América Futebol Clube (mais conhecido como América de Natal, e popularmente chamado de Mecão, cujo acrônimo é AFC) é uma 💻 agremiação poliesportiva sediada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, fundado em 14 de julho de 1915 por 💻 um grupo de jovens estudantes, comerciários e funcionários públicos.
É um dos mais tradicionais clubes de futebol do Estado e do 💻 Nordeste brasileiro.
Fundado no mesmo dia da comemoração da Queda da Bastilha, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, no 💻 bairro de Cidade Alta, tem como modalidade esportiva principal o futebol.
Na época, era comum que os clubes que surgiam no 💻 Brasil adotassem o nome do território qual o clube pertencia, seja ele bairro, cidade, estado, país ou continente - como 💻 foi o caso do América -, que recebeu esse nome em homenagem ao continente americano ao qual pertence, usando a 💻 denominação do seu homônimo America-RJ.
As cores do clube, presentes no escudo e na bandeira oficial, são vermelho e branco.
Suas cores 💻 iniciais eram azul e branco.
Hoje, bonus bullsbet sede social se localiza no bairro do Tirol e o centro de treinamento na 💻 cidade de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.[3][4]
Seus destaques são os títulos da Copa do Nordeste em 1998,[5] a Norte-Nordeste 💻 de 1973 e Campeonato Brasileiro Série D em 2022.
No cenário nacional, ainda conta com dois vice-campeonatos brasileiros: o da Série 💻 B, em 1996, e da Série C, em 2005.
[6][7][8][9][10] Dos clubes potiguares, é o que mais representou o estado em 💻 competições nacionais, com mais participações na Série A, Série B e Copa do Brasil.
Destaca-se também por ter sido o primeiro 💻 vencedor estadual em 1919 [11], o campeão do Centenário em 2015[12], e ser o único clube do Rio Grande do 💻 Norte a participar de uma competição internacional: a extinta Copa Conmebol, competição criada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) no 💻 início dos anos 90.
Considerada percursora da atual Copa Sul-Americana, a competição era o segundo escalão do futebol sul-americano, atrás apenas 💻 da Copa Libertadores da América.[13]
No futsal, o América é vice-campeão brasileiro (Taça Brasil de Futsal), tricampeão do Nordeste e o 💻 maior vencedor do RN, 38 estaduais e metropolitanos.
No basquete, em 2013, o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu 💻 o 3º lugar no Campeonato Brasileiro.
Em 2014, o time de basquete alcançou as semifinais do Brasileirão.
No futebol americano, a equipe 💻 foi campeã do Nordeste em 2009 com uma campanha invicta, atualmente o clube foi vice-campeão da Divisão Nordeste no Campeonato 💻 Brasileiro.
Em 9 de dezembro de 2005 pela lei municipal n.º 5.
697 foi criado o Dia do América Futebol Clube.
A data 💻 comemorativa no calendário da cidade homenageia a fundação do clube, sendo comemorada no mesmo dia 14 de julho.
[14] No dia 💻 3 de outubro de 2003, foi publicado no Diário Oficial de Município a Lei n.° 5.
493, de autoria do vereador 💻 Hermano Morais, reconhecendo o América Futebol Clube, como de Utilidade Pública Municipal.
História
1915: Surge o América Futebol Clube
Joaquim Homem de Siqueira, 💻 o fundador do América Futebol Clube.
Placa comemorativa à fundação do América, fixada em 2015, ano do centenário do clube, na 💻 casa onde o clube foi criado, na Rua Vigário Bartolomeu, 565.
Um grupo de 38 jovens estudantes, comerciários e funcionários públicos 💻 da ainda pequena cidade de Natal se reúne, no dia 11 de julho de 1915, na Rua Nova (atual Avenida 💻 Rio Branco), no bairro de Cidade Alta, em reunião preparatória.
Ali, surgiria a ideia de criar o América Futebol Clube.
A reunião 💻 oficial para a criação do clube foi marcada para o dia 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência 💻 do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua da Palha (atualmente Rua Vigário Bartolomeu).
Ficou decidido, então, o nome e 💻 as cores da equipe: America Foot Ball Club, cujas cores seriam azul e branco.[15]
A data 14 de julho foi escolhida 💻 em memória aos ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
As cores azul e branco foram escolhidas para diferenciar do 💻 Sport Club Natalense, clube de vida efêmera fundado em 1904 pelos irmãos Fabrício e Fernando Pedroza, que já utilizava as 💻 cores alvirrubras.
Com a extinção do referido clube, o América adota as cores vermelho e branco, que já tinha a preferência 💻 de seus fundadores desde antes do surgimento do clube.[16]
Em abril de 1948, Oscar Homem de Siqueira, filho de Joaquim, enviou 💻 uma carta ao então presidente em exercício do América, José Rodrigues de Oliveira, relatando a fundação do clube:
" A 14 💻 de julho de 1915, um diminuto grupo de rapazes reuniu-se em uma pequenina casa utilizada como "república" por mim e 💻 meu irmão Carlos, fundando o America Football Club [...
] " - Oscar Homem de Siqueira, filho de Joaquim.
A oficialização jurídica 💻 do clube tem uma história curiosa.
Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros 💻 Melo, durante um treino da equipe em um campo improvisado na Praça Pio X (onde atualmente está localizada a Catedral 💻 Metropolitana de Natal), foi atingido por uma bolada no rosto, que derrubou o óculos do policial.
Irritado, ele furou a única 💻 bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder 💻 entrar com uma ação indenizatória.
[17] Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 💻 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira, sendo o primeiro clube 💻 de futebol do RN a possuir personalidade jurídica.[18]
Os jogadores do América eram provenientes do bairro de Cidade Alta, e eram 💻 chamados de "Xarias", tendo rivalidade histórica com os bairros vizinhos Ribeira e Rocas, onde residiam os jogadores e torcedores do 💻 ABC, chamados de "Canguleiros".
Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do 💻 bolso de Aguinaldo Tinoco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.[19]
Abaixo, segue lista com 💻 alguns dos fundadores do América de Natal:
Francisco Lopes de Freitas, o primeiro presidente do América.
O primeiro presidente do America Foot 💻 Ball Club, eleito para um mandato "tampão" até que fossem realizadas eleições oficiais para eleger uma diretoria, foi o amazonense 💻 radicado em Natal, Francisco Lopes de Freitas.
À época, chefe do expediente da Intendência Municipal de Natal - o termo "prefeitura" 💻 ainda não existia - e do Departamento de Finanças, Francisco presidiu o America de 14 de julho de 1915, data 💻 da fundação, até 14 de dezembro de 1915, quando foi realizada a primeira eleição oficial do clube, elegendo o bancário 💻 Getúlio Soares Ferreira.[20][21]
Em 15 de dezembro de 1915, a primeira diretoria do clube que foi eleita por aclamação, foi a 💻 seguinte:
Cargo Nome Presidente Secretário Tesoureiro Guardião do materialA primeira partida
A primeira partida realizada pela nova equipe de Natal ocorreu no 💻 dia 26 de setembro de 1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC.
A partida se deu 💻 na Praça Pedro Velho, à época chamado de Vila Cincinati, em um campo improvisado, e a equipe alvinegra derrotou os 💻 rubros pelo placar de 4 a 1.
Gols de Mousinho (2), Mandu e Babua para o ABC, enquanto que Neco descontou 💻 para o América.
Nessa partida, o América de Natal atuou com: Oscar Siqueira; Lélio e Gato; Carvalho, Gallo e Barros; Antônio, 💻 Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu.
Já primeira partida oficial foi realizada entre ABC e América de Natal, ocorreu em 15 💻 de setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado.
O América venceu a partida pelo placar de 💻 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra) e Nilo Murtinho Braga.
1916-1918: tentativa de profissionalizar e criação da federação
No 💻 Rio Grande do Norte, as primeiras tentativas de criar uma liga de esportes - inclusive o futebol - ocorreram no 💻 ano de 1916.
Segundo o pesquisador Luiz G.M.
Bezerra, seis clubes da capital (América, ABC, Centro Esportivo, Atheneu SC, Cricket Club, Sport 💻 Club de Natal e Centro Náutico Potengi) fundaram a Liga Norteriograndense de Desportos Terrestres e empossaram um presidente, Luiz Potiguar 💻 Fernandes, em 27 de fevereiro de 1916.
Porém, esta Liga não prosperou.[22]
Após idas e vindas, foi fundada, no dia 14 de 💻 julho de 1918 - coincidentemente, na data de aniversário de 3 anos do América -, a Liga de Desportos Terrestres 💻 do Rio Grande do Norte (atual Federação Norteriograndense de Futebol, a FNF), que sucedeu a Liga de Esportes Terrestres, fundada 💻 em 1916.
O seu primeiro presidente foi o lider do movimento dos escoteiros no Rio Grande do Norte, Luiz Soares de 💻 Araújo.
A Federação já foi também chamada de Associação Riograndense de Atletismo, e também de Federação Norteriograndense de Desportos (FND).
Os clubes 💻 fundadores foram o América, o ABC e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF.[23]
1918: o 💻 campeonato que não acabou
Equipe do America Foot Ball Club em 1918, quando foi realizado o primeiro campeonato estadual da história 💻 do futebol potiguar.O ano era 1918.
O mundo era afetado pela epidemia da gripe espanhola.
No Brasil, não era diferente.
O governador do 💻 Rio Grande do Norte à época, Ferreira Chaves, pediu o fechamento temporário dos estabelecimentos de instrução, cinemas, teatros e cancelamento 💻 de missas.
Com isso, logo o futebol também foi afetado, com a suspensão do Estadual daquele ano, disputado apenas por três 💻 clubes: América, ABC e Centro Esportivo Natalense.
Como os jogos aglomeravam multidões no campo improvisado da Vila Cincinati, houve o receio 💻 das autoridades em prosseguir com o campeonato.
O Centro Esportivo Natalense era líder do certame e, por isso, tinha certo favoritismo 💻 para ser campeão.
No entanto, mesmo sendo líder, como o campeonato não teve fim, não foi considerado campeão, diferente de outras 💻 paralisações no campeonato, como em 1936 e 1949, por exemplo, onde ABC e América, respectivamente, foram considerados campeões.
[24][25] A equipe 💻 de 1918, formada quase em bonus bullsbet totalidade apenas pelos fundadores do clube, numa era anterior ao profissionalismo do futebol no 💻 Brasil, foi a base das equipes campeãs dos anos seguintes.
1919-1922: os primeiros campeonatos potiguares e seus primeiros títulos
Time do America 💻 Foot Ball Club campeão estadual em 1919.
Foi o primeiro título da história do futebol potiguar.
O primeiro título americano veio em 💻 1919.
Foi o segundo campeonato de futebol promovido pela Liga de Desportos Terrestres no estado, primeiro a ser concluído.
Novamente, tal como 💻 em 1918, apenas três clubes participaram: América, ABC e Centro Esportivo Natalense.
