A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 🍊 de prognosticar resultados de partidas de futebol.
Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar na Loteria sem Perder a 🍊 Esportiva do diretor J.B.Tanko em 1971.
Um bilhete da Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 e 26 de 🍊 novembro de 1972.
A Loteca foi regulamentada no Brasil em 25 de março de 1970[1] e realizada desde 19 de abril, 🍊 quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio fixo de duzentos mil cruzeiros novos e cem 🍊 mil bilhetes distribuídos.
[2] O jogo número 1 foi um Fla-Flu.
[3] As vendas de apostas foram feitas em 48 barracas improvisadas.
[3] 🍊 Testes em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades, no mesmo fim de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era 🍊 necessário acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
Durante a fase experimental, era possível até 🍊 marcar treze palpites triplos (quando todas as colunas são marcadas em uma linha), mas ninguém chegou a fazer os treze 🍊 pontos[5] - as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer os treze pontos.
Oito apostadores foram premiados com doze 🍊 pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada um recebendo cerca de dez mil cruzeiros novos.
[4] Outras rodadas experimentais foram 🍊 realizadas em 3 de maio, também na Guanabara, e em 17 de maio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, 🍊 os bolões começaram em 7 de junho, que foi também a primeira vez em que foram acertados treze pontos.
[6] O 🍊 futebol já era febre no país, antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado casa dos palpites terceira Copa do Mundo, o 🍊 que gerou muitas filas nas casas de apostas.
[7] O jogo mínimo custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo 🍊 com um triplo custava três cruzeiros novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma máquina manual 🍊 da IBM, chamada Port a Punch, para furar dois cartões, um dos quais ficaria como comprovante com o apostador.
[2] Ao 🍊 final de todos os jogos de domingo, um computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em "apenas" dezessete minutos, 🍊 de acordo com a revista Placar.
[2] O computador seguia lendo cartão por cartão até encontrar um com nove pontos (o 🍊 mínimo para o prêmio ser rateado)[8] e, então passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum 🍊 com dez; a partir daí seguia o mesmo processo, em busca de cartões com onze, doze e, eventualmente, treze pontos.[9]
A 🍊 escolha dos jogos de cada bolão era feita pela agência Sport Press, contratada pela Caixa.
[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, 🍊 desde que a diferença de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas parecidas;
Times grandes jogando fora 🍊 de casa contra times pequenos;
Clássicos locais ou regionais.[ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado Medeiros, no 🍊 teste número 5 (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.
[11] Em um teste que terminou com oito empates 🍊 ele foi o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro 🍊 depois da Copa do Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre os times 🍊 participantes, e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que fazia com que muitos esperassem mais um pouco 🍊 para ter uma ideia melhor de como estavam as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou 🍊 sozinho o prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.
[3] Para o teste seguinte, 🍊 as apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 🍊 175 ganhadores.[3]
Após um ano a loteria era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a mais 🍊 otimista das expectativas": mesmo com vendas em apenas seis estados, já haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 🍊 embora as previsões iniciais tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve efeitos colaterais, 🍊 como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam prejudicados pelas longas filas em casas lotéricas, 🍊 que obstruíam as portas de outras lojas, no período em que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as apostas.
[13] As 🍊 soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas e eliminar 🍊 a necessidade de preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do cartão, como já 🍊 era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país inteiro em 1972.
[3] O sucesso fez com que 🍊 a loteria passasse a ser mencionada em filmes e contos, além de ter dado fama a professores de matemática que 🍊 faziam cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra inesperada no jogo entre Corinthians e 🍊 Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da Loteca, do então estado 🍊 da Guanabara.
Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo este jogo, em que o Corinthians 🍊 tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o Juventus vinha de cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer 🍊 pelo placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha.
Levou um total de mais de 11,6 milhões de cruzeiros.[7]
Em seus 🍊 quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no fim do ano, devido ao recesso do futebol brasileiro.
