Claudio Ranieri (Roma, 20 de outubro de 1951) é um treinador e ex-futebolista italiano que atuava como lateral-direito.
Atualmente comanda o 🏧 Cagliari.
Carreira como jogador [ editar | editar código-fonte ]
Inicialmente Helenio Herrera o descobriu em uma equipe amadora da cidade de 🏧 Roma: o Dodicesimo Giallorosso.
Ranieri jogava como um ponta, até que o treinador Antonio Trebiciani o transformou em lateral nas categorias 🏧 de base da Roma.
Como jogador, Ranieri podia atuar nas duas laterais e começou a carreira na própria Roma no ano 🏧 de 1973, sendo que em duas temporadas ele jogou apenas seis vezes pelo clube; inclusive foi emprestado por um mês 🏧 ao modesto Siracusa.
Passou maior parte de casadas aposta carreira atuando no Catanzaro (1974–1982), Catania (1982–1984) e Palermo (1984–1986), onde se aposentou 🏧 em 1986.
Esteve envolvido em quatro acessos às séries superiores do futebol italiano (duas com o Catanzaro, uma com o Catania 🏧 e uma com o Palermo).
Ranieri marcou apenas nove gols em casadas aposta carreira como atleta, sendo oito pelo Catanzaro e um 🏧 pelo Catania.
Entre os anos de 1976 e 1982, disputou 128 partidas pelo Catanzaro na Serie A.
Carreira como treinador [ editar 🏧 | editar código-fonte ]
Começou comandando o modesto Campania Puteolana.
Um ano depois foi para o Cagliari e depois teve boas passagens 🏧 por Napoli e Fiorentina, na qual conquistou uma Copa da Itália e uma Supercopa.
O treinador teve um grande começo no 🏧 Cagliari, ajudando a equipe a subir em duas temporadas seguidas, da Serie C1 para a Serie A, além de conquistar 🏧 a Coppa Italia Serie C.
Assumiu o Napoli em 1991, num período em que o clube passava por dificuldades financeiras.
Apesar de 🏧 terminar em quarto lugar na Serie A e conquistar uma vaga para a Copa da UEFA, não ganhou nenhuma honraria 🏧 no clube.
Em casadas aposta segunda temporada, foi demitido pelo dono do clube na época, Corrado Ferlaino, seguidamente da eliminação na segunda 🏧 fase da Copa da UEFA; apesar da notável vitória fora de casa por 5 a 1 contra o Valencia na 🏧 primeira fase.
Ranieri chegou na Fiorentina em 1993.
Logo na primeira temporada, conseguiu o acesso à Serie A após conquistar o título 🏧 da Serie B.
Ganhou ainda a Copa da Itália e a Supercopa da Itália de 1996 com um elenco recheado de 🏧 craques, entre eles Gabriel Batistuta, Rui Costa e Francesco Baiano.
O time conseguiu permanecer invicto por 15 partidas na temporada 1995–96, 🏧 permanecendo por alguns meses em segundo lugar atrás do Milan.
No entanto, a Fiorentina perdeu cinco dos seus últimos nove jogos 🏧 e acabou na quarta colocação.
Já na temporada seguinte, terminou com um decepcionante nono lugar.
Chegou ao Valencia em 1997 e comandou 🏧 a equipe por dois anos.
Na casadas aposta segunda temporada, terminou em 4ª lugar na La Liga e classificou o time para 🏧 a Liga dos Campeões.
Acabou vencendo uma Copa do Rei em 1999 e a Copa Intertoto da UEFA de 1998.
Seu time 🏧 era reconhecido pela solidez defensiva, eficiência com casadas aposta formação tática baseada no 4-4-2 e forte pressão na saída de bola 🏧 adversária para recuperar a posse de bola se valendo de contra-ataques.
No entanto, o esquema defensivo de Ranieri não agradou a 🏧 todos os jogadores; o atacante Romário tornou-se desafeto do treinador, passando a frequentar o banco de reservas em diversas partidas.[1]
Atlético 🏧 de Madrid [ editar | editar código-fonte ]
Com o fim do contrato com os Los Che, Ranieri comandou brevemente o 🏧 Atlético de Madrid.
Durante a passagem do italiano, o clube passou por agruras financeiras e conturbações em campo.
Beirando o rebaixamento, o 🏧 treinador pediu dispensa antes que Jesús Gil, bem conhecido pela fama de demitir treinadores, o fizesse.
O time acabou rebaixado no 🏧 fim da temporada.
Foi técnico do Chelsea do dia 18 setembro de 2000 até o dia 30 de maio de 2004, 🏧 trabalhando arduamente para superar as barreiras do idioma.
Quando chegou ao time inglês, seu vocabulário era limitado; felizmente, o clube tinha 🏧 jogadores que podiam falar italiano ou espanhol e com isso, ajudavam-no na tradução quando estavam em treinamento.
