O Campeonato Africano das Nações de 2012 (português angolano), Taça de África das Nações de 2012 (português europeu) ou Campeonato 💴 Africano das Nações de 2012 (português brasileiro), oficialmente Orange Africa Cup of Nations por motivos de patrocínio, foi a 28ª 💴 edição do campeonato de futebol entre seleções nacionais da África, sob a égide da CAF.
O torneio foi co-organizado pelo Gabão 💴 e pela Guiné Equatorial.
[1] Os dois países ganharam o direito de sediar o torneio depois de superarem as candidaturas da 💴 Nigéria, Angola e a Líbia.
Propostas de Moçambique, Namíbia, Zimbábue e Senegal foram rejeitadas.
Pela primeira vez na história da CAF, as 💴 sedes de três torneios consecutivos foram escolhidos ao mesmo tempo; Angola foi escolhida para sediar a edição de 2010, o 💴 Gabão e a Guiné Equatorial ganharam a candidatura para o evento de 2012 e a Líbia foi escolhida para sediar 💴 o evento de 2013.
A Nigéria foi escolhida como sede-reserva, na eventualidade de um dos países escolhidos não tiver possibilidades de 💴 organizar a competição.
A seleção da Zâmbia se sagrou campeã ao vencer na final a Costa do Marfim.
Lista de candidaturas [ 💴 editar | editar código-fonte ]
Cinco países participaram da lista de possíveis anfitriões do torneio, incluindo uma candidatura conjunta.
A 3 de 💴 Setembro de 2010 iniciou-se o processo de qualificação.
No final, as 14 equipes foram classificadas para o torneio no Gabão e 💴 Guiné Equatorial.[2]
Mapa da África identificando os países qualificados.
1 Negrito indica o campeão no ano.
Suspensão da Equipe do Togo [ editar 💴 | editar código-fonte ]
O Togo havia sido banido dos Campeonatos de Nações Africanas de 2012 e 2013 pela CAF, após 💴 taça de 2010 o ônibus da equipe ser alvejado por balas e a equipe consequentemente ter desistido da disputa.
[3] O 💴 Togo apelou ao Tribunal Arbitral do Esporte, com a mediação de Sepp Blatter presidente da FIFA e a suspensão foi 💴 posteriormente retirada com efeito imediato em 14 de Maio de 2010, após uma reunião do Comitê Executivo da CAF.
Assim o 💴 Togo está livre para jogar no Campeonato das Nações Africanas de 2012 e 2013.[4]
Suspensão da Federação Nigeriana de Futebol [ 💴 editar | editar código-fonte ]
Em 30 de Junho de 2011, depois da participação no Copa do Mundo FIFA de 2010, 💴 os integrantes da seleção da Nigéria foram punidos pelo Presidente do próprio país, Goodluck Jonathan com uma suspensão de dois 💴 anos devido a péssima campanha.
Assim, a Nigéria não participaria das eliminatórias para a Campeonato Africano das Nações de 2012, e 💴 por isso do respetivo torneio.
No entanto, em 05 de julho, o governo nigeriano retirou a proibição depois que a FIFA 💴 ameaçou impor sanções mais duras internacionalmente como resultado da interferência do governo.
[5] A Seleção da Nigéria participa normalmente da fase 💴 de qualificação para a Campeonato Africano das Nações de 2012, como previsto.
O jogo de abertura, uma semifinal e o jogo 💴 de decisão do terceiro lugar serão realizados na Guiné Equatorial, enquanto que os jogos da outra semifinal e da final 💴 serão no Gabão.[6]
Equipe de arbitragem [ editar | editar código-fonte ]
Foram escolhidos 18 árbitros e 21 árbitros auxiliares para o 💴 torneio:[11]
A Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2020 foi uma competição equivalente à terceira divisão do futebol do 💴 Brasil.Contando como a 31.
ª edição da história, foi disputada por vinte clubes, onde os quatro mais bem colocados garantiram acesso 💴 à Série B de 2021 e os dois últimos colocados de cada grupo na primeira fase foram rebaixados à Série 💴 D de 2021.
