Nota: Não confundir com Não confundir com Luiz Fabiano
Luís Fabiano Clemente, mais conhecido como Luís Fabiano (Campinas, 8 de novembro 📈 de 1980), é um comentarista e ex-futebolista brasileiro que atuava como centroavante.
Atualmente, é comentarista dos canais ESPN e StarPlus.
Atuou com 📈 destaque no São Paulo FC, onde ocupa a terceira colocação entre os maiores artilheiros da história do clube, com 212 📈 gols marcados em suas duas passagens.
É também o maior artilheiro do clube em edições do Campeonato Brasileiro com a marca 📈 de 103 gols, e da Copa do Brasil, com 23 gols em 24 jogos, até o presente.
Luís Fabiano ainda é 📈 o quinto maior artilheiro da história do clube espanhol Sevilla, com 109 gols.
Antes de se profissionalizar, Luís demostrava um grande 📈 talento em futebol de várzea aos domingos, ficando conhecido como "matador de urubu", já que sempre marcava gols em times 📈 rivais de casas das aposta com cidade.
Seu nome composto só passou a ser utilizado quando chegou ao São Paulo, onde já jogava outro 📈 Fabiano.[2]
Luis Fabiano é o maior goleador brasileiro do Século XXI.
Na colocação mundial, o Fabuloso figura no Top 15.
Começou nas categorias 📈 de base do Guarani, antes de ir para a equipe da Ponte Preta.
Pela Ponte estreou profissionalmente com 18 anos, em 📈 30 de novembro de 1998, contra o Santos FC.
No Campeonato Brasileiro, do mesmo ano, disputou 7 jogos e marcou 2 📈 gols.
Porém na temporada seguinte, com 19 anos, disputou apenas 5 jogos e marcou 1 gol.
Um pouco insatisfeito por receber poucas 📈 oportunidades, deixou o clube no final do Campeonato Brasileiro de 1999 para jogar no Rennes, da França.
Deixou a Macaca com 📈 a marca de 12 jogos e apenas 3 gols.[3]
Logo após o fim do Campeonato Brasileiro de 1999, se transferiu para 📈 jogar no Rennes, da França, e começar a casas das aposta com carreira na Europa.
Sem se adaptar, disputou apenas 6 jogos na Ligue 📈 1 de 1999–00 e 2000–01 sem marcar nenhum gol.
Luis Fabiano chegou ao Rennes em 2000, mas nunca se firmou, assim 📈 deixou o time francês com apenas doze pequenas partidas.[4]
Empréstimo ao São Paulo [ editar | editar código-fonte ]
No começo de 📈 2001 voltou para o Brasil e passou a atuar pelo São Paulo por empréstimo, onde foi um dos destaques do 📈 time marcando 30 gols em 50 jogos, com média de 0,60 gol por jogo.[5]
Retorno ao Rennes [ editar | editar 📈 código-fonte ]
Após ser emprestado para o São Paulo, Luis Fabiano se destacou no ano de 2001 e retornou ao Rennes 📈 que ainda detinha dos seus direitos federativos.
Ficou somente por 6 meses, sem atuar, retornando ao São Paulo, dessa vez em 📈 definitivo.[6][7]
Ida em definitivo ao São Paulo [ editar | editar código-fonte ]
Na segunda metade do ano foi contratado em definitivo 📈 pelo São Paulo.
[8][9] Satisfeito pelo fato da diretoria do São Paulo apostar em seu futebol e contratá-lo por um valor 📈 alto para os padrões nacionais na época, sendo US$ 2,1 milhões(cerca de R$ 4 milhões), o jogador foi artilheiro do 📈 Campeonato Brasileiro, com 19 gols, e passou a ter uma grande identificação com a torcida são-paulina.
A média de gols do 📈 jogador também aumentou significativamente: em apenas um semestre, Luis Fabiano marcou 21 gols em 25 jogos - média de 0,84 📈 gol por jogo.[10][11]
Em 2003, Luis Fabiano foi artilheiro do Campeonato Paulista e vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa do 📈 Brasil.
