flamengo esporte com o que se chama "Futebol de Portugal" (desde 1910, o campeonato de futebol de Portugal no Brasil 🌞 teve duas edições, o que se manteve até ao fim do segundo século, quando foi definitivamente abolido, sendo que em 🌞 1908 e 1911, os "futebolistas" só participaram de competições de futebol organizado pelo Estado Português).
Os "futebolistas" começaram a organizar campeonatos 🌞 com nomes como: "Fundo José" ou "Portugal Futebol Clube", que foi a entidade máxima do futebol português durante todo o 🌞 domínio português.
Na Copa do Mundo de 1934–35, o time de Porto venceu por 2 a 0, sagrando-se campeão,
mas não chegou 🌞 a enfrentar o Uruguai em campo e o México, com um jogo extra em campo.
A primeira participação europeia no futebol 🌞 de Portugal foi no dia 12 de Agosto de 1933, quando na véspera da estreia do regime salazarista, a equipe 🌞 de Porto venceu pelo placar de 2 a 1 (A vitória foi de fora do estádio).
Portugal e o Uruguai, em 🌞 1933 começaram a participar do primeiro jogo oficial em Portugal, sendo os dois times do Sport Lisboa que faziam parte 🌞 na primeira edição, contra os Nacionales Football Club que eram eliminados da primeira fase.Os
tricolores foram, portanto, proibidos de disputar o 🌞 segundo jogo oficial em Portugal, ficando com oito participantes.
O Uruguai fez um amistoso contra o Sport Lisboa que ocorreu em 🌞 20 de janeiro de 1934 e acabou por vencer por 2 a 1.
Logo em seguida, o Uruguai fez um jogo 🌞 amigável contra o Sport Lisboa em jogo único com direito a jogar nos dois campos do campo 1 e 2 🌞 (no campo 1) em Lisboa, enquanto o Nacionales Football Club acabou decidindo que o jogo era disputado contra um dos 🌞 mais perigosos clubes europeus da época: o Sporting Clube.Apesar disso,
o Sporting venceu por 1 a 0 e, em 1938, a 🌞 Taça Rio de Janeiro foi disputada contra o FC Porto.
Devido ao mau aspecto deste jogo, a taça oficial foi aposentada 🌞 em 1957.
O Sporting de Portugal e o Nacionales Football Club nunca estiveram nas edições do "Futebol de Portugal" (desde 1910, 🌞 o campeonato de futebol de Portugal no Brasil teve duas edições, o que se manteve até ao fim do segundo 🌞 século, quando foi definitivamente abolido, sendo que em 1908 e 1911, os "futebolistas" só participaram de competições de futebol organizado 🌞 pelo Estado Português).
Portugal e o Uruguai,
em 1935, fizeram um jogo oficial contra o Esporte Clube Vitória do Livramento, vencendo por 🌞 3 a 0, sagrando-se campeão.
O "Portugal de Futebol" fez dois amistosos contra o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, vencendo na frente 🌞 por 2 a 1 (com direito a disputar a volta com o Porto do Livramento em jogo único) e vencendo 🌞 em seguida por 4 a 1 (com direito a disputar a partida com o Farroupilha, do Rio Grande do Sul).
Após 🌞 uma campanha de 5 vitórias para o Brasil em duas edições, o clube brasileiro se apresentou no ano seguinte na 🌞 Taça Rio deJaneiro.
O clube perdeu nos dois jogos por 3 a 3 e, em seguida, o Benfica venceu com direito 🌞 a disputar a volta com o Porto do Livramento, por 3 a 1.
No dia 12 de Agosto de 1934, durante 🌞 o primeiro campeonato de futebol organizado pelo país na Europa, o Vasco da Gama goleou o Clube Figueirense o jogo 🌞 em casa por 4 a 0, na qual perdeu o Porto do Livramento para o Náutico.
O clube também marcou o 🌞 gol que decretou a criação do Torneio de Toulon e, como tal, marcou para a partida terminada no campo2.
Com apenas 🌞 cinco anos, já o Vasco havia alcançado o topo do futebol lusitano com três Campeonatos Nacionais e um Campeonato Brasileiro, 🌞 e ainda não tinha conquistado um bicampeonato da Taça Rio, tendo o clube ficado mais próximo de chegar à fase 🌞 de grupos em que disputaria o futebol.
O presidente da época era o capitão de Portugal, Miguel Pais.
Em 1935, um grupo 🌞 denominado "Sportin Boys" foi formado a fim de preencher o vácuo deixado em Portugal pela queda do regime salazarista, levando 🌞 consigo o jovem presidente da época, Miguel Pais, que foi substituído pela jornalista e professorEdwig Seibert.
A participação do Vasco na 🌞 Taça Rio acabou fazendo com que os portugueses tivessem que assumir o posto de primeiro- equipa representante na grande competição 🌞 continental de então.
A competição foi realizada no dia 6 de Setembro (também conhecido como "Taça Rio de Janeiro", entre os 🌞 clubes campeões de cada um dos três turnos da Primeira Liga portuguesa de Futebol) no estádio do Maracanã, na cidade 🌞 de Belém.
O Vasco de Guimarães conseguiu vencer o confronto direto da eliminatória de Portugal, em jogo único (2 x 1), 🌞 já tendo terminado em 3 pontos atrás da equipe de São
Paulo e da Portuguesa, que ainda contava com apenas um 🌞 ponto de vantagem no Brasil.
Entretanto, em 3 de Novembro, o jogo acabou sendo cancelado e a decisão voltou-se para o 🌞 prolongamento, com o Vasco de Guimarães perdendo por 2 x 1 para o América Clube, enquanto o America Futebol Clube, 🌞 já tradicional e