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Música Música Média Som Tipos Erudita, popular, religiosa e folclórica Elementos artísticos Melodia, harmonia, ritmo, timbre Era de origem Paleolítico

A🏵 música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas)[1] é uma forma de arte que se constitui🏵 na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.[2]

É considerada por diversos autores como uma🏵 prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre🏵 seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua🏵 principal função.

A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura🏵 e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a jogo do piano 3 recriação na performance), música improvisada até🏵 formas aleatórias. Pode ser dividida em jogo do piano 3 gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais🏵 são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser🏵 classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.

Para indivíduos de muitas culturas, a música está🏵 extremamente ligada à jogo do piano 3 vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em jogo do piano 3 diversas utilidades🏵 não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em jogo do piano 3🏵 diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos,[3] festas e funerais.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde🏵 a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no ser humano, através do sentido auditivo, a necessidade🏵 ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento🏵 de forma precisa, a história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.[4]

Concerto🏵 (1485-95), quadro a óleo de Lorenzo Costa (m. 1535).

Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente🏵 conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abarque todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer🏵 outra manifestação humana, a música contém e manipula o som e o organiza no tempo. Talvez por essa razão ela🏵 esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. E esse jogo do🏵 tempo é simultaneamente físico e emocional. Como "arte do efêmero", a música não pode ser completamente conhecida e por isso🏵 é tão difícil enquadrá-la em jogo do piano 3 um conceito simples.

A música também pode ser definida como uma forma de linguagem que🏵 se utiliza da voz, instrumentos musicais e outros artifícios, para expressar algo a alguém.

Recreação, desenho em jogo do piano 3 mural por Charles🏵 Sprague Pearce.

Um dos poucos consensos é que ela consiste em jogo do piano 3 uma combinação de sons e de silêncios, numa sequência🏵 simultânea ou em jogo do piano 3 sequências sucessivas e simultâneas que se desenvolvem ao longo do tempo. Neste sentido, engloba toda combinação🏵 de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e🏵 timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia). Ritmo, melodia e harmonia são entendidos aqui apenas em🏵 jogo do piano 3 seu sentido de organização temporal, pois a música pode conter propositalmente harmonias ruidosas (que contém ruídos ou sons externos🏵 ao tradicional) e arritmias (ausência de ritmo formal ou desvios rítmicos).

E é nesse ponto que o consenso deixa de existir.🏵 As perguntas que decorrem desta simples constatação encontram diferentes respostas, se encaradas do ponto de vista do criador (compositor), do🏵 executante (músico), do historiador, do filósofo, do antropólogo, do linguista ou do amador. E as perguntas são muitas:

Toda combinação de🏵 sons e silêncios é música?

Música é arte? Ou de outra forma, a música é sempre arte?

arte? A música existe antes🏵 de ser ouvida? O que faz com que a música seja música é algum aspecto objetivo ou ela é uma🏵 construção da consciência e da percepção?

Mesmo os adeptos da música aleatória, responsáveis pela mais recente desconstrução e reformulação da prática🏵 musical, reconhecem que a música se inspira sempre em jogo do piano 3 uma "matéria sonora", cujos dados perceptíveis podem ser reagrupados para🏵 construir uma "matéria musical", que obedece a um objetivo de representação próprio do compositor, mediado pela técnica. Em jogo do piano 3 qualquer🏵 forma de percepção, os estímulos vindos dos órgãos dos sentidos precisam ser interpretados pela pessoa que os recebe. Assim também🏵 ocorre com a percepção musical, que se dá principalmente pelo sentido da audição. O ouvinte não pode alcançar a totalidade🏵 dos objetivos do compositor. Por isso reinterpreta o "material musical" de acordo com seus próprios critérios, que envolvem aquilo que🏵 ele conhece, jogo do piano 3 cultura e seu estado emocional.

Da diversidade de interpretações e também das diferentes funções em jogo do piano 3 que a🏵 música pode ser utilizada se conclui que a música não pode ter uma só definição precisa, que abarque todos os🏵 seus usos e gêneros. Todavia, é possível apresentar algumas definições e conceitos que fundamentam uma "história da música" em jogo do piano 3🏵 perpétua evolução, tanto no domínio do popular, do tradicional, do folclórico ou do erudito.

O campo das definições possíveis é na🏵 verdade muito grande. Há definições de vários músicos (como Mozart, Beethoveen, Schönberg, Stravinsky, Varèse, Gould, Jean Guillou, Boulez, Berio e🏵 Harnoncourt), bem como de musicólogos como Carl Dalhaus, Jean Molino, Jean-Jacques Nattiez, Célestin Deliège, entre outros. Entretanto, quer sejam formuladas🏵 por músicos, musicólogos ou outras pessoas, elas se dividem em jogo do piano 3 duas grandes classes: uma abordagem intrínseca, imanente e naturalista🏵 contra uma outra que a considera antes de tudo uma arte dos sons e se concentra na jogo do piano 3 utilização e🏵 percepção.

