Sport is a phenomenon with many manifestations, which went through empowerment processes, bureaucracy and regulation, dynamically reflecting the society due to its ease of use.
In the society of spectacle, in which the image is superimposed on the real and technologies that enable global communication, the sport has been inserted in the cultural industry through its commercialization, then occurring the spectacle of this phenomenon.
The sport has undergone bulking processes and professional becoming consumer object and generating profits.
Within this context and through the mass media, the athlete is replaced prominent role in society, being considered a hero and ideal model, influencing society.
O esporte é um fenômeno com diversas formas de manifestação, o qual passou por processos de autonomização, burocratização e normatização, de forma dinâmica como reflexo da sociedade devidoesportebet apostafacilidade de utilização.
Na sociedade do espetáculo, na qual a imagem se sobrepõe ao real e com tecnologias que permitem a comunicação mundial, o esporte foi inserido na Indústria Cultural através deesportebet apostamercantilização, ocorrendo então a espetacularização deste fenômeno.
O esporte passou por processos de massificação e profissionalização, tornando-se objeto de consumo e gerando lucros.
Dentro deste contexto e através dos meios de comunicaçãoesportebet apostamassa, o atleta passa a ter papel de destaque na sociedade, sendo considerado herói e modelo de ideal, influenciando a sociedade.
Espetacularização do esporte: influências do atleta na sociedadeIntrodução
O presente artigo tem como objetivo apresentar, por meio de uma revisão bibliográfica, quais as principais influências exercidas por atletas de alto rendimento na sociedade, tendoesportebet apostavista a espetacularização do esporte.
Para compor a seguinte revisão, a metodologia utilizada basea-seesportebet apostaliteraturas clássicas da sociologia e nas plataformas Scielo e Google Acadêmico.
A sociedade do espetáculo esportivo é um tema que vem sendo discutido por muitos teóricos contemporâneos, entretanto, o papel específico do atleta inserido neste espetáculo eesportebet apostainfluência na sociedade, ainda é um tema pouco presente.
Assim, este trabalho possui a finalidade de unir e discutir as informações sobre este tema contribuindo para a área da sociologia do esporte, além de apontar as semelhanças e possíveis controvérsias.
Para isso, será abordado na primeira parte do presente artigo, o conceito de sociedade do espetáculo segundo Guy Debord, que aponta o domínio da economiaesportebet apostatodas as esferas da vida e a conseqüente supervalorização do abstrato e da imagem nas relações sociais.
Apresentado este cenário social, o artigo constrói reflexões a cerca da espetacularização do esporte a partir de estudos específicos sobre o campo da Sociologia do Esporte, os quais analisam a mercantilização do fenômeno esportivo eesportebet apostainserção na Indústria Cultural através da comunicaçãoesportebet apostamassa.
Em seguida, será discutido o papel do atleta na sociedade, refletindo sobre aesportebet apostarelevância e influência na sociedade, através dos estudos propostos pelos pesquisadores Assis, Katia Rubio, entre outros estudiosos.
Os autores apresentam os fatores motivacionais e a forma como a sociedade visualiza os atletas, estes passam a atuar como modelo de comportamento, assumindo a figura de líder e herói.
No terceiro assunto, o artigo irá explanar como se constrói a relação existente entre o atleta frente à espetacularização do esporte, refletindo sobre aspectos como a dependência do atleta sobre o espetáculo e de que forma ele é inserido neste contexto, sendo considerado protagonista do esporte espetáculo, adquirindo papel de astro e atuando como produto de mercado esportivo.
Sociedade do espetáculo e espetacularização do esporte
A sociedade contemporânea é vista como uma sociedade que se relaciona através de aparências, Guy Debordesportebet apostaseu clássico A Sociedade do Espetáculo, apresenta essa sociedade do consumo, pautada sobre a supervalorização da imagem pela qual se dão as relações sociais e a inserção da economiaesportebet apostatodas as esferas da vida.
O espetáculo é definido então por não ser apenas um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediadas por imagens (Debord, 1997, p.6-10).Debord (1997, p.
13) aponta que a sociedade está tomada pelo espetáculo, todas as relações sociais refletem nesse aspecto ilusório: "Toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos.
Tudo o que era vivido diretamente tornou-se representação."
Dessa maneira, o espetáculo atua como forma de dominação da sociedade, desvinculando o espectador deesportebet apostaprópria história, de suas origens e de seu modo de pensar e agir (Negrini; Ausguti, 2013, p.3).