Mas o maior feito do atacante, foi a casas das aposta com contribuição para que o São Paulo atingisse um objetivo que o 📈 clube já perseguia há quase dez anos: voltar disputar a Taça Libertadores da América.[12]
Em 2004, Luis Fabiano ajudou o São 📈 Paulo a chegar à fase semifinal da Taça Libertadores da América.
O atacante ainda sagrou-se artilheiro da competição com oito gols.[13]
Em 📈 31 de agosto de 2004, após ser artilheiro da Taça Libertadores da América, foi vendido para o Porto.
A negociação foi 📈 concretizada em um valor abaixo do que o clube do Morumbi desejava lucrar com o seu então maior artilheiro em 📈 média de gols na história.
Seduzido pelo, na época, campeão europeu, Luís Fabiano, segundo o presidente são-paulino, no período, Marcelo Portugal 📈 Gouvêa, queria deixar o futebol brasileiro.
Gouvêa chegou a dar a seguinte declaração: "Ele mudou a postura dele e disse que 📈 queria ir embora.
Não dá para pagar um jogador caro e insatisfeito".
Nem o contrato renovado, havia pouco, até 2008 conseguiu prender 📈 o atleta no Tricolor.[14]
No FC Porto, não conseguiu repetir as boas atuações que teve pelo São Paulo, marcando apenas 3 📈 gols em 27 jogos.
Pelo Porto, foi campeão da Copa Intercontinental de 2004, derrotando o Once Caldas, da Colômbia, na final[15].
Se 📈 transferiu ao Sevilla em 2005 por 20 milhões de euros (cerca de 55 milhões de reais).
Após uma primeira temporada de 📈 adaptação, foi campeão da Copa da UEFA em 2006, quando marcou um dos gols na final contra o Middlesbrough, da 📈 Inglaterra, e campeão da Supercopa Europeia em 2006, ao derrotar o Barcelona.
Em 2007, permaneceu no clube espanhol, e foi mais 📈 uma vez campeão da Copa da UEFA, ao vencer o Espanyol na final e também da Supercopa da Espanha.
Luis Fabiano 📈 entrou para a história do Sevilla em 2007, ao marcar o gol de número dois mil da história do clube.
Na 📈 temporada 2007-08 já era o principal jogador do time.
Pela Champions League foi muito bem, marcando 7 gols e dando 2 📈 assistências em 10 jogos.
Sua equipe foi eliminada após uma disputa de pênaltis contra o Fenerbahçe.
Em 2009 ganhou diversos prêmios individuais, 📈 foi indicado a Ballon d'Or da France Football, World Player da FIFA e a World Soccer.
Além disso foi indicado para 📈 a Four Four Two dos melhores jogadores do mundo pela 2ª vez, o que aconteceu pela 3ª vez em 2010.
Entre 📈 outros prêmios ganhou o Prêmio Samba de Ouro[16].
Após seis épocas em Sevilha, Luís Fabiano encerou casas das aposta com passagem com 230 jogos 📈 e 107 golos.[17]
Retorno ao São Paulo [ editar | editar código-fonte ]
Na tarde de 11 de março, Juvenal Juvêncio, presidente 📈 do São Paulo, anuncia o retorno de Luis Fabiano ao clube, após a contratação junto ao Sevilla, por 7,6 milhões 📈 de euros (19,9 milhões de reais), firmando um contrato com duração de quatro anos.
No dia de casas das aposta com apresentação havia aproximadamente 📈 45 mil pessoas no Estádio do Morumbi, uma das maiores do futebol brasileiro e a sexta do futebol mundial.[18]
Após o 📈 retorno, Luis Fabiano teve problemas para reestrear devido a lesões no joelho, mas após longo período fora dos gramados ele 📈 reestreou pelo São Paulo, no dia 2 de outubro contra o Flamengo no dia do aniversário de 51 anos do 📈 Morumbi.
A partida terminou em 2 a 1 para os cariocas.