Na competição, o América conquistou duas vitórias, um empate 💻 e uma derrota.
Teve como principal referência no seu elenco naquela época o atacante Nilo Murtinho Braga, que no futuro viria 💻 a ser um dos maiores ídolos da história do Botafogo e titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 💻 1930.
Em 1920, conseguiu seu primeiro bicampeonato de forma invicta, vencendo todos os jogos.
Dois anos mais tarde, o clube conquistou seu 💻 terceiro troféu, ao ganhar o campeonato daquele ano que foi intitulado Taça da Independência em 1922, em homenagem ao centenário 💻 da Independência.
Na final, João Maria Furtado, conhecido como "De Maria" fez o único gol da partida frente aos eternos rivais 💻 americanos, o ABC.
Segunda metade da década de 1920: sequência de títulos e Era Juvenal Lamartine
Estádio Juvenal Lamartine durante a bonus bullsbet 💻 inauguração, em 1928.
O América voltou a ganhar um título estadual apenas em 1924, tendo bonus bullsbet sequência de conquistas interrompida pelo 💻 rival ABC em 1923.
Em 1926, abriu o caminho para o segundo bicampeonato da competição.
Em outubro de 1928, foi inaugurado o 💻 Estádio Juvenal Lamartine, a primeira praça esportiva do Rio Grande do Norte.
O jornalista Everaldo Lopes afirma, em seu livro "Da 💻 bola de pito ao Apito Final", que o governador do Estado, Juvenal Lamartine, foi convidado para uma partida no campo 💻 improvisado da Praça Cívica e ficou penalizado com as limitadas instalações do campo, surgindo, então, a decisão de construir um 💻 estádio.[26]
O jornalista Rubens Lemos Filho, autor de um livro sobre o estádio, declarou à Tribuna do Norte: [27]
" Após inaugurado, 💻 o Juvenal Lamartine deu nova dimensão ao futebol de Natal, acirrando a rivalidade entre ABC e América ao longo dos 💻 anos e recebendo visitantes ilustres [...
] " - Rubens Lemos Filho.
Década de 1930: primeira partida internacional da história do futebol 💻 potiguar e jejum de títulos
Time do América em 1932.
Após o terceiro bicampeonato de 1930/1931, o América amargou 15 anos sem 💻 vitórias locais, voltando a ser campeão só em 1946.
Em 1931, um fato bastante curioso ocorreu: o América foi responsável pela 💻 primeira partida internacional de futebol da história do Rio Grande do Norte.
O adversário foi a equipe inglesa Royal Navy Football 💻 Association (ou simplesmente Royal Navy FA).
O time realizava bonus bullsbet primeira visita ao Brasil e Natal foi escolhida como primeira parada.
Eles 💻 vieram no enorme cruzador inglês chamado "H.M.
S Dauntless" e desembarcaram no Porto de Natal, às margens do Rio Potengi, na 💻 tarde do dia 27 de agosto de 1931.[28]
Atual bicampeão estadual na época, a equipe do América era considerada a melhor 💻 do Rio Grande do Norte.
Logo que a partida foi anunciada, marcada para o dia 30 de setembro de 1931 (um 💻 domingo), criou-se um clima de euforia na tranquila cidade de Natal.
Afinal, não era qualquer dia que acontecia um confronto desse 💻 porte.
O jogo, então, foi marcado para o Estádio Juvenal Lamartine, recém inaugurado.
Jack Romaguera, diretor da Companhia Força e Luz, responsável 💻 pelos transportes urbanos na capital potiguar, mandou aumentar o número de bondes e ônibus para trazer a maior quantidade de 💻 torcedores para apoiarem, claro, a equipe do América.
Os preços dos ingressos: 3 mil réis a arquibancada.
Idosos, crianças e o pessoal 💻 da "geral" pagariam mil réis, e quem fosse de carro era cobrado o valor de 2 mil réis por pessoa.
Como 💻 haviam muitos morros e barrancos ao redor do JL na época, quem não podia pagar assistia o jogo de qualquer 💻 forma.
O América venceu a equipe inglesa por 4 a 2, levando bonus bullsbet torcida à loucura nas arquibancadas do acanhado Juvenal 💻 Lamartine.
Acióli, Glicério e Hemetério marcaram pro América.
Após boa jogada de Acióli, atacante americano, o zagueiro inglês tenta interceptar, marcando gol 💻 contra e dando números finais a partida.
Lynch e Robson marcaram os gols da equipe europeia.
[29]Anos 1940 e 1950
América bicampeão em 💻 1957.
A equipe alvirrubra repetiu o bom desempenho em competições estaduais, conquistando o bicampeonato em mais três ocasiões: 1948/1949, 1951/1952 (sendo 💻 campeão neste ano com 100% de aproveitamento), e 1956/1957.
O destaque dessa época foi o atacante Saquinho, tido como um dos 💻 maiores centroavantes que já vestiu a camisa alvirrubra potiguar.
Naquela equipe de 1957, ainda tiveram outros destaques, como Wallace Costa, Juarez, 💻 Gilvandro e Cezimar.
No último título antes de se licenciar, o Mecão venceu o ABC em um Juvenal Lamartine lotado - 💻 com renda recorde de mais de 136 mil cruzeiros, com dois gols de Saquinho.
Paulo Isidro marcou para o rival.
Naquele jogo, 💻 o América entrou em campo com: Marçal; Maurício e Chico; Papagaio, Edvaldo e Mauro; Gilvandro, Juarez, Saquinho, Wallace e Cezimar.
Técnico: 💻 Álvaro Barbosa.
Nas edições de 1949 e 1952, o Mecão se sagrou campeão estadual de forma invicta.
Anos 60: Período licenciado e 💻 volta em grande estilo
Time do América campeão de 1967.
Após um largo período licenciado da Federação (de 1960 a 1965) para 💻 construção de bonus bullsbet sede social, o América voltou a ser campeão em 1967, contando com um time bastante caseiro, mas 💻 com jogadores de destaque, como Véscio e Evaldo Pancinha, sob o comando do técnico Edésio Leitão.
Nesse ano, a final foi 💻 contra o Riachuelo, do então jovem Marinho Chagas, que havia vencido o segundo turno.
Na decisão, um melhor de três, no 💻 qual o América venceu o primeiro e empatou o segundo e terceiro, com gol de Bagadão ao 38 minutos do 💻 segundo tempo, garantindo o título ao Mecão.
Essa vitória propiciou a participação do América na Taça Brasil (o Campeonato Brasileiro da 💻 época) de 1968, sendo a primeira participação da história do clube em uma competição nacional.
Em 1969, foi campeão estadual após 💻 uma série de jogos finais contra seu principal rival, na qual perdeu o primeiro jogo por 3 a 0, empatou 💻 o segundo sem gols, e precisava de uma vitória no último jogo para forçar uma quarta partida.
Ela veio a partir 💻 dos pés do atacante Alemão, que marcou nos últimos minutos do jogo, quando a torcida alvinegra já comemorava o título.
Na 💻 quarta partida, o Alvirrubro venceu por 2 a 0 seu principal rival, com gols de Bagadão e Alemão, e se 💻 sagrou campeão do Estado.
Anos 1970: Início da Era Machadão grandes esquadrões do "Orgulho do RN"
Nos anos 1970, a equipe natalense 💻 marcou presença em campeonatos brasileiros, emergindo e se consolidando no cenário nacional.
1972: Inauguração do Estádio Castelão
A inauguração se deu com 💻 uma rodada dupla.
A partida preliminar foi disputada entre ABC e América, e terminou em 1 a 0 para o time 💻 alvinegro, sendo o jogador William o primeiro a marcar um gol nesse estádio.
Na partida principal, o time do Vasco da 💻 Gama jogou com a Seleção Brasileira Olímpica, num jogo que ficou empatado sem gols.
1973: Campeão da Norte-Nordeste e boa campanha 💻 no Brasileiro
Luís Carlos Scala, um dos pilares do América no título de 1973.
Em 1973, buscando reforçar bonus bullsbet equipe para o 💻 Campeonato Brasileiro, o América investe na contratação do ex-zagueiro e ídolo do Botafogo, Sebastião Leônidas, que foi treinador do clube 💻 carioca no ano anterior.
Além disso, trouxe alguns jogadores, como o grande zagueiro Luís Carlos Scala, ídolo do Internacional e que, 💻 à época, jogava no Botafogo, Hélcio Jacaré (que posteriormente viria a se tornar um dos maiores ídolos do clube) e 💻 Gilson Porto, ex-jogador do Corinthians e Fluminense.
Ficou em 25º lugar, dentre os 40 times que disputavam a competição.
O time base 💻 era: Ubirajara; Ivan Silva, Scala, Mário Braga e Cosme; Paúra, Garcia e Hélcio Jacaré; Almir, Santa Cruz e Gilson Porto.
Técnico: 💻 Sebastião Leônidas.
Ainda no ano de 1973, o América conquistou a Taça Almir de Albuquerque, que foi uma premiação simbólica oferecida 💻 pela revista esportiva Placar aos times do Norte e Nordeste melhores colocados na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Futebol 💻 daquele ano.
Durante a bonus bullsbet campanha para fazer jus ao troféu, o América de Natal disputou 7 jogos na primeira fase, 💻 vencendo 4 e empatando 3.
Marcou 11 gols e tomou 4.[30]
Vitória contra o Vasco da Gama em pleno São Januário em 💻 1975
No dia 27 de setembro de 1975, o América visitou o Vasco, atual campeão brasileiro, em São Januário.
Na ocasião, os 💻 vascaínos eram franco favoritos e foram surpreendidos pelos americanos com um gol do atacante Washington, aos 20 minutos do segundo 💻 tempo.
Pela primeira vez, um clube potiguar vencia uma equipe carioca.[31][32]
O resultado fez um milionário, o goiano Miron Vieira de Souza, 💻 que acertou sozinho os 13 pontos do concurso 254 da loteria esportiva.Ele ganhou Cr$ 22.068.
209,00, até então o maior prêmio 💻 pago no mundo a um apostador esportivo.
Recorde de público
O maior público do Clássico Rei aconteceu no campeonato estadual de 1976, 💻 no dia 04 de julho de 1976, no Estádio Machadão (ainda chamado de Castelão).
Na ocasião as torcidas de ABC e 💻 América colocaram 50.
486 pagantes no antigo estádio da Lagoa Nova.
Este é o maior público pagante registrado no Rio Grande do 💻 Norte.
Ficha Técnica:
4 de julho de 1976 ABC 1 - 2 América Castelão
Zé Carlos Olímpico 61' Ivanildo Arara 29'
Alberi 58' Público: 💻 50,486Renda: Cr$ 628.060,00
Árbitro: Oscar Scolfaro
ABC: Hélio Show, Fidélis, Pradera, Vagner e Vuca (Orlando); Drailton e Danilo Menezes; Noé Silva, Zé 💻 Carlos (Zé Carlos Olímpico), Reinaldo e Macunaíma.
