Estou socrática hoje, então vou propor uma pergunta que não responderei, mas que pode guiar a experiência cinematográfica de Um⚾️ Clássico Filme de Terror — e, a depender da aposta bet365 curiosidade, pode ser uma questão para toda a vida: Por⚾️ que assistimos filmes? Especificamente para este caso, podemos desdobrar a reflexão em aposta bet365 outros questionamentos como “o que é cinema?”,⚾️ “qual é o papel do cinema na aposta bet365 vida?”, “como você se coloca diante de um filme?”, “cinema é apenas⚾️ diversão ou uma obra de arte profunda e complexa?”.
Mais de um século de teoria do cinema e mais de dois⚾️ milênios de teoria da arte não serão respondidos em aposta bet365 uma crítica, claro, mas isso tudo é muito imprescindível para⚾️ notarmos que nossa relação com a arte não é de simples consumo, mas uma troca, mais ou menos como um⚾️ diálogo. Um Clássico Filme de Terror evoca tudo isso, mesmo que possa soar como mais um terror “jovem”, besta e⚾️ esquecível da Netflix. Penso, no entanto, que a plataforma de streaming tem se firmado no gênero da mesma forma como⚾️ falamos dos monstros da Universal, dos filmes de terror da Hammer, da Shudder ou da Blumhouse. Então por que são⚾️ tão desprezados?
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Um Clássico Filme de Terror não apenas é ciente de toda essa reflexão, como também explora⚾️ isso com a leveza da cultura pop, mas sem deixar de demonstrar aposta bet365 amargura no formato de críticas metalinguísticas que,⚾️ através da ironia da autodepreciação, questionam a indústria cinematográfica e tentam cativar um público que se parece cada vez menos⚾️ com o apaixonado rato Remy, assumindo a postura crítica destrutiva do vilão de Ratatouille. Nesse cabaré filosófico-mainstream, penso que crítica⚾️ cinematográfica pode tentar surtir o efeito que o prato de ratatouille tem Anton Ego na animação da Disney.
Atenção! A partir⚾️ daqui, a crítica pode conter spoilers.
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Bloodflix
As grandes obras-primas são geralmente chamadas assim pela virtuose do artista ou⚾️ pela aposta bet365 resistência ao tempo. Não podemos exigir, no entanto, que grandes obras-primas sejam feitas o tempo todo (muito menos⚾️ no ritmo das estreias da Netflix), sobretudo porque muitas delas são acidentais, independentemente do grau de trabalho e estudo empregado.
Além⚾️ disso, nem toda grande obra cinematográfica precisa ser um épico requintado e, acredito, Sharknado é tão obra-prima do trash de⚾️ tubarão quanto a Monalisa é uma obra-prima do Renascimento Italiano. Entre fãs do terror de Dario Argento (Suspiria), Wes Craven⚾️ (Pânico), Robert Eggers (A Bruxa), Ari Aster (Midsommar) e, sobretudo Sam Rimi (Evil Dead), é difícil não imaginar Um Clássico⚾️ Filme de Terror como uma obra-prima do gênero.
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Mas nem todo mundo é fã nesse nível. E está⚾️ tudo bem. Mas é aí que o roteiro tenta quebrar as atitudes destrutivas habituais do público que converte não-entendimento em⚾️ aposta bet365 ódio: a arte demanda do seu espectador (assim como do artista) tempo, dedicação e empatia. O bom-senso de julgar⚾️ apenas depois de ver o filme todo também é evocado, nos fazendo lembrar que imagens fora de contexto nos dizem⚾️ muito pouco sobre a verdadeira essência da obra.
Tudo isso está na brevíssima sequência (meio) pós-crédito de Um Clássico Filme de⚾️ Terror, em aposta bet365 uma crítica metalinguística que acerta em aposta bet365 cheio na consciência do espectador Netflix, enquanto dá uma última⚾️ chance para que o hater reconsidere suas críticas. Ainda que tenha o tom jocoso da ironia, a sequência parece coroar⚾️ o pavio curto dos realizadores que já estão cansados de trabalhar tanto para ver seus trabalhos serem descartados antes mesmo⚾️ de terem a chance de provar que têm algo a dizer (e mesmo Ed Wood, considerado o pior diretor de⚾️ todos os tempos, tinha algo a dizer). Entre os ingredientes desse maravilhoso tiramisù de feira cinematográfico, o excelente uso do⚾️ recurso screen-life, o filho Geração Z do found footage.