[19] No dia 19 de outubro, na casas das aposta com quinta partida, em 📈 jogo válido pela Copa Sul-Americana, marcou seu primeiro gol no retorno ao São Paulo contra o Libertad, aos 31 minutos 📈 do segundo tempo.[20]
No dia 12 de novembro, Fabuloso fez 2 gols em cima do Avaí, e em uma de suas 📈 comemorações o jogador fez fortes "xingamentos" a alguns críticos.
Na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, Luis Fabiano marcou mais dois gols 📈 e deu uma assistência na vitória de 3 a 1 sobre o América Mineiro, e renovou a esperança do torcedor 📈 tricolor em conseguir a vaga para a Copa Libertadores de 2012.
Após uma derrota, voltou a marcar 2 gols no 4 📈 a 1 sobre o Santos, porém a goleada foi insuficiente para classificar o time para a competição continental.
Em 14 de 📈 março, Luis Fabiano marcou 4 gols em partida valida pela Copa do Brasil, contra o Independente-PA.[21]
Nas oitavas-de-final da Copa do 📈 Brasil, quis a história que o gol de número 300 de casas das aposta com carreira tenha sido marcado logo contra o time 📈 que o revelou.
O gol foi o terceiro na partida em que o São Paulo venceu a Ponte Preta no Morumbi, 📈 sendo o gol da classificação para a próxima etapa da competição.
Em junho, Luis Fabiano foi duramente criticado pela imprensa, torcida, 📈 pelo técnico Emerson Leão e até mesmo pelos companheiros de time, por tomar muitos cartões por reclamação e desfalcar a 📈 equipe em jogos decisivos.[22][23][24]
Em julho, depois de ser chamado de pipoqueiro por parte da torcida após maus resultados no Brasileirão, 📈 Luís Fabiano deu indícios de que poderia sair do clube.
No entanto, reconciliou-se logo com o torcedor são-paulino, marcando dois gols 📈 na goleada contra o Flamengo pela 13ª rodada do Brasileirão.
Na ocasião, ultrapassou a marca de Leônidas da Silva (144 gols), 📈 tornando-se o sétimo maior artilheiro da história do clube.
Em 26 de agosto, Luís Fabiano foi fundamental na vitória são-paulina por 📈 2 a 1 sobre o rival Corinthians, ao marcar ambos os gols tricolores sobre o alvinegro.
O São Paulo não batia 📈 o clube do Parque São Jorge no Pacaembu havia sete anos.
[25] Foi vice-artilheiro do Brasileirão 2012 com 17 gols, três 📈 a menos que Fred do Fluminense, mesmo assim teve a melhor média de gols do campeonato, foi artilheiro da Copa 📈 do Brasil e ajudou o clube a voltar a disputar a Libertadores após dois anos de ausência, apesar de uma 📈 tola expulsão no jogo de ida da final da Copa Sul-americana, contra o Tigre, reacender as críticas contra ele.
Marcou um 📈 gol contra o Mirassol em 18 de janeiro, e casas das aposta com equipe venceu o jogo por 2 a 0 no Morumbi.
[26][27] 📈 Fez dois gols pelo São Paulo na vitória de goleada por 5 a 0 no Club Bolívar na Pré-Libertadores.
[28][29] Marcou 📈 novamente contra o Bolívar.
[30] Fez o primeiro gol do São Paulo no jogo, mas casas das aposta com equipe sofreu a virada por 📈 4 a 3 porém casas das aposta com equipe conseguiu a classificação por ter vencido o primeiro jogo por 5 a 0.
[31] Marcou 📈 mais dois gols em 20 de fevereiro, contra o São Caetano em uma vitória por 4 a 2 fora de 📈 casa.
[32] Marcou também na vitória do São Paulo por 2 a 1 sobre o The Strongest de virada.
[33] Foi expulso 📈 no jogo contra o Arsenal de Sarandí no dia 7 de março em jogo empatado por 1 a 1 no 📈 Pacaembu.
[34] Marcou mais um gol na vitória sobre o Oeste por 3 a 2 em 17 de março.
