1 / 1Introdução
Olhar para o Esporte atual e conceituá-lo como um fenômeno de múltiplas dimensões, implica em observar como casas de apostas depósito mínimo 20 reais ♣️ evolução se correlaciona com os fenômenos políticos, econômicos, culturais e sociais.
O Esporte Moderno, sobretudo o Esporte - Espetáculo, exerce influência ♣️ direta na sociedade por estar imerso em transformações e desenvolvimento dos fenômenos citados, mantendo, no entanto suas características autônomas com ♣️ o diferentes "recortes" possíveis para casas de apostas depósito mínimo 20 reais observação (BOURDIEU, 1983).
O que estamos chamando de Esporte - Espetáculo é o desporto praticado ♣️ no alto rendimento, que é reproduzido para o esporte educacional e para o participativo, com competições esportivas organizadas, esquemas intensivos ♣️ de treinamento, relações mercantis, reproduzido por diferentes meios de comunicação, assalariamento de atletas.(PRONI,1998).
A relação que se estabelece entre os meios ♣️ e comunicação e o Esporte - Espetáculo nos possibilita falar sobre a vocação do esporte enquanto agente de comunicação, se ♣️ considerarmos os meios como veículos e instrumentos de difusão e produção de mensagens e imaginários a um determinado público.
Notamos que ♣️ a evolução do esporte está intimamente relacionada com o desenvolvimento dos fenômenos sociais, que os vários recortes inerentes ao desporte ♣️ se relacionam e tem forte poder de influência na sociedade.
Um dos recortes possíveis é a conotação que o Esporte - ♣️ Espetáculo adquire no âmbito escolar, sobretudo considerando adolescentes, período (faixa etária/educacional), em que suas relações com o esporte tomam uma ♣️ forma mais consistente no que se refere ao desenvolvimento tanto da prática como da análise crítica e reflexiva.(PAES 1996)
É possível ♣️ identificar que o Esporte - Espetáculo, e casas de apostas depósito mínimo 20 reais inserção nos meios de comunicação tem sido um significativo influenciador em crianças ♣️ e adolescentes.
Utilizamos o método de analise de conteúdo para obter essas informações, desenvolvendo três instrumentos de investigação: questionário, entrevista, e ♣️ observação dos conteúdos do programa esportivo Globo Esporte, da Rede Globo de Televisão, para o estado de São Paulo.
Os dados ♣️ obtidos nos permitem debater sobre a percepção e manifestação dos alunos sobre o elementos do Esporte Espetáculo, tendo os meios ♣️ de comunicação, no nosso caso mais aprofundado a televisão como fator significativo nessa relação.
Nessa perspectiva do Esporte - Espetáculo e ♣️ casas de apostas depósito mínimo 20 reais interação com a sociedade, e mais especificamente casas de apostas depósito mínimo 20 reais influência em crianças e adolescentes é que desenvolvemos os objetivos desta ♣️ investigação, estabelecendo parâmetros com os meios de comunicação.
O objetivo desta pesquisa procurou elementos que possam sustentar essa questão: de como ♣️ o Esporte - Espetáculo está constituído e exposto para a sociedade nos meios de comunicação, estabelecendo relação com a pedagogia ♣️ do esporte através da manifestação nas respostas dos alunos de 5º a 8º série do ensino fundamental da rede publica ♣️ de ensino através de questionários e entrevistas.
Desenvolvimento do trabalho
A pesquisa foi norteada por uma metodologia qualitativa, dentre as suas possibilidades ♣️ utilizamos o método de análise de conteúdo.
Tal método consiste em uma sistematização de conceitos que permitem codificar e descrever os ♣️ significados relativos à produção e recepção da mensagem.(BARDIN,1994).
O metodo foi fundamentado em temas trabalhados por meio de observação e análise ♣️ de conteúdo do programa de televisão preferido, de entrevistas e questionários com alunos de 5º a 8º série do ensino ♣️ fundamental, construindo assim os seguintes grupos tematicos:
Importância da televisão As relações sobre as modalidades esportivas A relação do ídolo/mito A ♣️ Pedagogia do Esporte e a (in) formação esportiva
Foram gravados e analisados 6 programas esportivos, no período de uma semana.
