Tarot Français Tarot Francês oudlers do jeu de tarot: as 2 pontas ou bouts (o pequeno, ou petit, e o 🤑 21 em torno da desculpa, ou excuse) Sobre Local de origem França Nome(s) alternativo(s) Jeu de Tarot Tipo Jogo de 🤑 vazas em equipes Nº de jogadores 3 a 5 N° de cartas 78 Baralho Tarot Nouveau Sentido de jogo Anti-Horário 🤑 Ranking das cartas Trunfos:
21 - 1, e 🟊 (desculpa)Naipes:
R D C V 10 9 8 7 6 5 4 3 🤑 2 1(A) Tempo de jogo 5 a 10 min.por partida
O Tarot, Jogo de Tarot ou Tarot Francês é um jogo 🤑 de cartas geralmente jogado com quatro jogadores, mas existem variantes para três e cinco jogadores [note 1] .
História e origem 🤑 [ editar | editar código-fonte ]
Os jogos de cartas surgiram na Europa no final do século XIV; eles podem ter 🤑 sido introduzidos a partir da Itália ou da Catalunha.[2]
Os tarôs mais antigos conhecidos hoje foram feitos para a família Visconti 🤑 de Milão na primeira metade do século XV .
As carte da trionfi ou naipe a trionfi são mencionadas pela primeira 🤑 vez em meados do século XV no norte da Itália.
A palavra italiana tarocchi e a palavra francesa tarot são mencionadas 🤑 pela primeira vez no início do século XVI.[3]
A palavra francesa tarot provavelmente vem do italiano tarocco (plural tarocchi ).
Em francês, 🤑 a palavra tarot deu origem no século XVII às palavras taroter e tarotage.[4]
É no início do século XVI que o 🤑 baralho de tarô chega à França.
[5] Citado em 1534 por Rabelais em Gargantua[6] e na moda até 1650,[2] quando era 🤑 jogado a três segundo a regra de 1655,[2] parece que no século XVIII na França, dificilmente era jogado mais do 🤑 que na Provença.
[7] Atualizado no final século XVIII e século XIX - época na qual os antigos tarôs conhecidos desde 🤑 1930 como "Tarot de Marselha" foram designados como tarôs italianos - será amplamente adotado no século XX por volta de 🤑 1950, então será estabelecida a Federação Francesa de Tarot em 1973[8] que irá consagrar como oficial a regra moderna com 🤑 quatro jogadores e o jogo quase exclusivo com as cartas modernizadas com naipes franceses.
No século XVIII, as cartas do baralho 🤑 de tarô são associadas à prática da cartomancia e têm sido usadas desde então para o tarot divinatório.
As cartas antigas 🤑 com desenhos e naipes italianos são geralmente preferidos para este uso.
As três pontas ou oudlers .
As cartas de tarot são 🤑 uma versão modernizada do séc.
XIX das cartas do Tarot dito "de Marselha".
Um baralho de tarô tem 78 cartas de jogar:
Cinquenta 🤑 e seis cartas divididas em quatorze cartas dos quatro naipes franceses tradicionais: espadas, copas, ouros e paus.
Em cada naipe é 🤑 inserido um cavaleiro entre a dama e o valete.
Vinte e uma cartas com um número: estas são os trunfos, que 🤑 têm prioridade sobre os naipes.
O número indica a força de cada trunfo, do mais forte (o 21) ao mais fraco 🤑 (o 1, chamado petit, "pequeno").
A excuse, "desculpa", uma carta marcada com uma estrela e representando um tocador de bandolim.
Ele desempenha 🤑 um papel equivalente ao do curinga do pôquer (este último foi inventado muito mais tarde [ carece de fontes ] 🤑 )
No jeu de tarot ("jogo de tarô"), os trunfos extremos, ou seja, o 21 e o 1, bem como a 🤑 excuse, são as três bouts, "pontas", também chamados oudlers.
É em torno dessas três cartas que toda a estratégia do jogo 🤑 do tarô é organizada.