Na casadas aposta primeira temporada, 🏧 o time apresentou resultados inconsistentes, com um 6º lugar na Premier League e vaga para a próxima Copa da UEFA.
Ranieri 🏧 foi instruído a reduzir a média de idade de seu plantel e trabalhou para reconstruir o time londrino no verão 🏧 de 2001, montando um novo meio campo com as contratações de Frank Lampard, do West Ham, Emmanuel Petit e Boudewijn 🏧 Zenden, do Barcelona, Jesper Grønkjær, do Ajax, além do versátil zagueiro William Gallas, do Olympique de Marseille, gastando em torno 🏧 de 30 milhões de libras.
No entanto, as críticas sobre ele foram fortes.
A torcida do Chelsea queria mais e a pressão 🏧 aumentou quando o time terminou, de novo, em sexto lugar na Premier League, além de ter perdido a final da 🏧 Copa da Inglaterra para o Arsenal.
A crítica aumentou por Ranieri ter vendido um dos ídolos do clube, Dennis Wise, já 🏧 veterano na época.
A imprensa inglesa o acusava de rodar demais o elenco (por isso era conhecido como The Tinkerman).
Apesar disso, 🏧 o italiano foi mantido.
Foi na temporada 2002–03 que ele conseguiu seu maior feito.
Com o clube em uma situação financeira complicada 🏧 e sem poder fazer contratações importantes, ele finalmente conseguiu levar o time à Liga dos Campeões da UEFA.
No elenco, alguns 🏧 jogadores que posteriormente ficariam conhecidos: John Terry, então um jovem, Carlton Cole e Robert Huth, que voltou a encontrar o 🏧 técnico no Leicester, 13 anos depois.
Quando o clube foi comprado pelo bilionário russo Roman Abramovich em 2003, o italiano recebeu 🏧 um grande orçamento para transferências, porém, via seu trabalho ameaçado ao mesmo tempo.
Ranieri gastou 120 milhões de libras no verão 🏧 daquele ano e as contratações incluíam o ponta irlandês Damien Duff, por 17 milhões de libras (um recorde até então 🏧 para o clube), os jovens ingleses Wayne Bridge, Joe Cole e Glen Johnson; a dupla argentina Juan Sebastián Verón e 🏧 Hernán Crespo; o francês Claude Makélélé e a estrela romena Adrian Mutu.
O pesado investimento trouxe ao clube a melhor posição 🏧 na liga em 49 anos, sendo vice-campeões para o Arsenal.
O clube alcançou inclusive as semifinais da Liga dos Campeões, batendo 🏧 os Gunners nas quartas-de-final.
Só que a estabilidade do italiano começou a ser questionada a partir das semifinais contra o Monaco, 🏧 devido as substituições estranhas feitas e as mudanças táticas repentinas.[2]
Aquela temporada ficou marcada para o clube devido aos poucos gols 🏧 sofridos e o maior número de pontos obtidos.
O antigo futebolista e agora jornalista David Platt frisou uma observação sobre o 🏧 italiano: ''Construir um time que pode conquistar um título é diferente de apenas conduzir um time ao título''.
Com o fim 🏧 das especulações no comando, no dia 31 de maio, o cargo de treinador passou a ser de José Mourinho, o 🏧 qual levou o time do Porto a vários triunfos pela Europa.
Os dois títulos obtidos pelo português nas temporadas seguintes tiveram 🏧 a influência do italiano, que trouxe vários dos jogadores que compuseram o elenco vitorioso.
Em seus últimos meses no clube, Ranieri 🏧 comunicou à diretoria dois grandes jogadores que o Chelsea deveria contratar: Didier Drogba e Arjen Robben.
Retorno ao Valencia [ editar 🏧 | editar código-fonte ]
Ranieri retornou ao Valencia na temporada 2004–05, substituindo Rafa Benitez (o treinador que havia levado o time 🏧 para a Copa UEFA e a dois títulos da La Liga, agora contratado pelo Liverpool).
O treinador italiano fez uma série 🏧 de contratações e teve um começo brilhante, conquistando 14 dos 18 pontos disputados na La Liga e vencendo o Porto 🏧 na Supercopa da UEFA.
Só que, a partir de outubro, lentamente iniciou uma crise no clube; o Valencia conseguiu apenas uma 🏧 vitória em sete partidas e foi eliminado da Liga dos Campeões (muito por causa de uma derrota por 5 a 🏧 1 contra a Internazionale, na qual o meio-campista Miguel Ángel Angulo foi expulso por cuspir em um adversário).
Em uma breve 🏧 sobrevida, o Valencia passou outros seis jogos sem vencer a partir de janeiro.
Apesar da impopularidade causada pela contratação de quatro 🏧 jogadores italianos, Ranieri foi criticado por não colocar o argentino Pablo Aimar nas partidas e por mudar constantemente a formação 🏧 tática da equipe (lembrando muito o que fizera nos seus tempos de Chelsea).