Realizado um ♣️ questionário com 48 alunos dos quais 16 integraram a etapa de entrevistas seguindo as especificações a seguir.
A coleta de dados ♣️ se dividiu em três formas referentes ao instrumento e objeto estudados: questionário, entrevistas e observação do programa de televisão
Observação do ♣️ Programa de televisão
O meio de comunicação analisado foi a televisão, identificada como vetor de maior acessibilidade por parte dos alunos.
Escolhemos ♣️ o programa esportivo por ser um gênero de transmissão de informação especifica do Esporte.
O programa observado foi o Globo Esporte ♣️ da Rede Globo de Televisão.
Foram gravados 6 programas, equivalentes ao período de uma semana (período de 06 à 10 de ♣️ maio de 2002).
A analise constitui-se da observação e inferência sobre o conteúdo das chamadas e apresentações das matérias na fala ♣️ do apresentador, subdivididos em grupos de gêneros jornalisticos1 (nota simples, nota coberta, reportagem, comentário/ opinião, debate, charges /caricaturas, interativo), categorias ♣️ de mensagens2 (heroísmo/ exacerbação individual, exaltação positiva de um fato, exaltação negativa de um fato, traços relativos à violência ), ♣️ modalidades3, agentes esportivos4, e por fim os conteúdos das mensagens.
Questionários
Procuramos utilizar uma linguagem mais próxima dos alunos com a finalidade ♣️ de facilitar a compreensão da questão.
Composto de nove perguntas estruturadas (uma semi-aberta e as demais abertas).
Essas questões buscaram identificar elementos ♣️ sobre a prática esportiva, o acesso e a relação com os conteúdos da televisão estabelecida pelos alunos.
Entrevistas
Compostas por 5 perguntas ♣️ abertas e semi - estruturadas, a entrevista contou com a participação do pesquisador apenas na formulação da pergunta, na repetição ♣️ da pergunta ou complementação da mesma As entrevistas foram gravadas e seus conteúdos transcritos na integra para posterior análise.
Entrevistamos no ♣️ total dezesseis alunos.
As questões visaram identificarb o que os alunos identificavam como agente propagador e fomentador de esporte, quais as ♣️ modalidades esportivas o aluno têm conhecimento, omo percebe o auxilio das aulas de Educação Física para o entendimento e reflexão ♣️ sobre o esporte (lembramos não estamos excluindo as demais manifestações da Educação Física, mas seguindo uma proposta de análise do ♣️ reflexo do Esporte-Espetáculo nas crianças e adolescentes), qual o atleta que o aluno identifica como idolo e os motivos pelos ♣️ quais o fazem como seu preferido e como o aluno percebe a contribuição da televisão para o entendimento do esporte.
Resultados
A ♣️ importância da televisão
Abordamos os meios de comunicação, sobre seu predomínio em detrimento a outras formas de fomentação esportiva, destacando a ♣️ televisão.
Pelos questionários pudemos observar que a televisão foi o meio de comunicação presente em todas as respostas.
Reforçada ainda pela questão ♣️ sete (onde você mais assiste esporte), na qual todos apontam direta ou indiretamente a presença da televisão como local de ♣️ fomentação do esporte.
Nas entrevistas, as respostas sobre os locais onde os alunos identificam o esporte, apresentaram em 92% das citações ♣️ referencias aos meios de comunicação.
Do mesmo total 81% se referiam à televisão.
Esses dados confirmam a televisão com importante participação no ♣️ cotidiano da sociedade.
E quantos aos sujeitos desta pesquisa, crianças e adolescentes, devemos estar atentos e essa relação da televisão com ♣️ o seu desenvolvimento, uma vez que possuem acesso maior a esse meio, como também aos demais, do que seus pais ♣️ tiveram."...
o que os jovens vêem na televisão pode não ter sido inteira e voluntariamente absorvido por seus pais, que foram ♣️ criados sem a presença, ou pelo menos com uma presença muito menor, e de acordo com códigos estritos de comportamento ♣️ moral".
(YUSHKIAVITSHUS, 2000).
Arnaldo e Finnström (2000) falam sobre uma pesquisa da Organização Mundial do Movimento de Escoteiros, publicada em 1998, realizada ♣️ em 23 países e com mais de 5000 alunos de 12 anos, de diferentes origens sociais, geográficas e culturais, mostra ♣️ que a televisão é um meio sempre presente, e que as crianças passam mais tempo em frente à TV de ♣️ que qualquer outro meio de comunicação ou atividade.