A abordagem naturalista [ editar | editar código-fonte ]

De acordo com a primeira abordagem, a música existe antes de ser🏵 ouvida; ela pode mesmo ter uma existência autônoma na natureza e pela natureza. Os adeptos desse conceito afirmam que, em🏵 jogo do piano 3 si mesma, a música não constitui arte, mas criá-la e expressá-la sim. Enquanto ouvir música possa ser um lazer🏵 e aprendê-la e entendê-la seja fruto da disciplina, a música em jogo do piano 3 si é um fenômeno natural e universal. A🏵 teoria da ressonância natural de Mersenne e Rameau vai neste sentido, pois ao afirmar a natureza matemática das relações harmônicas🏵 e jogo do piano 3 influência na percepção auditiva da consonância e dissonância, ela estabelece a preponderância do natural sobre a prática formal.🏵 Consideram ainda que, por ser um fenômeno natural e intuitivo, os seres humanos podem executar e ouvir a música virtualmente🏵 em jogo do piano 3 suas mentes sem mesmo aprendê-la ou compreendê-la. Compor, improvisar e executar são formas de arte que utilizam o🏵 fenômeno música.

Sob esse ponto de vista, não há a necessidade de comunicação ou mesmo da percepção para que haja música.🏵 Ela decorre de interações físicas e prescinde do humano.

A abordagem funcional, artística e espiritual [ editar | editar código-fonte ]

Alegoria🏵 da Música, por Filippino Lippi.

Para um outro grupo, a música não pode funcionar a não ser que seja percebida. Não🏵 há, portanto, música se não houver uma obra musical que estabelece um diálogo entre o compositor e o ouvinte. Este🏵 diálogo funciona por intermédio de um gesto musical formante (dado pela notação) ou formalizado (por meio da interpretação). Neste grupo🏵 há quem defina música como sendo "a arte de manifestar os afetos da alma, através do som" (Bona). Esta expressão🏵 informa as seguintes características: 1) música é arte: manifestação estética, mas com especial intenção a uma mensagem emocional; 2) música🏵 é manifestação, isto é, meio de comunicação, uma das formas de linguagem a ser considerada, uma forma de transmitir e🏵 recepcionar uma certa mensagem, entre indivíduos considerados, ou entre a emoção e os sentidos do próprio indivíduo que entona uma🏵 música; 3) utiliza-se do som, é a ideia de que o som, ainda que sem o silêncio pode produzir música,🏵 o silêncio individualmente considerado não produz música.

Para os adeptos dessa abordagem, a música só existe como manifestação humana. É atividade🏵 artística por excelência e possibilita ao compositor ou executante compartilhar suas emoções e sentimentos. Sob essa óptica, a música não🏵 pode ser um fenômeno natural, pois decorre de um desejo humano de modificar o mundo, de torná-lo diferente do estado🏵 natural. Em jogo do piano 3 cada ponta dessa cadeia, há o ser humano. A música é sempre concebida e recebida por um🏵 ser humano. Neste caso, a definição da música, como em jogo do piano 3 todas as artes, passa também pela definição de uma🏵 certa forma de comunicação entre as pessoas. Como não pode haver diálogo ou comunicação sem troca de signos, para essa🏵 vertente a música é um fenômeno semiótico.

Uma vez que é difícil obter um conceito sobre o que é a música,🏵 alguns tendem a defini-la pelo que não é:

A música não é uma linguagem normal . A música não é capaz🏵 de significar da mesma forma que as línguas comuns. Ela não é um discurso verbal, nem uma língua, nem uma🏵 linguagem no sentido da linguística (ou seja uma dupla articulação signo/significado), mas sim uma linguagem peculiar, cujos modos de articulação🏵 signo musical/significado musical vêm sendo estudados pela Semiótica da Música.

. A música não é capaz de significar da mesma forma🏵 que as línguas comuns. Ela não é um discurso verbal, nem uma língua, nem uma linguagem no sentido da linguística🏵 (ou seja uma dupla articulação signo/significado), mas sim uma linguagem peculiar, cujos modos de articulação signo musical/significado musical vêm sendo🏵 estudados pela Semiótica da Música. A música não é ruído . O ruído pode ser um componente da música, assim🏵 como também é um componente (essencial) do som. Embora a Arte dos ruídos teorizasse a introdução dos sons da vida🏵 cotidiana na criação musical, o termo "ruído" também pode ser compreendido como desordem. E a música é uma organização, uma🏵 composição, uma construção ou recorte deliberado (se considerarmos os elementos componentes do som musical). A oposição que normalmente se faz🏵 entre estas duas palavras pode conduzir à confusão e para evitá-la é preciso se referir sempre à ideia de organização.🏵 Quando Varèse e Schaeffer utilizam ruídos de tráfego na música concreta ou algumas bandas de Rock industrial, como o Einstürzende🏵 Neubauten, utilizam sons de máquinas, devemos entender que o "ruído" selecionado, recortado da realidade e reorganizado se torna música pela🏵 intenção do artista.

