Pari-Match Gameilippines, foi a primeira pessoa nascida de Édouard de Édouard, na Ilha da Guiné-Bissau, a se tornar uma das 🔑 sete crianças nascidas em seu país a serem nomeadas como filhas de Édouard.
Édouard é o quarto irmão do primeiro líder 🔑 Africano de emancipação, Masih Raki, nascido em 21 de outubro de 1997, após ter tido educação superior em Oye Midi 🔑 e nas escolas primárias do município de Marousse.
Na década de 1980, depois de se formar em um dos colégios mais 🔑 conceituados do país, Édouard decidiu formar-se padre e decidiu seguir uma carreira eclesiástica.
No ano seguinte, frequentou a
escola primária de Édouard, 🔑 onde graduou-se em 1 de setembro de 1984, aos oito anos, no grau de Missionários de Deus.
O padre é o 🔑 representante dos países africanos de língua portuguesa, no dia a dia, no Festival Internacional da Canção (I Encontro da Canção 🔑 Portuguesa), e foi ainda responsável por o lançamento da canção "A Canção do Mundo Sem Destino".
Édouard é considerado um grande 🔑 intérprete dentro da comunidade de música da Guiné-Bissau; é considerado um dos maiores intérpretes, compositores e cantores de Cabo Verde.
Édouard 🔑 tem se especializado em gravar e compondo canções, e vem se apresentando regularmente
como convidado na televisão, bem como escrevendo para 🔑 programas de rádio e televisão.
Édouard é o autor do romance "Fina de Fogo", que teve como tema principal a novela 🔑 "Fina de Fogo", de casas de aposta que tem fifa escritora, Isabela Garcia.
A partir de 2002, Édouard trabalhou como professor na Universidade de Cordoaria em 🔑 Porto Príncipe, enquanto trabalhava nas oficinas de dança do coro principal.
Foi aí que começou a escrever a peça, escrita na 🔑 língua portuguesa.
O título deste peça é baseado na história de uma lenda do cabo-verdiano, a ""Fina de Fogo"", que descreve 🔑 a lendária "ferida" ilha do "Omo" no centro
da Guiné-Bissau, o que é de conhecimento espiritual e cultural.
Édouard compôs "Aquela que 🔑 se dá" em 2007, com a colaboração de Beatriz Ferreira, enquanto estava trabalhando na revista musical "Lalf" (Revista Portuguesa de 🔑 Jazz).
Em 2008, foi a primeira mulher a assumir o papel principal em uma telenovela brasileira.
Em julho daquele mesmo ano, o 🔑 autor, com a ajuda de Fernando Carminho, convidou Carlos Paranhos para escrever o livro para o seu novo livro, intitulado 🔑 "Olhá quem se dá", que também contou com Carlos Paranhos.
O tema final do livro é o "Fina de Fogo".
Em 2009, 🔑 as gravações
da telenovela e as filmagens do filme deram-se no Rio de Janeiro.
"Fina de Fogo" foi lançada em 25 de 🔑 outubro de 2018, em Portugal.
Em julho de 2001, Édouard compôs uma música para uma peça escrita em crioulo no Conservatório 🔑 Nacional de Cabo Verde que teve como tema principal o famoso poema ""Fina de Fogo"".
A canção foi composta e interpretada 🔑 por Édouard.
O poema ""Fina de Fogo"" foi escrito e interpretada pela própria Édouard.
Em 7 de janeiro de 2006, ele lançou 🔑 a canção ""Fina de Fogo"", que foi incluída no álbum "Viu Para o Ano" da editora
discográfica Projac.
Durante uma visita a 🔑 Paris, Édouard revelou que a canção ""é fruto de uma conversa entre o autor e a família, numa das ilhas 🔑 dos quais os moradores se hospedam, e que se passa no ano seguinte à noite".
Segundo o livro, ""Fina de Fogo"" 🔑 será um "solo, uma das canções mais poéticas de sempre do Cabo Verde.
As canções, entre elas, ""um casamento feliz"", são 🔑 as mais alegres.
As composições falam de uma vez em que as pessoas vivem sob um céu desolado e escuro e, 🔑 por vezes, com os efeitos de uma chuva que assolade omundo"".
A canção foi classificada como o terceiro melhor "single" do 🔑 disco "A Canção do Mundo Sem Destino", lançado em setembro de 2006.
Édouard declarou: ""A música se faz bem melhor ao 🔑 ponto de, "Aquela que se dá", não fazer parte da história, de facto, do romance, mas do sonho.
Do mesmo modo, 🔑 quero que a história seja bem contada, assim como o resto do poema, e tudo seja muito belo e feliz, 🔑 de modo que as pessoas não fiquem mais chatas.
"" Em setembro de 2015, os artistas fizeram uma participação especial no 🔑 filme "Uma Aventura em Casa", da produtora
de filmes de Édouard, chamado ""Pari-Match"", que estreou em 15 de julho de 2015 🔑 nas salas de cinema e estreou na mesma cidade.
O filme contou com as vozes de D'Alize Albarn, Eduardo Navarro, Daniel 🔑 Cabarra, Adien Bayeres e Saïsa Muri.
Édouard compôs a música para o filme em