Essa dominação espetacular só acontece devido ao grande alcance e priorização dos valores econômicos, ou seja, todas as esferas sociais estão mergulhadas na mercantilização e no capitalismo: "O espetáculo submete para si os homens vivos, na medidaesportebet apostaque a economia já os submeteu totalmente." (Debord, 2003, p.12-13)
A resultante destes aspectos é a alienação dos indivíduos que influenciados pelo espetáculo e submissos a imagem e ao simbólico, passam a ter a ilusão como realidade e a consumir o que o espetáculo oferece dessa forma, tudo que era autêntico morre e passa a ser substituído pelo abstrato.
O espetáculo na sociedade representa concretamente uma fabricação de alienação.
A expansão econômica é principalmente a expansão da produção industrial.
O crescimento econômico, que cresce para si mesmo, não é outra coisa senão a alienação que constitui seu núcleo original.(Debord, 2003 p.20).
Dentro deste contexto, o esporte que é caracterizado como fenômeno social, historicamente construído, está inserido diretamente na sociedade do espetáculo, refletindo essa espetacularização, considerandoesportebet apostafacilidade de instrumentalização.
Influência direta dos acontecimentos da sociedade no âmbito esportivo e se deve a neutralidade interna do esporte, que não produz ideologia própria e se torna suscetível a instrumentalização da sociedade.
(Bracht apud in Sigoli; Junior, p.119).
O esporte passa a possuir alicerces nas leis de mercado capitalista e na conseqüente busca por lucros, surgindo assim o esporte espetáculo, potencial setor da indústria cultural e economia pujante.
Segundo Proni (1998), o esporte espetáculo deve ser entendido como fenômeno da sociedade de massa, produto da mercantilização de componentes do mundo esportivo e apresenta algumas características básicas:
Competições esportivas organizadas por ligas ou federações que reúnem atletas submetidos a esquemas intensivos de treinamento (no caso de modalidades coletivas, a disputa envolve equipes formalmente constituídas);
As competições esportivas tornaram-se espetáculos veiculados e reportados pelos meios de comunicação de massa e são apreciados no tempo de lazer do espectador;
A espetacularização motivou a introdução de relações mercantis no campo esportivo, seja porque conduziu ao assalariamento de atletas, sejaesportebet apostarazão dos eventos esportivos apresentados como entretenimento de massa passarem a ser financiados através da comercialização do espetáculo.(PRONI, 1998, p.85).
É importante pontuar que o esporte-espetáculo não se limita somente às competições de alto rendimento, profissionalizadas, pois exerce influênciaesportebet apostamanifestações esportivas amadoras, através do consumo de espaços, materiais e práticas tidas como produtos indispensáveis (Marques, 2007, p.97).
A comunicaçãoesportebet apostamassa, principalmente a televisiva, colaborou para a espetacularização do esporte, por permitir um grande alcance e expansão do mercado consumidor, influenciando o telespectador nos seus gostos e desejos:
O processo de massificação está intimamente ligado a espetacularização deste fenômeno.
A divulgação de suas práticas, valores e significados amplia o campo de ação do mercado e do esporte como produto.
(Marques; Gutierrez; Almeida, 2008, p.48-52).
O fenômeno esportivo foi transformadoesportebet apostaum grande espetáculo, altamente valorizado pela indústria do entretenimento e por essa sociedade do consumo e de comunicação de massa crescentemente organizadaesportebet apostatorno da produção e difusão de sons, imagens e informações (PRONI, 1998).
O esporte como atração da indústria cultural é um chamariz de público, tendoesportebet apostavistaesportebet apostaatuação como válvula de escape dentro dessa sociedade altamente controlada que reprime a maior parte de suas emoções.
A espetacularização do esporte trouxe ainda outras características, como o crescimento do consumo de artigos esportivos e o desenvolvimento do marketing esportivo na divulgação de marcas através do esporte, além de conduzir ao desenvolvimento do profissionalismo dos atletas e técnicos.(Proni, 1998).
Papel do atleta na sociedade
Ao analisar o meio onde o atleta é inserido, nota-se que a atuação desses esportistas é rodeada de gratificações e recompensas financeiras, entretanto o fator motivacional desse grupo é a necessidade de melhores resultados constantes.
O atleta de auto-rendimento segue regras e normas universais determinadas por órgãos, que moldam todas as modalidades esportivas, nesse ambiente o atleta é exposto à vitória e derrotas, que podem acarretaresportebet apostaglória ou desgraça na profissão (Marques; Gutierrez; Almeida, 2013, p.32-51).
