Nota: "LEC" redireciona para este artigo.
Para o clube de Mato Grosso que também tem acrônimo LEC, veja "LEC" redireciona para 🌈 este artigo.
Para o clube de Mato Grosso que também tem acrônimo LEC, veja Luverdense Esporte Clube
O Londrina Esporte Clube é 🌈 um clube de futebol localizado na cidade de Londrina, no norte do estado brasileiro do Paraná.
É um dos principais clubes 🌈 do estado, tendo sido fundado em 5 de abril de 1956.[2]
Tendo como mando de campo o Estádio do Café, para 🌈 cerca de 36.
000 pessoas, clube com mais de 3.
200 partidas disputadas, o Londrina ostenta as conquistas do Campeonato Brasileiro Série 🌈 B de 1980 e da Primeira Liga do Brasil de 2017, além de cinco títulos do Campeonato Paranaense entre os 🌈 seus títulos mais importantes, tendo como melhor participação no Campeonato Brasileiro - Série A o quarto lugar em 1977, sendo 🌈 por essas façanhas o clube do interior paranaense mais bem sucedido.[3]
José Luciano de Andrade, antes de mudar-se para Londrina, vivia 🌈 em Rolândia, onde fundou juntamente com seu irmão Luiz, um dos primeiros clubes profissionais do norte do Paraná, o Nacional 🌈 de Rolândia.
Quando soube que o time de Rolândia enfrentaria o Vasco, ele não vacilou.
Tinha que ver este jogo de qualquer 🌈 maneira.
O Nacional venceu por 3 a 2.
Quando retornava a Londrina, ao lado do médico Wallid Kauss, surgiu a discussão: "Se 🌈 Rolândia pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, porque não poderia acontecer o mesmo 🌈 em Londrina?"[4]
A ideia era fascinante e merecia ser melhor debatida.
Para isso, nada melhor que ao redor de uma mesa.
Foram a 🌈 um restaurante.
Não poderiam ter feito escolha mais feliz, pois tão logo ficou sabendo do assunto, o proprietário do estabelecimento, Pietro 🌈 Calloni, italiano fanático por futebol, juntou-se ao médico alemão e aos advogados mulatos (Doan Alvarez Gomes e José Luciano Andrade).
Alguns 🌈 dias depois, a quinta cadeira foi ocupada pelo gerente da agência do Banco do Brasil, Paulo Schmidt - um avalista 🌈 de peso - que sugeriu o nome Londrina Futebol Clube, logo adotado.
A ideia era tão boa que pelo menos duas 🌈 mesas do restaurante tinham de ser reservadas para aqueles malucos que estavam fundando um clube de futebol: o juiz Ismael 🌈 Dornelles de Freitas, o médico Osvaldo Palhares, o professor Silveira Santos, Camilo Simões, Fioravante Bordin, Nicola Pagan, Algacir Penteado e 🌈 Francisco Arrabal.
Caminho para o progresso [ editar | editar código-fonte ]
E em Londrina, a história parecia apressada.
Cerca de 25 times 🌈 estavam registrados na Liga Regional de Futebol (amador) quando, numa quinta-feira, um número considerado de desportistas compareceu ao salão nobre 🌈 do Hotel Monções para eleger a primeira diretoria do novo clube.
O prefeito Antonio Fernandes Sobrinho e o secretário da Prefeitura, 🌈 Mário Cunha, também estavam presentes.
Depois de algumas horas de debates, o estatuto da agremiação e a composição da primeira diretoria 🌈 foram aprovados.
A Ata de Fundação foi redigida por Paulo Carvalho Braga e seu texto era, antes de tudo, formal, ou 🌈 não seria uma Loa Ata: "Aos cinco dias do mês de abril de mil novecentos e cinqüenta e seis, às 🌈 vinte horas, compareceram os a baixos assinados, os quais, de comum acordo deliberaram fundar um clube de futebol profissional e 🌈 demais esportes, o qual recebeu o nome de Londrina Esporte Clube.
.
.
[5]
A composição da primeira diretoria apresentada por Wallid Kauss e 🌈 eleita por aclamação, tinha nada menos que cinco "presidentes de honra" (que normalmente ficam muito honrados com o cargo mais 🌈 pouco apitam): o prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, o juiz Ismael Dorneles de Freitas, Julio Fuganti, Leônidas Rezende e Pietro Calloni.
Naquela 🌈 mesma noite ocorreu também a primeira eleição de um técnico de time de futebol, que se tem notícia: isto mesmo, 🌈 José Luciano de Andrade foi o escolhido (ele também acumularia o cargo de supervisor).