Sem a preocupação de nos tornarmos repetitivos, sabemos que, a televisão tem hoje ♣️ uma participação significativa no processo de comunicação e informação da sociedade e isso reflete-se no esporte.
No questionário, ainda, podemos perceber ♣️ a influência da televisão mesmo que de forma indireta na quinta questão, quando perguntamos sobre o consideravam "legal" quando assistiam ♣️ algum esporte, tendo nas respostas indicadores da participação da televisão nesse processo: "As entrevistas",e "os lances do jogo".
"Quando o narrador" ♣️ puxa o saco "do Corinthians", "falação, enrolação", respostas sobre o que não gostavam quando assistiam esporte, presente na questão seis, ♣️ também são exemplos.
Podemos falar sobre a preocupação que a pedagogia dever ter em relação aos meios de comunicação, sabendo sobre ♣️ da "necessidade" de casas de apostas depósito mínimo 20 reais forma de transmissão de informações compactas e com interesses de mercado em busca de audiência, sobre ♣️ casas de apostas depósito mínimo 20 reais participação no cotidiano dos alunos, que os dados nos comprovam, sem no entanto, esquecer dos benefícios que podem ser ♣️ tirados dessa relação.
Quadro resumo.
Quadro 1: resumo sobre a inserção da televisão no cotidiano dos alunos
As relações sobre as modalidades esportivas
Historicamente ♣️ o esporte desenvolveu formas e modalidades diferentes para atender uma demanda que se originava do surgimento de novas classes sociais ♣️ e conseqüentemente de novos perfis de praticantes de esporte.(BOURDIEU, 1983).
Baseando-se nos resultados obtidos, podemos dizer que existe um equilíbrio entre ♣️ oferta e demanda sobre as modalidades, uma vez que temos diferentes formas de esporte para um público diversificado.
O que não ♣️ está bem evidenciado é esse equilíbrio a partir do esporte oferecido pela televisão.
Esse tópico sobre o esporte oferecido na televisão ♣️ gera uma discussão em torno da questão - Os esportes oferecidos na televisão, são ofertados porque o público contempla uma ♣️ demanda, ou o público aceita essa proposta porque na televisão não são ofertadas outras modalidades?.
No quadro a seguir colocamos o ♣️ percentual das principais modalidades que aparecem em cada um dos momentos do estudo apontando aspectos interessante sobre essa discussão.
Tabela 1: ♣️ repostas referentes as formas como se relacionam com as modalidades (prática, conhecimento, desejo, enquanto espectador), analise das matérias apontadas pelo ♣️ programa esportivo, e ciclo de vida econico apontado pela FGV.
Percebemos que nos dois instrumentos que possuem uma relação mais direta ♣️ com a participação da televisão (esportes assistidos e programa esportivo), as modalidades Futebol (85% e 59%), em primeiro plano, e ♣️ depois significativamente abaixo o Vôlei (48% e 11%), aparecem como principais modalidades.
Quando discutimos a questão da oferta e demanda das ♣️ modalidades é com base nesses dados que desenvolvemos a argumentação, nas demais questões, as modalidades aparecem com uma distribuição mais ♣️ equilibrada, embora as duas modalidades citadas mantêm suas posições, exceto nas modalidades desejadas na qual o volei aparece em primeiro ♣️ seguida da natação e futebol.
Os alunos relatam conhecer, praticar e desejam modalidades diferentes de futebol.
No quadro sobre os gêneros jornalísticos ♣️ utilizados para divulgar matérias sobre cada modalidades percebemos essa tendência de favorecimento ao vôlei e ao futebol em relação às ♣️ demais, sendo que essas são em boa parte noticiadas através de gêneros mais simples e menos exploratório, como a chamada ♣️ simples.
Tabela 2: quadro de unidades de matéria e relações com gêneros jornalísticos
Na entrevistas as respostas referentes aos ídolos, trazem um ♣️ quadro importante sobre as modalidades.
