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Materiais sugeridos Caderno para registro dos estudantes.

Quadro.

Quadra ou espaço amplo.

Cordas.

Cones.

Bolas de tamanhos e pesos distintos.

Bolas de meia.

Colchões.

Cones.

Arcos.

Trena ou metro.Cronômetro.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais.

De acordo com a aviator depósito de 1 real realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial Inicie a aula numa roda de conversa sobre o tema.

Prepare antecipadamente algumas perguntas relacionadas aos movimentos característicos dos esportes de marca.

Por exemplo: Quais esportes em que os atletas correm, saltam e arremessam? Vocês, ou alguém da família de vocês, faz alguma atividade como correr, saltar ou arremessar? Vocês já apostaram corrida com alguém? Como se faz para saber quem ganhou? E se a gente fosse saltar, quem ganharia? E arremessar, quem ganharia? Pense em questões relacionadas a aspectos do espaço físico e de materiais disponíveis na escola para realizar as experimentações das modalidades características dos esportes de marca individuais.

Exemplo: Onde poderíamos realizar as corridas de velocidade e os saltos? Quais materiais disponíveis na escola poderiam ser utilizados para arremessar? Quais instrumentos disponíveis na escola poderíamos utilizar para medir e calcular o tempo e a distância? Observe que os elementos matemáticos de peso, medidas e tempo possuem relação direta com os esportes de marca, sendo ainda elementos em fase de identificação pelos estudantes de 1° ano.

Dessa forma, essas perguntas norteadoras irão auxiliar o estudante a apresentar ou revisitar esses conceitos e compreender aviator depósito de 1 real relação com os esportes de marca.

Nesse momento, sendo possível, tenha em mãos uma trena, um cronômetro e uma balança, para que de maneira concreta os estudantes materializem esses conceitos abstratos.

Avalie a necessidade de apresentar outros recursos que poderiam contribuir na avaliação dos estudantes, como apresentar imagens, vídeos ou mesmo demonstrar a eles um para que relacionem o que está sendo proposto.

Atividade Experimentando esporte de marca: corrida no menor tempo Pergunte aos estudantes o que deveríamos fazer para percorrer determinada distância no menor tempo possível.

Tenha o trajeto do ponto A até o ponto B indicado por cones no espaço destinado para a aula.

Solicite aos estudantes para indicarem qual dos instrumentos de peso e medidas seria ideal para medir o tempo deles na execução desta atividade, o cronômetro, a balança ou a trena? Na quadra ou no espaço amplo previamente investigados pelos estudantes, combine a distância que deverão percorrer, no menor tempo possível.

Para delimitar o espaço, aproveite as linhas de fundo ou laterais da quadra.

Posicione os estudantes lado a lado e atrás da linha de largada e dê o sinal de início.

Repita várias vezes aumentando e/ou diminuindo a distância a ser percorrida.

Experimentando esporte de marca: salto em distância Posicione os estudantes atrás da linha um ao lado do outro e dê o sinal para início do salto.

Explique-lhes que deverão, após o aviso do professor, saltar o mais longe possível para frente.

Repita várias vezes para que percebam a distância dos saltos realizados.

Incentive-os a explorar os saltos com e sem a ajuda dos braços.

Experimentando esporte de marca: arremesso de peso Compartilhe com os estudantes os materiais que foram inicialmente sugeridos por eles, como as bolas de meia, de tênis, de sacola, os pequenos sacos de areia ou outro material disponível na aviator depósito de 1 real escola.

Peça-lhes para criarem regras que ajudem a organizar os arremessos sem acertar e machucar os colegas.

Por exemplo, poderão ser formados vários grupos numerados, em que os primeiros realizam os arremessos após o aviso do professor e, em seguida, entregam nas mãos dos próximos, que aguardam para fazer o seu arremesso.

Problematize como solucionar e diminuir o tempo de espera.

Indique que temos o desafio de arremessar a bola o mais longe possível.

Aproveite o espaço ou as linhas de fundo ou laterais da quadra.

Posicione os estudantes atrás da linha, um ao lado do outro, e dê o sinal de início do arremesso.

Repita várias vezes para que percebam a distância do arremesso.

Incentive-os a explor os mais variados tipos de arremesso, com os braços esquerdo e direito etc.

Circuito do herói Com folhas de cartolina, papel kraft ou algo que permita a elaboração de um grande mapa, posicione os estudantes em roda e compartilhe com eles o desafio de construir um grande circuito, composto por seis obstáculos que, obrigatoriamente, precisam ter: - dois desafios, no qual a marca seja correr no menor tempo possível, ou seja, correr com muita velocidade.

- dois desafios, no qual a marca seja levantar e/ou arremessar o maior peso possível, ou seja, arremessar com a maior força possível.

- dois desafios no qual se alcance a marca da maior distância possível, ou seja, correr e saltar com muita força e velocidade, que é a nossa potência.

Eleição dos desafios: Oportunidade de fala.Anote as ideias.

Ao final, faça uma votação para indicar os desafios que foram eleitos.

Construção do circuito: Para a construção desses desafios, os estudantes poderão utilizar os materiais disponibilizados pelo(a) professor(a): cones, cordas, bancos, bolas, arcos, plintos, garrafas pet, dentre outros tantos materiais disponíveis ou construídos por meio de reciclagem.