Mas o clube que nascia não pensava 🌈 em se restringir ao futebol e foi eleito também um diretor social: o então promotor Antonio de Silveira Santos.
Após ser 🌈 lavrada a ata de fundação do novo clube, começava a parte mais difícil que seria arrecadar dinheiro, é criado um 🌈 livro de ouro que foi aberto pelo Comendador Julio Fuganti com 50 mil cruzeiros, o total arrecadado foi em torno 🌈 de 800 mil cruzeiros; a próxima tarefa seria conseguir jogadores, e para isso foram realizadas várias peneiradas com jogadores amadores 🌈 locais, de onde surgiram: Rubinho, Nery, Valter, Pozzi, Zolan, Comida, Ioiô, Gino, Pinduca, Zezinho, Gatão e Lelé (que era de 🌈 Londrina porém jogava no Britânia de Curitiba).
Não era o suficiente, então invadiram o mercado do Rio de Janeiro e trouxeram 🌈 do Flamengo: Marinho Rodrigues, Rubens Cortez, Jorge Paulino, Paulinho, Alaor, Mauricio, Inácio, Tião e Jorge Davi, do Botafogo vieram Abel 🌈 e Jaime, e de outros clubes cariocas, Osvado, Domingos, Jorge Carlos, Carvalho e Jota Alves.
No futebol Paulista foram até a 🌈 Portuguesa Desportos e conseguiram trazer Mané, Valter II, Armandinho e depois Zé Carlos, bem como outros do interior.
Estava assim formado 🌈 o novo clube.
Em reunião extraordinária na sede da Federação Paranaense em Curitiba no dia 25 de junho de 1956, através 🌈 do Boletim Oficial 75/56 - Resolução Nº 10 foi concedido o registro do Londrina F.C.
O depoimento de David dos Santos 🌈 Filho é muito importante para esclarecer uma divergência com relação ao primeiro presidente do Londrina.
O Fioravante Bordin foi eleito para 🌈 o cargo, mas ele não era uma pessoa muito ligada ao futebol e afastou-se logo, alegando que tinha muitos negócios 🌈 particulares, que não podia dedicar-se ao clube, Camilo Simões então assumiu o cargo.
O primeiro jogo [ editar | editar código-fonte 🌈 ]
O Londrina fez seu primeiro jogo com a Portuguesa Londrinense, um dos melhores times amadores da cidade, e venceu por 🌈 4 a 1.
em 24 de junho de 1956.
A multidão interrompe com aplausos quando sobre o verde do gramado, surge o 🌈 azul e branco da camisa nunca usada.
É o Londrina entrando em campo pela primeira vez.
A massa de torcedores não iria 🌈 poder, naquele primeiro jogo, festejar a vitória.
Mas não saiu inteiramente frustrada, pois também não amargou a derrota.
O jogo terminaria empatado 🌈 em 1 a 1.
Coube ao ponta direita Alaor, marcar o primeiro gol do Londrina.
O amistoso foi contra o Corinthians de 🌈 Presidente Prudente.
O primeiro torneio foi um quadrangular promovido pela Folha de Londrina que contou com o Nacional de Rolândia, a 🌈 Sociedade Esportiva Uraí e a Portuguesa.
A equipe paulista foi a campeã, ganhando os três jogos.
O Londrina ficou em segundo.[6]
O primeiro 🌈 título paranaense [ editar | editar código-fonte ]
[7] Para chegar ao triangular que decidiu o título do Campeonato Paranaense de 🌈 1962, o Londrina inicialmente precisou vencer a Série Norte.
A decisão desta etapa foi em Apucarana, que possuía uma excelente equipe.
A 🌈 primeira partida da "melhor de quatro pontos" foi em Apucarana mesmo e terminou empatado em 1 a 1.
Depois, no dia 🌈 3 de março de 1963, o Apucarana veio ao VGD e surpreendeu o time orientado pelo técnico Florial Garro, 2 🌈 a 1.
Aureo e Santana marcaram para o time de Apucarana e Gauchinho fez o gol do Londrina.
No dia 10 de 🌈 março, de acordo com o planejamento da Federação, foi realizado a terceira partida em campo neutro: no Belfort Duarte.
Apesar do 🌈 Apucarana jogar apenas pelo empate, o Londrina entrou em campo tranquilo e venceu por 3 a 2.