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Mais gialli e slashers
Aqui no Canaltech, comentamos com frequência⚾️ sobre como os filmes de terror da Netflix têm apresentado um padrão, com uma estética e uma trama que frequentemente⚾️ revisitam os giallos italianos e os slashers estadunidenses com um toque de Stranger Things, série original da plataforma que mostrou⚾️ o apelo sério-mas-não-tão-sério das produções Bloodflix (como podemos começar a chamar essa corrente do terror a partir da excelente sugestão⚾️ meio debochada de Um Clássico Filme de Terror).
O anúncio da Trilogia Rua do Medo mostrou que 1994, 1978 e 1666⚾️ tinham a potência de um novo Pânico, mas infelizmente algo aconteceu e, no terceiro filme, o maravilhoso pastiche que se⚾️ construía desanda nas mãos da diretora Leigh Janiak, enquanto Um Clássico Filme de Terror traz em aposta bet365 uma única obra⚾️ tudo o que os três filmes Rua do Medo se propuseram a fazer: homenagear a retroalimentação do giallo italiano e⚾️ do slasher estadunidense, enquanto faz uma análise (auto)crítica e metalinguística do formato, nos moldes dos ensinamentos de Pânico.
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Enquanto Janiak parece focar muito mais na atualização dos estereótipos do slasher, usando a crítica metalinguística para nos fazer refletir⚾️ sobre a relação entre espectador e os estereótipos dos personagens, Um Clássico Filme de Terror brinca com isso e consegue⚾️ ser um giallo/slasher ainda mais relevante para o público contemporâneo. Juntas, duas obras elevam bastante o nível da discussão e⚾️ aumentam a responsabilidade dos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que assumem a franquia Pânico a partir do novo filme.
Com⚾️ um pé cimentado em aposta bet365 Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, Um Clássico Filme de Terror reverencia a raiz⚾️ e chega a citar Sam Raimi, mas estende suas referências e insere os pastiches de filmes como A Bruxa, Maria⚾️ e João: O Conto das Bruxas e Midsommar como 1666 não conseguiu fazer. O diretor Roberto De Feo vai além⚾️ das referências mais clássicas e faz uma referência à icônica sequência de Damiano (Carlos Francisco) em aposta bet365 Bacurau.
Imprevisível
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Essa constante reciclagem que existe no terror é uma importante ferramenta de análise de diversos aspectos da nossa cultura através⚾️ dos tempos. Quando repetimos formatos, como a clássica história de um grupo de jovens que acabam presos na floresta, ao⚾️ longo de décadas, podemos entender melhor como funciona o fluxo em aposta bet365 que a arte imita a vida e a⚾️ vida imita a arte.
Podemos invocar (mais uma vez!) o manual de Pânico para pensar também como esse processo ajuda a⚾️ acabar com o clichê: a sensação de déjà vu é constante em aposta bet365 Um Clássico Filme de Terror, mas raramente⚾️ isso nos revela o que vem a seguir. Quando um filme se assume como um grande pastiche, os clichês que⚾️ colecionamos ao longo de toda uma vida de histórias fictícias se aglomeram na nossa mente e começamos a brincar de⚾️ “qual será o clichê escolhido”, fazendo com que o clichê perca a aposta bet365 essência e se torne um elemento de⚾️ imprevisibilidade. Não raramente, porém, Um Clássico Filme de Terror consegue ser ainda melhor que isso, propondo novos clichês para os⚾️ conjuntos de expectativas.
Quem já viu O Segredo da Cabana (2011) pode antecipar com certa facilidade o plot twist de que⚾️ tudo é um filme dentro de um filme. Ainda assim, lá no início, a direção consegue manter muito bem a⚾️ sensação de que há algo metafísico, sobrenatural, místico ou paranormal acontecendo por ali.
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Logo no início, quando entendemos⚾️ que é mais um filme de pessoas sendo massacradas no mato, a história toma rumos bastante originais ao inserir, por⚾️ exemplo, a ideia da estrada que desaparece, obrigando as vítimas a se abrigarem na cabana estranha, o que nos demais⚾️ filmes os jovens costumam fazer voluntariamente, testando o bom senso do espectador.
Um Clássico Filme de Terror é um tremendo filme⚾️ de terror. Nesse ponto, a Bloodflix já não tem mais nada a provar, ainda que tenha muito a ser desenvolvido⚾️ e, com isso, fica nas mãos dos espectadores a responsabilidade com a arte alheia e a curiosidade de conhecer e⚾️ refletir. Numa releitura do pensamento de Wes Craven, já podemos ver como o terror é capaz de tornar a filosofia⚾️ algo pop e divertido.
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Um Clássico Filme de Terror está disponível no catálogo da Netflix.