[35] Marcou o 📈 gol que deu a vitória do São Paulo contra o São Bernardo em 20 de março.
[36] Fez um gol na 📈 vitória por 2 a 0 sobre o Bragantino em 23 de março de 2013.
Em 27 de março, Fez os dois 📈 gols que deram a vitória do São Paulo por 2 a 0 contra o Paulista, ficando 11 partidas sem perder.[carece 📈 de fontes]
Em 6 de abril, foi novamente alvo de uma das torcidas uniformizadas do clube, que, no CT da Barra 📈 Funda, bradaram "Luis Fabiano, amarelão, sai do Tricolor e vai jogar no Itaquerão".
[37] Fez o gol de honra na derrota 📈 para o Atlético Mineiro por 4 a 1 na partida de volta da Copa Libertadores em 8 de maio, perdendo 📈 as duas partidas das oitavas de final.
[38] Fez dois gols na segunda rodada do campeonato brasileiro contra o Vasco ajudando 📈 casas das aposta com equipe a vencer o jogo por 5 a 1 no Morumbi em 29 de maio de 2013.[39]
Segundo o Globoesporte.
com, 📈 Luís Fabiano recebeu duas propostas: Olympiacos e Galatasaray.
[carece de fontes] Os turcos queriam Luís Fabiano por 4,5 milhões de euros 📈 (R$ 12,7 milhões).
Já os gregos optariam por uma oferta de cinco milhões de euros (R$ 14 milhões).
A diretoria do São 📈 Paulo não admitiu publicamente, mas de acordo com a matéria, aceitaria negociar o atleta por seis milhões de euros (R$ 📈 17 milhões), quase o mesmo valor que o São Paulo desembolsou em março de 2011 quando contratou o atacante.
A parada 📈 do Brasileirão para a Copa das Confederações de 2013 deveria decidir o futuro do jogador.
Luís Fabiano tinha contrato com o 📈 time com o São Paulo até 2015, mas poderia rescindir devido as criticas por expulsões e lesões.
Entretanto, o presidente do 📈 São Paulo, Juvenal Juvêncio ainda analisaria se venderia ou não o atleta.[40]
No jogo que poderia ser a despedida de Luís 📈 Fabiano, o atacante marcou o primeiro gol do São Paulo no empate por 1 a 1 com o Grêmio em 📈 12 de junho.
[41] Contudo, após diversas contusões e maus desempenhos, o atacante foi, ao final da temporada, cobrado pelo treinador 📈 Muricy Ramalho.
Para o técnico, usando Paulo Henrique Ganso como exemplo, Luís Fabiano precisava "querer mais".[42]
O Fabuloso inaugurou 2014 sob muitas 📈 críticas da torcida.
Em 22 de janeiro, na segunda partida oficial do clube na temporada, a vitória por 4 a 0 📈 sobre o Mogi Mirim, nem mesmo o gol marcado pelo centroavante evitou as vaias da torcida tricolor.
Porém o jogador não 📈 ficou calado e respondeu as vaias via imprensa: "Eles estão satisfeitos? Não? Então, paciência.
Tenho o meu contrato e farei o 📈 meu melhor.
Sei que muitas coisas podem acontecer no futebol, mas, a princípio, vou ficar aqui.
Se depender de mim, cumpro esses 📈 dois anos mesmo com xingamento, desconfiança e tristeza."[43]
Em 29 de janeiro, no entanto, o jogador foi o grande nome da 📈 equipe na goleada por 6 a 3 diante do Rio Claro, em pleno Morumbi, tendo sido autor de três tentos, 📈 todos eles anotados no primeiro tempo.
Além de ter deixado o campo, dessa vez, sob aplausos da torcida,[44] substituído pelo jovem 📈 Ewandro, o atacante ainda deixou seu nome na história são-paulina, se tornando o quarto maior goleador do clube.[45]
No dia 9 📈 de abril de 2014, em uma partida contra o CSA, no Morumbi, pelo segundo jogo da primeira fase da Copa 📈 do Brasil, Luís Fabiano marcou 2 gols e igualou a marca de Teixeirinha, se tornando também o terceiro maior artilheiro 📈 da historia do São Paulo, com 190 gols[46].