Observa-se que quanto melhor o resultado do atleta, mais aclamado pela mídia ele será, na sociedade atual o atleta tem um papel social e histórico enriquecedor, onde a rivalidade, superação, sacrifício, competitividade entre outros fatores, são essenciais, Assis (2013, p.3) constata que:
Dessa maneira o atleta se mostra como um ser humano que leva uma vida comum, mas queesportebet apostadeterminado momento buscou algo a mais e alcançouesportebet apostasuperação, por isso ele é aclamado pelos seus semelhantes como sendo um herói.
Os espectadores fazem de seus atletas verdadeiros heróis, demonstrando grande admiração.
Discursos com as seguintes frases: Prefiro morreresportebet apostacampo, faço tudo pelo o meu time, segundo o mesmo autor, pode ser comparado com os antigos discursos gregos, que relatavam a preferênciaesportebet apostamorrer na guerra e obter glória, e assim eram mitificados como heróis.
Segundo Rubio (2012), o atleta de alto rendimento nos dias atuais tem sido transfigurado como herói, neste cenário quadras, campos, piscinas e pistas simbolizam campos de batalhas nos dias de notáveis competições.
Santos e Medeiros (2009) discutem que o atleta, visto como ator social produz e reproduz um papel simbólico do nacionalismo nas competições esportivas.
Além de assumir a figura heróica e mítica, atuando como modelo de comportamento, que quando transgredido ou subvertido, o torna vilão.
Neste panorama, quanto maior for o número de acertos dos esportistas, e suas jogadas forem consideradas proezas difíceis de serem reproduzidas, a mídia focalizaráesportebet apostaatenção nesse indivíduo, e todas as suas grandes ações terão impactos na sociedade (Assis, 2013, p.6-7).
O atleta na etapa de sucesso deesportebet apostacarreira influencia a sociedade, por esta razão os mais aclamados estão ligados ao marketing, e quando executam atitudes fora dos padrões éticos da sociedade seu valor é perdido e o símbolo de perfeição que os acompanhava é abalado, nesse momento acontece a humanização do ídolo, quando seus defeitos são expostos (Assis, 2013, p.8).
Rubio (2002) aponta que o atleta desenvolveesportebet apostacarreiraesportebet apostaum ambiente que pode levá-lo tanto ao sucesso imediato, quanto a finalização daesportebet apostacarreira mais cedo do que o planejado.
O aumento da competitividade e a crescente dificuldade para se alcançar destaque, requer uma especialização precoce, entretanto o lucro não é, exclusivamente, o fator decisivo para a escolha do esporte de alto rendimento como profissão e não seria capaz de manter os atletas na carreira.
A carreira esportiva não é apenas baseada no talento esportivo, existe a influência latente do meio onde se está inserido, como valores familiares, expectativas sociais e pessoais.
Segundo Giovanni (2005) os valores sociais possuem uma forma de se materializar, e esses elementos indicam para a sociedade que seu percursor efetua ações dignas de valorização.
O atleta e a espetacularização do esporte
A vigente sociedade busca parâmetros efetivos com um propósito de se moldar a um determinado padrão social, e precisamente encontrar neste modelo o que gostaria de ter e ser.
No esporte temosesportebet apostadiversos acontecimentos o fruto dessa pressão social e midiática, que simultaneamente esperam dos atletas algo mais a ser exposto e copiado.
O atleta profissional é um novo tipo de trabalhador que vende a um patrãoesportebet apostaforça de trabalho, sendo capaz de produzir um espetáculo que atrai multidões, caracterizando-o como profissional do espetáculo muscular.
(Brohm apud Rubio, 2002, p.3-10).
Como visto anteriormente, o modo como a sociedade vê o atleta, produz uma admiração exacerbada do mesmo.
Dessa forma de acordo com Rubio (2002), a espetacularização do esporte moderno e a supervalorização dos feitos e resultados alcançados pelo atleta sugerem uma relação na qual o atleta passa a ser o protagonista do espetáculo esportivo e figura espetacular do herói.
Para viciar no esporte, basta uma distância entre o atleta e o espectador – uma distância grande o suficiente para fazer o espectador acreditar que seus heróis vivemesportebet apostaoutro mundo.
É assim que os atletas se transformamesportebet apostaobjetos de admiração e desejo (Gumbrecht apud Diniz, 2007, p.15-16).
