A Loteca, antigamente denominada Loteria Esportiva, é uma modalidade de loteria
brasileira, mantida pela Caixa Econômica Federal, com o objetivo 2️⃣ de prognosticar
resultados de partidas de futebol. Tal jogo inspirou a produção da comédia Como Ganhar
na Loteria sem Perder 2️⃣ a Esportiva do diretor J.B. Tanko em casas de apostas confiáveis 1971.
Um bilhete da
Loteria Esportiva, da Caixa Econômica Federal, dos dias 25 2️⃣ e 26 de novembro de 1972.
A
Loteca foi regulamentada no Brasil em casas de apostas confiáveis 25 de março de 1970[1] e realizada 2️⃣ desde 19
de abril, quando foi feita uma rodada experimental no estado da Guanabara com prêmio
fixo de duzentos mil 2️⃣ cruzeiros novos e cem mil bilhetes distribuídos.[2] O jogo número
1 foi um Fla-Flu.[3] As vendas de apostas foram feitas 2️⃣ em casas de apostas confiáveis 48 barracas
improvisadas.[3] Testes em casas de apostas confiáveis São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras
cidades, no mesmo fim 2️⃣ de semana, foram cancelados.[4]
Naquela época, era necessário
acertar os resultados de treze jogos selecionados pela Caixa para ganhar o prêmio.
2️⃣ Durante a fase experimental, era possível até marcar treze palpites triplos (quando
todas as colunas são marcadas em casas de apostas confiáveis uma 2️⃣ linha), mas ninguém chegou a fazer os treze
pontos[5] — as chances matemáticas eram de 1:1 594 323 para fazer 2️⃣ os treze pontos. Oito
apostadores foram premiados com doze pontos[6] e dividiram o prêmio líquido, com cada
um recebendo cerca 2️⃣ de dez mil cruzeiros novos.[4] Outras rodadas experimentais foram
realizadas em casas de apostas confiáveis 3 de maio, também na Guanabara, e em 2️⃣ casas de apostas confiáveis 17 de maio, em casas de apostas confiáveis São
Paulo, Belo Horizonte e Brasília.[2]
Oficialmente, os bolões começaram em casas de apostas confiáveis 7 de
junho, 2️⃣ que foi também a primeira vez em casas de apostas confiáveis que foram acertados treze pontos.[6] O
futebol já era febre no país, 2️⃣ antes mesmo de a seleção brasileira ter faturado sua
terceira Copa do Mundo, o que gerou muitas filas nas casas 2️⃣ de apostas.[7] O jogo mínimo
custava dois cruzeiros novos, com um duplo; o jogo com um triplo custava três cruzeiros
2️⃣ novos.[2]
O apostador preenchia um cartão e entregava-o na lotérica, que usava uma
máquina manual da IBM, chamada Port a Punch, 2️⃣ para furar dois cartões, um dos quais
ficaria como comprovante com o apostador.[2] Ao final de todos os jogos de 2️⃣ domingo, um
computador da Caixa Econômica Federal processava as apostas, em casas de apostas confiáveis "apenas" dezessete
minutos, de acordo com a revista 2️⃣ Placar.[2] O computador seguia lendo cartão por cartão
até encontrar um com nove pontos (o mínimo para o prêmio ser 2️⃣ rateado)[8] e, então
passava a separar todos os cartões com nove pontos até achar algum com dez; a partir
daí 2️⃣ seguia o mesmo processo, em casas de apostas confiáveis busca de cartões com onze, doze e, eventualmente,
treze pontos.[9]
A escolha dos jogos de 2️⃣ cada bolão era feita pela agência Sport Press,
contratada pela Caixa.[10] Essa escolha seguia alguns critérios:
Clássicos, desde que a
diferença 2️⃣ de pontos entre os times não fosse grande;
Dois times "médios" com campanhas
parecidas;
Times grandes jogando fora de casa contra times 2️⃣ pequenos;
Clássicos locais
ou regionais. [ 10 ]
O primeiro apostador a ganhar sozinho foi Gilberto Furtado
Medeiros, no teste número 5 2️⃣ (28 de junho), entretanto sem marcar os treze pontos.[11]
Em casas de apostas confiáveis um teste que terminou com oito empates ele foi 2️⃣ o único a errar apenas um jogo.