Garantido o título do 🌈 Norte Novo, o Londrina disputou a fase final do campeonato com o Coritiba (campeão do Sul) e Cambaraense (campeão do 🌈 Norte Velho).
A torcida mais uma vez sofreria um susto no início da decisão.
No dia 7 de abril, o Londrina empatou 🌈 em casa com a Cambaraense, tida como a equipe mais fraca das três que lutavam pelo caneco.
O resultado final, de 🌈 um jogo emocionante, foi 3 a 3.
Mas o Coritiba também tropeçou no obstáculo menosprezado, e só empatou com a Cambaraense.
Assim 🌈 quando veio jogar no VGD no dia 10 de abril, o Coritiba sabia que se tratava praticamente de uma decisão 🌈 antecipada do título.
Quem vencesse empurraria a cabeça do outro na lama.
Foi mais fácil do que se esperava: Londrina 4 a 🌈 2.
A partida marcada contra o mesmo Coritiba, para o dia 21, era a oportunidade do Londrina conquistar o título antecipadamente, 🌈 sem depender do resultado do jogo final em Cambará.
E quem esperava um Londrina recuado, espantou-se.
Desde o início o time procurou 🌈 o gol e o resultado final foi a vitória do Londrina novamente por 4 a 2.
O campo do estádio do 🌈 Coritiba virou palco para a festa alvi-celeste.
A Taça de Prata é nossa [ editar | editar código-fonte ]
Franchello havia perdido 🌈 a eleição e o presidente era Durval Dias Ribeiro, que tomou posse no dia 6 de outubro de 1979, e 🌈 tinha a seu lado outros novos dirigentes: João Nogueira de Castro, Arley Marroni, Rui Barbosa de Castro, Humberto Augusto da 🌈 Silva, José Basso, José Begiato, José Granado Garcia, João Círio Biazzi, José Angelo Garcia, Huber da Guia Rosa, Ludnei Piceli, 🌈 José Carlos Rocha, Rui Carneiro, Roberto Ventura, José Branco Delgado, Ivan Prado, Nasib Jabur, Moacir Mendes Leite, Walter Senhorinho, Luiz 🌈 Carlos Miguita, Sebastião Simões, Carlos Roberto Scalassara, José Roberto Vezozzo, Marcio Antonio Ramondini, Osmar Mansano, José Antonio Adum Neto, Abilio 🌈 Wolff Junior, José Eli Ferraz e Aldo Fossati.
O técnico era o ex-jogador do Santos, Jair Bala, capixaba de Cachoeira de 🌈 Itapemirim.
O Londrina foi o terceiro campeão da Segunda Divisão do Brasileirão, em 1980.
Na conquista da Taça de Prata.
O Londrina disputou 🌈 onze jogos na primeira fase, passando pelos adversários Atlético-PR, Criciúma, Brasil de Pelotas, Juventude, Juventus, Chapecoense, Grêmio Maringá, Sampaio Corrêa, 🌈 Anapolina e Bonsucesso.
Na semifinal veio o Botafogo-SP.
O Londrina ganhou os dois jogos: 2 a 1 em Ribeirão Preto e 1 🌈 a 0 no Café.
A grande decisão foi contra o CSA.
Houve empate no primeiro jogo, em Maceió, no dia 11 de 🌈 maio.
Paulinho marcou para o Londrina e Dentinho para os alagoanos.
O jogo final foi no Café, dia 15 de maio.
O Londrina 🌈 foi brilhante e goleou por 4 a 0.
A torcida não se conteve e invadiu o campo três minutos antes do 🌈 final.
José Roberto Wright, o árbitro, entendeu a euforia e a festa foi total.
Paulinho marcou dois, Lívio e Zé Antônio fizeram 🌈 os outros dois gols.
O público pagante foi de 36.489 pessoas.
A renda, recorde, foi de Cr$ 2.400.280,00.
Além do técnico Jair Bala, 🌈 integravam a comissão técnica o preparador físico Dartagnan Pinto Guedes, o preparador de goleiros Zeferino Paquini, o médico Jair Furlan, 🌈 o massagista José Carlos Venturini, o enfermeiro Adair e o roupeiro Bernardo.
O Londrina teve a seguinte formação: Jorge, Toquinho, Gilberto, 🌈 Fernando e Zé Antonio; Wanderley (André), Everton e Lívio; Zé Dias (Zé Roberto), Paulinho e Nivaldo.
Campeão Paranaense de 1981 [ 🌈 editar | editar código-fonte ]
No futebol, o espaço entre o aplauso e a vaia é muito curto.