Em dezembro de 2015, foi anunciado que o Fabuloso não renovaria seu contrato, 📈 encerrando casas das aposta com passagem sendo o 3° maior artilheiro da historia do São Paulo[47].
Em 23 de dezembro de 2015, assinou com 📈 o Tianjin Quanjian para a temporada de 2016[48].
Jogando a Segunda Divisão do futebol chinês, Luis Fabiano foi peça importante no 📈 projeto do Tianjin Quanjian para conseguir uma vaga na elite chinesa.
Ele foi contratado juntamente com Geuvânio e Jadson.
Além deles, o 📈 trabalho técnico foi iniciado por Vanderlei Luxemburgo, que ao longo da temporada foi substituído por Fabio Cannavaro.[49]
Em 27 de outubro 📈 de 2016, o atacante anunciou que não permaneceria na equipe na próxima temporada.
Aos 35 anos, ele foi artilheiro da equipe 📈 na temporada chinesa com 23 gols em 29 partidas, e um dos destaques na conquista do título da Segunda Divisão 📈 e do acesso à elite no país[50].
Vasco da Gama [ editar | editar código-fonte ]
Em 17 de fevereiro de 2017, 📈 Luís Fabiano foi anunciado como novo reforço do Vasco da Gama.
[51] Fez casas das aposta com estreia pela equipe carioca no dia 12 📈 de março de 2017, contra o Macaé no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela primeira rodada da Taça Rio.
O 📈 jogo terminou empatado com 2 gols pra cada lado.
[52] No dia 26 de março de 2017, o jogador foi expulso 📈 no clássico diante do maior rival Flamengo no Mané Garrincha, após dar peitada no árbitro Luís Antônio Silva dos Santos, 📈 por não concordar com um cartão amarelo que recebeu.
[53] Marcou seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina no dia 16 📈 de abril de 2017, na decisão da Taça Rio contra o rival Botafogo, onde o Gigante da Colina sagrou-se campeão 📈 com uma vitória por 2 a 0, sendo o gol de Fabuloso o segundo da partida.[54]
No dia 21 de Maio 📈 de 2017, Luís Fabiano marcou o seu gol de número 400 na carreira, no jogo contra o Bahia em São 📈 Januário, válido pela 2ª rodada do Brasileirão.
[55] Na rodada seguinte, marcou seu segundo gol em clássicos cariocas, em um jogo 📈 emocionante contra a equipe do Fluminense, que terminou com a virada cruzmaltina no final do jogo por 3 a 2.
[56] 📈 Após ficar uma rodada de fora, Luís Fabiano marcou dois gols contra seu antigo rival dos tempos de São Paulo: 📈 o Corinthians.
Em mais um jogo eletrizante em São Januário, o Vasco perdia por 2 a 0 no intervalo da partida, 📈 quando no início da etapa final, o atacante marcou os dois gols em 3 minutos, porém o time cruzmaltino se 📈 abriu em busca da virada e não conseguiu conter o eficiente ataque do então líder da competição, que em 3 📈 oportunidades foi letal, e saiu de São Januário com a vitória por 5 a 2.
[57] Na rodada seguinte, em boa 📈 fase, o Fabuloso marcou novamente, dessa vez contra o Sport, mais uma vez em São Januário.
O gol abriu o placar 📈 para o time cruzmaltino que saiu de campo com a vitória por 2 a 1, e o atacante saiu de 📈 campo tendo marcado gols em 4 jogos seguidos, sendo 5 gols em 4 jogos.[58]
Em outubro de 2017, após não conseguir 📈 uma sequência no time devido a seguidas lesões, tendo atuado em apenas um terço dos jogos da equipe no Campeonato 📈 Brasileiro, Luís Fabiano pediu a diretoria vascaína para não receber mais salários do clube até estar apto a jogar novamente.[59]
Em 📈 8 de fevereiro de 2018, rescindiu seu contrato com o Vasco.[60]
Enfrentando uma série de lesões, anunciou casas das aposta com aposentadoria no fim 📈 de 2021, quatro anos após seu último jogo oficial.[61]
Pela Seleção Brasileira, estreou no amistoso contra a Nigéria em 2003, quando 📈 estava em grande fase pelo São Paulo.