Essas 78 cartas formam um total de 91 pontos que também contamos:sempre dois a dois.
Portanto, uma carta 🤑 simples deve sempre ser contada com uma ponta, uma honra (Rei, Dama, Cavalo, Valete) ou uma segunda carta simples.
cada par 🤑 com uma ponta (ou oudler) e uma única simples conta como 5 pontos.
cada par com uma honra (Rei, Rainha, Cavaleiro, 🤑 Valete) e uma carta simples conta de acordo com a honra, respectivamente, para 5, 4, 3 e 2 pontos.
o resto 🤑 dos pares de cartas (os outros 19 trunfos e as cartas baixas) contam cada um 1 ponto.
no caso de uma 🤑 carta ser deixada sozinha no final da contagem, ela vai para o lado que ganhou a partida.
O formato da carta 🤑 é mais longo do que o de jogos de cartas como bridge ou poker.
De fato, o número de cartas distribuídas 🤑 sendo bastante grande (18 cartas por jogador em 4, 15 em 5 e 24 em 3), seria difícil mantê-las em 🤑 mãos com o formato normal.
Além disso, esse formato é o da maioria das variantes do Tarot de Marselha, de onde 🤑 essas cartas são derivadas.
As dimensões típicas de uma carta de tarô são 60 × 112 mm.
Desenvolvimento de uma partida com 🤑 quatro jogadores [ editar | editar código-fonte ]
O tarô foi inventado para quatro jogadores.
Existem, no entanto, variantes para três ou 🤑 cinco jogadores.
Assim que o carteador for designado, ele distribui as cartas três a três, começando com o jogador à casas das apostas net 🤑 direita e indo no sentido anti-horário .
Ao mesmo tempo que distribui, constitui um chien , "cão", de seis cartas que 🤑 escolhe como lhe aprouver.
No entanto, o carteador não pode:
colocar várias cartas ao mesmo tempo no cão (variante comum: não mais 🤑 de 3).
colocar uma das primeiras ou últimas três cartas da pilha no chien.
No jogo de três jogadores, as cartas são 🤑 distribuídas quatro por quatro (vinte e quatro por jogador) e um chien de seis cartas.
No jogo de cinco, cada jogador 🤑 terá quinze cartas e o chien três cartas.
Se um jogador tiver apenas um trunfo em casas das apostas net mão e esse trunfo 🤑 for o 1 (petit), ele deve revelar casas das apostas net mão, a distribuição é cancelada e uma nova distribuição é feita.
Dizemos que 🤑 o petit está "seco".
O petit seco, se acompanhado da excuse, não cancela a distribuição.
Este caso também pode ocorrer após o 🤑 descarte.
As ofertas (ou lances) acontecem em uma rodada, uma vez distribuídas as cartas.
Cada um por casas das apostas net vez, se o jogador 🤑 considerar que não pode ficar com o chien, diz "(eu) passo", e se pensa que pode ganhar, escolherá uma aposta 🤑 entre as quatro possibilidades:
prise , "pegadura", (ele diz "eu pego");
, "pegadura", (ele diz "eu pego"); garde , "guarda", que vai 🤑 dobrar os pontos (ele diz "eu guardo");
, "guarda", que vai dobrar os pontos (ele diz "eu guardo"); garde sans le 🤑 chien , "guarda sem o cão", o que quadruplicará os pontos (ele diz "eu guardo sem");
, "guarda sem o cão", 🤑 o que quadruplicará os pontos (ele diz "eu guardo sem"); garde contre le chien, "guarda contra o cão", que vai 🤑 sextuplicar os pontos (ele diz "eu guardo contra").
O jogador com a aposta mais alta leva o cão se for uma 🤑 pegadura (prise) ou guarda simples (garde).
As seis cartas são mostradas a todos e, em seguida, o tomador (aquele que fica 🤑 com as cartas do cão) as incorpora em suas cartas.
Ele então terá que descartar, secretamente, tantas cartas que constituirão seus 🤑 primeiros pontos da partida.
