A Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016, oficialmente Brasileirão Chevrolet 2016 – Série B por motivos de 📈 patrocínio,[2] foi uma competição de futebol realizada no Brasil, equivalente à segunda divisão.
Foi disputada por 20 clubes, dos quais os 📈 quatro primeiros colocados tiveram acesso à Série A de 2017 e os quatro últimos foram rebaixados à Série C de 📈 2017.
Até então, esta foi a edição com o maior número de equipes do Sul do país desde que o sistema 📈 de pontos corridos foi implementado, em 2006.
Com os paranaenses Londrina e Paraná, os catarinenses Avaí, Criciúma e Joinville, e o 📈 gaúcho Brasil de Pelotas, os sulistas tiveram seis representantes na disputa, liderando o ranking por região.
O Nordeste contou com cinco 📈 representantes, seguido pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste, com quatro times cada.
A região Norte teve apenas um participante.
[3] A edição de 📈 2016 também marcou a primeira vez, desde o início dos pontos corridos, em que o estado de São Paulo não 📈 possuiu o maior número de equipes participantes, atrás de Goiás e Santa Catarina.[4]
A primeira equipe a garantir matematicamente o acesso 📈 para a Série A de 2017 foi o Atlético Goianiense, com três rodadas de antecedência, após derrotar o Londrina por 📈 3–2, fora de casa.
[5] Na rodada seguinte, o clube goiano faturou também o título da competição após vencer o Tupi 📈 por 5–3, no Estádio Olímpico, em Goiânia.
[6] O segundo time promovido foi o Avaí, após vencer o Londrina por 1–0, 📈 fora de casa, na penúltima rodada.
[7] Vasco da Gama e Bahia completaram a lista de promovidos na última rodada: a 📈 equipe carioca venceu o Ceará, de virada, por 2–1, no Maracanã; enquanto o clube baiano garantiu o acesso mesmo com 📈 derrota por 2–1 para o campeão Atlético Goianiense, no Estádio Olímpico, em Goiânia.[8][9]
O primeiro time a confirmar o rebaixamento à 📈 Série C de 2017 foi o Sampaio Corrêa ao perder para o Bahia por 1–0, na Arena Fonte Nova, a 📈 três rodadas do fim.
[10] Na 36ª rodada, o Tupi foi a segunda equipe com o descenso confirmado graças à derrota 📈 por 5–3 para o Atlético Goianiense, fora de casa.
[6] Uma rodada depois, o Bragantino também teve a queda decretada após 📈 perder para o Bahia por 3–2, na Arena Fonte Nova.
[11] O Joinville completou a relação de rebaixados na última rodada, 📈 mesmo com a vitória por 4–2, na Arena Joinville, diante do Vila Nova.[12]
A Série B foi disputada por 20 clubes 📈 no sistema de ida e volta por pontos corridos pelo décimo ano consecutivo.
Em cada turno, os times jogaram entre si 📈 uma única vez.
Os jogos do primeiro turno foram realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de 📈 campo invertido.
Não houve campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obteve o maior número de pontos após as 📈 38 rodadas.
Ao final, os quatro primeiros times ascenderam para a Série A de 2017, da mesma forma que os quatro 📈 últimos caíram para a Série C do ano seguinte.[13]
Critérios de desempate [ editar | editar código-fonte ]
Em caso de empate 📈 por pontos entre dois clubes, os critérios de desempate foram aplicados na seguinte ordem:[13]
Número de vitórias Saldo de gols Gols 📈 marcados Confronto direto Número de cartões vermelhos Número de cartões amarelos Sorteio
Desde 2005, a Globosat detém os direitos de transmissão 📈 da Série B.
[carece de fontes] A Rede Globo e/ou suas afiliadas transmitem no máximo três partidas por semana em âmbito 📈 regional na TV aberta, enquanto o SporTV faz a transmissão na TV por assinatura.
A Rede Globo sub-licencia os direitos para 📈 outras duas emissoras na TV aberta: a RedeTV! transmite a Série B desde 2014 e a TV Brasil transmite a 📈 competição desde 2015.[14][15]Notas
Além dos estádios de mando usual, outros estádios foram utilizados devido a punições de perda de mando de 📈 campo impostas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou por conta de problemas de interdição dos estádios usuais ou simplesmente 📈 por opção dos clubes em mandar seus jogos em outros locais, geralmente buscando uma melhor renda.
[19][20][21][22][23][24][25][26][27][28]
Ainda foram utilizados o Estádio 📈 Silvio Sales (Catanduva), o Centenário (Caxias do Sul) e o OBA (Goiânia).[29][30][31]