. O ruído pode ser um componente da música, assim como também é um componente (essencial) do som.🏵 Embora a teorizasse a introdução dos sons da vida cotidiana na criação musical, o termo "ruído" também pode ser compreendido🏵 como desordem. E a música é uma organização, uma composição, uma construção ou recorte deliberado (se considerarmos os elementos componentes🏵 do som musical). A oposição que normalmente se faz entre estas duas palavras pode conduzir à confusão e para evitá-la🏵 é preciso se referir sempre à ideia de organização. Quando Varèse e Schaeffer utilizam ruídos de tráfego na música concreta🏵 ou algumas bandas de Rock industrial, como o Einstürzende Neubauten, utilizam sons de máquinas, devemos entender que o "ruído" selecionado,🏵 recortado da realidade e reorganizado se torna música pela intenção do artista. A música não é totalizante . Ela não🏵 tem o mesmo sentido para todos que a ouvem. Cada indivíduo usa a jogo do piano 3 própria emotividade, jogo do piano 3 imaginação, suas lembranças🏵 e suas raízes culturais para dar a ela um sentido que lhe pareça apropriado. Podemos afirmar que certos aspectos da🏵 música têm efeitos semelhantes em jogo do piano 3 populações muito diferentes (por exemplo, a aceleração do ritmo pode ser interpretada frequentemente como🏵 manifestação de alegria), mas todos os detalhes, todas as sutilezas de uma obra ou de uma improvisação não são sempre🏵 interpretadas ou sentidas de maneira semelhante por pessoas de classes sociais ou de culturas diferentes.

. Ela não tem o mesmo🏵 sentido para todos que a ouvem. Cada indivíduo usa a jogo do piano 3 própria emotividade, jogo do piano 3 imaginação, suas lembranças e suas raízes🏵 culturais para dar a ela um sentido que lhe pareça apropriado. Podemos afirmar que certos aspectos da música têm efeitos🏵 semelhantes em jogo do piano 3 populações muito diferentes (por exemplo, a aceleração do ritmo pode ser interpretada frequentemente como manifestação de alegria),🏵 mas todos os detalhes, todas as sutilezas de uma obra ou de uma improvisação não são sempre interpretadas ou sentidas🏵 de maneira semelhante por pessoas de classes sociais ou de culturas diferentes. A música não é jogo do piano 3 representação gráfica. Uma🏵 partitura é um meio eficiente de representar a maneira esperada da execução de uma composição, mas ela só se torna🏵 música quando executada, ouvida ou percebida. A partitura pode ter méritos gráficos ou estéticos independentes da execução, mas não é,🏵 por si só, música.

Por trás da multiplicidade de definições, se encontra um verdadeiro fato social, que coloca em jogo do piano 3 jogo🏵 tanto os critérios históricos, quanto os geográficos. A música passa tanto pelos símbolos de jogo do piano 3 escritura (notação musical), como pelos🏵 sentidos que são atribuídos a seu valor afetivo ou emocional. É por isso que, no ocidente, nunca parou de se🏵 estender o fosso entre as músicas do ouvido (próximas da terra e do folclore e dotadas de uma certa espiritualidade)🏵 e as músicas do olho (marcadas pela escritura, pelo discurso). Nossos valores ocidentais privilegiam a autenticidade autoral e procuram inscrever🏵 a música dentro de uma história que a liga, através da escrita, à memória de um passado idealizado. As músicas🏵 não ocidentais, como a africana apelam mais ao imaginário, ao mito, à magia e fazem a ligação entre a potencialidade🏵 espiritual e corporal. O ouvinte desta música, bem como o da música folclórica ou popular ocidental participa diretamente da expressão🏵 do que ouve, através da dança ou do canto grupal, enquanto que um ouvinte de um concerto na tradição erudita🏵 assume uma atitude contemplativa que quase impede jogo do piano 3 participação corporal, como se só a jogo do piano 3 mente estivesse presente ao concerto.🏵 O desenvolvimento da notação musical e a constituição artificial do sistema de temperamentos consolidou na música, o dualismo corpo-mente típico🏵 do racionalismo cartesiano. E de tal forma esse movimento se fortaleceu que mesmo a música popular ocidental, ainda que menos🏵 dualista, se rendeu à sistematização, na qual se mantém até hoje.

Música: um fenômeno social [ editar | editar código-fonte ]

As🏵 práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em🏵 jogo do piano 3 seus estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade.🏵 Entre as diferenças estão: a maior propensão ao humano ou ao sagrado; a música funcional em jogo do piano 3 oposição à música🏵 como arte; a concepção teatral do Concerto contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.

Falar da música de🏵 um ou outro grupo social, de uma região do Globo jogo do piano 3 ou de uma época, faz referência a um tipo🏵 específico de música que pode agrupar elementos totalmente diferentes (música tradicional, erudita, popular ou experimental). Esta diversidade estabelece um compromisso🏵 entre o músico (compositor ou intérprete) e o público que deve adaptar jogo do piano 3 escuta a uma cultura que ele descobre🏵 ao mesmo tempo que percebe a obra musical.

Desde o início do século XX, alguns musicólogos estabeleceram uma "antropologia musical", que🏵 tende a provar que, mesmo se alguém tem um certo prazer ao ouvir uma determinada obra, não pode vivê-la da🏵 mesma forma que os membros das etnias aos quais elas se destinam. Nos círculos acadêmicos, o termo original para estudos🏵 da música genérica foi "musicologia comparativa", que foi renomeada em jogo do piano 3 meados do século XX para "etnomusicologia", que apresentou-se, ainda🏵 assim, como uma definição insatisfatória.