Hélio Show, Fidélis, Pradera, Vagner e Vuca (Orlando); Drailton e Danilo Menezes; Noé Silva, 💻 Zé Carlos (Zé Carlos Olímpico), Reinaldo e Macunaíma.
América: Otávio; Olímpio, Joel Santana, Odélio e Cosme; Juca Show, Alberi e Hélcio 💻 Jacaré; Ronaldinho, Pedrada (Washington) e Ivanildo Arara.
Otávio; Olímpio, Joel Santana, Odélio e Cosme; Juca Show, Alberi e Hélcio Jacaré; Ronaldinho, 💻 Pedrada (Washington) e Ivanildo Arara.
Expulsão: Hélcio Jacaré
A batalha campal de 77: campeão na bola, na pancadaria e no tapetão
Alberi, craque 💻 do América, em 1977.
Em 1977, o América foi campeão estadual de maneira polêmica.
No ABC, havia o pacto de não deixar 💻 o Alvirrubro ser campeão, pois Alberi estava no Mecão e a Frasqueira não iria gostar.
Com isso, no jogo final, no 💻 dia 18 de setembro de 1977, houve uma briga generalizada, causada por um desentendimento entre Ivanildo, jogador do América e 💻 Anderson, jogador do ABC, após uma falta marcada para o Alvinegro.
Após criar-se um clima de batalha campal, Pradera, zagueiro do 💻 ABC, veio em direção de Alberi, para tentar agredi-lo.
O camisa 10 do América, em defesa pessoal, acertou um chute no 💻 rosto de Pradera, causando revolta no jogador alvinegro.
O árbitro paulista Faville Neto expulsou todos os jogadores e encerrou o jogo 💻 aos 29 minutos do segundo tempo.
O jogo foi para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que, por unanimidade, deu ganho 💻 de causa ao América, oficializando o título estadual do Alvirrubro.[33][34]
A melhor participação do América nos antigos campeonatos nacionais foi no 💻 Campeonato Brasileiro de Futebol de 1977, quando conseguiu um 17º lugar entre 62 clubes.
O América participou de 11 competições seguidas, 💻 de 1973 a 1983.
A partir daí, o América passou a ser conhecido como Orgulho do RN.
1979-1983: Tetracampeonato potiguar e maior 💻 invencibilidade da história do Clássico Rei
Lateral-direito Ivan Silva sendo carregado pela torcida americana após a conquista do tetracampeonato estadual, em 💻 1982.
Em 1979, o clube iniciou a bonus bullsbet maior série de vitórias no campeonato estadual, sendo tetracampeão de 1979 a 1982, 💻 ficando dois anos e vários jogos sem perder para nenhuma equipe do Rio Grande do Norte.
A equipe do América campeã 💻 em 1982 é considerada, até hoje, uma das melhores equipes tecnicamente da história do futebol potiguar.
Sob o comando do técnico 💻 Caiçara, que havia sido contratado para substituir Laerte Dória - que deixou o Mecão no início do primeiro turno -, 💻 o Alvirrubro foi campeão invicto, conquistando o inédito tetracampeonato.
Além disso, teve a maior invencibilidade da história do Clássico Rei.
Entre os 💻 anos de 1980 e 1983, o clube alvirrubro ficou 24 partidas oficiais sem perder para seu maior rival.
Foram, no total, 💻 7 vitórias e 17 empates:1980 - 5 jogos
Campeonato Estadual – 02/11/1980 - América 4 x 1 ABC (Marinho Apolônio (3) 💻 e Paulo César Cascavel / Jonas)
Campeonato Estadual – 16/11/1980 - América 2 x 0 ABC (Paulo César Cascavel e Didi 💻 Duarte)
Campeonato Estadual – 19/11/1980 - América 2 x 1 ABC (Didi Duarte e Marinho Apolônio / Juarez)
Campeonato Estadual – 29/11/1980 💻 - América 1 x 1 ABC (Paulo César Cascavel / Jonas)
Campeonato Estadual – 01/12/1980 – América 0 x 0 ABC1981 💻 – 9 jogos
Taça Cidade do Natal -12/04/1981 – América 0 x 0 ABC
Taça Cidade do Natal – 15/04/1981 – América 💻 1 x 1 ABC (Didi Duarte / Noé Soares)
Taça Cidade do Natal – 24/05/1981 - América 1 x 1 ABC 💻 (Norival / Juarez)
Taça Cidade do Natal – 27/05/1981 – América 0 x 0 ABC
Campeonato Estadual – 12/07/1981 – América 1 💻 x 0 ABC (Norival)
Campeonato Estadual – 02/08/1981 – América 1 x 1 ABC (Norival / Alberi)
Campeonato Estadual – 13/09/1981 – 💻 América 1 x 1 ABC (Sandoval / Noé Soares)
Campeonato Estadual – 18/10/1981 – América 0 x 0 ABC
Campeonato Estadual – 💻 29/11/1981 - América 3 x 2 ABC (Sandoval, Miltão e Beca / Juarez e Peri)1982 – 10 jogos
Taça Cidade do 💻 Natal – 24/04/1982 – América 1 x 1 ABC (Didi Duarte / Pernambuco)
Taça Cidade do Natal – 23/05/1982 - América 💻 2 x 0 ABC (Curió e Didi Duarte)
Taça Cidade do Natal – 19/06/1982 - América 3 x 3 ABC (Tulica, 💻 Curió e Arié (contra) / Marinho Apolônio, Noé e Alberi)
Taça Cidade do Natal – 23/06/1982 – América 0 x 0 💻 ABC
Taça Cidade do Natal – 09/07/1982 - América 1 x 1 ABC (Severinho / Marinho Apolônio)
Campeonato Estadual – 22/08/1982 – 💻 América 0 x 0 ABC
Campeonato Estadual – 10/10/1982 - América 2 x 1 ABC (Silva (2) / Neinha)
Campeonato Estadual – 💻 14/11/1982 – América 0 x 0 ABC
Campeonato Estadual – 17/11/1982 – América 0 x 0 ABC
Campeonato Estadual – 21/11/1982 - 💻 América 2 x 2 ABC (Júnior e Silva / Soares e Neinha)
Final da década de 1980 e início dos anos 💻 90: hegemonia e domínio alvirrubro
Marinho Chagas no América, em 1985.
Em 1985, o América contratou o lateral-esquerdo Marinho Chagas, eleito melhor 💻 lateral da Copa do Mundo de 1974, trazido, à época, pelo empresário Flávio Rocha.
Mas, o Mecão foi vice-campeão estadual daquele 💻 ano, perdendo a final para o Alecrim.[1]
Comemoração do bicampeonato estadual em 1988.Diário de Natal.
Após quatro anos sem ser campeão potiguar, 💻 em 1987 o Alvirrubro quebrou a sequência de títulos do Alecrim, emendando um tricampeonato estadual (1987/1988/1989).
Em 1987, garantiu o título 💻 ao vencer o Baraúnas por 2 a 1 no jogo final.
No ano seguinte, em 1988, o time comandado por Ferdinando 💻 Teixeira empatou em 0 a 0 com o ABC (que, à época, era comandado pelo ex-meia e ídolo do América, 💻 Didi Duarte) com o Machadão - ainda chamado de Castelão - lotado, com mais de 28 mil pessoas, garantindo o 💻 bicampeonato.
O tri veio em 1989, após um novo empate sem gols com o ABC.
Teve bonus bullsbet sequência de títulos interrompida pela 💻 conquista do Alvinegro em 1990.
Porém, em 1991 voltou a levantar a taça, sendo bi em 1992.
Perdeu a chance do tricampeonato 💻 em 1993, quando venceu o primeiro turno e foi decidir o segundo com o rival ABC, jogando com a vantagem 💻 do empate.
Com grandes jogadores na equipe, como os meias Mendonça e Souza, e o atacante Bebeto, a equipe comandada pelo 💻 técnico Baltazar Germano perdeu o segundo turno para o ABC ao ser derrotado por 3 a 1 na final, com 💻 Joãozinho e Sérgio China, duas vezes, marcando para o Alvinegro.
Bebeto marcou para os americanos.[35]
Como o rival também venceu o terceiro 💻 turno, jogava pelo empate na final geral.
Foi o que aconteceu.
América e ABC empataram sem gols na final, garantindo o título 💻 estadual do Alvinegro e quebrando a hegemonia do Mecão.
1996: Reviravolta no Estadual e vice-campeonato da Série B
Após conquistar o bicampeonato 💻 potiguar (1991/1992), o América vinha de 3 anos sem conquistar um título estadual, começando o ano de 1996 pressionado pela 💻 campanha ruim no Potiguar e modesta na Série B em 1995.
Porém, o início de temporada não foi nada positivo.
O Mecão 💻 viu o seu maior rival, o ABC, ser campeão do hexagonal que decidiu o primeiro turno do certame, com o 💻 América nem se classificando entre os seis participantes do playoff.
No entanto, uma crise interna no rival culminou na saída de 💻 Ferdinando Teixeira, velho conhecido da torcida americana, com quem foi bicampeão estadual em 1988 e 1989.
Com isso, o técnico acertou 💻 o seu retorno ao América.[36]
O América, com uma equipe formada praticamente quase toda por jogadores revelados nas categorias de base 💻 do clube, se reforçou com o meia Moura e o atacante Wanderley, ambos vindos do Sport.
Após organizar a equipe, o 💻 Mecão conquistou o segundo turno ao vencer o ABC por 1 a 0, com gol de Wanderley no "apagar das 💻 luzes", aos 45 minutos do segundo tempo, calando a torcida abecedista, que já comemorava o tetracampeonato estadual nas arquibancadas do 💻 Machadão.
Com o título do segundo turno, o América forçou uma final geral.
Nos dois jogos das finais, ambos realizados no Estádio 💻 Machadão, o América se impôs sobre o ABC e venceu os dois jogos.
O primeiro, com gol de Moura, e o 💻 segundo e decisivo jogo com gol de Wanderley, sacramentando o título estadual de 1996 e frustrando a torcida alvinegra.
Após o 💻 título estadual, o América chegou confiante e com moral na Série B.
Na estreia da competição, empatou em 1 a 1 💻 com o Náutico e, no segundo jogo em casa, venceu o bom time do Santa Cruz por 1 a 0, 💻 gol do atacante Wanderley, após empatar com o CRB e vencer o Central, ambos fora de casa.
Na primeira fase, o 💻 América fez uma boa campanha, ficando em segundo lugar na fase de grupos, com 14 pontos ganhos, se classificando para 💻 a segunda fase.
Na segunda fase, eliminou o Atlético Goianiense vencendo por 2 a 0 em Natal.
Contra o Moto Club, na 💻 terceira fase, após empate sem gols no Maranhão, o América aplicou um sonoro 4 a 0 no jogo da volta 💻 em Natal, chegando ao quadrangular final.