E o campeão da 🌈 Taça de Prata, Jair Bala caiu.
O Londrina acabaria contratando outro ex-jogador do Santos, da "era Pelé": Urubatão Calvo Nunes, um 🌈 temperamental, muitas vezes comparado a Floreal Garro, o treinador que levou o time ao título estadual de 1962.
O preparador físico 🌈 agora era Bebeto.
Continuavam na comissão técnica Jair Furlan, Zeferino Pasquini, Venturini e Adair.
Na diretoria, poucas alterações.
Ézio Ivan Secco, cadidato da 🌈 situação, foi eleito presidente e o departamento de futebol ganhou o reforço de Jacy Scaff.
O duro e sofrido jejum de 🌈 títulos (do Campeonato Paranaense) durou exatos 18 anos, sete meses e oito dias.
E, afinal, acabou no domingo, dia 29 de 🌈 novembro de 1981, quando o Londrina, no estádio do Café tomado por 43.
412 pagantes (e, calcula-se, dois mil penetras), derrotou 🌈 o Grêmio Maringá por 2 a 1, e com todos os méritos, sagrou-se campeão.
Uma semana antes, a 100 km dali, 🌈 na rival Maringá, o Tubarão conseguira o que parecia impossível: batera o seu velho rival por 3 a 2, depois 🌈 de estar vencendo por 3 a 0, na primeira partida da decisão.
Durante a semana, nas conversas na Avenida Paraná, centro 🌈 nervoso dessa jovem cidade de 400 mil habitantes (na época), não se falava outra coisa.
Se lá na casa do adversário, 🌈 vencemos, em casa a facilidade seria ainda maior.
Terrível perigo, como ensina o passado do futebol.
"Não podemos esquecer, do que aconteceu 🌈 com a Seleção Brasileira em 50", advertiam os mais velhos.
Excesso de cautela, quem sabe.
Pelo sim, pelo não, no fundo nenhum 🌈 londrinense duvidava: chegou a hora do LEC.
Assim, a festa tomou conta de Londrina desde a véspera.
De sábado para domingo, poucos 🌈 dormiram em paz.
As buzinas e os tamborins soaram sem parar durante a madrugada.
Nas lojas, esgotavam-se os tecidos azuis e brancos.
Domingo 🌈 cedo, enfim, começou a chover.
E daí? Ao meio-dia, o estádio já estava quase cheio para a celebração tão esperada.
Iniciado o 🌈 jogo, com renda recorde no Estado - quase 10 milhões de cruzeiros -, as gargantas roucas de tanto carnaval antecipado 🌈 esperavam aflitas o momento de gritar a vitória.Não demorou.
Logo aos 14 minutos, o ponta direita Zé Dias penetrou pelo miolo 🌈 e tocou para o artilheiro Paulinho que, na saída do goleiro, marcou o primeiro gol.
Era a senha para a loucura.
"É 🌈 Campeão! É Campeão!", berrava-se sem parar.
No segundo tempo, a indefinição durou até os 21 minutos.
O jogo tomava um rumo nervoso, 🌈 indefinido.
Aí, ante o pedido em coro da massa, o técnico Urubatão resolveu colocar o atacante Carlos Alberto Garcia, ainda um 🌈 ídolo da torcida.
Passavam-se dez minutos e Carlos Henrique era derrubado na esquerda.
Ele próprio cobra a falta.
A bola vem alta e, 🌈 no meio de uma marulha de defensores do Maringá, quem mete a cabeça para fazer o gol da vitória e 🌈 do campeonato? Carlos Alberto Garcia, o "Bem Amado".
O time de Maringá reclamou uma falta que não houve.
Na confusão, o zagueiro 🌈 Osíris seria expulso.
Não demora muito e o lateral Detti também leva cartão vermelho do árbitro Newton Martins.
Se com 11 o 🌈 Grêmio Maringá parecia sem forças para ameaçar o Londrina, que se diria com apenas nove?
Quando o final a partida acabou, 🌈 milhares e milhares de felizes torcedores invadiram o gramado, de onde todos os jogadores fugiam assustados - exceto Paulinho, de 🌈 quem tiraram camisa, chuteiras, meias, ataduras e calção, quase o obrigando a sair do campo pelado.
Jacy Scaff fez o Londrina 🌈 grande [ editar | editar código-fonte ]
Muita gente deixou seu nome marcado na história do clube.
Cada um em casas de apostas deposito minimo época.
Foram 🌈 dirigentes como o grande e eterno presidente Carlos Antonio Franchello, jogadores como Gauchinho, Garcia e tantos outros.