Esse teste já marcou um declínio nas apostas, pois foi o primeiro depois 2️⃣ da Copa do
Mundo de 1970, que gerou um volume maior por haver mais informações disponíveis sobre
os times participantes, 2️⃣ e também por marcar o início dos campeonatos estaduais, o que
fazia com que muitos esperassem mais um pouco para 2️⃣ ter uma ideia melhor de como estavam
as equipes.[12]
No teste número 11, um maquinista de Barra do Piraí ganhou sozinho 2️⃣ o
prêmio de 2,5 milhões de cruzeiros, um grande valor à época, e ficou famoso.[3] Para o
teste seguinte, as 2️⃣ apostas dispararam, assim como o valor do prêmio, mas quem fez os
treze pontos saiu decepcionado, pois foram 4 175 2️⃣ ganhadores.[3]
Após um ano a loteria
era considerada um sucesso, com os organizadores declarando que ela tinha superado "a
mais otimista 2️⃣ das expectativas": mesmo com vendas em casas de apostas confiáveis apenas seis estados, já
haviam sido vendidos cerca de dez milhões de apostas, 2️⃣ embora as previsões iniciais
tenham falado que seriam apenas cerca de 2,5 milhões após um ano.[3]
O sucesso teve
efeitos colaterais, 2️⃣ como um protesto de lojistas no centro de São Paulo, que se sentiam
prejudicados pelas longas filas em casas de apostas confiáveis casas 2️⃣ lotéricas, que obstruíam as portas de
outras lojas, no período em casas de apostas confiáveis que apenas poucas casas lotéricas podiam fazer as
2️⃣ apostas.[13] As soluções propostas para evitar o problema eram aumentar o número de
casas lotéricas autorizadas a fazer as apostas 2️⃣ e eliminar a necessidade de
preenchimento de nome e endereço do apostador nos volantes, usando apenas o número do
cartão, 2️⃣ como já era feito na Loteria Federal.[13]
A Loteca passou a ser vendida no país
inteiro em casas de apostas confiáveis 1972.[3] O sucesso 2️⃣ fez com que a loteria passasse a ser mencionada em
casas de apostas confiáveis filmes e contos, além de ter dado fama a 2️⃣ professores de matemática que faziam
cálculos simples de análise combinatória.[3]
Em maio de 1972, no teste 85, uma zebra
inesperada no 2️⃣ jogo entre Corinthians e Juventus, no Pacaembu, fez o primeiro milionário
da modalidade: Eduardo Varela, mais conhecido como Dudu da 2️⃣ Loteca, do então estado da
Guanabara. Ele foi o único apostador que cravou os treze pontos do concurso, incluindo
este 2️⃣ jogo, em casas de apostas confiáveis que o Corinthians tinha cerca de 95% das apostas, enquanto o
Juventus vinha de cinco derrotas nas 2️⃣ cinco primeiras rodadas e conseguiu vencer pelo
placar mínimo, com gol de falta do meia Brecha. Levou um total de 2️⃣ mais de 11,6 milhões
de cruzeiros.[7]
Em seus quatro primeiros anos, a Loteria Esportiva foi interrompida no
fim do ano, devido 2️⃣ ao recesso do futebol brasileiro.[14] A partir de 1974, entretanto,
jogos do exterior passaram a compor a programação desse período.
Em 2️⃣ setembro de 1975, o
goiano Miron Vieira de Sousa, da cidade de Ivolândia, no interior de Goiás, ganhou
sozinho um 2️⃣ prêmio de 22 milhões de cruzeiros, considerado à época "o maior prêmio da
Loteca e do mundo, em casas de apostas confiáveis concursos 2️⃣ de prognósticos".[15]
Foi em casas de apostas confiáveis 1978 que surgiu
um dos personagens mais famosos da Loteca, a Zebrinha do Fantástico, programa dominical
2️⃣ da Rede Globo. Desenhada por Borjalo, era dublada por Pedro Braga e Mara Lisi.[16] No
ano seguinte, as vendas semanais 2️⃣ chegavam a dez milhões de apostas, mesmo patamar que
só tinha sido alcançado após um ano de vendas.[3] A Caixa 2️⃣ já tinha tomado medidas para
diminuir os custos, reduzindo o cartão pela metade.[3]
Caso da Máfia da Loteria
Esportiva [ editar 2️⃣ | editar código-fonte ]
Em 1979, Milton Coelho da Graça, então
diretor da revista Placar, comentou com Juca Kfouri, então editor 2️⃣ de projetos especiais
e que cuidava da seção sobre a Loteria Esportiva, que vinha notando algumas
coincidências quando poucas pessoas 2️⃣ ganhavam em casas de apostas confiáveis um teste.[17] A pedido de Milton,
Juca foi a Brasília pedir para ver os bilhetes premiados, mas 2️⃣ o pedido foi negado, com
a alegação de sigilo bancário.[18]
Nesse mesmo ano, Milton deixou a Abril, e Juca foi