No quadrangular decisivo, o América somou 9 pontos, ficando em segundo lugar, colocando um pé 💻 na Série A após vitória emocionante contra o União São João por 2 a 1 na 5ª rodada, com gols 💻 de Washington Lobo e Carlos Mota, aos 47 minutos do segundo tempo.
Porém, sacramentou seu acesso no Paraná.
A equipe foi derrotada 💻 pelo Londrina por 3 a 1 no Estádio do Café, mas contou com o empate de Náutico e União São 💻 João para subir para a elite do futebol brasileiro.
Ao todo, a equipe potiguar fez 30 pontos, estando de volta à 💻 Série A depois de 13 anos.
Campeonato Brasileiro 1997 e 1998
No Campeonato Brasileiro de 1997, o América fez uma boa campanha, 💻 conseguindo vitórias ou empates importantes enquanto jogou no Machadão, a ponto de permanecer invicto, em casa, até a última rodada, 💻 quando sucumbiu diante do São Paulo , mas que naquela oportunidade já tinha a certeza da permanência na elite do 💻 futebol nacional no ano seguinte, ficando em 16º lugar com (7V, 9E, 9D) na frente de equipes tradicionais como Corinthians, 💻 Atlético Paranaense e Cruzeiro.
Um detalhe daquele elenco é que, embora contasse com alguns jogadores já conhecidos no cenário nacional como 💻 o goleiro Emerson (ex-Flamengo), lateral-esquerdo Denys (ex-Palmeiras), centroavante Gian (ex-Vasco) e o meio-campista Moura (Sport e futebol japonês) , a 💻 equipe manteve diversos pratas da casa, inclusive assumindo a camisa de titular como o zagueiro Gito e os meios de 💻 campo Carioca e Biro-Biro.
O destaque da equipe naquele certame, sem dúvidas, foi o zagueiro Gito que se tornou o artilheiro 💻 com 09 gols, a maioria deles em cobranças de faltas da intermediária do campo.
No Campeonato Brasileiro de 1998, o América 💻 iniciou confiante em repetir a boa campanha do ano anterior, com basicamente o mesmo time de 1997 com poucas baixas 💻 fazendo certas contratações como por exemplo o atacante Paulinho Kobayashi que se tornou um dos idolos do clube.
O América mostrou 💻 esforço nas partidas, mas tendo um longo tempo sem vitórias nas rodadas do campeonato, atrapalhando bastante o desempenho do time 💻 potiguar na tabela, destaque as vitórias sobre o Cruzeiro no Estádio Mineirão e em Natal sobre o Flamengo, ao fim 💻 do campeonato o América foi rebaixado em 24º.
Pôster da equipe campeã do Nordeste em 1998.
Campeão da Copa do Nordeste
Na Copa 💻 do Nordeste de 1998, as 16 equipes participantes foram divididas em 4 grupos (A, B, C e D), com 4 💻 times em cada grupo.
O América ficou no grupo C, ao lado de Botafogo-PB, Náutico e Fluminense de Feira.
Estreou bem, vencendo 💻 o Náutico nos Aflitos e empatando com o Flu de Feira no Jóia da Princesa.
Mesmo após a demissão do técnico 💻 Renato Trindade, que deixou o América após uma derrota para o Alecrim, no Estadual, venceu o Botafogo-PB por 3 a 💻 2 no Machadão sob o comando do técnico interino Severinho.
Porém, a sequência invicta foi interrompida por duas derrotas consecutivas: contra 💻 o Flu de Feira, em pleno Machadão, e contra o Botafogo-PB no Almeidão.
No entanto, o Alvirrubro voltou a vencer na 💻 última rodada, contra o Náutico, aplicando uma goleada histórica de 5 a 0 no clube pernambucano em Natal.
Assim, se classificou 💻 para a próxima fase da competição em segundo lugar no grupo C, com 10 pontos ganhos, 3 a menos que 💻 o líder Botafogo-PB, que obteve 13.
No quadrangular (válido pela segunda fase), o Mecão ficou ao lado de Santa Cruz, Ceará, 💻 e o seu maior rival, o ABC.
Na segunda fase, um desempenho indiscutível: em 6 jogos, 5 vitórias e apenas uma 💻 derrota, na última rodada, para o Santa Cruz no Arruda, ficando em primeiro lugar do grupo, com 15 pontos ganhos, 💻 e indo enfrentar o Vitória na final da competição.[37]
Como tinha feito melhor campanha que o clube baiano, o América tinha 💻 a vantagem de jogar o segundo jogo da final em casa.
Após perder por 2 a 1 no Barradão, com gols 💻 de Evando e Flávio para o rubro-negro, e Leonardo marcando para o América, a equipe potiguar precisava reverter a vantagem 💻 dos baianos no jogo da volta, em Natal.
Héroi do título alvirrubro, o volante Carioca foi expulso pelo árbitro Francisco Dacildo 💻 Mourão após reclamar do tempo de acréscimo.
Porém, após um efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico do clube, ele esteve apto 💻 para o segundo jogo, marcando o gol do título americano.[38]
Com isso, sagrou-se campeão derrotando o Vitória na final por 3 💻 a 1, gols de Paulinho Kobayashi, Biro-Biro e Carioca.
Apesar do Estádio Machadão estar com uma parte de suas arquibancadas interditada, 💻 a torcida rubra lotou o estádio, com um público de 23.
412 pagantes, e empurrou o América para mais um título, 💻 que lhe deu direito à participação numa competição internacional, a extinta Copa Conmebol de 1998, hoje Copa Sul-Americana.
[39] O América 💻 entrou em campo naquela noite chuvosa de 4 de junho com a seguinte escalação: Gabriel; Gilson, Paulo Roberto, Lima e 💻 Rogerinho; Montanha, Carioca, Moura e Biro Biro; Kobayashi e Leonardo.
Técnico: Arturzinho.
Início da década de 2000
Em 1999, o América foi vice-campeão 💻 estadual após a fatídica final contra o ABC, vencida pelos alvinegros por 1 a 0 com gol contra do zagueiro 💻 americano Marcelo Fernandes.
Após campanha irregular na Série B, a equipe foi rebaixada para a Série C.
Porém, foi "beneficiado" pelo Caso 💻 Sandro Hiroshi [40], imbróglio entre São Paulo, Botafogo, Internacional e Gama, que culminou na criação da Copa João Havelange.
O Alvirrubro, 💻 então, ficou no Módulo Amarelo em 2000, equivalente à Série B da época.
Na Copa do Brasil de 2000, o América 💻 chegou as fases finais pela primeira vez.
Na primeira fase, eliminou o Sport nos pênaltis por 4 a 2 após perder 💻 em casa por 1 a 0, em Recife venceu o rubro negro também por 0 a 1, se classificando.
Na segunda 💻 fase, eliminou o Sampaio Corrêa vencendo em Natal por 2 a 1 e empatando no Maranhão por 2 a 2.
Na 💻 terceira fase, fez uma grande virada contra o Remo após perder no Pará por 2 a 0 e revertendo o 💻 placar em Natal após goleada acachapante por 6 a 2, conseguindo a classificação.
Chegando nas oitavas de final, disputa contra o 💻 futuro vice-campeão, o São Paulo, perdendo os dois jogos.
No Machadão, por 3 a 1; e no Morumbi, por 3 a 💻 2, sendo eliminado.
Em 2002 e 2003, o América foi bicampeão no Campeonato Potiguar de Futebol.
Em 2002, foi campeão após empatar 💻 com o Corintians de Caicó por 1 a 1, gol do meia Ricardo Miranda, em uma "revanche" da edição anterior, 💻 em 2001, quando o América foi vice para a equipe caicoense após perder no Estádio Marizão por 1 a 0, 💻 gol do atacante Pedro Costa.
Em 2003, foi campeão após derrotar o São Gonçalo por 3 a 2 no Estádio Machadão, 💻 com gols de Helinho, Sandro Gaúcho e David.
Da C para A em apenas dois anos: 2005 e 2006
Em 2004 houve 💻 o amargo rebaixamento à Série C.
Nisto culminou numa ascensão meteórica, até então jamais vista no futebol brasileiro, com dois acessos 💻 seguidos.
Liderado pelo meia Leandro Sena e o atacante Paulinho Marília, o Mecão retornou à Série B, sob o comando do 💻 técnico Luiz Carlos Martins, que foi contratado após a saída de Miluir Macedo.
O jogo que garantiu o acesso foi o 💻 empate sem gols contra o Ipatinga no Estádio João Lamego Netto.[41]
Após conseguir o acesso para a Série B em 2005, 💻 sendo vice-campeão brasileiro da Série C, o América novamente fez uma grande campanha em 2006, liderados pelo maior ídolo da 💻 história, o maestro Souza, craque "nascido" no América, que retornou ao seu clube do coração após passagens pelos principais clubes 💻 do Brasil, e ficou em quarto lugar, posição que o garantiu no Campeonato Brasileiro de 2007.
O clube conseguiu o acesso 💻 para a série principal do Campeonato Brasileiro, encerrando bonus bullsbet participação na Série B 2006 em quarto colocado, sendo seu último 💻 jogo contra o Atlético Mineiro, no estádio Mineirão, que terminou empatado em 2 a 2, sendo a partida transmitida pela 💻 Rede Globo para todo o país.
No confronto em questão, foi registrado o maior público do campeonato: 74.694 espectadores.
A equipe que 💻 atuou nessa partida foi: Fabiano; Eduardo Arroz, Roni (Leandro Sena) e Robson; Adriano Peixe, Fernando Lombardi, Magal, Paulinho Kobayashi (Max) 💻 e Souza; Paulo Isidoro e Du.
Técnico: Heriberto da Cunha.
No campeonato, o aproveitamento da equipe jogando no Estádio Machadão foi excelente.
Lá, 💻 em 19 jogos, perdeu apenas três, para Ituano, Paysandu e Santo André.
[42]Utilidade Pública
Em 9 de dezembro de 2005 pela lei 💻 municipal n.º 5.
697 foi criado o Dia do América Futebol Clube.
A data comemorativa no calendário da cidade homenageia a fundação 💻 do clube, sendo comemorada no mesmo dia 14 de julho.
[43] No dia 3 de outubro de 2003, foi publicado no 💻 Diário Oficial de Município a Lei n.° 5.
493, de autoria do vereador Hermano Morais, reconhecendo o América Futebol Clube, como 💻 de Utilidade Pública Municipal.
A crise dos 4 anos: 2007 a 2010
Foi em 2007 que a crise se instalou no time 💻 potiguar.
Perdeu o título estadual para o ABC, com o placar de 5 a 2 no último jogo da final.
[44] Na 💻 Copa do Brasil, enfrentou o Fluminense (que viria, posteriormente, a ser campeão daquela edição) na segunda fase, perdendo o jogo 💻 de ida no Frasqueirão, em Natal, por 2 a 1 e vencendo no Maracanã por 1 a 0.