Neste jogo, Luis Fabiano marcou 2 gols.
Depois disso, passou a receber convocações para as 📈 Eliminatórias da Copa do Mundo e outros amistosos, como no jogo contra a Hungria, onde o atacante marcou 5 gols.[62]
Copa 📈 das Confederações 2003 e Copa América 2004 [ editar | editar código-fonte ]
Disputou a Copa das Confederações FIFA de 2003 📈 e posteriormente foi convocado para a disputa da Copa América de 2004, na qual foi um dos grande nome do 📈 Brasil no decorrer do torneio.
Em 6 jogos, marcou 2 gols e deu 3 assistências, mas quem acabou brilhando na grande 📈 final contra a Argentina foi o atacante Adriano, herói do título.[63]
Em novembro de 2007, o atacante Afonso Alves, convocado para 📈 a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010, sofreu uma contusão, e o técnico Dunga, chamou Luís 📈 Fabiano para substituí-lo.
[64] O atacante enfim voltou a jogar pela Seleção após entrar no segundo tempo do jogo diante do 📈 Peru, que terminou empatado em 1 a 1.
Mas o melhor ainda estava reservado para ele: No jogo contra o Uruguai, 📈 em pleno Morumbi, Luís Fabiano foi escalado como titular e marcou os 2 gols da vitória de 2 a 1.
O 📈 ano de 2008 foi mágico para Luís Fabiano na Seleção.
Além de ótimos desempenhos e gols com a camisa canarinho, o 📈 atacante fechou o calendário brasileiro em grande estilo: fez 3 dos 6 gols da seleção contra Portugal, em um amistoso 📈 realizado no Brasil e foi o artilheiro da Seleção no ano.[65]
Copa das Confederações 2009 [ editar | editar código-fonte ]
Em 📈 2009, na disputa da Copa das Confederações, Luis Fabiano terminou como artilheiro, com 5 gols em cinco jogos, além de 📈 ter sido eleito o segundo melhor jogador da competição, na época em que foi indicado a Bola de Ouro da 📈 France Football e a Jogador Mundial da Fifa, fora as indicações aos 100 melhores jogadores do mundo pela 3 ª 📈 vez, por revistas inglesas.
Por muitos era considerado o melhor centro-avante do mundo.[66]
Copa do Mundo FIFA de 2010 [ editar | 📈 editar código-fonte ]
Luís Fabiano na Copa do Mundo de 2010, no jogo em que o Brasil venceu a Coréia do 📈 Norte por 2 a 1.
Luís Fabiano em uma disputa de bola contra um jogador da Coréia do Norte.
Luis Fabiano foi 📈 titular na disputa da Copa do Mundo FIFA de 2010.
Após 2 partidas sem marcar, o atacante marcou dois gols contra 📈 a Costa do Marfim, sendo o segundo gol muito polêmico.
Após dominar a bola com o braço, dentro da área adversária, 📈 Fabuloso aplicou dois "chapéus" seguidos nos zagueiros que tentavam impedi-lo e bateu firme de esquerda para as redes.
Contra o Chile, 📈 nas oitavas-de-final, voltou a marcar um gol, após jogada com Robinho e Kaká.
Entretanto, não pode evitar a derrota brasileira contra 📈 a Holanda, e terminou seu desempenho na Copa com 3 gols e 1 assistência em cinco partidas.