É absolutamente proibido descartar um rei ou uma ponta ( oudler ).
Só se pode descartar um trunfo 🤑 se não for possível fazer de outra forma e, neste caso, mostrando-o à defesa.
No caso de guarda sem cão, não 🤑 é revelado, é adquirido pelo recebedor e os pontos que contém serão somados ao seu total no final do jogo.
No 🤑 caso de guarda contra o cão, não é revelado, é adquirido para defesa e os pontos que contém serão somados 🤑 ao total da defesa no final do jogo.
Eventualmente, o chelem, ou seja, a condição de obter todas as vazas, pode 🤑 ser anunciado pelo tomador após ter feito o seu descarte: se o tomador a realiza, ganha um bônus de 400 🤑 pontos.
No entanto, se o tomador conseguir o chelem, mas não o tiver anunciado com antecedência, ele ganha apenas 200 pontos 🤑 adicionais.
Finalmente, se o tomador anunciar o chelem, mas não perceber, 200 pontos serão deduzidos de seu total.
Se ninguém decidir, o 🤑 jogo é redistribuído.
Variante das orfertas [ editar | editar código-fonte ]
Em alguns jogos recreativos, e para evitar abandono de ofertas 🤑 (passes) e redistribuições de cartas, é possível fazer um lance semelhante a "Parole" ( check ) do poker: o jogador 🤑 não se compromete a licitar, mas reserva a casas das apostas net opinião para uma segunda rondada de oferta.
Dependendo das variantes, esta Parole 🤑 permite então escolher livremente uma oferta entre as selecionados (de Pegadura à Guarda contra), ou apenas uma Espera.
Esta variante não 🤑 é aceita em jogos de torneio.
) do poker: o jogador não se compromete a licitar, mas reserva a casas das apostas net opinião 🤑 para uma segunda rondada de oferta.
Dependendo das variantes, esta permite então escolher livremente uma oferta entre as selecionados (de Pegadura 🤑 à Guarda contra), ou apenas uma Espera.
Esta variante não é aceita em jogos de torneio.
Em algumas regiões, existe um "passe" 🤑 ( pousse ) entre a pequena ( petite ) e a guarda.
Os contratos valem então 10, 20, 40, 80 ou 🤑 160 pontos.
Este anúncio não é aceito em jogos de torneio.
A pegadura ( prise ) é então chamada de pequena (o 🤑 jogador diz neste caso "pequena").
Nesta variante, o jogador não diz o "eu" dos outras ofertas.
) entre a pequena ( ) 🤑 e a guarda.
Os contratos valem então 10, 20, 40, 80 ou 160 pontos.
Este anúncio não é aceito em jogos de 🤑 torneio.
Quando um jogador tiver fez um anúncio e outro jogador superar a oferta, o primeiro jogador poderia, por casas das apostas net vez, 🤑 superar a oferta ou não (laisser).
Os pontos do contrato para o tomador dependem do número de oudlers (pontas) que ele 🤑 obtem em suas vazas (ou mãos) no final da partida.
sem oudler , é necessário fazer pelo menos 56 pontos;
, é 🤑 necessário fazer pelo menos 56 pontos; com 1 oudler , é necessário fazer pelo menos 51 pontos;
, é necessário fazer 🤑 pelo menos 51 pontos; com 2 oudlers , é necessário fazer pelo menos 41 pontos;
, é necessário fazer pelo menos 🤑 41 pontos; com 3 oudlers, é necessário fazer pelo menos 36 pontos.
Ter um punhado (poignée) é ter um grande número 🤑 de trunfos em seu jogo (a desculpa conta como um trunfo).
