Zebra é uma gíria comum em esportes para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de uma equipe fraca sobre outra considerada superior.
Quando uma equipe favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu zebra".
Essa gíria é usada em competições em geral, tanto esportivas e até mesmo eleitorais, quando o partido que se espera que vencesse o evento (o "favorito"), perde ou empata um jogo com um azarão ("underdog") que a maioria espera perder, desafiando a sabedoria convencional.
É frequentemente usado em referência a vencer as probabilidades de apostas nos esportes ou vencer as pesquisas de opinião na política eleitoral.[1]
No Brasil, a expressão "zebra" neste contexto foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso, antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol de 1964 contra o Vasco da Gama.
Gentil, em entrevista a um repórter de campo disse que o resultado do jogo seria "zebra".
A origem do nome vem do jogo do bicho, que não tinha a zebra entre os vinte e cinco animais a serem sorteados.
Ou seja, era impossível sortear a zebra.
No fim, a Portuguesa venceu o Vasco por 2–1.[2][3]
Zebras entre seleções no futebol [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo Feminina [ editar | editar código-fonte ]
Copa das Confederações [ editar | editar código-fonte ]
Eliminatórias da Copa [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do futebol brasileiro [ editar | editar código-fonte ]
Outras zebras no esporte [ editar | editar código-fonte ]
A zebra não se restringe só ao futebol.
Ocorrem muitas surpresas também em outros esportes.
Zebras da Fórmula 1 [ editar | editar código-fonte ]
Zebras da IndyCar [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no golfe [ editar | editar código-fonte ]No U.S.
Open do ano de 1913, Francis Ouimet, um golfista amador de apenas vinte anos de idade, derrota Ted Ray e Harry Vardon, contrariando o favoritismo de ambos.
Zebra na luta olímpica [ editar | editar código-fonte ]
Nas Olimpíadas de Sydney, o russo Aleksandr Karelin, considerado favorito à vitória, é derrotado pelo norte-americano Rulon Gardner.
Antes da luta, Karelin estava invicto havia 13 anos.
Ironicamente, ele havia derrotado Gardner em 1997].
Zebra no basquete [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do tênis [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no beisebol [ editar | editar código-fonte ]
Na Copa do Mundo de Beisebol de 2011, a seleção de Cuba, 15 vezes campeã, perde para a Holanda.[ 100 ]
Zebra no rugby [ editar | editar código-fonte ]
Zebra é uma gíria comum em esportes para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de uma equipe fraca sobre outra considerada superior.
Quando uma equipe favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu zebra".
Essa gíria é usada em competições em geral, tanto esportivas e até mesmo eleitorais, quando o partido que se espera que vencesse o evento (o "favorito"), perde ou empata um jogo com um azarão ("underdog") que a maioria espera perder, desafiando a sabedoria convencional.
É frequentemente usado em referência a vencer as probabilidades de apostas nos esportes ou vencer as pesquisas de opinião na política eleitoral.[1]
No Brasil, a expressão "zebra" neste contexto foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso, antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol de 1964 contra o Vasco da Gama.
Gentil, em entrevista a um repórter de campo disse que o resultado do jogo seria "zebra".
A origem do nome vem do jogo do bicho, que não tinha a zebra entre os vinte e cinco animais a serem sorteados.
Ou seja, era impossível sortear a zebra.
No fim, a Portuguesa venceu o Vasco por 2–1.[2][3]
Zebras entre seleções no futebol [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo [ editar | editar código-fonte ]
Copa do Mundo Feminina [ editar | editar código-fonte ]
Copa das Confederações [ editar | editar código-fonte ]
Eliminatórias da Copa [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do futebol brasileiro [ editar | editar código-fonte ]
Outras zebras no esporte [ editar | editar código-fonte ]
A zebra não se restringe só ao futebol.
Ocorrem muitas surpresas também em outros esportes.
Zebras da Fórmula 1 [ editar | editar código-fonte ]
Zebras da IndyCar [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no golfe [ editar | editar código-fonte ]No U.S.
Open do ano de 1913, Francis Ouimet, um golfista amador de apenas vinte anos de idade, derrota Ted Ray e Harry Vardon, contrariando o favoritismo de ambos.
Zebra na luta olímpica [ editar | editar código-fonte ]
Nas Olimpíadas de Sydney, o russo Aleksandr Karelin, considerado favorito à vitória, é derrotado pelo norte-americano Rulon Gardner.