Para ilustrar esse problema cultural da representação das obras musicais pelo ouvinte, o musicólogo Jean-Jacques Nattiez🏵 (Fondements d’une sémiologie de la musique 1976) cita uma história relatada por Roman Jakobson em jogo do piano 3 uma conferência de G.🏵 Becking, linguista e musicólogo, pronunciada em jogo do piano 3 1932 no Círculo Linguístico de Praga:

Um indígena africano toca uma melodia em jogo do piano 3🏵 jogo do piano 3 flauta de bambu . O músico europeu terá muito trabalho para imitar fielmente a melodia exótica, mas quando ele🏵 consegue enfim determinar as alturas dos sons, ele está certo de ter reproduzido fielmente a peça de música africana. Mas🏵 o indígena não está de acordo pois o europeu não prestou atenção suficiente ao timbre dos sons. Então o indígena🏵 toca a mesma ária em jogo do piano 3 outra flauta. O europeu pensa que se trata de uma outra melodia, porque as🏵 alturas dos sons mudaram completamente em jogo do piano 3 razão da construção do outro instrumento, mas o indígena jura que é a🏵 mesma ária. A diferença provém de que o mais importante para o indígena é o timbre, enquanto que para o🏵 europeu é a altura do som. O importante em jogo do piano 3 música não é o dado natural, não são os sons🏵 tais como são realizados, mas como são intencionados. O indígena e o europeu ouvem o mesmo som, mas ele tem🏵 um valor totalmente diferente para cada um, porque as concepções derivam de dois sistemas musicais inteiramente diferentes; o som em🏵 jogo do piano 3 música funciona como elemento de um sistema. As realizações podem ser múltiplas, o acústico pode determiná-las exatamente, mas o🏵 essencial em jogo do piano 3 música é que a peça possa ser reconhecida como idêntica. — Nattiez

História da música [ editar |🏵 editar código-fonte ]

A história da música é o estudo das origens e evolução da música ao longo do tempo. Como🏵 disciplina histórica insere-se na história da arte e no estudo da evolução cultural dos povos. Como disciplina musical, normalmente é🏵 uma divisão da musicologia e da teoria musical. Seu estudo, como qualquer área da história é trabalho dos historiadores, porém🏵 também é frequentemente realizado pelos musicólogos.[5] Na Idade Média, foi uma disciplina obrigatória do Quadrivium que, junto com o Trívio,🏵 compunha a metodologia de ensino das sete Artes liberais.[6]

Este termo está popularmente associado à história da música erudita ocidental e🏵 frequentemente afirma-se que a história da música se origina na música da Grécia antiga e se desenvolve através de movimentos🏵 artísticos associados às grandes eras artísticas de tradição europeia (como a era medieval, renascimento, barroco, classicismo, etc.). Este conceito, no🏵 entanto é equivocado, pois essa é apenas a história da música no ocidente. A disciplina, no entanto, estuda o desenvolvimento🏵 da música em jogo do piano 3 todas as épocas e civilizações, pois a música é um fenômeno que perpassa toda a humanidade,🏵 em jogo do piano 3 todo o globo, desde a pré-história.

Em 1957 Marius Schneider escreveu: “Até poucas décadas atrás o termo ‘história da🏵 música’ significava meramente a história da música erudita europeia. Foi apenas gradualmente que o escopo da música foi estendido para🏵 incluir a fundação indispensável da música não europeia e finalmente da música pré-histórica."

Há, portanto, tantas histórias da música quanto há🏵 culturas no mundo e todas as suas vertentes têm desdobramentos e subdivisões. Podemos assim falar da história da música do🏵 ocidente, mas também podemos desdobrá-la na história da música erudita do ocidente, história da música popular do ocidente, história da🏵 música do Brasil, história do fado e assim sucessivamente.

Teoria musical é o nome que é dado a qualquer sistema destinado🏵 a analisar, compreender e se comunicar a respeito da música. Assim como em jogo do piano 3 qualquer área do conhecimento, a teoria🏵 musical possui várias escolas, que podem possuir conceitos divergentes. Sua própria divisão da teoria em jogo do piano 3 áreas de estudo não🏵 é consenso, mas de forma geral, qualquer escola possui ao menos:

Apesar de toda a discussão já apresentada, a música quando🏵 composta e executada deliberadamente é considerada arte por qualquer das facções. E como arte, é criação, representação e comunicação. Para🏵 obter essas finalidades, deve obedecer a um método de composição, que pode variar desde o mais simples (a pura sorte🏵 na música aleatória), até os mais complexos. Pode ser composta e escrita para permitir a execução idêntica em jogo do piano 3 várias🏵 ocasiões, ou ser improvisada e ter uma existência efêmera. A música dos pigmeus do Gabão, o Rock and roll, o🏵 Jazz, a música sinfônica, cada composição ou execução obedece a uma estética própria, mas todas cumprem os objetivos artísticos: criar🏵 o desconhecido a partir de elementos conhecidos; manipular e transformar a natureza; moldar o futuro a partir do presente.

Grupo de🏵 música erudita apresentando algumas composições de Mozart.

Qualquer que seja o método e o objetivo estético, o material sonoro a ser🏵 usado pela música é tradicionalmente dividido de acordo com três elementos organizacionais: melodia, harmonia e ritmo. No entanto, quando nos🏵 referimos aos aspectos do som nos deparamos com uma lista mais abrangente de componentes: altura, timbre, intensidade e duração. Eles🏵 se combinam para criar outros aspectos como: estrutura, textura e estilo, bem como a localização espacial (ou o movimento de🏵 sons no espaço), o gesto e a dança.