Foi dispensado no dia 25 de fevereiro de 🏧 2005, após uma derrota para o Steaua Bucaresti.
[3] Naquele momento, o time era sexto colocado no Campeonato Espanhol.
Ranieri recebeu 3 🏧 milhões de libras da multa rescisória e Quique Flores o substituiu a partir de junho.
Em 12 de fevereiro de 2007, 🏧 um dia após o término da 23ª rodada e a demissão de Stefano Pioli, Ranieri foi anunciado pelo Parma.
[4] Estreou 🏧 com uma derrota de 1 a 0 para a Sampdoria, mas conseguiu resultados notórios em sequência para ajudar a salvar 🏧 o time do rebaixamento, obtendo 17 pontos em 10 partidas (se comparado ao seu antecessor que obtivera 15 pontos em 🏧 23 partidas).
Inclui-se aí a impressionante vitória por 4 a 3 fora de casa contra o Palermo, cujo efeito radical causado 🏧 aos Rosanero foi a demissão de Francesco Guidolin.
No restante da temporada, o Parma goleou o Messina por 4 a 1 🏧 no início de maio e terminou a temporada em 12º lugar, com uma vitória por 3 a 1 sobre o 🏧 Empoli.
Assim que a temporada terminou, foi divulgado que Ranieri poderia assumir o Fulham, o Manchester City ou o Palermo.
No dia 🏧 31 de maio, o Parma anunciou que Ranieri não estava nos planos do clube para a próxima temporada.[5]
Na temporada seguinte 🏧 foi contratado para treinar a Juventus, que acabara de voltar da segunda divisão.
[6] Assinou por três temporadas com o clube, 🏧 substituiu o francês Didier Deschamps e assumiu a equipe no dia 1 de julho de 2007.
Ranieri trouxe Vincenzo Iaquinta, da 🏧 Udinese, e Zdeněk Grygera, do Ajax.
Sua primeira temporada na Velha Senhora foi exitosa (classificando-se para a próxima Liga dos Campeões), 🏧 guiando casadas aposta equipe a um terceiro lugar após a temporada em que passaram na 2ª divisão, devido a punição do 🏧 escândalo de manipulação de resultados: o Calciopoli.[7]
Em agosto de 2008, Ranieri deflagrou-se em uma guerra de palavras contra o português 🏧 José Mourinho[8] (novo treinador da Internazionale), o qual havia o substituído anteriormente no Chelsea.
O luso criticou a mentalidade antiquada do 🏧 italiano e por falhar sempre nas tentativas de conquistar um título importante em casadas aposta carreira como treinador, levando a um 🏧 desconforto temporário entre eles.
O italiano ressaltou que a Inter era uma grande ameaça à Juventus pela briga do título da 🏧 Serie A.
A Velha Senhora começou forte na temporada 2008–09, contando com o talento de Alessandro Del Piero para derrotar o 🏧 Real Madrid duas vezes na fase de grupos da Liga dos Campeões (por 2 a 1 em casa[9] e por 🏧 2 a 0 em Madri.
[10]) No entanto, acabaram caindo nas oitavas de final para o Chelsea, ex-clube de Ranieri.
Ao longo 🏧 da temporada, a Juventus teve que lidar com lesões e conseguiu vencer apenas sete partidas em dois meses, fazendo com 🏧 que o time caísse para o terceiro lugar após o empate em casa por 2 a 2 contra a Atalanta.
Após 🏧 este jogo, Ranieri admitiu que havia uma pressão bastante forte de seus torcedores, que o criticavam publicamente sobre seu trabalho.
[11] 🏧 Com o fim das especulações e o anúncio de que a Inter seria campeã matematicamente, os dirigentes da Velha Senhora 🏧 reuniram-se e decidiram no dia 18 de maio de 2009 pela troca de Ranieri por Ciro Ferrara.
No dia 1 de 🏧 setembro de 2009, depois da demissão de Luciano Spalletti do cargo de treinador da Roma, Ranieri foi contratado para treinar 🏧 o clube que o revelou.
Sob seu comando, os Giallorossi melhoram suas performances a ponto de confiar na conquista da Serie 🏧 A, reduzindo a diferença em pontos que havia entre a líder Internazionale após um triunfo sobre a equipe de José 🏧 Mourinho na 31ª rodada.
Então, a Roma venceu dois jogos consecutivos e conseguiu ultrapassar a Inter na 33ª rodada, graças a 🏧 uma vitória em casa por 2 a 1 contra a Atalanta, e um empate em 2 a 2 da Internazionale 🏧 contra a Fiorentina.
[12] A equipe conseguiu ampliar casadas aposta invencibilidade para 23 jogos e mantivera a liderança após o derby contra 🏧 a Lazio (Derby della Capitale), estendendo a casadas aposta marca para 24 jogos sem perder.
Ranieri foi aclamado pela imprensa ao substituir 🏧 os craques locais, Francesco Totti e Daniele De Rossi no intervalo quando o clube perdia por 1 a 0, virando 🏧 o jogo para 2 a 1 graças aos gols de Mirko Vučinić.