[14] A partir 🍊 de 1974, entretanto, jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em setembro de 1975, o goiano Miron Vieira 🍊 de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou sozinho um prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado 🍊 à época "o maior prêmio da Loteca e do mundo, em concursos de prognósticos".[15]
Foi em 1978 que surgiu um dos 🍊 personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical da Rede Globo.
Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro 🍊 Braga e Mara Lisi.
[16] No ano seguinte, as vendas semanais chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que só 🍊 tinha sido alcançado após um ano de vendas.
[3] A Caixa já tinha tomado medidas para diminuir os custos, reduzindo o 🍊 cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria Esportiva [ editar | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então 🍊 diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor de projetos especiais e que cuidava da seção sobre a 🍊 Loteria Esportiva, que vinha notando algumas coincidências quando poucas pessoas ganhavam em um teste.
[17] A pedido de Milton, Juca foi 🍊 a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas o pedido foi negado, com a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo 🍊 ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi promovido a seu posto.
Ainda com as suspeitas em relação à Loteria Esportiva, 🍊 todo o fim de mês provocava a redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria Esportiva?" Mas 🍊 ninguém se pronunciava.
[19] Em outra viagem a Brasília, pediu novamente para ver os cartões ganhadores.
Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego colocava 🍊 jogo triplo em partida que se cravaria seco", conta Juca.
"Corinthians × Juventus, triplo.
Flamengo × Olaria, triplo.
Vasco × Botafogo, Vasco.
Atlético-PR × 🍊 Coritiba, Coritiba.
Inter × Livramento, triplo.Não é possível.
Eles cravam triplo em jogo fácil e seco para jogo difícil.
Tem alguma coisa estranha 🍊 nisso."[20]
Quando comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a empreitada: Sérgio Martins.
Juca deu a ele 🍊 prazo de um ano, cumprido à risca: no número 648, de 22 de outubro de 1982, foi publicada extensa reportagem 🍊 sobre o caso, com denúncias de corrupção e manipulação de resultados.
"A Loteria Esportiva é séria até a bola rolar", admitiu 🍊 o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.
[21] Nenhum dos 125 denunciados, entre jogadores, dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi preso.
O 🍊 gerente de Loterias da Caixa em 1989, Juarez José de Lima, garantiu à época que o escândalo não chegou a 🍊 abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu credibilidade[22], que nunca mais recuperou.
A criação da Loto e da Sena também contribuíram para a 🍊 decadência da loteria.
[5] Em dezembro de 1987, a forma de apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era 🍊 obrigatório acertar os treze primeiros para ter direito a um prêmio.
Quem acertasse catorze ou quinze pontos também levava prêmios menores, 🍊 desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.
[5] A loteria ganhou o apelido de "Gorda".
[5] Na época da mudança a 🍊 arrecadação despencou para um décimo do que a loteria arrecadava na casa dos palpites melhor fase.
[5] A média de apostas semanais entre 🍊 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número que cairia no fim dos anos 1980 para menos de cinco milhões.[5]
A 🍊 fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de 🍊 nome para Loteca[21], que já era um apelido consagrado.
[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar 🍊 prejuízo.
[5] O número dos concursos também foi zerado, começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.
[5] No novo 🍊 formato, foi mantida a obrigatoriedade de acertar os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor.
Cada 🍊 um dos treze jogos acertados além dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.
[5] Mas a maior mudança foi a instituição 🍊 de apenas palpites simples, acabando com palpites duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio maior.
A 🍊 aposta mínima é de três reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.
296 reais (três triplos e 🍊 cinco duplos).
As chances matemáticas de acertar catorze pontos com o jogo mínimo são de uma em 2 391 485.
A Loteca 🍊 está, atualmente, arrastando-se no cenário de loterias.
Sua arrecadação está longe da de quarenta anos atrás.
No teste 256, de março de 🍊 2007, a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu novo formato, quando, em uma rodada "lógica", 7 792 🍊 apostadores fizeram os catorze pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais - quem fez treze pontos levou oitenta centavos.