Gráfico 1: Relação de modalidades dos ídolos citados
O futebol continua com casas de apostas depósito mínimo 20 reais predominância, mas há um ♣️ equilíbrio maior entre as demais modalidades, sendo o tênis aparecendo em segundo, seguido de natação, vôlei e automobilismo, indicando que ♣️ o idolo tem papel importante na relação com os anseios dos alunos.
A partir do momento em que desperta o interesse ♣️ pela modalidade e pela casas de apostas depósito mínimo 20 reais pratica o aluno torna-se um futuro "consumidor" ligado a tal modalidade.
Essa lógica esta descrita em ♣️ A melhor jogada da NBA, reportagem de Glenn Rifkin, na qual descreve alguns dos enfoques adotados pela NBA,: "se uma ♣️ criança joga basquete aos 11 anos, a probabilidade de que venha a ser fã aos 25 anos é oito vezes ♣️ maior".
A relação do ídolo/mito
Observamos algumas referências aos ídolos de forma indireta, quando o aluno respondeu sobre o que gostava quando ♣️ assiste esporte, e uma das categorias de resposta apresentada foi justamente nomeada de ídolo.
Respostas como, esperança de ser um vencedor ♣️ e vontade de um dia ser um craque, sobre o que o esporte traz para o aluno, reflete a representatividade ♣️ do idolo nos anseios e desejos, funcionando como um imaginário das ações da sociedade.
Ao ver e admirar o que seu ♣️ ídolo representa para a sociedade e para si mesmo, o aluno desenvolve uma vontade e expectativa de alcançar o mesmo ♣️ patamar.
Helal (2001) fala sobre o universo do esporte estar imerso em aspectos competitivos tornando o atleta em herói por causa ♣️ do agonismo entre vitória e derrota.
"O 'sucesso' de um atleta depende do 'fracasso' do seu oponente", complementa ainda que esse ♣️ componente ocorre no bojo do próprio espetáculo.
Ao observamos nomes como o de Pelé, Maradona e Ayrton Senna, sendo citados como ♣️ ídolos pelos alunos, temos de perceber uma realidade sobre o que nos referimos à veiculação do herói pela mídia.
São ídolos ♣️ de gerações diferentes, os alunos não viveram o momento dos seus ídolos, embora alguns possam ter acompanhado parte da carreira ♣️ de Senna, possibilitando-nos dizer que essa fascinação pode estar relacionada ao ambiente familiar e também ao continuísmo dado pela mídia ♣️ sobre o herói - o momento passa, as glórias são eternas, a perpetuação do ídolo.
Foram citados alguns ídolos em atividade, ♣️ nomes que vem sendo construído e há algum tempo figurando como ídolos no cenário mais recente, como é o caso ♣️ dos jogadores de futebol Ronaldo e Kaka , pentacampeões mundiais, o primeiro eleito em três ocasiões o melhor jogador do ♣️ mundo, e o segundo tido como o grande craque da nova geração, Gustavo Kuerten , tenista que trouxe uma nova ♣️ dinâmica aos adoradores do tênis, os meninos do vôlei , colhendo frutos de resultados constantes e importantes no cenário mundial, ♣️ tendo a televisão participado ativamente na divulgação das competições e conquistas, e Fernando Scherer , nadador com importantes conquistas e ♣️ divide com Gustavo Borges, um dos maiores medalhistas olímpicos do Brasil, as atenções da modalidade no Brasil.
As conquistas desses atletas ♣️ são a sustentação para que continuem constantemente na mídia e na "cabeça" dos alunos enquanto modelos de sucesso e comportamento.
Não ♣️ importa o momento atual, estarão sempre aparecendo em comerciais, em programas de tv, em entrevistas, enfim em destaque, como percebemos ♣️ em uma nota coberta do programa Globo Esporte do dia 7 de maio, que informa uma derrota do tenista Gustavo ♣️ Kuerten: "Guga bem que tentou, chegou a empatar mais foi eliminado do Master Series de Roma", sendo que durante as ♣️ imagens em alguns lances de pontos conquistados pelo tenista, a narração em off dizia "esse ai é o bom e ♣️ velho Guga".
Esse é um aspecto que os meios de comunicação possuem: criar ídolos.
O esporte facilita esse processo pelo fator de ♣️ envolver a questão de conquistas, vitórias.
