que os mesmos deslizem sobre uma pista e parem na zona de pontuação, situada na outra extremidade ♣ da pista.

Para somar mais pontos, é permitido deslocar os discos adversários da zona de pontuação, que possui forma triangular e ♣ onde estão inscritas as pontuações (10, 8, 7 e -10).

O jogo é composto por oito frames (rodadas) nos quais os ♣ jogadores lançam quatro discos cada.

Vence a partida o jogador com o maior número de frames conquistados.

9.Sinuca

A sinuca é um esporte ♣ de precisão brasileiro de taco, mesa e bolas variante do bilhar britânico.

A palavra "sinuca", inclusive, deriva do inglês snooker.

O jogo ♣ é disputado por dois atletas (ou duas duplas), que buscam encaçapar as bolas coloridas nos seis buracos da mesa.

Os jogadores ♣ devem utilizar o taco para atingir a bola branca (tacadeira) que, por seu turno, empurrará as bolas coloridas nas caçapas ♣ (buracos).

As bolas devem ser encaçapadas obedecendo à ordem crescente de pontos: bola um, vermelha; bola dois, amarela; bola três, verde; ♣ bola quatro, marrom; bola cinco, azul; bola seis, rosa; bola sete, preta.

Após acertar uma bola no buraco, o jogador tem ♣ o direito de tentar encaçapar qualquer outra bola colorida.

Se acertar, é obrigado a voltar à bola da vez.

No início do ♣ jogo, as bolas são dispostas na mesa em um semicírculo chamado "D", em uma linha longitudinal e em duas transversais.

No ♣ final do jogo, vence aquele que obtiver mais pontos.

10.Tiro com arco

O tiro com arco é uma modalidade esportiva que surgiu ♣ nos primórdios da civilização como atividade relacionada à caça e à guerra.

No início da Idade Moderna, o uso bélico do ♣ tiro com arco deu lugar às armas de fogo, e a casa de apostas voucher prática, então, tornou-se esportiva.

O esporte integrou os Jogos ♣ Olímpicos de 1900 a 1920, com uma pausa nos jogos de 1912.

Retornou às Olimpíadas com a casa de apostas voucher configuração atual em ♣ 1972.

O objetivo do jogo é simples, porém nada fácil: acertar as flechas no centro de um alvo posto a 70 ♣ metros de distância.

No tiro com arco temos provas individuais ou em equipes de três arqueiros.

Na primeira fase da competição, os ♣ atletas que obtiverem o melhor resultado após 72 flechadas avançam para a fase seguinte.

O arqueiro, então, tem 40 segundos para ♣ atirar cada uma das suas seis flechas.

Nas finais, o atleta tem apenas 20 segundos para atirar três flechas.

A pontuação vai ♣ de um a dez conforme a proximidade do círculo central do alvo.

11.Tiro esportivo

Tiro esportivo é a denominação genérica dada a ♣ um conjunto de esportes competitivos praticados com armas de fogo ou de ar comprimido, como pistolas, rifles e espingardas.

Esses esportes ♣ surgiram no século XIII, em clubes de tiro alemães, e logo se espalharam pelo mundo.

Participam dos Jogos Olímpicos desde a ♣ casa de apostas voucher primeira edição moderna, em 1896.

Os jogos de tiro esportivo passaram por inúmeras transformações no último século, com a alteração, ♣ acréscimo e mesmo exclusão de modalidades.

Na última Olimpíada, as modalidades disputadas foram:

Rifle a 50 metros três posições (masculino e feminino)

Rifle ♣ de ar a 10 metros (masculino e feminino)

Pistola de fogo rápido a 25 metros (masculino) e Pistola a 25 metros ♣ (feminino)

Pistola de ar a 10 metros (masculino e feminino)

Skeet (masculino e feminino)

Trap (masculino e feminino)

No tiro esportivo, os atletas devem ♣ acertar alvos fixos ou móveis e somar pontos conforme a precisão dos seus disparos.

Dependendo das características da prova, o jogador ♣ dispara em alvos com distâncias entre dez, 25 ou 50 metros.

Os maiores medalhistas olímpicos em tiro esportivo são os EUA, ♣ China e Rússia.

O Brasil possui quatro medalhas: uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

A medalha de ouro ♣ de 1920 foi a primeira conquistada por um brasileiro numa Olimpíada, o tenente Guilherme Paraense.

Bibliografia:

BARRETO, Marcelo; FREITAS, Armando.

Almanaque Olímpico: Tudo ♣ o que você precisa saber sobre esportes e Jogos Olímpicos.

São Paulo: Leya, 2016.

Tudo o que você precisa saber sobre esportes ♣ e Jogos Olímpicos.

São Paulo: Leya, 2016.MASSA, Marcelo.

Iniciação aos esportes coletivos .

São Paulo: EACH/ USP, 2020..

São Paulo: EACH/ USP, 2020.NETO, Francisco ♣ P.M.

Marketing esportivo : o esporte como ferramenta do marketing moderno.

São Paulo: Bestseller, 2020.

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São ♣ Paulo: Bestseller, 2020.TURBINO, Manuel.O que é esporte.

São Paulo: Brasiliense, 2017.

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