Inicialmente prevista para começar no dia 3 de maio e terminar em 8 de novembro,[1] a competição precisou 💴 ser adiada devido à pandemia de COVID-19 e teve início em 8 de agosto e término em 30 de janeiro 💴 de 2021.
[2] Também por conta da pandemia, todos os jogos do campeonato foram realizados com portões fechados ao público.[3]
Remo e 💴 Vila Nova disputaram a final do campeonato, com a equipe goiana vencendo ambos os jogos da final (5–1 em Goiânia 💴 e 3–2 em Belém) para se tornar o primeiro clube a vencer a Série C em três oportunidades.
[4] O Remo 💴 foi a primeira equipe a garantir o acesso à Série B de 2021, com uma rodada de antecedência, após derrotar 💴 o arquirrival Paysandu por 1–0 no Estádio Mangueirão, e beneficiado pelo empate entre Londrina e Ypiranga de Erechim na penúltima 💴 rodada do grupo D, retornando à segunda divisão nacional após treze anos.
[5] Já o Vila Nova garantiu o acesso apenas 💴 na última rodada do quadrangular, após derrotar o Ituano por 1–0 no Novelli Júnior e volta a "segundona" um ano 💴 após seu rebaixamento.[6]
Completando a lista de acesso, o Brusque obteve a promoção ao vencer o Ituano em casa por 4–2, 💴 ainda na penúltima rodada, no que será a segunda aparição do clube catarinense na Série B desde 1989.
[7] O quarto 💴 e último clube promovido à Série B foi o Londrina, na última rodada do quadrangular.
O acesso foi garantido, um ano 💴 após o rebaixamento (assim como o Vila Nova), com a vitória por 1–0 contra o Remo no Mangueirão.[8]
O Imperatriz foi 💴 a primeira equipe rebaixada: com uma campanha fraca, o time maranhense teve o descenso decretado com quatro rodadas de antecedência 💴 na primeira fase após ser goleado por 7–0 pelo Botafogo-PB, em João Pessoa.
[9] Na penúltima rodada, o Boa Esporte também 💴 foi rebaixado após perder em casa (1–0) para o São Bento.
[10] Os dois últimos clubes que desceram de divisão foram 💴 definidos na última rodada: o Treze, após empatar o confronto direto contra o rival Botafogo-PB por 1–1 no Estádio Almeidão,[11] 💴 e o São Bento ao ser derrotado em casa (0–3) para o Ituano.[12]
Formato e regulamento [ editar | editar código-fonte 💴 ]
A competição foi disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos: Grupo A e Grupo B.
Em cada chave, os times 💴 se enfrentaram duas vezes – jogos de ida e volta – totalizando 18 rodadas, com os quatro melhores de cada 💴 grupo avançando para a fase seguinte.
As duas piores equipes de cada chave foram rebaixadas para a Série D de 2021.[13]
Na 💴 fase seguinte, os oito classificados foram divididos em dois grupos de quatro times.
Os dois melhores classificados de cada grupo foram 💴 promovidos à Série B de 2021, enquanto o melhor time de cada chave avançou à final.
[14] Com isso foi abolida 💴 a fase final em eliminatória simples, com quartas de final, semifinal e final que estava em vigor desde 2012.[15]
Critérios de 💴 desempate [ editar | editar código-fonte ]
Em caso de empate por pontos entre dois ou mais clubes, os critérios de 💴 desempate são aplicados na seguinte ordem:[13]
Número de vitórias; Saldo de gols; Gols pró (marcados); Confronto direto; Menor número de cartões 💴 vermelhos; Menor número de cartões amarelos; Sorteio.
Além dos estádios de mando usual, outros estádios foram utilizados devido a punições de 💴 perda de mando de campo impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou por conta de problemas de interdição dos 💴 estádios usuais ou simplesmente por opção dos clubes em mandar seus jogos em outros locais, geralmente buscando uma melhor renda.
[17][18][19][20][21]
Ainda 💴 foram utilizados o CT Hélio Dourado (Eldorado do Sul), o Domingão (Horizonte), o José Liberatti (Osasco) e o OBA (Goiânia).
[22][23][24] 💴 O Vila Nova inclusive utilizou o OBA, seu estádio próprio, na primeira partida da final da competição.[25][26]