No entanto, a Roma perderia a liderança na Serie 🏧 A e a final da Copa da Itália, em ambos os casos para a Inter, que faturou a tríplice coroa.
Após 🏧 a derrota por 1 a 0 na final da Copa da Itália, Mourinho escarneceu publicamente Ranieri, alegando que este havia 🏧 supostamente motivado seus jogadores com o filme Gladiador antes do jogo.
Na temporada seguinte, Ranieri foi derrotado novamente para a Inter, 🏧 dessa vez na Supercopa da Itália de 2010.
Ranieri pediu demissão no dia 20 de fevereiro de 2011, após uma sequência 🏧 ruim (em seu último jogo, permitiu a virada do Genoa por 4 a 3, sendo que seu time estava com 🏧 vantagem de três gols no placar).
Em seu lugar, assumiu Vincenzo Montella.
No dia 22 de setembro de 2011, após a demissão 🏧 do técnico Gian Piero Gasperini por seus péssimos desempenhos (perdendo quatro de cinco partidas), Ranieri foi anunciado pela Internazionale, assinando 🏧 contrato até 30 de junho de 2013.
[13] Os Nerazzurri conquistaram casadas aposta primeira vitória no dia 24 de setembro, um triunfo 🏧 por 3 a 1 contra o Bologna, seguido por uma vitória fora de casa na Liga dos Campeões contra o 🏧 CSKA Moscou.
Conseguiu sete vitórias consecutivas na Serie A entre dezembro e janeiro de 2012, incluindo uma vitória por 1 a 🏧 0 contra o Milan, o qual tornou possíveis os burburinhos de quem eles seriam postulantes ao título.
Então, a Inter de 🏧 Milão acabou sofrendo uma série de resultados negativos (culminando também com a saída de Thiago Motta para o Paris Saint-Germain) 🏧 e suas esperanças na Liga dos Campeões estavam penduradas por um fio após a derrota nas oitavas de final por 🏧 1 a 0 para o Olympique de Marseille.
A especulação sobre a demissão de Ranieri começou a aumentar, alcançando seu pico 🏧 durante uma partida contra o Catania, sendo atenuada logo após, com uma vitória fora de casa contra o Chievo Verona.
Entretanto, 🏧 após uma derrota sofrida em casa pela Juventus por 2 a 0 (e uma sequência de apenas duas vitórias em 🏧 seus últimos 13 jogos), no dia 26 de março, acabou demitido devido ao seu retrospecto no Campeonato Italiano e a 🏧 eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Olympique de Marseille.[14]
Assumiu o comando técnico do Monaco no 🏧 dia 30 de maio de 2012, fechando um contrato de dois anos para disputar a Ligue 2.
[15] Trouxe o clube 🏧 de volta a Ligue 1, sendo campeão da Ligue 2 pela primeira vez na história.
Ranieri foi vice-campeão francês na temporada 🏧 seguinte (2013–14), atrás do Paris Saint-Germain, que acabou o campeonato com 80 pontos.
[16] Deixou o clube após ser demitido no 🏧 dia 20 de maio de 2014.[17]
Já em 2014, tornou-se treinador da Seleção Grega no lugar de Fernando Santos[18] após a 🏧 Copa do Mundo FIFA de 2014.
Estreou no dia 7 de setembro, assinando um contrato de 1,6 milhões de euros por 🏧 dois anos.
[19] Se comparado ao conservadorismo tático de Otto Rehhagel[20] e Fernando Santos, Ranieri sempre alterava seus times titulares e 🏧 formações táticas, o que acabava confundindo seus jogadores e causando desconfianças aos torcedores e imprensa local.
No entanto, disputadas quatro partidas,[21] 🏧 acabou sendo demitido após derrota de 0–1 para Ilhas Faroé pelas Qualificações para a Euro de 2016,[22] rejeitando a multa 🏧 rescisória de 800 mil de euros.
Em 2015, em uma entrevista com o Leicester Mercury,[23] revelou:
Eu cometi um erro quando me 🏧 tornei o técnico grego.
Eu sempre almejei este trabalho, pois se tratava de uma seleção nacional e é diferente de um 🏧 clube.
Eu tive quatro partidas e para cada uma delas, tive que treinar os jogadores por três dias.
Isso são 12 dias 🏧 de trabalho e o que eu poderia fazer em apenas 12 dias? Eu tive que reconstruir a seleção grega nesse 🏧 tempo.
O que mais poderia se esperar? Não sou um mágico.
No dia 13 de julho de 2015, Ranieri foi anunciado como 🏧 o novo treinador dos Foxes em um contrato de três anos.
Sua contratação era vista com ceticismo; Marcus Christenson do jornal 🏧 The Guardian definiu como ''desconcertante'' a atitude dos dirigentes do clube inglês, justo após a campanha heroica de luta contra 🏧 o rebaixamento feita por Nigel Pearson na temporada 2014–15 da Premier League.