Mas um nome em 🌈 especial, esteve presente no grande momento do Tubarão.
No final da década de 1970 e início da década de 1980.
Jacy Scaff 🌈 ingressou no futebol, após a união do Londrina com o Paraná Esporte Clube em 1969, atendendo o convite de David 🌈 dos Santos Filho.
De 1970 a 1972 foi diretor de futebol.
Voltou a função em 74.
No ano seguinte foi vice-presidente de Fernando 🌈 Agudo Romão, assumindo a presidência no final do ano.
Foi presidente no biênio 76/77 e a ele foi dado o maior 🌈 mérito de ter colocado o Londrina no Campeonato Nacional.
Implantou uma nova mentalidade no clube com a contratação de grandes jogadores, 🌈 com a ampliação da sede campestre e a expansão social.
Seu sonho sempre foi transformar o Londrina no maior clube do 🌈 Paraná.
Foi diretor de futebol em 1980/81 e voltou a presidência na gestão de 1982/83.
Jacy morreu em 1986, deixando uma grande 🌈 lacuna no meio esportivo paranaense.
Outro nome importante na história do Londrina na década de 1980 é o do professor Cleber 🌈 Tóffoli.
, que foi presidente do Londrina duas vezes.
Na primeira de forma interina, no segundo ano da administração de Murilo Zamboni.
Na 🌈 segunda, Cleber cumpriu um mandato de três anos, saindo para concorrer a um cargo político.
Foi presidente entre 85 a 89.
Seu 🌈 melhor trabalho foi a de reestruturar a parte administrativa, promovendo um controle do quadro de associados, o que não exista.
No 🌈 futebol, deu força total ao Júnior, que foi campeão estadual e foi base ao time profissional nos anos seguintes.
Passou o 🌈 departamento amador para a administração de empresários, com direito a 50% nas vendas dos passes.
Cleber trabalhou 10 anos pelo Londrina.
Além 🌈 de presidente, foi presidente e secretário do Conselho Deliberativo e vice-presidente do departamento amador.
VGD, a casa do Londrina [ editar 🌈 | editar código-fonte ]
A luta do Londrina para ficar com o estádio durou 30 anos.
Começou em 1960 quando os vereadores 🌈 vetaram o projeto de doação em comodato e houve até "enterro simbólico" dos edis, organizado por dirigentes e torcedores.
Os anos 🌈 de 1990 foram revelados vários jogadores (Élber, Fabinho, Paulo Foiane, Everson, Silvinho, Júnior Maringá, Neto, Luis Gustavo Turini, Cribari, Fábio 🌈 Montezini, Aguinaldo, Fabinho, Helder, Douglas, entre outros) levando o nome do time para todo o Brasil e também para a 🌈 Europa.
Com a construção do Café, em 1976, o VGD passou para segundo plano e o Londrina fortaleceu o movimento para 🌈 ganhar o estádio.
No dia 6 de setembro de 1990, o Prefeito Antonio Belinati sancionou a lei 4.
312 e o estádio 🌈 passou para o clube.
Sua diretoria, comandada por Dorival Pagani, promoveu reformas e o estádio ganhou novo visual.
Campeão Paranaense de 1992 🌈 [ editar | editar código-fonte ]
" Agora no Paraná, não existe mais o Trio de Ferro.
Mas sim, um quarteto "
A 🌈 frase emocionada do técnico Varlei de Carvalho, logo após a vitória de 1 a 0 na terceira partida com o 🌈 União Bandeirante.
Vitória que garantiu o terceiro e mais difícil título paranaense de casas de apostas deposito minimo história.
Com a conquista de 1992, que se 🌈 juntou às de 1962 e 1981, o Londrina tornou-se o clube do interior que mais se aproxima dos clubes da 🌈 capital.
A volta do Londrina forte, não é obra do acaso, mas sim de um multirão pela vitória que envolveu a 🌈 prefeitura da cidade e alguns empresários.
Assim o time recebeu um empurrão extra na fase final, que ultrapassou a casa dos 🌈 400 milhões de cruzeiros.
Os resultados não tardaram a aparecer.
O Tubarão devorou o Atlético Paranaense com uma vitória por 3 a 🌈 2 e uma derrota por 2 a 0 e novo triunfo nos pênaltis, por 4 a 3.
O União Bandeirante era 🌈 o último obstáculo na direção do título, e, com ele, havia um tabu: o Londrina não vencia o rival a 🌈 quase 7 anos.
