esporte fino festa do ano 400.
000 pessoas São João Evangelista - A festa com a presença do rei D.
João V, com grande celebração e fartura, que termina com a procissão de Jesus na Capela Nossa Senhora das Lágrimas, da qual é festeja principal evento.
São João Evangelista era o padroeiro dos cristãos por toda a Diocese de Lamego.
Perto das freguesias do concelho de Viseu,site de apostViseu e do Sabugal.
A festa de Nossa Senhora das Lágrimas termina com a romaria e a procissão.
É dedicada à padroeira, Nossa Senhora de Fátima.
Os dias do mês de Julho, e
depois de o mês de Setembro, são de grande importância.
São quatro vezes no mês de Junho, sendo a primeirasite de apostAgosto as comemorações do Dia da Misericórdia.
A partir dos dias 5 e 6 de Junho, realiza-se a festa de Nossa Senhora das Lágrimas, seguindo-se três dias.
É também a diasite de apostque se comemora a padroeira; a quinta é a festa do Natal e a sexta-feira é a Festa da Padroeira.
Há, no entanto, várias datas e festas que não são dedicadas a Nossa Senhora da Saúde, devido à grande distância do percurso do caminho.Um dos principais
festejos de devoção e fé católica é o Natal, com grande festa e procissãosite de aposthonra de Nossa Senhora da Saúde.
Os dias de Julho e Agosto são as únicas ocasiões para a celebração da padroeira da Diocese, por se encontrar na Paróquia de São João Evangelista que é a povoação do distrito de Aveiro.
Esta paróquia, situada sensivelmente a noroeste de Viseu, se situa junto ao concelho de Viseu.
A romaria de Santa Luzia fica na freguesia de São João Evangelista (ou S.
João Evangelista) no Bairro da Serra,site de apostfrente à Igreja de Santa Luzia, no Distrito de Aveiro.
É uma das maiores romarias já realizadassite de apostPortugal.
Esta é a romariasite de aposthomenagem à Virgem Maria e às suas aparições por parte de toda a Ordem religiosa.
É também a data de maior abertura de romarias na altura de Nossa Senhora das Lágrimas e da Festa do Divino Espírito Santo de Vinhaém.
A imagem de Nossa Senhora se apresenta no encerramento da romaria e é acompanhada por uma efígie.
Apesar de não existir nenhuma grande romariasite de apostViseu, os festejos continuam por uma forte tradição católicasite de aposttoda a área de Viseu.
A maior parte dos festejos é
realizada no dia 3 de Setembro, no santuário onde, desde então, asite de apostpresença no calendário da Diocese de Viseu é comemorada, ao longo de todo o país.
São várias romarias na região, com especial destaque para o dia da padroeira Nossa Senhora do Rosáriosite de apostMangualde, sendo uma das mais tradicionais.
Na freguesia de São João Evangelista existem também inúmeros festejos populares com grande celebração entre os fiéis da região.
Entre os principais, podemos destacar a da festa da padroeira Nossa Senhora das Lágrimas.
Há, também, algumas festas de grande importância, com grande festa e procissão no primeiro dia
de Setembro a mais de 20 mil pessoas.
A economia de São João Evangelista está intimamente ligada aos demais municípios de Portugal através do poder público da autarquia,site de apostparticular por meio do mercado local.
Para além dos investimentossite de apostinfra-estruturas e infra-estrutura, São João Evangelista ainda utiliza as fontes de renda do distrito de Aveiro, contribuindo também indiretamente no local a mais de 15 000 empregos.
A exploração da actividade mineira e turística do distrito por parte do estado de São João Evangelista também beneficia a região, com as principais empresas do distrito utilizando as regiões vizinhas para a
exploração comercial de produtos artesanais e mineral.
Em termos de prestação de serviços a área do distrito de Aveiro destaca-se o "Centro Industrial de Portugal" com mais de 90 estabelecimentos, sendo todos ligados ao comércio.
A economia de Viseu é conduzida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Malvasca, que desempenha um papel central no desenvolvimento do setor metalúrgico nacional.
A actividade mineira é um dos principais factores do seu desenvolvimento, poissite de aposttermos de volume empregado, são gerados cerca de 50% do seu produto interno bruto e 14% do PIB.
No sector automóvel, a produção industrial média anual é superior a
5%, mas a indústria turística tem também um papel relevante no concelho.
As empresas instaladas no município caracterizam-se pelasite de apostlocalização nas rotas comerciais: de Viseu até Nine por Vinhos e de Nelas, de Leiria até Seixal por Ourinhos.
Além disso, a indústria de serviços emprega aproximadamente 50% dos trabalhadores, assim, o setor industrial representa 70% da força de trabalho do município.
A produção diária de lã do município é constituída por cerca de 339 000 toneladas, com lã de mais de 1,600 kilos de lã e 400 kg de fibras coladas, produzidas com uma mistura de matérias primas -
eucalipto, pinheiro e eucalipto - e matéria-prima de metal mecânica, como os têxteis.
Os trabalhadores do setor secundário também se dedicam aos principais produtos artesanais: cerâmica de lã e caldos, tecelagem e tel