O Papa É Pop é o quarto álbum de estúdio da banda brasileira de rock Engenheiros do Hawaii. O disco 🍊 foi gravado em casas de apostas esportivas asiáticas julho e agosto de 1990, nos estúdios BMG, no Rio de Janeiro, e foi lançado em 🍊 casas de apostas esportivas asiáticas setembro do mesmo ano pela gravadora BMG, através do selo RCA-Victor. O álbum, primeiro do grupo na década de 🍊 1990, trouxe mudanças mais radicais nos processos de composição e produção da banda: além de ter sido o primeiro de 🍊 três álbuns consecutivos autoproduzidos, ele marca a adoção de instrumentos eletrônicos, como sintetizadores, sequenciadores, drum machine e pedaleira MIDI. Foram 🍊 lançados os singles: "O Exército de um Homem Só I", "O Papa É Pop", "Era um Garoto que como Eu 🍊 Amava os Beatles e os Rolling Stones" e "Pra Ser Sincero".
É o álbum comercialmente mais bem-sucedido da banda, com mais 🍊 de 350 mil cópias vendidas no ano de seu lançamento, tendo alcançado a certificação de platina, uma vendagem surpreendente no 🍊 ano em casas de apostas esportivas asiáticas que foi lançado, marcado por forte crise econômica causada pelo confiso de valores no Plano Collor e 🍊 pela emergência de uma nova música sertaneja que passou a disputar a preferência no gosto da juventude e, desse modo, 🍊 nas execuções de música nas rádios. O lançamento deste disco modificou o patamar da banda de uma das maiores do 🍊 rock nacional para a maior banda naquele ano, levando ao recebimento de alguns prêmios no ano seguinte e do aumento 🍊 do interesse das publicações e da mídia nacional no grupo.
Durante a gravação do álbum anterior - Alívio Imediato, além das 🍊 canções gravadas ao vivo, a banda fez o registro de duas faixas em casas de apostas esportivas asiáticas estúdio. Nestas faixas, por sugestão do 🍊 produtor Marcelo Sussekind, o grupo utilizou de modo mais pronunciado instrumentos eletrônicos, como sintetizadores e sequenciadores. Entretanto, foram chamados músicos 🍊 de estúdio para tocar esses instrumentos. As canções tiveram bastante sucesso, sendo incluídas, também, na turnê que a banda fez 🍊 para promover o álbum, a Alívio & Mídia Tour.[1] Entretanto, a inclusão desses instrumentos não aconteceu apenas porque o produtor 🍊 achou que eles casariam com aquelas canções. Humberto já vinha há algum tempo refletindo sobre uma oposição entre arte e 🍊 entretenimento, isto é, em casas de apostas esportivas asiáticas como aqueles timbres produzidos por aquele tipo de instrumentos e utilizados maciçamente na emergente música 🍊 pop daqueles anos colocavam em casas de apostas esportivas asiáticas questão a fronteira - até então pensada e existente - entre arte e entretenimento. 🍊 Enquanto as bandas de rock brasileiras no período tentavam demonstrar que não faziam concessões a gravadoras ou ao público para 🍊 tornar o seu som mais palatável ou comercial, eram os artistas pop que estavam questionando com a casas de apostas esportivas asiáticas sonoridade a 🍊 fronteira entre arte e entretenimento.[2][3]
Mal-entendido com Lulu Santos [ editar | editar código-fonte ]
É assim, por exemplo, que deve ser 🍊 entendida a entrevista dada por ele ao Jornal do Brasil, em casas de apostas esportivas asiáticas 17 de fevereiro de 1989, e que gerou 🍊 atritos com o músico carioca Lulu Santos. Gessinger classificou os artistas em casas de apostas esportivas asiáticas "entertainers" e "grupos que querem acrescentar uma 🍊 existência abaixo das luzes do palco", colocando Lulu no primeiro grupo. Aquilo foi visto de modo negativo pelo cantor e 🍊 guitarrista carioca, mas Humberto pretendia dizer que eram exatamente os entertainers que estavam fazendo algo diferente e revolucionário, não o 🍊 outro grupo. De qualquer modo, este episódio gerou uma ligação de Lulu a Gessinger em casas de apostas esportivas asiáticas que aquele chamava este 🍊 de nazista, e um pedido de desculpas por parte de Humberto a Lulu no encarte do disco, além de uma 🍊 entrevista fazendo o mesmo - na Folha de S.Paulo, em casas de apostas esportivas asiáticas 1º de outubro de 1990.[4]