Na base da música, dois elementos são fundamentais: O som e o tempo.🏵 Tudo na música é função destes dois elementos. É comum na análise musical fazer uma analogia entre os sons percebidos🏵 e uma figura tridimensional. A sinestesia nos permite "ver" a música como uma construção com comprimento, altura e profundidade.

O ritmo🏵 é o elemento de organização, frequentemente associado à dimensão horizontal e o que se relaciona mais diretamente com o tempo🏵 (duração) e a intensidade, como se fosse o contorno básico da música ao longo do tempo. Ritmo, neste sentido, são🏵 os sons e silêncios que se sucedem temporalmente, cada som com uma duração e uma intensidade próprias, cada silêncio (a🏵 intensidade nula) com jogo do piano 3 duração. O silêncio é, portanto, componente da música, tanto quanto os sons. O ritmo só é🏵 percebido como contraste entre som e silêncio ou entre diversas intensidades sonoras. Pode ser periódico e obedecer a uma pulsação🏵 definida ou uma estrutura métrica, mas também pode ser livre, não periódico e não estruturado (arritmia). Também é possível que🏵 diversos ritmos se sobreponham na mesma composição (polirritmia). Essas são opções de composição. Enfim é interessante lembrar que, embora pequenas🏵 variações de intensidade de uma nota à seguinte sejam essenciais ao ritmo, a variação de intensidade ao longo da música🏵 é antes de tudo um componente expressivo, a dinâmica musical.

Músico de rua em jogo do piano 3 Pequim.

A segunda organização pode ser concebida🏵 visualmente como a dimensão vertical. Daí o nome altura dado a essa característica do som. O mais agudo, de maior🏵 frequência, é dito mais alto. O mais grave é mais baixo. O elemento organizacional associado às alturas é a melodia.🏵 A melodia é definida como a sucessão de alturas ao longo do tempo, mas estas alturas estão inevitavelmente sobrepostas à🏵 duração e intensidade que caracterizam o ritmo e portanto essas duas estruturas são indissociáveis. Outra metáfora visual que frequentemente é🏵 utilizada é a da cor. Cada altura representaria uma cor diferente sobre o desenho rítmico. Não é à toa que🏵 muitos termos utilizados na descrição das alturas, escalas ou melodias também são usados para as cores: tom, tonalidade, cromatismo. Também🏵 não deve ser fruto do acaso o fato de que tanto as cores como os sons são caracterizados por fenômenos🏵 físicos semelhantes: as alturas são variações de frequências em jogo do piano 3 ondas sonoras (mecânicas). As cores são variações de frequência em🏵 jogo do piano 3 ondas luminosas (eletromagnéticas). Assim como o ritmo, a melodia pode seguir estruturas definidas como escalas e tonalidades (música tonal),🏵 que determinam a forma como a melodia estabelece tensão e repouso em jogo do piano 3 torno de um centro tonal. O compositor🏵 também pode optar por criar melodias em jogo do piano 3 que a tensão e o repouso não decorrem de relações hierárquicas entre🏵 as notas (música atonal).

A terceira dimensão é a harmonia ou polifonia. Visualmente pode ser considerada como a profundidade. Temporalmente é🏵 a execução simultânea de várias melodias que se sobrepõem e se misturam para compor um som muito mais complexo (contraponto),🏵 como se cada melodia fosse uma camada e a harmonia fosse a sobreposição de todas essas camadas. A harmonia possui🏵 diversas possibilidades: uma melodia principal com um acompanhamento que se limite a realçar jogo do piano 3 progressão harmônica; duas ou mais melodias🏵 independentes que se entrelaçam e se completam harmonicamente; sons aleatórios que, nos momentos que se encontram formam acordes; e outras🏵 tantas em jogo do piano 3 que sons se encontram ao mesmo tempo. O termo harmonia não é absoluto. Manipula o conjunto das🏵 melodias simultâneas de modo a expressar a vontade do compositor. As dissonâncias também fazem parte da harmonia tanto quanto as🏵 consonâncias. Adicionalmente, pode-se criar harmonias que obedeçam a duas ou mais tonalidades simultaneamente (politonalismo - usado com frequência em jogo do piano 3🏵 composições de Villa-Lobos).

Cada som tocado em jogo do piano 3 uma música tem também seu timbre característico. Definido da forma mais simples o🏵 timbre é a identidade sonora de uma voz ou instrumento musical. É o timbre que nos permite identificar se é🏵 um piano ou uma flauta que está tocando, ou distinguir a voz de dois cantores. Acontece que o timbre, por🏵 si só, é também um conjunto de elementos sequenciais e simultâneos. Uma série infinita de frequências sobrepostas que geram uma🏵 forma de onda composta pela frequência fundamental e seu espectro sonoro, formado por sobretons ou harmônicos. E o timbre também🏵 evolui temporalmente em jogo do piano 3 intensidade obedecendo a uma figura chamada envelope. É como se o timbre reproduzisse em jogo do piano 3 escala🏵 temporal muito reduzida o que as notas produzem em jogo do piano 3 maior escala e cada nota possuísse em jogo do piano 3 seu próprio🏵 tecido uma melodia, um ritmo e uma harmonia próprias.