A criação do mito é baseada em conquistas, mas não respeita tempo, nem desenvolvimento natural ♣️ dos atletas para se tornarem ídolos, um exemplo é o jogador Robinho, que se profissionalizou no segundo semestre de 2002, ♣️ e pelo destaque obtido, é colocado pela imprensa como herói, apelidado de rei dos dribles, comparado com Pelé, nos possibilitando ♣️ identificar a mídia, caracterizando a criação do herói ao falar sobre um ídolo emergente comparando com outro consolidado como tal.
Na ♣️ pesquisa percebemos que o ídolo para o aluno possui elementos relativos à competência e eficiência, espírito vencedor, e outros aspectos ♣️ que não se relacionam com a ação desportiva dele, que extrapolam a modalidade, o esporte em si.
Brandão citado por Helal ♣️ (2001) fala sobre virtudes inerentes a condição do herói: honorabilidade pessoal, excelência e superioridade aos outros mortais.
A Educação Física e ♣️ a (in) formação esportiva
O papel da mídia na educação é um tema de discussões amplas e profundas.
O intelectual colombiano Bernardo ♣️ Toro (2001) fala sobre um tópico que deve ser bem elucidado quando se discute a relação dos meios de comunicação ♣️ com a educação, é a diferença existente entre comunicação e meios de comunicação.
O professor deve se instrumentalizar e aperfeiçoar para ♣️ saber lidar com os meios de comunicação no seu cotidiano de aulas, mas deve também ter em mente que não ♣️ deve substituir o conhecimento pelo meio."...
todo ato comunicativo tem conseqüências educativas.
Uma telenovela tem conseqüências educativas para o bem ou para ♣️ o mal.
Todo ato educativo, por casas de apostas depósito mínimo 20 reais vez, tem componentes comunicativos, mas nem todo ato comunicativo tem propósitos educativos" (TORO, 2001)
O ♣️ professor deve lidar com essa relação sabendo tirar proveito para a casas de apostas depósito mínimo 20 reais proposta de ensino, tendo conhecimento de que ele ♣️ mesmo é também um meio pelo qual o aluno colhe informações, possibilitando uma pedagogia do esporte que considere o que ♣️ o aluno já sabe, e aproveitar esse conhecimento direcionando-o de acordo com os objetivos do ensino.
A maioria dos alunos relata ♣️ que a Educação Física auxilia na compreensão de esporte na promoção de saúde, na pratica com fim em si mesma, ♣️ na ocupação do lazer, dos sentimentos de prazer proporcionados.
Sabemos das dificuldades de materiais e espaços das instituições, sobretudo publicas, mas ♣️ a pedagogia do esporte adotada poderia contemplar senão as modalidades apontadas, pelo menos elementos acerca delas.
Os alunos trazem para a ♣️ aula o discurso da mídia, os seus anseios, a casas de apostas depósito mínimo 20 reais concepção de esporte a partir do que assistem, e conforme ♣️ já dissemos, seus pais tiveram menos acesso que eles, portanto, maior dificuldade para lidar com a questão, e se a ♣️ pedagogia não promove um dialogo, o discurso torna-se o modelo e os alunos meros reprodutores e consumidores do espetáculo esportivo.
Considerações
Nossa ♣️ intenção quando começamos esta pesquisa foi de abrir mais possibilidades para o entendimento sobre a relação Esporte, Mídia e Pedagogia, ♣️ buscando elementos do fenômeno do espetáculo esportivo presente nos meios de comunicação, e através de que maneira a sociedade (no ♣️ recorte feito por nós, representada pelas crianças e adolescentes), "percebe" e manifesta essa influencia e tendência do esporte nos meios ♣️ de comunicação.
Entendemos que a compreensão desse processo é de importante utilidade no desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma pedagogia esportiva preocupada ♣️ em fazer com que o aluno desenvolva de forma critica casas de apostas depósito mínimo 20 reais visão sobre o espetáculo esportivo midiatizado, presente no seu ♣️ cotidiano, através de elementos pedagógicos disponibilizados e integrados com a realidade social do acesso aos meios e as informações.
Desenvolvemos nossas ♣️ considerações sobre o esporte, os aspectos e argumentos referentes aos meios de comunicação e seu reflexo nas observações e respostas ♣️ dos alunos.
No trabalho pudemos observar alguns indicativos do processo discutido por nós.
