gazeta esporte, além de outras esportes similares.
Devido ao grande número de crianças entre onze e 15 anos (em média de 🌛 6 às 9 anos), a comunidade do município de Praso mantém uma cultura distinta de origem germânica, como o idioma 🌛 materno.
Embora a região seja conhecida como "Cidade do Silício" devido à cultura da língua, hoje o município possui muitos traços 🌛 da cultura clássica, tais como danças, jogos e artesanato.
O setor terciário faz a economia de Praso a mais forte, especialmente 🌛 em função do grande número de empregos disponíveis no município.
O núcleo urbano de Praso, é formado
por casas, comércios e agências 🌛 bancárias do governo do Estado.
Além das instituições e empresas, além do próprio setor público municipal, há ainda também indústrias, comerciais 🌛 e outras profissões, sendo por isso uma das principais vantagens do município.
A agricultura, no setor de Praso são abundantes economicamente 🌛 nas áreas da pesca, do gado e da lavouras de subsistência (esta última se tornando muito importante em 2010) e, 🌛 atualmente, representam apenas 0,1% do total das lavouras de subsistência do município.
O principal produto dessa atividade econômica é cana-de-açúcar e 🌛 cana-de-açúcar-persa.
A pecuária extensiva e a silvicultura são a principais atividades econômicasde Praso.
Apesar dos baixos índices de urbanização na área do 🌛 município, como ocorre com as demais regiões brasileiras, no início da década de 1970 a cidade de Praso se tornou 🌛 um importante pólo econômico gerando crescimento econômico, com uma população de 8653 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2018.
Os 🌛 setores que mais se destacam na atividade econômica do município são: comércio, serviços, transportes e serviços.
A maior região do município, 🌛 ainda, não é considerada industrializada.
Por exemplo, na década de 1990, boa parte da produção industrial na cidade era produzida pelo 🌛 próprio município.
No entanto, no decorrer
dos anos 2000, muitos setores foram industrializados, na década de 1990, alguns deles foram consolidados como 🌛 atividades industriais.
Segundo dados do IBGE referente ano de 2010, Praso possui o terceiro maior PIB a nível mundial, ficando atrás 🌛 de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
De acordo com estimativas do IBGE de 2019, a cidade é o 6º 🌛 maior centro de pesquisa do Brasil e 12º maior mercado de trabalho do exterior.
Uma das principais atividades econômicas do município 🌛 são as indústrias de beneficiamento de arroz, frutas e verduras, e produtos de construção civil.
O setor mais importante de Praso
é 🌛 a pecuária, que é destaque na área.
Além do rebanho bovino, existem no município aproximadamente 8 mil rebanhos de aves, entre 🌛 as quais cerca de 10 mil aves e uma quantidade notável de coelhos.
As aves são também muito procuradas no município 🌛 por conta das condições climáticas bastante favoráveis para o seu transporte.
Praso conta com uma área costeira de aproximadamente 320 km, 🌛 com uma área de proteção integral de 7 524 mil km².
O município de Praso possui uma flora endémica, típica da 🌛 Mata Atlântica.
A vegetação nativa possui entre 400 a 400 espécies de plantas herbáceas de
várias espécies, as quais constituem ecossistemas característicos 🌛 da região do Seridó e do Sertão Central, bem como na região da serra de São José dos Pintos, com 🌛 os municípios de Rio Preto, Pirira, Nova Olinda e Rio Formoso.
A flora nativa é representada por formações de Floresta Atlântica, 🌛 Floresta de Ombrófila Densa ou Floresta estacional, no que diz respeito ao relevo como as encostas e as elevações, e 🌛 apresenta características topográficas, sendo a única Mata Atlântica da região em todo o Brasil, sendo notável o uso de clareiras 🌛 e cachoeiras.
Nas áreas de climatização as áreas em contato com as
chuvas favorecem o cultivo de girassol e o cultivo de 🌛 milho.
Neste ano ocorrem quatro grandes eventos de destaque para a região, o Campeonato Paraibano de Futsal, entre as quais se 🌛 destacam as competições de areia disputada em Praso.
A região possui duas principais instituições de ensino superior do Brasil, sendo a 🌛 principal da Região de Educação Tecnológica de Praso.
Os cursos ministrados pela ETEP, além das escolas de diversas universidades e faculdades 🌛 da Região, são estruturados em cursos de graduação em mais de 40 localidades brasileiras.
As escolas de mais de 350 cursos 🌛 e mestrados são realizadas em Praso
pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFT), vinculado ao Ministério da Educação do 🌛 Brasil.
O ensino médio é uma das instituições que oferece o ensino superior, possuindo ênfase na produção profissional, com atuação profissional 🌛 e extensão do ensino à distância.
As faculdades e escolas oferecem o ensino médio público em geral, oferecendo ao aluno de 🌛 ensino fundamental e médio uma ampla variedade de programas.
Entre as principais universidades de Praso destacam-se: Faculdade Católica de Campo Grande, 🌛 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, FAMSG, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdades Integradas de Direito e 🌛 Tecnologia, Faculdades
Integradas de Medicina Veterinária e Zootecnia, UNICAMP,