Segundo o tipo de música, algumas dessas dimensões podem predominar. Por exemplo,🏵 o ritmo bem marcado e fortemente periódico tem a primazia na música tradicional dos povos africanos. Na maior parte das🏵 culturas orientais, bem como na música tradicional e popular do ocidente, é a melodia que representa o valor mais destacado.🏵 A harmonia, por jogo do piano 3 vez, é o ideal mais elevado da música erudita ocidental.

Estes elementos nem sempre são claramente reconhecíveis.🏵 Onde estará o ritmo ou a melodia no som de uma serra elétrica incluída em jogo do piano 3 uma canção de rock🏵 industrial ou em jogo do piano 3 uma composição eletroacústica? Mas se considerarmos apenas o jogo dos sons e do tempo, a organização🏵 do sequencial e do simultâneo e a seleção dos timbres, a música nestas composições será tão reconhecível quanto a de🏵 uma cantata barroca.

Assim como existem várias definições para música, existem muitas divisões e agrupamentos da música em jogo do piano 3 gêneros, estilos🏵 e formas. Dividir a música em jogo do piano 3 gêneros é uma tentativa de classificar cada composição de acordo com critérios objetivos,🏵 que não são sempre fáceis de definir.

Uma das divisões mais frequentes separa a música em jogo do piano 3 grandes grupos:

Música erudita -🏵 a música tradicionalmente dita como "culta" e no geral, mais elaborada. Também é conhecida como "música clássica", especificamente a composta🏵 até o Romantismo por ter sobrevivido ao tempo ao longo dos séculos, no mesmo sentido em jogo do piano 3 que se fala🏵 de "literatura clássica". Pode ser dito também de música clássica, obras que são bem familiares e conhecidas, ao ponto de🏵 serem assoviadas pelas pessoas, algo mais popular assim como a literatura. Seus adeptos consideram que é feita para durar muito🏵 tempo e resistir à moda e a tendências. Em jogo do piano 3 geral exige uma atitude contemplativa e uma audição concentrada. Alguns🏵 consideram que seja uma forma de música superior a todas as outras e que seja a real arte musical. Porém,🏵 deve também ser lembrado que mesmo os compositores eruditos várias vezes utilizaram melodias folclóricas (determinada região) para que em jogo do piano 3🏵 cima dela fossem compostas variações. Alguns compositores chegaram até a apenas colocar melodias folclóricas como o segundo sujeito de suas🏵 músicas (como Villa-Lobos fez extensamente). Os gêneros eruditos são divididos sobretudo de acordo com o períodos em jogo do piano 3 que foram🏵 compostas ou pelas características predominantes;

Música popular - associada a movimentos culturais populares. Conseguiu se consolidar apenas após a urbanização e🏵 industrialização da sociedade e se tornou o tipo musical icônico do século XX. Se apresenta atualmente como a música do🏵 dia a dia, tocada em jogo do piano 3 shows e festas, usada para dança e socialização. Segue tendências e modismos e muitas🏵 vezes é associada a valores puramente comerciais, porém, ao longo do tempo, incorporou diversas tendências vanguardistas e inclui estilos de🏵 grande sofisticação. É um tipo musical frequentemente associado a elementos extramusicais, como textos (letra de canção), padrões de comportamento e🏵 ideologias. É subdividida em jogo do piano 3 incontáveis gêneros distintos, de acordo com a instrumentação, características musicais predominantes e o comportamento do🏵 grupo que a pratica ou ouve;

Música tradicional ou música nacionalista - associada a fortes elementos culturais de cada grupo social.🏵 Tem caráter predominantemente rural ou pré-urbano. Normalmente são associadas a festas folclóricas ou rituais específicos. Pode ser funcional (como canções🏵 de plantio e colheita ou a música das rendeiras e lavadeiras). Normalmente é transmitida por imitação e costuma durar décadas🏵 ou séculos. Incluem-se neste gênero as cantigas de roda e de ninar.

Música religiosa, utilizada em jogo do piano 3 liturgias, tais como missas🏵 e funerais. Também pode ser usada para adoração e oração ou em jogo do piano 3 diversas festividades religiosas como o natal e🏵 a páscoa, entre outras. Cada religião possui formas específicas de música religiosa, tais como a música sacra católica, o gospel🏵 das igrejas evangélicas, a música judaica, os tambores do candomblé ou outros cultos africanos, o canto do muezim, no Islamismo🏵 entre outras.

As apresentações musicais são cada vez mais realizadas pelo mundo, seja em jogo do piano 3 datas festivas, ou em jogo do piano 3 compromissos🏵 de artistas. A música sempre foi uma atração, desde a antiguidade

Cada uma dessas divisões possui centenas de subdivisões. Gêneros, subgêneros🏵 e estilos são usados numa tentativa de classificar cada música. Em jogo do piano 3 geral é possível estabelecer com um certo grau🏵 de acerto o gênero de cada peça musical, mas como a música não é um fenômeno estanque, cada músico é🏵 constantemente influenciado por outros gêneros. Isso faz com que subgêneros e fusões sejam criados a cada dia. Por isso devemos🏵 considerar a classificação musical como um método útil para o estudo e comercialização, mas sempre insuficiente para conter cada forma🏵 específica de produção. A divisão em jogo do piano 3 gêneros também é contestada assim como as definições de música porque cada composição🏵 ou execução pode se enquadrar em jogo do piano 3 mais de um gênero ou estilo e muitos consideram que esta é uma🏵 forma artificial de classificação que não respeita a diversidade da música. Ainda assim, a classificação em jogo do piano 3 gêneros procura agrupar🏵 a música de acordo com características em jogo do piano 3 comum. Quando estas características se misturam, subgêneros ou estilos de fusão são🏵 utilizados em jogo do piano 3 um processo interminável.