Gravação e produção [ editar 🍊 | editar código-fonte ]
As gravações do álbum começaram em casas de apostas esportivas asiáticas 2 de julho de 1990, nos estúdios da gravadora BMG, 🍊 no Rio de Janeiro. Este seria o primeiro disco da banda gravado na cidade carioca, onde os seus membros moravam 🍊 desde o final de 1988. Também, este disco marca o momento em casas de apostas esportivas asiáticas que a banda passa a se autoproduzir, 🍊 sendo o primeiro de 3 álbuns em casas de apostas esportivas asiáticas sequência em casas de apostas esportivas asiáticas que isto aconteceria. Como Humberto estava pensando em casas de apostas esportivas asiáticas 🍊 utilizar timbres eletrônicos neste disco há algum tempo, de modo a questionar as fronteiras entre arte e entretenimento, a banda 🍊 adquiriu uma drum machine Dynacord durante a turnê e Carlos e o baixista começaram a utilizar o tempo livre que 🍊 tinham para programá-la e selecionar os timbres que utilizariam nas músicas do disco. Augusto, enquanto isso, foi a Nova Iorque 🍊 comprar mais equipamentos para dar conta daquela sonoridade, tendo adquirido uma nova guitarra Steinberger branca, uma drum machine Alesis HR-16, 🍊 um pedal de chorus Dimension-C da Boss e uma pedaleira midi da Elka. No estúdio, a banda gravava em casas de apostas esportivas asiáticas 🍊 3 turnos: Carlos gravava as baterias de manhã; Augusto gravava as guitarras e teclados de noite; e Humberto gravava baixo 🍊 e teclados de tarde, de modo que pudesse encontrar os outros dois quando chegava ou saía para discutirem sobre alguma 🍊 coisa da gravação. Assim, Carlos e Humberto pararam de gravar baixo e bateria juntos, mesmo porque a bateria era feita 🍊 em casas de apostas esportivas asiáticas uma drum machine. Ainda, este foi o disco com mais parcerias entre Humberto e Augusto, com 4 canções 🍊 compostas pela dupla.[5][6]
O projeto gráfico ficou por conta de Humberto e Carlos tendo sido executado por André Teixeira e J. 🍊 C. Mello, com fotografias de Dario Zalis. A ideia era passar imagens limpas e claras, bem iluminadas e sem distorções, 🍊 o contrário das capas típicas do rock brasileiro dos anos 1980, inspiradas na estética punk e pós-punk.[7] O sofá vermelho 🍊 estava lá para marcar a posição política de esquerda assumida pela banda quando apoiou Brizola e fez "showmícios"[nota 1] para 🍊 a casas de apostas esportivas asiáticas campanha nas eleições de 1989.[8][9] O nome da banda em casas de apostas esportivas asiáticas letras garrafais remete a duas coisas distintas: 🍊 além de manter a unidade visual dos trabalhos anteriores da banda - nos quais o nome do grupo vem grafado 🍊 da mesma maneira, ele faz referência a um compacto da banda Os Incríveis de 1971, na qual eles tocam versões 🍊 do Hino Nacional e do Hino da Independência. Na contracapa, a
do Papa João Paulo II tomando chimarrão - tirada 🍊 pelo fotógrafo Carlos Contursi e de propriedade de Brizola - é apresentada colorida digitalmente para se assemelhar aos trabalhos de 🍊 Andy Warhol com a fotografia de Marilyn Monroe, já que ele é um dos ícones da pop art.[7]