promovido 2️⃣ a seu posto. Ainda com as suspeitas em casas de apostas confiáveis relação à Loteria Esportiva, todo
o fim de mês provocava a 2️⃣ redação: "Quem é o macho para descobrir a sacanagem da Loteria
Esportiva?" Mas ninguém se pronunciava.[19] Em casas de apostas confiáveis outra viagem 2️⃣ a Brasília, pediu
novamente para ver os cartões ganhadores. Desta vez, mostraram-lhe alguns: "Nego
colocava jogo triplo em casas de apostas confiáveis partida 2️⃣ que se cravaria seco", conta Juca. "Corinthians ×
Juventus, triplo. Flamengo × Olaria, triplo. Vasco × Botafogo, Vasco. Atlético-PR ×
2️⃣ Coritiba, Coritiba. Inter × Livramento, triplo. Não é possível. Eles cravam triplo em
casas de apostas confiáveis jogo fácil e seco para jogo 2️⃣ difícil. Tem alguma coisa estranha nisso."[20]
Quando
comentou suas suspeitas na redação, no dia seguinte, conseguiu um voluntário para a
empreitada: 2️⃣ Sérgio Martins. Juca deu a ele prazo de um ano, cumprido à risca: no número
648, de 22 de outubro 2️⃣ de 1982, foi publicada extensa reportagem sobre o caso, com
denúncias de corrupção e manipulação de resultados. "A Loteria Esportiva 2️⃣ é séria até a
bola rolar", admitiu o radialista Flávio Moreira, um dos envolvidos.[21] Nenhum dos 125
denunciados, entre jogadores, 2️⃣ dirigentes, árbitros, técnicos e personalidades, foi
preso. O gerente de Loterias da Caixa em casas de apostas confiáveis 1989, Juarez José de Lima, 2️⃣ garantiu à
época que o escândalo não chegou a abalar a loteria.[5]
A loteria perdeu
credibilidade[22], que nunca mais recuperou. A 2️⃣ criação da Loto e da Sena também
contribuíram para a decadência da loteria.[5] Em casas de apostas confiáveis dezembro de 1987, a forma 2️⃣ de
apostas mudou: passaram a ser dezesseis jogos, sendo que era obrigatório acertar os
treze primeiros para ter direito a 2️⃣ um prêmio. Quem acertasse catorze ou quinze pontos
também levava prêmios menores, desde que tivesse acertado os treze primeiros jogos.[5]
2️⃣ A loteria ganhou o apelido de "Gorda".[5] Na época da mudança a arrecadação despencou
para um décimo do que a 2️⃣ loteria arrecadava na casas de apostas confiáveis melhor fase.[5] A média de apostas
semanais entre 1972 e 1980 era de dezessete milhões, número 2️⃣ que cairia no fim dos anos
1980 para menos de cinco milhões.[5]
A fórmula com dezesseis jogos durou até agosto de
2️⃣ 1989, quando a loteria voltou a ter treze jogos e mudou de nome para Loteca[21], que já
era um apelido 2️⃣ consagrado.[5] No fim do ano anterior a Loteca tinha começado a dar
prejuízo.[5] O número dos concursos também foi zerado, 2️⃣ começando novamente do número 1.
A fase anterior teve 976 testes.[5] No novo formato, foi mantida a obrigatoriedade de
acertar 2️⃣ os primeiros jogos, no caso dez, o que já garantiria um prêmio menor. Cada um
dos treze jogos acertados além 2️⃣ dos dez primeiros garantiria um prêmio maior.[5] Mas a
maior mudança foi a instituição de apenas palpites simples, acabando com 2️⃣ palpites
duplos e triplos.[5]
Hoje é necessário acertar catorze pontos para faturar o prêmio
maior. A aposta mínima é de três 2️⃣ reais (um duplo), e a aposta mais cara é de 1.296
reais (três triplos e cinco duplos). As chances matemáticas 2️⃣ de acertar catorze pontos
com o jogo mínimo são de uma em casas de apostas confiáveis 2 391 485.
A Loteca está, atualmente,
arrastando-se 2️⃣ no cenário de loterias. Sua arrecadação está longe da de quarenta anos
atrás. No teste 256, de março de 2007, 2️⃣ a Loteca pagou o menor prêmio da história de seu
novo formato, quando, em casas de apostas confiáveis uma rodada "lógica", 7 792 2️⃣ apostadores fizeram os catorze
pontos e levaram um prêmio de 32,67 reais — quem fez treze pontos levou oitenta
centavos.[23] 2️⃣ Em casas de apostas confiáveis 2008 o Governo Federal lançou a Timemania, loteria que viabiliza
ajuda aos cofres dos clubes das séries A, 2️⃣ B e C do Campeonato Brasileiro.
Probabilidade
de acerto [ editar | editar código-fonte ]
Fazendo a aposta mínima, a probabilidade de
2️⃣ acerto é:[24]
14 placares: 1 chance em casas de apostas confiáveis 2.391.485
13 placares: 1 chance em casas de apostas confiáveis
85.410