Os estilos musicais ao entrar em jogo do piano 3 contato entre si produzem novos estilos e há🏵 uma miscigenação entre culturas para produzir gêneros transnacionais. O blues e o jazz dos Estados Unidos,[7] por exemplo, têm elementos🏵 vocais e instrumentais das tradições anglo-irlandesas, escocesas, alemãs e afro-americanas que só podem ser fruto da produção do "século XX"(20).

Outra🏵 forma de encarar os gêneros é considerá-los como parte de um conjunto mais abrangente de manifestações culturais. Os gêneros são🏵 comumente determinados pela tradição e por suas apresentações e não só pela música de fato. O Rock, por exemplo, possui🏵 dezenas de subgêneros, cada um com características musicais diferentes mas também pelas roupas, cabelos, ornamentação corporal e danças, além de🏵 variações de comportamento do público e dos executantes. Assim, uma canção de Elvis Presley, um heavy metal ou uma canção🏵 punk, embora sejam todas consideradas formas de rock, representam diversas culturas musicais diferentes.

Também a música erudita, folclórica ou religiosa possuem🏵 comportamentos e rituais associados. Ainda que o mais comum seja compreender a música erudita como a acústica e intencionada para🏵 ser tocada por indivíduos, muitos trabalhos que usam samples, gravações e ainda sons mecânicos, não obstante, são descritas como eruditas,🏵 uma vez que atendam aos princípios estéticos do erudito. Por outro lado, uma trecho de uma obra erudita como os🏵 "Quadros de uma Exposição" de Mussorgsky tocado por Emerson, Lake and Palmer se torna Rock progressivo não só por que🏵 houve uma mudança de instrumentação, mas também porque há uma outra atitude dos executantes e da plateia.

Métodos de composição [🏵 editar | editar código-fonte ]

Cada gênero define um conceito e um método de composição, que passa pela definição de uma🏵 forma, uma instrumentação e também um "processo" que pode criar sons musicais. A gama de métodos é muito grande e🏵 vai desde a simples seleção de sons naturais, passando pela composição tradicional que utiliza os sistemas de escalas, tonalidades e🏵 notação musical e varia até a música aleatória em jogo do piano 3 que sons são escolhidos por programas de computador, obedecendo a🏵 algoritmos programados pelo compositor.

Crítica musical é uma prática utilizada, sobretudo pelos meios de comunicação para comentar o valor estético de🏵 uma obra, intérprete ou conjunto musical. Um texto crítico frequentemente refere-se a um espetáculo ou álbum na época de seu🏵 lançamento. O assunto é complexo e polêmico, pois, desde os tempos em jogo do piano 3 que a jogo do piano 3 prática era levada a🏵 cabo por curiosos frequentadores da vida social e, consequentemente, dos espetáculos musicais, nunca se tornou claro qual o seu objetivo🏵 principal, nem mesmo quais os destinatários - o público, o artista ou ambos.

Ao longo do século XX, notou-se que, mesmo🏵 sem finalidade ou utilidade aparente, a crítica musical passou a despertar forte curiosidade nos que não frequentavam os espetáculos musicais🏵 e assim se apropriavam dos pontos de vista emanados nas críticas. Com o estabelecimento do comércio musical, os músicos e🏵 produtores musicais, em jogo do piano 3 nome da captura das plateias e dos compradores, passaram a manipular seu conteúdo com diversos tipos🏵 de favorecimento aos críticos. Com a vulgarização desta prática, a isenção da crítica passou a ser questionada. Ainda assim, ela🏵 consegue influenciar o público e uma crítica em jogo do piano 3 um veículo respeitado pode, dentro de certos limites, promover o sucesso🏵 ou o fracasso dos artistas, álbuns e espetáculos.

A indústria cultural além de lançar tendências através de bandas pagas, agrupadas por🏵 redes de comunicação, também faz uso da crítica para vender jogo do piano 3 mercadoria com artigos pagos, manipulação dos meios de comunicação🏵 e a massificação de determinados estilos musicais. A prática de comprar a execução de uma música em jogo do piano 3 horários de🏵 grande audiência é chamada no Brasil de "jabaculê" ou simplesmente "jabá".

Educação musical é o conjunto de práticas destinadas a transmitir🏵 através da vivência musical a teoria e prática da música nas correntes gerações e inclui:

Musicalização - métodos destinados a iniciar🏵 o estudante na prática ou leitura musical. Há muitos métodos de musicalização, sendo Dalcroze, Kodály, Orff e Suzuki os mais🏵 conhecidos;

Percepção auditiva - treinamento da percepção rítmica, melódica (relativa a alturas e intervalos), e polifônica (harmônica);

Teoria musical - ensino da🏵 teoria musical, ritmos, escalas, contraponto, harmonia, melodia e notação musical;

História da música;

Prática vocal - ensino e treinamento de técnicas vocais.🏵 Inclui o canto coral e o canto orfeônico;

Prática instrumental - ensino e treinamento de técnicas específicas de cada instrumento de🏵 forma grupal e/ou individual;

Composição e Regência - curso voltado para pessoas que gostariam de ser compositores ou regentes, também um🏵 curso superior destinado à formação de regentes.