Essa distância separa o abstrato da realidade, sendo assim o consumidor do espetáculo valoriza o mundo da ilusão, no qual o atleta atua como personagem, produzindo a alienação da sociedade e causando influências como, por exemplo, o culto ao corpo do esportista, caracterizada pela busca do "corpo ideal" como um molde a ser reproduzido por todos, que não valoriza prioritariamente o bem-estar e a saúde, através da prática de exercícios físicos, mas que enfatiza a beleza escultural, presenteesportebet apostadeterminados parâmetros socioculturais.
A imagem, a aparência, a estetização da existência se desdobram na chamada "cultura do espetáculo",esportebet apostaque a exibição se transforma no objetivo essencial da existência do sujeito,esportebet apostarazão de ser.
A exigência pela performance passa a ter um destaque fundamental, pois, na cultura do espetáculo, se confunde o ser com o parecer.
Consideram-se fracassados todos aqueles que não conseguem exercer o fascínio da estetização deesportebet apostaexistência.
No esporte percebemos o quanto a valorização pela vitória toma conta do discurso estetizante, passando a ser desvalorizado qualquer outro resultado.(Vale, 2003, p.12-22).
Refletindo sobre tais afirmações, é possível notar a ocorrência do egocentrismo no contexto social, no qual o culto ao corpo relacionado ao atleta reflete na estetização, ou seja, um produto do narcisismo reforçado pela comunicaçãoesportebet apostamassa, através da espetacularização.
As influências dos atletas sobre a sociedade não teriam tanto alcance sem a mídia e a espetacularização do cenário esportivo, sendo um importante fator que pode levar o atleta a ruína ou a ascensão.
A mídia dá visibilidade, transforma o atletaesportebet apostaherói.
Mas se esse não corresponder ele caiesportebet apostadescrença.
Mesmo que o atleta tenha alto rendimento, se ele tiver reconhecimento das pessoas a mídia provavelmente o transformaráesportebet apostaherói, seja mostrando suas jogadas, lances espetaculares.
Por outro lado, se o atleta-herói tem problemas pessoais ou está diminuindoesportebet apostacapacidadeesportebet apostajogo, ele começa a se tornar 'humano' novamente.
Deixa de ser mito, afinal, o mito é um modelo a ser seguido.(Assis, 2013, p.9-11)
As ações mercadológicas e midiáticas criaram dentro do cenário esportivo inúmeros personagens ligados a esse universo, as quais existem a partir da espetacularização do esporte, e da ascensão da indústria cultural na sociedade, que desdobra o perfil atletaesportebet apostaduas vertentes.
Atleta-astro: o esportista profissional que, além de atuar como atleta também temesportebet apostaimagem vinculada a outras formas de ganho de capital e, por que não, outras carreiras como modelo fotográfico e diplomacia internacional;
Atleta-produto: o esportista profissional que é negociado entre clubes ou organizações financeiras como uma peça que gera lucros.
(Gutierrez, Marques e Montagner, 2007, p.100)
Entretanto, não é possível afirmar que o atleta seja fruto da espetacularização esportiva, visto que a repercussão do comportamento de um atleta extrapola a temática esportiva e mobiliza debates sociológicos mais amplos que perpassam a cultura do ídolo esportivo.
Além de incitar questões quanto à significação da relação do esporte de rendimento e formações discursivas, a partir da criação de personagens míticos, heróicos e/ou transgressores, nos mais diversos aspectos sociais como citam Santos e Medeiros (2009).
Dizer que o atleta seja fruto da espetacularização seria minimizar o papel deste na sociedade, tendoesportebet apostavista as diversas formas de manifestação esportiva e conseqüentemente de atuação dos atletas.
Considerações finais
Refletindo na discussão sobre o atleta eesportebet apostainserção na sociedade, é possível notar que este está submersoesportebet apostauma extensa teia de relações sociais e econômicas, visto que o atleta influência a sociedade com aesportebet apostarepercussão esportiva, e também sofre influências advindas da espetacularização do esporte.
Neste panorama, o atleta ajuda a compor um modelo que contribui com a alienação da sociedade, resultandoesportebet apostafatores como o culto ao corpo, sendo fruto da inter-relação espetacularização-atleta-sociedade, pois a sociedade absorve o que é apresentado pela mídia, entretanto as conseqüências do processo de espetacularização não são percebidas, apenas vivenciadas de forma passiva, devido aos fatores alienantes.