As frequentes demissões do italiano e a derrota grega 🏧 para Ilhas Faroé causavam desconfiança e escárnio por parte de muitos acompanhantes do futebol.
Christenson ressaltou que o bom humor de 🏧 Ranieri era a antítese ao pavio curto de seu antecessor, concluindo portanto que: ''Se Leicester queria alguém legal, eles obtiveram.
Porém, 🏧 se eles almejavam permanecer na Premier League, apostaram no cara errado''[24]
A casadas aposta estreia ocorreu contra o Sunderland no dia 8 🏧 de agosto com uma vitória por 4 a 2.
[25] Logo após a partida, o italiano contou à mídia que ele 🏧 inspirou a equipe a vencer dando-lhes motivação a partir de uma banda local de rock, o Kasabian (com a música 🏧 Fire).
[26] A música se tornou uma febre nos jogos da equipe no King Power Stadium e servia para embalar os 🏧 jogadores quando encontravam dificuldades durantes as partidas.
O italiano mesmo lembrou que a música fortalecia o espírito dos jogadores e mostrava 🏧 também que seus torcedores estavam ali para apoiar.
Ranieri revelou que tinha como intenção salvar o time do rebaixamento e alcançar 🏧 40 pontos no campeonato o quanto antes, a fim de atingir uma margem segura.
Na primeira reunião com o presidente do 🏧 clube, o tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, lhe foi revelado o quão importante seria a permanência do clube na elite da liga 🏧 inglesa.
A campanha da temporada 2014–15 foi assustadora para os dirigentes do clube que agora temiam o descenso (o time era 🏧 um dos favoritos das casas de apostas para o rebaixamento, e ironicamente tinham uma proporção de 5000/1 se conquistassem o 🏧 título, sendo esta uma aposta mais improvável do que encontrarem o Monstro do lago Ness ou Elvis Presley vivo).
Um fato 🏧 interessante é o de que Ranieri receberia £100 mil por cada posição acima do rebaixamento, uma premiação curiosa para quem 🏧 havia sido demitido da seleção grega após uma derrota constrangedora para as Ilhas Faroé.
Dentre as citações importantes para o grupo 🏧 antes do primeiro jogo, estavam:
"Antes de jogarmos nosso primeiro jogo na temporada, eu quero que vocês joguem pelos seus companheiros.
Nós 🏧 somos um time pequeno, então nós temos que lutar com todo nosso coração, com toda nossa alma", contou Claudio Ranieri 🏧 em um texto publicado The Player's Tribune chamado "Nós não sonhamos".[27]
"Eu não me importo com o nome do adversário.
Tudo que 🏧 eu quero é que vocês lutem.
Se eles forem melhores do que nós, tudo bem, parabéns.
Mas eles terão que mostrar a 🏧 nós que eles são melhores".
Um forte discurso do italiano, algo que se tornou rotineiro dali pra frente.
Desde então, o italiano 🏧 começou a se preocupar com a quantidade de gols que sofria, mesmo que obtivesse as vitórias.
Eram necessários dois a três 🏧 gols geralmente para garantir a vitória ou ao menos o empate (e sabia que uma hora isso poderia não ocorrer), 🏧 logo tratou de motivar seus pupilos de forma diferente desta vez:
''Vamos lá, rapazes.
Sem levar gols hoje'', na véspera do jogo 🏧 contra o Crystal Palace, reforçou: ''Vamos, rapazes.
Oferecerei uma pizza se não levarem gols desta vez''.
[28] E como obra do acaso, 🏧 o time conseguiu seu primeiro clean sheet[29] (vencendo por 1 a 0).
Ele mantivera casadas aposta palavra e levou seus jogadores à 🏧 Pizzaria Peter na praça da cidade.
Para a surpresa dos jogadores, eles mesmos prepararam o queijo, a massa e o molho 🏧 - e como bom italiano, serviu-se de vários pedaços, ratificando que essa era uma de suas comidas favoritas.
O jogo foi 🏧 em 24 de outubro e deste momento adiante, ficaram mais 14 jogos sem sofrer gol no campeonato.
Ranieri sempre lembrava que 🏧 o pensamento do time era jogo a jogo, mantendo o foco no trabalho de equipe e que os torcedores podiam 🏧 sonhar com a impossibilidade e o ''conto de fadas''[30] de que se tratava o título da Premier League.
O forte início 🏧 do clube permitiu que alcançassem os 40 pontos previstos pela comissão técnica ainda no Natal e durante o Boxing Day 🏧 (data importante aonde há uma sequência muito corrida de jogos para os clubes ingleses e que na cultura do país 🏧 havia um simbolismo forte, significando a abertura dos presentes do Natal).