Foram necessárias três partidas, todas em Londrina (o estádio do União não atendia à exigência mínima de 15 🌈 mil lugares).
Mas valeu a pena, com dois empates (0 a 0 e 2 a 2, com gol do zagueiro Márcio, 🌈 no último minuto) e uma sofrida vitória de 1 a 0, o Tubarão fez de Londrina, a capital do futebol 🌈 do Paraná.
A campanha do Tuba no Paranaense de 1992 foi: 30 jogos, 11 vitórias, 15 empates, 4 derrotas, 38 gols 🌈 à favor e 24 contra.
Tadeu e Cláudio José, com nove gols, foram os artilheiros do time.
Copa do Brasil [ editar 🌈 | editar código-fonte ]
Com o título Paranaense de 1992, o LEC ganhou uma vaga para disputar a Copa do Brasil 🌈 de 1993, era casas de apostas deposito minimo estreia nesta competição.
Foram seis jogos e fez bonito.
Primeiro enfrentou o Operário de Campo Grande, ganhou os 🌈 dois jogos: 3 a 1 em Campo Grande e 2 a 0 em Londrina.
Depois veio o Internacional de Porto Alegre, 🌈 que arrancou um empate de 1 a 1 no Estádio do Café.
No segundo, no Beira Rio, o Londrina surpreendeu todo 🌈 mundo.
Ganhou de 1 a 0, gol de Alécio, e provocou uma grande crise no time gaúcho.
Na terceira fase, o Londrina 🌈 pegou o Flamengo.
O primeiro jogo foi no Maracanã.
Faltou um pouco mais de coragem ao Londrina, que perdeu por 1 a 🌈 0, gol de Nélio.
No Estádio do Café, quase deu, mas não deu.
O Londrina empatou por um gol e merecia ter 🌈 vencido.
Djalminha de falta marcou para o Flamengo e Alexandre também de falta empatou.
Como vice-campeão paranaense em 93 e 94, o 🌈 Londrina sonhou com uma vaga na Copa do Brasil, mas não participou.
Uma briga do presidente Onaireves Moura, da Federação Paranaense, 🌈 com a CBF, tirou do Tubarão o direito de participação adquirido no campo.
Em 2010 , perdeu os dois jogos para 🌈 o Uberaba, o primeiro em Uberaba por 1 a 0 e o segundo em seu campo por 2 a 0.
Paranaense 🌈 de 1997 [ editar | editar código-fonte ]
Com pouco investimento, o Londrina de Caldarelli entrou no campeonato sem pretensões de 🌈 brigar pelos primeiros postos.
O que a torcida não esperava, entretanto, é que o time fosse ameaçado de rebaixamento.
Depois de 8 🌈 jogos e o forte risco de rebaixamento, a SAL voltou a comandar o clube, por indicação de Antonio Belinati.
Caldarelli renunciou 🌈 depois de um acordo com Belinati e com a AMETUR.
As mudanças foram profundas.
Um novo time foi contratado mas mesmo assim 🌈 o LEC não conseguiu ficar entre os oito primeiros para disputar o título.
Foi para o Torneio Extra, intitulado de Torneio 🌈 da Morte, para disputar 4 vagas de permanência na primeira divisão de 98, o que foi equilavente à 2ª Divisão, 🌈 pois naquele ano não houve divisão de acesso.
Algumas más jornadas no início e o embalo depois.
O Londrina terminou o torneio 🌈 em primeiro e se garantiu no grupo de elite.
O técnico da reação foi Varley de Carvalho, o mesmo que, em 🌈 92, deu ao Londrina o título paranaense.
Título paranaense de 2014 e série D [ editar | editar código-fonte ]
Em 13 🌈 de abril de 2014, o Londrina e Maringá Futebol Clube travaram um duelo emocionante para decidir quem ficaria com o 🌈 troféu do estadual de 2014.
Ao final dos últimos 90 minutos e mais as cobranças de pênaltis, melhor para o Tubarão 🌈 (4 a 3), que se consagrou Tetracampeão Paranaense após 22 anos.
O LEC já havia levantado o caneco em 1962, 1981 🌈 e 1992.
[8] Em campo, as equipes empataram em 1 a 1, com gols de Maicon Silva, pelo Londrina, e Cristiano, 🌈 pelo Maringá.[9]
Disputando o campeonato nacional de 2014 da Série D, o LEC classificou-se para Campeonato Brasileiro - Série C de 🌈 2015, após o empate sem gols, com o Anapolina, no jogo de volta no dia 19 de outubro de 2014, 🌈 enquanto o resultado no primeiro jogo, realizado nesta fase, obteve uma vitória por 2 a 0.