Mesmo com a 💻 vitória, acabou eliminado com os 2 gols fora dos tricolores.[45][46]
Em 12 de maio de 2007, o América fez bonus bullsbet estreia 💻 na Série A diante do Vasco da Gama, na reinauguração do Estádio Machadão, que fora reformado para atender às previsões 💻 de grande público.
O América foi batido pelo time cruzmaltino pelo placar de 1 a 0, com gol de André Dias, 💻 aos 20 minutos do segundo tempo.
Mas, em compensação, a torcida se fez presente no estádio e marcou o maior público 💻 da rodada, 26.469 pessoas.[47]
Na segunda partida, o Alvirrubro foi até Santos enfrentar o Peixe, era de se esperar uma vitória 💻 da equipe santista, porém o América conseguiu um triunfo em plena Vila Belmiro, vencendo o Santos pelo placar de 3 💻 a 2, com 3 gols marcados por um só jogador, o zagueiro Edson Borges, ainda levando em conta que o 💻 time americano jogava com uma a menos devido a expulsão de Geovane no decorrer da partida.[48]
Mas depois, o América amargou 💻 sete jogos sem vencer (6 derrotas e 1 empate), voltando a conquistar 3 pontos só em 6 de julho, em 💻 Curitiba contra o Paraná, pelo placar de 1 a 0.
Em seguida, perdeu para o Internacional e para o Atlético Mineiro, 💻 venceu o Atlético Paranaense e não pontuou mais até o final do 1º turno.
Os 3 primeiros pontos do segundo turno 💻 só vieram contra o Paraná, na nona rodada.
Mesmo com a péssima campanha no campeonato, o time rubro obteve uma média 💻 de público de 9.
730 por jogo, ficando na frente de Figueirense, Paraná, Santos e Juventude.
Ao final do campeonato o América 💻 de Natal foi rebaixado para a Série B com apenas 17 pontos.
Em 2008, o clube potiguar disputou a Série B, 💻 por onde passou por mais um aperto, porém bastante menor do que o de 2007.
O clube terminou em décimo quinto 💻 com 46 pontos ganhos, se livrando do rebaixamento vencendo o Corinthians na última rodada.
No ano de 2009, no mesmo campeonato, 💻 se livrou mais uma vez do rebaixamento após uma sequência de vitórias contra Vila Nova, Figueirense e Ipatinga no Machadão 💻 e empatar, na última rodada, com o Ceará em pleno Castelão lotado.
Com isso, permaneceu na segunda divisão uma diferença de 💻 2 pontos em relação ao primeiro rebaixado, o Juventude.
O jogador Lúcio Curió, destaque do América na temporada, foi vice-artilheiro do 💻 campeonato, com 15 gols marcados, 2 a menos que o artilheiro.[49][50][51]
Já em 2010, depois de 2 anos tentando fugir do 💻 rebaixamento, o time acabou sendo rebaixado para a terceira divisão ao perder de virada para o Brasiliense no Machadão lotado.
No 💻 entanto, a equipe alvirrubra já não dependia de suas próprias forças, tendo que torcer, também, por tropeços de Vila Nova 💻 e Guaratinguetá, adversários diretos na luta contra o rebaixamento, que venceram seus jogos.
Com isso, caiu para a Série C de 💻 2011.[52]
Em 2011, o América disputou a Série C e confirmou seu retorno para a Série B ao bater o Paysandu 💻 por 2 a 1 no Estádio Nazarenão, não passando sequer 1 ano na Série C e tendo seu retorno à 💻 2ª divisão do Campeonato Brasileiro.[53]
Campeonato Potiguar de 2012: Fim do jejum
Na estreia do Campeonato Potiguar de Futebol de 2012, o 💻 time alvirrubro teve como adversário o Caicó.
O jogo ocorreu no Nazarenão com um show do América de Natal, uma goleada 💻 de 5 a 0, gols marcados por Júnior Xuxa (três vezes), Zé Antônio e Isac.
Na segunda rodada, o time americano 💻 venceu o Palmeira pelo placar de 3 a 1.
Logo após amargou 4 rodadas sem marcar 3 pontos, foram 3 derrotas 💻 e 1 empate, dentre as derrotas uma foi para o ABC pelo placar de 4 a 2, no estádio Frasqueirão.
O 💻 América só voltou a vencer na sétima rodada e não parou, bateu o ASSU por 4 a 1, o Potiguar 💻 de Mossoró por 6 a 1 e por fim venceu o Santa Cruz-RN com um placar mais apertado, 2 a 💻 1.
O América de Natal conseguiu então garantir a classificação para a semifinal.
Enfrentou o Santa Cruz e venceu: 3 a 1 💻 para o Mecão, passando assim para a final do primeiro turno do campeonato e enfrentando o ABC, que bateu o 💻 Corintians de Caicó.
Na final, com jogos de ida e volta, o dragão caiu nos dois, pelo placar de 1 a 💻 0 para a equipe alvinegra.
Ao fim da última partida, o técnico Flávio Araújo pediu demissão.
O time vermelho da capital potiguar, 💻 após dois jogos da saída do último treinador, foi anunciado oficialmente a contratação de Roberto Fernandes como novo técnico.
Roberto Fernandes 💻 comandou seu primeiro jogo no América, no Campeonato Potiguar de Futebol de 2012 contra o Baraúnas, fora de casa e 💻 perdeu pelo placar de 1 a 0.
Depois a equipe embalou e venceu por 3 rodada consecutivas, inclusive venceu o clássico 💻 rei, porém não marcou mais 3 pontos nas 3 rodadas restantes, mas se classificou para a semifinal em quarto colocado.
Enfrentou 💻 o ABC na semifinal e ganhou, com placar de 2 a 1.
Partiu para a final do segundo turno e foi 💻 campeão diante do Baraúnas, venceu todos os dois jogos, o primeiro 4 a 1 e o segundo 2 a 0.
Na 💻 final do campeonato, onde se enfrentaria o campeão do primeiro e segundo turno, América e ABC duelaram nesta grande decisão.
No 💻 primeiro jogo, o América venceu de virada por 2 a 1, com gols de Isac e Lúcio.
Na segunda partida, venceu 💻 por 2 a 0, em pleno Frasqueirão, com gols de Wanderson e Fabinho.
O América entrou em campo com Fabiano; Norberto, 💻 Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Fabinho, Márcio Passos e Júnior Xuxa (Nata); Isac e Lúcio (Pingo).
Assim, o América 💻 consagrou-se campeão potiguar 2012.
Era Roberto Fernandes: 2012 - 2013
A Era Roberto Fernandes teve início no dia 5 de março de 💻 2012 e fim em 20 de julho de 2013.
[54] Flávio Araújo foi o técnico anterior, pediu demissão após ter perdido 💻 clássico contra o ABC, essa era a 3ª derrota seguida para o rival.
Roberto Fernandes comandou o América de Natal em 💻 91 partidas oficiais, foram 40 vitórias, 24 empates e 27 derrotas, tendo um aproveitamento aproximado de 52,8%.
Conquistou o Campeonato Potiguar 💻 2012.
No tempo que esteve no comando do América ele nunca perdeu para o maior rival, ABC, foram 8 jogos disputados 💻 e nenhuma derrota.
Em 2012, Roberto Fernandes fez uma boa campanha na Série B, liderou o campeonato por uma vez, esteve 💻 no G4 13 vezes, sendo 12 partidas seguidas, também nunca esteve abaixo da 10ª posição.
Começou bem, goleou o Goiás por 💻 5 a 2, em seguida venceu o Avaí, Guaratinguetá, empatou com o Vitória e venceu o Bragantino até perder para 💻 o São Caetano fora de casa.
Em 2013, as coisas balançaram.
Na Copa do Nordeste fez uma péssima campanha, acabou sendo demitido, 💻 porém voltou ao cargo após o primeiro jogo e primeira derrota do técnico substituto.
No Campeonato Potiguar esteve muito bem, manteve 💻 uma inacreditável e incrível invencibilidade de 18 partidas, tudo corria bem, até a perda do campeonato para o Potiguar de 💻 Mossoró, o América de Natal acabou por ser vice-campeão.
Na Série B 2013 não passou da 9ª rodada, caiu do cargo 💻 após a derrota para o Paraná, o clube havia apenas somado 6 pontos (1 vitória, 3 empates e 5 derrotas).
O 💻 treinador retornou ao clube nos últimos meses de 2014 e permaneceu até o outubro de 2015.
Nesse período ainda conquistou o 💻 título do campeonato potiguar, dando ao América o título de campeão centenário, uma vez que o time alvirrubro e seu 💻 maior rival local completaram 100 anos em 2015.
Pelo América, Roberto Fernandes já conquistou dois títulos para o clube, comandou o 💻 Mecão por 150 jogos com 69 vitórias, 36 empates e 45 derrotas, um aproveitamento de 54%.
Sob o seu comando, foram 💻 marcados 236 gols e sofridos 190.
2014: Início da Era Arena das Dunas, boa campanha na Copa do Brasil e rebaixamento
O 💻 ano de 2014 começa de forma especial para o América.
A Arena das Dunas, construída para a Copa do Mundo FIFA 💻 2014, é inaugurada.
A partir de então, o América mandará seus jogos num estádio padrão FIFA, estádio moderno e grande, com 💻 o gramado sendo um verdadeiro tapete.
O América começa a temporada disputando a Copa do Nordeste.
Nas quartas de finais o América 💻 consegue a classificação de forma heróica diante do CRB.
O América foi mal no primeiro jogo e perdeu por 2 a 💻 0 no Rei Pelé.
Todos já davam como certo a eliminação do Mecão, mas jogando na Arena das Dunas, o América 💻 surpreende o Galo e vence a partida por 4 a 0.
No final do campeonato ficou em 3º lugar, sendo eliminado 💻 na semifinal para o Ceará.
Pela Copa do Brasil o time fez grande campanha, chegando às quartas de finais.
Na primeira e 💻 segunda fase eliminou o Boavista-RJ e o Náutico, depois obteve uma classificação heróica contra o Fluminense.
No primeiro jogo o América 💻 foi derrotado em casa pelo time carioca por 3 a 0.
Quando todos já davam como certa a eliminação do América, 💻 o time surpreendeu e goleou, em noite inspirada no Maracanã, vencendo o Fluminense por 5 a 2 conseguindo a classificação.
Já 💻 nas oitavas eliminou o Athletico Paranaense.
Nas quartas de final acabou eliminado pelo Flamengo, obtendo o maior público do estádio, com 💻 mais de 30 mil pessoas.
Apesar da boa temporada que fazia, o América ia mal na Série B, e na última 💻 rodada perdeu e entrou na zona do rebaixamento, sofrendo seu segundo rebaixamento para a Série C nos últimos cinco anos.
