Não é de hoje que as pesquisasmelhorcasa de apostasaúde demonstram a associação da prática de atividade física e dieta balanceada influenciando significativamente no baixo risco de doenças cardiovasculares, câncer e na mortalidade absoluta por todas as causas.
Enquanto o estilo de vida sedentário está associado a um aumento da mortalidade.
É nesse contexto que a Medicina Esportiva atua, de maneira preventiva, terapêutica, promovendo saúde e qualidade de vida, como também buscando o alto rendimento esportivo, atendendo da criança e adolescente até o idoso, tanto a populaçãomelhorcasa de apostageral quanto atletas.
Segundo dados divulgados pelo CFM sobre a demografia médicamelhorcasa de aposta2018, a distribuição de médicos tituladosmelhorcasa de apostamedicina esportiva era de 869 médicos, ou seja, 0,2% do total de médicos com títulos de especialistas.
Comparado às quatro especialidades com mais títulos de especialistas: Clínica Médica com 42.
728 titulados (11,2% do total), Pediatria, 39.
234 titulados (10,3%), Cirurgia Geral, 34.
065 especialistas (8,9%) e Ginecologia e Obstetrícia 30.
415 titulados (8%); a Medicina do Esporte e do Exercício é uma especialização com poucos médicos no país.
Entretanto, é uma áreamelhorcasa de apostaconstante crescimento.
Visto isto, será que você realmente sabe o que faz o médico do esporte e do exercício?
As áreas de atuação do médico do esporte e do exercício de maneira geral incluem orientação para atividade física e seu seguimento nos treinamentos, incluindo prescrição de exercícios para idosos, gestantes, crianças e portadores de patologias crônicas.
Também inclui a realização de programas de prevenção de lesões - a formaçãomelhorcasa de apostamedicina esportiva é essencialmente clínica, se houver necessidade cirúrgica há referência para profissionais com outra especialização.
O médico do esporte também realiza avaliação e acompanhamento de indivíduos praticantes de atividade física realizando testes de função cardiopulmonar e composição corporal.
Atuamelhorcasa de apostaprogramas de reabilitação cardíaca e pulmonar diante de afecções clínicas para a recuperação física e funcional.
O acompanhamento de atletas de alto desempenho assim como de equipes desportivas faz parte das atividades da especialidade, o médico do esporte tem papel gerenciadormelhorcasa de apostaDepartamentos Médicos de clubes.
As ações do Médico do Esporte levam consigo o caráter multidisciplinar, passando pela área cardíaca, pulmonar, ortopédica, endocrinológica, nutrológica e psiquiátrica.
Não esquecendo que ele é o clínico que utiliza o exercício comomelhorcasa de apostaterapêutica principal.
É uma especialidade de acesso direto com 3 anos de residência médica.
Atualmente, as instituições credenciadas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, coordenadas pela Comissão de Residência Médica - COREME, e reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) são cinco: Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) - Botucatu, Universidade Caxias do Sul (UCS), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
A escolha de uma especialidade é uma decisão complexa e multifatorial, relacionada a características pessoais do médico, seu contexto social e acadêmico e, principalmente, o conhecimento sobre as especialidades.
Referências:
Veronese N, Li Y, Manson JE, Willett WC, Fontana L, Hu FB.
Combined associations of body weight and lifestyle factors with all cause and cause specific mortality in men and women: prospective cohort study.BMJ.2016;355:i5855.
Published 2016 Nov 24.
[cited 6 jul 2020] doi:10.1136/bmj.i5855
Yerrakalva D, Mullis R, Mant J.
The associations of "fatness," "fitness," and physical activity with all-cause mortality in older adults: A systematic review.
Obesity (Silver Spring).
2015 [cited 6 jul 2020];23(10):1944-1956.doi:10.1002/oby.21181SCHEFFER, M.et al.
Demografia Médica no Brasil 2018.
São Paulo, SP: FMUSP, CFM, Cremesp, 2018.286 p.
ISBN: 978-85-87077-55-4Hernandez A.
Perspectivas profissionais da medicina do esporte.Rev.Med.
(São Paulo) [Internet].18mar.2012 [citado 6jul.2020];91(1):9-3.
Available from: http://www.periodicos.usp.
br/revistadc/article/view/58949