Antes da luta, Karelin estava invicto havia 13 anos.
Ironicamente, ele havia derrotado Gardner em 1997].
Zebra no basquete [ editar | editar código-fonte ]
Zebras do tênis [ editar | editar código-fonte ]
Zebra no beisebol [ editar | editar código-fonte ]
Na Copa do Mundo de Beisebol de 2011, a seleção de Cuba, 15 vezes campeã, perde para a Holanda.[ 100 ]
Zebra no rugby [ editar | editar código-fonte ]Bookmakers
Loja de agente de apostas no Reino Unido
Casa de apostas é uma empresa que está registada e licenciada para aceitar apostas dos clientes (os apostadores) na previsão de um certo acontecimento e com o potencial lucro calculado com base nas probabilidades oferecidas por essa casa de apostas para esse acontecimento.
Funcionamento de uma casa de apostas [ editar | editar código-fonte ]
O mercado e meio de operação preferencial para operação destas empresas é a Internet.
Uma casa de apostas necessita apenas de um website onde os seus clientes (os apostadores) se registam, depositam dinheiro para apostar, escolhem a(s) aposta(s) que querem fazer e apostam.
Depois vêem o seu saldo atualizado consoante o resultado dessa aposta e podem fazer novas apostas ou levantar o dinheiro.
Existem alguns fatores que determinam as probabilidades, mas o mais importante é a margem do agente de apostas.
A margem é a porcentagem de cada aposta que o agente de apostas mantém como lucro.
[1] Mas, não é apenas com dinheiro real que você pode apostar.
Em decorrência do aumento da popularidade do Bitcoin, casas de apostas e casinos online começaram a permitir que os jogadores utilizem este meio de pagamento em suas plataformas: de apostas em moeda fiduciária a apostas em criptomoedas.[2]
Casas de apostas na tradição europeia [ editar | editar código-fonte ]
As casas de apostas são muito populares em todo o Reino Unido e Irlanda.
É frequente ver nestes países agentes de apostas com lojas nas principais áreas comerciais de cidades e vilas.
No Reino Unido, o mercado das apostas encontra-se legalizado desde 1 de Maio de 1961.
Os agentes de apostas registados no IBAS (Independent Betting Adjucation Service) são os únicos reconhecidos legalmente no país.
Algumas das casas de apostas reconhecidas pelo IBAS são a Ladbrokes, Coral, BetFred, William Hill, Paddy Power.
A esmagadora maioria destas empresas criou websites, aceitando apostas de clientes espalhados um pouco por todo o mundo.
Mercados das casas de apostas [ editar | editar código-fonte ]
O maior mercado das casas de apostas são as apostas desportivas, mas também oferecem aos seus clientes apostas em eventos políticos, etc.
Normalmente, as casas de apostas online oferecem também jogos em casino online e pôquer online para os seus clientes.[carece de fontes]
No Brasil, as apostas esportivas estão passando por um processo de regulamentação.
Com o crescimento do número de casas de apostas online atuando no Brasil e também do número de apostadores brasileiros, o Governo Federal passou a observar o crescimento da atividade no país, vendo, assim, uma oportunidade de recolher os impostos referentes às apostas.
Portanto, em 2018, o então presidente da época, Michel Temer, sancionou a lei 13.
756[3] que permite as apostas com cotas fixas, que é justamente o modelo de apostas praticado pelas casas de apostas online.
Além disso, essa lei prevê um prazo de 4 anos para que o governo discuta a questão da regulamentação da atividade no país[4], ou seja, como será feita a concessão da atividade para as casas de apostas online e também como será o modelo de tributação adotado.[5]
Em Portugal existe uma legislação mais rígida do que no Brasil, que obriga as casas de apostas a terem uma licença emitida pelo órgão regulador português (SRIJ - Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos)[6] para operar no país.
Com a regulamentação do mercado de apostas online em Portugal em 2015, abriu-se a porta para que os jogadores portugueses pudessem operar nas apostas desportivas de forma legal e segura.
Assim, existem mais de 15 apostas desportivas online legais em Portugal.
Estas casas possuem uma licença válida emitida pelo SRIJ.
Além disso, todos os mercados de apostas são transparentes e seguros.
Em 2020, após 5 anos de legalização, cerca de 15 novos operadores conseguiram obter uma licença para explorar o mercado português.
Todos eles têm que cumprir uma série de obrigações legais, fiscais e de segurança para tornar seus jogos online e mercados de apostas legalmente disponíveis no país.[7]Referências