O álbum abre 🍊 com "O Exército de um Homem Só I" que continuava na terceira faixa com a casas de apostas esportivas asiáticas segunda parte. Como em 🍊 casas de apostas esportivas asiáticas todas as outras canções divididas entre Gessinger e Licks, estas canções também foram musicadas pelo guitarrista a partir de 🍊 uma letra datilografada e entregue a ele pelo baixista. A canção tem o título inspirado pela obra O Exército de 🍊 um Homem Só, do escritor gaúcho Moacyr Scliar e é dedicada ao aviador alemão Mathias Rust. Augusto resolveu gravar as 🍊 duas partes com a mesma aparelhagem, mas mudando a tonalidade entre uma e outra, para marcar uma diferença. O riff 🍊 da introdução da música foi feito no violão Guild Songbird conectado ao pedal Dimension-C. Augusto teve a ideia do riff 🍊 em casas de apostas esportivas asiáticas um quarto de hotel, assistindo alguém tocar viola caipira no programa de Inezita Barroso. O guitarrista também programou 🍊 a bateria em casas de apostas esportivas asiáticas casas de apostas esportivas asiáticas Alesis HR-16 que Carlos utilizou como guia para gravar em casas de apostas esportivas asiáticas casas de apostas esportivas asiáticas Dynacord. O baixo 🍊 nos versos é executado pelo próprio guitarrista - no refrão entra o baixo de Humberto - no teclado Roland U-20, 🍊 sendo ele composto, na verdade, por dois sons distintos: um grave contínuo que ficava soando e um mais águdo para 🍊 marcar a entrada da nota. Nas estrofes, Augusto utilizou a Steinberger limpa e no refrão e no solo final a 🍊 mesma guitarra só que com distorção. Nos refrões há, também, cordas adicionadas pela pedaleira MIDI. No meio da canção, antes 🍊 de uma entrada do refrão, ainda há uma citação executada em casas de apostas esportivas asiáticas uníssono por baixo e guitarra à Canção do 🍊 Expedicionário. Ao final, há um som de órgão Hammond acionado também utilizando-se a pedaleira MIDI.[6]
A segunda canção é o maior 🍊 sucesso do disco, "Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", que o grupo começou 🍊 a tocar em casas de apostas esportivas asiáticas virtude do atraso de Brizola em casas de apostas esportivas asiáticas seus showmícios - era uma das poucas músicas que 🍊 os 3 sabiam tocar de cabeça - e que se viu obrigada a registrar no disco porque as rádios começaram 🍊 a tocar uma gravação feita no programa Babilônia, da TV Globo. A banda resolveu manter a introdução da versão original 🍊 da música executada por Gianni Morandi - também presente na primeira gravação da versão nacional, pelos Incríveis - e, também, 🍊 a marcha militar após um dos versos que havia sido adicionada pela banda brasileira da Jovem Guarda. No último refrão, 🍊 Augusto adicionou citações a canções dos Rolling Stones e dos Beatles: trechos de "Under my Thumb" - do álbum Aftermath 🍊 - e "Here Comes the Sun" - do álbum Abbey Road. A grande inovação da versão da banda em casas de apostas esportivas asiáticas 🍊 relação à versão dos Incríveis é o solo executado por Licks. Nas versões anteriores ao disco, Augusto já vinha executando 🍊 uma seleção de hinos e jingles, como ficou claro no festival Hollywood Rock. Mas aqui, o guitarrista realizou uma espécie 🍊 de colagem, encadeando diversos hinos melodicamente como se fossem uma coisa só. Ainda, gravou cada um dos trechos separadamente e 🍊 passando de um canal ao outro, como se fossem dois guitarristas duelando. Assim, gravou na sequência trechos das seguintes canções: 🍊 "Hino dos Estados Unidos", "Hino da União Soviética", "Hino da França", "Hino do Brasil", "Hino da Independência", "Hino da Legalidade", 🍊 "Pra Frente Brasil" e finaliza novamente com o Hino da Independência. Ainda, há um trecho da narração de Pedro Carneiro 🍊 Pereira gritando "Brasil! Brasil!" sobre a guitarra solando a melodia "olê, olê, olá", famosa por ser utilizada pelas torcidas organizadas 🍊 nos estádios brasileiros. No final, mais uma vez utiliza-se a pedaleira MIDI para acrescentar o som do órgão Hammond.[6]