No 💻 estádio, o América foi campeão estadual em 2014 e 2019, além da Copa Cidade do Natal em 2015 e 2016.
O 💻 pioneirismo na Arena
Em 26 de janeiro de 2014, o América de Natal fez a inauguração da Arena das Dunas em 💻 um partida válida pela Copa do Nordeste, o clube rubro venceu o Confiança pelo placar de 2 a 0.
O primeiro 💻 gol da Arena foi marcado pelo zagueiro Adalberto.
Naquela ocasião o América entrou em campo com: Andrey; Adalberto, Edson Rocha e 💻 Cléber; Fabinho, Márcio Passos, Jean Cléber, Rafinha (Rubinho) e Raí (Régis Potiguar); Adriano Pardal e Alfredo (Isac).
Equipe comandada por Leandro 💻 Sena.
Gols foram marcados por Adalberto e Adriano Pardal.
No primeiro clássico disputado na Arena deu vermelho.
O Mecão venceu o ABC por 💻 1 a 0, gol de Adriano Pardal.
Além do primeiro gol marcado, da primeira vitória, do primeiro clássico vencido, o clube 💻 ainda foi o primeiro a levantar uma taça de campeão na Arena Fato ocorrido no dia 30 de abril de 💻 2014, naquele dia, o alvirrubro entrou em campo com: Fernando Henrique; Fabinho, Edson Rocha, Cléber e Alex Barros; Val (Marcelinho), 💻 Márcio Passos, Jean Cléber e Arthur Maia; Max (Isac) e Rodrigo Pimpão (Adriano Pardal).
Time comandado por Oliveira Canindé.
O Mecão foi 💻 campeão do Campeonato Estadual em partida contra o Globo FC, vitória no jogo de ida em Ceará-Mirim de 2 a 💻 1 e 0 a 0 em Natal.
Atualmente o recorde de público da Arena pertence ao América, 30.
575 espectadores, contra o 💻 Flamengo, pelas Quartas de final da Copa do Brasil de 2014.
Série D: 6 temporadas de insucessos ao título brasileiro
Em 2016, 💻 o América chegou na última rodada da Série C precisando vencer o Remo em pleno Estádio Mangueirão ou torcer por 💻 uma vitória do Salgueiro fora de casa, no Estádio Batistão, contra o Confiança, concorrente direto na luta contra o rebaixamento.
[55] 💻 Com o empate em 0 a 0 com o clube paraense e a vitória por 2 a 1 da equipe 💻 sergipana em Aracaju, o Mecão foi rebaixado para a Série D, disputando a competição pela primeira vez em 2017.
Depois de 💻 acumular fracassos nos famigerados "mata-matas" do campeonato entre 2017 e 2021, em 2022 o América fez diferente e conseguiu o 💻 acesso e, posteriormente o título do campeonato.
Após se classificar em segundo lugar no grupo 3 na primeira fase, no mata-mata 💻 eliminou os adversários Jacuipense e Moto Club, chegando as quartas de finais contra Caxias.
No jogo da ida, no Estádio Centenário, 💻 perdeu por 1 a 0, e precisava reverter o resultado em Natal.
Na volta, venceu por 3 a 1 de virada 💻 com 2 gols de Iago e com Téssio marcando aos 48 minutos do segundo tempo, se classificando a série C.
Na 💻 semifinal, derrotou o São Bernardo com duas vitórias.[56]
Na grande final, o América derrotou o Pouso Alegre na primeira partida com 💻 mais 30 mil pessoas na Arena das Dunas, por 2 a 0, e garantiu o troféu graças ao saldo de 💻 gols, após perder por 1 a 0 no jogo de volta, em Minas Gerais.[57].
Com isso, tornou-se a primeira equipe do 💻 Rio Grande do Norte a conquistar o título da Série D.
E, conquistou seu primeiro título nacional.
2022: o ressurgimento
Após as eliminações 💻 em 2021 para Campinense e Moto Club na Série D e Pré-Copa do Nordeste, respectivamente, iniciou-se uma campanha pelas torcidas 💻 organizadas para que Souza, maior ídolo da história do América, assumisse a presidência do clube.
[58] Souza aceitou o desafio e, 💻 mesmo sem cotas de Copa do Brasil e Copa do Nordeste, montou uma equipe competitiva, que foi vice-campeão estadual, perdendo 💻 o título para o seu maior rival, o ABC, após ser derrotado por 4 a 2 no Estádio Frasqueirão.[59]
Na Série 💻 D, o clube se envolveu em uma grande polêmica.
Edson Vieira, técnico contratado após a saída do interino Leandro Sena, não 💻 comandou a equipe no seu jogo de estreia, contra o Afogados, por não estar vacinado contra a Covid-19.
Vieira, então, foi 💻 demitido e João Brigatti foi contratado para substituí-lo.[60]
Porém, apesar de ser um técnico experiente, Brigatti não obteve bons resultados com 💻 o América na Série D.
Com muitos empates, o time era inconsistente e com desempenho muito abaixo do esperado.
Recebeu uma proposta 💻 para comandar o Manaus na Série C e deixou o Mecão, com Leandro Sena assumindo novamente a equipe de forma 💻 interina.[61]
Sena assumiu o time em crise, correndo o risco de nem passar da fase de grupos.
A classificação veio de forma 💻 dramática, após uma vitória heróica de virada contra o Sousa em pleno Estádio Marizão, com dois gols de Wallace Pernambucano, 💻 garantindo assim o Alvirrubro no mata-mata, enfrentando a Jacuipense na segunda fase.[62]
No primeiro jogo do mata-mata, fora de casa, o 💻 América venceu a Jacuipense por 1 a 0, gol marcado pelo veterano zagueiro Edson Silva.
Na volta, com quase 25 mil 💻 americanos lotando a Arena das Dunas, o Mecão empatou em 0 a 0 e avançou para as oitavas de final.[63]
Nas 💻 oitavas, o adversário do Gigante da Rodrigues Alves foi o Moto Club.
No jogo de ida, na Arena das Dunas, o 💻 América se impôs e venceu por 2 a 1.
Na volta, no Estádio Castelão, o Alvirrubro também venceu, por 1 a 💻 0, classificando-se para o famigerado jogo do acesso.
O adversário, dessa vez, seria o Caxias.[64]
No jogo de ida, no Estádio Centenário, 💻 em Caxias do Sul, o América foi derrotado por 1 a 0.
Mesmo com a derrota na ida, o clima em 💻 Natal na semana que antecedeu o jogo foi de total otimismo, com a carga total de ingressos para a partida 💻 sendo esgotada em dois dias.[65] [66]
E então, chegou o dia decisivo.
A torcida americana fez uma linda festa, recepcionando o ônibus 💻 da equipe na Avenida Prudente de Morais, numa bela demonstração de apoio incondicional.
O primeiro tempo da partida foi truncado, com 💻 poucas chances para ambos os lados.
No segundo tempo, o baque.
O Caxias abria o placar em plena Arena das Dunas, calando 💻 os mais de 28 mil torcedores presentes no estádio.
Naquele momento, o América estava novamente sendo eliminado na Série D.
O Alvirrubro, 💻 porém, reagiu rápido e empatou a partida com gol de Iago Silva, após cruzamento de Elvinho.
Era o gol que reacendia 💻 a esperança americana.
Aos 41 minutos do segundo tempo, numa arrancada pela esquerda, Wallace Pernambucano cortou pra dentro e chutou.
O goleiro 💻 adversário espalmou e a bola sobrou para Iago Silva, que chutou no canto e explodiu a Arena.Mecão na frente.
Aos 48 💻 minutos do segundo tempo, Téssio, num chute despretencioso, que desviou no rosto do seu companheiro de equipe, Frank, engana o 💻 goleiro André Lucas e coloca o Mecão de volta à Série C.
Era o gol do acesso.
A Arena, apreensiva, explode em 💻 festa.
A emoção tomou conta da torcida alvirrubra, que vibrava ensandecidamente a volta do clube a terceira divisão nacional.[67]
Para coroar a 💻 campanha, o América venceu o Pouso Alegre na final da Série D, conquistando o primeiro título nacional da bonus bullsbet história.
[68] 💻 2022, foi, sem dúvidas, o ano do ressurgimento americano.
SímbolosNome
Existem duas versões extraoficiais para a escolha do nome do América.
A primeira, 💻 é de que seus fundadores nutriam um apreço pelo America Football Club, do Rio de Janeiro.
A segunda, é de que 💻 o nome foi escolhido para rebater e, de certa forma, ironizar o rival ABC, que tem esse nome pelo Pacto 💻 do ABC, realizado entre Argentina, Brasil e Chile nos anos 1910.
Logo, se o rival representava esses países, o Alvirrubro representaria 💻 o continente inteiro.
Até hoje, não se sabe ao certo qual versão é verdadeira.
Escudo e cores
Inicialmente, o América tinha cores azul 💻 e branco, para diferenciar do Sport Club Natalense, de cores alvirrubras, fundado em 1904.
Após a bonus bullsbet extinção, o Mecão adotou 💻 as cores vermelho e branco, que utiliza até hoje.
[69] O seu escudo é formado por um círculo vermelho com o 💻 acrônimo AFC inserido na parte interna e, nas bordas, o nome do clube, junto do nome da cidade e do 💻 estado onde se localiza: Natal, no Rio Grande do Norte.[70]
Escudos do América Futebol Clube Primeiro escudo 1918 - 1940 1940 💻 - 1956 1957 - 1972 1973 - 1978 1979 - 1987 1988 - 1998 1999 - 2005 Escudo do Centenário 💻 (2015) 2006 - 2015 2015 - 2022 2023 - atualHino oficial
O hino oficial do América Futebol Clube tem letra de 💻 Behring Leiros e Hilton Acioli, que intitularam-no de "Eu sou América".
" O nosso time mostra a bonus bullsbet raça no jogo,
É 💻 o América, América
Vai conquistando o coração do povo no jogo,
E na torcida eu sou América
Eu sou América e tenho orgulho 💻 de ser,
Porque o América em tudo é o melhor
É alegria no esporte e no futebol
América, América (Bis)
Meu coração vibra nas 💻 suas cores
Eu sou América, América
É uma canção que canta mil amores, enfim,
Cantou América, América
Vamos em frente gente Americana
Mostrar que o 💻 nosso time entrou pra valer
Bola pra frente, quero ver jogando pra ganhar
América, América (Bis) "
O clube ainda tem outro hino 💻 - muito pouco lembrado e praticamente inutilizado - composto por Claudiomiro Batista de Oliveira, o Dozinho, em 1956, intitulado de 💻 "Salve o América".
[71]" Salve o América
És nossa tradição em futebol
Pelo marco de tuas vitórias
É grande a alegria para nós
Em te 💻 ver no gramado de novoAmérica! América!