O atleta estabelece uma imagem que inspira a sociedade a segui-la,esportebet apostadecorrência a isso a sociedade busca um padrão de beleza, entretanto, as vertentes que corroboram para aparição do atleta no âmbito do espetáculo vão além da busca pela aparência perfeita, pois o atleta passa atuar como um produto do marketing, a ponto de formar e multidirecionar novos conceitos e princípios dentro da sociedade.
Por fim, pode-se considerar que o atleta possui diversas formas de manifestação, considerandoesportebet apostaatuação como reflexo do fenômeno esportivo, além de abrange múltiplos âmbitos sociais, devidoesportebet apostaexteriorização, sendo considerado herói ou vilão da Indústria Esportiva.
BibliografiaAlmeida, M.; Gutierrez, G.; Marques, R.(2008).
A transição do Esporte Moderno para o Esporte Contemporâneo: tendência de mercantilização a partir do final da Guerra Fria.ALESDE.
Recuperadoesportebet aposta6 junho, 2015, de http://www.alesde.ufpr.
br/encontro/trabalhos/9.pdf.
Acesso em: mai 2015.
Almeida, M; Gutierrez; Marques, R.(2008).
O esporte contemporâneo e o modelo de concepção das formas de manifestação do esporte.
Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v.6, n.2, p.42-60.Assis, C.(2013).
Mitos da contemporaneidade no esporte: um olhar jornalístico sobre atletas de alto rendimento.
In: XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte.
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Recuperadoesportebet aposta5 junho, 2015, de http://www.academia.
edu/4043608/Mitos_da_contemporaneidade_no_esporte_um_olhar_jornal%C3%ADstico_sobre_atletas_de_alto_rendimentoAugusti, A.; Negrini, M.(2013).
O legado de Guy Debord: reflexões sobre o espetáculo a partir deesportebet apostaobra.
Biblioteca Online de Ciências da Comunicação.
Recuperadoesportebet aposta5 jun, 2015, de http://www.bocc.ubi.
pt/pag/negrini-augusti-2013-legado-guy-debord.pdfDebord, G.(1997).
A Sociedade do Espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo.
Rio de Janeiro: Contraponto.Diniz, P.(2013).
A monstruosidade como performance.
Construção midiática dos monstros no esporte.
Representação Social e Mediação Socioculturais do VI Congresso de Estudantes de Pós-Graduaçãoesportebet apostaComunicação, na categoria pós-graduação.
Recuperadoesportebet aposta10 junho, 2015, de http://www.coneco.uff.
br/sites/default/files/institucional/diniz_ana_carolina_paiva.pdfGiovanni, G.(2005).
Mercantilização das práticas corporais: o esporte na sociedade de consumo de massa, Revista Gestão Industrial, Campinas, v.01, n.01, p.164-173.Marques, R.(2007) .
Esporte e Qualidade de Vida: reflexão sociológica .In.
Dissertação de mestrado.
Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.Campinas.Medeiros.A.; Santos, D.(2009).
O discurso midiático e as representações sociais do esporte: o atleta como modelo de comportamento.
Revista Pensar a Prática , v.12 (3), p.1-11.Padeiro, S.(2014).
A espetacularização do esporte e o infotenimento no jornalismo esportivo: o Globo Esporte (TV) e o Uol Esporte durante a Copa do Mundo de 2014.
Revista Alterjor , São Paulo, v.2, n.10.Proni, M.(1998) .
Esporte-espetáculo e futebol-empresa.In.Tese de doutorado.
Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, 1998.Rubio, K.(2001) .
O atleta e o mito do herói.
O imaginário esportivo contemporâneo.
São Paulo: Casa do Psicólogo.Rubio, K.(2002).
O trabalho do atleta e a produção do espetáculo esportivo.
Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, v.5, (119) (95).
Recuperadoesportebet aposta10 junho, 2015, de http://www.ub.
edu/geocrit/sn/sn119-95.htmSigoli, A.; Junior, D.(2004).
A história do uso político do esporte.
Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v.12, (2) p.111-119.Vale, P.(2003).
O Esporte de Alto Rendimento: Produção de Atletas no Contemporâneo Trabalho apresentado na reunião científica do CEAPIA, p.1-22.
Recuperadoesportebet aposta5 junho, 2015, http://www.psicoesporte.com.
br/Downloads/artigonarcisismo.pdf
Outros artigosesportebet apostaPortugués