O cantor jamaicano Bob Marley durante uma apresentação em jogo do piano 3 Zurich (Suíça) em jogo do piano 3🏵 1980.

A música só existe quando executada ou reproduzida, por isso a atuação é seu aspecto mais importante. Enquanto não executada🏵 a música é apenas potencial. É na execução que ela se torna um existente. A atuação pode se estender da🏵 improvisação de solos às bem organizadas apresentações repletas de rituais, como o moderno concerto clássico, o concerto de rock ou🏵 festividades religiosas. O executante é o músico, que pode ser um instrumentista ou cantor.

Solos e conjuntos [ editar | editar🏵 código-fonte ]

A execução pode ser feita individualmente e neste caso é chamada de solo, palavra que vem do italiano e🏵 significa "sozinho". O extremo oposto é a execução em jogo do piano 3 conjuntos vocais, instrumentais ou mistos.

Muitas culturas mantêm fortes tradições nas🏵 atuações solo como, por exemplo, na música clássica indiana, enquanto que outras, como em jogo do piano 3 Bali, têm ênfase nas atuações🏵 de conjuntos. Mas o mais comum é uma uma mistura das duas. Conjuntos podem ter solistas permanentes (como o vocalista🏵 ou guitarrista principal da banda de rock) ou ocasionais (como o solista do concerto erudito). Solistas são os encarregados de🏵 reproduzir a linha melódica que guia a música naquele instante.

A variedade de conjuntos existentes é imensa e as combinações possíveis🏵 são ilimitadas. É comum classificar os grupos pelo número de participantes: duos, trios, quartetos, quintetos, sexteto, heptetos e octetos são🏵 os mais comuns. Grupos com mais de oito executantes são classificados por jogo do piano 3 função: coros, grupo de câmara, bandas, orquestras.🏵 Certos grupos têm um nome específico, como o gamelão, conjunto instrumental típico da música de Bali. Outros podem partilhar o🏵 nome com outros conjuntos e neste caso são identificados geralmente pelo gênero: Orquestra sinfônica, orquestra de baile, banda de blues,🏵 banda de jazz.

O evento musical [ editar | editar código-fonte ]

A execução musical pode ocorrer em jogo do piano 3 um contexto íntimo🏵 ou mesmo solitário, mas é comum que ocorra dentro de um evento ou espetáculo. Entre os eventos mais comuns estão🏵 as festas, concertos,[8] shows, óperas, espetáculos de dança, entre outros. Cada evento tem características próprias e normalmente obedece a um🏵 ritual específico. Eventos mais teatrais como o concerto e a ópera exigem do público uma atitude contemplativa e silenciosa enquanto🏵 que um show de rock ou uma roda de samba presumem a participação ativa do público na forma do canto🏵 e dança.

Festivais de música [ editar | editar código-fonte ]

Além dos próprios shows e eventos feitos por algumas bandas e🏵 grupos isolados, existem também os festivais de música, onde são apresentados diversos grupos e artistas, na maioria das vezes com🏵 o mesmo gênero, mas muitas vezes com gêneros diversos. Podem ocorrer uma única vez ou periodicamente. Um dos festivais mais🏵 conhecidos foi o de Woodstock, tradicional festival de rock nos Estados Unidos. Alguns festivais como o Live 8 têm abrangência🏵 global, outros são limitados à região em jogo do piano 3 que ocorrem, como os brasileiros Chivas Jazz Festival, São Paulo Mix Festival,🏵 Abril Pro Rock e Festival Pré Amp e o português Super Bock Super Rock. Em jogo do piano 3 alguns casos, um evento🏵 planejado para ter abrangência local ganha importância e é extrapolado para outras localidades, como o famoso Rock in Rio que🏵 após três edições no Rio de Janeiro passou a ter edições no exterior, como a de 2004 em jogo do piano 3 Lisboa🏵 e as que aconteceram em jogo do piano 3 2006 e 2007 em jogo do piano 3 Lisboa e Sydney.

Existem muitos festivais de música que celebram🏵 gêneros particulares de música. Um dos melhores exemplos é o Festival de Bayreuth que se dedica exclusivamente às operas de🏵 Richard Wagner. Também podem ser considerados festivais eventos que englobam outras manifestações, como o Carnaval do Brasil ou o Mardi-Gras🏵 em jogo do piano 3 Nova Orleans.

Composição audiovisual é um tipo específico de composição musical que envolve recursos cênicos ou visuais, tais como🏵 a música para dança, a ópera, videoclipe, a banda sonora (ou trilha sonora), entre outras.

Chama-se Banda sonora ou trilha sonora🏵 ao conjunto das peças musicais usadas num filme. Pode incluir música original, criada de propósito para o filme, ou outras🏵 peças musicais, canções e excertos de obras musicais anteriores ao filme.

Estudo da música [ editar | editar código-fonte ]

Profissões da🏵 música [ editar | editar código-fonte ]

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