[23] 🍊 Em 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza ajuda aos cofres dos clubes das séries A, B 🍊 e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de acerto 🍊 é:[24]
14 placares: 1 chance em 2.391.485
13 placares: 1 chance em 85.410
Jogo de apostas ou jogo a dinheiro é a aposta 🍊 de algo de valor em um evento aleatório com a intenção de ganhar algo de maior valor, onde as instâncias 🍊 da estratégia são descontadas.
O jogo, portanto, requer a presença de três elementos: consideração (uma quantia apostada), risco (chance) e um 🍊 prêmio.
[1] O resultado da aposta geralmente é imediato, como um único lançamento de dados, um giro de uma roleta ou 🍊 um cavalo cruzando a linha de chegada, mas prazos mais longos também são comuns, permitindo apostas no resultado de uma 🍊 futura competição esportiva.
ou mesmo uma temporada esportiva inteira.
Os jogos de apostas são importante atividade comercial internacional, com o mercado legal 🍊 de jogos de azar totalizando cerca de 335 bilhões de dólares em 2009.[2]
Em alguns países, a atividade de jogo a 🍊 dinheiro é legal.
Pela lei federal dos Estados Unidos, o jogo é legal, e os estados são livres para regulamentar ou 🍊 proibir a prática.
O jogo a dinheiro é legal em Nevada desde 1931, formando a espinha dorsal da economia do estado, 🍊 e a cidade de Las Vegas é talvez o melhor lugar de jogo a dinheiro conhecido no mundo.
No Brasil, Eurico 🍊 Gaspar Dutra, pelo decreto-lei número 9 215, de 1946, estabeleceu a proibição dos jogos de azar no Brasil.
[3] Apenas as 🍊 loterias constituem uma exceção às normas de direito penal, só sendo admitida com o sentido de redistribuir os seus lucros 🍊 com finalidade social em termos nacionais.[4][5]
O Parlamento proibiu jogos de apostas em 2009 depois de um incêndio num salão de 🍊 jogo em Dnipropetrovsk em Maio de 2009 ter causado a morte nove pessoas.
Em 14 de Julho de 2020, o Parlamento 🍊 voltou a legalizar jogos de apostas, embora com regras e limites de idade (a idade mínima é 22 anos).[6]
Apenas três 🍊 estados indianos permitem casinos: Goa, Daman e Sikkim.
Os estados de Meghalaya e Nagaland permitem jogos de apostas somente em forma 🍊 virtual.
[7] Apesar das leis de proibição existentes, jogos de apostas ilegais estão difundido em todo o país.
O mercado de jogo 🍊 da Índia está estimado em 90 mil milhões de dólares por ano, dos quais cerca de metade provém de apostas 🍊 ilegais.[8]
Centro da Las Vegas Strip, localizado na região de Paradise
Cada estado nos EUA tem suas leis particulares que regulamentam ou 🍊 proíbem o jogo.
[12] Os Estados que permitem casinos e formas similares de jogos de apostas têm frequentemente regulamentos de zoneamento 🍊 rigorosos para manter tais estabelecimentos longe das escolas e áreas residenciais.
Algumns tribos indígenas americanos operam casinos nas suas terras tribais 🍊 para fornecer emprego e rendimentos ao seu governo e membros de tribos.
As suas actividades são monitorizadas pela National Indian Gaming 🍊 Commission.[13]
Jogos de apostas é uma actividade legal no México, sob condição de conseguir a respectiva autorização governamental da autoridade competente 🍊 mexicana.
O bingo só pode ser realizado para fins de angariação de fundos por instituições de caridade relevantes.
[14] A nível federal, 🍊 a idade legal para a participação em jogos de apostas é 18 anos.[15]
Esta seção é um excerto de Jogo patológico 🍊 [ 16 ] Jogo patológico ou ludomania, mais popularmente conhecido como "vício em jogar", se refere ao comportamento de persistir 🍊 em jogar recorrentemente apesar de consequências negativas ou do desejo de parar.
É mais prejudicial e conhecido entre jogos que envolvem 🍊 dinheiro, mas qualquer jogo prazeroso pode se tornar viciante.
Referências