Um jogador com um punhado pode, se desejar, anunciá-lo e 🤑 apresentar os trunfos classificados em ordem decrescente, completos e todos de uma vez, antes de jogar casas das apostas net primeira carta.Existe:
o punhado 🤑 simples ( simple poignée ): dez trunfos (treze trunfos com três jogadores, oito com cinco jogadores); o bônus é de 🤑 20 pontos;
): dez trunfos (treze trunfos com três jogadores, oito com cinco jogadores); o bônus é de 20 pontos; o 🤑 punhado duplo ( double poignée ): treze trunfos (quinze com três jogadores, dez com cinco jogadores); o bônus é de 🤑 30 pontos;
): treze trunfos (quinze com três jogadores, dez com cinco jogadores); o bônus é de 30 pontos; o punhado 🤑 triplo (triple poignée): quinze trunfos (dezoito a três jogadores, treze a cinco jogadores); o bônus é de 40 pontos.
Esses prêmios 🤑 mantêm o mesmo valor independente do contrato.
O bônus é adquirido pelo lado vencedor da distribuição.
O punhado deve ser apresentado de 🤑 uma vez, com os trunfos em ordem.
A desculpa no punhado indica que o jogador não tem outros trunfos.
Ao contrário de 🤑 um rumor popular, não é de forma alguma obrigatório apresentar as pontas (oudlers) ou trunfos extremos para o jogador com 🤑 mais trunfos do que o que seu punhado requer.
Um jogador que possui todos os quatro reis e quinze trunfos e 🤑 deveria ter descartado um trunfo está autorizado a apresentar um punhado triplo, incluindo o trunfo descartado que foi mostrado anteriormente 🤑 para a defesa.
Não é obrigatório apresentar um punhado.
O pequeno no final [ editar | editar código-fonte ]
Se o pequeno faz 🤑 parte da última vaza, diz-se que ele está "no final" A equipa que obtiver a última mão, desde que esta 🤑 inclua o pequeno, beneficia-se de um bónus de 10 pontos, que pode ser multiplicado de acordo com o contrato, seja 🤑 qual for o resultado da partida.
Quando um jogador não tem trunfo em casas das apostas net mão, ele pode anunciar uma "miséria de 🤑 trunfo" antes de jogar a primeira carta.
Da mesma forma, quando um jogador não tem uma figura na mão, ele pode 🤑 anunciar uma "miséria de figura".
O anúncio é feito de acordo com as cartas em mãos e não leva em consideração 🤑 aquelas presentes ou não no cão.
Estas "misérias" garantem-lhe um bónus (variável consoante a região) que é deduzido dos pontos da 🤑 equipa vencedora.
Esta variante não faz parte das regras da FFT e geralmente não é permitida durante os torneios.
Desenvolvimento da partida 🤑 [ editar | editar código-fonte ]
O tomador jogará contra 3 adversários que formam a defesa .
A primeira carta, o início 🤑 da primeira vaza (mão), é jogada pelo jogador à direita do carteador.
Em seguida, cada jogador joga por casas das apostas net vez, seguindo 🤑 no sentido anti-horário.
O jogador que ganha a primeira rodada começa a próxima, e assim por diante.
O jogo então ocorre de 🤑 acordo com as seguintes regras:
o início de cada mão (carta inicial jogada) determina as cartas solicitadas aos outros jogadores.
Dizemos ao 🤑 trunfo se é um trunfo ou, se não, ao naipe (e, por exemplo, às espadas ).
Se a primeira carta de 🤑 uma vaza for a desculpa, a próxima carta determina o naipe jogado.
aos outros jogadores.
Dizemos se é um trunfo ou, se 🤑 não, (e, por exemplo, ).
Se a primeira carta de uma vaza for a desculpa, a próxima carta determina o naipe 🤑 jogado.
ao naipe , somos obrigados a fornecer o naipe solicitado, se houver, mas não a subir (jogar uma carta mais 🤑 alta).
, somos obrigados a fornecer o naipe solicitado, se houver, mas não a (jogar uma carta mais alta).
se não tiver 🤑 uma carta do naipe solicitado, é obrigado a cortar (jogar trunfo).
Se outro jogador já cortou, somos obrigados a sobre cortar 🤑 (cortar com um trunfo maior) se pudermos.
Caso contrário, urina-se (sub-corte) jogando outro trunfo.(jogar trunfo).