A quarta 🍊 faixa é "Nunca mais Poder", uma canção que é inspirada pelo poema "Eterno" de Carlos Drummond de Andrade, publicado no 🍊 livro Fazendeiro do Ar, de 1954. Humberto acreditou que o tema do poema - uma discussão sobre a oposição entre 🍊 moderno e eterno - se encaixava com a própria discussão tema do disco, a oposição entre arte e entretenimento, já 🍊 que uma das chaves de leitura dessa oposição era que as inovações do pop se tornavam arte quando superavam casas de apostas esportivas asiáticas 🍊 modernidade em casas de apostas esportivas asiáticas direção a uma pretensa eternidade.[10] Em casas de apostas esportivas asiáticas mais uma parceria, Licks utilizou novamente o violão Songbird passando 🍊 pelo pedal de chorus, tocando o resto com a guitarra limpa, com exceção do final que apresenta um pouco de 🍊 distorção. Guitarra e baixo terminam com outro trecho em casas de apostas esportivas asiáticas uníssono fazendo referência à introdução da faixa seguinte - e, 🍊 também, uma referência ao rock progressivo que utilizava esta espécie de arranjo. Na sequência, entra "Pra Ser Sincero", a última 🍊 parceria do disco. Nesta canção, Augusto toca o Roland U-20 emulando o som de um Fender Rhodes enquanto Humberto toca 🍊 o mesmo teclado, mas emulando o som de cordas. Ainda, Licks sugeriu que acrescentassem o som de alguém fumando, inspirado 🍊 na canção "Overs", do disco Bookends, da dupla Simon & Garfunkel. A banda utilizou, ainda, um suspiro erótico de um 🍊 banco de sons. A próxima canção é "Olhos Iguais aos Seus", a primeira só de Humberto. Esta é a primeira 🍊 música em casas de apostas esportivas asiáticas que a banda toca com Humberto no piano, Augusto na guitarra e Carlos na bateria, formação alternativa 🍊 que seria utilizada diversas vezes em casas de apostas esportivas asiáticas shows e no estúdio depois disso.[6]
Na sequência, vem a faixa título, abrindo com 🍊 o vocal dos Golden Boys, que também cantam no refrão: a ideia era imitar o som de um jingle publicitário.[3] 🍊 Augusto utiliza distorção nos solos e o mesmo efeito que utilizou em casas de apostas esportivas asiáticas "Alívio Imediato" do álbum anterior: um efeito 🍊 que produz uma nota simultânea a que é tocada com uma diferença de intervalo. No resto da música, guitarras limpas 🍊 e um órgão Hammond acionado utilizando-se a pedaleira MIDI.[6] Na letra, Humberto discute a abrangência do pop na época - 🍊 em casas de apostas esportivas asiáticas que o mundo começava a expandir ainda mais a casas de apostas esportivas asiáticas globalização com o fim da URSS, lembrando que 🍊 até uma instituição milenar como a Igreja Católica alçou o seu sumo pontífice ao status de estrela pop com suas 🍊 viagens pelo mundo. Ainda, lembra os riscos que esta maior abrangência do pop trazia às "estrelas", como os atentados a 🍊 John Lennon e ao próprio papa.[10] Em casas de apostas esportivas asiáticas seguida, "A Violência Travestida Faz seu Trottoir" inicia com uma introdução feita 🍊 no baixo. A música é longa e tem diversas mudanças de andamento e/ou de gênero musical (com um trecho de 🍊 funk, por exemplo), contando com a participação de Patricia Marx na voz. Depois, "Anoiteceu em casas de apostas esportivas asiáticas Porto Alegre" também é 🍊 uma canção longa e com diversas mudanças de andamento, apresentando, também, diversas colagens de sons, como: narrações de Armindo Antônio 🍊 Ranzolin e trecho de A Voz do Brasil. Estas duas canções fazem forte referência ao rock progressivo e são as 🍊 preferidas de Humberto Gessinger no disco.[3][6][10]