Eterno rei do futebol do nosso povo
Quando o América entra no gramado
Traz alegria e grande 💻 animação
Combativo, disposto e temível
Sempre aplaudido pela multidãoSalve o América
O orgulho do esporte potiguar
Em tuas lutas sempre estaremos presentesPra te aplaudirPra 💻 te saudar "Uniforme
O tradicional uniforme do clube é a camisa vermelha, meiões vermelhos e calções brancos.
O seu segundo uniforme é 💻 ao contrário, com camisas e meiões brancos e calções vermelhos.
Ocasionalmente, podem ocorrer variações, como o uniforme todo vermelho ou todo 💻 branco.
UniformesMaterial esportivo
A produção de material esportivo, feito por uma empresa especializada, começou no América no ano de 1980, a empresa 💻 responsável por fazer as camisas do Mecão foi a Adidas.
A grande maioria de empresas que produziu camisas foram nacionais, porém, 💻 empresas internacionais já foram responsáveis pela produção do material.[72][73]
Histórico de fornecedores de material esportivo
Fornecedor Período Adidas 1980 - 1990 Umbro 💻 1991 - 1992 1993 - 1994 1995 - 1996 1997 Kappa 1998 Penalty 1998 - 1999 Umbro 1999 1999 - 💻 2000 2001 - 2005 2006 - 2008 2009 - 2010 2011 - 2013 Kappa 2014 - 2016 2016 - 2018 💻 2019 2019 - 2021 2021 - 2022 2022 -Mascote
Dragão, mascote do América.
O mascote do América é um dragão.
Antigamente, quando o 💻 clube mandava seus jogos no Machadão e Nazarenão, a presença do mascote, geralmente representado pelo torcedor-símbolo Baé, era frequente durante 💻 pré-jogo e intervalo, animando a torcida rubra, sobretudo as crianças.[74][75]
Estrutura e PatrimônioLoja Oficial
A Mecão Store, loja da marca própria do 💻 clube, foi inaugurada no dia 6 de julho de 2022, e fica localizada na área interna da Arena das Dunas.
Sede 💻 Social
Sede social do América F.
C na década de 1970.
Sede social do América atualmente.
Comprado por iniciativas do presidente José Gomes da 💻 Costa, em 1929, juntamente com Orestes Silva, o terreno foi adquirido junto ao estado, por 9 mil cruzeiros, com recursos 💻 próprios e doados ao América, todo o quarteirão onde hoje está plantado o seu maior patrimônio, o imponente edifício-sede do 💻 clube.
Participaram também da transação o Tenente Júlio Perouse Pontes, Clóvis Fernandes Barros e Osmar Lopes Cardoso.
O local, que no passado 💻 servia também de campo de treinamentos, era considerado muito distante.
O América foi o primeiro clube de futebol do Estado do 💻 Rio Grande do Norte a possuir sede própria, construída na gestão do Presidente Humberto Nesi e levantada a primeira pedra 💻 no dia 14 de julho de 1945, à Avenida Maxaranguape, considerada a primeira e mais antiga sede própria do clube.
Para 💻 construção da Sede Social, o maior bem do clube, o América esteve licenciado do futebol no período de 1960 a 💻 1965.
Construído com muito suor e dinheiro dos americanos, ficou pronta na gestão de Humberto Pignataro (grande responsável por bonus bullsbet construção) 💻 em 14 de julho de 1967, aniversário de 52 anos do clube, num dia festivo para a torcida americana.
Centro de 💻 Treinamento
Centro de Treinamento do América, em Parnamirim.
Foi comprado pelo então presidente Humberto Pignataro por Cr$ 60 mil, valor pago em 💻 12 prestações, um amplo terreno em área nobre de Natal.
Lá, foi construído a Pousada do Atleta, o primeiro centro de 💻 treinamento do clube, inaugurada em agosto de 1973.[76]
Na virada do século, de 1999 para 2000, o América entrou em uma 💻 grave crise financeira.
Com isso, os dirigentes se viram obrigados a vender o então centro de treinamento do clube, a "Pousada 💻 do Atleta", localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio.
Depois, transferiram as atividades esportivas do clube para Parnamirim, onde 💻 passou a funcionar o CT Dr.Abílio Medeiros.
Inaugurado em 1999, em uma área de 22 hectares, o Centro de Treinamento Abílio 💻 Medeiros foi reformado recentemente.
A reforma inclui a reorganização paisagística e urbanística, implementação de ares-condicionados tipo Splits nos alojamentos do time 💻 profissional, renovação do equipamento da academia, decoração com painéis em todo o centro, implementação de uma sala tecnológica, colocação de 💻 uma piscina com hidromassagem, reforma do piso dos vestiários e muitas outras melhorias do Centro de Treinamento do América.
Estrutura do 💻 CT
4 Campos de futebol oficiais;
1 Campo de treino para goleiros;1 Campo de areia
1 Departamento médico;
1 Sala de musculação;2 Refeitórios;
1 Cozinha 💻 Industrial;
1 Lavanderia Industrial;
1 Auditório para reunião e preleção;1 Sala de Imprensa;1 Mini capela;
1 Vestiário com chuveiros, banheiras com hidromassagem e 💻 área de massagem;
1 Alojamento para categoria profissional;
1 Alojamento para as categorias de base.
A Arena América
Em 2012 iniciou-se o projeto para 💻 a construção do seu próprio estádio, a Arena América.
A capacidade prevista é de 25.
000 pessoas ao final de bonus bullsbet construção.
Futebol 💻 Feminino
Em 2012, o América inaugurou o departamento de futebol feminino.
No mesmo ano, sagrou-se campeão estadual, se classificando para a Copa 💻 do Brasil daquele ano.
O grande destaque da equipe alvirrubra na temporada foi a multicampeã meia Formiga.
Eliminou o Botafogo-PB na primeira 💻 fase e foi eliminado na segunda para o Vitória-PE.
Porém, por falta de investimento, o projeto não seguiu adiante.
Em 2020, voltou 💻 a ter uma equipe feminina após acordo firmado pelo então presidente Ricardo Valério com o grupo que defendia o Cruzeiro 💻 de Macaíba.
[77] Na categoria, o América é bicampeão estadual (2012 e 2020).
No âmbito nacional, além da participação na Copa do 💻 Brasil em 2012, também participou do Campeonato Brasileiro Série A2 em 2021.
Títulos
Estaduais Competição Títulos Temporadas Campeonato Potiguar 2 2012, 2020Outros 💻 esportesFutsal
No futsal, o América de Natal é vice-campeão brasileiro (Taça Brasil de Futsal), tricampeão do Nordeste e o maior vencedor 💻 do RN, 38 estaduais e metropolitanos.
BasqueteBasquete
No basquete, em 2013, o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu o 3º 💻 lugar no Campeonato Brasileiro.
Em 2014, o time de basquete alcançou as semifinais do Brasileirão.
Basquete Paralímpico
O América Tigres, maior clube de 💻 basquete paralímpico do Rio Grande do Norte, tem como objetivo fomentar o basquetebol em cadeira de rodas no Estado; representar 💻 o estado em competições locais, regionais, nacionais e internacionais; lutar por políticas de inclusão social de pessoas com deficiência física 💻 através do esporte; contribuir para uma melhora da saúde e qualidade de vida dos praticantes da modalidade do basquete em 💻 cadeira de rodas do clube; mostrar as marcas com responsabilidade social presentes no Estado do RN.
[2]Futebol Americano
O time de futebol 💻 americano do América, o América Bulls, conquistou a taça Aracaju, chegou duas vezes à final da Superliga do Nordeste e 💻 foi campeão da etapa regional do circuito nacional de Flag Football, uma versão do futebol americano que não conta com 💻 contato físico.
[78][79]Futebol de Areia
Em 2016, o América iniciou o projeto para ter uma equipe de futebol de areia.
Para isso, contratou 💻 jogadores experientes, como o ala Dunga e o atacante André Bigode.[80]
Em 2020, o América foi vice-campeão da Etapa Norte/Nordeste do 💻 Campeonato Brasileiro, perdendo a final para o Sampaio Corrêa.[81]Futebol Society
No futebol society, o América foi campeão da Superliga Parnamirim após 💻 derrotar o ABC por 5 a 3 e do Campeonato Potiguar ao golear o Benfica por 6 a 0.
Ambos os 💻 títulos foram conquistados em 2019.[82][83]Títulos
Sala de troféus do América Futebol Clube.
Taça da Copa do Nordeste de 1998.
Taça da Copa Norte-Nordeste 💻 de 1973.
Os principais títulos do América são a Copa do Nordeste de 1998, a Norte-Nordeste de 1973 e o Campeonato 💻 Brasileiro da Série D de 2022.
Campeão Invicto
Torneio com chancela da CBD/CBF.
Outros Títulos:, 1990, 1990
Conquistas consecutivas no Campeonato Potiguar
1 tetracampeonato: 79/80/81/82.
1 💻 tricampeonato: 87/88/89.
10 bicampeonatos: 1919/20, 26/27, 30/31, 48/49, 51/52, 56/57, 74/75, 91/92, 2002/2003 e 2014/2015Categorias de base
Campeonato Potiguar Sub-20: 1996, 1999, 💻 2000, 2002, 2012, 2017 e 2018
Campeonato Potiguar Sub-17: 1996, 1998, 2003, 2004, 2008, 2010 e 2019
Campeonato Potiguar Sub-15: 1997, 1999, 💻 2005, 2007 e 2008DestaquesNacionais
Campeonato Brasileiro - Série B:4º lugarSérie B 1972.
2º lugar«Série B 1996.
»4º lugarSérie B 2006.
Participação: Ano a Ano: 💻 1972, 1982, 1984–1985, 1989, 1991, 1994–1996, 1999, 2001–2004, 2006, 2008–2010 e 2012–2014,
Campeonato Brasileiro - Série C:1º lugar
Torneio Seletivo Para a 💻 Série C de 19904º lugarSérie C 1990.
2º lugarSérie C 2005.
4º lugarSérie C 2011.
Participação: Ano a Ano: 1988, 1990, 2005, 2011, 💻 2015-2016, 2023,Copa do Brasil:Regionais2º lugar -
Torneio José Américo de Almeida Filho de 19764º lugar -
Copa do Nordeste de Futebol de 💻 20033º lugar -
Copa do Nordeste de Futebol de 2014Participações
Participações em 2023Elenco Atual
Futebol profissional
Última atualização: 13 de julho de 2023 [ 💻 84 ] LegendaGoleiros N.
º Jogador 1 Bruno Pianissolla 12 Ewerton 24 Lucão 30 Carlão - Renan BragançaDefensores N.º Jogador Pos.
3 💻 Jean Pierre Z 4 Édson Silva Z 14 Everton Sena Z 33 Alan Z 35 Gilvan Z 2 Everton LD 💻 23 Marcos Ytalo LD 27 Luan Sales LD 32 Norberto LD 36 Mateus Ludke LD 6 Luíz Paulo LE 17 💻 João Lucas LE 31 Rael LEMeio-campistas N.º Jogador Pos.