Se outro jogador já cortou, somos obrigados 🤑 a (cortar com um trunfo maior) se pudermos.
Caso contrário, (sub-corte) jogando outro trunfo.
ao trunfo , o jogador é obrigada a 🤑 subir no trunfo mais forte já em jogo, se puder, mesmo que pertença a um parceiro.
Caso contrário, urina-se (sub-corte) jogando 🤑 qualquer trunfo.
, o jogador é obrigada a subir no trunfo mais forte já em jogo, se puder, mesmo que pertença 🤑 a um parceiro.
Caso contrário, (sub-corte) jogando qualquer trunfo.
descarta-se (joga-se uma carta de casas das apostas net escolha) se não se tem uma carta 🤑 do naipe solicitado, nem um trunfo.
(joga-se uma carta de casas das apostas net escolha) se não se tem uma carta do naipe solicitado, 🤑 nem um trunfo.
quaisquer que sejam as restrições acima, é possível jogar a desculpa livremente e em substituição a qualquer carta, 🤑 exceto na última rodada da partida.
Não permite a execução de uma vaza (exceto no caso de um chelem ), mas 🤑 continua a ser propriedade do lado que a detém.
Quem quer que tenha jogado recupera a desculpa e a incorpora na 🤑 pilha de cartas que já fez.
Ele pega uma carta sem valor (carta baixa ou trunfo) que dá ao lado que 🤑 venceu a vaza para substituir a desculpa.
Se a desculpa fosse usada na última rodada do partida, ela deveria mudar obrigatoriamente 🤑 de lado.
), mas continua a ser propriedade do lado que a detém.
Quem quer que tenha jogado recupera a desculpa e 🤑 a incorpora na pilha de cartas que já fez.
Ele pega uma carta sem valor (carta baixa ou trunfo) que dá 🤑 ao lado que venceu a vaza para substituir a desculpa.
Se a desculpa fosse usada na última rodada do partida, ela 🤑 deveria mudar obrigatoriamente de lado.
no caso de um chelem sucedido pela parte do tomador não ter a desculpa, esta carta 🤑 jogada normalmente permanece propriedade da defesa e vale 4 pontos.
sucedido pela parte do tomador não ter a desculpa, esta carta 🤑 jogada normalmente permanece propriedade da defesa e vale 4 pontos.
no caso de um chelem, o tomador, se tiver a desculpa, 🤑 deve jogá-lo por último: a vaza vai voltar para ele.
Cálculo de pontuação e a marcação [ editar | editar código-fonte 🤑 ]
No final do jogo, são contados os pontos contidos nas vazas do tomador por um lado e nas da defesa 🤑 por outro (complemento a 91).
Para ganhar o seu contrato, o lado do tomador deve atingir um número mínimo de pontos 🤑 indicado na seção Contrato.
Se o número de pontos for alcançado exatamente, o contrato está "acabado"; se o número de pontos 🤑 for maior, os pontos adicionais são pontos vencedores; se o número de pontos for menor, o contrato é cancelado e 🤑 o número de pontos que faltam corresponde aos pontos perdidos.
Qualquer contrato vale arbitrariamente 25 pontos, acrescenta-se 25 pontos ao número 🤑 de pontos de ganho ou perda.
essa pontuação é multiplicada de acordo com a oferta (veja abaixo).
Adicionamos os bônus de punhado, 🤑 pequeno no final e chelem, se necessário.
Cada defensor marcará estes pontos, a menos que o atacante (tomador do cão) tiver 🤑 cumprido o seu contrato, e ainda se o atacante tiver caído.
O atacante marcará em positivo os pontos dados pela defesa, 🤑 em negativo os pontos ganhos pela defesa.
O total de todas as pontuações de uma partida deve ser igual a 0.