"Ilusão de Ótica" fechava o LP e a fita cassete, que tinham uma faixa a 🍊 menos. Esta música utiliza-se fartamente de delay, tendo um solo lento e melódico, no qual Licks utiliza até sweep-picking. Ao 🍊 final, a canção apresenta dois trechos - um curto e outro longo - utilizando-se da técnica de gravação de marcaramento 🍊 reverso em casas de apostas esportivas asiáticas que um trecho da música é gravado normalmente, mas é, depois, invertido. Esta é mais uma referência 🍊 ao rock progressivo e ao mundo pop já que artistas pop passaram a ser acusados de tentar passar mensagens subliminares 🍊 através de trechos que, quando reproduzidos ao contrário, revelavam uma mensagem oculta. No caso desta canção, a mensagem inserida constava 🍊 da letra presente no encarte. Fechando o disco, "Perfeita Simetria" é mais uma referência ao pop: ao utilizar-se para esta 🍊 canção da mesma melodia da faixa título, a banda fazia referência ao uso de fórmulas pela música pop. Nesta faixa, 🍊 Augusto revisita o timbre que utilizou em casas de apostas esportivas asiáticas "Infinita Highway" e "Terra de Gigantes", do álbum A Revolta dos Dândis: 🍊 a guitarra Roland G-505 plugada a dois amplificadores Fender Twin Reverbs.[6][10]
O álbum foi lançado no mês de setembro de 1990 🍊 - em casas de apostas esportivas asiáticas CD, LP e K7, sendo o primeiro disco da banda lançado em casas de apostas esportivas asiáticas CD - pela gravadora 🍊 BMG através do selo RCA-Victor. No primeiro ano do lançamento, foram lançados também 4 singles para promover o disco: "Era 🍊 um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones", "O Exército de um Homem Só I", "O 🍊 Papa É Pop" e "Pra Ser Sincero". Ainda, a banda gravou videoclipes para as 3 primeiras canções citadas que passaram 🍊 a rodar bastante na recém criada MTV Brasil. Com esta divulgação e com a boa distribuição da gravadora, o disco 🍊 venderia 70 mil cópias já no primeiro mês, totalizando mais de 350 mil cópias no período de um ano. Com 🍊 isto, a banda ganharia o seu primeiro - e único até os dias de hoje - disco de platina. Na 🍊 época, a certificação foi mais impactante do que hoje em casas de apostas esportivas asiáticas dia porque era um período em casas de apostas esportivas asiáticas que o 🍊 rock nacional dos anos 1980 estava entrando em casas de apostas esportivas asiáticas declínio, com as vendagens se reduzindo. Isto acontecia tanto por um 🍊 esgotamento das bandas que mais vendiam, quanto pela emergência da nova música sertaneja. Ao mesmo tempo, era o ano da 🍊 pior crise econômica do país até então que, com o Plano Collor que confiscou valores da poupança, entrou em casas de apostas esportivas asiáticas 🍊 uma grave recessão como tentativa do governo para controlar a inflação através do enforcamento da capacidade de consumo da população. 🍊 Assim, as vendas de diversos bens supérfluos cairam vertiginosamente, como era o caso dos bens culturais como CD's, LP's e 🍊 K7's. Com isso, os Engenheiros se tornaram a maior banda do rock brasileiro a partir daquele ano, já que a 🍊 casas de apostas esportivas asiáticas base de fãs fiel era capaz de manter as vendagens do grupo em casas de apostas esportivas asiáticas níveis elevados mesmo em casas de apostas esportivas asiáticas 🍊 cenários econômicos desfavoráveis.[11][10]
Assim como tinha acontecido com os dois álbuns anteriores, Ouça o que Eu Digo: Não Ouça Ninguém e 🍊 Alívio Imediato, a crítica profissional paulista recebeu de forma bastante negativa o lançamento.[15][11] Fernando de Barros e Silva, escrevendo para 🍊 a Folha de S.Paulo, acusa o disco de repetir fórmulas e reeditar clichês adolescentes. Também, critica o procedimento de Gessinger 🍊 para escrever as letras do disco, utilizando-se de aliterações como: "o papa é pop" ou "presidente indigente".[12] Na Bizz, Celso 🍊 Masson também critica o método de composição das letras de Gessinger dizendo que mistura "filosofia barata", "conselhos de almanaque" e 🍊 "recursos poéticos típicos da publicidade", concluindo que é tudo que "a juventude desinformada e ingênua gosta". Ainda assim, diz que 🍊 este é o melhor disco da banda, encerrando com uma provocação a Arthur Dapieve, que escreveu o "release" do disco: 🍊 "como todo disco dos Engenheiros, este também é só para enganar otário".[13]