Quando analisamos o programa esportivo, percebemos uma incidência significativa ♣️ de conteúdos que enaltecem a vitória , como também conteúdos que denigrem a questão de derrota, e conforme notamos, existem ♣️ nas respostas dos alunos elementos que refletem esse discurso, ao apontarem como aspectos do esporte que despertam seu interesse, elementos ♣️ relacionados a questão do vencer, da conquista, sendo de modo inverso elementos relativos a derrota, apontados como aspectos negativos sobre ♣️ seu interesse e gosto pelo esporte.
Coimbra (2001) diz que a lógica da mídia "é da homogeneização do espetáculo, obedecendo ao ♣️ valor da excepcionalidade, do ser extraordinário, da dramaticidade, da encenação voltada também para a produção de emoções".
Essa produção de emoções ♣️ como produto disponibilizado pelos meios de comunicação é da mesma maneira apresentado nas manifestações dos alunos quando dizem sobre o ♣️ interesse e gosto pelo esporte, centralizando esse sentimento no ídolo, nas emoções sentidas e oferecidas por ele, na "adrenalina" que ♣️ desperta nele, o (tele) espectador, e condiz ainda sobre o que dizem adquirir para suas vidas através do esporte, sentimentos ♣️ de alegria, felicidade, enfim, emoções, quais estão presentes e difundidas nos meios.
Ao falarmos que o aluno leva para a escola ♣️ um conjunto de conhecimentos e saberes que adquiri de maneiras distintas e informais, nos referindo ao processo de aprendizado através ♣️ de experiências não disponibilizadas, ou transmitidas de modo mais formal pela escola, centralizamos nosso foco na questão do esporte na ♣️ televisão e da pedagogia do esporte.
O momento em que se insere a pedagogia do esporte é aquele em que o ♣️ aluno traz seu imaginário e casas de apostas depósito mínimo 20 reais concepção sobre o esporte.
Com presença significativa da televisão no cotidiano dos alunos, notamos ainda ♣️ que os conteúdos expostos por ela aparecem bem evidenciados nas manifestações deles, que acabam por levar essa concepção à pratica ♣️ formal, logo, a pedagogia deve inserir-se na realidade trazida por eles afim de compreender o que manifestam e de interferir ♣️ dando lhes condições de participar e entenderem o fenômeno esportivo, suas dimensões e suas possibilidades.
Não pretendemos caracterizar os meios de ♣️ comunicação, sobretudo a televisão, como nocivos ao processo de aprendizado.
Entendemos que tem importante participação ao transmitir informações e posicionamentos, embora ♣️ definidos por interesses de mercado e audiência, mas contribuem ao despertar curiosidades, mostrando novas situações e outras realidades.
A discussão, no ♣️ nosso entendimento, deve ser feita sobre a pedagogia esportiva compreender e visualizar a participação dos meio de comunicação nas experiências ♣️ e concepções dos alunos, partindo também do que os próprios alunos compreende desse processo.
Notas Tomamos como parâmetros os estudos de ♣️ Camargo (1998), efinindo gêneros como os modos comunicativos baseando-se na intenção e estilo de redação das mensagens.
Utilizamos as classificações com ♣️ algumas adaptações com intenção de facilitar as analises, permitindo um reagrupamento que condiz com os objetivos propostos Essência da mensagem ♣️ utilizando aqui como referencia de classificação do estudo de Sanfelice, Hatje e Carvalho (2001), fazendo também adaptações para a compreensão ♣️ deste estudo.
Diferentes modalidades esportivas presentes no programa analisado.
aqueles que fazem parte do espetáculo esportivo e aparecem nos conteudos do programa ♣️ esportiva: atletas, ex-atletas, comentaristas, dirigentes.
A Globo tem direito sobre os amistosos da Seleção Brasileira de Futebol, sobre a Copa Libertadores ♣️ da América, sobre o Campeonato Brasileiro de Futebol, sobre a Liga Mundial de vôlei, sobre o campeonato mundial de vôlei, ♣️ sobre a copa do mundo de futebol, sobre a Formula 1, sobre importantes torneios de tênis, e outros.
Presente no livro ♣️ O Esporte como Industria: Solução para Criação de Riqueza e Emprego, presente no referencial bibliográfico deste estudo
Referências bibliográficas