Variante 🤑 de marcação [ editar | editar código-fonte ]
Em algumas regiões, o tarô tradicional era jogado com uma "mosca": o carteador 🤑 tinha que apostar 5 pontos, e a mosca era aumentada em 10, 20, 40, 80 ou 160 por cada jogador 🤑 (exceto o tomador) dependendo se era uma Pegadura, um Passe, uma Guarda (implícita: com o cão), uma Guarda sem o 🤑 cão ou um Guarda contra o cão.
Se ninguém pegasse, na próxima rodada a mosca era aumentada pela aposta do carteador 🤑 e começava-se de novo.
Se o atacante ganhasse, ele embolsava a Mosca.
Se ele caísse (não cumprisse o contrato), dobrava-se a mosca, 🤑 colocando mais dinheiro de na quantia que havia.
Variante com três jogadores [ editar | editar código-fonte ]
A regra é quase 🤑 a mesma com quatro jogadores.
[9] Os contratos são idênticos.
Por outro lado, as cartas são distribuídas quatro a quatro (sendo o 🤑 cão sempre composto por seis cartas).
Cada jogador recebe assim vinte e quatro cartas.
O punhado simples é composto de treze trunfos, 🤑 o punhado duplo de quinze trunfos e o punhado triplo de dezoito trunfos.
Variante com cinco jogadores [ editar | editar 🤑 código-fonte ]
A regra é diferente do jogo com quatro jogadores, notadamente "o apelo ao rei".
O jogo é um pouco mais 🤑 complicado, mas é muito mais fácil de jogar.[10]
O cão é composto por três cartas, cada jogador recebe quinze cartas.
Os contratos 🤑 são idênticos.
O punhado simples consiste em oito trunfos, o punhado duplo de dez trunfos e o punhado triplo de treze 🤑 trunfos.
Para a marcação, o cálculo dos pontos atribuídos aos defensores é igual ao jogo de quatro jogadores.
Quando um dos jogadores 🤑 decide pegar, ele deve, antes de desvirar as cartas do cão, convocar um rei.
Quem possui este rei torna-se então seu 🤑 parceiro no jogo e só se revela, tanto para o tomador quanto para os defensores, jogando esta carta.
Quando o tomador 🤑 tem quatro reis, ele pode chamar uma dama (até mesmo um cavaleiro se ele tiver quatro reis e quatro damas 🤑 ou um valete se tiver quatro grandes casamentos, ou seja: quatro reis, quatro damas e quatro cavaleiros).
Ele pode chamar a 🤑 si mesmo chamando um rei que faz parte de seu jogo.
Se a carta chamada estiver no cão ou se o 🤑 tomador for chamado, então o tomador joga sozinho contra os outros quatro jogadores (defensores).
Caso contrário, o titular da carta chamada 🤑 torna-se seu parceiro (associado) e o jogo é disputado entre dois (o tomador e o associado) contra três.
A carta inicial 🤑 não pode ser do naipe da carta indicada pelo tomador, a menos que seja feita com a carta solicitada.
O parceiro 🤑 do tomador não deve declarar que pertence ao lado atacante até que ele jogue com o rei (ou outro membro 🤑 da corte) invocado, mesmo que ele possa escolher por seu comportamento de jogo deixar seus oponentes algumas ilusões, por exemplo, 🤑 dando pontos ou seu pequeno ao tomador.
Os pontos são atribuídos, mais ou menos dependendo do sucesso ou da queda, entre 🤑 os dois atacantes na proporção de dois terços para o tomador e um terço para o parceiro.
Os pontos são multiplicados 🤑 por quatro para o atacante se ele jogou sozinho contra quatro.
O total das cinco pontuações (do tomador, do parceiro e 🤑 de cada um dos três defensores) é, portanto, igual a zero.
Notas e referências [ editar | editar código-fonte ]Notas
↑ [ 🤑 1 ] Il existe de nombreuses variantes à ces règles qui ne seront pas abordées dans cette page.
Les règles données 🤑 dans cet article s'appuient sur la réglementation officielle éditée par la Fédération française de tarot.
Il existe de nombreuses variantes à 🤑 ces règles qui ne seront pas abordées dans cette page.
Referências