7 Allef V 8 Araújo V 16 Rodriguinho V 26 Kaio César 💻 V 32 Vini Guedes V 10 Elvinho M 34 Henrique M 38 Leó Rafael M Matheuzinho MAtacantes N.
º Jogador 9 💻 Wallace Pernambucano 11 Rafinha 13 Renan Gorne 19 Paulinho 20 Gustavo Ramos 21 Frank 25 Kaio Nunes 37 Gabriel Silva 💻 39 ÁlvaroArtilheirosPos.
Jogador Gols 1° Max 80 2° 76 3° 67 4° 66 5° 65 6° 56 6° 56 7° 51 💻 8° 48 8° 48 8° 48 9° 47 10° 46
Obs: Wallace Pernambucano, sétimo lugar na lista, ainda está em atividade 💻 e atuando pelo América.
Portanto, os números devem ser atualizados ao final da temporada de 2023.[ 85 ]Treinadores
Grandes treinadores que comandaram 💻 o América desde a bonus bullsbet fundação, em 1915.
Sebastião Leônidas - Ídolo do Botafogo, Leônidas chegou para comandar o América em 💻 1973, com a missão de fazer uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.
Cumprindo a missão, foi bem no Brasileirão e, consequentemente, 💻 foi campeão da Copa Norte-Nordeste de 1973.
Mantendo a base de jogadores, comandou também a equipe nos títulos estaduais de 1974 💻 e 1975.[ 86 ]
Erandy Montenegro - Foi campeão potiguar com o América em 1981, no terceiro título do tetracampeonato estadual 💻 (1979, 1980, 1981 e 1982).
Também foi vice-campeão estadual na bonus bullsbet última passagem pelo comando técnico da equipe americana, perdendo a 💻 final para o ABC, em 2005.
Caiçara - Bicampeão potiguar pelo América, em 1979 e 1987, Caiçara foi um dos grandes 💻 treinadores que já passaram pelo futebol potiguar.
Ele também fez história no futebol cearense, sendo campeão estadual por Fortaleza e Ceará.
Ferdinando 💻 Teixeira - Tetracampeão potiguar (1988, 1989, 1996 e 2003) com o América, o técnico é considerado um dos maiores da 💻 história do clube.
Além disso, Ferdinando ainda conseguiu o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro em 1996, motivo de 💻 grande orgulho para os americanos até hoje.[ 87 ] [ 88 ]
Baltazar Germano - Um dos maiores volantes da história 💻 do América, a carreira de Baltazar se confunde com a do Alvirrubro.
Apesar de ter sido revelado pelo rival ABC, foi 💻 no América onde virou ídolo incontestável, ganhando praticamente quase tudo que disputou.
Foi técnico da equipe em 1990, 1991, 1992, 1993, 💻 1994 e 1999, e foi responsável por lançar o então desconhecido meia Souza - que viria a se tornar, posteriormente, 💻 o maior ídolo da história do América - ao time principal.
Júlio César Leal - Técnico do América na grande campanha 💻 no Brasileiro de 1997, ele ainda comandou o Alvirrubro em 98, não conseguindo resultados tão expressivos quanto na temporada anterior.
Arturzinho 💻 - Ex-volante de Fluminense, Internacional e Vasco, ele foi técnico da maior conquista da história do América: a Copa do 💻 Nordeste de 1998.
Chegou bem referendado ao Mecão, já que também havia sido campeão do Nordeste com o Vitória no ano 💻 anterior, em 1997.
Adilson Batista - Campeão estadual em 2002 e boa campanha na Série B.
O América foi responsável pelo seu 💻 primeiro grande trabalho como treinador.
Heriberto da Cunha - Comandou o América na campanha do acesso para a elite nacional em 💻 2006, assumindo o cargo de treinador após a saída de Roberval Davino.
Roberto Fernandes - Bicampeão estadual (2012 e 2015), ambos 💻 contra o ABC em pleno Frasqueirão.
A equipe rubra vinha de uma eliminação do primeiro turno do campeonato potiguar e trazia 💻 uma série de três derrotas seguidas para o arquirrival ABC.
Roberto Fernandes substituiu o então treinador Flávio Araújo, e deu uma 💻 dose de motivação ao elenco já formado.
Conseguiu ser campeão do segundo turno do campeonato estadual e venceu a final, tornando 💻 se o campeão potiguar de 2012.
Além disso, foi eleito o melhor técnico do Rio Grande do Norte em 2012 e 💻 de quebra fez uma boa campanha no Série B, com o time permanecendo por 14 rodadas seguidas no G4 e 💻 liderando a competição, mas acabando em 9º lugar.
Leandro Sena - Além da incontestável carreira como jogador, foi responsável pelo primeiro 💻 título nacional do América: a Série D de 2022.
Ainda iniciou o trabalho na equipe campeã do estado em 2014.
Técnicos estrangeiros 💻 da história do América
Treinadores Período 1943 1950 1954 1969 2021Torcida
O América Futebol Clube e bonus bullsbet torcida: história, clube, cultura e 💻 povo.
Hoje, essa seria a melhor definição para a apaixonada torcida americana.
Mas, nem sempre foi assim.
Nos anos 1970 e 1980, o 💻 América já tinha uma enorme torcida, porém, pouco participativa, sobretudo nas arquibancadas.
A relação de massas começou com a criação da 💻 Torcida Máfia Vermelha, que levou o América à periferia de Natal e trouxe o povo da periferia às arquibancadas do 💻 Estádio Machadão, em uma relação de reciprocidade.
[89] No Rio Grande do Norte, somando todas as competições desde que começou a 💻 vigorar a obrigatoriedade da divulgação de borderôs pelo Estatuto do Torcedor, em 2003, o América teve a maior média de 💻 público em doze ocasiões: 2004, 2005, 2006, 2009, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2022.[90][91]
Em 2022, na campanha 💻 do título brasileiro da Série D, o Mecão levou mais de 125 mil pessoas ao estádio durante, apenas, o mata-mata 💻 da competição.
A média de público do Alvirrubro nessa fase do certame foi de quase 26 mil torcedores por jogo.[92]
Além de 💻 uma quantidade massiva de torcedores no Rio Grande do Norte, o América também tem uma quantidade expressiva em estados vizinhos, 💻 como na Paraíba, em Pernambuco, e no Ceará.
Torcidas organizadas
Torcida Máfia Vermelha
O Grêmio Recreativo Sócio Cultural Torcida Máfia Vermelha (G.R.S.
C TMV) 💻 foi fundado no ano de 1991 por Aécio Franklin de Albuquerque Júnior e por mais alguns jovens que naquela época 💻 sentiram a vontade de criar a torcida organizada e sempre nutriram grande sentimento de afeto pelo América Futebol Clube.
"O que 💻 víamos nos estádios era uma grande torcida, que comparecia, mas que na maioria do tempo de jogo se postava de 💻 forma arredia, ou seja, torcedores que só sabiam cobrar de nossos jogadores, de nossa diretoria, mas que não incentivavam, não 💻 ajudavam, principalmente em jogos chamados clássicos" Após a bonus bullsbet fundação, a TMV se expandiu rapidamente nas arquibancadas do Machadão, atingindo 💻 um número significativo de associados.
O próximo passo era a formação de alianças com outras torcidas, o que acabou por acontecer 💻 rapidamente.
A primeira aliança que a TMV fez foi com a torcida Leões da TUF, quando em um jogo do Fortaleza 💻 Esporte Clube em Natal.
Outras aliança foram formadas, como por exemplo com a torcida Inferno Coral, do Santa Cruz do Recife, 💻 dentre outras.
Portão 5
Seu início se deu no ano de 2015, por um grupo de torcedores que viam a necessidade de 💻 um setor leste mais vibrante, onde o povo cantasse junto e apoiasse o clube.
A escolha do nome foi por conta 💻 do ponto de encontro e entrada de todas as torcidas organizadas do América no antigo Estádio Machadão.
Logo, a P5 se 💻 consolidou como a maior barra brava do Rio Grande do Norte e uma das maiores do Nordeste.
Frente Radical
Formada no início 💻 de 2007 por um grupo fanático de americanos, que sempre assistiam aos jogos do Mecão juntos, a Frente Radical teve 💻 bonus bullsbet presença oficial no Machadão, no dia 24/06/2007, jogo contra o Fluminense válido pelo Campeonato Brasileiro 2007, tem como base 💻 na bonus bullsbet ideologia o apoio incondicional ao clube como: a compra de materiais oficiais, a adesão do titulo de sócio 💻 patrimonial como o sócio torcedor e apoiar o América Futebol Clube os 90 minutos de partida, sem intervalo.
Essas são as 💻 características da Frente Radical, que não é uma torcida organizada e que foi pioneira no estilo de torcer, nas arquibancadas 💻 espalhadas pelo Rio Grande do Norte.
A Frente Radical ficava localizada no anel inferior do já reformado Machadão, e tinha suas 💻 prévias feitas no Portão 4, horas antes de cada partida.
Os Loucos do Mecão
Fundada em 2011 por um grupo de amigos 💻 que tinham como missão acompanhar os jogos do Orgulho do RN, seja dentro ou fora do estado.
O grupo foi crescendo 💻 e cada vez mais ganhando novos admiradores.
O grupo tem como valores a confraternização de seus membros e o apoio incondicional 💻 ao América Futebol Clube.
Outras Torcidas OrganizadasMecão BeerFiéis AmericanosAmérica CachaçaOs Loucos do MecãoM.E.T.
ATwitteiros do MecãoElite AmericanaEsquadrão JovemPresidentes
Clássicos e RivalidadesClássico Rei
O grande 💻 rival do América é o ABC, que juntos protagonizam o chamado Clássico Rei.
O clássico contém desde o início do século 💻 XX, com acirramento na década de 1930, uma tonalidade política: enquanto o ABC (Argentina, Brasil e Chile) era apoiado pelos 💻 políticos mais conservadores e populistas, como por exemplo os integrantes e membros das famílias Alves, Maia e Câmara Cascudo, o 💻 América (único clube brasileiro fundado em memória aos ideais da Revolução Francesa) era apoiado pelas frações mais progressistas, como por 💻 exemplo os liberais, integrantes da esquerda, integrantes da classe média e a família Faria.
O clássico entre o alvinegro e o 💻 alvirrubro tem esse nome pois estas são as equipes de maior tradição e conquistas do Rio Grande do Norte, seja 💻 no cenário regional ou brasileiro.
Maior Público
América 2 x 1 ABC, (Campeonato Potiguar de Futebol de 1976), mais de 50.
486 pagantes.
Clássico 💻 Melancia
Outro grande rival é o Alecrim, terceiro clube em conquistas do Campeonato Potiguar.
Eles protagonizam o chamado Clássico Melancia e já 💻 decidiram finais de campeonatos estaduais, como a de 1985.
Rivalidades interestaduais
O América também tem históricos rivais interestaduais, como:Referências