Nesta arrancada, Jamie Vardy marcou durante 11 jogos consecutivos[31] e 🏧 quebrou a marca de Ruud van Nistelrooy na Premier League, um feito comparável[32] ao de Gabriel Batistuta na Serie A 🏧 de 1995–96, quando Ranieri treinava a Fiorentina.[33]
Ironicamente, uma das suas marcas na temporada acabou sendo a continuidade dos 11 iniciais 🏧 da equipe, evitando qualquer tipo de rodízio ou invenção tática.
Apostou no velho modelo 4-4-2, abdicando da posse de bola, adotando 🏧 uma forte marcação no aguardo do erro adversário.
Curiosamente, esse foi um fato que retificou o apelido de Tinkerman que recebera 🏧 anteriormente na carreira.
Com o decorrer da temporada.
o elenco não sofreu com lesões - com raros desfalques por suspensão - o 🏧 time conseguia aos poucos impor seu estilo de jogo, mesmo com uma média de 40% de posse de bola (a 🏧 menor entre os campeões).[34]
Um fato observado a partir do momento em que alcançaram a liderança e conseguiam mantê-la, era o 🏧 de que times bem mais abaixo na tabela não investiam muito contra as Raposas.
Quando o clube ainda era uma incógnita 🏧 no campeonato e não aparecia como candidato ao título, as equipes menores o tratavam de igual para igual, subindo constantemente 🏧 ao ataque e se fechando raramente.
Só que com o início do 2º turno e a vantagem de 5 pontos para 🏧 o vice colocado, o tratamento dos outros times mudou e passariam a então apostar nos deslizes dos Foxes para garantir 🏧 ao menos um ponto, fosse em casa ou fora.
Ranieri sabia bem que agora não poderia sofrer muitos gols e que 🏧 a dificuldade para marcá-los seria indubitavelmente maior, tendo em vista que a defesa precisou se tornar mais pragmática, o ataque 🏧 praticamente não perdeu a força do 1º turno, anotando uma boa quantidade de gols que permitia sossego contra adversários mais 🏧 árduos.
Há quem lembre até do catenaccio como estratégia italiana de fechar a porteira e se valer de ligações diretas e 🏧 escapadas pelos lados.
Todavia, o Leicester manteve casadas aposta postura e correu menos riscos defensivos, mesmo jogando fora de seus domínios.
O ataque 🏧 da equipe marcou 37 gols no primeiro turno e 31 gols no returno, enquanto que a defesa havia sofrido 25 🏧 gols no 1º turno e apenas 11 no returno.
O grande trunfo da equipe se deu pela vice artilharia de Jamie 🏧 Vardy (24 gols e quatro assistências) e o argelino Riyad Mahrez (18 gols e 11 assistências, sendo que 12 destes 🏧 gols foram fora de casa).
Outro jogador fundamental para quando não tinham a posse de bola e precisavam conter o ímpeto 🏧 do adversário foi o francês N'Golo Kanté, sendo o jogador de mais desarmes e interceptações do campeonato.[35]
Claudio relata que começou 🏧 a crer na possibilidade do conto de fadas virar realidade quando venceu o Manchester City no Etihad Stadium, por 3 🏧 a 1, e a vitória por 2 a 0 contra o Liverpool com um golaço de Vardy.
[36] E mesmo quando 🏧 perdera para o Arsenal no Emirates Stadium por 2 a 1, o grupo não esmoreceu (sendo esta inclusive a casadas aposta 🏧 única derrota no returno).
Ele disse ainda que apesar da virada do clube londrino, caso estivessem com 11 jogadores, o resultado 🏧 provavelmente seria diferente e que o moral da equipe não seria abalado.
Além de que não seriam forçados a recuar por 🏧 estarem em desvantagem numérica.
Claudio foi o treinador que menos trocou de jogadores durante o campeonato (contando as substituições durante os 🏧 jogos), mantendo-se fiel ao seu esquema tático também.
Em março de 2016, durante uma coletiva de imprensa, chamou a atenção da 🏧 imprensa quando comentou sobre um ''sino imaginário'' para manter seus jogadores focados.
O bordão ''dilly ding, dilly dong'' ganhou popularidade e 🏧 inclusive ganhou remix.[37]
No dia 10 de abril, eles garantiram a vaga na Liga dos Campeões da UEFA com a vitória 🏧 fora de casa contra o Sunderland.
[38] Embora Tottenham, Arsenal e Manchester City o perseguissem freneticamente, o time de Claudio Ranieri 🏧 controlou a pressão e se manteve até o fim do campeonato no topo da tabela, alcançando 81 pontos (sendo 42 🏧 pontos conquistados em seus domínios, o King Power Stadium e 39 pontos fora de casa).
O time perdeu apenas três vezes 🏧 no campeonato, sendo um dos times que menos perderam para se tornar campeão na história da Premier League (logo após 🏧 o Chelsea de Mourinho em 2004–05, com uma derrota, e os Invencibles de Arsène Wenger em 2003–04).