Acesso para a Série B 🌈 [ editar | editar código-fonte ]
Em 2015 conquistou o acesso no Campeonato Brasileiro Série C para a Série B de 🌈 2016 ao eliminar o Confiança.[10]
Título da Primeira Liga 2017 [ editar | editar código-fonte ]
Disputada por 16 clubes - Flamengo, 🌈 Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, América-MG, Avaí, Figueirense, Criciúma, Chapecoense, Joinville, Ceará, Brasil de Pelotas, Paraná e Londrina -[11] a 🌈 competição foi conquistada pelo Tubarão, de forma invicta.
[12] Na fase de grupos, vitórias sobre Figueirense,[13] Avaí[14] e Paraná.
[15] Nas quartas 🌈 de final, triunfo por 2 a 0 sobre o Fluminense.
[16] Na sequência, vitória nos pênaltis por 3–1 sobre o Cruzeiro 🌈 na semifinal, depois de conseguir o empate no segundo tempo com dois gols - um deles no último minuto de 🌈 jogo.
[17] E, na final, sagrou-se campeão em cima do Atlético Mineiro, após empate em 0–0 no tempo normal e vitória 🌈 nos pênaltis por 4–2.[18]
Participações em 2022
Jogos no Estádio do Café: [ carece de fontes ]
Londrina 1 a 0 Corinthians-SP, 54.
178, 🌈 15 de fevereiro de 1978.
Londrina 1 a 1 Flamengo-RJ, 50.
000, 22 de agosto de 1976.
Londrina 1 a 1 Flamengo-RJ, 45.
094, 🌈 21 de novembro de 1979.
Londrina 2 a 1 Grêmio Maringá-PR, 43.
412, 29 de novembro de 1981.
Londrina 3 a 1 Grêmio 🌈 Maringá-PR, 40.
012, 31 de março de 1991.
Londrina 0 a 0 Santos-SP, 33.
636, 28 de março de 1982.
Londrina 0 a 1 🌈 Coritiba-PR, 30.
098, 3 de março de 2013.
Londrina 1 a 0 Confiança-SE, 29.
996, 18 de outubro de 2015.
Londrina 0 a 0 🌈 São Paulo-SP, 28.
319, 1 de setembro de 1976.
Londrina 1 a 1 Cruzeiro-MG, 27.
155, 16 de setembro de 1976.
Londrina 2 a 🌈 2 Atlético-MG, 25.
568, 1 de março de 1978.
Londrina 1 a 0 Botafogo-SP, 24.
511, 19 de setembro de 1976.
Londrina 1 a 🌈 2 CRB-AL, 24.
225, 16 de novembro de 2018.
Londrina 6 a 2 Santa Cruz-PE, 23.
983, 15 de novembro de 1979.
Londrina 2 🌈 a 2 Vasco-RJ, 20.
864, 20 de novembro de 1977.
Londrina 3 a 1 Vila Nova-GO, 20.
299, 30 de outubro de 1977.
Londrina 🌈 1 a 2 Goytacaz-RJ, 19.
890, 2 de novembro de 1977.
Além dos clássicos históricos regionais, existe também rivalidade crescente com o 🌈 Paraná Clube, da capital Curitiba, por conta de disputas no Século XXI em competições estaduais e nacionais, nas quais os 🌈 dois clubes disputam posições acirradamente.
[19]NotasCampeão invicto
Campeonato Paranaense do Interior : 1957, 1959, 1962, 1972, 1976, 1981, 1982, 1983, 1986, 1992, 🌈 1993, 1994, 2001, 2013, 2015, 2016, 2017, 2019
: 1957, 1959, 1962, 1972, 1976, 1981, 1982, 1983, 1986, 1992, 1993, 1994, 🌈 2001, 2013, 2015, 2016, 2017, 2019 Torneio de Amizade (Federação Paranaense de Futebol) : 1957.: 1957.
Torneio Osni Silveira : 1974.: 🌈 1974.
Quadrangular José Cadilhe de Oliveira : 1981.: 1981.
Taça Jacy Scaff : 1987.: 1987.
Torneio Cidade de Curitiba: 1994.
Categorias de base [ 🌈 editar | editar código-fonte ]
Campeonato Paranaense de Juniores (Sub-20) : 6 vezes - 1977, 1980, 1984, 1993, 1998 e 2014.