Diretrizes para o circuito: Busque intercalar os desafios de marca, ao longo do circuito, a fim de não exigir fisicamente a mesma capacidade motora do estudante, bem como propiciar diferentes estímulos, oportunizando a fruição.

Por exemplo: o primeiro desafio é saltar, o segundo é correr, o terceiro é arremessar o peso, e assim sucessivamente.

Incentive o protagonismo dos estudantes solicitando-lhes que elaborem combinados e regras que venham a valorizar a própria segurança e integridade física, bem como a dos demais colegas, tais como: não empurrar, não passar na frente do outro no momento de um salto, de um lançamento, dentre outros.

Tempo: Oportunize o tempo de prática, tendo como parâmetros a fruição e o interesse dos estudantes.

A cada tentativa, estimule-os, reforçando suas conquistas e enfatizando o cuidado com os combinados de segurança.

Verifique se realizam as práticas de acordo com as suas características.

Observe se é preciso fazer demonstrações, acompanhar os estudantes nas práticas, orientar mais especificamente algum que tenha dificuldade ou sinta-se inseguro ou tímido.

Momento da reflexao Organize uma roda de conversa com os estudantes questionando-os sobre a percepção deles com relação às atividades experimentadas.

As questões devem estar relacionadas aos objetivos de aprendizagem do plano.

Por exemplo: Vocês gostaram da aula de hoje? Quais são as características dos movimentos realizados? Quais modalidades dos esportes de marca praticaram? O que precisam fazer em cada uma delas (chegar mais rápido, lançar mais longe)? Em esporte de marca, eu estou sempre competindo contra alguém? Vocês poderiam me dizer os movimentos realizados? Vocês se sentiram capazes de competir com vocês mesmos, melhorando as suas marcas, durante as passagens no circuito? Quais capacidades físicas foram requeridas: velocidade, força e potência muscular? O que fizeram para evitar acidentes? Quais materiais usaram para a prática dos movimentos dos esportes de marca? A utilização de certo ou errado? O que acharam do lugar onde as modalidades são praticadas? Neste momento de reflexão, é importante estimular os estudantes a refletirem sobre essas questões que caracterizam os esportes de marca, identificando que são modalidades nas quais podem competir contra eles mesmos, experimentar diversos movimentos usando tanto membros superiores como inferiores, desenvolver as capacidades físicas relacionadas à modalidade, além de utilizar a aviator depósito de 1 real criatividade e explorar novas ideias, o autocuidado e o cuidado com os colegas, a aviator depósito de 1 real postura diante de frustração ou da melhora de uma marca.

Sugerimos que anote as respostas dos estudantes, observando se apropriaram-se das aprendizagens propostas para o plano.

Faça comentários, se julgar necessário.

Sistematizacao do conhecimento Esse é um momento importante para: (1) estabelecer consensos e evidenciar o sentido e o significado das aprendizagens e (2) identificar e reconhecer os diferentes momentos do processo, situando de onde o estudante partiu e onde ele chegou.

Assim, confirme as ideias deles sobre os esportes de marca e suas características, comentando que nessas modalidades precisamos usar velocidade, força e potência muscular.

Diga-lhes que os materiais e espaços são importantes para realizar os movimentos, pois assim é possível correr mais rápido, saltar mais longe e arremessar a bola mais longe.

Elogie as condutas positivas com relação às estratégias e as regras que criaram, assim como o cumprimento delas para se evitar acidentes.

Leve-os a inferir sobre as regras que faltaram ou as que não deram certo, mobilizando-os a recriarem para os próximos encontros.

Comente com os estudantes que as características do esporte envolvem o ganhar e o perder, mas o importante nas aulas é evidenciar a aviator depósito de 1 real prática como possibilidade de desenvolvimento pessoal e não com foco no resultado.

Registro e avaliacao A avaliação pode ser composta pela anotação das respostas dos estudantes na seção Momento de reflexão.

Se julgar necessário, retome o assunto com eles e faça perguntas: O que fizemos? e O que aprendemos? É importante que eles reconheçam as aprendizagens relacionadas a aviator depósito de 1 real conduta durante as atividades, em relação à forma de se relacionar consigo mesmo, com os colegas, o professor e os materiais utilizados.

Sugestão de Avaliação do fruir: Como registro por parte dos estudantes, sugerimos que prepare antecipadamente cópias da seguinte imagem: O estudante deverá circular a expressão que mais traduz a aviator depósito de 1 real percepção da aula na imagem.

O fruir, ou seja, a satisfação, o prazer do estudante em não apenas estar fisicamente presente, mas imerso na proposta da aula, é um importante feedback para os professores, enquanto mediadores do processo de aprendizagem.

Tais informações podem auxiliá-lo a alterar ou manter algumas estratégias para as próximas aulas, assim como evidenciar um momento socioemocional negativo de algum estudante em específico.

Barreiras Barreiras Valorizar o resultado final dos estudantes e não o seu envolvimento nas práticas.

Estabelecer que as capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca sejam vivenciadas com movimentos iguais para todos os estudantes.

Limitar a participação dos estudantes, impedindo que vivenciem algumas práticas.

Sugestões para eliminar ou reduzir a barreira Valorizar o envolvimento dos estudantes na tentativa de realizar as tarefas a partir das suas potencialidades.

Possibilitar a utilização de diferentes movimentos para identificação das capacidades físicas exigidas na prática dos esportes de marca.

Adaptar as práticas para que todos participem delas.

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