Devido a casadas aposta classe 🏧 e bom humor nas entrevistas, a mídia e os torcedores se referiam a ele como ''Rei Claudio'', devido a casadas aposta 🏧 façanha na temporada.[39]
A amizade dele com Gus Hiddink lhe rendeu um momento engraçado, quando o Chelsea iria enfrentar o seu 🏧 concorrente ao título, os Spurs.
Claudio estava ansioso para garantir antecipadamente o título e o amigo holandês lhe dissera que garantiria 🏧 uma Guard of Honour especialmente para ele no último jogo de ambas as equipes, que se enfrentaram no Stamford Bridge.
Ranieri 🏧 foi nomeado o treinador do ano[40] na Premier League, ganhando inclusive a Medalha de Honra ao Mérito.[41]
O Leicester de Ranieri 🏧 jogou a International Champions Cup, um torneio amistoso na pré-temporada, o qual lhe fizera enfrentar o Celtic no dia 23 🏧 de julho em Glasgow; o Paris Saint-Germain no dia 30 de julho, em Los Angeles, e por fim o Barcelona 🏧 no dia 3 de agosto, em Estocolmo.
Após a pré-temporada ser concluída, enfrentou o Manchester United de José Mourinho pela Supercopa 🏧 da Inglaterra no dia 7 de agosto, uma semana antes do início da nova temporada da Premier League.
O Leicester acabou 🏧 derrotado por 2 a 1.[42]
O começo da segunda temporada do italiano no comando das Raposas foi bem menos exitosa que 🏧 a anterior: no tardar de novembro, o time havia perdido seis das 12 partidas disputadas na Premier League, marcando 14 🏧 gols e concedendo 20 gols - culminando na 14ª colocação, dois pontos acima da zona de descenso.
Com apenas 1 ponto 🏧 fora de casa e três vitórias até o ínterim, comentaristas apontaram diversos motivos para a abrupta queda de desempenho[43] da 🏧 equipe: a saída de Kanté para o Chelsea, a seca de gols de Vardy e a abordagem tática de seus 🏧 oponentes na liga inglesa que anulavam o estilo reativo de jogo - além do foco do clube na competição continental.[44]
Apesar 🏧 das agruras enfrentadas na liga,[45] as Raposas começaram bem casadas aposta passagem inédita pela Champions League com três vitórias em seus 🏧 três primeiros jogos, além de assegurar alguns clean sheets até ser vazado na vitória por 2 a 1 em casa 🏧 contra o Brugge no dia 22 de novembro.
Alcançaram 13 pontos na fase de grupos e ficaram a frente do Porto 🏧 e Copenhagen.
[46] Em dezembro, foi nominado finalista na disputa do prêmio de melhor técnico masculino[47] e o ganhou em 9 🏧 de janeiro de 2017.[47]
No dia 23 de fevereiro, foi anunciada casadas aposta demissão com o clube a apenas um ponto da 🏧 zona de rebaixamento na Premier League.
[48] Segundo a mídia inglesa, após a derrota por 2 a 1 na primeira partida 🏧 das oitavas de final contra o Sevilla, os jogadores se reuniram com Vichai Srivaddhanaprabha (presidente do clube) e selaram o 🏧 destino de Ranieri.
[49] Craig Shakespeare, o interino, negou que houvesse uma revolta dos jogadores contra o italiano.
A ação foi descrita 🏧 por Gary Lineker como um ''ato de pânico e equivocado'' da direção e admitiu que se emocionou com a notícia.
[50] 🏧 Claudio admitiu em entrevista à Sky Sports que não acredita que seus jogadores o derrubaram e que estava contente ao 🏧 perceber que o time começara a reagir no campeonato sob comando de seu interino e jogando da mesma maneira que 🏧 lhes havia ensinado.
[51] Na primeira partida sem o italiano no comando, torcedores o homenagearam no minuto 65 do jogo contra 🏧 o Liverpool[52] com destaque a uma imagem de Ranieri contendo uma mensagem de agradecimento a ele: 'Grazie, Claudio'.[53]
Apesar do entrave 🏧 trabalhista que restringe a contratação de profissionais acima de 65 anos,[54] uma permissão especial foi concedida pela liga francesa e 🏧 no dia 15 de junho de 2017, acertou com o Nantes por duas temporadas.[55]
Após um mau começo com duas derrotas, 🏧 conseguiu 13 pontos nas cinco rodadas seguintes - em especial o empate com o Lyon em casa sem gols e 🏧 a virada por 2 a 1 contra o Strasbourg.
[56] É uma equipe que aposta muito em casadas aposta defesa e quando 🏧 tem a bola, é bastante contundente nos contragolpes.
Findaram o primeiro turno do campeonato em quinto lugar, especialmente pelas vitórias magras 🏧 e força de casadas aposta torcida em casa.
[57] Entretanto, a equipe francesa acabou perdendo força no returno, muito pelo encaixar das 🏧 novas peças contratadas na janela de inverno e desfalques, terminando o campeonato em nono lugar.