Superclássico das Américas de 📈 2012 [ editar | editar código-fonte ]
Em convocação para o Superclássico das Américas de 2012, Luis Fabiano retornou à Seleção 📈 dois anos após casas das aposta com última partida com a amarelinha.[67]
Aposentadoria da Seleção [ editar | editar código-fonte ]
Foi convocado novamente para 📈 um amistoso contra o Inglaterra em 6 de fevereiro de 2013, na qual fez a casas das aposta com última partida pela Seleção.[carece 📈 de fontes]
Gols pela Seleção [ editar | editar código-fonte ]
Expanda a caixa de informações para conferir todos os jogos onde 📈 Luís Fabiano marcou gols pela Seleção Brasileira.
Até 5 de novembro de 2017.
[68]
Clube Temporada Campeonatonacional Copa
nacional[a] Competições
continentais[b] Outros
torneios[c] Total Jogos Gols 📈 Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.Jogos Gols Assist.
Ponte Preta 1998 7 2 0 - 7 2 0 1999 5 📈 1 0 5 1 0 2000 0 0 0 0 0 0 Total 12 3 0 - 12 3 0 📈 Stade Rennais 2000–01 7 0 0 - 7 0 0 Total 7 0 0 - 7 0 0 São Paulo 📈 2001 22 9 0 4 5 0 7 2 0 17 14 0 50 30 0 Total 22 9 0 📈 4 5 0 7 2 0 17 14 0 50 30 0 Stade Rennais 2001–02 4 0 0 1 0 📈 0 - 5 0 0 Total 4 0 0 1 0 0 - 5 0 0 São Paulo 2002 23 📈 19 0 - 2 2 0 25 21 0 2003 34 29 0 8 8 0 4 1 0 10 📈 8 0 56 46 0 2004 8 5 0 - 12 8 0 9 8 0 29 21 0 Total 📈 65 53 0 8 8 0 16 9 0 21 18 0 110 88 0 Porto 2004–05 22 3 0 📈 - 4 0 0 1 0 0 27 3 0 Total 22 3 0 - 4 0 0 1 0 📈 0 27 3 0 Sevilla 2005–06 23 5 1 2 0 0 12 2 0 - 37 7 1 2006–07 📈 26 10 0 3 1 0 10 4 1 39 15 1 2007–08 30 24 2 4 1 0 20 📈 13 4 1 1 0 55 39 6 2008–09 26 8 1 7 6 0 4 2 0 - 37 📈 16 1 2009–10 23 15 3 6 4 1 6 2 4 35 21 8 2010–11 21 10 2 4 📈 1 0 8 2 0 2 1 0 35 14 2 Total 149 72 9 26 13 1 60 25 📈 9 3 2 0 238 112 19 São Paulo 2011 10 6 2 - 2 1 0 - 12 7 📈 2 2012 22 17 3 9 8 2 5 1 0 8 5 0 44 31 5 2013 22 6 📈 1 - 11 7 2 14 9 1 47 22 4 2014 23 9 2 3 2 0 3 0 📈 0 14 9 0 43 20 2 2015 22 8 2 6 2 0 6 1 0 8 4 1 📈 41 15 3 Total 99 46 10 17 12 2 27 10 2 44 27 2 187 95 16 Tianjin 📈 Quanjian 2016 28 22 4 1 1 1 - 29 23 5 Total 28 22 4 1 1 1 - 📈 29 23 5 Vasco da Gama 2017 12 5 2 1 0 0 - 7 1 0 20 6 2 📈 Total 12 5 2 1 0 0 - 7 1 0 20 6 2 Total na carreira 420 213 25 📈 58 39 4 114 46 11 93 62 2 685 360 42
Ano Jogos Gols Assist.
Média 2003 3 1 0 0,33 📈 2004 9 5 0 0,55 2007 2 2 0 1 2008 9 6 2 0,66 2009 13 11 1 0,84 📈 2010 7 3 0 0,42 2012 1 0 0 0 2013 1 0 0 0 Total 45 28 3 0,62São 📈 PauloPortoSevillaTianjin Quanjian
China League One: 2016Vasco da GamaTaça Rio: 2017Seleção BrasileiraVice-artilhariaReferências