Por outro lado, como também já vinha ocorrendo antes, 🍊 a critica do restante do país era bem mais receptiva ao grupo gaúcho.[15][11] Jamari França, escrevendo para o Jornal do 🍊 Brasil, elogia bastante o método de composição das letras de Humberto, enxergando, inclusive, o modo como "Era um Garoto que 🍊 como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones" encaixava-se no disco com a mensagem das duas partes de "Exército 🍊 de um Homem Só". Entretanto, embora reconheça que uma das estratégias de composição da banda sempre foi misturar uma letra 🍊 densa com uma sonoridade leve e "descartável", o jornalista critica a escolha dos timbres da guitarra de Augusto, embora enalteça 🍊 o nível de execução do instrumentista. Ao mesmo tempo, França reconhece que o disco foi "gravado de maneira totalmente cerebral 🍊 para refletir uma postura crítica e autoirônica em casas de apostas esportivas asiáticas relação à indústria cultural".[14]
Este álbum consolidou a trajetória do grupo gaúcho 🍊 como um dos maiores do rock brasileiro, rendendo diversas premiações ao trio. Além da certificação de disco de platina, o 🍊 grupo receberia ainda um Troféu Rádio Globo casas de apostas esportivas asiáticas de 1990, na categoria "Conjunto Jovem do Ano", em casas de apostas esportivas asiáticas 13 de 🍊 março de 1991.[16] Ainda, seriam consagrados na premiação dos melhores de 1990 da revista Bizz, em casas de apostas esportivas asiáticas abril de 1991: 🍊 na escolha do público, ficariam em casas de apostas esportivas asiáticas primeiro lugar em casas de apostas esportivas asiáticas 7 categorias e em casas de apostas esportivas asiáticas segundo em casas de apostas esportivas asiáticas 4. 🍊 Entretanto, na escolha da crítica, a banda seria lembrada nas categorias "Pior Artista" e "Melhor Letrista", com Humberto ficando em 🍊 casas de apostas esportivas asiáticas terceiro.[16][17][18]
Lista de faixas dadas pelo Spotify[19] e pela obra citada.[20]
Todas as faixas escritas e compostas por Humberto Gessinger, exceto 🍊 onde indicado.
Créditos dados pelas obras referenciadas.[21]
A Banda
Humberto Gessinger: Voz, baixo (modelo Steinberger) e teclado (modelo Roland U-20).
Augusto Licks: Guitarra (modelos 🍊 Steinberger G4MT - preta e branca - e Roland G-505), violão (modelo Guild Songbird), teclado (modelo Roland U-20), pedaleira MIDI 🍊 (modelo Elka) e vocal.
Carlos Maltz: drum machine (modelo Dynacord).
Convidados
Golden Boys: Vocais (em "O Papa É Pop").
Patricia Marx: Voz (em "A 🍊 Violência Travestida Faz seu Trottoir").
Direção artística: Miguel Plopschi
Engenheiros de som: Flávio Sena, Dalton Rieffel, Franklin Garrido, Mário Jorge, Ricardo Essucy 🍊 e Ronaldo Lima
Assistentes: Cezar Delano, Cássio Araújo, Júlio Cézar, Dalmo e Luiz
Mixagem: Engenheiros do Hawaii, Flávio Sena, Ricardo Essucy e 🍊 Ronaldo Lima
Projeto gráfico: Humberto Gessinger e Carlos Maltz
Design gráfico: André Teixeira e J. C. Mello
Fotos: Dario Zalis
do Papa: Carlos Contursi
Digitalização: 🍊 André Teixeira e J. C. Mello
Notas
↑ Espécie de comício em casas de apostas esportivas asiáticas que uma atração musical se apresentava junto com os 🍊 candidatos, muito comum no Brasil, mas proibidos a partir de uma reforma eleitoral aprovada em casas de apostas esportivas asiáticas 2006.
Referências