No dia 17 de maio, o 🏧 clube anunciou em decisão mútua que o italiano não continuará para a próxima temporada.[58]
Foi contratado pelo Fulham no dia 14 🏧 de novembro de 2018, substituindo o sérvio Slaviša Jokanović.
[59] Não começou bem nos Cottagers: após 12 rodadas na Premier League, 🏧 a equipe havia conquistado apenas cinco pontos.[60]
Ranieri foi demitido no dia 28 de fevereiro de 2019, tendo ganho apenas três 🏧 dos 17 jogos disputados.
Para o seu lugar o clube trouxe Scott Parker, ex-jogador e que já havia sido auxiliar técnico 🏧 do treinador italiano.[61]
Retorno à Roma [ editar | editar código-fonte ]
No dia 8 de março de 2019, retornou à cidade 🏧 eterna para um contrato até o fim da temporada, com possibilidade de renovação.
[62] No primeiro jogo sob a casamata, no 🏧 dia 11 de março, comandou os romanistas à vitória de 2 a 1 sobre o Empoli.
[63] Ainda que possuísse chances 🏧 remotas de se classificar para a próxima Liga dos Campeões, no dia 26 de maio a Roma venceu o Parma 🏧 por 2 a 1 em casa.
[64] Após a equipe terminar a Serie A em sexto lugar, conseguiu a classificação para 🏧 a próxima Liga Europa.[65]
Foi anunciado como novo técnico da Sampdoria no dia 12 de outubro de 2019.
[66] Ele chegou para 🏧 substituir Eusebio Di Francesco, demitido após maus resultados.
Ranieri conseguiu livrar o time do rebaixamento e fez a Sampdoria terminar na 🏧 15ª colocação na Serie A.
Despediu-se da equipe no dia 22 de maio de 2021, com uma vitória por 3 a 🏧 0 sobre o já rebaixado Parma na última rodada da Serie A.[67]
Em 4 de outubro de 2021, foi oficializado e 🏧 anunciado como novo técnico do Watford.[68]
Após uma sequência ruim de resultados, foi demitido no dia 24 de janeiro de 2022.
A 🏧 equipe já vinha de nove jogos sem vencer, e a derrota de 3 a 0 para o Norwich foi determinante 🏧 para a demissão.
Ranieri deixou a equipe na zona de rebaixamento, com 14 pontos.
O treinador comandou o Watford em 14 jogos, 🏧 sendo duas vitórias, um empate e onze derrotas.[69]
Retorno ao Cagliari [ editar | editar código-fonte ]
Em 23 de dezembro de 🏧 2023, 34 anos depois de casadas aposta primeira passagem, foi anunciado como novo treinador do Cagliari.[70]
Após assumir o time no 14º 🏧 lugar da Serie B Italiana, levou o Cagliari à promoção de forma dramática após terminar em 5° lugar e vencer 🏧 o play-off, eliminando equipes como Venezia, Parma (de Gianluigi Buffon) e Bari na grande final.
[71] O gol do acesso foi 🏧 marcado por Leonardo Pavoletti nos acréscimos do segundo tempo, dentro da casa do adversário.
Emocionado, o veterano treinador foi às lágrimas 🏧 e declarou após o apito final:" Um grande alívio.
Cagliari significa tudo para mim.
Há 33 anos me tornei treinador aqui e 🏧 este clube me permitiu viajar pela Europa, serei sempre grato a esta região e à casadas aposta gente.
Estava com medo de 🏧 voltar, de manchar as lindas lembranças que tinha aqui, então uma frase de Gigi Riva me atingiu e algo mais 🏧 importante ficou na minha mente: teria sido egoísmo não aceitar a proposta do Cagliari, visto que o clube atravessava um 🏧 período difícil.[ 72 ] "
Ranieri nasceu em San Saba, um bairro de Roma perto do Circo Máximo, e é um 🏧 grande torcedor da Associazione Sportiva Roma.
Começou a jogar futebol num campo próximo a igreja de San Saba.
Um amigo de infância 🏧 o descreveu como um indivíduo sereno e reservado.
Ele e casadas aposta família viviam em Formello, cidade vizinha que consagrou entre seus 🏧 moradores o goleiro italiano Dino Zoff, campeão da Copa do Mundo FIFA de 1982.
É casado com Rosanna e tem uma 🏧 filha chamada Claudia.
Sua filha é casada com o ator italiano Alessandro Roja, que deu a Ranieri um neto chamado Orlando.
Em 🏧 maio de 2016, enquanto treinador do Leicester, o italiano atraiu a atenção da mídia quando disse que almoçaria com casadas aposta 🏧 mãe de 96 anos ao invés de assistir a Chelsea e Tottenham na segunda-feira.
[73] A partida terminou em 2 a 🏧 2, culminando em seu primeiro título na Premier League.
[74]CagliariFiorentinaValenciaMonacoLeicester City
Prêmios e honrarias [ editar | editar código-fonte ]Referências