: 🌈 6 vezes - 1977, 1980, 1984, 1993, 1998 e 2014.
Campeonato Taça Cidade de Londrina (Juniores) : 2 vezes - 1994, 🌈 1995
: 2 vezes - 1994, 1995 Campeonato Taça Cidade de São Paulo (Juniores) : 3 colocação em 1995
: 3 colocação 🌈 em 1995 Campeonato Taça Monte Alegre de Minas (Juvenil) : 2 vezes - 1994, 1995
: 2 vezes - 1994, 1995 🌈 Campeonato Taça Dourados (Juvenil): 1 vez - 1995
Estádio do Café [ editar | editar código-fonte ]
O Estádio do Café em 🌈 dia de jogo do Londrina.
Estádio Jaci Scaff, popularmente chamado de Estádio do Café, foi construído às pressas para o Londrina 🌈 entrar no grupo de elite do futebol brasileiro, pois estava confirmada a participação do LEC no Nacional de 1976.
No dia 🌈 22 de Agosto de 1976 aconteceu a inauguração do Café, jogaram Flamengo e Londrina, a partida terminou empatada em 1 🌈 a 1.
Localizado a 04 km do centro da cidade, no setor norte, próximo ao Parque Ouro Verde, ao lado do 🌈 Autódromo Internacional Ayrton Senna, tem capacidade para aproximadamente 40.
000 torcedores, e seu sistema de iluminação é um dos mais modernos.
Possui 🌈 também um amplo parque de estacionamento, entre outras benfeitorias.
No ano de 2000, o Café foi palco principal do Torneio Pré-Olímpico 🌈 de Futebol.
Estádio Vitorino Gonçalves Dias, conhecido como VGD.
Localizado no Centro de Londrina, o VGD, estádio com capacidade para 12.
000 torcedores 🌈 foi o local onde o Londrina Esporte Clube realizou suas partidas no Campeonato Paranaense de 2005.
Construído em 1947, o VGD 🌈 passou por constantes reformas e ampliações, a maior delas no ano de 1956, quando 9000 metros foram incorporados ao antigo 🌈 estádio.
No dia 6 de setembro de 1990, o estádio passou a ser patrimônio do Londrina Esporte Clube.
O jornalista Victor Grein 🌈 Neto, inspirado no filme Tubarão, publicou nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, manchetes que chamavam o 🌈 Londrina de Tubarão.
A repercussão começou após um amistoso contra a Catanduvense, realizado antes do Campeonato Paranaense de 1976.
Para o jornalista, 🌈 o Londrina "engoliria" todos os adversários naquele ano.
Já o radialista Rubens Fernando Cabral alega ser o dono da ideia.
Segundo ele, 🌈 o apelido surgiu depois das vitórias contra o 9 de Julho (5x1), Operário (4x1) e Grêmio Maringá (3x0) pelo Campeonato 🌈 Paranaense.
Cabral, na época na Rádio Clube, chegou a mandar confeccionar camisetas com um simpático tubarão.
Pelos documentos mostrados por Grein e 🌈 a convicção nas palavras de Cabral, o jornalista J.
Mateus, em seu livro "Londrina Esporte Clube - 40 Anos - Do 🌈 Caçula Gigante ao Tubarão" preferiu fazer um julgamento nos padrões de Salomão: Victor Grein Neto é, de fato, o "pai" 🌈 do mascote.
Já Rubens Fernando Cabral o verdadeiro "padrinho" do tubarão.[20][21]
Atualizado em 29 de junho de 2023 [30]
Comissão técnica Nome Pos.
T1 🌈 2 3 41 2 31 2 3 Alternativo1 2 3 4 Comb.
4 51 2 3 41 2 31 2 3 🌈 4
Antigo escudo do Londrina.
Jornais[31]
Jornal o Panorama - Edição Especial, 25 de agosto de 1976
Jornal Paraná Norte - Edição Especial, 28 🌈 de julho de 1986Livros
Livro, Londrina Esporte Clube - 40 Anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão, J.Mateus, 1996
Livro, Londrina Esporte 🌈 Clube - Contado.
.
.
Em Fatos e Fotos, Jefferson de Lima Sobrinho, 2005Revistas
Revista Placar, Nº 524, de 16 de maio de 🌈 1980, Pg 82.
Matéria de Isnard Cordeiro
Revista Placar, Nº 603, de 4 de dezembro de 1981] Pg 10 - 12.
Matéria de 🌈 Isnard Cordeiro
Revista Placar, Edição dos Campeões de 1992, Pg 50.
Referências